You are on page 1of 14

CENTRO UNIVERSITRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDR

Aline Macabas Perez RA: 4291825657 Andr Luis Pedroli RA: 3708607231 Andreia Couto Roque RA: 4485876299 Cristina Apolinrio da Silva Pereira RA: 4200080418 Dulce Braga de Sousa RA: 4209800362 Daiane Gomes Ferreira RA: 1299867639 Gilberto Pardo Junior RA: 3700597465 Lilian Arajo de Novaes RA:1299862573 Monique dos Santos Thomaz RA: 4200056129 Simone de Oliveira Machado RA: 4217793013 Tasa de Souza Santos RA: 1044784190 Curso: Enfermagem

SONDA NASOENTERAL

Santo Andr 2013

Aline Macabas Perez RA: 4291825657 Andr Luis Pedroli RA: 3708607231 Andreia Couto Roque RA: 4485876299 Cristina Apolinrio da Silva Pereira RA: 4200080418 Dulce Braga de Sousa RA: 4209800362 Daiane Gomes Ferreira RA: 1299867639 Gilberto Pardo Junior RA: 3700597465 Lilian Arajo de Novaes RA:1299862573 Monique dos Santos Thomaz RA: 4200056129 Simone de Oliveira Machado RA: 4217793013 Tasa de Souza Santos RA: 1044784190 Curso: Enfermagem

SONDA NASOENTERAL

Trabalho apresentado disciplina de Processo do Cuidar II, sob orientao do Prof. Euzarene, como requisito parcial para obteno de nota do 3 semestre.

Santo Andr 2013

NDICE

INTRODUO.................................................................................................................1 OBJETIVO.........................................................................................................................2 SONDA NASOENTERAL................................................................................................3 INDICAES DA SONDA NASOENTRICA.............................................................3 USO......................................................................................................................................4 ORIENTAO E CUIDADOS GERAIS........................................................................5 COMPLICAES COM O USO DA SONDA...............................................................6 MATERIAIS.......................................................................................................................6 TCNICA DE SONDAGEM............................................................................................7 CUIDADOS COM PACIENTES QUE FAZEM USO DE S.N......................................8 REGISTRO.........................................................................................................................9 CONCLUSO...................................................................................................................10 REFERNCIAS................................................................................................................11

INTRODUO

Neste trabalho ser abordado o assunto sobre sonda nasoenteral, seus aspectos e caractersticas, sua finalidade e indicaes, os cuidados os quais se devem tomar, seguido de orientaes no seu uso, incluindo as possveis complicaes, os materiais utilizados na passagem da sonda, retratando a tcnica e o registro do pronturio de Enfermagem.

OBJETIVO

O principal objetivo deste trabalho adquirir conhecimentos a cerca da passagem da sonda nasoenteral, contribuindo assim para a formao dos futuros enfermeiros, os quais iro trabalhar com este tipo de material que far parte de suas rotinas profissionais.

SONDA NASOENTERAL

Tubo de silicone usado para alimentao quando o alimento no pode passar pelo trajeto normal. A sonda nasoenteral uma sonda colocada pelo nariz que chega at o intestino (por isso a expresso enteral, que provm de intestino). Ela leva alimento que deve ser o mais simples possvel em sua composio visto que ao chegar no intestino uma grande parte do processo digestivo j deveria ter sido realizado. Esse alimento mais simples permite que haja uma absoro mais completa pelas microvilosidades que existem no intestino e que so responsveis pela absoro dos nutrientes. Esse tipo de sonda s deve ser realizado por um profissional de nvel superior (mdico ou enfermeiro) e a sua manuteno muito simples.

INDICAES DA SONDA NASOENTRICA

Administrao de medicamentos Alimentao enteral Problemas gastrintestinais com a dieta alimentar normal Presena de neoplasias (tumores) de boca Presena de neoplasias (tumores) de garganta Terapias para o cncer (neoplasias) Cuidados na convalescena Condies hipermetablicas Paralisia orofarngea / esofagiana Cirurgia maxilofacial ou cervical

A Equipe Enfermagem efetua a passagem e retirada da Sonda Nasogstrica ou Sonda Nasoentrica, bem como a manuteno da medicao e da dieta prescrita. Fazemos tambm o treinamento para o cuidador do procedimento de administrao da dieta e terapia medicamentosa, como os cuidados gerais de enfermagem domiciliar.

USO

Os usos de sondas para suporte nutricional, so de extrema importncia e reconhecida como fator definitivo na recuperao de doentes, devido aumento da prevalncia de doenas crnicas na populao, especialmente nos idosos, pois permite o aporte de nutrientes. Sua indicao esta tambm associada as patologias que levam a dificuldades na deglutio, impossibilitando a alimentao por via oral. O mtodo utilizado pouco invasivo, mas exige cuidados especializados. Ter conhecimento das tcnicas de introduo das sondas, mtodos para realizar a administrao das dietas, saber reconhecer os riscos e complicaes que possam advir dessa terapia, so fundamentais. Muito conhecida e utilizada hoje, a sonda DOBBHOFF, (fabricada por Dobbie e Hoffmeister na dcada de 70) so fabricadas em poliuretano e silicone, no sofrem alterao fsica em contato com o PH cido do estomago, so flexveis, maleveis e durveis. Seu calibre fino, com uma ogiva distal (tungstnio) possibilitando seu posicionamento alm do esfncter piloro, permitindo tambm o fechamento dos esfncteres durante seu trajeto (Crdia e Piloro). Hoje, as vias mais utilizadas para alimentao por sondas so: via Nasogstrica, Nasoentrica e Ostomias (Gastrostomias, Jejunostomias). As sondas de polivinil devem ser utilizadas somente para drenagem de secrees devido serem de material que pode deteriorar mais facilmente e por causarem irritao em contato com a mucosa por longo perodo. No momento da alta hospitalar, os familiares recebem muitas e extensas

informaes/orientaes/cuidados, a respeito da doena e aos novos dispositivos agregados a ele: sondas, cateteres, curativos, etc. Ocorre muita dificuldade em absorver os conhecimentos e cumprir as novas tarefas, sendo fundamental o acompanhamento domiciliar destes doenteidosos.

No domicilio, alimentar o paciente via sonda, seja nasogstrica, nasoentrica ou por ostomia (Gastrostomia), e necessrio a cooperao dos familiares, cuidadores e paciente. Devemos estimul-los e ensin-los sobre a importncia da terapia, fornecendo-lhes informaes sobre a enfermidade e a necessidade do uso da sonda, deixando-os mais seguros, diminuindo suas ansiedades, garantindo melhor resultado na aceitao e no aprendizado dos cuidados com a manipulao e administrao da dieta, diminuindo os riscos de complicaes.

ORIENTAO E CUIDADOS GERAIS

As orientaes dispensadas aos pacientes, familiares e cuidadores, relacionam-se aos cuidados com: Manuseio da sonda cuidados com retraes, pois pode ser deslocada do posicionamento correto. Exemplo: durante o sono, banho, mudana de decbito ou pelo prprio paciente.. Limpeza/Higiene/Fixao Aps banho seca-la e trocar a fixao (Nasogstrica, Nasoentrica) da face, devendo estar sempre limpa e seca, evitando o desconforto para o paciente, odores desagradveis, higienizar as narinas do paciente e tomar cuidado para no tracionar a asa nasal ao fixar a sonda, causando leses. s vezes se faz necessrio restringir as mos do paciente com luvas sem os dedos, para impedi-lo de retirar a sonda, como pode ocorrer com doentes com demncias, agitao motora, quadros de confuso mental, etc.. Administrao de dieta, infuses de lquidos e medicamentos posicionar o paciente sentado e ou, sendo acamado, manter cabeceira elevada por no mnimo 30 graus, (diminuindo riscos de aspiraes de dieta, refluxos gstricos), e no deitar o paciente logo aps ingesta alimentar e hdrica, lavar a sonda com gua filtrada aps administrao de dietas (1 -2 seringas de 20 ml), medicamentos, mantendo sua permeabilidade, evitando obstrues por resduos alimentares. Havendo obstrues, pode se realizar manobras para desobstruo, infiltrando gua morna (ideal com seringa de 50 ml). Observao e deteco de anormalidades obstruo, vazamentos, quebras dos conectores das extremidades proximais, Se (gastrostomia,) proteger a pele se houver contato com contedo gstrico, para evitar formao de leses, inflamaes, infeces.

Tempo de troca determinado pelo protocolo do servio de acompanhamento do paciente.

COMPLICAES COM O USO DA SONDA

1. Infuses rpidas levam a quadros de distenso abdominal, diarrias, vmitos. 2. Refluxos gstricos e pneumonias aspirativas podem ser observadas pelos familiares na presena de agitao, tosse, dispnia, cianose de face. (idosos acamados, seqelados, afsicos, com reflexos diminudos). 3. Quadros de constipao intestinal, flatulncias necessitando readequao nutricional, sendo de grande importncia aos familiares e cuidadores, observarem a presena de eliminaes fisiolgicas (volume, quantidade, aspecto, consistncia, etc.). Vale reforar, que, o paciente no domicilio, deve ser acompanhado sempre por uma equipe multiprofissional e multidisciplinar, cabendo a nutricionista, definir a terapia nutricional mais indicada, tambm avaliando e acompanhando os resultados e adequando as alteraes necessrias a cada paciente, levando em conta seu histrico alimentar, histrico de doenas, tipos de sonda, etc, orientando tambm , familiares e cuidadores.

MATERIAIS

Bandeja; Luvas de procedimento; Seringa 20 ml; Gel lubrificante hidrossolvel ou anestsico gel 2%; Micropore ou esparadrapo; Cordon; Estetoscpio; Biombo; Sonda gstrica ou Sonda para nutrio enteral com fio guia (mandril) de poliuretano.

TCNICA DE SONDAGEM

- procedimento de responsabilidade do enfermeiro ou mdico. 1. Caractersticas da sonda nasoenteral A sonda nasoenteral tem comprimento varivel de 50 a 150 cm, e dimetro mdio interno de 1,6mm e externo de 4 mm, com marcas numricas as longo de sua extenso, facilitando posicionamento, maleveis, com fio guia metlico e flexvel, radiopaca.

2. Clculo do tamanho da sonda a ser empregada Fazer uma medio do lobo da orelha a ponta do nariz at o apndice xifide, adicionando-se mais 05 a 10 cm.

3. Instalao da sonda A instalao da sonda pode seguir vrios procedimentos dependendo de normas e rotinas de cada instituio, porm alguns passos so universais, como: a) aps a instalao, o paciente deve ficar pelo menos 4 horas em jejum para no haver nusea ou vmitos; b) evitar muitos adesivos que possa prejudicar a viso do paciente; c) no infundir a dieta rapidamente, pois pode causar diarria; d) manter o paciente em posio sentado ou semi-sentado durante e aps o processo de administrao da dieta; e) dar preferncia ao uso de bomba de infuso para um melhor controle da dieta; f) utilizar as sondas de fino calibre que diminuem o risco de refluxo gstrico, consequentemente previne as pneumonias aspirativas.

CUIDADOS COM PACIENTES QUE FAZEM USO DE SONDA NASOENTERAL:

1. Certificar a posio gstrica atravs da ausculta com estetoscpio em regio epigstrica, injetando 20 ml de ar, aspirar contedo gstrico e realizar RX torcico/abdominal, (OBS: a tcnica de se colocar a sonda dentro de um copo com gua, no esta sendo mais utilizada, pois o paciente pode bronco aspirar.) 2. Deixar o paciente em posio lateral direita para progresso da sonda para regio pilrica; 3. Manter a cabeceira do leito elevada a 30 graus para diminuir o risco de bronco aspirao; 4. Administrao da dieta pode ser contnua ou intermitente;

5. Controlar, quando possvel em bomba de infuso para melhor manuteno; 6. Observar intolerncia (nuseas, vmitos e diarria) a alguns componentes da dieta, neste caso deve-se alterar sua composio, principalmente quando idosos; 7. Deve-se aspirar o contedo gstrico atravs sonda, toda vez que for instalar nova dieta, para avaliar a presena de resduos gstricos Caso exista um volume gstrico aspirado maior que 200 ml suspender a prxima dieta; 8. Controlar sinais vitais, diurese, distenso abdominal, glicemia capilar, edemas, turgor da pele, dispnia; 9. Ficar atento na fixao da sonda, alternando o local para no lesar a pele das narinas; 10. Cuidados no preparo e manuseio das sondas e dietas, de forma estril, mantendo as dietas em refrigerador exclusivo, podendo ficar at 04hs em temperatura ambiente e 24hs na geladeira.

REGISTRO

Anotar qual narina foi introduzida a sonda; Testes de posicionamento; Se aconteceram intercorrncias; Data e horrio do procedimento; Carimbo e assinatura de quem realizou a tcnica de sondagem nasoentrica.

CONCLUSO

A sonda nasoenteral usada para infuso de medicamentos e/ou alimentao, entre outras indicaes, so destinadas a pacientes que tem dificuldades de absorver alimento ou substncias pela via normal e natural- a boca, devido alteraes permanentes da orofaringe e trato digestivo, por exemplo. A sonda de poliuretano ou silicone introduzida atravs do nariz at o duodeno, com o auxlio do fio guia, no qual retirado aps a realizao de raio-x para verificao do posicionamento da sonda, os profissionais que devem fazer a passagem somente o mdico ou o enfermeiro.

Para diminuio dos riscos de complicaes necessrio orientar o paciente e sua famlia sobre a finalidade da sonda, a sua importncia e o procedimento em geral, deixando-os mais tranquilos e menos ansiosos, contribuindo para a aceitao da passagem da sonda e a colaborao de sua manuteno.

O enfermeiro deve sempre estar atento se o paciente apresenta distenso abdominal, controlar sinais vitais, diurese, se h presena de edemas, obstruo da sonda, entre outros fatores indispensveis para o bom funcionamento da sonda assim como sua manuteno, evitando desta forma complicaes.

Logo, todo tipo de informao necessria- data, horrio, intercorrncias, etc.- deve ser registrado no pronturio de enfermagem seguido de assinatura e carimbo do profissional.

REFERNCIAS:

Barrabarra, D F, Buch S, Pinto, S M D, Reis, W. Ateno Nutricional Domiciliar. UFPR. www.proec.ufpr.br

Borges, VC, Et All: Nutrio Domiciliar: Uma Experincia no Brasil. In: Waitzberg, D.L. Nutrio oral, Enteral e Parenteral na Pratica Clinica. RJ: Ateneu.2002 p. 977-981. Freitas V E, PY ,L Tratado de Geriatria e Gerontologia. In: Santos, H V, Resende, A C H Nutrio e Envelhecimento. Guanabara Koogan .2 ed.,cap.96: 930-931. Rosrio M, Marquini J Sondas Nasogstricas/ Nasoentricas. Cuidados.Medicina, Ribeiro Preto,35: 95-101, jan/mar -2002

Sonda Nasoenteral. Sade. Disponvel em:< http://cliquesaude.com.br/sonda-nasoenteral991.html> Acesso: 13 de abril de 2013.

TAYLOR, C; LILLIS,C; LEMONE, P. Fundamentos de Enfermagem: a arte e a cincia do cuidado de enfermagem. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.1592 p.

You might also like