You are on page 1of 19

o sistema colonial europeu era o que Portugal fez com o Brasil, com partes da frica, colonizou.

A Inglaterra fez com partes da frica tb, a Holandae por ai vaiagora o que tem a ver DITADURA COM H ta depois das grandes navegaesdepois da expanso maritimapq ai que eles descobriram as coloniaso sistema colonialeram as coloniasigual Brasil era de Portugala Guiana da FranaISTORIA MODERNAISSO NINGUEM CONSEGUIU ME

00:58 http://www.ohistoriador.com.br/historia-moderna/sistema-colonial

00:58 http://www.ohistoriador.com.br/historia-moderna/sistemacolonial/http://www.infoescola.com/historia/sistema-colonialmercantilista/http://historiaparaalunos.wordpress.com/2011/02/10/o-sistema-colonial/. Fim da conversa no bate-papo

00:58 http://www.ohistoriador.com.br/historia-moderna/sistemacolonial/http://www.infoescola.com/historia/sistema-colonialmercantilista/http://historiaparaalunos.wordpress.com/2011/02/10/o-sistema-colonial/. Fim da conversa no bate-papo o Brasil era colnia de Portugal de exploraaopq no vieram aki para morarisso seria colnia de ocupaovieram aki para levar as coisaso pau-brasilas pedras preciosaso ouroento era colnia de exploraomas tem nos textos so ler que vc vai lembraros Estados Unidosforam colnia de ocupao da Inglaterra pq os caras foram l para morar

Brasil colonial

Expanso Martima Europeia

Em: Histria - Ensino Mdio O Sistema Colonial

O chamado Sistema Colonial Tradicional desenvolveu-se , na Amrica, entre os sculos XVI e XVIII. Sua formao est intimamente ligada s Grandes Navegaes e seu funcionamento obedece aos princpios do Mercantilismo.

Como v imo s , o E s t a d o Mo d e r n o , a t r a v s d a s p r t i c a mercantilistas, buscava o acmulo de capitais e as colnias iro contribuir de forma decisiva para este processo. Assim, atravs da explorao colonial os Estados Metropolitanos se enriquecem- como tambm sua burguesia. O Sistema Colonial Tradicional conheceu dois tipos de colnias: colnia de povoamento e a colnia de explorao. COLNIA DE POVOAMENTO: caracterstica das zonas temperadas d Amrica do Norte e marcada por uma organizao econmico-social que buscava manter semelhanas com suas origens europeias :predomnio da pequena propriedade, desenvolvimento do mercado interno, certo desenvolvimento urbano, valorizao dos princpios de liberdade ( religiosa, econmica, de imprensa ), utilizao do trabalho livre, desenvolvimento industrial e desenvolvimento do comrcio externo. COLNIA DE EXPLORAO: tpica das zonas tropicais da Amrica, onde predomina a agricultura tropical escravista e monocultora. No houve desenvolvimento de ncleos urbanos nem do mercado interno, ficando esta rea dependente da Metrpole. A principal caracterstica desta rea foi a Plantation- latifndio, monocultor escravocrata. A colonizao inglesa na Amrica do Norte apresentou as duas formas colnias. As treze colnias inglesas pode assim ser divididas: as colnias do norte e do centro sero colnias de povoamento; as colnias do sul sero colnias de explorao.

As colnias do norte tiveram suas origens nas lutas scias que ocorreram na Inglaterra, quais sejam, as perseguies aos puritanos ela Dinastia Stuart ( 1603/1642 ). Com a Revoluo Puritana(1640/1660) o contingente que chega colnia basicamente formado por nobres aristocrticos. Desde cedo, os colonos do norte demonstram sua vocao comercial, dinamizando o mercado externo atravs do chamado comrcio triangular. A ttulo de exemplificao, segue uma forma do comrcio triangular: Da Nova Inglaterra com a frica - comrcio do rum, que seria trocado por escravos; Da frica para as Antilhas - comrcio de escravos, que seriam vendidos para o trabalho nas fazendas de acar; Das Antilhas para a Nova Inglaterra - melao - subproduto da cana para a fabricao do rum. J as colnias do sul desenvolveram-se obedecendo aos critrios do mercantilismo ( monoplio ). Houve predomnio do latifndio monocultor ( algodo ) e utilizao da mo-deobra escrava. As colnias de explorao iro apresentar aspectos comuns, quanto a sua organizao econmica.

Aspectos da economia colonial. Uma economia colonial, rea de explorao vai apresentar os seguintes elementos: Economia complementar e especializada- a principal funo de uma colnia era complementar a economia metropolitana, produzindo artigos que pudessem ser vendidos a altos preos no mercado europeu; da sua especializao em certos gneros tropicais, como tabaco, algodo e cana-de-acar. Integrada ao capitalismo - a economia colonial atendia os interesses do capitalismo europeu. A utilizao da mo-de-obra escrava no representa um paradoxo, ao contrrio, foi mais um elemento utilizado para o processo de acumulao de capitais. O trfico negreiro era altamente lucrativo. Pacto colonial o elemento definidor das relaes entre Metrpole colnia, foi o monoplio. Este ser implantado atravs do pacto colonial, onde a colnia obrigada a enviar para a Metrpole matrias-primas (gneros tropicais e metais preciosos) e comprar da Metrpole artigos manufaturados e escravos.

Atravs das relaes coloniais, foi possvel o desenvolvimento pleno do capitalismo na Europa. O objetivo mximo do mercantilismo acmulo de capitais s foi possvel em

virtude da existncia de uma rea extraterritorial auxiliando a Europa em manter uma balana comercial favorvel A Crise do Sistema Colonial A partir do sculo XVIII, a Amrica Colonial passa a conhecer movimentos que reivindicam a separao poltica em relao metrpole. Vrios foram os fatores que conduziram a esta situao, entre eles houve o chamado desenvolvimento interno da colnia. Vamos iniciar o estudo da crise do sistema colonial observando este aspecto.

O desenvolvimento interno do Brasil colnia pode ser constatado ela e x p a n s o t e r r i t o r i a l e pelo desenvolvimento do sentimento a t i v i s t a , que passou a expressar a repulsa dos colonos com o absolutismo metropolitano.

A expanso territorial.

Durante o sculo XVI, a colonizao portuguesa no Brasil limitavase ao litoral brasileiro, regio onde se concentrava os engenhos para aproduo do acar, e onde se realizava a extrao do pau-brasil.

No sculo XVII tem incio o processo de expanso territorial, ouseja, a interiorizao da colonizao. Contriburam para este processoa pecuria, o bandeirantismo, a Unio Ibrica, as misses jesuticas e aminerao.

PECURIA

Atividade econmica inicialmente ligada atividade aucareira, ogado expandiu-se em direo ao serto nordestino- dada a necessidadede pastagens. Deve-se recordar que a pecuria era uma atividadecomplementar e essencial por ser fonte de alimentao, fora motriz,meio de transporte. O gado tambm era usado para a confeco decalados, roupas, mveis e outros utenslios.

A pecuria efetiva a ocupao do Vale do rio So Francisco o riodos currais e o serto nordestino.

Com a descoberta do ouro, a regio de Minas Gerais passa aconhecer a criao de gado, para abastecer a enorme concentraopopulacional.

Na parte sul da colnia, o Rio Grande do Sul, tem a pecuriadesenvolvida, tendo como principal mercado a regio mineradora.

A mo-de-obra da pecuria, como j dissemos, era predominantelivre - a figura do vaqueiro e do tropeiro. No entanto, na regio dasminas os rebanhos no eram criados de foram extensiva, ou seja, soltosnos pastos. Nesta regio o gado vivia cercado, sendo utilizada a mode-obra escrava.

Desta forma, a pecuria favoreceu a ocupao do interiorbrasileiro e foi uma importante atividade de integrao econmica, aointerligar as diversas regies.

OS BANDEIRANTES.

F e n m e n o v i n c u l a d o a r e g i o d e S o V i c e n t e , o n d e ,diferentemente das reas coloniais nordestina, praticava-se umaeconomia de subsistncia. So Vicente era uma rea de muita misria epobreza.

A expanso dos bandeirantes foi motivada pela necessidade deprocurar riquezas no interior, tais como metais preciosos e mo-de-obraindgena.

A partir de So Vicente, os colonos iniciam a ocupao do interiordo planalto paulista, sendo esta ocupao marcada pela predominnciade atividades econmicas de subsistncia.

A expanso patrocinada pelos bandeirantes pode ser observadanos chamados ciclos.

O ciclo de apresamento indgena.

Em virtude da pobreza na regio e dado o alto preo do escravoafricano, foram organizadas expedies para obteno de mo-de-obraescrava indgena, visando atender as necessidades da pequena lavourapaulista e tambm vend-la para regies prximas. Com a ocupao dosholandeses no nordeste brasileiro, a prtica de apresamento indgenaaumenta. Isto em virtude da ocupao da regio fornecedora de negros- Angola - pelos mesmos holandeses. A dificuldade de se conseguirmo-de-obra africana, leva os grandes proprietrios da Bahia a optarpela mo-de-obra escrava indgena.

Aps o fim do domnio espanhol, o trfico negreiro com a frica normalizado e a atividade de apresamento entra em decadncia.

Ao longo deste ciclo, houve um intenso choque do bandeirantescom os jesutas, que tinham por misso a catequizao indgena. Osbandeirantes tinham por alvos preferenciais as misses jesuticas. Obandeirante Manuel Preto foi o responsvel pela destruio das missesjesuticas de Guair, onde 60.000 indgenas foram aprisionados.

O ciclo do ouro.

As expedies destinadas procura de metais preciosos tinhamapoio da metrpole, principalmente aps o declnio da atividadeaucareira nordestina. A expanso bandeirante desta etapa resultou nadescoberta de ouro na regio de Minas Gerais, Mato Grosso e Gois.

Antnio Rodrigues de Arzo, em 1693, encontrou ouro emCatagases ( Minas Gerais ), Antnio Dias de Oliveira, em 1698descobriu ouro em Vila Rica e em 1700, Borba Gato encontrou ouro emSabar. Pascoal Moreira Cabral descobriu ouro em Cuiab, no ano de1719 e Bartolomeu Bueno Filho achou em Gois, em 1722.

O ciclo do sertanismo de contrato

Bandeirantes eram contratados para recapturar negros foragidos eque viviam em Quilombos. Destaque para a expedio do bandeiranteDomingos Jorge Velho, que destruiu o Quilombo de Palmares.

As bandeiras contriburam, de forma significativa, para a ocupaoe povoamento do interior do Brasil. Porm, foram responsveis peladizimao de muitos grupos indgenas.

A UNIO IBRICA ( 1580/1640)

A Unio Ibrica favoreceu o processo de expanso territorial emvirtude do fim do Tratado de Tordesilhas e pela necessidade de expulsode estrangeiros que invadiram o Brasil durante este perodo.

A Espanha sustentava longas guerras contra a Inglaterra, a Franae a Holanda.

A presena inglesa

A Inglaterra no reconhecia o Tratado de Tordesilhas, ocorrendolongas batalhas contra a Espanha, s quais resultaram na destruio daInvencvel armada espanhola. Com o domnio espanhol sobre Portugal eas proibies, por parte dos reis espanhis, a qualquer comrcio queno fosse ibrico, os ingleses iniciaram uma srie de ataques ao Brasil.

O porto de Santos foi saqueado duas vezes, como tambmSalvador e Recife.

A presena francesa.

Os franceses j haviam tentado uma ocupao no Brasil, 1555 e afundao da Frana Antrtica, no Rio de Janeiro. Porm, a presena defranceses era uma constante, desde o perodo pr-colonial. Estesprocuravam se fixar no litoral brasileiro, como Paraba, Rio Grande doNorte e Cear.

Foi contudo no Maranho, que os franceses procuraram fundaruma colnia a chamada Frana Equinocial. Em 1612 foi enviada umaexpedio, chefiada por Daniel de La Touche, que fundou o forte de SoLus. As autoridades portugueses organizaram expedies militares paraa expulso dos franceses, comandadas por Jernimo de Albuquerque eAlexandre Moura.

A presena holandesa

Portugal e Holanda serem foram bons parceiros comerciais, desdea Baixa Idade Mdia. Os holandeses tiveram um enorme papel namontagem do engenho colonial no Brasil, realizavam o financiamento eparticipavam do transporte, do refino e da distribuio do acarbrasileiro na Europa.

Com a Unio Ibr ica, estas relaes sof reram profundasalteraes.

Em 1568, os holandeses ( tambm conhecidos por flamengos),iniciaram uma guerra contra a interveno da Espanha. Em 1581 surgeas Provncias Unidas dos Pases Baixos.

Por conta disto, Fi l ipe I I probe que as colnias ibr icasmantivessem comrcio com os flamengos. Em virtude dos enormeslucros holandeses na economia aucareira, no ano de 1621 foi fundada aCompanhia das ndias Ocidentais, com o objetivo de ocupar as regiesprodutoras de acar no Brasil.

A primeira tentativa de ocupao deu-se no ano de 1624, naBahia- um grande centro produtor de acar Em 1625 os holandeseseram derrotados e expulsos da Bahia, episdio conhecido como Jornadados Vassalos.

No entanto, no ano de 1630 ocorreu uma Segunda invaso, destavez em Pernambuco, e os holandeses no encontraram resistncia. Ogovernador de Pernambuco, Matias de Albuquerque organizou umaresistncia, destacando-se o Arraial do Bom Jesus. Esse movimento,baseado na ttica de guerrilha, foi desfeito, graas a ajuda de DomingosFernandes Calabar, que denunciou aos holandeses a localizao doprincipal ncleo de resistncia.

Os holandeses ficam no Brasil at o ano de 1654, e realizaramuma extenso territorial, conquistando o Rio Grande do Norte, Paraba,Sergipe e parte do Cear- foi o chamado Brasil holands.

Este Brasil holands ser governado por Maurcio de Nassau, quepermanece no cargo entre 1637 e 1644. Neste perodo foi normalizadaa produo aucareira- mediante uma poltica de concesso deemprstimos. Visando suprir a regio com mo-de-obra, foramconquistadas praas fornecedoras de escravos, tais como Angola e SoTom.

Nassau destacou-se por urbanizar a cidade de Recife, pelaconstruo de um observatrio astronmico, teatros e palcios. Sob seugoverno foram realizados estudos sobre a fauna e flora tropicais,destacando-se os nomes de Frans Post, Albert Eckhout e William Piso,que escreveu um tratado sobre medicina brasileira.

Os holandeses permitiram a liberdade de culto, para evitar conflitocom os portugueses e os colonos brasileiros.

Em 1640, inicia-se em Portugal um movimento contra o domnioespanhol, a chamada Restaurao. Os portugueses recebem apoio dosholandeses, sendo por isto assinado um acordo, a Trgua dos Dez Anos(1641). Desta forma, os holandeses continuavam seu domnio sobre oBrasil.

As despesas com as guerras, levaram a Companhia das ndiasOcidentais a adotar uma poltica financeira mais rigorosa em relao aoBrasil holands, iniciando a cobranas dos emprstimos feitos aosenhores. Maurcio de Nassau, no concordando com a nova poltica foidemitido em 1644, e as relaes entre os holandeses e a populaoficaram tensas, iniciando o movimento pela expulso dos holandeses,conhecido como Insurreio Pernambucana (1645/1654).

A expulso dos holandeses do Brasil vai acarretar uma sria crisena economia colonial. Os holandeses iro implantar a empresaaucareira em suas colnias das Antilhas. A concorrncia faz com que oBrasil perca a supremacia na produo do acar.

AS MISSES JESUTICAS

Os jesutas estavam no Brasil para, entre outras coisas, catequizaros indgenas. Isto dava nas chamadas misses, que eram aldeamentosindgenas. Tais misses localizavam-se, em sua grande maioria, nointerior da colnia.

A MINERAO

Foi uma atividade econmica que intensificou ocupao do interiordo Brasil, lembre-se que o ouro foi encontrado em Minas Gerais, MatoGrosso e Gois.

Alm destes fatores, acima mencionados, podemos citar aeconomia das drogas do serto, como cacau, baunilha, pimenta,guaran, cravo, castanha, ervas medicinais e aromticas responsveispela ocupao da Amaznia. Destaque para os jesutas, que fundaramuma srie de misses na regio e iro explorar a mo-de-obra indgenapara a extrao dos produtos.

Assim, a pecuria, os bandeirantes, o perodo da Unio Ibrica, aao das misses religiosas e a minerao; patrocinam a expansoterritorial da colonizao. H um dinamismo econmico maior, h aformao de ncleos populacionais e o desenvolvimento de classess o c i a i s i n t e rme d i r i a s . E s t e s e l eme n t o s , s oma d o s o p r e s s ometropolitana, contriburam para o desenvolvimento do nativismo -rebeldia contra o absolutismo lusitano, gerando as chamadas RebeliesNativistas.

As rebelies nativistas.

Movimentos caracterizados por rebeldias contra o aumento dofiscalismo portugus aps a Restaurao (1640). Para sair da crisefinanceira imposta pelo domnio espanhol, Portugal enrijece o pactocolonial, com a criao do Conselho Ultramarino. contra esta novapoltica que os colonos se posicionam.

Os movimentos nat ivistas foram de carter local e noreivindicavam a independncia da colnia. Refletem o conflito entre osinteresses da metrpole o chamado centralismo e os interesses doscolonos o chamado localismo.

A Insurreio Pernambucana tida como a responsvel pelodespertar do sentimento nativista, visto que, ao longo de sua ocorrnciaregistraram-se divergncias entre os colonos e os interesses daMetrpole.

ACLAMAO DE AMADOR BUENO ( 1641 )

Movimento onde Amador Bueno da Ribeira foi aclamado rei de SoPaulo. Este fato est relacionado como uma ameaa aos interessesespanhis na regio.

BOTADA DOS PADRES PARA FORA ( 1641 )

Episdio relacionado com as tenses entre colonos e jesutas, arespeito da escravido indgena. No ano de 1641, parte dos colonospaulistas expulso os jesutas. O episdio repete-se no Par ( 1661) eno Maranho (1844)

A REVOLTA DE NOSSO PAI ( 1664/65)

Uma revolta dos colonos contra o governador de Pernambuco, oportugus Jernimo de Mendona, acusado de corrupo.

A REVOLTA DE BECKMAN ( 1684 )

Ocorrida no Maranho e liderada pelos irmos comerciantes,Manuel e Toms Beckman, contra a Companhia de Comrcio doMaranho, que exercia o monoplio do comrcio e do trfico negreiro. ACompanhia no cumpria seus objetivos, levando os colonos a suprirem afalta de mo-de-obra escravizando os ndios. Isto gerou um novoconflito, desta vez com a Companhia de Jesus.

A GUERRA DOS EMBOABAS ( 1708/1709)

Ocorrida em Minas Gerais, resultado das rivalidades entre oscolonos paulistas e os emboabas - forasteiros que, sob proteo dametrpole, exerciam o monoplio de diversas atividades comerciais.

A GUERRA DOS MASCATES ( 1710 )

Desde a expulso dos holandeses de Pernambuco, a aristocraciarural de Olinda estava em decadncia econmica. No entanto, Olindacontinuava a controlar a capitania de Pernambuco atravs de suaCmara Municipal.

Enquanto Olinda passava por uma crise econmica, o povoado deRecife - submetido autoridade da Cmara de Olinda - estavaprosperando, graas ao crescimento da atividade comercial. O comrcioera exercido por portugueses, conhecidos por ma s c a t e s. Estesemprestavam dinheiro a juros aos proprietrios de terras de Olinda.

Em 1703 o povoado de Recife conquista o direito de vila, tendosua autonomia poltica em relao a Olinda. No aceitando a novasituao os proprietrios de terras atacaram Recife e destruram opelourinho- smbolo da autonomia.

Os conflitos estenderam-se at 1711 quando a regio foipacificada e Recife passou a ser a sede administrativa de Pernambuco.

A REVOLTA DE VILA RICA (1720)

Tambm conhecida como Revolta de Filipe dos Santos, ocorreu emMinas Gerais contra o excessivo fiscalismo portugus, marcado pelosaumentos dos impostos e pela criao das Casas de Fundio.

A s r e b e l i e s n a t i v i s t a s , c omo s e v i u , n o d e f e n d i am aemancipao poltica do Brasil em relao a Portugal. No entanto, aolongo do sculo XVIII, motivados pelo desenvolvimento interno dacolnia e por fatores externos, a colnia ser palco dos chamadosmovimentos emancipacionistas, que tinham como principal meta abusca da independncia.

Os movimentos emancipacionistas.

Foram influenciados pelo desenvolvimento interno da colnia e porfatores externos, tais como o Iluminismo, com seu ideal de liberdade,igualdade e fraternidade; a Independncia dos EUA, que servir deinspirao a toda Amrica colonial; a Revoluo Industrial ocorrida naInglaterra, e a necessidade de ampliar mercados consumidores efornecedores, surgindo o interesse de acabar com os monoplios; aRevoluo Francesa, que ps fim ao Antigo Regime e a chamada E r aNapolenica, perodo de consolidao dos ideais burgueses.

INCONFIDNCIA MINEIRA (1789)

Movimento que ocorreu em Minas Gerais e teve forte influncia doIluminismo e da independncia dos Estados Unidos da Amrica.

Este movimento separat ista est relacionado aos pesadosimpostos cobrados por Portugal, especialmente a decretao daderrama.

Os conjuras, em sua maioria, pertenciam a alta sociedade mineira.Entre os mais ativos encontram-se Cludio Manuel da Costa, TomsAntnio Gonzaga, Incio Jos Alvarenga, Jos de Oliveira Rolim e oalferes Joaquim Jos da Silva Xavier.

Entre os objetivos estabelecidos pelos conjuras estavam a criaode um regime republicano, tendo a Constituio dos Estados Unidoscomo modelo, o apoio a industrializao e a adoo de uma novabandeira, tendo ao centro um tringulo com os dizeres: Libertas quaesera tamen, quem em latim, significa Liberdade ainda que tardia.Quanto questo da escravido nada ficou definido.

O movimento ficou apenas nos planos das idias, pois ele noaconteceu. Alguns de seus participantes denunciou o movimento, emtroca do perdo de seus dvidas.

O governador visconde de Barbacena suspendeu a derrama einiciou a priso dos conspiradores, que aguardaram o julgamento napriso. Apenas Tiradentes assumiu integralmente a responsabilidadepela conspirao, sendo por isto, condenado morte no ano de 1792,sendo enforcado no dia 21 de abril, na cidade do Rio de Janeiro.

Outros conspiradores foram condenados ao desterro e CludioManuel da Costa enforcou-se na priso. Acredita-se que tenha sidoassassinado pelos carcereiros.

CONJURAO CARIOCA ( 1794 )

Inspirada pela Revoluo Francesa, os conjuras fundaram aSociedade Libertria para divulgao dos ideais de liberdade. Omovimento no ultrapassou de poucas reunies intelectuais, quecontavam com a presena de Manuel Incio da Silva Alvarenga eVicente Gomes.

Foram denunciados e acusados de criticarem a religio e ogoverno metropolitano.

A INCONFIDNCIA BAIANA ( 1798 )

No sculo XVIII, em virtude da decadncia da economia aucareirae da transferncia da capital da colnia para o Rio de Janeiro, em 1763,a Bahia passava por uma grave crise econmica, atingindo toda apopulao baiana, especialmente as camadas inferiores, constituda porexescravos, pequenos artesos e mestios. Contra esta situaohaviam manifestaes, atravs de ruaas e motins.

No ano de 1797 fundada, em Salvador, a primeira loja manicado Brasil Loja dos Cavaleiros da Luz -, que se propunha a divulgar osabominveis princpios franceses; participavam das reunies os nomesde Cipriano Barata e Francisco Muniz Barreto. Os intelectuais contaramcom grande apoio de elementos provenientes das camadas populares,destacando as figuras de Joo de Deus do Nascimento, Lucas Dantas eLus Gonzaga das Virgens.

A partir de 1798, circulam panfletos dirigidos populao,conclamando a todos a uma revoluo e a proclamao da RepblicaBaiense. Os panfletos defendiam a igualdade social, a liberdade decomrcio, o trabalho livre, extino de todos os privilgios sociais epreconceito de cor.

Este movimento apresenta um forte carter social popular, sendopor isto tambm conhecido como a Conjurao dos alfaiates.

O Estado portugus no Brasil.

No ano de 1808, a famlia real portuguesa chega ao Brasil,inaugurando uma nova era poltica-administrativa na colnia e abrindocaminho para a ruptura definitiva dos laos entre metrpole e colnia.

A transferncia da Corte portuguesa para o Brasil.

A vinda da famlia real e da Corte portuguesa para o Brasil foiconseqncia da conjuntura europia do incio do sculo XIX. Nestemomento, Napoleo Bonaparte procurava enfraquecer a Inglaterra,mediante a imposio do Bloqueio Continental, pelo qual, nenhumanao da Europa Continental poderia manter relaes comerciais com aInglaterra.

Como Portugal era dependente economicamente da Inglaterra,no conseguiu cumprir as determinaes do Bloqueio Continental, sendopor isto invadido pelo exrcito francs.

Com a ajuda do embaixador ingls em Lisboa, Lord Strangford, D.Joo transferiu-se, no dia 29 de novembro de 1807, para o Brasil comsua Corte e por cerca de 15.000 pessoas. No dia 30 de novembro asforas francesas, comandadas pelo general Junot, invadiam Lisboa.

s francesas, comandadas pelo general Junot, invadiam Lisboa.D. Joo chegou Bahia em 22 de janeiro de 1808, dando incio auma nova etapa na Histria do Brasil.

ADMINISTRAO JOANINA NO BRASIL ( 1808/1820 )

28/01/1808- Abertura dos Portos s Naes Amigas.

Decreto que ps fim ao monoplio luso sobre o comrciobrasileiro. A principal interessada na medida era a Inglaterra, quep r o c u r a v a amp l i a r o me r c a d o c o n s umi d o r d e s e u s p r o d u t o smanufaturados.

01/04/1808- Alvar de Permisso Industrial.

Concedia liberdade para o estabelecimento de indstrias emanufaturas na colnia. Tal medida no se efetivou em virtude da concorrncia dos produtos ingleses principalmente aps 1810 e pelaconcentrao de recursos na lavoura exportadora.

1810 Tratados de Aliana, Comrcio e Navegao.

Assinados com a Inglaterra e teriam validade por 14 anos. O maisimportante deles o Tratado de Comrcio, que estabelecia taxa deapenas 15% sobre a importao de produtos ingleses; produtosportugueses pagariam uma taxa de 16% e produtos de outras naespagar iam 24%. Os sdi to ingleses ainda ter iam o di rei to deext rater r i tor ial idade, ou seja, cont inuar iam submet idos s leisbritnicas. O tratado determinava que o governo portugus deveriaabolir o trfico negreiro.

Com este acordo, o mercado brasileiro passou a ser dominadopelos ingleses- desde panos e ferragens at caixes de defunto e patinspara gelo!

16/12/1815- Elevao do Brasil a Reino Unido a Portugal eAlgarves.

O novo estatuto jurdico representava um passo a mais em direo emancipao poltica. Outras medidas de D. Joo - fundao do Banco do Brasil;instalao de ministrios, tribunais, cartrios; criao da ImprensaRgia, surgindo os primeiros jornais brasileiros: A Gazeta do Rio deJaneiro (1808) e A idade DOuro do Brasil, em Salvador (1810); criaode escolas, bibliotecas; o Jardim Botnico etc..

Destaque para a Misso Artstica Francesa, uma misso culturalque visitou o Brasil a convite de D. Joo. O mais famoso desta missofoi Jean Baptist Debret, que deixou vrias pinturas, desenhos eaquarelas, retratando os costumes do Brasil joanino.

A REVOLUO PERNAMBUCANA ( 1817 )

As dificuldades econmicas do Nordeste somadas aos pesadosimpostos cobrados aps a chegada da fam l ia real ao Brasi l ,contriburam para a ecloso de outro movimento separatista, desta feitaem Pernambuco e ano de 1817.

O aumento dos impostos, para custear os gastos da monarquiainstalada no Rio de Janeiro, gerou profunda insatisfao dos colonos -que enfrentavam dificuldades econmicas. Somadas s idias deliberdade e igualdade que agitavam a Europa e a Amrica, em maro de1817 tem incio a conspirao, com a criao do Governo Provisrio. Omovimento recebeu a adeso da Paraba e do Rio Grande do Norte.

A Lei Orgnica, publicada pelo governo republicano destacava aigualdade de direitos e a garantia da propriedade privada. Entre seuslderes, destacaram-se Domingos Jos Martins e o padre Miguel Joaquimde Almeida e Castro. O novo governo decretou tambm a extino doimpostos.

No entanto, este movimento, de carter republicano, separatista eanti-lusitano fracassou, no obstante, deixou profundas razes nasociedade pernambucana, que anos mais tarde ( 1824 ) revolta-senovamente.

POLTICA EXTERNA

-Ocupao da Guiana Francesa, em 1809, num ato de represlia aNapoleo Bonaparte. A regio foi devolvida em 1817;

-Anexao da Cisplatina, como pretexto de salvaguardar osinteresses espanhis. Carlota Joaquina era irm de Fernando VII, que foideposto por Napoleo Bonaparte.

REVOLUO DO PORTO (1820)

Movimento marcado por um duplo carter. De um lado, mostravase liberal, acabando com o absolutismo portugus e elaborando umaConstituio que limitava os poderes do rei e ampliava os poderes dasCortes ( o Parlamento ). Por outro lado, era um movimento de carterconservador, visto que a burguesia lusitana pretendia recolonizar oBrasil.

Por fora da revoluo, D. Joo VI retorna a Portugal e deixa seufilho, Pedro, como prncipe regente do Brasil.

Contra a tentativa de recolonizao do Brasil surgiram dois grupospolticos: o Partido Portugus, composto por grandes comerciantes emilitares portugueses e que defendiam as propostas da Revoluo doPorto e o Partido Brasileiro, formado por fazendeiros escravistas ecomerciantes brasileiros e atuaram pela independncia do Brasil. Osprincipais nomes deste grupo eram Jos Bonifcio, Gonalves Ledo eClemente Pereira.

A REGNCIA DE D.PEDRO (1821/22)

09/01/1822- Dia do Fico - Respondendo com o Fico aps umapetio com oito mil assinaturas e desobedecendo s ordens da Corte deretornar a Portugal.

04/04/1822- decretado o Cumpra-se, onde nenhum ato dasCortes teriam validade no Brasil.

13/05/1822- D. Pedro recebe o ttulo de Defensor Perptuo doBrasil.

0 3 / 0 6 / 1 8 2 2 D . P e d r o c o n v o c a u m a A s s e m b l i a G e r a lConstituinte, uma declarao formal de independncia.

07/09/1822- D. Pedro proclamou a independncia s margens doriacho do Ipiranga. A proclamao da independncia do Brasil no provocou rupturashistricas, ou seja, o Brasil manteve a estrutura legada do perodoc o l o n i a l , q u a l s e j a , a p e rma n n c i a

d o l a t i f n d i o mo n o c u l t o rescravocrata, voltado para atender os interesses do mercado externo

A monarquia foi mantida como forma de manter os privilgios daclasse dominante brasileira.

You might also like