You are on page 1of 2

COLGIO REGINA COELI

Ns podemos sempre mais do que imaginamos


(Me. Agathe Verhelle)

Aula prtica 01 Disciplina: Qumica Prof: Luis Carlos Fagundes Moreira Titulo: Determinao do teor de lcool em gasolina Objetivo: Determinar o teor de lcool na gasolina: Identificao substancias polares e apolares : Observar as foras intermoleculares que atua sobre os hidrocarbonetos: Introduo A gasolina um produto combustvel derivado intermedirio do petrleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 tomos de carbono. Uma das propriedades mais importantes da gasolina a octanagem. A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir detonao, ou sua capacidade de resistir s exigncias do motor sem entrar em autoignio antes do momento programado. A detonao (conhecida como "batida de pino") leva perda de potncia e pode causar srios danos ao motor. Existe um ndice mnimo permitido de octanagem para a gasolina comercializada no Brasil, que varia conforme seu tipo. O lcool etlico, umas das substncias adicionadas gasolina tem vital papel na sua combusto, pois sua funo aumentar a octanagem em virtude do seu baixo poder calorfico. Alm disso, o fato propicia uma reduo na taxa de produo de CO. A porcentagem de lcool regulamentada por Lei, e recentemente foi estabelecido um novo padro que de 18 a 24%. Se por um lado existe vantagens, existem as desvantagens tambm, como maior propenso corroso, maior regularidade nas manutenes do carro, aumento do consumo e aumento de produo de xidos de nitrognio. Disso tudo, nota-se a importncia para a frota automotiva brasileira e para o meio ambiente, o rigoroso controle dessa porcentagem. Material utilizado 02 provetas 01 basto Amostras de gasolinas Soluo saturada de gua Procedimento Colocar 50 mL de gasolina comum em uma proveta de 100 mL 0,5 mL com , em seguida Completar o volume at 100 mL com a soluo saturada de NaCl, agitar a soluo com um basto, aguarda o sistema descansar at observar a formao de duas fases no sistema. Ler o volume de ambas as fases. Denominar o volume da fase aquosa de V'. Subtrair de V', 50 mL e denominar este novo volume de V'', conforme a seguinte equao: V'' = V' - 50 mL V'' corresponder quantidade de etanol presente em 50 mL da amostra de gasolina. Calcular a % de lcool na gasolina, atravs da seguinte relao:

50 mL 100% V" x % Aps a realizao do experimento por todas as equipes, com as amostras, preencher a tabela abaixo e com os resultados obtidos: Tabela 01 Amostras analisadas

Amostras

Teor alcolico

Entregar o relatrio da aula dia 14/03/2013, contendo os clculos e a concluso dos resultados obtidos, analisando a teor de lcool na gasolina de acordo a normatizao brasileira.

You might also like