You are on page 1of 3

9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II EXERCCIOS DE Qumica - 1 BIMESTRE/2013 Educador: Raquel Dias

1. Complete a tabela abaixo: Smbo lo O2Cr Mg2+ I1Hg Cu4+ Y K1+

I) Estudante:_____________________________________________ __ TURMA : _________DATA : ___/___/___ ( )Unidade I ( ) Unidade II

Z _ 24 _ _ _ 29 _ _

A _ _ _ 127 201 _ 89 39

p 8 _ 12 _ _ _ _ 19

n 8 _ 12 74 _ 34,5 _ _

e _ 28 _ _ 80 _ 39 _

2. Um elemento E tem, na sua camada de valncia, a configurao 4s 2 4p4. Sobre o elemento E, falso afirmar que: a) Pertence famlia dos calcognios na tabela peridica. b) Est localizado no quarto perodo, grupo 6A da tabela peridica. c) um elemento representativo da tabela peridica. d) Tende a receber 2 eltrons e formar o on E 2 . e) Forma com o elemento X do grupo 1A compostos inicos de frmula XE 2. 3.

Um lquido, num frasco aberto, entra em ebulio a partir do momento em que a sua presso de vapor se iguala presso atmosfrica. Assinale a opo correta, considerando a tabela, o grfico e os dados apresentados, sobre as seguintes cidades:

A temperatura de ebulio ser: a) maior em Campos do Jordo. b) menor em Natal. c) menor no Pico da Neblina. d) igual em Campos do Jordo e Natal. e) no depender da altitude. 04. Considerando-se o ction de um tomo X que apresenta 11 prtons, 12 nutrons e 10 eltrons, pode-se afirmar que tal ction: a) pode ser representado por X2+; b) maior que o tomo X; c) apresenta nmero atmico igual a 10; d) isoeletrnico do nion O2; e) apresenta configurao eletrnica semelhante ao gs nobre argnio. 05. Sendo o subnvel 4s1 (com um eltron) o mais energtico de um tomo, podemos afirmar que: I. o nmero total de eltrons deste tomo igual a 19; II. este tomo apresenta 4 camadas eletrnicas; III. sua configurao eletrnica : 1s2; 2s2; 2p6; 3s2; 3p6; 3d10; 4s1 a) apenas a afirmao I correta b) apenas a afirmao II correta c) apenas a afirmao III correta d) as afirmaes I e II so corretas e) as afirmaes I e III so corretas 06. Para que tomos de enxofre e potssio adquiram configurao eletrnica igual de um gs nobre, necessrio que: dados: S (Z = 16); K (Z = 19). a) o enxofre receba 2 eltrons e que o potssio receba 7 eltrons. b) o enxofre ceda 6 eltrons e que o potssio receba 7 eltrons. c) o enxofre ceda 2 eltrons e que o potssio ceda 1 eltron. d) o enxofre receba 6 eltrons e que o potssio ceda 1 eltron. e) o enxofre receba 2 eltrons e que o potssio ceda 1 eltron. 07. Os ons Ca+2 e Pb+2 possuem (Dados: Nmero atmico: Ca = 20 ; Pb = 82) a) mesmo nmero de prtons e eltrons. b) mesmo nmero de prtons e nutrons. c) mesma carga nuclear e diferentes massas atmicas. d) igual soma de nmero de prtons e nutrons. e) igual diferena entre nmero de prtons e eltrons. 08. Assinale entre as afirmativas abaixo, a que apresenta apenas fenmenos qumicos: a) Acender uma lmpada, ferver gua, tocar uma nota no violo b) Explodir uma carga de dinamite, secar a roupa no varal, queimar lcool c) Congelar gua, fundir ferro, misturar gua com acar d) Cozinhar um ovo, digerir os alimentos, descorar a roupa com gua sanitria 09. Julgue as afirmativas abaixo em certo ou errado. a) A gua do mar e uma substancia pura. b) O bronze (liga de Cobre e Estanho) e uma mistura. c) O etanol e uma substancia pura.

d) O oxignio e uma mistura. e) O ar e praticamente, uma mistura de Oxignio e Nitrognio. 10. O granito, usado em pisos e revestimentos de edifcios, calcadas e etc, e um aglomerado de cristais de quartzo, de feldspato e de mica, que podem ser distinguidos a olho nu. Num sistema, constitudo por granito, gua e lcool, teremos quantas fases? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

You might also like