You are on page 1of 4

DAMPER OU ABAFADOR Um Damper ou Abafador uma Vlvula ou Placa que regula o fluxo de ar no interior de um tubo, chamin, caixa VAV,

, alimentador de ar, ou outro equipamento de manuseamento de ar. Um abafador pode ser usado para cortar a central de ar condicionado (aquecimento ou resfriamento). O seu funcionamento pode ser manual ou automtico. Abafadores manuais so girados por uma manivela do lado de fora de um tubo. Amortecedores automticos so usados para regular o fluxo de ar constante e so operados por motores eltrico ou pneumtico. O damper utilizado tambm em comportas de uma usina hidroeltrica para permitir ou no o fluxo de gua. DAMPER DIAFRAGMA O Damper Diafragma foi desenvolvido como um elemento de segurana para a manuteno de instalaes para o transporte de gases graas ao seu fechamento ser completamente hermtico. Permite a manipulao de gases com presses diferenciais de at 200 nbar, temperaturas de 200C e contedos de p de at 1000mg/Nm3. uma comporta desenvolvida especialmente com um assento retrtil, graas incorporao de dois foles metlicos nos discos, que permite um posterior deslocamento axial da comporta para as posies de aberto e fechado. Todo o sistema de acionamento hidrulico.

DAMPER VENEZIANA Damper de regulagem ou isolamento de seo retangular. Possibilidade de uma nica p com eixo central ou de mltiplas ps interligadas dependendo do tamanho do damper. Acionamentos pneumtico, eltrico, hidrulico ou manual. Dependendo do fechamento podem-se obter diferentes nveis de selagem (95% -100 %). Utilizao com gases de combusto de baixas presses e altas temperaturas (at 750). Aplicaes em centrais trmicas, plantas de cogerao, sistemas de recuperao de calor.

DAMPER BORBOLETA Damper de regulagem ou isolamento de seo circular. Normalmente de uma nica p com eixo central e possibilidade de mltiplas ps interligadas. Acionamentos pneumtico, eltrico, hidrulico ou manual. Dependendo do fechamento podem-se obter diferentes nveis de selagem (95% -100 %). Utilizao com gases de combusto de baixas presses e altas temperaturas (at 750). Aplicaes em plantas de cogerao, centrais trmicas, sistemas de recuperao de calor.

DAMPER GUILHOTINA Damper de isolamento de seo circular ou retangular. Sistema de fechamento mediante uma vlvula de fechamento deslizante.Acionamentos pneumtico, eltrico, hidrulico ou manual.Dependendo do fechamento podem-se obter diferentes nveis de selagem (95% -100 %). Utilizao com gases de combusto de baixas presses e altas temperaturas (at 750). Aplicaes em centrais trmicas, plantas de cogerao, sistemas de recuperao de calor.

DAMPER CHAMIN Dampers de Chamin so utilizados para minimizar a perda de calor da caldeira e evitar que a chuva entre na mesma. A faixa de fornecimento cobre chamins a partir de 300 mm at 7 m de dimetro. O Damper de Chamin pode ser do tipo borboleta, p dupla, de vrias ps ou de vlvula dupla podendo incorporar um sistema de liberao da presso automtica para evitar a sobrepressurizao e danos na turbina ou caldeira.

Bombas

A bomba sem duvida o componente mais importante e menos compreendido no sistema hidrulico. Sua funo converter a energia mecnica em energia hidrulica , empurrando o fluido hidrulico no sistema. As bombas so fabricadas em vrios tamanhos e formas, mecnicas e manuais, com diversos e complexos mecanismos de bombeamento e para varias aplicaes. Todas as bombas, entretanto, so classificadas em uma de duas categorias bsicas : hidrodinmica e hidrosttica.

Bomba Hidrodinmica Na bomba hidrodinmica o fluido, absorvido de um depsito em que se achava em estado de repouso, posto inicialmente em movimento dentro da bomba, a uma notvel velocidade, e submetido logo a uma diminuio dessa velocidade, o que lhe permite adquiris presso e, portanto, vencer as resistncias. caracterstica da bomba hidrodinmica a dependncia funcional entre o volume de fluido administrado e a presso. Exemplos tpicos e conhecidos de bomba hidrodinmica so as centrifugas e as axiais (tambm denominadas de bombas de hlice).

Bomba hidrosttica

Na bomba hidrosttica ou bomba volumtrica o fluido adquiri o movimento, bem como a presso, sem experimentar dentro da bomba nenhum aumento substancial substancial de velocidade, visto que simplesmente aspirado e transportado; alem de que, o fluido administrado no depende da presso. Fato esse que as torna adequadas para a transmisso de fora. Em sntese, no projeto e dimensionamento de circuitos hidrulicos, sempre sero usadas bombas hidrostticas, tambm chamadas de bombas de deslocamento positivo. As bombas de deslocamento positivo subdividem-se basicamente em trs tipos:

Bombas de engrenagens:

Engrenagens externas; Engrenagens internas; De lbulos; Do tipo gerotor.

Bombas de palhetas: Balanciadas; Deslocamento varivel.

Bombas de pistes: Radiais; Axiais.

RESISTENCIA ELTRICA As resistncias de aquecimento convertem energia eltrica em calor por meio do processo de aquecimento Joule.Atualmente as resistncias de aquecimento so utilizadas para uma infinidade de aplicaes. A grande maioria delas fabricada com um fio de uma liga de nquel(80%) e crmio (cromo) (20%). Esta liga suporta temperaturas muito altas (1000C), resistivo (condio necessria para produzir calor), muito resistente aos impactos e inoxidvel. Existem vrios tipos de resistncias eltricas como:Resistncias Eltricas de Imerso; Resistncias Eltricas de Circulao; Resistncias Eltricas de Contato; Resistncias Eltricas Infravermelhas; Resistncias Eltricas para Climatizao. Os formatos podem ser tipo Bainha; Tubulares Triangular; Cartucho; etc..Seu uso e aplicao so em aquecedores em geral. Bainha Cartucho Tubular

You might also like