You are on page 1of 4

Nome: Moises Gomes Farinhas Matrcula: 201203016311 Curso: MBA em Gerncia de Projetos com Viso PMI

Projeto de Pesquisa
Tema: Gerncia de Projetos com Viso PMI Delimitao do Tema: A importncia da elaborao do escopo de um projeto como um dos fatores pertinentes na gesto de Projetos, para melhoria continua nos processos de elaborao e conduo de projetos, a fim de reduzir eventuais distores na elaborao e na conduo de projetos. Problema: Nos dias de hoje sabe-se que existem diversos fatores que influenciam um projeto, entre eles cita-se: a elaborao do escopo, o oramento, o cronograma, a gesto das equipes, entre outros, desempenhando o papel principal para a elaborao do projeto est definio do escopo. At que ponto o escopo de um projeto um dos fatores primordiais para a elaborao e execuo na Gesto de Projetos, sendo este utilizado como diferencial no mundo corporativo? Hiptese: Colocar aqui a resposta a pergunta feita no problema (afirmao sempre) Justificativa: Nos dias de hoje sabe-se que existem diversos fatores que influenciam um projeto na Gesto deas equipes, entre outros, desempenhando o papel principal para a elaborao do projeto est definio do escopo. Ao direcionar o estudo para a elaborao do escopo, na gesto de Projetos, se est buscando cientificamente a base de sua elaborao, atravs de pesquisa de campo vamos investigar as razes de falha na elaborao do projeto. Produzindo analises de resultados, ser permitido contextualizar as formas de se obter o resultado esperado, questionando e fundamentando atravs de referenciais a elaborao do escopo na Gesto de Projetos. Dessa forma pode-se: direcionar, exemplificar e auxiliar na elaborao do escopo, aumentando o grau de acerto nos projetos e consequentemente reduo de custos desnecessrios e aumentando na satisfao do cliente final. Como se sabe hoje em dia a satisfao final do cliente algo intangvel, e mesmo assim alguns projetos erroneamente tentam entregar algo que no

satisfaz o cliente, e neste momento que entra a definio do escopo, pois antes mesmo de se iniciar um projeto, se faz necessrio estabelecer certas regras, do que se deseja, do que se espera, o que se vai entregar e o que no vai ser entregue. Dessa forma no haver dvidas para o cliente daquilo que necessrio e possvel de ser realizado. Na gesto de Projetos, explicita-se os efeitos danosos da pratica alternativa, ou seja entregar ao cliente aquilo que voc deseja, no o que foi solicitado.

Objetivo Geral: Demonstrar a importncia da Gesto de Projetos e apontar as vantagens e relevncia que se deve apresentar ao escopo do projeto. Uma vez que este essencial na elaborao e execuo da Gesto de Projetos. Objetivos Especficos: Conceituar a Gesto de Projetos Apresentar as vantagens da Gesto de Projetos Analisar a aplicabilidade da Gesto de Projetos Descrever alguns pontos relevantes da Gesto de Projetos Analisar a importncia do escopo do projeto na Gesto de Projetos Apresentar casos de sucesso que implementaram a Gesto de Projetos

Metodologia: Sero apresentadas as etapas para a elaborao do projeto e dever ser realizada a coleta de dados bibliogrficos para a pesquisa qualitativa (atravs de fatos ocorridos) de escopo, onde se pretende apresentar a diferena significativa na compreenso do escopo, interferncia na entrega dos projetos quando h alterao de escopo.

Referencial Terico: De acordo com o Guia PMBOOK, PMI, (2008, p 11) defini-se um projeto como sendo um esforo temporrio:
...empreendido para criar um produto, servio ou resultado exclusivo. A sua natureza temporria indica um incio e um trmino definidos. O trmino alcanado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se conclui que esses objetivos no sero ou no podero ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo no for mais necessrio. Temporrio no significa necessariamente de curta durao. Alm disso, geralmente o termo temporrio

no se aplica ao produto, servio ou resultado criado pelo projeto; a maioria dos projetos realizada para criar um resultado duradouro. Os projetos tambm podem ter impactos sociais, econmicos e ambientais com durao mais longa que a dos prprios projetos.

De acordo com Moura, (2008, p.42), chama-se de Plano de Projeto:


...o documento que apresenta, de forma completa e organizada, toda a concepo, fundamentao, planejamento e meios de acompanhamento e avaliao do projeto, sendo a referncia bsica para sua execuo. Apresenta-se, em linhas gerais, um modelo de elaborao do Plano de Projeto que tem como referncia o Escopo do Projeto.

Segundo Siegelaub, (2010, p. 26)


...escopo o que se espera que o projeto entregue, se a tolerncia do projeto for zero, deve entregar nem mais nem menos do que foi especificado. So os processos necessrios para assegurar que o projeto contemple o trabalho requerido e somente o trabalho requerido com sucesso.

Conforme Garcia, (2010, p. 8) conceitua Projeto como sendo:


...empreendimentos finitos, com objetivos bem definidos, em funo de um problema, oportunidade ou interesse de um pais, estado, empresa e cidado, ainda se fala que uma reunio coordenada de esforos para atingir o objetivo predeterminado com qualidade, custo e prazo definidos.

Segundo o STJ (2007, p.09) o ciclo PDCA uma tcnica simples que visa o controle do processo, podendo ser usado de forma contnua para o gerenciamento das atividades de uma organizao. um eficiente modo de apresentar uma melhoria no processo, e padroniza as informaes do controle da qualidade, evita erros lgicos nas anlises, e torna as informaes mais fceis de se entender. Este ciclo est composto em quatro fases bsicas: Planejar, Executar, Verificar e Atuar corretivamente.

Cronograma: (vale at 0,5 pontos) Tpicos x meses No esquecer que o cronograma comea sempre no primeiro ms de aula do curso e acaba 2 meses depois da projeo da ltima aula do curso

Referncias: (vale at 1,0 ponto) BUARQUE, Cristovo, Avaliao Econmica De Projetos, informaes e conceitos, 29 Ed.: Elsevier, Rio de Janeiro, 2009, 266 p. MOURA, D. G e Barbosa; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando Com Projetos Planejamento e Gesto de Projetos Educacionais: Vozes, Petrpolis,2006, 256 p. Garcia JR, Paulo, Curso PMP WWW.trainning.com.br/download/cursopmpgratis maro, 2011, 63 p. Grtis, apostila, trainning.PDF - 2010,

PMI, Project Management Instituite, Guia Pmbok - Um Guia Do Conhecimento Em Gerenciamento De Projetos, 4 ed. Project Management Instituite. Rio de Janeiro, 2010, 337 p. Revista Cientfica Mundo Project Management informaes e citaes em documentos: Mundo Project Management, Paran, 2010, ano 6, n 33, 80 p. D'vila, Mrcio, PMBOK e Gerenciamento de Projetos, www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html, Reviso 5, 31 de julho de 2011 STJ, MANUAL DE GESTO DE PROJETOS, http://bdjur.stj.gov.br/xmlui/bitstream/handle/2011/12271/INT_6_2007_SET_ anexo.pdf?sequence=2 XAVIER, Carlos Magno da Silva, CHUERI, Luciana de O. Vilanova. Metodologia de Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor 1 Edio Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

You might also like