You are on page 1of 33

ndice

Introduo ao Linux Mint Histria Propsito 3 4

Verses & codinomes Onde conseguir ajuda Introduo ao Linux Mint Netbook Gnome Painel O Menu Principal Favoritos 7 14 15 7

4 6 7

Definindo os Aplicativos Favoritos Arquivos e Pastas Instalando aplicativos Removendo aplicativos 22 24 26 27 16

15

Atualizando o Sistema e os Aplicativos

Usando o Gerenciador de Atualizaes Dicas & Truques Concluso 33 31

Introduo ao Linux Mint


Linux Mint um sistema operacional projetado para funcionar em sistemas mais modernos, incluindo arquiteturas x86 e x64. Linux Mint foi pensado com a mesma funo que o Microsoft Windows, Mac OS, da Apple, e o FreeBSD. Linux Mint tambm foi projetado para funcionar em conjunto com outros sistemas operacionais (incluindo aqueles listados acima), e pode automaticamente criar um "dual boot" ou "multi-boot" (onde o usurio escolhe qual sistema operacional iniciar a cada boot-up) durante a sua instalao. Linux Mint um excelente sistema operacional para usurios domsticos e para empresas.

Histria
Linux Mint um sistema operacional muito moderno, seu desenvolvimento comeou em 2006. construdo em cima de camadas de software muito maduras, incluindo o kernel Linux, as ferramentas GNU e o desktop Gnome. baseado em projetos como Ubuntu e Debian e os usa como base. O projeto Linux Mint se concentra em tornar para os usurios regulares o ambiente grfico mais usual e mais eficiente para as tarefas dirias. O sistema operacional fornece, a partir de uma base robusta, uma coleo enorme de softwares disponveis muito bem integrados. Linux Mint viu um rpido aumento na sua popularidade e a cada dia mais pessoas tm experimentado e aprovado esta nova experincia.

Manual do Usurio

Propsito
O objetivo do Linux Mint oferecer um sistema operacional de desktop que os usurios domsticos e empresas possam usar sem nenhum custo, que seja eficiente, fcil de usar e extremamente elegante. Uma das ambies do projeto Linux Mint se tornar o melhor sistema operacional disponvel, tornando-se mais fcil para as pessoas comearem a usar tecnologias avanadas, ao invs de simplificar (e reduzindo as suas capacidades), ou simplesmente copiando as abordagens adotadas por outros desenvolvedores. O objetivo desenvolver a nossa prpria idia de ambiente de trabalho ideal. Pensamos que melhor tirar o mximo das tecnologias modernas que existem no Linux e torn-lo fcil para que todos usem seus recursos mais avanados.

Verses & codinomes


Este guia aborda a verso 9 do Linux Mint, que conhecido pelo codinome "Isadora". As verses e codinomes obedecem uma lgica nica no Linux Mint. Codinomes fornecem uma maneira mais familiar para se referir a verses do Linux Mint do que usar um nmero de verso. Desde a verso 5, o Linux Mint tem seguido um ciclo de lanamento de seis meses e utiliza um esquema de verso simplificada. O nmero da verso incrementado a cada 6 meses. Se as revises so feitas para uma verso particular (um pouco como Servio de Pacotes do Windows) seu nmero de verso recebe um incremento de reviso menor. Por exemplo, "9" seria "9.1". Codinomes no Linux Mint so sempre nomes femininos que terminam com a letra "a". Eles seguem a ordem alfabtica e o nmero da verso do sistema corresponde a posio da primeira letra do codinome no alfabeto.
Manual do Usurio 4

At agora, o Linux Mint utilizou os seguintes codinomes:

Verso 1.0 2.0 2.1 2.2 3.0 3.1 4.0 5 6 7 8 9

Codinome Ada Barbara Bea Bianca Cassandra Celena Daryna Elyssa Felicia Gloria Helena Isadora

Manual do Usurio

Onde conseguir ajuda


A comunidade Linux Mint muito til e muito ativa. Se voc tiver dvidas ou problemas relacionados ao Linux Mint, voc conseguir obter ajuda de outros usurios pela internet. Primeiro, registre-se nos Forums do "Linux Mint no Brasil". Este o primeiro lugar onde voc pode encontrar ajuda: http://www.linuxmint.com.br Linux Mint utiliza repositrios do Ubuntu (leia mais sobre o que isso significa mais tarde) e totalmente compatvel com ele assim como a maioria dos recursos, artigos, tutoriais e software feito para o Ubuntu 10.04 (codinome "Lucid Lynx"), tambm servem para Linux Mint 9 "Isadora".

Manual do Usurio

Introduo ao Linux Mint Netbook


Esta seo do guia incidir sobre as tecnologias e as ferramentas que so especficas para o Linux Mint Netbook e fornecer informaes sobre algumas das aplicaes e tecnologias includas por padro nesta edio.

Gnome
O ambiente de trabalho o componente do sistema operacional responsvel pelos elementos que aparecem no desktop: O Painel, o papel de parede, a Central de Controle, os menus, etc... O Linux Mint 9 Netbook usa o Gnome como ambiente de trabalho, que bem intuitivo e poderoso. Voc pode encontrar o guia de usurio Gnome no seguinte endereo: http://library.gnome.org/users/user-guide/

Painel

Atravs do painel voc tem acesso as redes wireless disponveis, controla o volume de som do sistema, pode facilmente abrir seus aplicativos de comunicao e alterar seu status, visualiza a data e hora atual e pode encerrar a sesso ou desligar o computador. Desde J percebe-se como o painel importante, por isso falamos dele bem cedo. A imagem acima mostra a estrutura padro do painel. No se assuste se ao abrir algum aplicativo um novo cone surgir no painel, muitos aplicativos utilizam o painel para criar novas interaes. A seguir cada item do painel explicado separadamente:
Manual do Usurio 7

Visualizando a rea de trabalho

o primeiro cone do painel. Atravs dele podemos facilmente retornar a rea de trabalho do sistema minimizando todos os aplicativos abertos no momento.

Gerenciando os aplicativos abertos

Este item corresponde a rea livre no painel entre o cone para visualizao da tela inicial e o notificador do gerenciador de atualizaes que veremos a seguir. Ao abrir um aplicativo o mesmo cria um cone e uma barra com ttulo da janela no painel. Abaixo um exemplo do painel com o aplicativo OpenOffice.org Editor de Texto aberto:

Ao minimizar o aplicativo, seu cone fica preto e branco e o titulo da janela ocultado. Para abrir novamente a janela basta clicar uma vez sobre o cone do aplicativo no painel:

Para fechar um aplicativo basta clicar no "x" localizado no canto direito da barra de ttulo.

Manual do Usurio

Gerenciador de atualizaes

cone responsvel por informa se o sistema est atualizado, ou se possui novas atualizaes. Clicando uma vez sobre este cone o aplicativo "gerenciador de atualizaes" aberto. Mais a frente explicaremos como utiliz-lo. Abaixo variaes do cone de atualizaes com seu respectivo status:

Manual do Usurio

Conexes de internet
Um dos itens mais importantes do painel. Permite configurar redes sem fio, redes com fio, banda larga mvel(3G), vpns e conexes ADSL. As redes com fio e sem fio so listadas e atualizadas automaticamente sempre que clicar no cone de internet. Ao encontrar a rede desejada basta um clique para se conectar a ela. Para cada rede sem fio um cone exibido no canto direito. Atravs das barras de sinal possvel identificar o nvel de sinal das rede sem fio. Quanto melhor o sinal mais rpida e estvel ser a conexo. O cadeado acima do nvel de sinal informa que a rede bloqueada sendo necessria uma senha para efetuar a conexo. Quando no existir cadeado a rede aberta para conexo. Clicando com o boto direito no cone de internet e selecionando a opo "Editar conexes" voc tem acesso a configuraes avanadas de cada tipo de conexo.

Manual do Usurio

10

Controlando o volume do sistema


Permite controlar o volume do sistema atravs de um barra que se movimento na horizontal. Clicando em "Totalmente mudo" o som interrompido imediatamente. Para que seja restabelecido basta clicar na opo "Retirar Mudo". Em "preferncias de som" uma nova janela aberta como muitas outras opes e configuraes de udio.

Em "Efeitos de som" possvel alterar o volume e escolher entre alguns sons de alerta diferentes, habilitar som nas janelas e botes do sistema e definir o tema sonoro. "Hardware" permite que voc gerencie qual dispositivo de udio o sistema utilizar. "Entrada" e "Sada" listando os dispositivos utilizados para as duas funes sendo em "Entrada" microfones e "Sada" caixas de som e fones de ouvido. Na aba "Aplicativos" so listados quais aplicativos esto utilizando recursos de udio. possvel controlar de forma independente o volume de som de cada um deles.

Manual do Usurio

11

Gerenciando seus contatos

cone responsvel por gerenciar os aplicativos para comunicao. Clicando em "Configurar conta de transmisso" o aplicativo Gwibber responsvel por gerenciar redes sociais aberto e voc facilmente pode configurar sua conta no Twitter ou Facebook. "Mensageiro da Internet Pidgin" abrir o aplicativo Pidgin que permite configurar e utilizar os mais famosos protocolos de comunicao entre eles MSN Messenger, Jabber, Google Talk e Yahoo! Messenger.

Data e Hora
Item permite visualizao instantnea da data e hora atual. Clicando em "Locais" um mapa aberto. Atravs dele podemos definir nossa localizao e posteriormente receber a temperatura e o estado meteorolgico do local onde estamos. Para fazer isso clique em "Editar" e adicione sua localizao. Um cone ser adicionado ao lado esquerdo do relgio informando condies meteorolgicas e temperatura atual. Para utilizar este servio necessrio uma conexo permanente com a internet.

Manual do Usurio

12

Atualizando seu status


Item que facilita a utilizao de servios de comunicao e redes sociais. Caso no esteja conectado em nenhum servio apontado no item "Gerenciando seus contatos" seus status ser "Desconectado" e o menu de status ficar inativo e preto e branco. Ao conectar em um servio seja ele Twitter ou Facebook atravs do Gwibber ou MSN Messenger atravs do Pidgin o menu status habilitado se tornando um forma bastante pratica de alterar seus status entre "Disponvel", "Ausente", "Ocupado" e at "Invisvel".

Desligando o sistema
Ultimo cone do painel. Rene varias funcionalidades importantes muito utilizadas no dia a dia:

"Bloquear tela" como o nome j diz permite bloquear o sistema solicitando a senha de usurio para que seja desbloqueado posteriormente. "Alterar de oneos" permite alterar entre os usurios do sistema onde "oneos" se refere ao nome do usurio logado. "Encerrar sesso" fecha o sistema e retorna a tela de login. "Suspender" salva a sua sesso para a memria RAM e o computador parcialmente desligado at que voc pressione uma tecla. "Hibernar" guarda a sua sesso em seu disco rgido e o computador desligado. "Reiniciar" reinicia o computador. "Desligar" desliga o computador.
13

Manual do Usurio

O Menu Principal
Linux Mint 9 Netbook vem com um exclusivo menu pensado e desenhado para aproveitar ao mximo o tamanho da tela de seu computador. O tamanho das letras torna a navegao confortvel sempre priorizando a facilidade de se encontrar o que deseja. Se voc esta acostumado a utilizar dois cliques para abrir aplicaes esquea, no Linux Mint Netbook todas as aplicaes so abertas com apenas um clique.

Manual do Usurio

14

Favoritos
O primeiro item do menu principal responsvel por organizar seus aplicativos favoritos. o item padro a ser aberto sempre que o sistema for iniciado.

Definindo os Aplicativos Favoritos


Provavelmente voc usar alguns aplicativos mais do que outros, assim voc ir descobrir rapidamente que voc desejar um acesso mais rpido aos aplicativos que voc mais utiliza. O menu permite que voc defina seus "favoritos" , assim voc poder mant-los em um menu especial para fcil acesso. Clique com o boto direito do mouse em um aplicativo de sua preferncia e selecione "Adicionar aos favoritos". Clique no boto 'Favoritos' no canto superior direito do menu, assim voc dever ver seus aplicativos favoritos. Para remover algum aplicativo dos favoritos clique com o boto direito sobre seu cone e escolha a opo "remover dos favoritos".

Manual do Usurio

15

Arquivos e Pastas

Atravs deste item voc ter acesso rpido aos dispositivos de armazenamento conectados ao netbook como pendrives, cmeras e celulares. Mais abaixo so listadas pastas do sistema responsveis por organizar seus arquivos. Voc pode facilmente visualizar seus vdeos, documentos, imagens. Por fim os dez ltimos arquivos abertos no sistema so listados em Arquivos recentes.

Manual do Usurio

16

Os 7 prximos itens so responsveis por organizar os aplicativos atravs de categorias. Caso voc for instalar novos softwares, novos itens podem aparecer. Abaixo uma descrio detalhada dos aplicativos encontrados em cada categoria:

Acessrios
Calculadora Financeira, cientfica e programvel.

Calculadora Simples editor de texto com recursos avanados como destacador de Sintaxe para linguagens de programao, numerao de linhas e verificao ortogrfica. Possui ainda suporte a plugins encontrados gratuitamente na internet. Editor de texto gedit Ferramenta grfica que lhe permite selecionar caracteres especiais de uma tabela e inseri-los facilmente em um texto. Mapa de caracteres Ferramenta que permite pesquisar arquivos ou qualquer outro contedo do sistema. possvel ainda filtrar as buscas por tamanho, grupo ou palavrachave. Pesquisar por arquivos Gerenciador de senhas e chaves de criptografia.

Senhas e chaves de criptografia

Manual do Usurio

17

Terminal

Terminal Gerenciador e criador de anotaes rpidas.

Tomboy notas

Escritrio
um processador de texto com capacidade e visual similares ao Microsoft Word. Este editor tambm capaz de escrever documentos no formato (PDF) e seus arquivos so salvos por padro no formato .odt. Possui total compatibilidade com arquivos ppt do PowerPoint. um editor de planilha eletrnica similar ao Microsoft Excel. Possui funcionalidades especificas para criao de formulas e grficos . capaz de escrever a folha de clculo como um arquivo PDF. Possui total compatibilidade com arquivos doc e docx do Word. um programa de apresentao de slides ou transparncias similar em capacidades ao Microsoft PowerPoint. Alm das capacidades comuns de preparo de apresentaes, ele capaz de export-las no formato Adobe Flash(SWF). Possui total compatibilidade com arquivos xls do Excel.

OpenOffice.org Editor de Texto

OpenOffice.org Planilha Eletrnica

OpenOffice.org Apresentao

Manual do Usurio

18

Grficos
Gerenciador de fotos que importa colees a partir de pastas ou de cmeras digitais. Permite ainda edit-las e publicar de forma rpida em servios como Picasa e Flickr. F-Spot

Internet
Navegador de Internet seguro, intuitivo e altamente extensvel. compatvel com praticamente todos os sites e servios web existentes. Destaca-se tambm sua vasta biblioteca de complementos. Mozilla Firefox Gerenciador de email robusto e funcional que utiliza abas em sua navegao. Possui funes para arquivar as mensagens e filtros personalizveis que ajudam na organizao dos e-mails Mozilla Thunderbird Cliente bitTorrent rpido e eficiente. Possui uma interface limpa e leve permitindo o download e compartilhamento de torrents. Para administrao remota existe uma interface web pr-configurada. Transmission um comunicador instantneo universal que suporta vrios protocolos entre eles MSN Messenger, Jabber, Google Talk, Yahoo! Messenger. Pidgin Cliente para redes sociais que permite centralizar em um nico aplicativo os servios mais populares como Twitter, Facebook e Flickr. Gwibber
Manual do Usurio 19

Skype um programa para fazer chamadas gratuitas de udio e vdeo na internet. Permite ainda conversas via texto. Skype

Jogos
Tradicional quebra-cabea numrico agora em verso digital com quatro nveis de dificuldade. Sudoku Jogo de cartas mais popular do mundo com variados modos de jogo e regras em uma verso digital. Pacincia Jogo de Raciocnio lgico que consiste em deslizar os blocos para resolver o quebra-cabea. Klotski Desmonte uma pilha de pedras removendo os pares iguais.

Mahjongg Clssico jogo campo mimado que consiste em limpar as minas de um campo minado. Minas

Manual do Usurio

20

Quebra-cabea lgico em que necessrio completar os ladrilhos numerados.

Tetravex Quebra-cabea e jogo de treino cerebral que utiliza enigmas lgicos, clculos mentais e treinamentos de memoria criando rotinas de exerccios. Gbrainy

Multimdia
Visualizador de webcam que alem de exibir a imagem do cmera em tempo real permite retirar fotos, gravar vdeos e ainda utilizar alguns efeitos prdefinidos para modificar as gravaes. Cheese um tocador de udio que reproduz os mais variados formatos e organiza sua coleo de msicas. Permite ainda ouvir rdios online e grava-las em tempo real. Rhythmbox Tocador muito prtico de vdeos que reproduz os mais variados formatos. Permite tambm rodar DVD de vdeo e visualizar vdeos do Youtube. Totem

Manual do Usurio

21

Instalando Aplicativos
Alguns dos aplicativos mais populares que no so instalados por padro no Linux Mint so Opera, Acrobat Reader e Google Earth.Voc pode tambm querer adicionar jogos (Vrios bons jogos gratuitos esto disponveis para Linux ). A maneira mais fcil de instalar software no Linux Mint usando o Gerenciador de Aplicativos. Ele construdo no topo da tecnologia de pacotes, tornando as coisas mais fceis de entender, pois ele permite que voc instale programas em vez de pacotes (embora, lembre-se, ainda est usando o sistema de pacotes no fundo, por isso ainda temos muitos benefcios). O Gerenciador de Aplicativos permite que voc navegue pelos softwares disponveis para o Linux Mint. Voc pode navegar por categorias, pesquisar por palavra-chave, classificao ou popularidade.

Para abrir o aplicativo entre no menu sistema e clique em "Gerenciador de Programas".

Manual do Usurio

22

Synaptic & APT


Se voc quiser instalar mais de um aplicativo ou se voc est procurando por algo que no est no Portal do Software ou no Gerenciador de Software, o Linux Mint prev duas outras formas de instalar software. Um deles uma ferramenta grfica chamada "Synaptic" e o outro uma ferramenta de linha de comando chamada "APT". Clique no boto "Pesquisar" e digite "opera". Em seguida, v at a lista de pacotes e encontre o que corresponde Opera. Marque a caixa e selecione "Marcar para Instalao" e clique no boto "Aplicar". Agora vamos ver como poderamos ter instalado o Opera usando o APT ferramenta de linha de comando.

No menu "Aplicativos" entre na categoria "Acessrios" abra o "Terminal" e digite o seguinte comando: apt install opera
Nota: Verifique se o synaptic est fechado antes de usar o APT. Synaptic utiliza o APT no fundo, ento ambos no podem ser executados ao mesmo tempo. O mesmo vale para o Gerenciador de Aplicativos.

Como voc pode ver o APT extremamente fcil de usar, mas no grfico. Se voc est comeando com Linux voc provavelmente preferir lidar com uma interface grfica ( por isso que elas esto l), mas com o passar do tempo voc ir preferir que as coisas sejam rpidas e eficientes e, como voc pode ver, o caminho mais rpido para instalar o Opera ser digitando "apt install opera". No pode ser mais simples do que isso.

Manual do Usurio

23

Removendo Aplicativos
Usando o Gerenciador de aplicativos
A maneira para simples de remover aplicativos do sistema utilizando o prprio gerenciador de aplicativos sitado acima como melhor opo para instalao de softwares. Pesquise pelo programa que deseja remover no campo de buscas localizado no campo direito superior. Ao encontr-lo entre os resultados da busca acessa suas configuraes clicando uma vez sobre o nome do aplicativo. Para remov-lo clique em "Remover".

Usando APT
Outra maneira de remover aplicaes usando o APT. Novamente, estamos falando utilitrio de linha de comando aqui, mas surpreendentemente fcil ver como isto : No menu "Aplicativos" entre na categoria "Acessrios" abra o "Terminal" e digite o seguinte comando: apt remove opera
Note: Verifique se o synaptic est fechado antes de usar o APT. Synaptic utiliza o APT no fundo, ento ambos no podem ser executados ao mesmo tempo.

E isso. Com um nico comando voc ter removido o Opera do seu computador.

Manual do Usurio

24

Synaptic
Voc tambm pode usar o Synaptic para remover os pacotes. No Linux tudo uma escolha, ento vamos ver como fazer isso. Abra o menu e selecione "Gerenciador de Pacotes". Clique no boto "Procurar" e selecione "blender". Em seguida, v at a lista de pacotes e encontre o que corresponde Blender. Marque a caixa e selecione "Marcar para Remoo" e clique no boto "Aplicar".

Manual do Usurio

25

Atualizando o Sistema e os Aplicativos


Se uma nova verso de qualquer pacote instalado no seu computador estiver disponvel, voc dever atualiz-lo. Poder ser uma atualizao de segurana para algum componente do sistema operacional, pode ser tambm uma otimizao em uma biblioteca especfica ou pode at ser uma nova verso do Firefox. Basicamente, o sistema feito de pacotes o que torna o processo de atualizao muito simples e seguro. Isso significa substituir o atual pacote por uma verso mais recente. H muitas maneiras de fazer isso, mas apenas uma delas recomendada. Voc pode usar o APT para atualizar todos os seus pacotes com um simples comando ("upgrade apt") ou voc pode usar o Synaptic clicando no boto "Marcar Todos Upgrades", mas no recomendamos estes procedimentos. A razo que estas ferramentas no fazem qualquer distino em selecionar quais atualizaes so aplicveis e assumir que voc quer todas elas. Algumas partes do sistema so seguras para update e alguns outros no so. Por exemplo, ao atualizar o seu kernel (a parte que responsvel entre outras coisas pelo reconhecimento de hardware), voc pode danificar o seu suporte de som, o suporte da placa wireless ou at mesmo alguns aplicativos (como o VMWare e VirtualBox), que esto intimamente ligados ao kernel.

Manual do Usurio

26

Usando o Gerenciador de Atualizaes


Linux Mint vem com uma ferramenta chamada Gerenciador de Atualizaes. Atribui mais informaes as atualizaes e permite que voc defina antes como deseja aplicar a atualizao de segurana. Possui um cone no painel do sistema localizado no canto superior direito da tela. Se voc colocar o ponteiro do mouse em cima dele, ele vai dizer a voc que seu sistema est atualizado ou, se no, que esto disponveis atualizaes.

Manual do Usurio

27

Se voc clicar sobre o cone do escudo, o Gerenciador de Atualizaes ser aberto e mostrar as atualizaes disponveis. A interface muito fcil de usar. Para cada pacote de atualizao voc poder ler a descrio, o relatrio de Mudanas (este o local onde desenvolvedores explicam as alteraes e quando foi modificado o pacote) e se existem avisos ou informaes adicionais sobre as atualizaes. Voc tambm poder ver qual a verso est instalada no seu computador e qual verso est disponvel para a atualizao. Finalmente, voc pode ver o nvel de estabilidade atribuda ao pacote de atualizao. Cada pacote de atualizao traz melhorias ou corrige problemas de segurana, mas isso no significa que eles esto livres de risco e no pode introduzir novos bugs (erros). O nvel de estabilidade atribudo a cada pacote e lhe d uma indicao de quo seguro para voc aplicar uma atualizao. Claro que voc pode clicar na coluna para classificar por nvel de estabilidade, status, nome do pacote ou verso. Voc pode selecionar todas as atualizaes ou desmarcar todas elas usando "selecionar todos " ou "Limpar" respectivamente . Nvel 1 e Nvel 2 indicam que as atualizaes so isentas de riscos, voc deve sempre aplic-las. Nvel 3 tambm so seguras, mas, apesar de recomendarmos que voc pode aplic-los, certifique-se de olhar a lista de atualizaes. Se voc tiver um problema com um determinado nvel 3 de atualizao, reporte a equipe de desenvolvimento do Linux Mint para que eles possam tomar medidas a fim de advertir ou at mesmo desencorajar a aplicar esta atualizao, assim reposicionando a atualizao a um Nvel 4 ou um nvel 5.

Manual do Usurio

28

Se voc clicar em "Editar" depois "Preferncias", voc ver a tela acima. Por padro, o Gerenciador de Atualizaes informa sobre o Nvel 1, 2 e 3 atualizaes. Voc pode decidir visualizar o Nvel 4 e 5. Isto far mais atualizaes aparecerem na lista. Se voc quiser voc pode at aplicar as atualizaes Nvel 4 e 5 (embora isso no seja recomendado). Esta ao far com que elas sejam selecionadas por padro no Gerenciador de Atualizaes. O Gerenciador de Atualizaes s conta as atualizaes que foram marcadas como seguras. Ento, quando ele diz que seu sistema atualizado, isso significa que no h atualizaes disponveis atribuda a um nvel que voc definiu como sendo "seguro". O Gerenciador de Atualizaes mostra apenas nveis de segurana marcados como "visveis" na lista de atualizaes. Por exemplo, se voc optou por todos os nveis "visvel" e apenas o nvel 1 e 2 "seguro", voc veria um monte de novidades na lista, mas o Gerenciador de Atualizaes, provavelmente, informar que seu sistema foi atualizado.

Manual do Usurio

29

Atualizaes Automticas "Auto-atualizar" permite definir o intervalo de tempo em que o Gerenciador de Atualizaes verifica se h novas atualizaes disponveis. O guia "Mtodo de atualizao" permite que voc defina como o Gerenciador de Atualizaes verifica se h novas atualizaes. No item "Ignorar pacotes" voc pode definir pacotes para que os mesmos no recebam atualizaes. O "Proxy" permite que voc defina configuraes de proxy. O ltimo item permite que voc mude os cones usados pelo Gerenciador de Atualizaes na rea de notificaes do sistema. Se voc identificar erros com o Gerenciador de Pacotes ("No possvel atualizar a lista de pacotes", por exemplo), voc pode verificar os logs. Clicar com o boto direito do mouse sobre o cone do escudo na rea de notificao do sistema e selecionar "Informaes". Nesta tela voc pode ver o ID do processo do Gerenciador de Atualizaes, se est sendo executado como usurio ou permisses de root, e o contedo de seu arquivo de log. Voc tambm pode verificar as atualizaes que foram aplicadas em seu sistema (desde que foram aplicados atravs do Gerenciador de Atualizaes), clicando em "Exibir" depois "Histrico de atualizaes".

Manual do Usurio

30

Dicas & Truques


Voc est obtendo o mximo desempenho do seu sistema? Voc costuma pressionar "CTRL + C" no seu teclado para copiar algum texto? Voc abre um editor de texto para fazer pequenas anotaes? Como voc compartilha arquivos com seus amigos? H muitas maneiras de executar tarefas simples, algumas mais eficientes do que outras. Este captulo vai lhe mostrar um pouco das particularidades do Linux, do Gnome e do Linux Mint netbook, para certificar-se de tirar o mximo desempenho do seu sistema.

Salvando emails e websites em PDF


Voc gostaria de salvar as pginas da web para voc l-las mais tarde? Voc mantm aqueles emails antigos em sua caixa de entrada contendo alguma informao que possa precisar se lembrar? Voc no sabe onde armazenar este tipo de informao? Claro que voc pode usar notas Tomboy para isso, mas colar um artigo inteiro a partir da Web para uma nota no exatamente ideal. Basta imprimir o contedo. No no papel, mas como um arquivo PDF... O Linux Mint vem com uma impressora PDF instalado por padro. Esta impressora tem uma sada do aplicativo que est sendo usado e envia seu contedo para ser armazenado em um arquivo PDF. Assim, por exemplo, quando quiser salvar uma pgina qualquer de internet contendo todo seu contedo alm de suas imagens, basta clicar no menu Arquivo e selecionar Imprimir. Escolha a opo "Imprimir para arquivo" e clique no boto "Imprimir". A pgina que voc estava olhando ser impressa em um documento PDF armazenado na pasta que voc escolheu. Da mesma forma voc pode imprimir e-mails do Thunderbird ou qualquer tipo de contedo a partir de qualquer aplicativo e todo o contedo armazenado em arquivos PDF.
Manual do Usurio 31

Escrevendo notas com o Tomboy


Todos utilizamos anotaes. Quer se trate de um endereo dado por algum, por telefone, uma crescente lista de afazeres ou alguma coisa especial para se lembrar, estamos sempre confrontados com uma situao em que precisamos escrever uma nota rpida. Alguns de ns tem um monte de notas escritas em torno de nossos computadores, perdemos tempo utilizando aplicativos que no so adequados para este uso particular (OpenOffice Writer, por exemplo, no muito til para escrever notas) e muito poucas pessoas realmente usam o software dedicado anotao. No Linux Mint incluiu-se uma ferramenta dedicada a anotaes, chamada de Gerenciador de Notas Tomboy. Clicando nele voc obter uma lista de todas as suas notas. Voc pode criar novas notas, clicando em "Criar Nova Nota". Uma nova nota se abre. Ao alterar o seu ttulo voc tambm mudar seu nome. Voc pode escrever o que quiser na nota e fech-la. O contedo que voc escreveu em sua nota estar sempre acessvel atravs do Tomboy, voc no precisa salvar nada e voc ainda pode reiniciar ou desligar o computador. Novamente, sua nota automaticamente guardada. Se voc decidir que voc no precisa mais manter uma nota, voc pode abrir a nota e clique no boto "Excluir". Voc tambm pode usar diferentes opes de formatao dentro do seu note e usar dos muitos recursos fornecidos pelo Gerenciador de Notas Tomboy entre eles sincronizao, recursos de pesquisa e notas de exportao para PDF / HTML.

Manual do Usurio

32

Concluso
H muito mais a aprender sobre o Linux Mint e sobre Linux em geral. Este guia foi apenas uma viso geral de alguns dos aspectos relacionados sua rea de trabalho. Espero que agora voc se sinta mais confortvel em us-lo e tenha uma melhor compreenso de alguns dos seus componentes. Tome seu tempo e aprenda um pouco mais a cada dia. H sempre algo novo, no importa o quanto voc j sabe.

Desfrute de Linux e obrigado por ter escolhido o Linux Mint.

Manual do Usurio

33

You might also like