You are on page 1of 5

LISTA DE EXERCCIOS (PRIMEIRO ANO)

Obs.: Esta lista ser corrigida no planto de vspera da P2 PRIMEIRO BIMESTRE (dia 29-03-2012)
Leia um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha Muitos deles ou quase a maior parte dos que andavam ali traziam aqueles bicos de osso nos beios. E alguns, que andavam sem eles, tinham os beios furados e nos buracos uns espelhos de pau, que pareciam espelhos de borracha; outros traziam trs daqueles bicos, a saber, um no meio e os dois nos cabos. A andavam outros, quartejados de cores, a saber, metade deles da sua prpria cor , e metade de tintura preta, a modos de azulada; e outros quartejados de escaques. Ali andavam entre eles trs ou quatro moas, bem moas e bem gentis, com cabelos muito pretos, compridos pelas espduas, e suas vergonhas to altas, to cerradinhas e to limpas das cabeleiras que, de as muito bem olharmos, no tnhamos nenhuma vergonha.

01 - A Carta do Descobrimento considerada a certido de nascimento cultural de nosso pas. Em que sentido esta carta influenciou a Literatura Brasileira? (04 LINHAS) Ela foi a nossa primeira manifestao literria, apesar de ter sido produzida por portugueses. Alm disso, muitas obras literrias posteriores descreveriam as nossas belezas naturais, o nosso povo, ou seja, a Carta de Caminha foi a primeira de uma extensa lista de livros literrios que abordavam estes temas. 02 Quais eram as principais abordagens relatadas pela Carta de Pero Vaz de Caminha? (04 LINHAS) As nossas riquezas minerais, naturais (fauna e flora), clima, tipo humano (ndio) e a possibilidade de catequese. 03 - A qual representante do Quinhentismo Brasileiro referem-se as afirmaes a seguir: Foi o mais importante jesuta em atividade no Brasil do sculo XVI. Estudou o tupi-guarani, escrevendo uma cartilha sobre a gramtica da lngua dos nativos. Escreveu tanto uma literatura de carter pedaggico. Suas peas apresentam sempre o duelo entre anjos e diabos. (02 LINHAS) Jos de Anchieta Leia as tiras abaixo, extradas de Mafalda:

04 Analisando as duas tiras (inferior e superior), encontramos uma figura de pensamento bastante evidente, especialmente no ltimo quadrinho de ambas. Qual seria ela? Que efeito ela causa para o desfecho da mensagem? (05 LINHAS) A figura de pensamento a personificao (ou prosopopeia). Ela causa o efeito de humanizar o mundo, como algum que precisa de cuidados especiais, por se encontrar doente. 05 Indique a figura de construo que foi utilizada nos 2 e 3 quadrinhos da tira superior. Qual a contribuio desta figura para a mensagem da mesma? (04 LINHAS) A figura de construo chama-se Zeugma. Ela contribui para deixar a mensagem mais enxuta, proporcionando um maior dinamismo ao dilogo exposto. Leia o poema abaixo, de Oswald de Andrade: Erro de portugus Quando o portugus chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o ndio Que pena! Fosse uma manh de sol O ndio tinha despido O portugus

06 O poema pode ser dividido em duas partes distintas: os trs primeiros versos formam um bloco, os trs ltimos, outro, separados pelo quarto verso. Esses dois blocos foram construdos a partir de uma figura de linguagem. Qual ela? Transcreva palavras que justifiquem sua resposta. (04 LINHAS) A figura de linguagem a anttese. As palavras que justificam a figura so solx chuva e vestiux despido 07 Quais so as funes sintticas desempenhadas pelas palavras portugus e ndio em cada bloco? Isso refora a importncia da figura de linguagem da questo 06? Por qu? (06 LINHAS) No poema, o portugus seria o sujeito a influenciar a cultura indgena (seu objeto a ser manipulado); j no segundo bloco do texto de Oswald encontramos as coisas invertidas, pois o ndio transformou-se no sujeito sinttico enquanto o portugus, apenas um objeto. Estes contrastes realam a figura de linguagem (anttese). 08 Em sua opinio, alm dos aspectos estruturais e lingusticos, o que diferencia este poema de Oswald de Andrade da Carta de Pero Vaz de Caminha? (06 LINHAS) O texto de Caminha direto, informativo, predominando uma linguagem de sentido denotativo; j o poema de Oswald encontramos uma linguagem potica, sugestiva, irreverente para fazer o leitor pensar a respeito da nossa cultura que foi influenciada por Portugal desde os anos de 1500. Leia a cano abaixo para responder as questes 09 e 10:

VIDA DE CACHORRO Composio: Os Mutantes Vamos embora companheiro, vamos Eles esto por fora do que eu sinto por voc Me d sua pata peluda, vamos passear Sentindo o cheiro da rua Me lamba o rosto, meu querido, lamba E diga que tambm voc me ama Eu quero ver seu rabo abanando Vamos ficar sem coleira Vamos ter cinco lindos cachorrinhos At que a morte nos separe, meu amor!

09 Qual a figura de linguagem que predomina na cano? Como ela colaborou para o desenvolvimento temtico da mesma? (05 LINHAS) A figura predominante a zoomorfizao (ou animalizao). Ela provoca no leitor a sensao de que um casal pode se sentir amado, acolhido, livre, ou seja, feliz vivendo como dois cachorros neste mundo. 10 No verso Me d sua pata peluda [...] destacamos uma figura de linguagem. Qual o seu nome? Qual o seu papel nesta passagem da composio? (05 LINHAS) A figura chama-se aliterao. O seu papel o de proporcionar mais musicalidade cano. 11 Em O Bom Ladro, de Fernando Sabino, por que o narrador-personagem tambm pode ser compreendido como um antagonista desta novela? Diante desta possibilidade interpretativa, quem seriam os coadjuvantes? (06 LINHAS) O narrador-personagem pode ter sido o ladro citado em sua prpria narrativa e, talvez, estivesse nos fazendo acreditar que os ladres fossem sua esposa (Isabel) e Garcia (primo de Isabel). Ele pode ter problemas de esquizofrenia e est enfrentandose ao longo da histria, em outras plavras, um conflito consigo mesmo. Neste caso, Garcia e Isabel seriam os coadjuvantes do enredo de Fernando Sabino.

Para as questes 12 e 13 voc ir explicar o que est acontecendo em cada fragmento extrado de O Bom Ladro: 12 Um dia, quando em meio ao trabalho acendi um cigarro, o Moura Jnior saltou l de sua mesa e chamou a ateno dos outros: - Vejam s com quem estava. Veio para o meu lado: - E eu procurando o tempo todo! Seu tom era agressivo. No me sentia com disposio para discutir. Continuei escrevendo, fingi que no era comigo. - E ento? - E ento o qu? respondi, erguendo finalmente a cabea. [...] Limitei-me a olh-lo com simulada superioridade: - No chateia Moura. Voc no tem o que fazer? Se quiser que seja seu, pois ento seu, pode levar. Est satisfeito? Leve logo e me deixe trabalhar. Ele vacilou: - Bem, j comprei outro. Seu no no. Mas passa a ser: fique com ele para voc. (SABINO, Fernando. O Bom Ladro. So Paulo: tica, 2005, p.60) (06 LINHAS) Neste momento, o narrador-personagem est sendo acusado de ter roubado o isqueiro de Moura Jnior (pelo prprio Moura Jr.). Ele pode no estar entendendo a acusao ou, na opinio de Moura Jr., fingindo que no com ele.

13 Se Isabel tinha vindo me procurar no jornal, algum deveria saber. Perguntei ao contnuo pelo Nilo, chefe da redao. - Embarcou para Minas. Foi cobrir a visita do Presidente O Presidente da Repblica era, assim, o responsvel pela minha incerteza, pelas suspeitas que eu no queria me formular. (06 LINHAS) Isabel disse ao narrador-personagem que foi procur-lo em seu trabalho (redao de um jornal) na ltima noite para juntos irem a um concerto no teatro. Segundo o narrador, Nilo, o chefe da redao, poderia t-la visto naquela noite, mas este viajou para Minas, tornando este momento impossvel para sanar as dvidas do prprio narrador.

Leia o fragmento abaixo, extrado de O Bom Ladro, novela de Fernando Sabino: - Estiveram te procurando. Polcia. Da DRF. - Polcia? Por qu? - Eu que hei de saber? Afastei-me. Depois do caso do isqueiro, mal conversvamos. Talvez o Norberto soubesse alguma coisa. Resolvi indagar dele, mas tive de esperar mais de meia hora pela sua chegada.
(SABINO, Fernando. O bom ladro. So Paulo: tica, 2006, p.68)

14 - Aps a leitura deste fragmento, resuma o que aconteceu logo aps este episdio. (06 LINHAS) Levado por Norberto, o narrador-personagem foi polcia para ser interrogado a respeito do desaparecimento de uma bolsa. Durante o interrogatrio ele foi agredido pelos policiais. 15 Explique o porqu da obra O Bom Ladro ser considerada uma novela. (05 LINHAS) A obra uma novela por apresentar uma extenso de pginas superior a de um conto convencional, mas inferior a de um tpico romance. Alm disso, a histria volta-se para o passado, os captulos so relativamente independentes e o fio condutor da narrativa o prprio narrador-personagem. 16 Aponte pelo menos dois pontos intertextuais entre O Bom Ladro e Dom Casmurro, este ltimo um romance de Machado de Assis. (05 LINHAS) Ambos apresentam narradores-personagens; as mulheres dos narradores so analisadas por estes como dissimuladas; finais abertos; tringulos amorosos nas duas obras; narrativas psicolgicas; os dois narradores so dados aos devaneios (fantasias) e esto com idade avanada quando escrevem os seus textos.

You might also like