You are on page 1of 3

MINISTRIO DA FAZENDA Superintendncia de Seguros Privados

CIRCULAR SUSEP No 354, de 30 de novembro de 2007.


Disponibiliza no stio da SUSEP as condies contratuais do plano padronizado para o seguro de transportes e estabelece as regras mnimas para a comercializao deste seguro.

O SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDNCIA DE SEGUROS PRIVADOS SUSEP, no uso das atribuies que lhe confere o art. 36, alneas "b" e c, do Decreto-Lei No 73, de 21 de novembro de 1966, tendo em vista o disposto no art. 10 da Circular SUSEP No 265, de 16 de agosto de 2004, e considerando o que consta dos Processos SUSEP nos 15414.004593/2006-92 e 15414.003362/200408,

RESOLVE: Art. 1o Disponibilizar no stio da SUSEP as condies contratuais do plano padronizado para o seguro de transportes e estabelecer as regras mnimas para a comercializao deste seguro. Art. 2o As sociedades seguradoras que desejarem operar com o plano padronizado de que trata esta Circular devero utilizar as condies contratuais disponveis no stio, bem como, apresentar SUSEP, previamente, o seu critrio tarifrio, por meio de nota tcnica atuarial, observando a estruturao mnima prevista em regulamentao especfica. Art. 3o permitida a incluso de coberturas no previstas nestas condies padronizadas, bem como eventuais alteraes, observadas as demais disposies desta norma e de outros normativos especficos. Pargrafo nico. A SUSEP poder, em funo da anlise da cobertura adicional submetida, vedar sua incluso nas condies padronizadas. Art. 4o As demais disposies previstas nesta Circular aplicam-se igualmente aos seguros de transportes no padronizados.

Fl. 2 da CIRCULAR SUSEP No 354, de 30 de novembro de 2007.

Art. 5o O contrato de seguro de transportes aplica-se apenas a bens segurados em viagens aquavirias, terrestres e areas, em percursos nacionais e internacionais. Art. 6o Para fins desta Circular, o interesse segurvel sobre o objeto segurado estar caracterizado a partir das responsabilidades das partes envolvidas, conforme a negociao efetuada entre elas e representada por documento hbil. Art. 7o Na hiptese de a seguradora no dispensar a vistoria aduaneira, dever estar previsto que estaro cobertas as despesas normais e extraordinrias direta e exclusivamente decorrentes desta vistoria. Art. 8o vedada a contratao de mais de um seguro de transportes sobre o mesmo interesse e contra os mesmos riscos. Art. 9o facultado seguradora estabelecer um prazo no inferior a 6 (seis) meses para o cancelamento da aplice, na hiptese de o segurado no efetuar qualquer averbao neste perodo. Art. 10. A clusula de dispensa de direito de regresso, quando prevista, no implica a iseno da contratao dos seguros obrigatrios. Art. 11. Alm das disposies desta Circular, os contratos e demais operaes de seguro de transportes devero observar a legislao e a regulamentao especfica em vigor, aplicveis aos seguros de danos. Art. 12. obrigatria a contratao daquelas coberturas bsicas presentes no plano padronizado que contemplam mercadorias / bens e/ou embarques especficos. Pargrafo nico. Quando as mercadorias / bens e/ou embarques no se enquadrarem na hiptese prevista no caput deste artigo, as partes devero optar pela contratao de uma das coberturas bsicas restritas C ou B ou pela cobertura bsica ampla A. Art. 13. A partir de 3 de maro de 2008, as sociedades seguradoras no podero comercializar novos contratos de Seguro de Transportes em desacordo com as disposies desta Circular. 1o Os planos atualmente em comercializao devero ser adaptados a esta Circular at a data prevista no caput, mediante abertura de novo processo administrativo. 2o Novos planos submetidos anlise j devero estar adaptados s disposies desta Circular.

Fl. 3 da CIRCULAR SUSEP No 354, de 30 de novembro de 2007.

3o Os contratos em vigor devem ser adaptados a esta Circular na data das respectivas renovaes, quando o fim de sua vigncia for posterior data prevista no caput deste artigo. Art. 14. Esta Circular entra em vigor na data de sua publicao, ficando revogada a Circular SUSEP No 337, de 25 de janeiro de 2007 e a Circular SUSEP No 351, de 27 de setembro de 2007.

ARMANDO VERGILIO DOS SANTOS JNIOR Superintendente

You might also like