You are on page 1of 40

PS- CONCURSO - UCAM UNIVERSIDADE CNDIDO MENDES.

Noes do Ttulo XI da Parte Especial.


Crimes contra a administrao pblica
Por Gisele Alves e Valria Arajo.

2012

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CAP. I CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONRIO PBLICO CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1 Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. 2 - A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. (Acrescentado pela L-006.7991980).

CONCEITO DE FUNCIONRIO PBLICO PARA O COD. PENAL Art. 327 CP

CUIDADO I: DISTINO ENTRE CRIMES FUNCIONAIS PRPRIOS E IMPRPRIOS.

Os crimes praticados neste captulo s podem ser executados de forma direta por funcionrios pblicos, por isso so chamados de crimes funcionais. Os crimes funcionais podem ser prprios e imprprios. Os prprios so aqueles em que se excluda a caracterstica de funcionrio pblico torna o fato atpico (no crime). Os imprprios so aqueles em que se excluda tal qualidade haver desclassificao para outro crime.
CUIDADO II: CONCURSO DE PESSOAS COM PARTICULAR NESTES CRIMES. A condio de funcionrio pblico em tais delitos elementar subjetiva do tipo, e quando o particular, ciente de tal condio, o ajuda a cometer algum dos delitos deste captulo, tambm responder pela infrao funcional, em razo do art. 30 do CP, que estabelece que as circunstncias de carter pessoal se elementares do tipo se comunicam no concurso de pessoas, podendo o a particular ser coautor ou partcipe.

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CRIME DE PECULATO ART. 312 CP Art. 312 Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo de seu cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio - Pena Recluso de 2 a 12 anos e multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): o patrimnio pblico ou o patrimnio que est na tutela pblica e a probidade adminstrativa. (EX.: Carro particular apreendido pelo DETRAN) crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL (Juzo Comum) O crime de peculato um delito BI-PRRPIO, pois exige qualidades especiais tanto no plo passivo quanto no ativo. O sujeito ativo do crime o funcionrio pblico do art. 327 CP; o sujeito passivo o Estado (secundariamente o particular tambm pode ser sujeito passivo). CUIDADO! Pode haver concurso de pessoas entre o funcionrio Pblico e um particular pelo Art. 30 CP. Teoria Monista: Ambos respondero pelo crime de peculato. CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): Funcionrio pblico pode praticar peculato de 2 maneiras: 1) Se Apropriando ou - Dinheiro 2) Desviando - Valores (aes, ttulos, etc.) ou - Qualquer BEM MVEL (jias, celulares, etc.) Que tem a posse Em razo de sua funo pblica.

ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE PECULATO

Funcionrio pblico tem que ter a posse ou deteno da coisa pblica ou particular e dispor dela como se fosse dele. A posse da coisa pblica ou privada tem que se dar em razo do cargo ou funo exercida pelo funcionrio.

Conduta apropriar-se: Em proveito prprio ou alheio Funcionrio pblico se apropria (toma para si) de:

PECULATO APROPRIAO ou PECULATO PRPRIO.

1) Dinheiro 2) Valores ( ttulos, aes, etc.) 3) Ou qualquer BEM MVEL ( jias, celulares, etc)

Que tem a posse

Em razo de sua funo pblica.

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

Conduta desviar: Funcionrio pblico desvia em proveito prprio ou alheio : 1) Dinheiro 2) Valores ( ttulos, aes, etc.) PECULATO DESVIO 3) Ou qualquer BEM MVEL ( jias, celulares, etc) Que tem a posse Em razo de sua funo pblica.

No peculato desvio o funcionrio no tem o interesse, o nimo de pegar definitivamente o dinheiro, valor ou outro bem mvel, deseja apenas alterar a destinao daquilo. No quer se apoderar definitivamente da coisa. um uso irregular da coisa pblica em interesse prprio ou de terceiro. O agente desvia, tira proveito (ou possibilita que algum tire proveito) e depois o devolve Administrao Pblica. EX.: Funcionrio pub. fica com R$ 10.000 em seu poder devido sua funo. Desvia aquele dinheiro para fazer uma festa junina e assim obter lucro com isso, e posteriormente devolver os R$ 10.000 Administrao pblica.

PECULATO DE USO

Prevalece o entendimento de que no h crime na conduta do funcionrio pblico que no se apropria, nem desvia, mas apenas faz uso indevido. Seria o chamado peculato de uso, que considerado atpico, podendo ser considerado ilcito administrativo. Para se caracterizar tal peculato exige-se dois requisitos: 1- inteno de restituir a coisa e 2- que a coisa seja infungvel (no substituvel). Ex. uso momentneo de um carro da administrao pblica. Bens fungveis (substituveis ex. dinheiro, resmas de papel, etc.) no podero ser considerados para efeitos de configurao do peculato uso (fato atpico).

ELEMENTOS SUBJETIVOS: O CRIME DE PECULATO DOLOSO. Alm do dolo que a vontade de apropriar-se ou desviar a coisa, este tipo penal apresenta tambm o DOLO ESPECFICO (elemento subjetivo especial), pois o sujeito age para tirar proveito para si ou para proveito alheio. Desta forma, o crime possui: 1) O elemento subjetivo - DOLO (conscincia e vontade de apropriar-se ou desviar) e 2) O elemento subjetivo especial DOLO ESPECFICO ( proveito prprio ou alheio).
4

ELEMENTOS SUBJETIVOS DO CRIME

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

TENTATIVA E CONSUMAO DO CRIME DE PECULATO

Trata-se de CRIME FORMAL, de simples conduta ento, para que haja a consumao basta que ele tome a coisa para si ou a desvie. CONSUMAO DO CRIME DE PECULATO : Acontece quando o funcionrio pblico toma para si ou desvia o dinheiro, valor ou bem mvel. O crime consumado no momento da conduta. TENTATIVA NO CRIME DE PECULATO: cabvel.

Art. 312 1 Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporcione a qualidade de funcionrio ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE PECULATO FURTO Forma equiparada ao crime do Art. 312 Caput. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): o patrimnio pblico ou o patrimnio que est na tutela pblica. O crime de peculato furto um delito BI-PRRPIO, pois exige qualidades especiais tanto no plo passivo quanto no ativo. O sujeito ativo do crime o funcionrio pblico do art. 327 CP; o sujeito passivo o Estado (secundariamente o particular tambm pode ser sujeito passivo).

CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): Neste crime o Funcionrio Pblico no est na posse do dinheiro, valor ou bem; quem tem a posse destes outro funcionrio. O crime pode ocorrer de duas formas: 1) Funcionrio pblico valendo-se da facilidade que lhe d o cargo, subtrai dinheiro, valor ou bem. (ELE VAI SUBTRAIR O BEM) 2) Funcionrio pblico valendo-se da facilidade que lhe d o cargo, possibilita que terceiro subtraia dinheiro, valor ou bem. (3 SUBTRAI O BEM CONCURSO DE PESSOAS) CUIDADO! Se o que o funcionrio pblico estiver subtraindo objeto pessoal de outro funcionrio no ha crime de peculato e sim crime de furto. ELEMENTOS SUBJETIVOS: O CRIME DE PECULATO FURTO DOLOSO. Alm do dolo que a vontade de subtrair ou concorrer para subtrair a coisa, este tipo penal apresenta tambm o DOLO ESPECFICO (elemento subjetivo especial), pois o sujeito age para tirar proveito para si ou para proveito alheio. Desta forma, o crime possui: 1) O elemento subjetivo - DOLO (conscincia e vontade de subtrair). 2) O elemento subjetivo especial DOLO ESPECFICO ( proveito prprio ou alheio).

ELEMENTOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS DO CRIME DE PECULATO FURTO

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

TENTATIVA E CONSUMAO DO CRIME DE PECULATO FURTO

Trata-se de CRIME FORMAL, de simples conduta ento, para que haja a consumao basta que agente subtraia o bem do local. CONSUMAO DO CRIME DE PECULATO FURTO: Acontece quando o funcionrio pblico subtrai o dinheiro valor ou bem, mesmo no tendo posse dele. TENTATIVA NO CRIME DE PECULATO: cabvel.

Art. 312 2 Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem - Pena Deteno de 3 meses a 1 ano. crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em JECRIM (Juizado Especial Criminal). ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE PECULATO CULPOSO Nessa modalidade de peculato, o funcionrio pblico concorre, culposamente, para o crime de terceiro (que pode ser particular ou outro funcionrio pblico), ou seja, age com negligncia, imprudncia ou impercia e permite que haja apropriao, subtrao ou utilizao da coisa. Funcionrio pblico est agindo com imprudncia, negligncia ou impercia E DESTA FORMA ACABA DANDO CAUSA CIRCUNSTNCIA/CONDIO PARA QUE TERCEIRO, SE APROVEITE E EFETUE DOLOSAMENTE UM DANO AO ERRIO. Funcionrio concorre culposamente para crime de outrem. Pessoa que lesa a administrao pblica responder pelo crime de furto ou pelo crime de peculato se ele tambm for funcionrio pblico. Relevante para configurao do peculato culposo o nexo causal entre o descuido e o cometimento de crime doloso por outrem contra a administrao pblica. EX.: Joo, funcionrio pblico de determinada repartio pblica deixa a serventia sozinha. Terceiro aproveita a ausncia e furta dinheiro da serventia.

Art. 312 3 No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade, se lhe posterior, reduz se metade a pena imposta. Quando h a reparao do dano em caso de peculato culposo pode haver duas hipteses de conseqncia jurdica: 1) A extino da pena ou REPARAO DO DANO NO PECULATO CULPOSO 2) Minorante de pena ( diminuio da pena). Se a reparao do dano se der ANTES DA SENTENA IRRECORRVEL Haver a extino da pena. Se a reparao do dano se der DEPOIS DA SENTENA DA SENTENA IRRECORRVEL Haver diminuio da pena minorante.
6

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CUIDADO I: ARREPENDIMENTO POSTERIOR NO PECULATO DOLOSO.

A reparao do dano ou a restituio da coisa configuram ARREPENDIMENTO POSTERIOR (Art. 16 do CP causa de diminuio da pena) se realizado antes do recebimento da denncia.
CUIDADO II: DISTINO COM OUTROS CRIMES.

No peculato a posse deve ter sido obtida licitamente, pois se a entrega do bem ao funcionrio decorreu de fraude empregada por este, a infrao estelionato (art. 171 do CP). Se a posse do bem pelo funcionrio decorreu do emprego de violncia ou grave ameaa haver roubo ou extorso (Art.157 e 158 ambos do CP) Se a posse foi obtida por engano de outrem (erro quanto pessoa, objeto ou obrigao) que entrega equivocadamente o bem ao funcionrio em razo de seu cargo e este se apropria, a infrao ser peculato mediante erro de outrem (art.313 do CP) Usar servios ou mo de obra pblica no crime, apenas ato de improbidade administrativa art. 9, IV, da Lei n 8.429/92 Prefeitos que se apropriam de bens que esto em sua posse ou servios pblicos no respondem pelas modalidades de peculato do Cdigo Penal, pois h crimes especficos para eles no art. 1, I do Decreto - lei n 201/67. Funcionrio pblico que se apropria de dinheiro pblico para ressarcir dvidas que o Estado tem para com ele, incorre na infrao de exerccio arbitrrio das prprias razes (art. 345 do CP). Tutores, Curadores, Inventariantes, Testamenteiros e Depositrios Judiciais no so funcionrios pblicos, e respondem por apropriao indbita com a pena majorada (art. 168, 1, II do CP). Administrador judicial da falncia ao se apoderar dos bens da massa falida pratica o crime do art. 173 da Lei n 11.101/2005.

CRIME DE PECULATO MEDIANTE ERRO DE OUTREM ART. 313 CP Art. 313 Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem - Pena Recluso de 1 a 4 anos, e multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): O patrimnio pblico ou particular, assim como a moralidade administrativa. crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL. (Juzo Comum). Cabvel a suspenso condicional do processo (art. 89 da Lei n 9.099/95)
7

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

SUJEITOS DO CRIME: Suj. ativo: crime prprio Sujeito ativo o Funcionrio Pblico do Art. 327 CP. ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE PECULATO POR ERRO DE OUTREM / PECULATO ESTELIONATO Suj. passivo: Estado e a pessoa lesada com a ao.

CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos) : APROPRIAR-SE (Apoderar-se) de dinheiro ou utilidade. Indispensvel que: Tenha recebido o dinheiro ou utilidade no exerccio do seu cargo. Que o dinheiro ou utilidade tenha sido entregue por erro espontneo de outrem, pois se o erro foi provocado pelo funcionrio ser estelionato. Que o erro seja percebido pelo funcionrio, e ainda assim este se apodere do dinheiro/utilidade no os restituindo ao seu dono. O erro pode recair sobre: coisa entregue ao funcionrio (entrega de algo diverso do que deveria entregar), quantidade da coisa a entregar (entrega em maior quantidade e o funcionrio se apropria do excesso), obrigao que originou a entrega (crena infundada da vtima de que deva alguma obrigao em relao administrao pblica) e sobre os poderes do funcionrio pblico para receber o bem.

ELEMENTO SUBJETIVO: CRIME DOLOSO! O elemento subjetivo do crime o DOLO (vontade de se apropriar de dinheiro ou utilidade recebido em razo de seu cargo). O tipo penal doloso exige a conscincia por parte do sujeito ativo do erro de outrem e a superveniente vontade de se apropriar do que lhe foi entregue por engano. No h forma culposa desta infrao.

Trata-se de CRIME MATERIAL. CONSUMAO E TENTATIVA DO CRIME DE PECULATO POR ERRO DE OUTREM CONSUMAO: Para que haja a consumao aps o recebimento do bem deve o funcionrio se apropriar, ou seja, passar a agir como dono do bem. TENTATIVA: cabvel por se tratar de crime plurissubisistente (permite o fracionamento dos elementos do tipo).

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CRIME DE INSERO DE DADOS FALSOS EM SISTEMA DE INFORMAES ART. 313-A CP Art. 313-A Inserir ou facilitar, o funcionrio pblico autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano - Pena Recluso de 2 a 12 anos, e multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): A administrao pblica, no que se refere regularidade de seus sistemas informatizados ou banco de dados. OBJETO MATERIAL DO DELITO: So os dados falsos ou corretos que constam dos sistemas informatizados ou de bancos de dados da Administrao Pblica. Dados so informaes (falsas ou no) relativas representao de fatos, conceitos ou instrues que constam dos sistemas informatizados ou de banco de dados. crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL. (Juzo Comum). Tambm conhecido como PECULATO ELETRNICO, foi introduzido no CP pela Lei n 9.983/2000.

SUJEITOS DO CRIME: ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE INSERO DE DADOS FALSOS EM SISTEMA DE INFORMAES Suj. ativo: crime prprio Sujeito ativo o Funcionrio Pblico autorizado, ou seja, responsvel pelo sistema informatizado ou banco de dados. A prtica da conduta por outro funcionrio no configurar a infrao, salvo se estiver em concurso de pessoas com o funcionrio competente. Suj. passivo: Estado e a pessoa fsica ou jurdica lesada com a ao.

CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos) : Trata-se de tipo misto alternativo / crime de ao mltipla, pois possui quatro ncleos: INSERIR (introduzir / incluir) DADOS FALSOS DADOS FALSOS

FACILITAR A INSERO (colaborar para que insiram) ALTERAR indevidamente (modificar) EXCLUIR indevidamente (eliminar/deletar)

DADOS VERDADEIROS DADOS VERDADEIROS

OBS: Indevidamente elemento normativo do tipo exigvel nas ltimas duas aes, e significa que os dados corretos foram alterados ou excludos em desacordo com a lei.

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

ELEMENTO SUBJETIVO: CRIME DOLOSO! O elemento subjetivo do crime o DOLO (vontade de praticar alguma das diversas condutas do tipo). No entanto, tal infrao exige um elemento subjetivo especial do tipo verificado na expresso com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano.

Trata-se de CRIME MATERIAL. CONSUMAO: Para que haja a consumao aps o recebimento do bem deve o funcionrio se apropriar, ou seja, passar a agir como dono do bem. CONSUMAO E TENTATIVA DO CRIME DE INSERO DE DADOS FALSOS EM SISTEMA DE INFORMAES TENTATIVA: cabvel por se tratar de crime plurissubisistente (permite o fracionamento dos elementos do tipo).

CRIME DE CONCUSSO ART. 316 CP Art. 316 - Exigir para si ou pra outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida - Pena Recluso de 2 a 8 anos e multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): o normal funcionamento da administrao pblica. crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL. SUJEITOS DO CRIME: - Suj. ativo: crime prprio Sujeito ativo o Funcionrio Pblico do Art. 327 CP. Pode ser funcionrio pblico 1) Na funo; 2) Antes de assumir a funo ou 3) temporariamente fora da funo

10

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE CONCUSSO

- Suj. passivo: crime prprio Sujeito passivo o Estado, secundariamente o particular tambm pode ser sujeito passivo. CUIDADO 1 ! Pode haver concurso de pessoas entre o funcionrio Pblico e um particular pelo Art. 30 CP. Teoria Monista: Ambos respondero pelo crime de concusso. CUIDADO 2 ! Vtima que cede exigncia no pratica o crime; FATO ATPICO. CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos) : EXIGIR (constranger, ordenar, intimar, impor como obrigao), para si ou para outrem, vantagem, indevida. H IMPOSIO DE VANTAGEM! A vantagem deve ter como beneficirio o prprio funcionrio pblico (para si) ou terceiro (para outrem). imprescindvel que a exigncia seja feita em razo da funo pblica . No importa se o que funcionrio pblico ir fazer lcito ou no; interessa que ele est cobrando para efetuar sua funo. EX.1: Policial exige pagamento para soltar preso. EX.2: Mdico do Estado exige dinheiro para fazer exame j aprovado pelo SUS. EX.3: PM exige dinheiro para relaxar priso do sujeito que foi preso com cigarro de maconha. ELEMENTO SUBJETIVO: Concusso CRIME DOLOSO! O elemento subjetivo do crime de concusso o DOLO (vontade de exigir para si ou para outrem a vantagem em funo de sua ocupao pblica. Trata-se de CRIME FORMAL, de simples conduta ento, para que haja a consumao basta que funcionrio pblico faa a exigncia. CONSUMAO DO CRIME DE CONCUSSO: Acontece no momento da conduta. A consumao do crime se d com a exigncia, no importa se ele vai ou no conseguir a vantagem que exigiu. (Exigiu = consumou) TENTATIVA NO CRIME DE CONCUSSO: cabvel desde que no seja oral; pode ocorrer se a exigncia se deu por escrito.

CONSUMAO E TENTATIVA DO CRIME DE CONCUSSO

ATENO 1 !!!
CRIME DE CONCUSSO Art. 316 CP Conduta EXIGIR.

CRIME DE CORRUPO PASSIVA Art. 317 CP Condutas so: 1) SOLICITAR, 2) RECEBER OU 3) ACEITAR 11

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

ATENO 2 !!!
CRIME DE CONCUSSO Art. 316 CP O constrangimento realizado pelo funcionrio em razo de sua funo no envolve violncia fsica ou grave ameaa vida, apenas represlias em razo de sua funo pbli Funcionrio pblico ordena a vantagem para efetuar atos da vida pblica.

CRIME DE EXTORSO Art. 158 CP O constrangimento se d pelo uso de violncia ou grave ameaa sobre a vida, o patrimnio da vtima. EX. Milcia Se voc no pagar a taxa que me deve, queimo o seu estabelecimento. O fim do agente com tal constrangimento (violncia/ameaa) obteno de vantagem econmica, sem relao com a funo pblica.

ATENO 2 !!!
CRIME DE CONCUSSO Art. 316 CP Aqui a vantagem exigida pelo sujeito ativo indevida.

CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE Previsto no art. 4, h, da Lei n 4.898/65 Neste caso a vantagem devida.

CRIME DE EXCESSO DE EXAO ART. 316 1 CP

Art. 316 1 - Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso que a lei no autoriza - Pena Recluso de 3 a 8 anos e multa. O Excesso de Exao uma espcie de concusso que se refere a tributo e s contribuies sociais; modalidade de concusso em que a conduta tpica vem expressa pelo verbo exigir, que significa ordenar, intimar e pelo verbo empregar que lanar mo de. Exao = Cobrana rigorosa de dvida ou imposto. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): o normal funcionamento da administrao pblica.

12

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE EXCESSO DE EXAO

crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL. SUJEITOS DO CRIME: - Suj. ativo: crime prprio Sujeito ativo o Funcionrio Pblico do Art. 327 CP. Pode ser funcionrio pblico 1) Na funo; 2) Antes de assumir a funo ou 3) temporariamente fora da funo

- Suj. passivo: crime prprio Sujeito passivo o Estado, secundariamente o particular tambm pode ser sujeito passivo. CUIDADO 1 ! Pode haver concurso de pessoas entre o funcionrio Pblico e um particular pelo Art. 30 CP. Teoria Monista: Ambos respondero pelo crime de excesso de exao. CUIDADO 2 ! Vtima que cede exigncia no pratica o crime; FATO ATPICO. OBJETO MATERIAL: o tributo e a contribuio social que foram cobrados indevidamente. A VANTAGEM INDEVIDA. ELEMENTO NORMATIVO: A exigncia do crime de exao est ligada aos elementos normativos do tipo que so: Tributo e Contribuio Social (Conceitos do CTN).

CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos) : H 4 maneiras de cometer exao (todas envolvem exigncia ou emprego de meios rigorosos para cobranas irregulares!). - QUANDO O TRIBUTO E CONTRIBUIO SO INDEVIDOS (A LEI NO MANDA MAIS COBRAR) Funcionrio pblico comete exao quando: ELEMENTOS OBJETIVOS DO CRIME DE EXCESSO DE EXAO 1) Faz a exigncia do tributo ou contribuio sabendo que eles so indevidos; 2) Faz exigncia do tributo ou da contribuio sem saber que so indevidos mas devendo saber que eram. - QUANDO O TRIBUTO OU CONTRIBUIO SO DEVIDOS (A LEI PERMITE COBRANA) Funcionrio pblico comete exao quando: 1) Emprega meio vexatrio, humilhante, desrespeitoso na exigncia; 2) Emprega forma mais gravosa que a autorizada por lei na cobrana. Utiliza meio mais oneroso. EX.: Contribuinte deve X de tributo ou contribuio; funcionrio cobra 4X.

13

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

O crime de Exao poder ser doloso ou culposo, ou seja, PODER HAVER DOLO OU CULPA, DEPENDE DA CONDUTA DO AGENTE. Crime de Exao ser DOLOSO EXAO DOLOSA - Elem. Subjetivo = DOLO 1) QUANDO O TRIBUTO E CONTRIBUIO SO INDEVIDOS ( A LEI NO MANDA MAIS COBRAR) e o Funcionrio faz a exigncia do tributo ou contribuio sabendo que eles so indevidos; ELEMENTOS SUBJETIVOS DO CRIME DE EXAO 2) QUANDO O TRIBUTO OU CONTRIBUIO SO DEVIDOS (A LEI PERMITE COBRANA) e Funcionrio: A) Emprega meio vexatrio, humilhante, desrespeitoso na exigncia ou B) Emprega forma mais gravosa que a autorizada por lei na cobrana. Utiliza meio mais oneroso. Crime de Exao ser CULPOSO EXAO CULPOSA- Elem. Subjetivo = CULPA QUANDO O TRIBUTO E CONTRIBUIO SO INDEVIDOS (A LEI NO MANDA MAIS COBRAR) E O Funcionrio faz exigncia do tributo ou da contribuio sem saber que so indevidos mas devendo saber que eram. OBS: Legislador equiparou forma dolosa e culposa em um mesmo tipo penal.

Trata-se de CRIME FORMAL, de simples conduta ento, para que haja a consumao basta que funcionrio pblico pratique uma das condutas do tipo. CONSUMAO DO CRIME DE EXCESSO DE EXAO: Acontece no momento da conduta. A consumao do crime se d com a exigncia do tributo indevido ou quando emprega meios vexatrios ou gravosos na cobrana de impostos devidos. No importa se ele vai ou no conseguir o que exigiu. (Exigiu, consumou) CONSUMAO E TENTATIVA DO CRIME DE EXAO TENTATIVA NO CRIME DE CONCUSSO: - CABVEL quando a exao dolosa; ou seja, quando: 1) Funcionrio faz a exigncia do tributo ou contribuio sabendo que eles so indevidos; 2) Funcionrio emprega meio vexatrio, humilhante, desrespeitoso na exigncia ou 3) Funcionrio emprega forma mais gravosa que a autorizada por lei na cobrana. Utiliza meio mais oneroso. - NO CABVEL quando a exao culposa, ou seja, quando: O Funcionrio faz exigncia do tributo ou da contribuio sem saber que so indevidos mas devendo saber que eram.

14

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

Art. 316 2 - Se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos - Pena Recluso de 2 a 12 anos e multa. O crime ser qualificado quando o funcionrio pblico aps ter exigido o tributo ou contribuio social indevida ou aps ter empregado meio vexatrio ou gravoso na cobrana devida desvia o que recebeu irregularmente, em proveito prprio ou de outrem deixando de recolher aos cofres pblicos. Funcionrio no recolhe o que recebeu aos cofres pblicos, apodera-se do valor em proveito prprio ou alheio. CONSUMAO DO CRIME DE EXAO QUALIFICADA: Acontece quando o funcionrio desvia o dinheiro recebido indevidamente em proveito prprio ou alheio. Desvia o destino. TENTATIVA NO CRIME DE EXAO QUALIFICADA: cabvel porque o funcionrio pode estar em atos executrios de desviar e no conseguir faz-lo por razo alheia a sua vontade. ATENO!!!
CRIME DE EXCESSO DE EXAO Art. 316 1 Funcionrio exige o tributo ou contribuio social e coloca os valores nos cofres pblicos.

EXCESSO DE EXAO QUALIFICADO

CRIME DE EXCESSO DE EXAO QUALIFICADA Art. 316 2 Funcionrio exige o tributo ou contribuio social e no coloca os valores nos cofres pblicos desviando- os para si ou para terceiro.

CRIME DE CORRUPO PASSIVA ART. 317 CP Art. 317 Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem - Pena Recluso de 2 a 12 anos e multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): o prestgio e o funcionamento da Administrao Pblica. crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL. SUJEITOS DO CRIME: - Suj. ativo: crime prprio Sujeito ativo o Funcionrio Pblico do Art. 327 CP. Pode ser funcionrio pblico ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE CORRUPO PASSIVA 1) Na funo; 2) Antes de assumir a funo ou 3) Fora da funo.

- Suj. Passivo: crime prprio Sujeito passivo o Estado, secundariamente o particular tambm pode ser sujeito passivo.
15

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CUIDADO! Pode haver concurso de pessoas entre o Funcionrio Pblico e um particular pelo Art. 30 CP. Teoria Monista: Ambos respondero pela corrupo passiva. CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos) : A solicitao, recebimento ou aceitao da
promessa de vantagem deve ser feita pelo funcionrio pblico em razo do exerccio da sua funo pblica.

H 3 condutas no crime de corrupo passiva: 1) SOLICITAR vantagem indevida INICIATIVA DO FUNCIONRIO PBLICO! 2) RECEBER vantagem indevida 3) ACEITAR PROMESSA de vant. INICIATIVA NO DO FUNCIONRIO; E SIM DE QUEM OFERECEU OU PROMETEU A VANTAGEM

Na conduta SOLICITAR Funcionrio pede a algum a vantagem e responde por


corrupo passiva. (Art. 317); Se pessoa cede e d a vantagem ela no pratica crime nenhum; crime ser apenas do funcionrio pblico,pessoa abordada a vtima.

Na conduta RECEBER Crime de quem oferece vantagem Corrupo ativa (Art. 333 CP). Crime do funcionrio que recebe a vantagem Corrupo passiva (Art. 317 CP). Na conduta ACEITAR Crime de quem faz promessa de vantagem Corrupo ativa (Art. 333 CP). Crime do funcionrio que aceita a promessa de vantagem Corrupo passiva (Art. 317 CP).
A corrupo passiva ser PRPRIA quando suj. ativo pratica ato ilegal mediante solicitao de vantagem e ser IMPRPRIA, quando a vantagem para praticar ato legal.

ELEMENTO SUBJETIVO: Crime de corrupo passiva DOLOSO.

Trata-se de CRIME FORMAL, de simples conduta ento, para que haja a consumao basta que funcionrio pblico aceite a promessa de vantagem ou receba a vantagem, ou que a solicitao de vantagem chegue ao conhecimento de terceiro. CONSUMAO DO CRIME DE CORRUPO PASSIVA: Acontece no momento da conduta. Acontece quando a solicitao de vantagem chega ao conhecimento de terceiro ou quando funcionrio recebe a vantagem ou aceita a promessa desta. CONSUMAO E TENTATIVA DO CRIME DE CORRUPO PASSIVA TENTATIVA NO CRIME DE CORRUPO PASSIVA: - S CABVEL quando Funcionrio solicita a vantagem de forma escrita. - NO CABVEL quando: 1) O Funcionrio solicita vantagem por outros meios que no escrito. 2) Funcionrio aceita a promessa ( ou aceita ou no aceita!). 3) Funcionrio recebe a vantagem ( ou recebe ou no recebe!).
16

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

Art. 317 1 A pena aumentada de 1/3 se em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda, ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. MAJORANTE DO CRIME DE CORRUPO PASSIVA CORRUPO PASSIVA QUALIFICADA Art. 317 1 CP A majorante ocorre quando Funcionrio pblico: 1) Retarda ato de ofcio 2) Deixa de praticar ato de ofcio ou 3) Pratica ato infringindo dever funcional CUIDADO! A vantagem afeta a administrao pblica. EX.: Delegado diz quero R$ 10.000 para desarquivar inqurito O crime de corrupo passiva do caput do Art. 317 j est consumado, mas se ele efetivamente arquivar o inqurito, haver a majorante do Art. 317 1. O aumento da pena do crime do Art. 317 no est ligado vantagem e sim alterao do normal funcionamento da administrao pblica. Em virtude da vantagem ou promessa de vantagem.

ATENO!!!
CRIME DE CORRUPO PASSIVA Art. 317 CAPUT

CRIME DE CORRUPO PASSIVA QUALIFICADA Art. 317 1

Funcionrio recebe vantagem ou Funcionrio recebe vantagem ou promessa de promessa de vantagem, mas no altera o vantagem, E EM FUNO DESTA altera o funcionamento da Adm. Publica, ou seja, funcionamento da Adm. Publica, ou seja, retarda no retarda ou deixa de praticar ato nem ou deixa de praticar ato ou o pratica infringindo o pratica infringindo norma da norma da administrao administrao. Art. 317 2 Se o funcionrio pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com

infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influencia de outrem - Pena Deteno de 3 meses a 1 ano ou multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): a Administrao Pblica. crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em JECRIM. CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): O funcionrio no negocia o ato funcional em troca de vantagem, mas, antes, deixa de cumprir o seu dever funcional para atender um pedido de terceiro, influente ou no. CORRUPO PASSIVA PRIVILEGIADA Art. 317 2 CP
CUIDADO! Terceiro pode ser superior, conhecido, outro funcionrio pblico, etc.

ELEMENTOS SUBJETIVOS DO CRIME: O crime de corrupo passiva DOLOSO. Alm do DOLO que a vontade de deixar de cumprir seu ato funcional retarda, no pratica ou pratica ato infringindo a lei, este tipo penal apresenta tambm o DOLO
17

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

ESPECFICO (elemento subjetivo especial), pois o sujeito age para atender pedido de outrem, influncia de terceiro. CONSUMAO DO CRIME DE CORRUPO PASSIVA PRIVILEGIADA: Sujeito tem que estar fazendo o ato; o sujeito vai direto praticar o ato de ofcio infringindo a lei ou vai direto retardar ou no praticar o ato de ofcio em funo de pedido ou influncia de terceiro. CUIDADO! Terceiro pode der superior, conhecido, outro funcionrio pblico, etc. TENTATIVA DO CRIME DE CORRUPO PASSIVA PRIVILEGIADA: A conduta praticar pode ter tentativa. Nunca cabe tentativa quando a conduta omissiva ento no h tentativa para as condutas retardar e omitir. ATENO 1 !!!
Consumao CRIME DE CORRUPO PASSIVA Art. 317 Caput Para haver o crime basta que o funcionrio 1) Aceite promessa de vantagem 2) Solicite vantagem ou 3) receba vantagem; No precisa efetivamente infringir ou retardar ato funcional.

Consumao CRIME DE CORRUPO PASSIVA PRIVILEGIADA Art. 317 2 Para haver o crime o funcionrio tem que necessariamente para atender pedido alheio: 1) Retardar o ato, 2) Deixar de pratic-lo ou 3) Pratic-lo ferindo a lei.

ATENO 2!!!
CRIME DE CORRUPO PASSIVA - Art. 317 CP Funcionrio pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influencia de outrem.

CRIME DE PREVARICAO - Art. 319 CP Funcionrio pratica ilegalmente ato de ofcio, ou o retarda ou no o pratica indevidamente, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal

CRIME DE PREVARICAO ART. 319 CP Art. 319 Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal Pena Deteno de 3 meses a 1 ano e multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): a Administrao Pblica. crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em JECRIM.
18

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

O crime de prevaricao um delito BI-PRRPIO, pois exige qualidades especiais tanto no plo passivo quanto no ativo. O sujeito ativo do crime o funcionrio pblico do art. 327 CP; o sujeito passivo o Estado (secundariamente o particular tambm pode ser sujeito passivo).
CUIDADO! Pode haver concurso de pessoas entre o Funcionrio Pblico e um particular pelo Art. 30 CP. Teoria Monista: Ambos respondero pelo crime de peculato.

ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE PREVARICAAO

CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): Funcionrio no negocia o ato funcional em troca de vantagem, mas, antes, deixa de cumprir o seu dever funcional para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. O que move o funcionrio pblico sentimento pessoal, interesse pessoal. No h necessariamente terceiro diretamente envolvido. O sentimento pode ser motivado por terceiro, em razo de relaes de parentesco, amizade. Podem ainda ser sentimentos de inimizade, dio, etc. EX.1: Prefeito vendeu a preos baixos terrenos urbanos contrariando lei orgnica para filhos e parentes prximos. EX.2: Mdico retarda envio de atestado de bito ao delegado por animosidade com este. CUIDADO! Se funcionrio pblico age com habitual desdia e preguia, isso no configura crime de prevaricao. A responsabilizao administrativa. ELEMENTOS SUBJETIVOS: O crime de prevaricao DOLOSO. Alm do DOLO que a vontade de deixar de cumprir seu ato funcional retarda, no pratica ou pratica ato infringindo a lei, este tipo penal apresenta tambm o DOLO ESPECFICO (elemento subjetivo especial), pois o sujeito age para atender interesse pessoal. CONSUMAO DO CRIME DE PREVARICAO: Sujeito tem que estar fazendo o ato; o sujeito vai direto praticar o ato de ofcio infringindo a lei ou vai direto retardar ou no praticar o ato de ofcio em funo de interesse pessoal. TENTATIVA NO CRIME DE PREVARICAO: A conduta praticar pode ter tentativa. Nunca cabe tentativa quando a conduta omissiva ento no h tentativa para as condutas retardar e omitir

CAP. II CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL

CRIME DE USURPAO DE FUNO PBLICA ART. 328 CP

Art. 328 Usurpar o exerccio de funo pblica - Pena Deteno de 3 meses a 2 ano e multa.

19

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): o interesse relativo ao funcionamento e atuao da administrao pblica, sacrificados pelo agente que exerce funes que no so suas. A forma simples do crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em JECRIM. O crime de usurpao de funo pblica crime comum em relao ao sujeito ativo (qualquer um pode comet-lo) e crime prprio em relao ao sujeito passivo que o Estado (secundariamente o particular tambm pode ser sujeito passivo). ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE USURPAO DE FUNO PBLICA CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): usurpar, apoderar-se de funo pblica. Particular passa a exercer funo pblica sem que tenha sido legalmente investido para tal. Agente exerce a funo ilegalmente como se legtimo funcionrio fosse. CUIDADO! No basta que o agente tome para si a funo pblica, para configurar o crime de usurpao preciso que ele efetivamente pratique algum ato funcional. A simples atribuio da qualidade de funcionrio pblico no crime do Art. 329 CP e sim contraveno prevista no Art. 45 da Lei de Contravenes Penais. EX. Agente se apresenta como policial e passa a exigir documentao de motoristas. ELEMENTO SUBJETIVO: O crime de usurpao de funo pblica um CRIME DOLOSO por isso o elemento subjetivo do crime o DOLO, a vontade livre e consciente de usurpar a funo. CUIDADO! Agente tem que ter cincia de que est exercendo ilegalmente uma funo pblica. Se desconhecer essa circunstncia no haver crime; ser FATO ATPICO. CONSUMAO DO CRIME DE USURPAO DA FUNO PBLICA: Acontece com a efetiva prtica de algum ato pelo agente que est ilegalmente na funo pblica. No necessrio que este ato cause mais algum dano Administrao Pblica. TENTATIVA NO CRIME DE USURPAO DA FUNO PBLICA - possvel, pois o agente pode no conseguir praticar atos funcionais enquanto ocupa ilegalmente a funo pblica.

Art. 328 nico Se do fato o agente aufere vantagem Pena Recluso de 2 a 5 anos e multa. A forma qualificada do delito julgada atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL. FORMA QUALIFICADA DO CRIME DE USURPAO DE FUNO PBLICA Art. 328 U CP
20

CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): O crime de usurpao de funo pblica ser qualificado quando envolver vantagem moral ou material que pode ser obtida pelo sujeito ativo do delito para si mesmo ou para terceiro. CASO 1) Joo se intitula funcionrio pblico para obter vantagem ilcita em prejuzo de terceiro e efetivamente a recebe depois que usurpa a funo pblica no entanto, no realiza qualquer ato de ofcio.

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

Soluo: Joo responder pelo crime de estelionato (Art. 171 CP) e no pelo crime de usurpao qualificada. CASO 2) Joo se intitula funcionrio pblico para obter vantagem ilcita em prejuzo de terceiro e no s recebe a vantagem como pratica o ato de ofcio prejudicial ao terceiro. Soluo: Joo responder pelo crime de usurpao qualificada. ATENO!!!
- SITUAES ESPECIAIS ENVOLVENDO O CRIME DE USURPAO DE FUNO PBLICA: CASO 1 ) Joo , logo aps ter passado em concurso pblico, mas sem ter ainda preenchido os demais requisitos para investidura no cargo pblico, pratica ato de ofcio. Soluo: Ele responder pelo crime de exerccio funcional ilegalmente antecipado (Art. 324 CP). CASO 2 ) Joo, sendo titular de funo pblica pratica ato de ofcio aps ser suspenso dela atravs de deciso judicial. Soluo: Ele responder pelo crime de desobedincia deciso judicial sobre perda ou suspenso de direito. (Art. 359 CP).

CRIME DE RESISTNCIA ART. 329 CP Art. 329 Opor-se execuo de ato legal mediante violncia ou ameaa funcionrio competente para execut-lo ou quem lhe esteja prestando auxlio - Pena Deteno de 2 meses a 2 anos. - Uso de violncia ou ameaa para se opor. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): a autoridade do funcionrio pblico assim como o prestgio que ele goza. A forma simples do crime julgada atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em JECRIM. O crime de resistncia crime comum em relao ao sujeito ativo (qualquer um pode comet-lo) e crime prprio em relao ao sujeito passivo que o Estado, e secundariamente o funcionrio pblico que executa a ordem e contra quem a violncia ou ameaa dirigida. CUIDADO! Pode haver particular no plo passivo do crime de resistncia, j que este pode auxiliar o funcionrio na execuo da ordem e sofra violncia ou ameaa. CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): Agente usa de violncia fsica ou ameaa para impedir execuo de ato legal por parte de funcionrio pblico ou auxiliar. Mesmo que a ameaa no tenha sido grave, haver a configurao do crime de resistncia, pois ao legislador no estipulou a hiptese de grave ameaa.
21

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

ELEMENTO NORMATIVO: ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE RESISTNCIA ORDEM LEGAL: aquele ato que cumpre as formalidades da lei, inclusive expedio por agente competente. S h crime de resistncia quando h violncia ou ameaa para impedir ato legal; ilegal no! ELEMENTOS SUBJETIVOS: - O Crime de Resistncia DOLOSO No h forma culposa, ou seja, NO EXISTE RESISTNCIA CULPOSA. Alm do DOLO que a conduta de usar violncia ou ameaa, este tipo penal apresenta tambm o DOLO ESPECFICO (elemento subjetivo especial), pois o sujeito age com violncia para impedir ato legal. Trata-se de CRIME FORMAL, de simples conduta ento, para que haja a consumao basta que haja a oposio violenta. No preciso que haja o efetivo impedimento ordem legal. CONSUMAO DO CRIME DE RESISTNCIA: Acontece quando o agente usa violncia ou ameaa para impedir ordem legal. TENTATIVA NO CRIME DE RESISTNCIA: Admissvel. Ex. Ameaa por escrito que se extravia. Art. 329 1 Se o ato, em razo da resistncia no se executa - do fato o agente aufere vantagem Pena Recluso de 1 a 3 anos. FORMA QUALIFICADA DO CRIME DE RESISTNCIA Art. 329 1 CP A forma qualificada do delito julgada atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL. CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): O crime de resistncia ser qualificado quando a conduta violenta ou ameaadora do agente efetivamente consegue impedir o ato legal. TENTATIVA NO CRIME DE RESISTNCIA QUALIFICADA: No cabe tentativa neste delito

CONCURSO DE CRIMES NO DELITO DE RESISTNCIA Art. 329 2 CP

Art. 329 2 As penas deste artigo so aplicveis sem prejuzo das correspondentes violncia. Trata-se de concurso material de crimes entre o delito de resistncia e o crime resultante da violncia efetuada. Haver a soma das penas.

22

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CRIME DE DESOBEDINCIA ART. 330 CP Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionrio pblico - Pena Deteno de 15 dias a 6 meses e multa. - No h uso de violncia ou ameaa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): a autoridade do funcionrio pblico assim como o prestgio que ele goza. Crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em JECRIM. O crime de desobedincia crime comum em relao ao sujeito ativo (qualquer um pode comet-lo) e crime prprio em relao ao sujeito passivo que o Estado enquanto ente e indiretamente funcionrio pblico. CUIDADO 1 ! Segundo CORRENTE DOUTRINRIA MAJORITRIA, Funcionrio Pblico pode ser sujeito ativo do crime de desobedincia desde que na hora do crime ele no esteja investido no cargo. Comete o crime na condio de particular. CUIDADO 2 ! No h particular no plo passivo do crime de desobedincia! ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE DESOBEDINCIA O crime do Art. 330 pode ser tanto um CRIME COMISSIVO quando sujeito desobedece fazendo algo que no deve fazer, quanto OMISSIVO PRPRIO - quando sujeito desobedece no fazendo algo que deve ser feito.

CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): Agente desobedece (no acata) ordem legal de funcionrio pblico. S haver crime se o sujeito desobedecer a ordem legal. Agente tem que tomar cincia da ordem para poder agir. preciso que haja CINCIA INEQUVOCA DA ORDEM. necessrio que o destinatrio da ordem tenha dever jurdico de cumpri a ordem. No ocorrer o delito se a recusa ao cumprimento da ordem se deu por fora maior. Desobedincia deciso judicial sobre perda ou suspenso de direito = Delito do art. 359 do CP. Prefeitos que, sem justificativa, deixam de cumprir ordem judicial incorrem no crime de desobedincia do art. 1, XIV, do Decreto-lei n. 201/67

DESOBEDINCIA A ORDEM NA FISCALIZAO DE TRNSITO


23

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

H divergncia doutrinria: CORRENTE 1 - Entende que o agente que desobedece responder pelo crime de desobedincia (Art. 330 CP). CORRENTE 2 Opina por infrao administrativa descrita no Cdigo Brasileiro de Trnsito. ELEMENTO NORMATIVO: ORDEM LEGAL: aquele ato que cumpre as formalidades da lei, inclusive expedio por agente competente. S h crime de desobedincia quando agente deixa de observar ou contraria ato legal; ilegal no! ELEMENTO SUBJETIVO: Crime de desobedincia DOLOSO; NO EXISTE DESOBEDINCIA CULPOSA. O elemento subjetivo do delito o DOLO que a vontade de desobedecer.

CONSUMAO DO CRIME DE DESOBEDINCIA: Consumao se d no momento em que agente toma conhecimento da ordem legal e no a obedece, independente se a desobedincia se d atravs de conduta comissiva (Sujeito no pode fazer algo, mas o faz) ou omissiva (Sujeito tem que fazer algo, mas no o faz). CONSUMAO E TENTATIVA DO CRIME DE DESOBEDINCIA CUIDADO! H ordens legais apresentam prazo para seu cumprimento; neste caso a consumao se dar no ltimo dia de prazo. TENTATIVA NO CRIME DE DESOBEDINCIA: S cabe se o crime foi praticado em sua forma comissiva, no h tentativa quando um delito ocorre por omisso. EX.: Pessoa recebe ordem do poder executivo para parar de vender algo. Apesar de no poder efetuar tal ao ela comea os atos de venda, entretanto policial flagra a situao e impede que o produto seja efetivamente comercializado.

24

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CRIME DE DESACATO ART. 331 CP Art. 331 Desacatar funcionrio pblico no exerccio da funo ou em razo dela Pena Deteno de 6 meses a 2 anos, ou multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): o respeito ao funcionrio pblico, respeito ao decoro e dignidade do funcionrio pblico em sua atividade pblica. Crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em JECRIM. O crime de desacato crime comum em relao ao sujeito ativo (qualquer um pode comet-lo) e crime prprio em relao ao sujeito passivo que o Estado e o funcionrio pblico. CUIDADO! H divergncia doutrinria sobre a possibilidade de funcionrio publico figurar como sujeito ativo do crime. CORRENTE 1 entende que o funcionrio pblico pode cometer crime de desacato se estiver fora exerccio da funo. Esteja agindo como particular. ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE DESACATO CORRENTE 2 ( MINORITRIA) entende que o funcionrio publico s pode cometer crime de desacato se a ofensa for dirigida a superior hierrquico. CORRENTE 3 entende que o funcionrio publico sempre poder ser sujeito ativo de crime de desacato, estando no desempenho da funo pblica ou no. Dentro desta perspectiva tambm configura crime desacato a ofensa feita por superior hierrquico funcionrio em cargo inferior, assim como o inverso. CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): DESACATAR (desrespeitar, humilhar, desprestigiar) funcionrio pblico na funo, ou em razo dela. A norma no especifica os meios executrios do crime de desacato, por isso ele pode ser dar por meio de palavras, gestos, meios simblicos, etc. Pode tambm se dar por meio de ameaa quando esta coloca em risco a funo do funcionrio (ameaa tem tom de rebaixamento). O delito em questo pressupe que desrespeito esteja ligado funo pblica do sujeito passivo. Deve haver necessariamente um NEXO FUNCIONAL. A ofensa tem que ser dirigida funo pblica que a vtima exerce ainda que no momento ela no esteja no exerccio do cargo. O funcionrio pblico tem que estar presente no momento da ofensa (basta estar no mesmo ambiente). O agente tem que saber que a vtima da ofensa efetivamente funcionrio pblico. ELEMENTO SUBJETIVO: Crime de desacato DOLOSO (nunca CULPOSO); O elemento subjetivo do delito o DOLO que a vontade de ofender o funcionrio pblico. O dolo engloba ainda a cincia de que a ofensa dirigida a funcionrio pblico.
25

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

ATENO!!!
CASO) Pessoa desprestigia um magistrado que emitiu parecer desfavorvel determinada demanda que o envolve, desconhecendo que seu ouvinte o ouvinte o tal juiz. Soluo: Nesta situao pessoa no age com dolo de desacatar o funcionrio pblico e por isso, o fato ser atpico.

CONSUMAO E TENTATIVA DO CRIME DE DESACATO

CONSUMAO DO CRIME DE DESACATO: Se d com a cincia do ofendido da ofensa. TENTATIVA NO CRIME DE DESACATO: de difcil configurao, mas admissvel.

CRIME DE TRFICO DE INFLUNCIA ART. 332 CP Art. 332 Solicitar, exigir, cobrar ou obter para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo - Pena Recluso de 2 a 5 anos e multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): o prestgio da administrao pblica. Crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL. O crime de trfico de influncia cometido pela pessoa que recebe a vantagem, neste sentido crime comum em relao ao sujeito ativo (qualquer um pode comet-lo inclusive funcionrio pblico) e crime prprio em relao ao sujeito passivo que o Estado e secundariamente pode ser a pessoa que sofre o dano j que o delito configura fraude. Pessoa que d a vantagem em troca da suposta influncia enganada e por isso ela vtima juntamente com a Administrao Pblica que em funo da conduta delituosa praticada, tem o seu prestgio diminudo por ser considerada influencivel. ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE TRFICO DE INFLUNCIA CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): Agente Solicita, Exige, Cobra ou Obtm, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo O crime do Art. 332 um tipo misto alternativo, isto , h vrias condutas neste tipo. Basta que o sujeito ativo pratique uma das condutas para que haja o crime. H 4 condutas que configuram o crime de trfico de influncia: 1) SOLICITAR: Pedir, requerer (Sujeito ativo pede vantagem para influir em ato praticado pelo funcionrio publico).

26

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

2) EXIGIR: uma imposio, uma ordem (Sujeito ativo impe vantagem para influir em ato praticado pelo funcionrio publico). 3) COBRAR: Pedir pagamento por algo que j foi feito. Supostamente o sujeito ativo j influenciou o ato e agora cobra o pagamento da vantagem por esta pretensa influncia 4) OBTER: Nas trs condutas anteriores a iniciativa parte do Suj. Ativo. Na conduta obter no. Aqui algum colocou uma vantagem diante do sujeito ativo e este pega tal vantagem. No h nenhuma exigncia ou solicitao por parte do suj. Ativo. O sujeito ativo solicita, exige, cobra ou obtm vantagem com o pretexto de influenciar ato de funcionrio pblico. Todas as condutas esto ligadas pretenso de que esta vantagem venha a influenciar o ato de ofcio; entretanto O CRIME DO ART. 332 UMA FRAUDE, pois o agente, um mentiroso, atua de forma fraudulenta j que no influenciar ningum (muitas vezes sequer conhece o agente pblico). Em sntese, a pessoa que paga enganada, pois no haver a influncia. A punio alta se d porque o nome da administrao pblica usado e desprestigiado quando o agente do crime deixa claro que ela influencivel.
A vantagem no precisa ser econmica, pode ter qualquer natureza (hospedagem,

jias, viagens, carros, vantagens morais, etc.). ELEMENTOS SUBJETIVOS DO CRIME DE TRFICO DE INFLUNCIA

ELEMENTOS SUBJETIVOS: O Crime de trfico de influncia DOLOSO NO H FORMA CULPOSA. Alm do DOLO que vontade de exigir, solicitar ou obter vantagem, este tipo penal apresenta tambm o DOLO ESPECFICO (elemento subjetivo especial), que obter a vantagem para si ou para outrem.

27

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CONSUMAO DO CRIME DE TRAFICO DE INFLUNCIA:

1) Solicitar vantagem

Nas condutas:

O crime de Trfico de influncia ser um CRIME FORMAL, ou seja, basta que haja a conduta para que o crime ocorra. Consumao do crime ocorre quando agente solicita, exige ou cobra vantagem.

2) Exigir vantagem 3) Cobrar pagamento

CONSUMAO E TENTATIVA DO CRIME DE TRFICO DE INFLUNCIA

Na conduta:

Obter vantagem

O crime de Trfico de influncia ser um CRIME MATERIAL, ou seja, para que o crime ocorra agente ativo tem que receber a vantagem - deve haver alm da conduta, o resultado Consumao do crime ocorre no momento em que sujeito ativo obtm a vantagem.

TENTATIVA NO CRIME DE TRAFICO DE INFLUNCIA: 1) Solicitar vantagem S CABVEL nas condutas, se escritas: 2) Exigir vantagem 3) Cobrar pagamento

OBS: No cabe tentativa quando a conduta do agente obter vantagem.

28

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

MAJORANTE DO CRIME DE TRFICO DE INFLUNCIA Art. 332 U CP

Art. 332 U A pena aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada ao funcionrio. Diz respeito mentira da mentira. Se o sujeito ativo diz que vantagem no s para ele, mas tambm para o suposto funcionrio pblico do qual se quer obter algo, a pena do crime ser majorada. Isto se d porque a conduta coloca o funcionrio pblico como sujeito corruptvel. CRIME DE CORRUPO ATIVA ART. 333 CP Art. 333 Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio - Pena - Recluso, de 2 a 12 anos, e multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): o prestgio da administrao pblica protegendo desta forma o seu nome. Como neste crime a conduta do agente ativo vai afetar o funcionamento da mquina pblica, este crime tambm tutela o normal funcionamento da administrao pblica. Crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL. A diferena entre a pena mnima e a mxima previstas se d para melhor individualizar a pena, j que o dano administrao pblica tanto pode ser mnimo como pode ser bastante significativo. O crime de corrupo ativa cometido pela pessoa que vai ao funcionrio pblico oferecer ou prometer vantagem para que este realize determinado ato de forma irregular, se omita em relao a tal ato ou o retarde. Neste sentido crime comum em relao ao sujeito ativo (qualquer um pode comet-lo) e crime prprio em relao ao sujeito passivo que o Estado.

ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE CORRUPO ATIVA

CUIDADO! JURISPRUDNCIA entende que funcionrio pblico pode ser sujeito ativo de crime de corrupo ativa desde que no esteja no exerccio funcional. CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir, ou retardar ato de ofcio. O crime de corrupo ativa apresenta 2 condutas: 1) OFERECER: Agente coloca a vantagem indevida diante do funcionrio pblico. 2) PROMETER: Agente anuncia futura vantagem ao funcionrio. EX.1: Joo no est com os documentos do carro em dia e parado em uma blitz. Oferece R$ 100,00 (vantagem) para que policial se omita em sua funo e no o multe. EX.2: Paulo oferece um final de semana em um resort em Angra dos Reis para determinado delegado de polcia arquivar indevidamente um inqurito. EX.3: Rui promete a determinado oficial de justia certa quantia para que este retarde certa intimao.

29

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

ATENO: O CRIME PODE SER COMETIDO POR GESTOS, ESCRITOS, PALAVRAS, ETC.
A vantagem no precisa ser econmica, pode ter qualquer natureza (hospedagem,

jias, viagens, carros, vantagens morais, etc.).


Sujeito ativo oferece ou promete a vantagem ANTES que o funcionrio faa algo

(para determin-lo) CUIDADO! Se a vantagem vier depois do ato de ofcio como forma de agradecimento, JURISPRUDNCIA entende que no h crime de corrupo ativa ELEMENTO SUBJETIVO: Crime de corrupo ativa DOLOSO (nunca CULPOSO). Trata-se de CRIME FORMAL, de simples conduta ento, para que haja a consumao basta que haja conduta, independe se h o efetivo retardamento, ou a efetiva prtica ou omisso do ato de ofcio. CONSUMAO DO CRIME DE CORRUPO ATIVA: Acontece quando o agente usa violncia ou ameaa para impedir ordem legal. TENTATIVA NO CRIME DECORRUPO ATIVA: O crime s admite tentativa quando a vantagem oferecida ou prometida por escrito.

CONSUMAO E TENTATIVA DO CRIME DE CORRUPO ATIVA

MAJORANTE DO CRIME DE CORRUPO ATIVA Art. 333 U CP

Art. 333 U A pena aumentada de 1/3, se em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. A pena do crime de corrupo ativa ser aumentada quando o agente do delito cede ao pedido que originou a vantagem. Faz o que espera a pessoa que o corrompeu afetando assim o bom funcionamento da mquina pblica.

30

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CRIME DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO ART. 334 CP Art. 334 Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria Pena Recluso de 1 a 4 anos. No mesmo artigo, h 2 tipos penais distintos, o contrabando, que pode ser observado pela leitura da 1a parte do dispositivo e, o descaminho pela 2 parte do artigo. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): a Administrao pblica, em especial o errio pblico j que o no descaminho o Estado deixa de arrecadar os tributos. Protege-se tambm a sade, a moral e a ordem pblica quando os produtos forem de exportao ou importao proibida no caso de importao. Embora estejam em um mesmo tipo penal e sejam sujeitos mesma pena, contrabando e descaminho so crimes diferentes. O crime de contrabando se encontra na primeira parte do artigo 134 - Importar ou exportar mercadoria proibida o e o de descaminho na 2 parte iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria. O contrabando diz respeito importao ou exportao de mercadorias proibidas pela legislao nacional (trata-se, portanto, de norma penal em branco j que o magistrado, ao analisar o crime, precisar conhecer a listagem de produtos proibidos). J o descaminho se caracteriza pela fraude aos pagamentos de tributos referentes importao, exportao e consumo de mercadorias sendo por isso considerado crime de sonegao fiscal e conseqentemente um ilcito tributrio. O descaminho fere diretamente o errio pblico. A diferena entre os dois delitos est principalmente na especificidade dos respectivos bens tutelados por eles. Ainda que ambos, de forma geral, tenham como objeto jurdico tutelado a Administrao Pblica como um todo, enquanto a tutela do descaminho tem natureza fundamentalmente fiscal (o crime existe porque sua conduta fere o direito do Estado de arrecadar impostos) a do contrabando est ligada sade, a moral e a ordem pblica, que embora possam configurar interesse econmico-estatais, no demonstram interesses fiscais (no h nenhuma relao de fisco- contribuinte entre o Estado e o agente do contrabando). O crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL. CUIDADO! SMULA 151 STJ estabelece que a competncia para o processo e julgamento do delito do Art. 334 definida pela preveno do Juzo Federal do lugar da apreenso dos bens. O crime de contrabando ou descaminho crime comum em relao ao sujeito ativo (qualquer um pode comet-lo) e crime prprio em relao ao sujeito passivo que o Estado. O delito em questo ser CRIME COMISSIVO nas modalidades de importao e exportao (quando tambm poder ser omissivo imprprio caso garantidor tome cincia das irregularidades e nada faa) e OMISSIVO PRPRIO na modalidade de iludir o pagamento do direito ou imposto devido pela sada ou pelo consumo de mercadorias.

ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE CONTRABANDO E DESCAMINHO

31

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CONDUTA DO CRIME DE CONTRABANDO: importar ou exportar mercadoria proibida; isto bem mvel cujo comrcio, por motivo de ordem pblica o Estado no permite. Ex.: Agente transporta artefatos explosivos da Bolvia em um jatinho e transpe o espao areo brasileiro vindo pousar no Amazonas. CONDUTA DO CRIME DE DESCAMINHO: iludir, no todo ou em parte o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria. ELEMENTOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS DO CRIME DE CONTRABANDO E DESCAMINHO Ao contrrio do que acontece no contrabando, a entrada ou sada da mercadoria lcita, porm o agente, com a inteno de sonegar os impostos e direitos referentes aos trmites, usa de ardis, de manobras fraudulentas para enganar as autoridades fazendrias competentes e liberar as mercadorias. STJ diz que a conduta tpica do delito iludir. Agente vale-se de simulao para dar a impresso de que no est praticando fato tributvel. OBS: STF entende que no h a necessidade de fraude para configurar o delito. Segundo posicionamento deste Tribunal, a simples introduo no territrio nacional de mercadoria estrangeira sem pagamento dos direitos alfandegrios, independente de prtica ardilosa para enganar a autoridade, j configura o crime de descaminho. Este entendimento criticado pela doutrina, pois a prpria norma diz respeito necessidade da conduta iludir para que haja o delito. . ELEMENTO SUBJETIVO: Crime do Art. 334 CP DOLOSO (nunca CULPOSO).

CONSUMAO DO CRIME DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO: O CONTRABANDO se consuma quando h a entrada ou a sada de mercadoria proibida do territrio nacional, independe se o agente o faz clandestinamente evitando a barreira alfandegria ou a tenha utilizado. A nica ressalva feita que se a sada se d atravs da alfndega, a consumao passa a existir quando a mercadoria passa pela zona fiscal que corresponde efetiva sada do territrio pelos meios legais (elemento normativo; conceito de zona fiscal est estabelecido no Art.632 da Nova Consolidao das Leis das alfndegas). O DESCAMINHO se consuma quando a fraude ou conduta aplicada pelo agente ilude as autoridades fiscais e conseqentemente a mercadoria sai ou entra no pas sem pagar os impostos. Na modalidade exportao, o crime s ser consumado quando a mercadoria ultrapassa a linha de fronteira que corresponde ao trmino da zona fiscal. Enquanto a mercadoria no faz esta passagem, ela ainda est dentro desta zona e o crime permanece tentado. TENTATIVA NO CRIME DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO: possvel, pois o crime plurissubsistente.

CONSUMAO E TENTATIVA DO CRIME DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO

32

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

TIPOS ASSEMELHADOS AO CRIME DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO Art. 334 1 e 2 CP

1 - Incorre na mesma pena quem: a) Pratica navegao de cabotagem, fora dos casos permitidos em lei; b) Pratica fato assimilado, em lei especial, a contrabando ou descaminho; c) Vende, expe venda, mantm em depsito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira que introduziu clandestinamente no Pas ou importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introduo clandestina no territrio nacional ou de importao fraudulenta por parte de outrem; d) Adquire, recebe ou oculta, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira, desacompanhada de documentao legal, ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos. 2 - Equipara-se s atividades comerciais, para os efeitos deste artigo, qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exercido em residncias.

1 TIPO ASSEMELHADO AO CRIME DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO Art. 334, 1 Alnea a CP

1 - Incorre na mesma pena quem: a) Pratica navegao de cabotagem, fora dos casos permitidos em lei. crime de contrabando ou descaminho executar navegao de cabotagem ilegalmente. Esta navegao aquela que ocorre entre pontos ou portos do territrio nacional utilizando vias martimas ou fluviais.

2 TIPO ASSEMELHADO AO CRIME DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO Art. 334, 1 Alnea b CP

1 - Incorre na mesma pena quem: b) Pratica fato assimilado, em lei especial, a contrabando ou descaminho. Fatos assimilados so aqueles comparveis ao delito do Art. 334 e estabelecidos em Lei Especiais. EX.: O Art. 39 do Dec. Lei n 288 que considera contrabando a sada de mercadorias da Zona Franca em autorizao legal.

33

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

1 - Incorre na mesma pena quem: c) Vende, expe venda, mantm em depsito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira que introduziu clandestinamente no Pas ou importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introduo clandestina no territrio nacional ou de importao fraudulenta por parte de outrem. 3 TIPO ASSEMELHADO AO CRIME DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO Art. 334, 1 Alnea c CP Primeira parte do artigo diz respeito conduta do agente que Vende, expe venda, mantm em depsito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira que introduziu clandestinamente no Pas (...) desta forma se o agente tem uma loja que vende mercadorias proibidas, ele responder pelo crime do tipo assemelhado e no pelo crime do Caput do Art. 334. Segunda parte do artigo diz respeito conduta do agente que Vende, expe venda, mantm em depsito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira que importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introduo clandestina no territrio nacional ou de importao fraudulenta por parte de outrem. Pune-se como crime de contrabando ou descaminho a conduta do comerciante que vende, expe a venda e etc., mercadoria que sabe ser produto de introduo clandestina ou fraudulenta por parte de terceiro.

4 TIPO ASSEMELHADO AO CRIME DE CONTRABAND O OU DESCAMINHO Art. 334, 1 Alnea d CP

1 - Incorre na mesma pena quem: d) Adquire, recebe ou oculta, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira, desacompanhada de documentao legal, ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos. Ser crime de contrabando se o agente exerce a conduta em questo com dolo, ou seja, com conscincia e vontade de receber, adquirir ou ocultar no exerccio comercial ou industrial mercadoria estrangeira que no tem documentao ou que tem documentao falsa. Para ser punido pelo delito em tela o agente tem que ter certeza da provenincia ilcita da mercadoria, no basta que ele assuma o risco da conduta (no basta o dolo eventual), Se agente agir culposamente o crime no ser delito assemelhado contrabando ou descaminho e sim de receptao qualificada pela possibilidade de conhecer a procedncia questionvel das mercadorias.

5 TIPO ASSEMELHADO AO CRIME DE CONTRABAND O OU DESCAMINHO Art. 334, 2 CP

2 - Equipara-se s atividades comerciais, para os efeitos deste artigo, qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exercido em residncias. Segundo DOUTRINA, esta conduta exige habitualidade, para que seja punida como tipo assemelhado ao delito de contrabando e descaminho. No basta a venda espordica das mercadorias fruto de descaminho ou contrabandeadas.

34

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

MAJORANTE DO CRIME DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO Art. 334 3 CP

Art. 334 3 A pena aplica-se em dobro, se o crime de contrabando ou descaminho praticado em transporte areo. A pena do contrabando ou descaminho ser aumentada se for cometido em transporte areo. O transporte areo uma forma que dificulta a descoberta do delito, da a aplicao da majorante.

PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA APLICADO AO CRIME DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO

O Princpio em questo vem sendo aplicado pelos Tribunais Superiores ao delito do Art. 334 levando em conta o Art. 20 da Lei 10.522 que dispe sobre o cadastro informativo dos crditos no quitados de rgos e entidades federais. Segundo o STF o princpio da insignificncia ser aplicado quando o agente, atravs de fraude, sonega quantia igual ou inferior R$ 10.000,00 (valor estabelecido pelo artigo citado). Diante desta situao os autos referidos dvida fiscal relacionada ao descaminho sero arquivados. Doutrina no concorda com posicionamento uma vez que ele acarreta situaes bastante injustas. De acordo com a jurisprudncia atual um sujeito poder ser condenado por furto se subtraiu R$ 100,00 mas agente que cometeu o descaminho ser absolvido por ter iludido o pagamento de impostos devidos no valor de por exemplo R$ 9,000.00.

35

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CAP. III DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO DA JUSTIA

CRIME DE DENUNCIAO CALUNIOSA ART. 339 CP Art. 339 Dar causa a instaurao de investigao policial, de processo judicial, instaurao de investigao administrativa, inqurito civil ou ao de improbidade administrativa contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente- Pena recluso, de 2 a 8 anos, e multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): a administrao pblica, mais especificamente a administrao da justia. O crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em VARA CRIMINAL. O crime de denunciao caluniosa crime comum em relao ao sujeito ativo (qualquer um pode comet-lo) e crime prprio em relao ao sujeito passivo que o Estado. CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): O agente imputa crime a terceiro sabendo que este inocente a fim de dar causa instaurao de investigao policial, processo judicial, investigao administrativa, inqurito civil ou ao de improbidade administrativa. ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE DENUNCIAO CALUNIOSA INVESTIGAO POLICIAL: So as investigaes preliminares apuradas pela autoridade policial antes mesmo da instaurao do inqurito policial. PROCESSO JUDICIAL: H questionamento doutrinrio se esta expresso alberga as duas categorias de processo judicial e civil, ou diz respeito apenas ao processo penal. INVESTIGAO ADMINISTRATIVA: o processo administrativo disciplinar. Esta investigao tem sempre que ser motivada pela denunciao caluniosa de uma infrao penal inexistente ou se existente que no tenha sido praticada por aquele a quem imputada. INQUERITO CIIVIL: a coleta de elementos para propositura de Ao Civil. AO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: aquela que gera sanes aos agentes pblicos. Estabelecida na Lei n 8.429/1992. Embora a norma fale em imputao de crime, o delito tambm ser configurado se houver imputao de contraveno. O agente tem que saber que crime inexiste ou que a pessoa a qual ele imputa o delito no sua real autora. Sujeito ativo tem que ter certeza desta inocncia Se no tiver no haver crime. O fato de o agente denunciar crime cuja punibilidade j se encontrava extinta no afasta o crime de denunciao caluniosa. Se agente denuncia acreditando que terceiro realmente cometeu o crime, descobre inocncia deste e no informa autoridade, ele responder por denunciao caluniosa. Para alguns autores esta situao afasta o crime, pois ele no aceita pode ser praticado por omisso.
36

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

ELEMENTO SUBJETIVO: Crime de denunciao caluniosa DOLOSO (no h culpa). Existe a necessidade do dolo direto, ou seja, o agente tem certeza da inocncia da pessoa acusada, no havendo o delito se havia dvidas sobre isso. CONSUMAO E TENTATIVA DO CRIME DE DENUNCIAO CALUNIOSA CONSUMAO DO CRIME DENUNCIAO CALUNIOSA: Acontece quando acontece a instaurao da investigao, do processo judicial, etc. TENTATIVA: cabvel porque o delito plurissubsistente.

MAJORANTE DO CRIME DE DENUNCIAO CALUNIOSA Art. 339 1 CP

Art. 339 1 A pena aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto. O crime de denunciao caluniosa ter sua pena aumentada quando o agente usa o anonimato ou nome falso para oferecer a denncia. H a majorante porque esta prtica dificulta a identificao do autor do delito do Art. 339.

MINORANTE DO CRIME DE DENUNCIAO CALUNIOSA Art. 339 2 CP

Art. 339 2 A pena diminuda de metade, se a imputao de prtica de contraveno.

OBS: O CRIME EXIGE A ESPONTANIEDADE, A INICIATIVA DO SUJEITO ATIVO. No ocorrendo o delito se ele faz a acusao em razo de questionamento de outrem, por exemplo ao ser interrogado.

37

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CRIME DE COMUNICAO FALSA DE CRIME OU CONTRAVENO ART. 340 CP Art. 340 Provocar a ao de autoridade, comunicando-lhe a ocorrncia de crime ou de contraveno que sabe no se ter verificado - Pena - Deteno, de 1 a 6 meses, ou multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): a administrao pblica, mais especificamente a administrao da justia. O crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em JECRIM. O crime de comunicao falsa de crime ou contraveno delito comum em relao ao sujeito ativo (qualquer um pode comet-lo) e delito prprio em relao ao sujeito passivo que o Estado. CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): O agente provoca a ao da autoridade comunicando a esta crime ou contraveno sabendo que esta no foi cometida, isto , inexiste. ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE COMUNICAO FALSA DE CRIME OU CONTRAVENO Provocar deve ser entendido como dar causa, ensejar, promover. A autoridade tem que ser aquela competente para o trmite legal (Autoridade policial, judiciria e Ministrio Pblico). Ao contrrio do que acontece no crime de denunciao caluniosa, que exige investigao policial para ser configurado, o delito de comunicao falsa de crime configurado com a simples ao policial no sentido de querer apurar a denncia. No preciso inqurito policial e nem sequer que a comunicao do crime tenha sido feita em juzo. O agente comunica a autoridade um crime ou contraveno que no ocorreu fazendo com que o estado pratique em vo qualquer ao que vise elucidar os acontecimentos. Essa comunicao pode ser feita de forma escrita, verbal e at mesmo reproduzida anonimamente. O agente tem que saber que crime inexiste. Se houver dvida no haver crime, como tambm acontecer se o agente comunica um roubo quando o delito ocorrido foi um furto. CUIDADO! Se fato acontecido foi essencialmente diferente quele comunicado, haver crime. Se agente comunica falso crime para fraudar seguro, h corrente que entende que h concurso de crimes entre o delito de comunicao falsa e o de estelionato (Art. 171 CP) e no apenas o crime de comunicao falsa. ELEMENTO SUBJETIVO: Crime de comunicao falsa de crime ou contraveno DOLOSO (NO H FORMA CULPOSA).

38

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CONSUMAO DO DELITO DE COMUNICAO FALSA DE CRIME OU CONTRAVENO: Se d no momento em que a autoridade efetivamente pratica alguma ao no sentido de investigar a denncia. TENTATIVA NO DO DELITO DE COMUNICAO FALSA DE CRIME OU CONTRAVENO: cabvel porque o delito plurissubsistente.

CRIME DE AUTOACUSAO FALSA ART. 341 CP

Art. 341 Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem - Pena - Deteno, de 3 meses a 2 anos, ou multa. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): a administrao pblica, mais especificamente a administrao da justia. O crime julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA em JECRIM. O crime de autoacusao falsa crime comum em relao ao sujeito ativo (qualquer um pode comet-lo) e crime prprio em relao ao sujeito passivo que o Estado. ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE AUTOACUSAO FALSA CUIDADO! O verdadeiro autor (e mesmo o partcipe) do crime que foi reivindicado pelo agente ativo do Art. 341 no podem ser sujeitos ativos no crime de autoacusao falsa, pois se assim fosse o crime seria descaracterizado j que a conduta seria a confisso de aes verdadeiras autoridade policial competente. CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): O agente se acusa perante autoridade competente por crime que no existe ou que foi cometido por terceiro. Pessoa pode estar recebendo vantagem pecuniria por tal atitude ou pode estar agindo para resguardar o filho que foi o verdadeiro autor do delito; tambm comum para criar libi. ELEMENTO SUBJETIVO: Crime de autoacusao falsa DOLOSO (NO H FORMA CULPOSA). No exige a lei nenhuma motivao/fim especial de agir. CONSUMAO DO CRIME DE AUTOACUSAO: Se d no momento em que a autoacusao falsa levada ao conhecimento da autoridade policial competente. No depende de nenhuma atitude desta no sentido de elucidar a veracidade dos fatos. Exige que o agente aja espontaneamente. TENTATIVA NO CRIME DE AUTOACUSAO: Seu cabimento depender da forma como crime praticado (de forma verbal, escrita, etc.).

39

Apontamentos de Direito Penal - Professora Gisele Alves Parte Especial - Ttulo XI CP Dos crimes contra a Administrao Pblica

CRIME DE EXERCCIO ARBITRRIO DAS PRPRIAS RAZES ART. 345 CP Art. 345 Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite - Pena - Deteno, de 15 dias a 1 ms, ou multa, alm da pena correspondente violncia. BEM JURDICO TUTELADO (Objeto jurdico/ bem abstrato): a administrao pblica, mais especificamente a administrao da justia. O crime julgado atravs de AO PENAL PRIVADA em JECRIM. CUIDADO! Se h o emprego de violncia contra pessoa (a via absoluta) o crime ser julgado atravs de AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA. O crime de exerccio arbitrrio das prprias razes crime comum em relao ao sujeito ativo (qualquer um pode comet-lo) e crime prprio em relao ao sujeito passivo que o Estado e tambm o prejudicado com a conduta do agente ativo. ASPECTOS GERAIS DO CRIME DE EXERCCIO ARBITRRIO DAS PRPRIAS RAZES CONDUTA DO CRIME (Elem. Objetivos): Agente tenta fazer justia com as prprias mos para satisfazer pretenso legtima; o que s possvel quando a lei permite. Fazer justia com as prprias mos significa agir de acordo com a prpria vontade no solicitando a tutela do Estado, responsvel pela aplicao da justia ao caso concreto. Agente atua para satisfazer pretenso legtima ilegtima no! Sem esta pretenso no h o crime do Art. 345. No h o crime do Art. 345 quando a prpria lei permite que o agente atue pessoalmente como no caso de legtima defesa, estado de necessidade, exerccio regular do Direito, etc. Haver concurso formal imprprio de crimes entre o delito do Art. 345 e o crime causado pela violncia aplicada pelo agente na conduta do exerccio arbitrrio. ELEMENTO SUBJETIVO: Crime de exerccio arbitrrio das prprias razes DOLOSO (NO H FORMA CULPOSA). CONSUMAO DO CRIME DE EXERCCIO ARBITRRIO DAS PROPRIAS RAZES: Se d no momento em que o agente consegue satisfazer sua pretenso legtima fazendo justia com as prprias mos. TENTATIVA NO CRIME DE EXERCCIO ARBITRRIO DAS PROPRIAS RAZES: cabvel porque o delito plurissubsistente.

40

You might also like