You are on page 1of 5

Histria & Luta de Classes, N 9 - Junho de 2010 (17-21) - 17

Tempos histricos e ritmos polticos1*


Daniel Bensad2

o contrrio do que muitos supem, Marx no um filsofo da histria. Ele foi precisamente - e muito antes da segunda Considerao intempestiva de Nietzsche, de A Eternidade pelos Astros de Blanqui; de Clio, de Peguy; das teses Sobre o conceito de histria, de Walter Benjamin, ou do livro pstumo de Siegfried Kracauer A Histria um dos primeiros a ter rompido categoricamente com as filosofias especulativas da histria universal: providncia divina, teleologia natural, ou odissia do Esprito. Essa ruptura com respeito s concepes verdadeiramente religiosas da histria est selada pela formulao definitiva de Engels na Sagrada Famlia: A histria no faz nada!. Esta constatao lapidar pe de lado toda representao antropomrfica da histria como um personagem todo poderoso que manuseia os marcos da comdia humana de costas aos seres humanos reais. Isto est desenvolvido e expresso muitas vezes na Ideologia Alem.

(segundo a expresso de Pierre Boudieu) que, no entanto, no so menos reais (no sentido de um Reale Mglichkeit) que o fato consumado resultante de uma luta incerta. Essa crtica marxiana da razo histrica e da ideologia do progresso antecipa a crtica desapiedada feita por Blanqui ao positivismo como ideologia dominante da ordem estabelecida. Em suas notas de 1869, nas vsperas da Comuna de Paris, o indomvel insurreto escrevia, com efeito:
No juzo do passado ante o futuro, as memrias contemporneas so os testemunhos, a histria o juiz, e a sentena quase sempre uma iniqidade, seja pela falsidade das declaraes, pela sua ausncia, ou pela ignorncia do tribunal. Afortunadamente, a convocatria segue aberta para sempre, e luz de novos sculos, projetada a partir de longe sobre os sculos transcorridos, denuncia os juizes tenebrosos.

A histria no faz nada


Marx e Engels rechaam essa viso apologtica da histria segundo a qual tudo o que ocorre devia necessariamente produzir-se para que o mundo seja hoje o que e para que ns vissemos a ser o que somos: graas a artifcios especulativos, podese nos fazer crer que a histria por vir era a meta da histria passada. Essa fatalizao do devir histrico sepulta uma segunda vez os possveis laterais
Artigo publicado em Herramienta. Revista de debate y crtica marxista, sob o ttulo Tiempos Histricos y ritmos polticos. Buenos Aires, maro de 2009, n. 40. Agradecemos aos editores da revista por autorizarem sua republicao. Traduo de Carla Luciana Silva, a partir da verso publicada em Herramienta. * Nota do Editor: Originalmente este texto foi apresentado no Colquio Pensare con Marx, Repensare Marx, promovido pelo Centro de Estudos Livio Maitan, em janeiro de 2007, em Roma. A traduo manteve o formato do artigo publicado em Herramienta. Em vista disto, em algumas passagens as referncias e indicaes bibliogrficas esto diferentes do padro editorial usual de Histria & Luta de Classes. 2 Intelectual e militante marxista revolucionrio, Daniel Bensad faleceu em janeiro de 2010. Foi dirigente da Liga Comunista Revolucionria e participou da fundao do Novo Partido Anticapitalista. Foi Professor de Filosofa na Universidade de Pars VIII, Saint Denis e Diretor da revista ContreTemps. A republicao do artigo se constitui em uma homenagem pstuma.
1

Assim como no um deus ex-machina, nem um demiurgo, a histria no tampouco um tribunal. E quando pretende s-lo, no realmente mais que um cenculo de juzes que se valem de falsos testemunhos. Com efeito, o recurso ao juiz da histria conduz, como escreveu Maximiliano Tomba, a bloquear a questo da justia. o que constatava j Blanqui:
De sua pretensa cincia da sociologia, assim como de sua filosofia da histria, o positivismo exclui a idia de justia. No admite nenhuma lei que no seja a do progresso contnuo, fatalizada. Cada coisa excelente em seu momento, posto que ocupa seu lugar na sucesso de aperfeioamentos. Tudo melhor sempre. Nenhum critrio para apreciar o bom ou mau.

Para Blanqui, o passado segue sendo, portanto, um campo de batalha no qual o juizo das flechas, a sorte das armas e o fato consumado no provam nada quanto discriminao do justo e do injusto:
Posto que as coisas seguiram esse curso, no teriam podido seguir outro. O fato consumado tem uma potncia irresistvel. o destino mesmo. O esprito se aflige e no se atreve a se rebelar. Terrvel fora para os fatalistas da histria, adoradores do fato consumado! Todas as atrocidades do vencedor, sua longa srie de

18 - Tempos histricos e ritmos polticos

atentados, se transformam friamente em uma evoluo regular inelutvel, como a da natureza.

Mas a engrenagem das coisas humanas no fatal como a do universo: modificvel a cada momento. Porque, acrescentar Benjamin, cada minuto uma estreita porta pela qual pode surgir o Messias. Ao culto que faz da Histria uma simples forma secularizada do antigo Destino ou da Providencia, Marx e Engels opunham, desde A Ideologia alem, uma concepo radicalmente profana e desencantada: a histria no mais que a sucesso de geraes que vem umas depois das outras. Dar-lhe sentido problema dos homens e no dos deuses. Logicamente, essa critica da Razo histrica implica uma crtica do conceito abstrato de progresso. Depois de A Ideologia alem, em muito poucas ocasies Marx fez consideraes gerais sobre a histria. A crtica da economia poltica de fato, na prtica, essa outra escritura da histria, essa escritura profana enunciada. Apenas se encontram, ao longo de sua obra, algumas consideraes dispersas a esse respeito, em particular, algumas notas telegrficas includas na introduo dos Grundrisse. Trata-se de notas de trabalho pessoais (um Nota bene, escrevia Marx), um tipo de pensamento bruto, no elaborado seno para ele mesmo, jogado no papel em um estilo sucinto e s vezes enigmtico. Duas dessas oito breves observaes merecem uma ateno especial. Na sexta, Marx recomenda: o conceito de progresso no deve ser concebido da maneira abstrata habitual, mas tendo em conta o desenvolvimento desigual entre as relaes de produo, as relaes jurdicas, os fenmenos estticos; tendo em conta, portanto, os efeitos do contratempo e a no contemporaneidade. Na stima, mais lapidarmente ainda, recorda que sua concepo da histria, se apresenta como um desenvolvimento necessrio (grifado por ele mesmo), ainda que precise, imediatamente, Mas justificao do azar. Como. (Entre outras coisas, tambm da liberdade). Influncia dos meios de comunicao. A histria universal nem sempre existiu; a histria como histria universal um resultado)3. Trata-se de dialetizar efetivamente a necessidade em sua relao com o contingente, sem o que no haveria agora nem histria nem acontecimento. A histria universal j no , pois, uma teodicia, mas um devir, uma universalizao efetiva da espcie humana, atravs da universalizao da produo, da comunicao, da cultura, como o afirma j no Manifesto do Partido Comunista. Essa problemtica novamente confirmada na famosa carta de 1877 em resposta aos crticos russos, onde Marx rechaa uma teoria historico-filosfico
3

geral cuja suprema virtude consiste em ser suprahistorica4. Com efeito, essa suposio de um sentido da histria que se superporia histria real, a suas lutas e suas incertezas, guardava continuidade com as grandes filosofias especulativas, com as que havia rompido muito tempo antes. E essa ruptura terica no deixa de ter conseqncias prticas. Em uma histria aberta, j no existe norma histrica preestabelecida, nem desenvolvimento normal, que possam ser opostos a anomalias, desvios ou malformaes. Provam isso as cartas a Vera Zassoulitch, projetando para a Rssia diversos desenvolvimentos possveis que lhe evitariam recorrer o calvrio do capitalismo ocidental. So cartas que abrem passagem ao estudo de Lnin sobre o desenvolvimento do capitalismo na Rssia e s teses de Parvus e Trotsky sobre o desenvolvimento desigual e combinado. Na contramo das filosofias especulativas da Histria universal e sua temporalidade homognea e vazia, a crtica da economia poltica desde os Manuscritos de 1844 at O capital, passando pelos Grundisse se apresenta portanto como uma conceitualizao do tempo e dos ritmos imanentes lgica do capital, como uma escuta do pulso e das crises da histria. Marx, segundo resume Henrik Grossman, deve forjar em primeiro lugar todas as categorias conceituais relativas ao fator tempo: ciclo, rotao, tempo de rotao, ciclo de rotao5. Esta crtica radical da razo histrica seguiu sendo no entanto parcial, propcia ento aos malentendidos e inclusive aos contra-sentidos aos quais podem dar sustento, s vezes, ae expresses contraditrias do prprio Marx. Esses equvocos provm em grande medida da grande questo estratgica no resolvida: Como os proletrios, frequentemente descritos no Capital como seres mutilados fisica e mentalmente pelo trabalho, poderiam transformar-se em classe hegemnica na luta para a emancipao humana? A resposta parece residir em uma aposta sociolgica, segundo a qual a concentrao industrial acarretaria o correspondente crescimento e concentrao do proletariado, com um nvel crescente de resistncia e organizao, que se traduziria em uma elevao do nvel de conscincia at que a classe poltica chegaria finalmente a unir-se com a classe social, passando de classe-em-si para classe-para-si. Essa seqncia lgica permitiria classe universal resolver o enigma estratgico da emancipao. Mas o sculo XX no quis confirmar essa viso otimista que permitiu a numerosos intrpretes
MARX, Karl. Correspondncia, p. 291. Ver Henryk Grossmann, Marx, l'conomie politique classique et le problme de la dynamique, Paris, Champ Libre; Stavros Tombazos, Les temps du capital, Paris, Cahiers des saisons, 1995.
5 4

MARX, Karl. Grundisse, p. 31.

Histria & Luta de Classes, N 9 - Junho de 2010 (17-21) - 19

atriburem a Marx uma teoria determinista da Histria. Sua argumentao se apoiou principalmente em:
O formalismo dialtico tal como aparece no

penltimo captulo do Livro I do Capital sobre a negao da negao. Permitiu tantas simplificaes que no AntiDhring Engels teve que corrigi-las (e no somente as interpretaes abusivas, mas em certa medida seu esprito mesmo): Que papel tem em Marx a negao da negao? [....] Ele no pensa em demonstrar a necessidade histrica mediante este argumento: ao contrrio, depois de haver demonstrado pela historicamente que o processo em parte j ocorreu, e em parte tem necessariamente que ocorrer, que Marx o define como um processo sujeito em sua execuo a uma determinada lei dialtica6. Semelhante comentrio de texto parece, no entanto, muito forado. Mais adiante, Engels mais claro: Que , pois, a negao? Uma lei extraordinariamente geral, e por isso extraordinariamente eficaz e importante que rege o desenvolvimento da natureza, da histria e do pensamento [...] dito est que quando digo que o processo que recorre, por exemplo, o gro de cevada desde que germina at que morre a planta que o brota, uma negao da negao, no prejulgo para nada o contedo concreto desse processo. Claro que se ela consiste nessa forma pueril de escrever em uma lousa um a para logo apagar-lhe, ou em dizer que uma rosa uma rosa para afirmar em seguida que no o , no pode sair nada, como no seja a idiotice do que se entregue a semelhantes operaes7.
A controvrsia remete tambm ao conceito

espanholas, ou a Guerra de Secesso, so por certo mais teis que as especulaes lgicas. O carter central da luta de classes e seus incertos desenlaces exige, com efeito, uma parte de contingncia e um conceito no mecnico de causalidade, uma causalidade aberta cujas condies iniciais determinam um campo de possibilidades, sem determinar mecanicamente qual triunfar. A lgica histrica se aparenta ento mais com o caos determinista que com a fsica clssica: nem tudo possvel, mas existe uma pluralidade de possibilidades reais, entre as quais a luta decide. Tambm aqui necessrio recorrer ao Blanqui da Eternidade pelos Astros, para quem depois das derrotas decorrentes de 1832, 1848 e 1871 somente o captulo das bifurcaes est aberto esperana. O termo bifurcao, pouco utilizado nessa poca, tinha um brilhante futuro no vocabulrio da fsica quntica e no das matemticas da catstrofe de Ren Thom. Na poca das guerras e das revolues, esta concepo de uma histria na qual o passado condiciona o presente sem determin-lo mecanicamente, se reforou no perodo que vai da Primeira Segunda Guerra Mundial com desenvolvimentos tericos paralelos de Gramsci e Benjamin. O primeiro sublinha: realmente, no se pode prever cientificamente seno a luta, e no somente seus momentos concretos. E acrescenta: somente a luta, e no seu resultado imediato, mas aquele que se expressa em uma vitria permanente dir o que racional ou irracional. O desenlace da luta e no uma norma preestabelecida determina ento a racionalidade do desenvolvimento. Mas esse desenlace no se limita ao resultado imediato, s vitrias e s derrotas, que podem revelar-se a longo prazo, como simples episdios. No se pode estabelecer seno retrospectivamente, luz de uma vitria permanente. Que ento o permanente da vitria em uma histria aberta, em uma luta que, diferentemente dos jogos na teoria do mesmo nome, no tem fim de jogo? Que vencer para sempre se, como disse Blanqui, a convocatria est sempre aberta? Em Benjamin, para terminar com os sussurros anestesiantes da histria, com as engrenagens e as rodas dentadas do progresso, com o juzo final do tribunal da histria, a relao entre histria e poltica definitivamente invertida. Trata-se desde agora de abordar o passado j no como antes, de maneira histrica, mas de maneira poltica, com categorias polticas. E mais laconicamente: a poltica precede desde agora histria. A frase parece fazer eco, retirando as conseqncias, daquela de Engels que dizia que a histria no faz nada. A resultante um radical reordenamento da semntica dos tempos histricos. O presente j no mais um elo efmero e evanescente no encadeamento do tempo. O passado j

de necessidade, de tal modo que pode ser interpretado, sobretudo a partir da Introduo de 1859, como necessidade mecnica, enquanto que em boa lgica dialtica indissocivel da contingncia que a acompanha como sua sombra; mas um fato que s vezes resulta difcil estabelecer se Marx utiliza o conceito de necessidade em um sentido preditivo ou em um sentido performativo.

O grande giro
Para distinguir entre estas interpretaes, os escritos polticos sobre a luta de classes na Frana, a colonizao inglesa na ndia, as revolues
6 7

AntiDhring. p. 139 AntiDhring. 146-148.

20 - Tempos histricos e ritmos polticos

no contm o germe do presente, assim como o futuro tampouco j seu destino. O presente o tempo por excelncia da poltica, o tempo da ao e da deciso, a partir de onde se joga e se volta a jogar permanentemente o sentido do passado e o do futuro. o tempo do desenlace entre uma pluralidade de possibilidades. E a poltica que desde agora precede histria precisamente essa arte do presente e do contra-tempo (Franoise Proust), dito em outras palavras uma arte estratgica da conjuntura no momento propcio.

1960 havia conduzido a tratar o relato histrico como o parente pobre das cincias humanas. O gesto platnico reivindicado hoje por Alain Badiou tende a absolutizar o acontecimento para fazer dele o ato fundante de uma sequncia autnoma, fechada por um desastre, sem antecedentes nem conseqncia. O imperativo categrico de uma resistncia estica se encarrega ento de nos eximir de interrogantes sobre os acordos falidos da histria passada assim como de projetos e sonhos para o futuro. Carpe diem. No futur. Point de lendemanin, j escreviam os libertinos do sculo XVIII (nesse caso, Dominique Vivant de Non). pretenso de fazer a histria (de contribuir, dito de outro modo, para a realizao de um fim programado), Hannah Arendt opunha a incerteza da ao poltica. A seus olhos, com efeito, a substituio da histria pela poltica atribua a responsabilidade da ao enfrentada contingncia deplorvel do particular. A des-fatalizao da histria, provocada a partir da Primeira Guerra Mundial pela derrocada dos mitos do progresso, podia no entanto revestir-se de varias formas: a da deciso incondicional em Schmitt; a da erupo messinica em Benjamin; e finalmente a do acontecimento milagroso em Arendt: somente uma espcie de milagre permitir uma mudana decisiva e saudvel. Todos caem na tentao de absolutizar o acontecimento. A evenementialit regressou com fora, nas retricas ps-estruturalistas, mas a espera de um acontecimento redentor, incondicionado, surgido do Vazio ou do Nada (da eternidade?) se relaciona mais com o milagre da Imaculada Conceio. A esperana em um acontecimento absoluto e o radicalismo passivo do velho socialismo ortodoxo da II Internacional podem ento unir-se inesperadamente: a revoluo, como dizia Kautsky, no se prepara, no se faz. Simplesmente ocorre quando chega a hora, segundo uma lei quase natural, como um fruto maduro, ou como uma divina surpresa evenementialle. Muito longe das exigncias da revoluo permanente ou da continuidade estratgica na ao partidria de Lenin, a escassez de poltica em autores como Badiou ou Rancire o corolrio da escassez de tais erupes.

Histria e estratgia
Essa inverso que restabelece a primazia da poltica sobre a histria, no revela, no entanto, o que ocorre com sua relao invertida. Com a ajuda da pulverizao ps-moderna dos relatos e tambm do tempo histrico, certos discursos tericos retm a idia de uma poltica desenraizada de todas as determinaes e condicionantes histricos, que se reduziria desde agora a uma justaposio de aes dia por dia, de seqncias flutuantes, sem vinculo lgico nem continuidade. Este estreitamento da temporalidade poltica ao redor de um presente efmero continuamente recomeado, traz como conseqncia a excluso de todo pensamento estratgico, de um modo simtrico forma em que o fizeram as filosofias da histria. Grande aficcionado aos escritos e jogos estratgicos, Guy Debord sublinhou com energia o vnculo entre uma temporalidade histrica aberta e um pensamento estratgico capaz de deslocar-se de modo duradouro, e de integrar aos seus clculos probabilsticos uma parte irredutvel de acontecimentos contingentes. Afirmava assim que um partido ou uma vanguarda com um projeto que sofrera um grave dficit de conhecimentos histricos j no poderia orientar-se ou ser conduzido estrategicamente. As derrotas acumuladas no sculo dos extremos obscureceram o horizonte da espera e congelaram a histria na desgraa. a poca do zapping, do quick, do fast, do rpido e do instantneo. O tempo estratgico se debulha e se fragmenta em episdios anedticos. A saudvel reabilitao do presente se transforma assim no culto ao transitrio e ao perecvel, em uma sucesso de fatos sem passado nem futuro: um eterno presente se impe, feito de instantes efmeros que brilham com o prestgio de uma ilusria novidade, mas no fazem mais que substituir cada vez mais rapidamente, o mesmo com o mesmo. (Jrome Baschet). O fato que as resistncias imediatas ContraReforma liberal carecem frequentemente de interesse e cultura histrica. J a moda estruturalista dos anos

O tempo quebrado da estratgia


A revoluo, associada ao nome de Lenin, impulsiona ao contrrio, at suas ultimas conseqncias, a ruptura com a representao do tempo do relgio, homogneo e vazio, segundo o qual se supe que marcha a engrenagem do progresso. O tempo estratgico est cheio de ns e de giros, de aceleraes sbitas e sensveis detenes, de saltos para diante e salto pra trs, de sncopes e contratempos. As agulhas de seu quadrante nem sempre giram no mesmo sentido. Trata-se de um tempo quebrado, descompassado pela crise e pelos instantes a

Histria & Luta de Classes, N 9 - Junho de 2010 (17-21) - 21

aproveitar (como o testemunham as notas de Lenin em outubro de 1917, urgindo os dirigentes bolcheviques a tomar a iniciativa da insurreio amanh ou depois de amanh, porque depois seria demasiado tarde), sem o que a deciso j no teria sentido, e o papel do partido se reduziria ao de um pedagogo que acompanha a espontaneidade das massas, e no o de um estrategista organizando a retirada ou a ofensiva segundo os fluxos e refluxos da luta. Essa temporalidade da ao poltica tem seu prprio vocabulrio: o perodo, concebido em suas relaes com o antes e com o depois dos que se distingue; os ciclos de mobilizao (s vezes a contratempo dos ciclos econmicos); a crise em que a ordem fraturada deixa escapar um leque de possibilidades; a situao (revolucionria) na qual se preparam os protagonistas da luta; a conjuntura ou o momento favorvel que deve captar 'a presena de nimo necessria em toda estratgia. A gama destas categorias permite articular, em vez de dissociar, o acontecimento e a histria, o necessrio e o contingente, o social e a poltica. Sem tal articulao dialtica, a idia mesma de estratgia revolucionria ficaria vazia de sentido, e no restaria mais que o socialismo fora do tempo (Angelo Tasca), to caro s Penlopes parlamentares.

Ento: fim do curto sculo vinte ou fim do sculo dos extremos? Mudana de perodo ou mudana de poca? Derrota histrica das polticas de emancipao ou simples alternncia dos ciclos de mobilizao? Hans Blumenberg destaca que somente a poca Moderna se pensou como poca, segundo a nova semntica dos tempos histricos analisada por Reinhart Koselleck. Porque de nenhuma maneira a histria mesma que, o recordo pela ultima vez, no faz nada a que marca ao final, recorta o tempo ou data o acontecimento, seno quem o observa a posteriori: um giro de poca um limite imperceptvel que no est vinculado a nenhuma data ou acontecimento destacado. O homem faz a histria, mas no faz a poca. Representao construda de uma seqncia histrica, a delimitao de uma poca segue estando, pois, indefinidamente em litgio, tal como o ilustram as distintas dataes da modernidade. Enquanto a frgil unidade de um perodo, Kracauer a compara com a sala de espera de uma estao, onde no se estabelecem seno encontros ao azar ou aventuras passageiras. Mais que emergir o tempo, instaura uma relao paradoxal entre a continuidade histrica que representa e as rupturas que implica. Mudana de poca, de perodo ou de ciclo, o alcance desta mudana que est em curso somente se determinar luz do que, confusamente, est iniciando. Depois da Belle poque, do perodo do entre-guerras e da guerra civil europia, dos Trinta anos gloriosos e a Guerra fria, da Restaurao liberal... Que? Uma reorganizao poltica se desenha. A globalizao mercantil e a guerra infinita produzem novas escalas espaciais, uma nova configurao de espaos e lugares, novos ritmos de ao. Um novo paradigma quem sabe, ao qual no convm certamente chamar ps-moderno, porque a palavra parece inscrever-se em uma sucesso cronolgica e na mania estril dos ps-ismos. No , portanto, mais que o princpio de algo que ainda apenas percebemos, entre o frgil j no mais e o ainda no. Ser longo, anunciava o profeta Jeremias... Mas o futuro dura muito tempo. Outro mundo necessrio. urgente faz-lo possvel antes que o velho mundo nos destrua e arrune o planeta.

Rquiem para o tempo presente


De onde viemos? De uma derrota histrica, necessrio admiti-lo, e apreciar sua dimenso, da qual a contra-ofensiva liberal do ltimo quarto de sculo tanto causa como conseqncia e coroamento. Algo se acabou com a mudana de direo do sculo, entre a queda do Muro de Berlim e o 11 de setembro. Algo... Mas o que? O curto sculo XX e seu ciclo de guerras e revolues? O tempo da modernidade? Ciclo, perodo ou poca? Fernand Braudel distingue trs tipos de durao:
o acontecimento, que o mais caprichoso e

enganoso, inacessvel (impensvel?) para as cincias sociais;


a longa durao dos movimentos

econmicos, demogrficos, climticos;


o ciclo da conjuntura, aproximadamente

decenal, que estabeleceria um vnculo entre o acontecimento e a estrutura, o tempo longo e o tempo curto. Essa temporalizao tem o inconveniente de estabelecer em uma mesma temporalidade histrica uma pluralidade de tempos sociais discordantes, sem explicar outras modalidades de tempos alm da simples descrio de suas combinaes e conexes. Esta unificao do tempo histrico tende assim a anular os efeitos de contratempos e da no contemporaneidade.

You might also like