You are on page 1of 22

CONCURSO PBLICO POLCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO PIAI - 2009

RASCUNHO
01 02 03 04
FOLHA DE ANOTAO DO GABARITO - AATENO: Esta parte somente dever ser destacada pelo fiscal da sala, aps o trmino da prova.

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Universidade Estadual do Piau

PROVA ESCRITA OBJETIVA CFSd Curso de Formao de Soldados da Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau DATA: 17/01/2010 HORRIO: 8h30min s 12h30min (horrio do Piau) LEIA AS INSTRUES: 1.
Voc deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 60 questes objetivas sem repetio ou falha. b) Um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas objetivas da prova. c) Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hiptese alguma, papis para rascunhos. Verifique se este material est completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTO-RESPOSTA. Aps a conferncia, voc dever assinar seu nome completo, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA utilizando caneta esferogrfica com tinta de cor preta ou azul. Escreva o seu nome nos espaos indicados na capa deste CADERNO DE QUESTES, observando as condies para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado informao de seu nmero de inscrio. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas de sua opo, deve ser feita com o preenchimento de todo o espao do campo reservado para tal fim. Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no dobrar, amassar ou manchar, pois este personalizado e em hiptese alguma poder ser substitudo. Para cada uma das questes so apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc deve assinalar apenas uma alternativa para cada questo; a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta; tambm sero nulas as marcaes rasuradas. As questes so identificadas pelo nmero que fica esquerda de seu enunciado. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo da Prova. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito. Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTORESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero levados em conta. Quando terminar sua Prova, assine a LISTA DE FREQUNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA, que devero conter sua assinatura. O TEMPO DE DURAO PARA ESTA PROVA DE 4h. Por motivos de segurana, voc somente poder ausentar-se da sala de prova depois de decorrida 3h do seu incio. O rascunho ao lado no tem validade definitiva como marcao do CartoResposta, destina-se apenas conferncia do gabarito por parte do candidato.

05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

2. 3. 4.

5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

N DE INSCRIO

____________________________________________________________
Assinatura

____________________________________________________________
Nome do Candidato (letra de forma)

www.pciconcursos.com.br

NCLEO DE CONCURSOS E PROMOO DE EVENTOS NUCEPE

N D E I N S C R I O
Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

www.pciconcursos.com.br

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA


TEXTO I (Para as questes de 01 a 12).

Toque de recolher para menores Medida polmica adotada em algumas cidades brasileiras no resolve a raiz do problema da violncia

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Vivemos em uma sociedade em que a preocupao com a segurana pblica constante. Visando a adotar polticas para coibir a propagao da violncia, diversas cidades brasileiras adotaram o Toque de Recolher para menores de 18 anos. Apesar de a referida medida parecer benfica, o referido Toque de Recolher est sendo visto com desconfiana por uma parte da sociedade, pois cada caso deve ser encarado de forma individual. Os contrrios medida alegam que ela restringe o direito de ir e vir, sendo que a pertinente represso pode ocasionar um comportamento mais agressivo no seio familiar. J os adeptos da medida justificam suas ponderaes alegando que a iniciativa ir restringir os casos de violncia, drogas entre jovens e que eles iro descobrir que no podem fazer tudo o que querem e no horrio que pretendem. Apesar de as Varas da Infncia e Juventude e o Conselho Tutelar na maioria das cidades efetuarem a referida deciso de forma conjunta, cumpre esclarecer que a medida s foi aplicada em cidades que no apresentam um ndice populacional elevado. Nas capitais e grandes cidades, o Toque de Recolher pode se tornar incuo, pois no teremos um efetivo policial que ir fiscalizar de forma ostensiva todos os jovens, principalmente os que se encontram nas periferias, onde geralmente ocorre a maior parte dos principais problemas. (...) Vivemos num pas em que so constantes as notcias que veiculam ndices de criminalidade, onde medidas repressivas no atingem a origem dos problemas. Por outro lado, temos pessoas que se sentem vulnerveis a esta situao, sobre a qual no possuem qualquer controle. A restrio liberdade dos jovens no ir solucionar, definitivamente, qualquer problema. Alm disso, o Toque de Recolher restringe um dos princpios constitucionais, que o da dignidade da pessoa humana. (...)
(Por: Gislaine Barbosa de Toledo. Revista Viso Jurdica. Nmero 42 p. 24-25)

01.

De acordo com as ideias apresentadas no TEXTO I, CORRETO afirmar que: a) o Toque de Recolher, apesar de ser uma medida de conteno da violncia urbana, no aceita unanimemente por todos os setores da sociedade; b) o Toque de recolher cem por cento eficiente como medida de conteno da violncia nos grandes centros urbanos; c) o Toque de Recolher s funciona de maneira eficiente no combate violncia, quando aplicado nas grandes metrpoles; d) o Toque de Recolher s funciona nas periferias das grandes cidades porque somente nesses locais onde a violncia existe de fato; e) o Toque de Recolher atinge em cheio a origem de todos os problemas de violncia nos grandes centros urbanos.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

www.pciconcursos.com.br

02.

Uma das opes abaixo representa, CORRETAMENTE, o ponto de vista adotado e defendido, no TEXTO I, em relao ao tema em debate. Assinale-a. a) Visando a adotar polticas para coibir a propagao da violncia, diversas cidades brasileiras adotaram o Toque de Recolher para menores de 18 anos. (l. 02-03). b) ... o referido Toque de Recolher est sendo visto com desconfiana por uma parte da sociedade, ... (l. 04-05). c) ...a pertinente represso pode ocasionar um comportamento mais agressivo no seio familiar. (l. 07-08). d) ... a iniciativa ir restringir os casos de violncia, drogas entre jovens e que eles iro descobrir que no podem fazer tudo o que querem e no horrio que pretendem. (l. 09-11). e) A restrio liberdade dos jovens no ir solucionar, definitivamente, qualquer problema. Alm disso, o Toque de Recolher restringe um dos princpios constitucionais, que o da dignidade da pessoa humana. (l. 22-24).

Observe o trecho abaixo, para responder s questes 03, 04 e 05. Nas capitais e grandes cidades, o Toque de Recolher pode se tornar incuo, pois no teremos um efetivo policial que ir fiscalizar de forma ostensiva todos os jovens, principalmente os que se encontram nas periferias, onde geralmente ocorre a maior parte dos principais problemas. (l. 14-18) 03. Em relao discusso do tema, CORRETO afirmar que, neste trecho, verifica-se: a) a defesa da ideia de que os jovens devem viver sob proteo policial; b) a constatao de que os jovens da periferia so os nicos responsveis pela violncia nos grandes centros urbanos; c) um argumento favorvel adoo do Toque de Recolher, nas grandes cidades; d) um argumento contrrio adoo do Toque de Recolher como medida que poder conter totalmente a violncia; e) a declarao de que a violncia jamais ser efetivamente contida nas periferias das grandes cidades.

04.

Quanto ao sentido, no contexto, a palavra incuo, equivale a a) b) c) d) e) eficiente. ineficiente. danoso. prejudicial. defeituoso.

05.

Textualmente, a palavra onde retoma a) b) c) d) e) Nas capitais. grandes cidades. policial. nas periferias. principais problemas.

06.

No trecho: Vivemos num pas em que so constantes as notcias ... (l. 19), para que se mantenha a correo gramatical, o segmento destacado pode ser, CORRETAMENTE, substitudo por: a) b) c) d) e) pelo qual; o qual; que; de que; onde.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

www.pciconcursos.com.br

07.

Em relao expresso destacada no trecho: Alm disso, o Toque de Recolher restringe um dos princpios constitucionais, que o da dignidade da pessoa humana. (l. 23-24), CORRETO afirmar que: a) esta expresso no poderia ser deslocada para depois de Toque de Recolher porque o sentido da mensagem original seria profundamente alterado; b) esta expresso perfeitamente dispensvel neste contexto j que no acrescenta nenhuma informao nem sinaliza para o ponto de vista adotado pelo autor do texto em relao ao tema discutido; c) conservando o seu sentido original, o trecho poderia ser reescrito retirando-se a expresso Alm disso e acrescentando-se a palavra tambm logo aps Toque de Recolher; d) quanto ao sentido, esta expresso equivale a porque; e) a vrgula, logo aps esta expresso, est sendo utilizada de maneira gramaticalmente inadequada.

Considere o trecho abaixo para responder s questes 08, 09 e 10. Os contrrios medida alegam que ela restringe o direito de ir e vir, sendo que a pertinente represso pode ocasionar um comportamento mais agressivo no seio familiar. (l. 07-08). 08. Considerando-se as ideias e as estruturas lingusticas a partir das quais o texto elaborado, CORRETO afirmar que: a) entre as palavras Os e contrrios subentende-se especificamente a palavra familiares; b) a palavra Os desempenha a mesma funo textual que desempenharia o pronome demonstrativo aqueles; c) a correo gramatical ser mantida se no lugar de utilizar-se a forma verbal vir empregar-se a forma vim; d) a palavra um tem a funo de enumerar a palavra comportamento; e) a palavra represso , gramaticalmente, um qualificador de pertinente.

09.

Assinale a alternativa que contm uma afirmao CORRETA. a) b) c) d) e) A palavra mais , gramaticalmente, um intensificador de agressivo. A palavra mais , gramaticalmente, um qualificador de agressivo. A palavra mais nada acrescenta ao contexto, em termos de sentido. A palavra mais, qualifica comportamento. A palavra mais est sendo usada inadequadamente, considerando-se a mensagem veiculada.

10.

A concordncia gramatical de Os contrrios, d-se, textualmente, com: a) b) c) d) e) restringe; medida; alegam; pode ocasionar; ir e vir.

11.

CORRETO afirmar que a palavra s (l.14), confere ao contexto uma idia de: a) b) c) d) e) explicao; ampliao; negao; ponderao; restrio.

12.

Assinale a alternativa em cujo trecho transcrito h uma estrutura lingustica com verbo na voz passiva. a) b) c) d) e) ... a preocupao com a segurana pblica constante. (l. 01-02). ... diversas cidades brasileiras adotaram o Toque de Recolher ... (l. 02-03). Apesar de a referida medida parecer benfica, ... (l. 03-04). ... o referido Toque de Recolher est sendo visto com desconfiana ... (l. 04-05). ... ela restringe o direito de ir e vir, ... (l. 07).

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

www.pciconcursos.com.br

TEXTO II (Para responder s questes de 13 a 18).

SEM MEDO DA VERDADE Dossi Polcia - Pesquisa

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

(...) Um assassinato a cada doze minutos. esse o ritmo da tragdia brasileira. o nmero por trs da atmosfera de medo que domina as ruas de todas as grandes cidades do pas. Ele se traduz em 45 000 homicdios por ano. E vem dramaticamente acompanhado de uma quantidade igualmente estratosfrica de todos os outros tipos de crime, como assaltos, roubos a residncias ou estupros. Esse conjunto nefasto empurra os cidados para dentro de casa, afastando-os das ruas e praas, que ficam merc dos bandidos. O medo mina o ambiente nas cidades, nos negcios, afasta investimentos e traz enormes prejuzos s famlias. Encarar essa questo uma das emergncias do pas. O Brasil j se mostrou capaz de resolver problemas aparentemente insolveis. Venceu a inflao supersnica, na dcada passada, para se tornar uma liderana entre as economias emergentes deste incio do sculo XXI; com sua disciplina econmica, foi dos primeiros pases a se distanciar do vrtice da crise financeira mundial. No possvel que no consiga lidar tambm com o problema da criminalidade e combater a inpcia de suas polcias. No mais. A essa constatao, segue-se uma indagao inevitvel. O que falta s polcias brasileiras para que consigam restaurar um nvel civilizatrio de segurana nas cidades? (...)
(Por Ronaldo Frana. Revista Veja. Edio 2141 ano 42 n 48 de 2 de dezembro de 2009 p. 156)

13.

Assinale a opo que apresenta uma afirmao CORRETA em relao s ideias do TEXTO II. impossvel resolver o problema da violncia brasileira. A populao brasileira a grande responsvel pelo nvel de violncia existente no pas. Restaurar a segurana nas cidades brasileiras no uma tarefa impossvel. As autoridades brasileiras jamais sero capazes de solucionar os crimes que acontecem nas grandes cidades. e) As polcias sempre desvendam todos os crimes que acontecem nas grandes cidades brasileiras. a) b) c) d)

14.

Sentido e correo gramatical sero mantidos se antes de Um assassinato a cada doze minutos (l. 01), acrescentarmos: a) b) c) d) e) aconteceu, no Brasil,; acontece, no Brasil,; vai acontecer, no Brasil,; havia acontecido, no Brasil,; acontecer, no Brasil,.

15.

Quanto ao sentido, a palavra insolveis (l. 09) equivale a: a) b) c) d) e) sem solues; sem condies; inviveis; impossveis; inevitveis.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

www.pciconcursos.com.br

Trecho para as questes 16 e 17. Esse conjunto nefasto empurra os cidados para dentro de casa, afastando-os das ruas e praas, que ficam merc dos bandidos. (l. 05-06). 16. Neste trecho, a palavra que substitui, textualmente: a) b) c) d) e) conjunto nefasto; cidados; casa; os; ruas e praas.

17.

Neste trecho, a expresso Esse conjunto nefasto recupera, no TEXTO II: a) b) c) d) e) apenas 45 000 homicdios por ano; apenas assaltos; 45 000 homicdios por ano, assaltos, roubos a residncias, estupros; apenas 45 000 homicdios por ano e assaltos; apenas roubos a residncias e estupros.

18.

Assinale a opo em que o segmento destacado no trecho transcrito equivale, gramaticalmente, a na dcada passada (l. 09-10). a) b) c) d) e) esse o ritmo da tragdia brasileira (l. 01). ... empurra os cidados para dentro de casa, ... (l. 05-06). ... afasta investimentos e traz enormes prejuzos s famlias. (l. 07-08). ... para se tornar uma liderana entre as economias emergentes deste incio do sculo XXI; (l. 10-11). O que falta s polcias brasileiras ... (l. 14-15).

QUESTES DE MATEMTICA
19. Considerando o conjunto universo U = {2, 4, 6, 8, 10} e os conjuntos no-vazios A e B, subconjuntos de U, tais que B A, A U B = {6, 8, 10} e A B = {8}, pode afirmar, CORRETAMENTE, que A : a) b) c) d) e) 20. {6,8,10} {4,6} {4,6,8} {2,6,10} {6,8}

Dados os conjuntos: A = {x IR l 1 x 10}, B = { x IR l (x+1)(x-6) 0}, C = {z IR l z = 6z }, O conjunto A (CUB) : a) b) c) d) e) (1,7) {3}U(5,7) {0,3} (5,7) [1,6]

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

www.pciconcursos.com.br

21.

Sobre o preo de uma moto importada incide um imposto de importao de 30%. Em funo disso, o seu preo para o importador de R$ 15.600,00. Supondo que tal imposto passe de 30% para 60%, qual ser, em reais, o novo preo da moto, para o importador? a) b) c) d) e) 19.200,00 22.500,00 31.200,00 39.000,00 21.000,00

22.

1 do 4 2 3 terreno. O restante, Jos usou para plantar arroz, milho e feijo. Se a rea plantada tem de arroz e de 7 5
Jos comprou um stio de 14 hectares, reservando, para a construo da casa e rea de lazer, milho, quantos metros quadrados do terreno foram ocupados com a plantao de feijo? Dado: 1 hectare = 10000 m a) b) c) d) e) 140.000 m 72.000 m 105.000 m 12.000 m 25.000 m

23.

Dados: Definio 1: A equao ax + by = c, onde a, b e c so nmeros inteiros conhecidos, e x e y so variveis que s assumem valores inteiros, chama-se Equao Diofantina. Definio 2: Os nmeros inteiros a e b so primos entre si e os nicos divisores comuns de a e b so 1 e 1. Afirmao: A equao Diofantina ax + by = c tem soluo se, e somente se, a e b forem primos entre si. A soluo da equao 8x + 15y = 54 : a) b) c) d) e) (2,3) (4,1) (1,4) (3,2) (1,3)

24.

Um quartel de polcia tem 750 soldados e comprou marmitas individuais congeladas suficientes para o almoo destes durante 25 dias. Se esse quartel de polcia tivesse mais 500 soldados, a quantidade de marmitas j adquiridas seria suficiente para um nmero de dias igual a: a) b) c) d) e) 15 13 12 18 20

25.

Uma empresa de cosmtico possui R$ 80.000,00. Ela aplica 30% desse dinheiro em um investimento que rende juros simples a uma taxa de 3% ao ms, durante 2 meses; e aplica o restante em outro investimento que rende 2% ao ms durante 2 meses tambm. Ao fim desse perodo, esse investidor possui: a) b) c) d) e) R$ 83.000,00 R$ 84.300,00 R$ 85.200,00 R$ 86.300,00 R$ 83.680,00

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

www.pciconcursos.com.br

26.

No alto de uma torre de uma emissora de televiso duas luzes piscam com frequncias diferentes. A primeira, pisca 12 vezes por minuto e a segunda, pisca 15 vezes por minuto. Se num certo instante as luzes piscam simultaneamente, aps quantos segundos elas voltaro a piscar simultaneamente? a) b) c) d) e) 10 segundos. 20 segundos. 15 segundos. 40 segundos. 30 segundos.

27.

A expresso

18 + 50 equivalente:

2 b) 3 c) 8 d 15 e) 8
a) 28.

2 2 2 2 3
2,3444... (2) 6,4 .10
1 2

O valor de x =

a) b) c) d) e)

31 72 213 72 35 2 6 35 3 6 3 3 2

29.

3 x + 2y = 1 O valor de a para que o sistema seja compatvel e determinado : ax 4 y = 0 a) a = 6 b) a = 6 c) a 6 d) a = 3 e) a 3

30.

Um prisma triangular regular tem a medida da aresta da base igual medida da aresta lateral. Se a rea total do prisma 2( 6 + a) 2cm b) 3cm c) 6cm d) 10cm e) 9cm

3 ) cm, ento a altura do prisma :

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

www.pciconcursos.com.br

QUESTES DE NOES DE INFORMTICA


31. Um recurso de formatao de texto bastante utilizado no Word o alinhamento de pargrafo. O alinhamento que permite que as linhas de um pargrafo fiquem alinhadas tanto na margem esquerda quanto na margem direita est, CORRETAMENTE, representado em: a) b) c) d) e) 32. esquerda. Centralizado. direita. Justificado. Recuado.

Considerando a configurao padro do MS Word 2003, assinale a alternativa INCORRETA: a) Para criar letras pequenas abaixo da linha de base do texto, pode-se utilizar o cone b) Uma opo para recortar um texto previamente selecionado clicando o cone de ferramentas. c) Ao clicar o cone da barra de ferramentas, uma operao ser repetida. . da barra de . disponvel na barra

d) Para alterar a fonte, pode-se utilizar a caixa de texto

e) Para alinhar o texto de forma centralizada, uma alternativa utilizar o cone ferramentas. 33.

O MS Word 2003 possui uma ferramenta que permite mostrar marcas de pargrafo e outros smbolos de formatao ocultos. Assinale a alternativa abaixo que mostra o cone que representa essa ferramenta na barra de ferramentas: a) b) c) d) e) . . . . .

34.

A figura acima representa os nveis em uma hierarquia de memria tpica em computadores embutidos, de desktop e servidores. Os nmeros 3, 2 e 1 podem ser substitudos respectivamente por: a) b) c) d) e) Cache, RAM e CPU. RAM, Cache e CPU. CPU, RAM e Cache. CPU, Cache e RAM. RAM, CPU e Cache.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

10

www.pciconcursos.com.br

35.

Sobre dispositivos de armazenamento, CORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) Os discos magnticos permitem o armazenamento no voltil de arquivos por um longo prazo. Em comparao aos discos, as memrias flash possuem um alto consumo de energia. Os discos magnticos podem ser usados como uma ROM regravvel em sistemas embutidos. Memrias flash, assim como os discos, esto organizadas em trilhas e setores. Fitas magnticas tm uma vantagem sobre os discos magnticos: no se desgastam.

36.

Considere a planilha Excel abaixo, em sua configurao padro, com quatro nmeros inteiros. Assinale a alternativa em que o valor retornado pela frmula =MDIA(A1:B2), inserida na clula C2, mostrado. Considere os valores mostrados na planilha para responder questo.

a) b) c) d) e)

6,75. 7. 13. 27. 14.

37.

Considere a planilha Excel abaixo, em sua configurao padro, com quatro nmeros inteiros. Assinale a alternativa em que o valor retornado pela frmula = (A1+B2/3)/2, inserida na clula C2, mostrado. Considere os valores mostrados na planilha para responder questo.

a) b) c) d) e) 38.

2. 6. 4. 13. 14.

Considere a planilha Excel abaixo em sua configurao padro. Na clula B3 o resultado da frmula =MDIA(A1;A2;B1;B2) mostrado. Supondo que o usurio mescle as clulas A2 e B2 em uma nica clula, assinale a alternativa em que est o novo valor que ficar na clula B3, aps a operao de mesclagem.

a) b) c) d) e)

5,5. 6. 6,33. 7. 9,67.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

11

www.pciconcursos.com.br

39.

Associe os itens da coluna da direita com os itens da coluna esquerda e, em seguida, marque a alternativa que contm a sequncia CORRETA de associaes. (1) CPU (2) Perifrico (3) Software ( ( ( ( ) ALU (Arithmetic and Logic Unit) ) Teclado ) Microprocessador ) Processador de textos

a) b) c) d) e) 40.

1, 2, 1, 3 1, 2, 2, 1 1, 2, 2, 3 3, 2, 1, 2 3, 2, 2, 3

O usurio utilizando o MS-Internet Explorer verso 6.0 e, estando no endereo http://www.google.com.br/, realizou as seguintes operaes: I. No menu Favoritos, clicou em Adicionar a Favoritos. II. Digitou um novo nome para a pgina. Assinale a alternativa que resume, CORRETAMENTE, a operao realizada pelo usurio: a) b) c) d) e) Alterou a Home Page. Alterou uma pgina da lista de pginas favoritas. Excluiu uma pgina da lista de pginas favoritas. Criou uma Home Page. Adicionou uma pgina lista de pginas favoritas.

QUESTES DE HISTRIA
41. Se voc observar a Inglaterra no sculo XVI, ver que uma potncia de segunda classe (...). Mas j no comeo do sculo XVIII a Inglaterra a maior potncia do mundo. Logo, alguma coisa aconteceu no meio disso. E eu creio que o que houve no meio foi a Guerra Civil e a Revoluo, que tiveram efeitos fundamentais. (HILL, Christopher. O carter da
Revoluo Inglesa. Folha de So Paulo. 10 ago. 1988, p. E-14).

Segundo Christopher Hill, a Revoluo Inglesa teve efeitos fundamentais sobre o desenvolvimento polticoeconmico ingls. Sobre as Revolues Inglesas do sculo XVII, podemos afirmar CORRETAMENTE: a) O sucesso econmico ingls resultado do Ato de Navegao, estabelecido por Carlos II, que buscava o fortalecimento da marinha e do comrcio da Inglaterra. b) A coroao de Carlos I, em 1645, no Parlamento ingls, significou o estabelecimento da democracia na Inglaterra e a criao das condies polticas necessrias ao desenvolvimento do capitalismo ingls. c) A ltima reao do Absolutismo na Inglaterra ocorreu com a negativa de Guilherme de Orange, em 1688, em assinar a Declarao dos Direitos, resultando em sua imediata deposio pelo parlamento. d) As Revolues Inglesas resultaram da aliana entre os reis da dinastia Stuart e o Parlamento ingls, contrrios ao Despotismo Esclarecido, proposto pelos nobres ingleses. e) A Revoluo Gloriosa, de 1688, extinguiu o Absolutismo na Inglaterra e instaurou a Monarquia Parlamentar, a partir de ento dominada pelos interesses e pela ao da burguesia.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

12

www.pciconcursos.com.br

42. O que o Terceiro Estado? Tudo. O que tem sido at na ordem poltica? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa. (SIEYS, Emmanuel Joseph. Qu'est-ce que le Tiers-tat. 1789). A Revoluo Francesa apresentou diversas fases cujos resultados foram tambm diversos. No campo, onde se concentrava a maior parcela do Terceiro Estado, a Revoluo trouxe importantes transformaes, entre as quais podemos destacar CORRETAMENTE: a) Extino das pequenas propriedades rurais, que passaram a ser agrupadas em fazendas coletivas. b) Eliminao da condio de servido sob a qual era mantida parte da populao camponesa. c) Transformao de todos os tributos feudais em um imposto nico, pago ao Estado anualmente em forma de produtos ou servio militar. d) Expropriao dos pequenos lotes de terras e sua venda a quem os pudesse pagar, como forma de sustentar o governo jacobino. e) Transformao dos senhorios feudais em empresas agrcolas estatais no governo Diretrio Girondino. 43. Eu aterrei o abismo anrquico e pus ordem no caos. Eu limpei a Revoluo (...). E depois sobre que poderiam atacar-me de que um historiador no pudesse defender-me?
(BONAPARTE, Napoleo. O processo Napoleo. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de histria. v.III. Lisboa: Pltano, 1976, p.124).

Na Frana poca da Revoluo, Napoleo despontou para o cenrio poltico por meio do Golpe de 18 de Brumrio. Sobre o significado histrico do Golpe 18 de Brumrio, podemos afirmar: a) Destituiu a Conveno, liderada pelos girondinos, e abriu caminho para a radicalizao do movimento por meio do Terror. b) Tambm conhecido como Conveno, marca o incio da corrida imperialista francesa e a difuso de seu iderio revolucionrio. c) Instalou a Ditadura Montanhesa sob a liderana de Napoleo, responsvel pelo soerguimento da econmica francesa por meio do Bloqueio Continental, que isolou a Inglaterra. d) Consolidou a revoluo burguesa na Frana, atravs da conteno dos inimigos internos (monarquistas e jacobinos) e externos, e sua expanso para o restante da Europa. e) Marca o incio do Diretrio, com Napoleo como Primeiro Cnsul, condio que permitiu a aprovao da Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado. 44. Dentre os aspectos que influenciaram o processo de emancipao poltica do Brasil, podemos considerar CORRETAMENTE: I a vinda da famlia real para o Brasil. II as rebelies nativistas, sobretudo a Revolta de Vila Rica. III rebelies com as caractersticas da Conjurao Baiana e Inconfidncia Mineira. IV a abdicao de Dom Pedro I, em 1931. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a IV, marque a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) 45. As afirmaes constantes dos itens I, II, III e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e III esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II e III esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I e III esto corretas.

A participao do Piau no processo de Independncia do Brasil traz em si algumas singularidades. Sobre a adeso do Piau a esse processo CORRETO afirmar: a) Parnaba foi a primeira vila a aderir aos comandos de D. Pedro I, em 13 de maro de 1823. b) Foi decisiva a adeso imediata de Oeiras causa da Independncia do Brasil, em 19 de outubro de 1822, da comemorarmos o dia do Piau nessa data. c) As tropas do major Fidi venceram os independentes na Batalha do riacho Jenipapo, no entanto, tiveram suas bagagens de guerra apreendidas, forando-os reagruparem foras no Maranho. d) Os defensores da causa da Independncia no Piau venceram as tropas portuguesas na Batalha ocorrida s margens do riacho Jenipapo, aps a vitria sobre as tropas do major Fidi. Isso fortaleceu a adeso piauiense aos comandos de Dom Pedro I. e) O primeiro lder do Piau a aderir Independncia do Brasil, em 1822, foi Manuel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaba, que era o presidente da Provncia na ocasio.
Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

13

www.pciconcursos.com.br

46. De uma hora para outra, a antiga cidade desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutao de teatro. (BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. So Paulo: Brasiliense,
1956).

A modernizao compulsria das cidades brasileiras foi um movimento que atingiu o pas nas primeiras dcadas da Repblica. A respeito desse movimento INCORRETO afirmar que: a) A cidade do Rio de Janeiro, embora atingida por essas transformaes, no sofreu muitas intervenes do poder pblico nas reas do centro da cidade, pois os casares estavam de acordo com o projeto modernizador. b) As intervenes do prefeito Pereira Passos e do sanitarista Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro so consideradas smbolos do processo de modernizao compulsria do incio da Repblica. c) Entre as repercusses e tenses ocorridas durante esse processo de modernizao no Rio de Janeiro destaca-se a Revolta da Vacina, um movimento contestatrio da populao contra a vacinao compulsria em combate varola. d) As vrias capitais brasileiras sofreram um forte processo de urbanizao nas primeiras dcadas da Repblica, pois estavam envolvidas pelo que na Frana ficou conhecido como Blle poque. e) As transformaes nas dcadas iniciais da Repblica foram consideradas compulsrias porque no contemplaram todas as demandas sociais, nem tampouco foram capazes de eliminar as desigualdades sociais existentes nas cidades brasileiras.

47. Teresina, por ser capital e pela localizao, se beneficia das mudanas conjunturais do Estado e tambm por ser capital privilegiada como cenrio para as mudanas e exibies sociais. (QUEIROZ, Teresinha. Os literatos e a Repblica. Teresina: FCMC, 1994, p. 18). O Piau, no final do sculo XIX e primeiras dcadas do sculo XX, assistiu a uma srie de transformaes socioculturais resultantes da reordenao de sua estrutura econmica. Podemos afirmar CORRETAMENTE que essas transformaes relacionam-se com: a) A adoo de uma poltica de incentivo pecuria intensiva, ampliando significativamente as receitas do Estado. b) A poltica industrial adotada por alguns estados brasileiros que, por sua vez, passaram a demandar uma maior quantidade de gado piauiense. c) A entrada de grande quantidade de recursos pblicos federais no Piau, o que ensejou o surgimento de algumas importantes indstrias no Estado. d) A explorao do extrativismo vegetal de produtos como a borracha de manioba, a cera de carnaba e o babau. e) O incentivo dado pelo governo para a criao de empresas comerciais no Estado, com o objetivo de funcionarem como entreposto de negociao com a borracha vinda da regio amaznica, poca do Milagre da Borracha.

48. O movimento tenentista, de certa forma, representa a insatisfao da populao brasileira, em especial setores mdios urbanos, que viam nele um canal capaz de provocar modificaes na estrutura econmica brasileira (NASCIMENTO, Francisco Alcides do. A revoluo de
1930 no Piau: 1928-1934. Teresina: FCMC, 1994, p.24).

A passagem da Coluna Prestes pelo Piau marca um importante momento do Tenentismo no Estado e no Brasil. Sobre a passagem da Coluna Prestes pelo Piau, podemos afirmar CORRETAMENTE: a) A Coluna Prestes no Piau resumiu-se a sua rpida passagem pela cidade de Parnaba. b) Um dos fatos marcantes dessa passagem foi a priso por foras piauienses de Juarez Tvora, um dos lderes da Coluna. c) A Coluna Prestes demonstrou pequeno interesse pelo Piau, o que explica sua nica e rpida passagem pelo Estado. d) Assim que chega ao Piau, a Coluna se desfez, retornando para o Rio de Janeiro, o que explica sua pequena repercusso no Estado. e) A Coluna teve ampla adeso da populao do Estado, sobretudo nas cidades.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

14

www.pciconcursos.com.br

49. Se compararmos os efeitos positivos do colapso da Unio Sovitica e de seu sistema poltico aos seus efeitos negativos, eu diria que estes ltimos so incomparavelmente maiores. (HOBSBAWM, Eric. O novo sculo: entrevista a Antonio Polito. So Paulo: Cia das Letras, 2000,
p. 84).

No ano de 2009, comemorou-se os 20 anos da Queda do Muro de Berlim, que abriu caminho para a desagregao e fim da Unio Sovitica. Simbolicamente, para o mundo contemporneo, a Queda do Muro de Berlim, significou: a) O resultado dos esforos da Unio Sovitica para pacificar os conflitos existentes no Leste Europeu. b) A vitria do projeto poltico da Alemanha Oriental sobre as foras da Alemanha Ocidental, o que permitiu a Alemanha ser hoje a maior potncia econmica da Europa. c) O fim da Guerra Fria, como consequncia do fim da bipolarizao do mundo entre as duas superpotncias, Estados Unidos e Unio Sovitica. d) A exclusiva presso da sociedade civil que, por meio das Organizaes das Naes Unidas, negociou a trgua entre alemes ocidentais e orientais. e) O congrassamento dos povos e a tolerncia religiosa, unindo catlicos da Alemanha Ocidental e protestantes da Alemanha Oriental.

50. O lder cubano Fidel Castro chamou nesta quarta-feira de cnico o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por ter aceitado o Prmio Nobel da Paz. (EFE - European Pressphoto
Agency, 2009).

Alm de Fidel Castro, vrias outras pessoas reagiram com surpresa escolha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o Prmio Nobel da Paz, em 2009. O que explica essa reao negativa : a) O fato de Obama ser descendente de um africano, uma vez que at o ano de 2009 nenhum negro tinha recebido essa premiao. b) O fato de, no mesmo perodo em que recebera a premiao, o presidente dos Estados Unidos ter autorizado o envio de um grande contingente de soldados para lutar no Afeganisto, contrariando completamente o princpio defendido por esse prmio. c) Exclusivamente sua condio de presidente dos Estados Unidos, que por si s j o impede de concorrer a essa premiao, haja vista ele administrar o pas mais belicista do mundo. d) Sua indisposio poltica com os presidentes do Ir, da Coria do Norte e da Venezuela, o que so as causas exclusivas da rejeio de seu nome ao prmio Nobel da Paz. e) Os constantes elogios feitos em pblico ao presidente do Brasil, Lus Incio Lula da Silva, em franca demonstrao de aproximao aos partidos de esquerda na Amrica Latina, contrariando o perfil que se deseja a um presidente dos Estados Unidos.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

15

www.pciconcursos.com.br

QUESTES DE GEOGRAFIA
51. A natureza social do espao geogrfico decorre do fato simples de que os homens tm fome, sede e frio, necessidades de ordem fsica decorrentes de pertencer o homem ao reino animal, ponte de sua dimenso csmica. No entanto, diferena do animal, o homem consegue os bens de que necessita intervindo na primeira natureza, transformando-a. Transformando o meio natural, o homem transforma-se a si mesmo. Ora, como a obra de transformao do meio uma realizao necessariamente dependente do trabalho social (a ao organizada da coletividade dos homens), o trabalho social o agente de mutao do homem, de um ser animal para um ser social, combinando estes dois momentos em todo o decorrer da histria humana. (MOREIRA, RUY: A Geografia serve para desvendar mscaras sociais (ou para repensar a geografia), In: Revista
Cosmus. So Paulo, pg. 42 58, Julho, 2007.)

Considerando a natureza da produo social do espao geogrfico, assinale a alternativa CORRETA. a) A formao espacial confunde-se com a formao econmico-social, contendo sua estrutura e nela estando contida, numa relao dialtica que nos permite, atravs do conhecimento da estrutura e movimentos da formao espacial, conhecer a estrutura e movimentos da formao econmico-social, e vice-versa. b) O arranjo espacial, na verdade a materializao da formao econmico-social decorrente das possibilidades que o meio natural oferece ao homem para sua transformao e organizao social. c) A produo do espao geogrfico deve ser compreendida luz das relaes sociais de produo, que so balizadas por meio da primeira natureza, pilar da organizao social e fonte dos recursos necessrios para o desenvolvimento econmico da sociedade. d) o arranjo espacial a prpria estrutura da totalidade social, cuja base de sua estrutura est na primeira natureza, que define os processos de reproduo social e, portanto, de reproduo do espao. e) Sendo a estrutura da formao espacial definida pela prpria estrutura da formao econmico-social, a existncia de desigualdades espaciais vincula-se diretamente ao modo como os diferentes grupos humanos interagem com o meio natural. 52. Um dos aspectos mais importantes para uma utilizao eficaz e satisfatria de um mapa diz respeito ao sistema de orientao empregado pelo mesmo. O verbo orientar est relacionado com a busca do oriente, palavra de origem latina que significa nascente. Assim, o nascer do sol, nesta posio, relaciona direo leste, ou seja, ao oriente. (FITZ, Paulo Roberto. Cartografia Bsica. So Paulo: Oficina de Textos, 2008). Considere a imagem abaixo:

Fonte: FITZ, Paulo Roberto. Cartografia Bsica. So Paulo: Oficina de Textos, 2008.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

16

www.pciconcursos.com.br

Partindo do fragmento do texto e da imagem, julgue os itens a seguir: I. O mapa apresentado constitui-se numa representao equivocada do territrio brasileiro, uma vez que o norte aparece na parte inferior da representao. II. Da forma como est apresentada a diviso regional do Brasil e, considerando a trajetria aparente do sol, as regies Norte e Centro-oeste apresentam horas adiantadas em relao s demais regies brasileiras por estarem situadas na poro mais oriental do pas. III. No existe equvoco na representao, uma vez que as indicaes norte para cima e sul para baixo so simples convenes e, como se sabe, o planeta no obedece a um referenciamento especfico. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a III, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que: a) b) c) d) e) Apenas a afirmao constante do item I est correta. Apenas a afirmao constante do item II est correta. Apenas a afirmao constante do item III est correta. Apenas as afirmaes constantes dos itens I e III esto corretas. As afirmaes constantes dos itens I, II e III esto corretas.

53.

O desenvolvimento cientfico-tecnolgico vem se tornando um importante aliado nos estudos de Geografia. Nesse campo de inovaes, podem-se citar o uso de ferramentas diversas como o Sistema de Posicionamento Global (GPS - Global Positioning System), as fotografias areas, o sensoriamento remoto e o processamento informatizado de dados georreferenciados, denominado de Sistemas de Informaes Geogrficas (SIGs). Tais avanos tm servido como subsdio para analisar um conjunto muito amplo de informaes geogrficas que permitem estudos mais detalhados do espao geogrfico. Acerca dos avanos tecnolgicos no campo da representao espacial, analise os itens abaixo: I O GPS de grande importncia no levantamento de dados espaciais. Baseado em um sofisticado sistema eletrnico que se apia em uma rede de satlites, o GPS oferece, com grande preciso, a posio instantnea de um receptor em qualquer ponto da Terra. Nesse sentido, seu uso recomendado no levantamento de dados geogrficos j que permite que se determine a posio de objetos, ruas, estradas, rios e limites de grandes propriedades, bem como na confeco de cartas temticas, no controle de fronteiras, na prospeco e explorao de recursos naturais e, ainda, no planejamento ambiental. II O sensoriamento remoto consiste na utilizao conjunta de modernos sensores, equipamentos para processamento e transmisso de dados, aeronaves, espaonaves etc., com o objetivo de estudar o ambiente terrestre atravs do registro e da anlise das interaes entre a radiao eletromagntica e as substncias componentes do planeta Terra, em suas variadas manifestaes. III Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, as imagens de satlite constituem-se em importantes ferramentas de monitoramento ambiental e um instrumento geopoltico valioso. IV Os Sistemas de Informaes Geogrficas correspondem s tcnicas utilizadas pela cartografia automtica capazes de integrar diferentes tipos de dados coletados por pesquisadores e demonstrar a distribuio espacial de cada uma das informaes nele inseridas. Esses sistemas so compostos por hardwares e softwares, informaes espaciais e procedimentos de informtica que auxiliam na construo de representaes do espao geogrfico e na espacializao de temas variados, como dados de economia, infra-estrutura, sade etc. V Um dos usos das imagens de satlites refere-se confeco de mapas temticos de escala grande, enquanto as fotografias areas servem de base confeco de cartas topogrficas de escala pequena. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a V, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que: a) b) c) d) e) Apenas as afirmaes constantes dos itens I e II esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e III esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II, III e IV esto corretas. As afirmaes constantes dos itens I, II, III, IV e V esto corretas.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

17

www.pciconcursos.com.br

54.

A Geopoltica nasceu da aproximao entre a Geografia e o Estado. O sueco Rudolf Kjllen (1864-1922), um germanfilo, professor de Cincia Poltica na Universidade de Upsala, foi o pioneiro na utilizao do termo Geopoltica. Sua obra, editada em 1916 e significativamente intitulada O Estado como manifestao da vida, define: Geopoltica a cincia que concebe o Estado como um organismo geogrfico ou como um fenmeno do espao. (MAGNOLI, Demtrio. O Mundo Contemporneo. So Paulo: Moderna, 2008). Considerando o complexo cenrio geopoltico mundial contemporneo e a importncia da Geografia no sentido de buscar os subsdios necessrios sua compreenso, analise os itens abaixo: I O contexto geopoltico que se seguiu Segunda Guerra Mundial foi marcado, dentre outros aspectos pela bipolarizao do espao mundial entre os Estados Unidos da Amrica e a ex-Unio Sovitica, numa disputa permeada por aspectos ideolgicos e poltico-militares que se convencionou chamar de Guerra Fria. II Nos anos finais da dcada de 1980, com a profunda crise que assolou o bloco de pases comandados pela ex-Unio Sovitica, o mundo assiste ao surgimento de uma nova reordenao geopoltica mundial. Nesse novo cenrio destacam-se como caractersticas marcantes a multipolarizao do poder em escala global, o aprofundamento da globalizao da economia e o fortalecimento do papel dos estados nacionais nos aspectos econmicos e nas relaes internacionais. III Somente com o fim da ordem internacional da Guerra Fria foi possvel a organizao de vrios pases em blocos regionais de comrcio, a exemplo da Unio Europia, do NAFTA e do MERCOSUL, uma das tendncias mais marcantes do mundo contemporneo. IV O cenrio poltico internacional da atualidade caracteriza-se pela sucesso de tenses geopolticas, que em seu conjunto, cria choques mltiplos de interesses. V O terrorismo pode ser considerado como um fenmeno marcante do incio do sculo XXI que tem influenciado as relaes internacionais. Os atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gmeas do World Trade Center e contra o Pentgono, nos Estados Unidos, serviram como justificativa para a interveno militar dos Estados Unidos no Afeganisto. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a V, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que: a) b) c) d) e) Apenas as afirmaes constantes dos itens I e II esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II e III esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens III, IV e V esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, IV e V esto corretas.

55.

As inovaes tecnolgicas permeiam a prpria evoluo da sociedade humana, influenciando diretamente a forma atravs da qual a sociedade apropria-se da natureza e transforma-a, num processo contnuo de produo e reproduo do espao geogrfico. Nesse sentido, a atividade industrial pode ser considerada como uma das mximas expresses da sociedade humana, no sentido da apropriao da natureza e de transformao do espao geogrfico, tendo em vista que, ao longo de sua histria, esta atividade estabeleceu um mercado mundial, dando um carter cosmopolita produo e ao consumo. Considerando a importncia da atividade industrial para a produo do espao geogrfico mundial, assinale a alternativa CORRETA. a) Na Primeira Revoluo Industrial, que teve como bero a Inglaterra, em meados do sculo XVIII, a atividade industrial provocou um intenso processo de urbanizao, ainda que as atividades agrrias continuassem a comandar o processo produtivo. b) Foi na Segunda Revoluo Industrial, nas dcadas finais do sculo XIX, com o aumento crescente da produo industrial, que ocorreu a expanso imperialista europia na frica e na sia. c) No contexto do segundo ps-guerra inicia-se a configurao de uma nova Diviso Internacional do Trabalho. Em algumas reas seletas de pases perifricos, diversas empresas multinacionais passaram a instalar importantes centros de produo industrial, voltados, sobretudo, para os setores tecnologicamente mais avanados, como a microeletrnica e a informtica. d) Com o avano do processo de globalizao, a industrializao estendeu-se a vrios pases e regies do mundo, levando consolidao do modelo clssico da Diviso Internacional do Trabalho, em que cabe aos pases ricos a produo e a exportao de manufaturados e aos pases pobres, a produo e a exportao de matrias-primas. e) A Revoluo Tecnolgica das ltimas dcadas acelerou a velocidade de transmisso da informao acelerando o fluxo de capitais e mercadorias e modificando as noes de prximo e distante. Essas mudanas, no entanto, no influenciaram nas estratgias de localizao das indstrias.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

18

www.pciconcursos.com.br

56.

Comea a cpula sobre clima para definir novas metas contra mudana climtica. A cpula da Organizao das Naes Unidas (ONU) sobre mudana climtica, destinada a discutir metas para reduzir as emisses de gases do efeito-estufa, foi iniciada nesta segunda-feira (07/12/2009), em Copenhague, na Dinamarca. A maior reunio j realizada sobre o aquecimento global, que rene 15 mil pessoas, delegados de 192 pases, ambientalistas e ONGs, se prope a superar a grande brecha entre pases ricos e pobres para combater os efeitos das emisses de CO2 nas prximas dcadas. (Disponvel em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente.
Acesso em: 10 dez. 2009.)

A emisso de gases de estufa reflete, essencialmente, o nvel de industrializao e o modelo energtico adotado pelos diferentes pases. Nesse sentido, em se tratando da questo energtica e os impactos ambientais, julgue os itens abaixo: I A queima do petrleo, do carvo mineral e, em menor escala, do gs natural, libera gases poluentes na atmosfera, entre eles os gases de efeito-estufa, diretamente associados ao aquecimento global. II A produo de energia eltrica em centrais termonucleares no produz emisses de gases causadores do efeito-estufa. No entanto, essa forma de produo de energia, alm de possuir um alto custo, origina resduos com alto poder de contaminao que no tem ainda uma soluo suficientemente segura e satisfatria para seu descarte. III Nas usinas hidreltricas, a eletricidade obtida por meio do aproveitamento das guas dos rios. A fora hidrulica movimenta turbinas que acionam os geradores responsveis pela transformao da energia hidrulica em energia eltrica. Nesse sentido, essa forma de obteno de energia eltrica no apresenta restries ambientais, j que no gera poluio atmosfrica. IV A produo de biocombustveis apresenta-se como uma alternativa energtica sustentvel, uma vez que as emisses de gases decorrentes da queima do etanol e do biodiesel menos poluente do que a queima dos derivados de petrleo. Alm disso, o aproveitamento de mo-de-obra em grandes reas monocultoras reduz o problema do desemprego. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a IV, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que: a) b) c) d) e) 57. Apenas as afirmaes constantes dos itens I e II esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I e III esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e IV esto corretas. As afirmaes constantes dos itens I, II, III e IV esto corretas.

A Fbula da Ecologia e do Tracaj Navegando em uma remota regio de um pas que sonhava crescer, a Ecologia sentia o drama de viver a destruio de imensas florestas tropicais, pela fria do fogo e a incapacidade humana. Seguindo h vrios dias entre rios, parans e igaraps, a fauna e flora local, somando-se tranquilidade de guas negras e lmpidas, como a prpria expresso da vida natural, a Ecologia tinha certeza que suas verdades seriam inquestionveis pela simples razo de existirem. Ao parar no fim de mais um dia, em um tranquilo brao de rio, brilhando ainda sob a ltima luz do sol poente, a Ecologia resolveu ir at uma pequena casa que se avistava ao longe, primeira vista em muitos dias. Desembarcando, observou as paredes de toro encostados, cobertos pela palha caracterstica da regio, e chegou prxima ao jovem morador, que preparava sua primeira refeio do dia, aps o rduo trabalho entre seringueiras e castanheiras. Observando melhor a panela de barro do jantar, viu que o jovem preparava um tracaj, tartaruga tpica do local e que se encontrava em perigo de extino pelo seu abate indiscriminado. Indignada, mas sbia, a Ecologia perguntou ao jovem: Voc sabe o que est comendo? Sim, um tracaj. Tentando encontrar um melhor caminho para resolver a questo, a Ecologia falou: Olhe, o tracaj um animal protegido, inclusive o governo gasta muito dinheiro para conservar a espcie. Alm disso, a lei determina que voc pode ser preso por crime. Mas, pela lgica de que o processo deve evoluir, completou: No vou lhe prender. Prefiro que voc seja educado e entenda que se voc comer este tracaj, no futuro seus filhos no vo mais ver tracajs nos rios. E o jovem confuso respondeu: Mas, eu no entendo, se eu no comer o tracaj eu no vou ter filhos!!!
(Disponvel em http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/textos_educativos. Acessado em: 10 dez. 2009.)

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

19

www.pciconcursos.com.br

A partir do final da dcada de 1980, o conceito de desenvolvimento sustentvel passa a ser amplamente difundido, depois da publicao, em 1987, pela Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, do documento intitulado o nosso futuro comum, definindo-o como o processo que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades. A fbula apresentada acima sugere que a noo de desenvolvimento sustentvel implica, entre outros fatores: a) a preservao incondicional dos recursos naturais como forma de garantir a manuteno da biodiversidade, um dos princpios fundamentais da sustentabilidade. b) a necessidade de reduo das desigualdades econmico-sociais como princpio fundamental de sustentabilidade. c) a utilizao intensiva dos recursos naturais como forma de promover o desenvolvimento econmico e superao das desigualdades sociais. d) o fato de que se faz necessria a retirada das comunidades humanas de reas florestais e santurios ecolgicos como forma de preservar a biodiversidade. e) o fato de que o desenvolvimento sustentvel s ser alcanado mediante a adoo de leis, cada vez mais rgidas, que probam a caa de animais em extino. 58. O territrio brasileiro, em funo das grandes dimenses espaciais, apresenta um complexo mostrurio das principais paisagens e ecologias do mundo tropical, podendo ser identificados seis grandes domnios morfoclimticos, alm de diversas faixas de transio. Acerca dos grandes domnios da natureza no Brasil, bem como os diferentes processos de ocupao dos mesmos, assinale a alternativa CORRETA.

Adaptado de: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. So Paulo: tica, 2000. p.81

a) O domnio identificado pelo nmero 1 a Amaznia, que tem como caractersticas marcantes o domnio do clima equatorial mido, com temperaturas e amplitudes trmicas elevadas, alm de uma densa floresta latifoliada e uma vastssima rede hidrogrfica. O recente processo de ocupao, marcado por grandes projetos agropecurios e de minerao, tem contribudo para intensificar os conflitos sociais na regio, alm de provocar srios danos ao meio ambiente. b) O domnio morfoclimtico dos cerrados est identificado pelo nmero 2. Nele ocorre o domnio do clima tropical semi-mido, com chuvas concentradas principalmente no vero e a vegetao de savanas, com a presena de pequenas rvores e arbustos esparsos e uma considervel vegetao herbcea. O processo de ocupao econmica desse domnio intensificou-se a partir da dcada de 1960, com o avano da agricultura mecanizada de gros, que foi beneficiada, sobretudo, pelo domnio de solos de alta fertilidade natural oriundos da decomposio de rochas vulcnicas. c) O domnio das depresses interplanlticas semi-ridas nordestinas encontra-se identificado pelo nmero 3. Nesse conjunto paisagstico, o clima semi-rido, com precipitaes escassas e mal distribudas condiciona a existncia de uma vegetao adaptada baixa umidade, com a presena de arbustos espinhentos que perdem suas folhas na estao seca. A hidrografia marcada pela presena de rios intermitentes. Nesse domnio, o processo de ocupao econmica data de meados do sculo XVII, com a interiorizao da pecuria bovina extensiva, especialmente no vale do rio So Francisco. d) A paisagem identificada pelo nmero 4 o domnio dos mares de morros florestados, que caracterizado principalmente pelas feies topogrficas, marcadas pela existncia de vertentes arredondadas em funo do intenso intemperismo fsico atuante sobre as rochas de natureza cristalina. A cobertura vegetal original a floresta tropical de encosta, intensamente devastada em funo da implantao de atividades econmicas de forte impacto ambiental desde o perodo colonial. e) O domnio dos campos meridionais ou pradarias est identificado pelo nmero 5. Neste domnio paisagstico a cobertura vegetal caracterizada pela presena de vegetao herbcea que recobre suaves colinas denominadas coxilhas. A pecuria extensiva e o cultivo de arroz so atividades econmicas caractersticas desse domnio.
Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

20

www.pciconcursos.com.br

59.

A estrutura etria da populao brasileira vem passando por importantes mudanas, principalmente nas ltimas dcadas do sculo XX, conforme demonstram as pirmides etrias abaixo. Essas alteraes refletem importantes transformaes na sociedade brasileira e fornecem subsdios importantes para o melhor planejamento de polticas pblicas.

Analise as afirmaes que se pode inferir a respeito das pirmides etrias e marque a alternativa CORRETA. I O Brasil avana em sua transio demogrfica, seguindo uma tendncia j verificada em outros pases, especialmente os pases ricos, ou seja, uma reduo da taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida da populao. II As taxas de natalidade no pas esto em queda, fato evidenciado pelo relativo estreitamento da base da pirmide etria. A queda das taxas de natalidade no pas apresenta forte relao com o processo de urbanizao do pas. III O relativo alargamento do corpo e do pice da pirmide etria brasileira revela que nosso pas iniciou um processo de envelhecimento populacional, o que exigir do governo melhorar a eficincia do sistema previdencirio em funo do maior nmero de aposentados. IV Considerando o aumento percentual de pessoas idosas, se faz necessrio desenvolver aes que aumentem o percentual de trabalhadores formais, de modo a aumentar o nmero de contribuintes, em relao ao de beneficirios da previdncia social. V O aumento da populao de idosos e a reduo da populao na faixa etria jovem no acarretar nenhum problema socioeconmico para o pas, pois esses indicadores revelam o aumento da qualidade de vida da populao. a) b) c) d) e) I e II, apenas. II e III, apenas. II, IV e V, apenas. I, II e V, apenas. I, II, III e IV, apenas.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

21

www.pciconcursos.com.br

60.

Considerando a relao sociedade e natureza na produo do espao piauiense, no contexto atual, assinale a alternativa CORRETA: a) Os indicadores econmicos do Piau ainda revelam uma posio perifrica do estado em relao economia brasileira, tendo em vista que as atividades primrias ainda absorvem mais da metade da populao economicamente ativa piauiense. b) A agricultura mecanizada de gros, principalmente de soja vem ganhando grande impulso no Piau, principalmente nas pores leste e sudeste do estado, beneficiada pela presena de solos profundos e de um vasto lenol de guas subterrneas. c) O extrativismo vegetal no Piau, principalmente de carnaba e de babau, tem se destacado na pauta de exportaes do estado. Tem contribudo para o dinamismo desse setor, o emprego de tecnologias mais avanadas que possibilitaram um maior aproveitamento dos recursos naturais. d) A atividade turstica tem um amplo potencial de desenvolvimento no Piau, tendo em vista a presena de grandes atrativos paisagsticos e um grande acervo de vestgios arqueolgicos. Entretanto, a falta de uma infra-estrutura adequada tem sido um fator limitante ao desenvolvimento dessa atividade, fato demonstrado pelo pequeno fluxo de turistas que visitam o Piau. e) O extrativismo mineral uma atividade econmica bastante promissora para o Piau, tendo em vista que a maior parte do seu territrio est situada sobre o embasamento cristalino. A explorao de reservas minerais j encontradas como ferro e nquel poder ampliar a participao do Piau na composio do produto interno bruto brasileiro.

Concurso Pblico Polcia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Piau

22

www.pciconcursos.com.br

You might also like