You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

COTUCA COLGIO TCNICO DE CAMPINAS Prof. Rodolfo Libardi

CURSO DE ESPECIALIZAO TCNICA _2010 MATERIAIS METLICOS _ MDULO I DIAGRAMAS DE EQUILBRIO DE FASES

1. DIAGRAMAS DE EQUILBRIO DE FASES DAS LIGAS BINRIAS. As transformaes que ocorrem nos sistemas metlicos podem ser representadas graficamente. Estes grficos (ou diagramas) so denominados de DIAGRAMAS DE EQUILBRIO DE FASES ou DIAGRAMAS DE FASES. 1.1. Fase. a parte homognea de matria de um sistema, separada da(s) outra(s) fase(s) por uma superfcie de separao, sendo que a composio qumica e a estrutura cristalina variam bruscamente (e conseqentemente as propriedades fsicas e qumicas). Um metal puro quando observado ao microscpio ptico em uma seo plana, apresentar uma superfcie formada por muitos gros (cristais) de um nico tipo, isto , com a mesma composio qumica, mesma estrutura cristalina e, conseqentemente, com mesmas propriedades. Neste caso o material apresenta apenas uma fase, denominada .

fase

Figura 1. Metal puro - monofsico As ligas metlicas formadas por dois metais ou mais podem apresentar duas fases ou mais (podendo apresentar apenas uma, dependendo da composio). No microscpio essas fases apresentam-se de forma diferente. Um mesmo cristal pode apresentar as duas fases dispostas de diversas formas. Uma dessas formas a lamelar. A figura 2 mostra um gro constitudo por apenas uma fase e o gro lamelar por duas fases + .

fase

fase

Figura 2. Estrutura policristalina de uma liga metlica, com gros tendo uma fase e gros com duas fases.

3 As fases apresentam composio, estrutura cristalina e propriedades normalmente diferentes. Portanto a maior ou menor quantidade de uma das fases presentes na liga determina um tipo de propriedade do material. 1. 2. Componentes Componentes so os elementos que formam o sistema. Metal Puro----------> 1 elemento ----> sistema unitrio. Liga Metlica ------> 2 elementos----> sistema binrio Liga Metlica.------> 3 elementos----> sistema ternrio 1.3. Variveis. Para os metais, de uma maneira geral, as variveis so: a temperatura, composio (% dos elementos) e a presso (normalmente cte = 1 atm). Quando uma dessas variveis; alterada (para os metais principalmente, a temperatura e a composio) podem ou no alterar as fases presentes no sistema.

Figura 3. Representao do diagrama de equilbrio de um componente - sistema unitrio para o cobre Os diagramas de equilbrio das ligas binrias so divididos em vrios tipos, de acordo com as modificaes de fases das diversas ligas que ocorrem com as variaes das condies de estado. Temos os seguintes sistemas: SISTEMA ISOMORFO, SISTEMA EUTTICO, EUTETIDE E PERITTICO. O diagrama de equilbrio Ferro-Carbono construdo a partir destes quatro sistemas. 2. SISTEMA ISOMORFO. Quando os dois elementos em presena formam uma soluo slida em todas as propores temos o sistema isomorfo. Acima da linha lquidus todo o material est na fase lquida, e abaixo da linha slidus o material est totalmente na fase slida, . 2.1. Estudo da solidificao de uma liga do sistema isomorfo.

4 Seja uma liga A x%B, na figura 4. Acima da linha lquidus o material est na fase lquida. Com o abaixamento da temperatura, sendo atingida a linha lquidus na temperatura T1, comeam a se formar os primeiros cristais de soluo slida . Continuando o resfriamento, teremos maior quantidade de cristais na fase . Na temperatura T2 temos ento as duas fases :L + . Ao atingir a temperatura T3, a liga est totalmente solidificada com cristais na fase . De T3 at a temperatura ambiente (25C) nenhuma transformao ocorre, somente o resfriamento.

Figura 4. Representao esquemtica de um diagrama isomorfo. 3. DIAGRAMA DE FASES DAS LIGAS BINRIAS: 3.1. SISTEMA BINRIO EUTTICO Denomina-se reao euttica a decomposio de uma fase lquida em duas fases slidas durante o resfriamento de uma liga, ou a reao inversa no caso do aquecimento. Resfriamento Aquecimento 3.2. CARACTERSTICAS DO DIAGRAMA BINRIO EUTTICO. Trs regies de uma nica fase so encontradas no diagrama: , e lquido L. A fase slida uma soluo slida homognea rica no elemento A, tendo como soluto o elemento Fases slidas +

Fase lquida L

5 B. A fase uma soluo slida onde o soluto o elemento A. Os metais puros A e B esto respectivamente nas fases e .

Temperatura

Lquido +L TE 1 2 Euttico +L

0 a % B (em peso)

b 100

Figura 5 - Caractersticas do Diagrama Binrio Euttico. A linha liquidus se divide em dois ramos descendentes a partir dos pontos de fuso dos elementos A e B, encontrando-se num ponto o qual denominado Euttico. A esse ponto E corresponde a liga de mais baixo ponto de fuso entre todas, o qual denominada liga euttica (composio: e%B e (100-e) %A), que ocorre tambm na temperatura denominada temperatura do euttico (TE). As linhas slidus so descendentes, partindo dos pontos de fuso dos elementos A e B, e limitadas pelas ordenadas que do as concentraes das fases que formam o euttico a essa temperatura (pontos 1 e 2 ). As linhas solvus do as composies das fases slidas em presena, a cada temperatura. A linha que une os pontos 1 e 2 (isotrmicas do euttico ) a localizada para facilitar a interpretar as transformaes do diagrama, ela no representa transformao de fase. Abaixo desta linha qualquer liga est totalmente solidificada. 3.3. ESTUDO DA SOLIDIFICAO DAS LIGAS DO SISTEMA EUTTICO. (DESENVOLVIMENTO DA MICROESTRUTURA).

6 Dependendo da composio, diversos tipos de microestruturas so possveis para um resfriamento lento. 3.3.1. Liga com composio X1 Acima da temperatura T1 a liga est na fase lquido e ao atingirmos esta, ocorre a formao dos primeiros cristais da fase . Continuando o resfriamento as composies das fases variam segundo a linha solidus e a linha liquidus. Ao atingir a temperatura T2 o restante do lquido se solidifica e toda a massa fica com a composio X1. Com o abaixamento da temperatura no h mais transformao. Na temperatura ambiente teremos uma nica fase (fase ). Liga X1

fase L T1 T2 fase L + fase faseL fase L

fase fase

Figura 6 - Representao esquemtica do desenvolvimento da microestrutura da liga com composio X1. 3.3.2. Liga com composio X2 % . Acima da temperatura T1 a liga se encontra no estado lquido e ao atingirmos esta temperatura inicia-se o processo de cristalizao. Inicia-se a formao de cristais da soluo slida . Na temperatura T2 termina a cristalizao. Estes cristais no sofrem variao at ser atingido a temperatura T3, sobre a linha solvus. Ao atingirmos esse ponto comeam a aparecer os primeiros precipitados da fase . Continuando o resfriamento apenas haver mudanas nas quantidades e composies das fases e . Na temperatura ambiente a fase ter a composio a e a fase a composio b . Na temperatura ambiente teremos uma nica fase (fase ).

Liga X2

fase L T1 faseL T2 fase L + fase fase fase T3 fase

fase (precipitados) Figura 7 - Representao esquemtica do desenvolvimento da microestrutura da liga com composio X2. 3.3.3. Liga com composio X3% Ao ser atingida a linha lquidus (temperatura TE) inicia-se a solidificao (cristalizao) que prossegue da maneira anterior. Variam as propores de slido () e lquido (L) at a temperatura do euttico.Observe que o lquido tem sua composio tendendo para a composio do euttico com a queda da temperatura. Na temperatura do euttico o lquido remanescente tem composio Le, e se solidifica apresentando duas fases : e . Le --------------------> e + e Continuando o resfriamento haver apenas mudana nas composies de e . Na temperatura ambiente teremos a fase primria com composio a e o euttico (fase secundria com composio a e fase com composio dada pelo ponto b).

Liga X3 (Liga Hipoeuttica)

FaseL

Fase

Fase

Euttico( fases e )

Figura 8 - Representao esquemtica do desenvolvimento da microestrutura da liga hipoeuttica.. 3.3.4. Liga com composio Euttica : Uma liga apresentando euttico no sofre transformaes at ser atingida a temperatura do euttico. Ao atingir esta temperatura ( Te ) ambos os metais em presena esto saturados do outro elemento e precipitam as fases e . Uma microestrutura tpica resultante, consiste de camadas (tambm chamada de lamelas ) alternadas das fases e . Ao abaixar a temperatura, mudam as composies das fases segundo as linhas solvus. Ligas Hipoeutticas - ligas cujas composies se situam esquerda do ponto euttico. Liga Euttica - a liga com a composio do euttico. Liga Hipereutticas - so a ligas cujas composies se situam a direita do euttico. A quantidade dos constituintes presente depender da composio da liga. Exemplos das Ligas do Sistema Euttico: Ag - Cu Ag - Pb Al - Si As - Pb Au - Ge Bi - Cd Bi - Si Cd - Pb

9 Cd - Zn Pb - Sb Pb - Sn Sn - Zn

Liga Euttica

Fase L

Fase L Fases e Fases e

Fases e

Figura 9 - Representao esquemtica do desenvolvimento da microestrutura da liga com composio euttica

4. SISTEMA EUTETIDE. Denomina-se reao eutetide a decomposio de uma fase slida em duas outras tambm no estado slido durante o resfriamento ou a reao inversa no aquecimento.

Fase slida

Resfriamento Aquecimento

Fases slidas +

10

4.1. Caractersticas do diagrama eutetide Temperatura Lquido (L) L+

Slido (fase) T1 + TE 1 2 E Eutetide +

0 a

Liga X

d 100

Figura 10 . Diagrama Eutetide esquemtico. A fase slida pode provir de um sistema isomorfo, euttico, etc. O ponto E' denominado ponto Eutetide, e a temperatura deste ponto denominada de temperatura de reao eutetide ou simplesmente temperatura do Eutetide (TE). As ligas situadas esquerda do ponto eutetide so denominadas hipoeutetide, e a liga com a composio do eutetide chamada liga Eutetide. As ligas situadas com composio direita do eutetide so denominadas hipereutetides. O produto da reao Eutetide no resfriamento (lento) constituido geralmente de gros lamelares, nos quais as fases se apresentam lado a lado alternadamente. 4.2. ESTUDO DA SOLIDIFICAO DAS LIGAS DO SISTEMA EUTETIDE Tomemos uma liga com composio X, liga hipoeutetide. Acima da temperatura T1, a liga apresenta-se formada por apenas uma fase slida, denominada . Deixando-se esfriar a liga, ao ser atingida esta temperatura comea a precipitar a fase . Todas essas transformaes ocorrem por nucleao e crescimento e se iniciam principalmente nos contornos de gros e junto a incluses.

11 Prosseguindo o resfriamento, a fase vai se enriquecendo do elemento B, o mesmo ocorrendo com a fase . Ao ser atingida a temperatura do Eutetide, a fase com a composio do Eutetide sofre a transformao, dando gros lamelares de e . O estudo das ligas com outras composies se faz de maneira anloga ao sistema Euttico substituindo a fase lquida pela fase slida .

fase

As ligas com composio entre 0 - a sero constitudas a temperatura ambiente por apenas uma fase ( ). A liga com composio entre a e b ser constituda a temperatura ambiente por duas fases e , sendo a fase dispersa na fase As ligas com composio variando entre b e c sero constitudas pela fase e o fase

Fase

Eutetide ( + ). Para AS LIGAS HIPEREUTETIDES as estruturas so idnticas,

Eutetide E ( +) Fase

havendo apenas substituio da fase pela . Exemplos de Ligas com Reao Eutetide: Be - Cu Cb - Fe Cd - Sn Cu - Sn Cu - Zn Fe - C Cu Al Fe Ta Cu-Si Ni-Zn

12 5. DIAGRAMA FERRO-CARBONO. 5. 1. DEFINIO DE AO. Aos-Carbono so ligas Ferro-Carbono, com os teores de carbono variando entre 0,008% e 2,11% e impurezas normais: mangans (<1,5%), silcio (<0,4%), fsforo (<0,04%) e enxofre (<0,05%), alm de elementos residuais tais como Cromo, Nquel, Molibdnio, etc, limitados pelas normas tcnicas. 5. 2. ESTRUTURA CRISTALINA DO FERRO O ferro caracteriza-se por apresentar a forma ou reticulado cbico. Ele possui diferentes formas cristalinas cbicas (polimorfismo ou alotropia): cbico de corpo centrado (c. c. c.) e cbico de face centrada (c. f. c.). A estrutura cbica de corpo centrado apresenta tomos nos vrtices do cubo e um tomo no seu centro, enquanto a estrutura cbica de face centrada apresenta tomos nos vrtices do cubo e um tomo no centro de cada face.O ferro apresenta as formas alotrpicas denominadas alfa (), gama () e delta (). 5. 3. SOLUBILIDADE DO CARBONO NO FERRO. A solubilidade do carbono no ferro depende da estrutura cristalina do ferro e da temperatura, como pode ser observado no diagrama Fe-Fe 3C. A soluo slida formada por esses elementos do tipo intersticial, isto , os tomos de carbono ocupam os interstcios (vos, vazios) da estrutura cristalina do ferro. As solubilidades do carbono no ferro so: mximos de 2,11%C a 1148C na estrutura c. f. c. e 0,02%C a 727C na estrutura c. c. c. Na temperatura ambiente 0,008%. Portanto na temperatura ambiente um ao ABNT 1045, com 0,45%C ir formar duas solues (uma com 0,008%C - Ferrita) e a outra com alto teor de carbono (6,69%C) denominada de cementita ou carboneto de ferro, Fe3C). 5.4. DIAGRAMA DE EQUILBRIO FERRO-CARBONO Em condies de equilbrio termodinmico as linhas pontilhadas da figura 11 representam o diagrama de equilbrio estvel para as ligas Fe-C. Essas ligas, na temperatura ambiente, seriam constitudas pelas fases ferrita (, Fe< 0.008%C) e grafita (100%C). Como nenhum processo industrial permite obter condies de equilbrio termodinmico as ligas FeC so representadas pelas linhas contnuas da figura 1 formando o diagrama de equilbrio metaestvel Fe Fe3C. Essas ligas na temperatura ambiente so constitudas por ferrita ( , Fe < 0,008%C) e cementita (Fe3C, Fe=6,69%C). 5. 5. CONSTITUINTES NOS AOS. FERRITA representada pela letra grega alfa (). uma soluo slida de carbono no ferro (c. c. c.). A solubilidade do carbono no ferro 0,0218% a 727C e 0,008% na temperatura ambiente. A ferrita uma fase tenaz e dctil. Na temperatura ambiente apresenta limite de resistncia da ordem de 30 kgf/mm2 (300 MPa), 70% de reduo de rea na fratura e dureza entre 50 e 100 Brinell. ferromagntico temperaturas inferiores 770C (Ponto Curie). AUSTENITA representada pela letra grega gama (). uma soluo slida de carbono no ferro (c. f. c.). A solubilidade mxima do carbono 2,11% a 1148C.

13 As propriedades mecnicas da austenita dependem da temperatura e da % de C em soluo. no magntica.

Figura 11 -Diagrama de fases : linhas pontilhadas - Fe-C(grafita) e linhas cheias FeFe3C(cementita). CEMENTITA o carboneto de ferro metaestvel (Fe3C). Sua estrutura ortorrmbica. A cementita extremamente dura (650 Brinell) e quebradia. ferromagntica a temperaturas inferiores a 215C. FERRITA DELTA Ocorre acima de 1394C. semelhante a ferrita. No ocorre normalmente na temperatura ambiente.

14 PERLITA A perlita no uma fase, mas um constituinte formado por aproximadamente 12,5% de cementita e 87,5% de ferrita. Apresenta limite de resistncia de 80 kgf/mm 2 (830 MPa), alongamento de aproximadamente 10% em 2" e dureza de 250 a 300 Brinell. O diagrama de equilbrio Fe - Fe3C na figura 12 corresponde a um diagrama simplificado (construo em sala de aula). O estudo dos aos-carbono ser feito a partir do campo austentico (regio pontilhada do diagrama). Nesta faixa de temperatura o ao est slido, com um nico tipo de gro (cristal), na fase gama (). Temperatura oC 1538

1227 X 1148

912

727

25 2,11 4,30 % de carbono (em peso) Figura 12. Diagrama Ferro-Carbono esquemtico (Fe-Fe3C). 0 0,008 0,77 6,69

15

Temperatura oC 1538

X 1154

912

738

25 0 0,008 0,68 2,08 % de carbono (em peso) 4,26 100

Figura 13. Diagrama Ferro-Carbono esquemtico (Fe-grafita).

You might also like