You are on page 1of 21

Ciclo de Refrigerao

Profa. Dra. Katiuchia Pereira Takeuchi

Fluido refrigerante

Propriedades fsicas, qumicas e outras restringem o universo das substncias fluidas que podem ser usadas em circuitos de refrigerao. Os seguintes atributos so desejveis para um fluido refrigerante: no txico e no inflamvel. alto calor de vaporizao para minimizar a quantidade de refrigerante e o tamanho do equipamento. baixo volume especfico no estado vapor para minimizar o tamanho do compressor.

Fluido refrigerante

baixo calor especfico no estado lquido para minimizar a transferncia de calor no sub-resfriamento do lquido condensado. baixa presso de na temperatura de condensao projetada para evitar compressores de alta presso. presso de evaporao maior que a da atmosfera para evitar entrada de ar em caso de vazamento.

Fluido refrigerante

Os primeiros fluidos refrigerantes usados foram amnia, dixido de enxofre, cloreto de metila e cloreto de metileno. Desses, somente amnia continua em uso atualmente. A amnia o fluido de maior efeito refrigerante, mas com desvantagens: txica e inflamvel sob certas condies. Por isso, o seu uso limitado a instalaes de grande porte, onde o fator energtico importante e em geral h procedimentos de segurana e pessoal especializado na operao dos equipamentos. O risco e a incompatibilidade com certos materiais impedem o emprego em aparelhos domsticos, ar condicionado e similares. Por volta de 1930 foram introduzidos os compostos de cloro, flor e carbono (CFC). Alm de propriedades trmicas adequadas, no apresentam toxidade e no so inflamveis. Tambm foram amplamente usados em alguns processos industriais.

Fluido refrigerante

Veja a seguir algumas caractersticas de alguns mais usados desde ento (o fluido refrigerante designado pela letra R seguida de um nmero que o identifica): R-11 (CCl3F): ebulio 23,7C a 1 atm. Apresenta alta temperatura de evaporao e moderada temperatura de condensao. Usado em grandes instalaes de resfriamento de gua com compressores centrfugos. R-12 (CCl2F2):ebulio -29,8C a 1 atm. Baixa temperatura de evaporao e moderada temperatura de condensao. Empregado em uma variedade de equipamentos, desde refrigeradores domsticos at instalaes de mdio e grande porte com compressores centrfugos.

Fluido refrigerante

R-22 (CHClF2): ebulio -40,8C a 1 atm. Baixa temperatura de evaporao e moderada temperatura de condensao. Amplamente empregado em instalaes comerciais e industriais e em ar condicionado. R-502 (CHClF2 48,8% + C2ClF5 51,2%): ebulio -45,6C a 1 atm. uma mistura azeotrpica (a temperatura de ebulio nica, como se fosse uma s substncia. Em misturas zeotrpicas, a ebulio ocorre em uma faixa de temperaturas). Usado em pequenos equipamentos, comerciais e industriais, de baixas temperaturas. R-717 (amnia NH3): ebulio -33,3C a 1 atm. Baixa temperatura de evaporao e moderada temperatura de condensao. Usado em instalaes de grande porte (fabricao de gelo, armazns frigorficos, refrigerao industrial, pistas de patinao, etc).

Fluido refrigerante

Na dcada de 1970, foi observado um srio problema com o CFC: era o maior responsvel pela reduo da camada de oznio na estratosfera, que protege a Terra contra radiaes ultravioletas. Acordos e convenes internacionais foram estabelecidos para eliminar progressivamente o uso do CFC. Fluidos refrigerantes base de hidrognio, cloro, flor e carbono (HCFC) so bem menos nocivos para a camada de oznio e, por isso, includos numa fase intermediria de transio. A transio final dever ser para compostos de hidrognio, flor e carbono (HFC), que no interferem com o oznio. Mas contribuem para o efeito estufa (aquecimento global) em menor escala que o CFC. As alternativas ecologicamente limpas so a amnia e compostos de hidrognio e carbono (HC), que tambm tm boas propriedades termodinmicas. Compostos de HC so altamente inflamveis o que limita o emprego.

Diagrama presso x entalpia: mudanas de estado lquido/gs.

Diagrama presso x entalpia usado para o estudo do ciclo de refrigerao.

Diagrama presso x entalpia: mudanas de estado lquido/gs.


Diagrama presso x entalpia usado para o estudo do ciclo de refrigerao. Linhas de propriedades termodinmicas constantes. A linha de lquido saturado marca o incio da vaporizao, ou seja, nela ainda h 100% de lquido e 0% de vapor. Pontos sua esquerda significam lquidos abaixo da temperatura de vaporizao ou subresfriados. A linha de vapor saturado marca o fim da vaporizao e nela h 100% de vapor e 0% de lquido. Pontos direita so vapores acima da temperatura de evaporao ou vapores superaquecidos.

Diagrama presso x entalpia: mudanas de estado lquido/gs.


Entre as duas linhas, h misturas de lquido e vapor e as propores de cada so tanto maiores quanto mais prximas das respectivas linhas de saturao. Considerando o vapor, as linhas verdes indicam propores constantes (a da esquerda, 10% de vapor e a da direita, 90% de vapor).

As linhas de temperatura constante so diferentes de acordo com a regio do diagrama. Na rea do lquido, uma reta praticamente vertical, devido sua incompressibilidade. Na vaporizao (ou no processo inverso da condensao), uma linha horizontal, uma vez que, sob presso constante, h somente troca de calor latente. Na parte gasosa, uma curva prxima do formato indicado.

Diagrama de Mollier - presso x entalpia para R22

O circuito de refrigerao
http://www.mspc.eng.br/fldetc/refrig_110.shtml Recebendo um trabalho externo, o compressor aumenta a presso do gs, que se condensa pela troca de calor com o ambiente. Ao chegar vlvula de expanso, o gs est na fase lquida e a perda de carga devido ao estrangulamento reduz a presso e o lquido evaporado, retirando calor do meio que se deseja refrigerar e reiniciando o ciclo ao retornar para o compressor.

Esquema do circuito clssico de refrigerao.

O ciclo de refrigerao no diagrama P x H

SITUAO IDEAL: uma aproximao da situao real, uma vez que, no so consideradas perdas de carga e trocas de calor nas tubulaes que ligam os dispositivos.

Representao do ciclo ideal de refrigerao no diagrama presso x entalpia

A compresso se d teoricamente de forma adiabtica. Portanto a linha AB uma isentrpica. A condensao isobrica e ocorre sob temperatura constante, com reduo da entalpia do fluido pela troca de calor com o ambiente. A expanso isentlpica, com reduo da presso do fluido, que passa para a regio lquido + vapor (ponto D).

O ciclo de refrigerao no diagrama P x H


Na evaporao isotrmica e isobrica, o aumento de entalpia corresponde ao calor removido do refrigerador. Na sada do compressor, o vapor est superaquecido e o resfriamento para o incio da condensao (BB') tambm dado pelo condensador. Na sada do condensador, comum o lquido estar subresfriado (C) e no na saturao (C').

SITUAO IDEAL

Representao do ciclo ideal de refrigerao no diagrama presso x entalpia

Valores de entalpias do ciclo de refrigerao

O efeito de refrigerao a quantidade de calor removida do refrigerador, o que corresponde variao de entalpia no processo de evaporao. Assim, qref = hA hD
O ciclo de refrigerao ocorre em fluxo contnuo e os valores de entalpia so especficos, isto , por unidade de massa de fluido (kJ/kg, kcal/kg, etc).

O trabalho de compresso dado por: wcomp = hB Ha

Valores de entalpias do ciclo de refrigerao


O calor cedido pelo condensador calculado por: qcond = hC hB
O valor negativo, significando sentido contrrio ao do efeito de refrigerao.

O coeficiente de eficincia a relao entre o efeito de refrigerao e o trabalho de compresso: cef = (hA hD)/(hB hA)

Valores de entalpias do ciclo de refrigerao


A capacidade de um refrigerador Q quantidade de calor removida por unidade de tempo (watt, kcal/h, etc). Assim, o fluxo de massa do fluido calculado por: mfluido = Q / qref A relao de compresso dada por: Rcompr = PB/PA O projeto e clculo de um ciclo de refrigerao para uma determinada capacidade do refrigerador (Q) requer um diagrama presso x entalpia para o fluido a ser usado.

CICLO DE REFRIGERAO

FUNCIONAMENTO DE UM CICLO DE REFRIGERAO

O compressor succiona o fluido refrigerante no estado gasoso do evaporador (vapor superaquecido) e descarrega em alta presso para o condensador. Ao entrar no condensador, o fluido refrigerante transforma-se do estado gasoso para o estado lquido, devido ao fluxo de ar frontal e dos eletroventiladores que auxiliam na dissipao do calor absorvido pelo fluido refrigerante, o qual ao sair pelo condensador (lquido sub-resfriado e ainda em alta presso), se armazena no filtro, mantendo uma reserva lquida, onde sero absorvidas impurezas e umidade, provenientes do desgaste de componentes e exposio do sistema em aberto. Seguindo ainda o circuito, o fluido refrigerante sai do filtro para a vlvula de expanso, onde ser pulverizado em estado lquido e em baixa presso no evaporador. Atravs do fluxo de ar insuflado no evaporador, o fluido refrigerante absorve o calor do ambiente que se quer refrigerar, transformando-se do estado lquido para gasoso, passando pelo retorno da vlvula de expanso e seguindo para a linha de suco do compressor, iniciando novamente o ciclo.

Ciclo de refrigerao O ciclo de refrigerao de Carnot, o ciclo de refrigerao em que a mquina frigorfica o mais eficiente possvel entre dois nveis de temperatura.

Os componentes da mquina frigorfica so, o compressor, um motor e dois permutadores de calor.

10

Representao esquemtica do ciclo ideal de refrigerao por compresso de vapor no diagrama de Mollier

Ciclo de compresso de vapor ideal no diagrama de Mollier

Ciclo de refrigerao

Em termos ideais o ciclo decorre na seguinte forma: 1-2. Compresso sem frico nem transferncia de calor 2-3. Condensador: Rejeies de calor enquanto o refrigerante mantm uma temperatura constante 3-4. Expanso num motor sem frico nem transferncia de calor 4-1. Evaporador: Absores de calor enquanto o refrigerante mantm uma temperatura constante Porque os processos 1-2 e 3-4 so sem frico, estes processos so termodinamicamente reversveis, como no h transferncia de calor, tambm so processos adiabticos, e visto que so realizados a temperatura constante, so tambm processos isentrpicos.

11

Pode observar-se que o ponto 1 e 4 esto numa regio de mistura, ou seja, o fluido refrigerante no evaporador uma mistura de vapor com lquido, visto que cada fase absorve uma quantidade diferente de calor no evaporador.

Exemplo esquemtico do funcionamento de um circuito de refrigerao

12

O compressor durante o seu funcionamento cria uma diferena de presses entre o evaporador e o condensador. Este retira fluido refrigerante (em estado gasoso) do evaporador, resultando numa diminuio na presso de suco. Essa massa atravs do trabalho de compresso sofre uma variao na entalpia, resultando tambm em um aumento nas propriedades de temperatura e presso. O fluido refrigerante que est a uma temperatura superior temperatura ambiente, ao passar pelo condensador transfere uma quantidade de calor para o ar que passa pelo condensador e que deve corresponder ao calor latente da substncia refrigerante de forma que o fluido refrigerante passe para o estado lquido.

O resultado da passagem do fluido refrigerante pelo condensador uma diminuio na sua entalpia. Mas com este valor de entalpia, apesar com uma presso e temperatura mais baixa, que o fluido refrigerante possui ao passar pela vlvula de expanso ou tubo capilar. E desta forma consegue absorver o calor do ar que passa pelo evaporador, recuperando grande parte da sua entalpia passando do estado lquido para o estado gasoso.

13

ciclo de compresso a vapor REAL comparado ao sistema IDEAL

Diferenas entre os ciclos ideal e real de refrigerao por compresso de vapor no diagrama P x H (Mollier).

14

O ciclo real de refrigerao por compresso mecnica do vapor


Segundo Stoecker, 1985, o ciclo real de compresso a vapor apresenta algumas diferenas em relao ao ciclo padro, caracterizando-se pela ineficincia dos processos envolvidos. Superpondo-se os ciclos padro de compresso a vapor e o real, como na figura a seguir, algumas comparaes podem ser feitas. As principais diferenas entre esses ciclos residem nas perdas de carga no evaporador e condensador, no subresfriamento do lquido que deixa o condensador e no superaquecimento do vapor na aspirao do compressor. O ciclo padro admite que no haja perda de carga no evaporador e no condensador.

O ciclo real de refrigerao por compresso mecnica do vapor


Em virtude do atrito, ocorre uma perda de carga no ciclo real, resultando um trabalho de compresso maior entre os estados 1 e 2 do que no ciclo padro. O sub-resfriamento do lquido que deixa o condensador uma prtica generalizada, garantindo que o fluido que entra na vlvula de expanso seja lquido. O superaquecimento do vapor que deixa o evaporador evita que gotculas de lquido adentrem o compressor. Finalmente, outra diferena entre os ciclos o fato de a compresso no ciclo real no ser isoentrpica, ocorrendo ineficincia devido ao atrito e outras perdas.

15

Componentes de um sistema de refrigerao

Condensadores Visto que o refrigerante sai do compressor na forma de vapor alta presso, algum modo deve ser encontrado para trazer o vapor de volta forma lquida.
Essa a funo da unidade de condensao: condensar o vapor novamente em um lquido, de modo que ele possa ser reutilizado no ciclo de refrigerao.

Componentes de um sistema de refrigerao

Evaporador A funo do evaporador absorver o calor do refrigerador, sendo esse calor introduzido pelos gneros alimentcios colocados no refrigerador, por perda de isolao e pelas aberturas de porta. Os evaporadores usados atualmente so do tipo de expanso direta, devido sua execuo simples, baixo custo e compacidade, e tambm porque oferece uma temperatura mais uniforme e um rpido resfriamento. O evaporador consiste simplesmente em uma tubulao metlica feita em torno do compartimento do congelador, para produzir uma rea com temperaturas suficientes para congelamento, e fornecer o efeito de esfriamento desejado aos compartimentos de depsitos de alimentos.

16

Componentes de um sistema de refrigerao

Evaporador - continuao Em funcionamento, quando o refrigerante sai do tubo capilar e entra na tubulao maior das chapas, sai em baixa temperatura e presso, como uma mistura de lquido e gs. Essa mistura fria passa atravs da chapa superior e depois chapa inferior, descendo atravs de cada chapa adicional at que chega ao acumulador. No processo de passagem atravs da tubulao da chapa, o refrigerante absorve calor da rea de depsito de alimentos, e vai gradualmente transformando- se, de um lquido e vapor, em um vapor.

Componentes de um sistema de refrigerao

Compressor Nos refrigeradores, o gs refrigerante frio utilizado no resfriamento do motor. Nas aplicaes de pequeno porte, tais como geladeiras, congeladores e aparelhos de ar condicionado residencial utilizam compressores hermticos. As nicas ligaes com a carcaa do compressor so as conexes da linha de aspirao e de descarga e os terminais eltricos.

17

Componentes de um sistema de refrigerao

Controle de fluxo e dispositivo de expanso Independente do tipo, a funo do controle de fluxo de refrigerante regular o refrigerante lquido da linha de lquido dentro do evaporador a uma taxa proporcional com a taxa qual a vaporizao do lquido est ocorrendo na ltima unidade, e manter um diferencial de presso entre os lados de alta e baixa do sistema, a fim de permitir ao refrigerante vaporizar sob a presso baixa desejada no evaporador e ao mesmo tempo condensar a uma presso elevada no condensador. O dispositivo de expanso tem duas finalidades: a de reduzir a presso do refrigerante lquido e a de regular a vazo do refrigerante que entra no evaporador.

FUNCIONAMENTO DE UM CICLO DE REFRIGERAO COM VLVULA DE EXPANSO TERMOSTTICA A Vlvula de expanso, tem por funo receber o fluido refrigerante liquefeito e sub-resfriado em alta presso, e controlar a sua vazo de acordo com a carga trmica circulante no evaporador, e fazer com que o fluido ao passar pela vlvula provoque um flash-gs para abaixar a temperatura do fluido liquefeito, proporcional a presso do evaporador.
Obs: flash-gs evaporao instantnea de uma parcela de lquido que evapora e remove o calor do restante do fluido lquido que entra no evaporador.

18

CICLO BSICO DE REFRIGERAO COM VLVULA DE EXPANSO

DESCRIO DO CICLO DE REFRIGERAO COM TUBO ORIFCIO FIXO

O sistema com tubo orifcio fixo, como j o prprio nome diz, pulveriza o fluido refrigerante sempre na mesma quantidade, como no h controle de entrada de fluido no evaporador, necessrio mudar a posio do filtro para a linha de suco, modificando tambm sua estrutura, passando a ser de maior capacidade, a fim de reter o fluido que est no estado lquido na linha de suco, proveniente da baixa temperatura do evaporador, evitando danos ao compressor. O filtro neste caso, pode ser chamado de acumulador.

19

FLUXO DO FLUIDO REFRIGERANTE NO CIRCUITO COM TUBO DE ORIFCIO FIXO (CANETA)

COP Coeficiente de Performance

Em um ciclo de refrigerao, o objetivo a remoo de calor do ambiente a ser refrigerado. Assim, seu COP Coeficiente de Performance, isto , Coeficient of Performance, definido como sendo a razo entre o calor retirado e o trabalho realizado: Q Idealmente, COP h1 h4 COP L W h2 h1
O COP depende: da temperatura de evaporao (vaporizao); da temperatura de condensao propriedades (funes de estado) do refrigerante na suco do compressor, e de todos os componentes do sistema: compressor, condensador, etc, etc.

20

http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/4/47/Ciclo2a.swf http://www.mspc.eng.br/ndx_fldetc.shtml

21

You might also like