You are on page 1of 17

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

1.INTRODUO

O arquiteto holands Aldo van Eyck foi membro do CIAM e membro fundador do TEAM 10, sendo assim sempre teve opinies muito fortes sobre a arquitetura ps-guerra. A oportunidade que ele teve para colocar suas opinies em prtica foi atravs de seu primeiro grande projeto construdo, o Orfanato Municipal de Amsterd (fig.01). O projeto foi a primeira obra que o arquiteto exps no TEAM 10; concebido e executado entre os anos de 19551960 na cidade de Amsterd, sua ideia principal foi focada num equilbrio de foras, pois ao mesmo tempo em que ele queria criar um lar para crianas tambm queria criar uma pequena cidade aos arredores de Amsterd. Van Eyck criticou a arquitetura ps-guerra, como falta de um elemento humano e por isso procurou projetar um edifcio moderno, com uma nova viso urbana das de seus antecessores CIAM.

Figura 1 Orfanato de Amsterd Fonte: www.orfanatoxkiasma.blogspot.com.br

Congressos Internacionais da Arquitetura Moderna foram fundados em 1928 com o intuito

de discutir os rumos a seguir dos vrios seguimentos da Arquitetura. Foram responsveis pela definio do chamado estilo internacional, introduziram e ajudaram a difundir uma arquitetura considerada limpa, sinttica, funcional e racional.

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

O Team 10 foi constitudo em 1954 e refere-se a um grupo de arquitetos reunidos aps a dissoluo do Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), com o objetivo de rever os seus conceitos. O nome dado pela atribuio que os membros pioneiros tinham de preparar o 10 CIAM.

1.1 METODOLOGIA

Desenvolvimento de um estudo sobre a obra definida, realizando uma anlise crtica com base em pesquisa bibliogrfica, interpretao e estudos complementares.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo geral Realizar por meio de pesquisa e interpretao uma anlise projetual sobre o Orfanato de Amsterd, 1958-1960 Amsterd, Holanda, projetado pelo arquiteto modernista Aldo Van Eyck.

1.2.2 Objetivo Especficos Analisar e identificar na obra aspectos relacionados composio, partido arquitetnico, estrutura, espacialidade, elementos tcnicos e funcionais, historicidade, relao com o entorno, dentre outros.

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

1.3 JUSTIFICATIVA

Atravs da realizao desta monografia, pretende-se desenvolver no estudante a prtica de identificar e realizar analise respeito dos aspectos projetuais referentes a uma obra especfica de um arquiteto que se enquadra nos perodos da arquitetura estudados na disciplina.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O ARQUITETO

Aldo van Eyck (fig. 2) nasceu em Driebergen, Holanda, em 1918. Durante sua juventude ele foi educado na Inglaterra, mas na poca de faculdade ele voltou para Zurique, Sua e estudou na ETH. Ele lecionou na Academia de Arquitetura de Amsterdam entre os anos de 1954-1959 e foi professor na Faculdade Tcnica de Delft 1966-1984. Ele tambm foi editor da revista Frum Arquitetura 1959-1963 e em 1967. Ele se tornou conhecido ao ser um dos organizadores do X CIAM 1956, onde houve discusses sobre os pensamentos arquitetnicos ps-guerra. O TEAM 10 - grupo de jovens arquitetos formado aps a dissoluo do CIAM acreditava que a arquitetura moderna tinha que se renovar e que o homem tinha que voltar a ser o centro dessa arquitetura. Salientava a necessidade de rejeitar o funcionalismo e atacava a falta de originalidade da arquitetura psguerra. O desejo de Aldo van Eyck era divulgar o pensamento do TEAM 10 e convidar outros profissionais a levar de volta o humanismo para dentro dos projetos arquitetnicos da poca. Van Eyck, juntamente com seus parceiros, gerou uma arquitetura inovadora, sutil e que atendia prontamente s necessidades do usurio. Sua arquitetura

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

era precisamente o oposto daquela que estava sendo pregada no ps-guerra: era barata, despojada, sem procura em ser majestosa, procurava se integrar com a natureza e se adaptar necessidade do usurio.

Figura 2 Aldo Van Eyck Fonte: www.architecture.com

ETH Zurich foi fundada em 1855 como Escola Federal Politcnica. uma das principais universidades internacionais de tecnologia e das cincias naturais.

2.2 A INSTITUIO

O Orfanato de Amsterd, fundado em 1960, localiza-se na periferia Amsterd, Holanda (fig. 3) e foi construdo por iniciativa de um particular. Trata-se de uma instituio cuja finalidade abrigar crianas com idade entre 4 meses e 18 anos, separadas em espaos diferentes por idade e por sexo. A disposio dos blocos feita de forma a possibilitar a integrao das crianas com o exterior da edificao e vice-versa. Pode-se perceber esse desejo atravs da histria que conta que o arquiteto recebeu uma carta do diretor do orfanato salientando que o orfanato deveria ser agradvel para as

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

crianas tanto de fora quanto de dentro e que aquelas que estivessem do lado externo sentissem vontade de entrar, solicitando assim que o mesmo tivesse o exterior convidativo.

F igura 3 Implantao do Orfanato Municipal de Amsterdam Fonte: www.maps.google.com.br

2.3 CONCEITOS DO PROJETO O principal conceito do arquiteto nesse projeto foi a claridade labirntica. O projeto foi feito a partir de um sistema de pavilhes e transformado em um volume contnuo, mas dentro do qual ambos os pavilhes e o bloco principal so identificveis. O tribunal de entrada o corao do edifcio, que est ligado por um trio espaoso, onde a construo de duas ruas internas se cruzam. As unidades residenciais (fig. 4) esto dispostas numa formao escalonada, dando cada uma delas, uma comunicao com um espao individual exterior e com a circulao interna - tambm indicada como ruas pelo arquiteto. O resultado uma construo central com uma vasta articulao de extremos - grande e pequena, dentro e fora -, em uma sucesso de unidades, cada

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

uma propriamente definida. Subjacente a esse equilbrio mantida uma ordem estritamente arquitetnica, composta por colunas, paredes estruturais e arquitraves que se combinam para formar uma grade quadrada de vigas. Esse projeto se tornou o marco para a carreira de van Eyck, foi a partir dele que o arquiteto se tornou conhecido. O orfanato reuniu as ideias de van Eyck, que se resumia em combinar diferentes conceitos e permitir que a obra tivesse uma clareza labirntica, articulando assim objetos diferentes de forma que houvesse ainda equilbrio. O conceito tcnico pode ser visto atravs das formas construtivas que geraram o edifcio. A utilizao de uma matriz quadrada - que facilita o uso de mdulos e consequentemente tambm auxilia na construo -, materiais adequados para o clima que relativamente mido, tornando o projeto qualificado tecnicamente.

Figura 4 Vista externa dos dormitrios do Orfanato. Fonte: www.maps.google.com.br

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

2.4 ANLISES PROJETUAIS

2.4.1 Partido, estrutura, repetio e singularidade

A ideia dominante do projeto detectada quando se observa a vista superior (fig. 05). So diversos mdulos reproduzidos atravs de uma matriz quadrada. Eles so encaixados de forma que fica parecida com um brinquedo LEGO, como se fosse uma montagem de onde surgem espaos abertos e fechados e ptios cobertos e descobertos, blocos maiores e outros menores. Ele fez uso dessa construo escalonada e alternada para os dormitrios, pois assim conseguiria uma comunicao entre o espao individual exterior e a circulao interna, sendo essa sua principal preocupao e ponto sem o qual no existiria tal edificao que traduzisse essa vontade de conexo entre ambiente interno e externo. O projeto foi construdo com base no sistema usado nos projetos modernos da poca, o sistema dom-ino, que permite a planta livre. Consiste da no amarrao da alvenaria aos pilares e vigas, se ndo assim o ambiente acaba sendo muito verstil, possibilitando diversos layouts de acordo com a necessidade do mesmo. A unidade bsica quadrada, a qual coberta por uma cpula abaulada e estruturada por meio de colunas e vigas prmoldadas de concreto. Como todo o projeto foi feito a partir de uma matriz, possvel observar a repetio desses mdulos formando um volume com reentrncias. Esta ordem repetitiva das clulas interrompida pelas 8 cpulas maiores que caracterizam os diferentes departamentos: espao para as crianas brincarem e dormitrios para as crianas maiores no 1 pvt. J o bloco administrativo, que marca a entrada do edifcio e o nico bloco que possvel diferenciar dentre os outros, possui formato retangular nico, singular.

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

10

Figura 5 Vista Superior Orfanato. Fonte: www.architecture.com

.2.4.2 Geometria, volume, equilbrio e simetria O edifcio formado a partir da agregao de vrios mdulos quadrados com a cobertura em concreto e levemente abobadada. O volume final - constitudo possui muitas reentrncias, conformadas a partir do escalonamento utilizado - acabam formando alguns ptios internos e outros externos, gerando espaos intermedirios definidos. Em sua maior parte, o orfanato trreo, possuindo apenas alguns ambientes com 2 pavimentos, (fig. 6) sendo eles os dormitrios, ressaltados na cor verde e o bloco responsvel por abrigar funes administrativas e de ensino, que est em laranja. Todas essas diversificaes foram bem trabalhadas e balanceadas, levando ao projeto a sensao de estabilidade, gerando assim o equilbrio, apesar da edificao ser completamente assimtrica.

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

11

o edifcio correspondem juntas

Figura 6 Planta 2 pavimento Alteraes Volumtricas. Fonte: www.scribd.com

2.4.3 Circulao, planta, espao de uso e iluminao Van Eyck se superou neste projeto e criou um edifcio que geometricamente se assemelha ao jogo LEGO4. Ele trabalhou de forma em que no se criou um espao linear, mas sim onde a edificao se d de tal forma que a circulao se torna uma espcie de labirinto (fig. 7).

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

12

Figura 7 Circulao Interna. Fonte: www.scribd.com ___________________________________________________________________________


4

O LEGO um brinquedo produzido pelo LEGO Group, cujo conceito original se baseia em

um sistema patenteado de peas de plstico que se encaixam, permitindo inmeras combinaes. fabricado desde meados da dcada de 1950, popularizando-se em todo o mundo desde ento.

Van Eyck projetou o edifcio salientando que este seria como uma pequena cidade. A analogia realizada mostra que a ideia de praa pblica foi convertida nas salas de aula e as ruas convertidas em circulao interna. Atravs da planta baixa podemos observar a sua setorizao que definida atravs dos locais das unidades residenciais (dormitrios), reas de servio, locais para recreao e circulao (fig. 8), todos seguindo o formato retilneo.

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

13

O formato circular encontrado somente desenhado no piso do trreo, no existindo volumetricamente. O desenho da planta recortado em paredes escalonadas e reentrncias, criando ptios abertos ao longo de todo o permetro da edificao, bem como ptios internos que recebem o mesmo tratamento das superfcies. Onde existem 2 andares, os ptios abertos localizados no trreo so parcialmente cobertos pela projeo do 1 pavimento que est a apoiado sobre um pilar circular que esta localizado no centro da circunferncia desenhada no piso da varando do trreo. O 1 pavimento tem como funo abrigar apenas os dormitrios das crianas mais velhas, que esto na lateral escalonada do edifcio e o bloco nico, tem como funo abrigar as salas da administrao, professores e psiclogos. Van Eyck faz uso de degraus dentro dos ambientes, criando dessa forma um ambiente dentro do outro; ele tambm faz pequenas janelinhas entre os ambientes, possibilitando a interao das crianas entre os ambiente, a busca pelo desconhecido e acaba se tornando o caminho para o descobrimento de coisas novas. Esse lado ldico muito importante e de imprescindvel presena em instituies cujo objetivo a educao infanto-juvenil. Os espaos de uso no trreo esto definidos em local para dormir, espaos recreativos, circulao e reas de servio. (fig. 8); j no 1 pavimento, esto reservados locais para dormir de crianas acima de 10 anos de idade e o bloco retangular abriga a administrao do orfanato. A ideia que o arquiteto quis expressar nesse projeto a de realizar o que ele chama de arquitetura dos espaos de transio, que consiste em fazer com que os espaos no sejam nem internos e nem externos, mas sim intermedirios. Fazendo isso, van Eyck rompe com o conceito contemporneo de continuidade espacial e a tendncia de apagar toda a articulao entre os espaos que ele faz questo de ressaltar em seus projetos.

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

14

Dormitrios Espao Recreativo Circulao reas de servio


Figura 8 Planta baixa - trreo Fonte: www.scribd.com

Em relao iluminao, van Eyck faz uso da entrada de luz por meio da iluminao zenital e vigas vazadas. Esta acontece em alguma clulas e leva iluminao natural para os dormitrios. As cpulas, por onde passa a iluminao so cobertas por vidro. Ele no faz uso de janelas. Quase 50% das superfcies de paredes so abertas para permitir a entrada do calor e da luz (fig. 9).

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

15

Figura 9 Paredes vazadas Passagem de calor e luz. Fonte: www.scribd.com

O arquiteto tambm procura captar a iluminao e o ar atravs de ptios localizados tanto nos espaos de transio quanto internamente, estes marcados com cor amarela na figura 10. Esses ptios so resultado de uma juno de mdulos e tambm pelas reentrncias existentes nas laterais do orfanato.

Figura 10 Ptios Internos e Externos Fonte: www.scribd.com

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

16

2.4.4 Historicidade, Relao com o entorno e Sustentabilidade

Van Eyck se diferenciava de outros arquitetos modernistas da poca. Ele sempre buscou a definio de um desenho e uma forma para os espaos de transio com o objetivo de superar os edifcios da poca onde havia uma oposio rigorosa entre a forma construda e o espao exterior. Ele sempre foi muito interessado pelas artes plsticas e pela antropologia 5, e por isso aplicou-as na sua arquitetura. Muitas de suas concepes espaciais se devem aos pintores De Stijl6, que foi uma revista que resultou no nome do movimento que influenciou diversas reas ligadas arte, inclusive nas obras de van Eyck. O desenho da transio entre a escala do edifcio e a escala urbana expressa novamente seu conceito de "claridade labirntica", sendo o edifcio no apenas um objeto redefinidor do desenho da cidade, mas um sistema que faz parte do urbano e recompe em si as suas relaes. O orfanato est inserido num contexto urbano, na periferia de Amsterd, tendo uma relao muito direta com o entorno. Van Eyck faz o mximo para que haja forte interao entre o edifcio e os arredores do mesmo, trabalhando sem rupturas fsicas edifcio-rua. Em relao sustentabilidade apesar de naquela poca no se falar tanto quanto nos dias de hoje - o arquiteto soube trabalhar muito bem no edifcio. Ele lanou mo do uso do tijolo material de baixo custo produzido nos subrbios de Amsterdam e tambm da iluminao natural, que se mostrou atravs de aberturas zenitais (fig. 11), vigas e paredes vazadas (fig. 12 e 13). Apesar de o orfanato ser muito funcional, exerceu sua funo primria por apenas 30 anos. Em 1990 ele deu lugar ao Instituto Berlage, uma escola particular de arquitetura dirigida por Herman Hertzberger, ex-aluno e mais ilustre de todos de Aldo Van Eyck e at hoje funciona como tal.

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

17

Figura 11 Iluminao Zenital Fonte: www.architecture.com

Figura 12 Vigas Vazadas Fonte: www.architecture.com

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

18

Figura 13 Paredes Vazadas Fonte: www.scribd.com

______________________________________________________________
5

Cincia que tem como objeto o estudo sobre o homem e da humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimenses. 6 A revista "De Stijl" foi uma publicao iniciada em 1917 por Theo van Doesburg e alguns colegas que viriam a compor o movimento artstico conhecido por Neoplasticismo, movimento esttico que teve profunda influncia sobre o design, artes plsticas e sobre a poesia.

4. CONCLUSO

O trabalho foi muito proveitoso em sua totalidade. O mais importante foi o fato de ter atingido o objetivo, que era analisar a obra e entend-la melhor. Com esse estudo, foi possvel observar a complexidade do projeto, apesar dele aparentar ser simples. Toda a preocupao do arquiteto com o usurio e como ele conseguiu fazer a juno do humano e funcional.

UFES Universidade Federal do Esprito Santo

19

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. KULTERMANN, U. Arquitetura no sculo 20. p138. 2. WESTON, R. As + importantes edificaes do sculo XX Plantas, Cortes e Elevaes 2 edio. Editora Bookman, 2011. pg. 120,121. 3. BARONE, A. P. C. Team 10 Arquitetura como crtica 1 edio. Editora Annablume. 199p. 4. Material consultado na web FONTAL, L. Disponvel em < http://orfanatoxkiasma.blogspot.com.br> Acesso em 16 set. 2012 5. Aldo Van Eyck. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 20032012. Disponvel em <http://www.infopedia.pt/$aldo-van-eyck>. Acesso em 29 set. 2012. 6. Material consultado na web Disponvel em

<http://pt.scribd.com/doc/74708315/Orfanato-Municipal-deAmsterdam#download>. Acesso em: 02 out. 2012. 7. Material consultado na web Disponvel em <

http://www.greatbuildings.com/buildings/Amsterdam_Orphanage.html >. Acesso em: 02 out. 2012. 8. Material consultado na web Disponvel em <

http://pt.scribd.com/doc/68134992/A-Diagrammatic-Case-Study-onThe-Municipal-Orphanage-Amsterdam-Aldo-van-Eyck#download>. Acesso em: 08 out. 2012. 9. Material consultado na web Disponvel em <

http://www.archdaily.com/151566/ad-classics-amsterdam-orphanagealdo-van-eyck/13-180/>. Acesso em: 15 out. 2012.

You might also like