You are on page 1of 13

Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa

Recenso crtica ______________________ A desumanizao da Arte

Ttulo: a desumanizao da Arte e outros ensaios de esttica ( La deshumanizacin del arte y otros ensayos de esttica) Ano: 1925 | pp. 39-74 (35p.) Autor: Jos Ortega y Gasset Edio: Maro de 2003, Editorial Espasa Calpe, S.A (Madrid)

Curso: Pintura | 1 ciclo Disciplina: Teoria e Historia da Critica da Arte | Docente: Cristina Azevedo Tavares 2 ano | 1 semestre | 2012-13 Aluna: Sara Francisca Almeida | n: 6831

A desumanizao da Arte ______________________

Curso: Pintura | 1 ciclo Disciplina: Teoria e Historia da Critica da Arte | Docente: Cristina Azevedo Tavares 2 ano | 1 semestre | 2012-13 Aluna: Sara Francisca Almeida | n: 6831

Finalidade do trabalho

Este trabalho tem como objectivo sumariar e efectuar uma critica argumentada ao ensaio de Ortega y Gasset A Desumanizao da Arte, analisando-o nas suas linhas simples. O objectivo desta recenso tambm fazer a contextualizao terica do autor e introduzi-lo no pensamento do sculo XIX e sculo XX, de modo a obter uma percepo das suas ideias, comparando-as com outros padres conceptuais.

Razo da escolha da obra

A opo por esta obra justifica-se essencialmente pela sua cotao contempornea, trata-se assim de uma obra do seculo XX, perspectivando vrias correntes vanguardistas. Nomeadamente no incio do seculo XX, o desentendimento perante uma obra que no sugira reaces emocionais, torna-se um ponto fulcral como partida para o estudo da prpria arte e suas variantes.

Introduo
Filosofo e pensador espanhol, Jos Ortega y Gasset (1883 1956), nasceu em Madrid e estudou numa escola Jesuta em mlaga (1891 1897), na Universidade de Deusto em Bilbao (1897 1898) e na Universidade de Madrid (1898 1904). Licenciou-se em filosofia em 1904 e continuou os seus estudos em Berlim, at ser docente na Escuela Superior del Magisterio. Mais tarde em 1910, foi nomeado docente de metafsica na Universidade Central de Madrid (1910 1936). Gasset era no sculo XX, um dos melhores ensastas, sendo grande parte dos seus livros sobre ensaios e artigos. Valorizando o dilogo entre a atmosfera em sua volta e o sujeito, Gasset estimula os leitores a discutir e desenvolver matrias. Na filosofia, sobreps ao neo-Kantianismo, o existencialismo exposto num estilo popular.

Eu sou eu e minhas circunstancias.


(Jos Ortega y Gasset: 1914 em Meditaciones del quijote)

A sua obra mais conhecida, A rebelio das massas, publicada em 1930, percorre a ascenso da sociedade em direco ao poder. As suas ideias coincidem componentes com outros tericos como Erich Frommi, Hannah Arendt iie Karl Mannhiemiii.

Fromm (1900-1980) socilogo, psicanalista e filsofo alemo, estuda o contexto social a nvel da condio humana.
ii

Arendt (1904 1975) filosofa politica alem, faz publicao de livros com ideologias totalitrias e de manipulao da sociedade.
iii

Mannhiem (1893 1947) socilogo hngaro, que colabora para a catalogao e caracterizao das sociedades de massa.

Descrio dos captulos

A impopularidade da nova arte Arte artstica Algumas gotas da fenomenologia A desumanizao da arte comea Convite a compreender A desumanizao da arte continua O tabu e a metfora Supra e infra-realismo A volta do avesso Iconoclastia Influncia negativa do passado Irnico destino A intranscendncia da arte Concluso

Estrutura geral da obra


A obra A Arte do Ponto de Vista Sociolgico do autor Guyan, faz com que Gasset desenvolva o tema, neste ensaio, partindo para a incompreenso / compreenso da nova arte. Estruturada em 14 captulos, A Desumanizao da Arte sintetiza a distino entre a arte nova e a arte romntica do sculo XIX, desde a posio social inteno. Gasset utiliza o termo desumanizao para nomear na arte moderna, o desaparecimento da figura e metfora humana, frisando o facto de que a qualidade da arte no pode estar baseada no seu contedo, mas sim na sua forma.

Resumo do texto por captulos


A impopularidade da nova arte
Gasset reage, descrevendo como estril a obra de Guyan, cujo assunto consiste em reflectir sobre os efeitos sociais da arte escassamente aprofundados. A Arte do Ponto de Vista Sociolgico a temtica principal deste ensaio. Primeiramente so reconhecidas as obras populares das antipopulares, relacionadas com a compreenso ou incompreenso do publico em contacto com as mesmas. Ergue-se assim a sugesto de compreender a impopularidade da nova arte, enquanto arte jovem.

Arte Artstica
Devido a uma reaco adversa quanto arte jovem por parte das massas, amplifica-se a definio de gozo esttico, com o objectivo de revelar o contraste de ideias entre classes. Logo o pblico desfruta as obras nas quais consegue introduzir um destino humano e relaciona-se com ele, no identifica a transparncia da obra, opta pela sua emoo espelhada. A incapacidade de coincidir numa obra, transparncia artstica e realidade humana, separam o pblico em massa grande parte, baseia-se na definio ilusria de gozo esttico e artistas a minoria, na procura da arte pura, constituda por pblico e artistas com sensibilidade sobre os valores estticos. Os novos estilos obtiveram uma tendncia duma serie de factores, incluindo a desumanizao da arte e a diminuio das formas vivas, ligadas a ideias em que a arte um jogo desprovido de caracter transcendente.

Algumas gotas da fenomenologia


Atravs de um exemplo hipottico a presena de um sujeito moribundo e um conjunto de personagens que se relacionam com o mesmo com maior ou menos proximidade espiritual evidencia-se o aspecto da realidade originado atravs dos pontos de vista: o da realidade vivida. Pela distncia emocional do autor perante a cena, varia a sua capacidade de retractar de forma pura, o seu temperamento inumano no determinado momento, permite uma perspectiva antagnica ao normal.

A desumanizao da arte comea


A teoria da sensibilidade esttica na arte moderna, apresentada numa comparao com objectos artsticos dos meados do sculo XIX. A fiel representao da realidade o principal objectivo dos artistas romnticos, a criao de um objecto humano, que no ultrapassa a tentativa de cpia. A presena do ultrasmo verifica-se no prazer esttico, que ser originado da vitria sobre o realismo humano, obtendo a sua essncia pela evaso do real. fcil dizer ou pintar uma coisa que carea por completo de sentido, que seja ininteligvel ou nula: bastara desfiar palavras sem nexo, ou traar riscos ao acaso. Mas conseguir construir algo que no seja cpia do natural e que, contudo, possua alguma substantividade, implica o mais sublime dos dons. Pp.53

Convite a compreender
Anteriormente definio de nova arte, executa-se ento a definio da realidade da arte do seculo XIX e a sua interpretao como objectivo artstico, a mencionada figurao humana. A arte nova vem exactamente negar esse conceito atravs da vontade de estilo, assim designada por Gasset, para traar a inspirao da arte jovem. A trajectria ate inspirao parra por aumentar os horizontes, uma amplitude da mentalidade que diminui com o passar da prpria juventude.

A desumanizao da arte continua


A ordem das pessoas, h depois a dos seres vivos, h por fim, as coisas inorgnicas. Pp.55 Agrupadas hierarquicamente, as trs condies da realidade, revesse o que escapa arte jovem. Exemplos de nomes reconhecidos da msica e da poesia, exemplificam-se as particularidades da arte no seculo antecedente, e o afastar do prazer esttico, ficando a sua obra apenas de si para si, um reflectir introspectivo de sentimentos. O impedimento destes factores pela arte no seculo XX provocar a discusso da razo desta repulsa pelo prprio humano, questes entretanto diferidas pelo prprio autor.

O tabu e a metfora
O psiclogo do sculo XX, Heinz Werner, determinou que a metfora apareceu do medo e da represso, fundadores da necessidade de contornar a realidade por imagens verbais exclusas. A metfora declarada como meio substancial da nova arte, enquanto caracter potico, que se desvia das realidades e as ofusca, ao contrrio de as elevar.

Supra e infra-realismo
Ainda sobre a mesma deciso da metfora, surge o supra-realismo da mesma, nomeado infra-realismo pelo autor, no contexto da inverso hierrquica na arte nova. A meditao sobre aspectos visivelmente amplificados posta em prtica por autores como Ramn Gmez de la Serna, autor de livros sobre o circo ou o Rastro.

A volta do avesso
A inverso do intuito esttico na nova arte, adicionado ao caracter invertido da metfora e do supra-realismo, engloba ainda a inverso da inclinao natural das ideias, de modo em que atravs das ideias que vemos as coisas. Se a realidade constituda pelas ideias que temos dela, origina-se a necessidade de inverter este processo e retirar somente as ideias puras, experiencias exploradas nas vanguardas como o cubismo e o expressionismo. O real transborda sempre o conceito que tenta cont-lo. O objecto sempre mais e diferente do que pensado na sua ideia. Esta acaba por se reduzir sempre a um esquema indigente, como que a um andaime por meio do qual tentamos chegar realidade pp. 62/63

Iconoclastia
Debate-se a riqueza de formas geomtricas presentes no cubismo e em outras correntes artsticas j desde a pr-histria. As variadas formas constituem significados de caris religioso que o autor deixa por investigar.

Influncia negativa do passado


Uma das problemticas para a desumanizao da arte, incide ao mencionar da tradio, da postura positiva ou negativa do artista diante os trabalhos artsticos do passado. A arte romntica d uma oportunidade ao artista de a adoptar como herana e de sentir-se nascido dela, tendo como objectivo melhora-la, ou de se sentir afastado pela mesma, e tomar uma posio sarcstica e agressiva, que resulta em novas correntes artsticas. A questo fundamental desse dio levantada, concordando a possibilidade de representar dio aos primrdios da histria Europeia.

Irnico destino
Tratadas as questes que condizem nova arte, divulgam-se dedues que trazem a repugnncia e a desumanizao hostil s correntes do romantismo, notvel pelos seus objectivos relativos arte. No entanto, a arte jovem, sendo contraditria, conquista um tom irnico e impressionante, desprovido da responsabilidade para com o ser humano, assim a arte nova satiriza a prpria arte, sem qualquer inteno de irmanar as ganancias religiosas da arte romntica. O rancor dirige-se arte como seriedade; o amor, arte vitoriosa como farsa, que triunfa sobre todas as coisas, ate mesmo sobre si prpria, do mesmo modo que, num sistema de espelhos que se reflectem indefinidamente uns nos outros, nenhuma forma a ltima, mas todas se tornam objectivo de escarnio e se fazem pura imagem. Pp. 70

A intranscendncia da arte
Na continuao do gozo esttico evidente na arte nova, expe-se a intranscendncia da obra do artista, que tem uma perspectiva mais leve do que de uma obra romntica. Completamente atacada por intenes religiosas e morais. Deparando-se com esta viso, o artista jovem tem nele a misso fundamental de ir no encontro com a arte pura, sem qualquer outro objectivo seno o de fazer arte, sem outra inspirao.

Concluso
Terminando o ensaio, salienta-se a impossibilidade da certeza e os pressupostos de todas as ideias serem fraudulentas, porem tal possibilidade devera originar a argumentao, dando continuidade deste tema por diversos pontos de vista, incentivando o dilogo. Concluda a busca do objectivo dos jovens artistas, considerando os feitos, nada do que produziram valeu a pena. Assim Gasset finda sugerindo a insinuao de outro caminho para a arte, que no seja o presente caminho desumanizador nem reitere as vias usadas e abusadas.

Importncia fundamental da obra


Gasset investiga uma resposta para nova arte, incompreendida pelo pblico, na sequncia o Romantismo dos finais do sculo XIX, que um smbolo artstico notado pelo contedo religioso e pelas imitaes. Origina-se uma hostilidade da parte dos crticos, perante as mentalidades do sculo XX, caracterizadas pelas emoes e formas vivas, e que pela incompreenso das obras, o que destaca o caracter fulcral da obra, no s vai oferecer uma perspectiva perante os artistas, como ir permitir o dilogo e a argumentao de outros autores.

Contextualizao do autor nas doutrinas da poca


Jos Ortega y Gasset, publica a obra A Desumanizao da Arte no incio do sculo XX, numa poca histrica em que a europa sofre grandes convulses devido I Guerra Mundial (1914 1918), e tambm devido aos primeiros regimes que quebraram com os sistemas polticos anteriores, o Comunismo na Unio Sovitica (1917) e o Fascismo na Itlia (1921). Vive-se o tempo das vanguardas, tal como o cubismo, que teve origem em Frana em meados de 1908 e 1909, sobressaindo-se pela quebra com a ideologia da pintura como representao da realidade. Os objectos no cubismo, so apresentados com vrios planos, os necessrios que o artista precisa para vivenciar a realidade. J em plena Guerra (1916), surge o Dadasmo, assumindo-se como movimento de interrupo perante todas as formas culturais do passado. Mais tarde em 1924, o Surrealismo comea a ser teorizado e o objectivo do sistema figurativo tradicional exactamente invertido, no lugar da realidade exterior, o artista opta por expressar o seu interior. Nos finais do sculo XIX at incio do sculo XX, a filosofia distinguia-se por orientar a inclinao moderna ate ao extremo, na qual a Europa executava um papel preponderante. Vivia-se uma fase histrica que representou uma alterao no objectivo da cincia para o subjectivo da conscincia, a fenomenologia, formulada pelo filsofo e matemtico alemo, Edmund Husserl, que ganha uma reaco racionalista e empirista.

Concluso
A obra A Desumanizao da Arte demonstra uma viso sobre as novas correntes artsticas que surgem no seculo XX, e vem elucidar a incompreenso das obras de arte, por parte do espectador. Com as comparaes presentes nos captulos A desumanizao da arte comea e Convite a compreender, so propostos argumentos ligados aos motivos da arte. Os artistas que fazem arte pela arte, demonstrando assim a nova arte, despendida do peso moral ou religioso, mas, sim numa forma mais complexa com criaes livres de formas vivas, emoes humanas ou formas familiares.

Bibliografia
Townsend, Dabney: Introduao Esttica / Historia, Correntes, Teorias, 1997

Heinemann, F: A filosofia no seculo XX, 1993

ndice

Finalidade do trabalho... 2 Razo da escolha da obra- 2Introduo.- 3 Descrio dos captulos...- 4Estrutura geral da obra.- 5Resumo do texto por captulos...- 5Importncia fundamental da obra...-10Contextualizao do autor nas doutrinas da poca...- 10Concluso - 11Bibliografia..- 12-

You might also like