You are on page 1of 4

Einsteim Almeida 3246 3381

HARDWARE- SOFTWARE 1 A capacidade de armazenamento de dados em uma memria de computador pode ser expressa em: (A) megabytes (B) megahertz (C) microssegundos (D) RPM (E) Watts 2 - Em um computador tipo PC, na mesma interface IDE que um HD (Hard Disk ou disco rgido), pode estar conectado(a) tambm: a) uma unidade de disco flexvel (disquete); b) uma impressora; c) uma unidade de CD-ROM; d) um mouse; e) um scanner. 3 - Uma impressora deve ser conectada a um computador tipo PC atravs de uma interface: a) IDE; b) PCI; c) SCSI; d) paralela; e) ISA. 4 - SATA, IDE e SCSI so tecnologias relacionadas a: (A) Processadores. (B) Placas de Rede. (C) Placas de Vdeo. (D) Memrias RAM. (E) Discos rgidos. 5 - A expresso vrus de computador tornou-se comum no vocabulrio dos usurios de computador, embora a maior parte destas pessoas no tenha uma boa noo do que seja o vrus. Um vrus de computador : a) resultado da exposio freqente de computadores ao meio ambiente; b) oriunda de uma mensagem com alguma anomalia; c) um defeito no hardware (parte fsica) do computador; d) um programa que foi criado por uma pessoa, provavelmente um programador; e) causado por alguma mutao em algum vrus ou bactria. 6 - Em um computador, o elemento de hardware mais relacionado s atividades de clculo, execuo de instrues e controle de fluxo de informaes : (A) interface de vdeo; (B) memria de massa; (C) memria principal; (D) placa-me; (E) processador.

ademarlinsfilho@hs24.com.br
8 - O termo barramento refere-se aos contatos fsicos que transportam sinais entre o processador e qualquer dispositivo perifrico. Atualmente, existe um padro de barramento de dados que permite a conexo de vrios perifricos externos ao computador, atravs de uma nica interface e um nico protocolo, eliminando a necessidade de instalao e configurao de placas extras. Trata-se do barramento a) PCI b) USB c) SCSI d) DDR e) ISA 9 - A unidade mais simples de armazenamento de informao em um computador a) o byte b) o bit c) o binrio d) a ROM e) a RAM 10 - O equipamento que permite efetuar comunicao de dados por intermdio de uma linha telefnica : a) a Placa Me b) a CPU c) A ROM d) o Modem e) o Winchester 11 - uma unidade para leitura e gravao de disco-laser em um computador a) o floppy disk de 3,5 b) o hard disk c) o drive de CD-R/RW d) a inteface de vdeo e) a BIOS 12 - Um dos princpios bsicos da informtica o tratamento das informaes em meio digital cuja manipulao por dispositivos perifricos pode ser somente de entrada de informaes, somente de sada de informaes ou de ambas. tipicamente um perifrico de tratamento de dupla direo (entrada/sada) de informaes. Trata-se: a) da caixa de som b) do scanner c) da impressora d) do teclado e) do disco rgido
WINDOWS 13 -Observe a figura a seguir extrada do MS Windows:

7 - O perifrico que apenas permite a sada de informaes (unidade exclusivamente de sada) : a) o scanner b) o disquete c) o plotter d) o teclado e) o mouse

O pequeno tringulo que aparece direita dos itens significa que o item: (A) ainda no foi instalado; (B) um atalho; (C) foi removido; (D) no est mais disponvel; (E) possui um submenu.

Einsteim Almeida 3246 3381


14 - Observe as seguintes afirmativas sobre o MS-Windows: i) Alt+F4 um atalho para fechar uma janela; ii) possvel obter um menu sensvel ao contexto, clicando-se com o boto da direita do mouse sobre um item; iii) F1 um atalho para obter ajuda; iv) o MS-Wordpad pode editar qualquer documento do MS-Word, mantendo todas as formataes; v) um duplo clique na barra de ttulos de uma janela maximizada, minimiza a janela. O nmero de afirmativas corretas : (A) 1; (B) 2; (C) 3; (D) 4; (E) 5. 15 - Considere a seguinte seqncia de comandos aplicados a um arquivo: abrir a pasta (folder) que contm o arquivo em questo, selecionar o arquivo, teclar Control-C (as teclas control e C simultaneamente), abrir outra pasta, teclar Control-V (as teclas control e V simultaneamente). Ocorrer que o arquivo: (A) ser aberto para visualizao de seu contedo; (B) ser removido do computador; (C) ser removido da pasta em que estava e ser copiado para a segunda pasta aberta, passando a fazer parte apenas desta segunda pasta; (D) ser copiado da pasta em que estava para a segunda pasta aberta, passando a fazer parte das duas pastas; (E) ter sua extenso modificada para .cpy. 16 - Ao surgir a dvida de que um programa no desejado est executando em um computador, pode-se lanar mo de um programa utilitrio para ver a lista de todos os processos que esto sendo executados. Esse programa utilitrio padro que acompanha o Windows XP o: (A) Windows Explorer (explorer.exe); (B) Gerenciador de usurios (user.exe); (C) Programas em Memria (pmem.exe); (D) Remote Desktop Connection (mstsc.exe); (E) Gerenciador de Tarefas (taskmgr.exe). 17 - Uma forma rpida para alternar entre programas em execuo atravs do teclado usar a combinao de teclas: a) ALT+TAB b) CTRL+SHIFT+TAB c) CTRL+TAB d) SHIFT+TAB e) TAB 18 - A verso mais recente do MS Windows para estaes de trabalho : a) Windows 2000 b) Windows 95 c) Windows Vista d) Windows ME e) Windows XP

ademarlinsfilho@hs24.com.br
19 - Observe as afirmaes a seguir, referentes ao Microsoft Windows, verso em Portugus: i. possvel abrir uma pasta ou arquivo com um duplo clique do boto esquerdo do mouse sobre ele. ii. As unidades de armazenamento so identificadas por letras. A maioria dos computadores tem uma unidade de disquete identificada por A: e um HD identificado por C:. iii. No Windows Explorer, possvel visualizar o contedo de uma pasta usando os modos de exibio: cones grandes, cones pequenos, lista e detalhes. iv. O objetivo das pastas, em um sistema de arquivos, tornar mais difcil apagar por engano um documento ou pasta. A(s) afirmativa(s) correta(s) /so somente: a) ii b) i e ii c) i, ii e iii d) i, ii e iv e) i, iii e iv 20 - Ao se arrastar um arquivo de uma pasta para outra, utilizando-se o boto direito no Windows Explorer: a) o arquivo copiado para a pasta destino; b) o arquivo movido para a pasta destino; c) aparece um menu com diversas opes, entre outras, copiar, mover e cancelar; d) criado um atalho na pasta destino; e) nada acontece. 21 - A mo (ver figura abaixo) que aparece abaixo do cone de alguns tipos de dispositivos no Windows Explorer significa que o dispositivo:

a) est montado no computador; b) no est disponvel; c) uma unidade de rede; d) est sendo compartilhado; e) foi retirado do computador WORD 22 O comando Arquivo, Abrir... no MS Word permite selecionar o arquivo a ser aberto. Por padro, o incio da busca a pasta: (A) Dados\Word; (B) Meus Documentos; (C) Favoritos; (D) Office\Word; (E) Lista de Arquivos Recentemente Usados. 23 - O smbolo mostrado na figura a seguir utilizado no MS-Word para indicar: a) um erro de concordncia; b) um erro de ortografia; c) um fim de citao; d) um fim de pargrafo; e) um texto corrompido.

Einsteim Almeida 3246 3381


24 - Suponha que, ao comear a editar um documento no Microsoft Word em Portugus, voc perceba que uma frase ir se repetir muitas vezes no texto. Para economizar tempo, voc seleciona a frase e a copia para o clipboard. O boto usado na barra de ferramentas padro para a cpia :

ademarlinsfilho@hs24.com.br
30 - Observe as afirmaes a seguir, referentes ao Microsoft Excel, verso em Portugus: i. A extenso padro usada para arquivos de planilhas gerados com o Excel .xls. ii. O comando AutoSoma usado para multiplicar nmeros. iii. A interseo de uma linha e uma coluna no Excel recebe o nome de planilha. iv. Para criar uma frmula, voc deve inserir o caracter = antes da frmula. A(s) afirmativa(s) correta(s) /so somente: a) i b) i e ii c) i e iii d) i e iv e) ii e iv 31 A sintaxe correta da funo SE no MS Excel 2000 em Portugus : (A) SE(valor_se_verdadeiro;teste_lgico;valor_se_falso) (B) SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) (C) SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;valor_a_somar) (D) SE(teste_lgico;valor_se_falso;valor_se_verdadeiro) (E) SE(teste_lgico;valor_a_somar;valor_se_falso) INTERNET E-M@IL - NAVEGADOR 32 No MS-Internet Explorer, o pequeno cadeado que aparece na barra inferior significa que: (A) a conexo utiliza um protocolo de segurana; (B) a pgina visitada apresenta erros de programao; (C) as informaes apresentadas ou requeridas no podero ser transferidas; (D) o navegador est conectado com o site; (E) o site foi bloqueado por motivos de segurana. 33 - No Microsoft Windows Internet Explorer, o menu de Favoritos pode ser utilizado pelo usurio para: (A) armazenar a lista de usurios que acessam mais freqentemente o computador do usurio; (B) criar links para websites de interesse do usurio; (C) definir os nicos sites que podem ser abertos atravs do firewall do computador; (D) saber quais os arquivos mais acessados em seu computador, por quantidade de acessos; (E) apagar a lista de sites visitados pelo usurio. 34 - O usurio JOAO recebeu uma mensagem eletrnica (e-mail) com as seguintes caractersticas: no campo DE: constava como remetente da mensagem o usurio USER1; no campo PARA: constavam como destinatrios ele prprio (JOAO) alm do usurio USER2; no campo CC: (cpia) constavam como destinatrios os usurios USER3 e USER4. Ao responder a essa mensagem, o usurio JOAO usou o boto Responder a Todos. Os usurios que recebero a resposta de JOAO sero: (A) apenas USER1 e USER2; (B) apenas USER1; (C) apenas USER3 e USER4; (D) USER1, USER2, USER3 e USER4; (E) todos os usurios de sua lista de contatos.

a)

b)

c)

d)

e)

25 - Considerando-se as configuraes originais do Microsoft Word em portugus, a tecla de atalho Ctrl+B (pressiona-se a tecla de Ctrl e a tecla B sem soltar a primeira): a) imprime o arquivo; b) coloca o texto selecionado em negrito ou inicia modo negrito; c) abre um arquivo em branco; d) salva o arquivo; e) no existe este atalho na configurao padro. EXCEL 26 No MS-Excel, o comando Planilha do menu Inserir: (A) importa uma planilha de um arquivo Excel para outro; (B) insere um arquivo Excel em um arquivo Excel; (C) insere uma nova planilha em uma pasta; (D) insere uma nova planilha em uma planilha j existente; (E) transfere, excluindo, uma planilha de um arquivo Excel para outro. 27 O boto utilizado no MS Excel 2000 para mesclar clulas :

a) d)

b) e)

c)

28 - Para iniciar o Assistente de grfico, o boto utilizado no MS-Excel em portugus : a) b) c) d) e)

29 - No Microsoft Excel 2003, um modo de imprimir apenas uma parte de uma planilha : (A) entrar em Editar, escolher rea de impresso, escolher selecionar clulas; (B) entrar em Exibir, escolher Visualizar rea de impresso e definir a faixa de linhas e colunas; (C) entrar em Janela, escolher Criar janela de impresso e selecionar as linhas e colunas desejadas; (D) selecionar o grupo de linhas e colunas que se deseja imprimir, entrar em Arquivo, entrar em rea de impresso, e escolher Definir rea de impresso; (E) no possvel definir isso dentro do Excel, ou seja, uma planilha deve ser sempre impressa completa.

Einsteim Almeida 3246 3381


35 O protocolo a seguir usado entre um servidor Web e um browser quando so baixadas pginas HTML : (A) HTML (B) FTP (C) XML (D) HTTP (E) SMTP 36 - Normalmente em uma empresa comum que uma mensagem eletrnica seja enviada para um grupo de destinatrios de forma que um no possa ver quais os outros que receberam a mensagem. Utilizando o Microsoft Outlook Express 6, pode-se realizar essa operao: (A) adicionando esse grupo de usurios ao campo Cc: da mensagem; (B) adicionando esse grupo de usurios ao campo Cco: da mensagem; (C) adicionando esse grupo de usurios ao campo Para: da mensagem; (D) incluindo esses usurios em um grupo local sem privilgios de leitura no disco do servidor e enviando a mensagem para esse grupo; (E) essa operao no pode ser realizada no Outlook Express 6, apenas em outras verses do Office. 37 - Ao enviar uma nova mensagem eletrnica usando o Microsoft Outlook Express 6, um dos campos que o usurio deve preencher o campo Assunto. Com relao a esse campo, pode-se afirmar que: (A) sempre de preenchimento obrigatrio; (B) no de preenchimento obrigatrio caso a mensagem seja enviada para o correio interno da empresa, mas de preenchimento obrigatrio caso seja enviada para um endereo externo; (C) no de preenchimento obrigatrio caso a mensagem seja enviada para um endereo externo, mas de preenchimento obrigatrio caso seja enviada para o correio interno da empresa; (D) no de preenchimento obrigatrio; (E) no est disponvel no Microsoft Outlook Express 6. 38 - Se um e-mail recebido por voc for apagado por engano da sua Caixa de entrada no MS Outlook 2000, ele poder ser recuperado atravs: a) da Lixeira; b) de um utilitrio do sistema chamado Fast Email Recovery; c) do item Mensagens excludas; d) de uma pasta especial no seu computador, qual s o administrador do sistema tem acesso; e) da restaurao do backup dos e-mails, possvel apenas ao administrador de sistema. 39 - A principal finalidade do Software MS-Outlook : a) edio eletrnica de texto; b) correio eletrnico; c) criao de pginas web; d) preparao de slides para apresentao; e) criao de planilha eletrnica.

ademarlinsfilho@hs24.com.br
40 - Voc suspeita que algum, secretamente, est usando o seu computador durante a noite para enviar emails. possvel verificar as mensagens enviadas usando o Microsoft Outlook da seguinte maneira: a) abrir a lista de pastas do Outlook e clicar sobre a pasta itens enviados; b) clicar sobre o boto Enviadas na barra de ferramentas do Outlook; c) abrir o arquivo compactado Mensagens enviadas na pasta Meus documentos; d) abrir a lista de pastas do Outlook e clicar sobre a pasta Lixeira; e) no possvel obter esta informao. O Microsoft Outlook no guarda informaes sobre os emails enviados. 41 - Considere um computador instalado com Microsoft Windows XP e Microsoft Internet Explorer 6.0. Dois usurios, JOAO e JOSE usam esse computador, cada um com seu prprio username, tendo cada um seu perfil de usurio (profile). Com relao aos endereos favoritos salvos, pode-se afirmar que: (A) a caracterstica de salvar endereos favoritos no est ainda disponvel no Internet Explorer 6.0, somente no Firefox e no Internet Explorer 7.0; (B) ao consultarem a lista de endereos favoritos no Internet Explorer, JOSE e JOAO conseguem ver todos os endereos, no importando se foram salvos por um ou por outro; (C) ao salvar os endereos favoritos, cada usurio deve informar se estes sero colocados disponveis para outro usurio; portanto, os favoritos de JOAO s estaro disponveis para JOSE caso JOAO assim defina ao salvar o endereo; (D) ao verificar os endereos favoritos no Internet Explorer, JOSE v apenas os endereos salvos por ele e no v os endereos salvos por JOAO; (E) os endereos favoritos no so salvos de uma sesso para outra, ficando disponveis apenas enquanto o computador no for reinicializado. 42 - No Microsoft Outlook, o cone de um envelope fechado ao lado de uma mensagem indica que: a) a mensagem ainda no foi lida; b) a mensagem j foi lida; c) a mensagem foi respondida; d) a mensagem possui arquivos anexados; e) a mensagem foi encaminhada para outros destinatrios. do Microsoft Internet Explorer tem a 43 - O boto finalidade de: a) realizar a atualizao da pgina que est sendo mostrada; b) fechar o Internet Explorer, voltando ao programa que estava sendo executado anteriormente; c) mudar para o modo off-line; d) criar um novo documento para ser publicado na web; e) desviar para o documento inicial.

You might also like