You are on page 1of 5

Trabalho de Educao Fsica

Importncia da Educao Fsica na infncia e na adolescncia


1 A

Ana Beatriz Leo Lima Objetivo

Introduo
Nas ltimas dcadas tem-se destacado a importncia da educao fsica. Existem fortes evidncias de que a obesidade, na qual 80 86% nos adultos decorrente da sua infncia e adolescncia, ou seja, muitos dos hbitos adquiridos na juventude podem ser transferidos para a fase adulta. Alguns estudos sugerem que a obesidade infantil est mais associada inatividade fsica do que a superalimentao, o sedentarismo um dos grandes problemas da modernidade e tambm atinge diretamente o adolescente. Os programas de Educao Fsica Escolar podem auxiliar na preveno do sedentarismo das prximas geraes de adultos. Atualmente, por causa da preocupao com uma melhor qualidade de vida, os programas de televiso tm mostrado muitas orientaes sobre a prtica de atividade fsica para obteno da sade. Mas parece no serem suficientes para que haja mudanas nos hbitos e atitudes saudveis dos adolescentes.

Desenvolvimento
A atividade fsica um fator imprescindvel para que a criana tenha um desenvolvimento saudvel. So muitos os benefcios de programas que envolvem atividades motoras, tanto para o crescimento e a maturao quanto para o desenvolvimento de capacidades cognitivas e sociais. Avaliar as consequncias que essas prticas mais organizadas possam ter para a vida futura de seus praticantes tarefa difcil e foi motivo do surgimento, nas ltimas dcadas, de uma nova rea de estudo, a fisiologia peditrica do exerccio. A fisiologia e as implicaes metablicas do exerccio para crianas so os fatores que tm recebido mais ateno dos pesquisadores e os resultados dessas pesquisas tm levado a consideraes positivas. Mas no devem ser analisados somente dos fatores psicolgicos, afirma o professor Krebs: Um modelo de esporte para crianas baseado exclusivamente na fisiologia peditrica do exerccio mostraria apenas parte do complexo fenmeno da prtica esportiva infantil. Outro aspecto abordado pelo professor Krebs foi a associao indireta de doenas (pulmonares, cardiovasculares, endcrinas, alimentares, etc.) ao exerccio fsico. Muitos pais fazem dessas doenas motivo de excluso das atividades fsicas. Isso um erro, pois o sedentarismo cria condies propcias para que as doenas se instalem de vez. Segundo o professor Ruy Krebs, o correto que essas crianas tenham restries mas pratiquem o exerccio, ainda que moderadamente, sob superviso do professor e do mdico, como forma de criarem condies de desenvolvimento e de controle das doenas.

Concluso
A Prtica adequada de atividade fsica auxilia os jovens a: desenvolver tecidos msculo-esquelticos saudveis (ossos, msculos e articulaes); desenvolver um sistema cardiovascular saudvel (ou seja, o corao e os pulmes); desenvolver a conscincia neuromuscular (coordenao e controle dos movimentos); manter um peso corporal saudvel.

A atividade fsica tambm tem sido associada com benefcios psicolgicos nos jovens, melhorando o seu controle sobre sintomas de ansiedade e depresso. Da mesma forma, a participao na atividade fsica pode ajudar no desenvolvimento social dos jovens, oferecendo oportunidades de auto expresso, a construo de autoconfiana, interao e integrao social.

Tambm tem sido sugerido que a atividade fsica nos jovens facilita a adoo de outros comportamentos saudveis (por exemplo, evitar o uso de lcool, tabaco e drogas) e demonstrar um melhor desempenho acadmico na escola.

Benefcios da atividade fsica para crianas e adolescentes


Estmulo ao bem estar e hbitos de vida saudveis; Formao de hbitos de vida saudveis no futuro; Estmulo para o desenvolvimento da massa ssea, muscular e articulaes; Aumento da fora e resistncia muscular; Contribui na sade e controle de peso; Reduo do risco para doenas crnicas: doenas cardiovasculares, tumores, diabetes e hipertenso arterial; Promoo da convivncia saudvel em comunidade Estmulo ao amadurecimento das habilidades cognitivas e motoras.

Grficos:

Imagens

Fontes de pesquisa:
http://www.amadeuw.com.br/a-materia.php?c=62&id=32&t=A+import%E2ncia+da+atividade+f%EDsica http://www.nutrociencia.com.br/upload_files/artigos_download/atividade%20fisica%20em%20adolescentes.PDF http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/desenvolvimento-da-crianca http://escola.educacaofisicaa.net/2012/02/importancia-da-educacao-fisica-escolar.html http://cev.org.br/biblioteca/a-importancia-da-educacao-fisica-escolar-para-o-desenvolvimento-da-aprendizagem/

You might also like