You are on page 1of 3

texto 4

As Guerras Coloniais e a queda do Imprio


A resistncia do regime salazarista ao movimento descolonizador do ps-guerra levar os grupos emancipalistas das colnias portuguesas luta armada. Apesar das sucessivas condenaes da ONU, Salazar no cedeu.

A guerra colonial foi o resultado da estratgia definida pelo regime colonial e foi duplamente condicionada pela natureza no democrtica do regime portugus e pela conjuntura internacional, favorvel ao movimento anti-colonialista e emancipalista do chamado Terceiro Mundo. De sedimento ideolgico do Estado Novo, a poltica colonial e a guerra, assumiram-se como uma componente fundamental da estratgia de sobrevivncia do regime autoritrio portugus. Durante cerca de treze anos, entre 1961 e 1974, Portugal viu-se envolvido numa guerra contra os movimentos nacionalistas africanos, em Angola, Guin e Moambique. Esta guerra teve uma participao de mais de oitocentos mil homens. Todos os grupos e camadas sociais da Sociedade portuguesa no ficaram imunes aos efeitos e consequncias que resultaram desse conflito. Durante o perodo da guerra colonial, foram centenas de milhares de habitantes das colnias que tiveram refugiados em territrios vizinhos. Esta assumiu como factor determinante um profundo e decisivo processo de mudana social polifacetado e constituiu um dos processos mais importantes e decisivos da histria contempornea portuguesa, bem como da histria africana colonizada.

O movimento descolonizador do aps-guerra


A II Grande Guerra foi encarada como uma guerra pela liberdade das naes, pela liberdade dos pases europeus do domnio da Alemanha Nazi. Aps o trmino desse conflito, desenvolveu-se a concepo de que o princpio da independncia no s era um direito dos pases europeus, como tinha que ter um alcance universal. O principio de autodeterminao deveria ser extensvel a todos os territrios sob domnio colonial. Segundo o artigo desse captulo 73 da Carta da ONU, estipulava que os pases membros tinham o dever, perante as suas colnias, de desenvolver o autogoverno, tendo em devido considerao as aspiraes polticas dos povos. Vm a considerar o principio da autodeterminao como um direito humano. As diferentes potncias europeias preparavam-se, no sem resistncia e hesitao, para negociar as independncias das suas prprias colnias e apenas as colnias portuguesas constituram a excepo.

Portugal e descolonizao
O minsculo Estado Portugus da ndia totalizava 3700Km2 e representava para o Estado Novo uma componente essencial da sua ideologia imperial. Mesmo aps a Frana se ter retirado, em 1954, Portugal continuou a considerar a questo de Goa insusceptvel de negociaes. Confrontado com esta situao e coma possvel entrada na ONU, o governo define uma estratgia de defesa do seu imprio colonial tendo por fundamento argumentos de carcter constitucional. Apoiando-se no artigo 73 da Carta da ONU, j antes referido, Salazar procurou antecipar-se a um futuro processo de descolonizao que visasse envolver as suas colnias. Em 1951, procurou remediar o problema atravs da incorporao do Acto colonial no corpo do prprio texto constitucional, substituindo o conceito de <<colnias>> pelo de <<Provncias ultramarinas>>. Tratava-se apenas de uma questo de mudana de terminologia. Pretendeu-se demonstrar que o caso das colnias portuguesas era distinto da situao com que as demais potncias se defrontavam. As provncias ultramarinas eram parte integrante de uma s e mesma Nao. A questo de Goa arrastou-se por mais de uma dcada. Embora a Unio Indiana defendesse a procura de uma soluo poltica para esse caso, comearam a emergir indcios de um eventual recurso fora. Aps cerca de quinze anos de procura de uma soluo pacfica por parte da ndia, Portugal apenas reconheceu a sua soberania indiana aps o 25 de Abril de 1974.

A poltica colonial portuguesa perante a ONU


Com a entrada de Portugal na ONU, em 1955, a referida modificao constitucional que introduziu o novo conceito de <<Provncias ultramarinas>> foi objecto de polmica. A argumentao de defesa deste conceito partiu do pressuposto de que no eram possudos territrios, por parte do Governo Portugus, que fossem considerados de no autnomos. E consentia que estas fossem analisadas sob o prisma desse conceito, por rgos internacionais. A 14 de Dezembro de 1960, a ONU sobre situao dos territrios coloniais portugueses, estipula a resoluo do <<problema>>, com a necessidade de pr incondicionalmente fim ao colonialismo em todas as formas e manifestaes, e termo em qualquer interveno armada. Portugal ficou assim sujeito a fiscalizaes da ONU, mas sempre se escasseou a esse dever, alegando a falta de capacidade e legitimidade da ONU para intervir na organizao constitucional de um Estado membro Desde ento, a poltica colonial portuguesa foi objecto de constante condenao por parte da comunidade internacional. Portugal viu nesse plano o seu isolamento a aumentar. Nos anos subsequentes, o Pas foi expulso, impedido de participar nos organismos internacionais.

Movimentos Nacionalistas nas colnias portuguesas


A maior parte dos pases africanos so constitudos por diferentes povos e etnias, caracterizados pela diversidade da sua histria, do seu idioma, dos seus respectivos sistemas culturais e formas de organizao poltica e social. Os movimentos nacionalistas modernos, das colnias portuguesas foram formados essencialmente por elementos pertencentes reduzida camada de <<assimilados>>, que constituam o segmento das populaes africanas mais expostas influncia da cultura portuguesa. Foram este, os chamados de assimilados que sentiram o carcter bloqueador da colonizao e que mais tarde vieram tornar-se dirigentes e activistas. A emigrao foi um dos terrenos onde as ideias nacionalistas adquiriram maior vitalidade. A presena de importantes comunidades de africanos originrios das colnias portuguesas, contribuiu para que alguns dos seus elementos fossem permeveis influncia de ideias emancipadas. A situao social era de molde a fomentar o desenvolvimento de condies propcias actividade poltica dos nacionalistas portugueses. Sistemas de culturas obrigatrias, amplo recurso a formas de trabalho forado, condicionamento de mobilidade geogrfica das populaes rurais, baixas remuneraes e insuficientes condies de trabalho, elevados impostos de palhota e de capitao, desfavorveis relaes de troca com o comrcio local e discriminao social dos africanos a todos os nveis, eram os diferentes factores que moldaram a existncia de largas camadas das populaes africanas. Em 1957, a PIDE estabelece delegaes em todas as colnias e passa a vigiar atentamente a movimentao de intelectuais e assimilados. Face ao nvel de represso existente e dada a natureza autoritria e antidemocrtica do regime poltico portugus, os movimentos nacionalistas vm-se forados a organizarem-se em clandestinidade.

You might also like