You are on page 1of 5

Introduo

Hoje em dia esta doena afecta imensas pessoas. Pois, por isso, que devemos nos informar sobre ela e descobrir os impactos da mesma. A escolha desse tema foi por um lado derivado a rea da sade. Pois, esta doena est espalhada pelo mundo inteiro e cada vez mais atinge os jovens entre outros. Embora haja certas medidas para combater esta grave doena, esta no para de se desenvolver. Por outro lado, textos publicitrios, cartazes, sitos na internet e alguns artigos referentes a essa doena tem sido divulgados por todos os lados. Mesmo assim ela j levou morte de mais de 25 milhes de pessoas desde que foi identificada em 1981.

O que e a sida
A SIDA provocada pelo Vrus da Imunodeficincia Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmisso pode acontecer de trs formas: relaes sexuais; contacto com sangue infectado; de me para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentao. O VIH um vrus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguneo, onde comea de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunolgico, destruindo as clulas defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensvel a outras doenas, as chamadas infeces oportunistas que so provocadas por micrbios e que no afectam as pessoas cujo sistema imunolgico funciona convenientemente. Tambm podem surgir alguns tipos de tumores (cancros). Entre essas doenas, encontram-se a tuberculose; a pneumonia por Pneumocystis carinii; a candidose, que pode causar infeces na garganta e na vagina; o citomegalovirus um vrus que afecta os olhos e os intestinos; a toxoplasmose que pode causar leses graves no crebro; a criptosporidiose, uma doena intestinal; o sarcoma de Kaposi, uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em vrias zonas do corpo e pode, tambm, afectar o sistema gastrointestinal e os pulmes. A SIDA provoca ainda perturbaes como perda de peso, tumores no crebro e outros problemas de sade que, sem tratamento, podem levar morte. Esta sndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa. uma doena provocada pelo vrus VIH. O vrus ataca e destri os glbulos brancos do sangue que so responsveis pela defesa do organismo contra microrganismos patognicos.

A fase aguda da infeco com VIH ocorre uma a quatro semanas, aps o momento do contagio. E constitudo por molculas de acido ribonucleico, com uma nica cadeia e possui envelope formada por protenas.

Como se transmite
Atravs de relaes sexuais sem proteco, Atrevs da utilizao de seringas, agulhas no esterilizadas e outros objectos cortantes Atravs da gravidez e parto de uma me infectada para o seu bebe Contacto com sangue infectada

Como prevenir
Usar sempre preservativos nas relaes sexuais No partilhar agulhas seringas, material usada na preparao de drogas injectveis e objectos cortantes.

Alm

de preservativos comuns, vendidos em farmcias e supermercado, existem outros menos vulgares, que podem ser utilizados como proteco durante as mais diversas prticas sexuais.

Sintomas
A fase aguda da infeco com VIH ocorre uma a quatro semanas aps o momento do contgio. Algumas pessoas apresentam sintomas semelhantes aos de uma gripe como febre, suores, dor de cabea, de estmago, nos msculos e nas articulaes, fadiga, dificuldades em engolir, gnglios linfticos inchados e um leve prurido. Calcula-se que pelo menos 50 por cento dos infectados tenham estes sintomas. Algumas pessoas tambm perdem peso e outras, ocasionalmente, podem perder a mobilidade dos braos e pernas, mas recuperam-na passado pouco tempo. A fase aguda da infeco com VIH dura entre uma a trs semanas. Todos recuperam desta fase, em resposta reaco do sistema imunolgico, os sintomas desaparecem e observa-se um decrscimo da carga vrica. Os seropositivos vivem, depois da fase aguda, um perodo em que no apresentam sintomas, embora o vrus esteja a multiplicar-se no seu organismo o que pode prolongar-se por diversos anos. neste perodo que se encontram, actualmente, 70 a 80 por cento dos infectados em todo o mundo.

Na fase sintomtica da infeco (mas ainda sem critrios de SIDA), o doente comea a ter sintomas e sinais de doena, indicativos da existncia de uma depresso do sistema imunolgico. O doente pode referir cansao no habitual, perda de peso, suores nocturnos, falta de apetite, diarreia, queda de cabelo, pele seca e descamativa, entre outros sintomas.
A fase seguinte na evoluo da doena designa-se por SIDA e caracteriza-se por uma imunodeficincia grave que condiciona o aparecimento de manifestaes oportunistas (infeces e tumores). A evoluo da infeco descrita acima, designada como Evoluo Natural da Infeco pode, actualmente, ser modificada pelo tratamento com os frmacos anti-retrovricos, podendo os seropositivos nunca chegar a uma fase sintomtica da doena.

Consequncias
As crianas e os adolescentes que perderam um ou ambos os pais devido SIDA tm fortes probabilidades de serem confrontadas com problemas como: Aumento da pobreza devido ao custo dos medicamentos e dos tratamentos, perda de um salrio adulto, diminuio do cultivo das terras e da produo agrcola, custos de funeral e confiscao de bens. Absentismo escolar ou abandono dos estudos devidos impossibilidade de suportar os custos inerentes escolaridade e necessidade de cuidar dos pais ou de ganhar dinheiro. M nutrio em consequncia de uma quebra no rendimento familiar, da diminuio das colheitas ou da produo de alimentos menos ricos sob o ponto de vista nutritivo. Problemas psicolgicos resultantes da perda de um dos pais ou de ambos, estigma social associado ao VIH/SIDA, da discriminao, da rejeio por parte dos seus pares. Perda de um lugar para viver Vulnerabilidade face s piores formas de trabalho infantil, nomeadamente trabalho domstico, emprego em minas, ou explorao sexual para fins comerciais. Agravamento do risco de maus-tratos, de explorao e, sobretudo para as raparigas, de abusos sexuais, que, por seu lado, aumentam o perigo Diminui o crescimento econmico anual do pas

Concluso:
No recorrer deste trabalho acabamos por concluir, que VIH um grande flagelo que atinge a humanidade e tem causado problemas drsticas s pessoas. Este trabalho foi feito pensando nos portadores do VIH, com objectivo de consciencializarmos a cerca do assunto e mostrar o bem. Devemos todos unir e combater este perigo (mal) usando estratgias diversas: Tivemos por conhecimento que o VIH-SIDA pode ser evitado e para tal todos os cuidados so poucos. Finalmente chegamos a concluso que o VIH no leva o indivduo a morte imediata mas, sim enfraquece o organismo, fazendo com que as doenas oportunistas ataquem e acaba por matar o indivduo.

FIM.

TRABALHO De Grupo de FPS


LIEU DE SO FILIPE

Participantes:

You might also like