You are on page 1of 3

1. Qual a sua formao? 2. Em poucas linhas, como voc define coaching? 3.

De que forma voc acredita que essa ferramenta pode auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional de um lder? 4. Em que momento voc considera importante um lder buscar a ajuda de um coach? 5. Que tipo de ambiente de trabalho ou situaes cotidianas voc considera como facilitadores do desenvolvimento pessoal e profissional de um lder? 6. Que tipo de ambiente de trabalho ou situaes cotidianas voc considera como dificultadores do desenvolvimento pessoal e profissional de um lder? 7. Aps se tornar lder, quais os prs e contras que voc enfrentou? 8. Qual foi o maior desafio encontrado aps se tornar coach e o qual foi o aprendizado? 9. Em se falando de motivao, como o coaching contribuiu nas realizaes dirias de suas tarefas? 10. Quando precisa solucionar algum problema em relao s pessoas e no consegue a quem voc recorre? 11. Desde que comeou a executar sua funo at hoje, possvel confirmar que seus liderados mudaram na execuo das tarefas? Explique como. 12. Voc possui conhecimentos acadmicos sobre Liderana? 13. Voc teve oportunidade de liderar grupos aplicando conhecimentos empricos? Caso positivo, como pode avaliar os resultados nas duas experincias? 14. Em que medida a metodologia do coaching pode colaborar com sua prtica gerencial?

Respostas: 1- Administrao de Empresas, com nfase em Recursos Humanos UNISANTA Coach e Master Coach IBMLeader Practitioner em Programao Neurolingustica (PNL) IBMLeader

2- Coach uma ferramenta que ajuda pessoas ou empresas a definir e atingir metas, de forma objetiva e dinmica. No se trata de consultoria, terapia ou aconselhamento, mas o coach desenvolve o potencial do cliente (coachee) estimulando motivao necessria para atingir seus objetivos. Particularmente, no gosto de utilizar a palavra meta, pois soa como obrigao, por isso uso frequentemente a palavra sonho.

3- O coach no aconselha, nem orienta, mas induz o cliente a buscar a soluo do seu prprio problema, atravs de perguntas poderosas, que o faz mergulhar em si mesmo. Isso causa um efeito fantstico, pois ele descobre que ele tem todas as respostas e todos os recursos. Portanto, o processo de coaching promove a Pr-atividade, o autodesenvolvimento, autoconhecimento, e tira o da zona de conforto, tudo isso essencial pra qualquer lder! 4- Pode ser um exagero, mas eu digo que em todos os momentos. Nos EUA praticamente todas as empresas tem um coach ou uma equipe de coaches, alm de artistas e atletas! As

empresas querem resultado e lucro, existe coach pra isso, a pessoa quer emagrecer e no consegue, existe coach pra isso, a pessoa quer juntar dinheiro pra viajar e no consegue, existe coach pra isso. Enfim so inmeros momentos, que se pode buscar a ajuda de um coach!

5- Liderana no cargo, mas sim uma habilidade pessoal, pode ser que um estagirio tenha um perfil de lder. Portanto, alm de todos os fatores motivacionais para o desenvolvimento de um lder (nota: salrio no fator motivacional, mas sim ambiente de trabalho, reconhecimento, segurana etc), importante que o lder tenha espao pra criatividade, pense na seguinte situao: Funcionrio: chefe tentei falar com o Joo da empresa fulano de tal, mas no consegui... Chefe: hum... ok! O que voc vai fazer com relao isso?? Funcionario: bem, vou esperar uns 20 min e ligar de novo Chefe: ok, faa isso! Funcionrio: Liguei l e ainda no consegui... Chefe: o que voc pode fazer pra nos ajudar?? Funcionrio: vou enviar um e-mail, talvez ele receba no celular dele! Chefe: timo, faa isso! Perceba que o chefe no deu o peixe, mas ensinou o funcionrio a pescar, pois ele mesmo buscou a soluo do problema! No dia que o chefe no estiver presente, o funcionrio no vai depender dele pra fazer o servio. Acredito que esse ambiente seja bom tanto para o chefe praticar a sua liderana, quanto pro funcionrio desenvolver a liderana e tornar-se futuro chefe ou gerente!

6- ambiente de trabalho que dificulta o desenvolvimento, aquele ambiente que funciona na base da rotina! Tudo sempre a mesma coisa, mesma coisa, mesma coisa.... isso congela a criatividade, pr-atividade. Isso caracterstica daquele empresrio que pensa em time que se ganha no se mexe, no mundo dos negcios o time que ganha hoje, pode no ganhar amanh... Outra situao que dificulta quando se tem um chefe autocentrado, ou seja, ele manda em tudo, no ouve a opinio de ningum, no deixa ningum se desenvolver, isso faz com que todos dependa dele pra fazer o servio! 7- quando se torna um lder a responsabilidade muito maior, o lder se torna uma referencia, seus erros podem ter mais impacto! Mas com certeza a recompensa muito maior, quem tem mais espao no mercado o lder. Hoje em dia no importa muito o quanto voc inteligente, mas como se relaciona com as pessoas, se capaz de aguentar presso, se est disposto a sair da zona de conforto, nisso que as empresas esto interessada. Enfim paga-se o preo da grande responsabilidade, de manter sua imagem e ser exemplo, para se ter mais espao no mercado de trabalho! 8- no meu caso a minha idade, pois tenho apenas 24 anos! No fcil vender um servio para empresas tradicionais, com pessoas com muito mais experincia e idade do que eu! Tive clientes que poderiam se minha me, ser coach delas e cobrar tarefas no to simples assim. Alem disso, atuo aqui na baixada e quase ningum sabe o que coach! Tem empresrios que nunca ouviu falar!! Portanto, estou enfrentado a barreira de ser um dos pioneiros na prestao desse servio aqui no Guaruj e baixada!

9- essa ferramenta ajuda a descobrir qual o valor que est por trs de tudo o que fazemos! Quando descobrimos o real motivo que nos leva a fazer tais coisas, a motivao maior! Se eu quero comprar um carro, tenho que saber pra qu, o que eu vou sentir quando tiver um, o que isso vai me beneficiar, isso me d mais motivao pra fazer esse sonho acontecer.

10- com relao ao coach? Sempre recorro aos meus mentores, que so pessoas com mais experincia do que eu, no caso o meu professor de coaching, e a equipe dele! 11- claro! A liderana exercida pelo exemplo! O lder antes de ser lder tem que ser exemplo, isso faz com que as pessoas tenham uma atitude positiva! Percebi tambm que as pessoas passaram a confiar mais em mim! 12- Sim! Todos as formaes citadas as acima, alm de workshops de Executive coaching! 13- tive sim. Eu sabia que a melhor forma de liderana aquela exercida por exemplo, fazer primeiro e depois cobrar, isso era o bsico! Isso aconteceu com uma equipe que eu liderava, dessa forma eu tinha mais credibilidade e confiana da equipe! 14- o coaching me ajuda a fazer um mapeamento de todas as aes e tarefas. Durante esse mapeamento eu posso em alguns momentos me associar ao objetivo , e me dissociar do objetivo, para ver melhor os possveis obstculos, pois olhando as coisas de longe agente tem uma viso mais ampla da estratgia que esta sendo traada.

You might also like