You are on page 1of 11

FUNDAO COMUNITRIA DE ENSINO SUPERIOR DE ITABIRA FUNCESI FACULDADE DE CIENCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTABEIS DE ITABIRA- FACCI

Controle ambiental na indstria

Seminrio: CARREGAMENTO E TRANSPORTE EM MINA SUBTERRANEA

Elaborao: Julierme Leticia Tandar Veran Vinicius

Professora: Lvia Lana Itabira 2013

1. INTRODUO

Devido aos problemas ambientais ocasionados pelos processos produtivos, estudiosos, instituies responsveis e empresas buscam novas formas e alternativas para suprir perdas e minimizar impactos negativos, no s visando a preocupao quanto preservao do meio ambiente, mas preocupando-se com a eficincia operacional nos processos.

Segundo Torres e Gama (2005) a minerao pode gerar impactos negativos ao meio ambiente ocasionando a gerao de poeira, rudo, poluio da gua, do ar e do solo, entre outros. Nos casos em que o controle dos impactos no for realizado eficientemente algumas destas alteraes podem afectar adversamente a sade, a subsistncia dos grupos vulnerveis e a biodiversidade da rea de influncia das operaes. Sendo que as fontes poluidoras esto diretamente ligadas ao ciclo operacional da minerao que englobam: perfurao, desmonte, carregamento e transporte.

Os efeitos ambientais ocasionados pela minerao subterrnea esto associados, de modo geral, s diversas fases de explorao dos bens minerais afetando diretamente o meio ambiente, como a gua, o solo e o ar, alm dos profissionais da rea e a indiretamente tambm a populao (BACCI et al, 2006).

Esse trabalho busca resumir claramente as etapas de carregamento e transporte de material em mina subterrnea, caracterizar o processo e qualificar as entradas e sadas do mesmo, no intuito de identificar os impactos positivos e negativos gerados no processo e as medidas mitigatrias aplicadas.

2. OBJETIVOS

Identificar as entradas e sadas no processo de minerao em mina subterrnea, abrangendo os processos de, umidificao, carregamento e transporte de material. E os impactos gerados ao meio ambiente decorridos do processo, juntamente com as medidas mitigatrias adotadas.

3. DESENVOLVIMENTO

As atividades descritas nos quadros 1,2 e 3 so as que ocorrem nas diferentes fases de lavra na minerao subterrnea abordada nessa pesquisa. A figura XX representa um ciclo operacional similar ao processo abordado nessa pesquisa.

Figura 01 - Ciclo de Operaes

3.1 Umidificao

A umidificao uma operao unitria do processo de lavra do minrio, realizada na etapa anterior ao carregamento para minimizar a emisso de particulados durante esse carregamento. O processo realizado atravs da utilizao de caminhes pipa no qual o minrio lavrado molhado por jatos de gua, no o suficiente para que esta se acumule na parte inferior do local de lavra, para que tal excesso no prejudique a estabilidade d rea de operao, porm o suficiente para evitar a suspeno de particulados que possam prejudicar a viso e a sade dos trabalhadores.

Figura 02 - Caminho pipa

Tabela 01 - Etapa da umidificao

ETAPA

ENTRADA - leo diesel (Combustvel dos caminhes pipa)

SAIDA - Emisso de gases

IMPACTOS - Emisso de gases (CO2, NOx, SO2)

MITIGAO - Utilizao do biodiesel - Manuteno preventiva dos equipamentos - Inspeo mecnica dos equipamentos - Reuso da gua de outros processos da minerao - Utilizao de EPIs para proteo auditiva. - Isolamento acstico no equipamento. - Fiscalizao e controle quanto aos ndices de rudo.

UMIDIFICAO - gua industrial - Consumo excessivo de gua (recurso natural) -Poluio sonora - Danos sade humana ( doenas relacionadas ao sistema auditivo)

- Equipamento

- Rudo

Essa operao tambm produz impactos positivos, pois a utilizao de gua para umidificar o material lavrado reduz a suspeno de partculas, melhorando as condies do ar dentro da mina, remetendo o trabalhador a um menor desconforto. 4

3.2 Carregamento

O carregamento realizado aps a umidificao e consiste na remoo do material das frentes de lavras atravs de equipamentos como ps carregadeiras ou escavadeiras, onde o material colocado em caminhes para seu transporte. A figura 03 mostra uma p carregadeira de mina subterrnea, o modelo Atlas Copco 1030, no qual seu consumo mdio 22 litros de leo diesel/hora. O controle do tempo de carregamento tem importncia na questo do fluxo de caminhes no transporte, tem que ser padronizado em tempos suficientes para que os caminhes que realizam o transporte no sofram atrasos e nem formem filas longas.

Figura 03 - Carregadeira Atlas Copco 1030

Tabela 02 - Etapa do carregamento

ETAPA

ENTRADA - leo diesel ( Combustvel das ps carregadeiras) - Graxa - leos lubrificantes

SAIDA - Emisso Gases -Vazamento de leo/ combustvel/ graxa

IMPACTOS - Emisso de gases (CO2, NOx, SO2) - Comprome_ timento do solo e guas superficiais

MITIGAO - Utilizao do biodiesel - Manuteno preventiva dos equipamentos - Inspeo mecnica dos equipamentos - Utilizao de EPIs para proteo auditiva. - Isolamento acstico no equipamento. - Fiscalizao e controle quanto aos ndices de rudo. - Implantao de fontes de energia secundrias (mais limpas) - Manuteno preventiva dos equipamentos - Inspeo mecnica dos equipamentos - Renovao da frota priorizando equipamentos mais eficientes energeticamente

CARREGAMENTO -Equipamento

- Rudo

-Poluio sonora - Exposio Ocupacional dos trabalhadores

- Energia eltrica ( Fonte de energia das ps carregadeiras)

- Consumo excessivo de energia eltrica

3.3 Transporte

No transporte o material colocado em caminhes e so usina de beneficiamento, atualmente a tendncia utilizar maiores unidades em menor nmero, pois esta uma das atividades que apresenta o maior custo operacional nas minas em geral. Sendo que a utilizao de mquinas grandes necessitam de manuteno mais rigorosa, sem improvisos, isso garante um ganho ambiental, pois remete a manuteno preventiva evitando vazamentos de leos, graxas e combustveis, controle de emisses gasosas (melhor eficincia do equipamento). Na figura 04 mostra um caminho de mina subterrnea, modelo Caterpillar AD-130 no qual seu consumo mdio de 25 litros de leo diesel/hora.

Figura 04 - Caminho Caterpillar AD-130

Tabela 02 - Etapa do transporte

ETAPA

ENTRADA - leo diesel ( Combustvel das ps carregadeiras) - Graxa - leos lubrificantes

SAIDA - Gases -Vazamento de leo/ combustvel/ graxa

IMPACTOS - Emisso de gases (CO2, NOx, SO2) - Comprome_ timento do solo e guas superficiais

MITIGAO - Utilizao do Biodiesel - Manuteno preventiva dos equipamentos. - Inspeo mecnica dos equipamentos. - Utilizao de EPIs para proteo auditiva. - Fiscalizao e controle quanto aos ndices de rudo. - Umidificao das vias do trfego dos caminhes. - Sistema de exausto de poeira de dentro das galerias da mina. - Utilizao de EPIs para proteo respiratria.

TRANSPORTE

-Equipamento

- Rudo

- Poluio sonora - Danos sade humana

- Poeira ( ocasionado pela locomoo dos caminhes)

- Danos sade humana (doenas respiratrias)

Nesta etapa tambm considerado o controle do tempo de viagens dos caminhes para que se evitem filas e por outro lado, o caminho ocioso em espera de carregamento ou descarregamento gera prejuzos econmicos para a empresa e maior gasto de combustvel nesse perodo de espera, pois assim estar ligado porm no produzindo. Tal argumento remete a perda da qualidade ambiental pois estar gerando mais emisses gasosas, da a

importncia da gesto ambiental no transporte, visando otimizar os processos eliminando perdas e gerando benefcios ambientais e econmicos.

3.4 Fluxograma

No fluxograma abaixo so esquematizadas as entradas e sadas do processo de umidificao, carregamento e transporte, sendo que as operaes unitrias de perfurao e desmonte no sero abordadas no presente trabalho, complementando apenas as etapas posteriores.

Figura 05 - Fluxograma ciclo operacional umidificao, carregamento e transporte

5. CONCLUSES
Foram levantados os diversos aspectos e impactos ambientais ocorridos na minerao subterrnea, os quais devem servir de base para uma avaliao futura de desempenho ambiental de mina subterrnea e implementao de um sistema de gesto ambiental. Durante o levantamento dos impactos causados pela minerao subterrnea pode-se observar alta grau de impactos referentes utilizao de equipamentos de grande porte, equipamentos de suma importncia aos processos de extrao nas mineradoras, tornando-se invivel a sua substituio por outras tecnologias menos eficazes.

REFERNCIAS

AngloGold Ashanti. Mtodo de Lavra 2012. Projeto Crrego do Sitio. 2012. 20 p. Relatrio Interno. BACCI, Denise de La Corte; ESTON, Srgio Mdicide; LANDIM, Paulo Milton Barbosa. Minerao: Aspectos e impactos ambientais de pedreira em rea urbana. Revista Escola de Minas, Ouro Preto, p.47-54, Jan. Mar. 2006. Disponivel em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0370-44672006000100007&script=sci_arttext>. Acesso em: 01 Mai. 2013. GAMA, Carlos Dinis da; TORRES, Vidal Flix Navarro. Engenharia Ambiental Subterrnea e Aplicaes. Rio de Janeiro: Roberto C. Villas-Bas, 2005. Disponvel em:<http://www.cetem.gov.br/publicacao/livros/EngenhariaAmbientalSubterranea.pdf. Acesso em: 01 Mai. 2013.

10

You might also like