You are on page 1of 82

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Centro de Tecnologia Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Curso de Arquitetura e Urbanismo


PROJETO POLTICO PEDAGGICO
COORDENAO DE ARQUITETURA E URBANISMO . CENTRO DE TECNOLOGIA

Fortaleza, dezembro de 2010

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Universidade Federal do Cear Centro de Tecnologia CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO POLTICO PEDAGGICO

Textos: Alxia Carvalho Brasil, Joaquim Aristides de Oliveira, Jos Almir Farias Filho, Jos Sales Costa Filho, Lus Renato Bezerra Pequeno, Ricardo Figueiredo Bezerra, Zilsa Maria Pinto Santiago. Curso de Arquitetura e Urbanismo Av. da Universidade, 2890 Benca 60.020-180 2010

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

sumrio
Apresentao, 5 Parte 1: antecedentes e dados gerais 1.1. Justificativa, 7 1.2. Histrico do curso, 9 1.3. Dados gerais, 11 Parte 2: o PPP e o perfil profissional 2.1. Princpios norteadores do PPP, 13 2.2. Objetivos do Curso, 17 2.3. Perfil do profissional a ser formado, 18 2.4. Competncias e habilidades a serem desenvolvidas, 19 2.5. reas de atuao, 21 Parte 3: o projeto pedaggico 3.1. Organizao curricular, 23 3.1.1. Eixos curriculares, 27 3.1.2. Disciplinas por departamento, 29 3.1.3. Disciplinas por eixo curricular, 31 3.1.4. Estgio supervisionado, 33 3.1.5. Trabalho de curso, 34 3.1.6. Atividades complementares, 37 3.2. Integralizao curricular, 39 3.3. Metodologias de ensino e de aprendizagem, 41 3.3.1. O ateli como ambiente de ensino e aprendizagem, 42 3.3.2. Enfoque temtico, 42 3.3.3. Integrao acadmica, 44 3.4. Acompanhamento e avaliao, 47 3.5. Condies necessrias para a oferta do curso, 49 Parte 4: Viso de Futuro 4.1. Mudana de mentalidade, 59 4.2. Pesquisa e extenso, 62 4.3. Ps-graduao, 64 Parte 5 Ementrio das disciplinas obrigatrias e optativas, 69 Anexos I. Normas para Elaborao do trabalho de curso II. LEAU: regimento interno III. Regulamentao das atividades de pesquisa IV. Diretrizes curriculares nacionais.
3

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

lista de tabelas
01: dados gerais, 10 02: distribuio dos contedos, 23 03: disciplinas do ciclo de fundamentao, 24 04: disciplinas do ciclo de profissionalizao, 25 05: disciplinas do ciclo de concluso, 26 06: disciplinas obrigatrias por departamento, 29 07: disciplinas optativas sugeridas por departamento, 30 08: disciplina obrigatrias por eixo curricular, 31 09: disciplinas optativas por eixo curricular, 32 10: ciclo de concluso, 34 11: atividades complementares, 37 12: integralizao curricular das disciplinas obrigatrias, 39 13: integralizao curricular, 40 14: resumo de crditos e carga horria por atividade, 40 15: enfoques temticos por semestre, 43 16: professores DAUUFC categoria e nvel de titulao , 50 17: corpo docente do DAUUFC, regime de trabalho e titulao, 51 18: funcionrios funo e setor a que atende , 52 19: ampliao do quadro de servidores tcnico-administrativos, 52 20: instalaes de ensino tipologia, quantidade e capacidade , 54 21: evoluo do acervo da biblioteca setorial, 55 22: ambientes do setor administrativo, 56 23: ambientes do setor de apoio, 56

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

apresentao
Este documento apresenta o novo Projeto Poltico Pedaggico (PPP) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Cear (CAU-UFC) elaborado com base na Resoluo n 2, de 17 de junho de 2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduao em Arquitetura e Urbanismo, alterando dispositivos da Resoluo CNE/CES n 6/2006.

Entende-se como Projeto Poltico Pedaggico o instrumento que reflete a identidade e as direes intencionais de cada unidade de ensino da Universidade, balizando o planejamento de suas aes didtico-pedaggicas, tcnico-cientficas e scio-culturais que visam formao acadmica e profissional do aluno.

Tendo por base a experincia acumulada em quase meio sculo de funcionamento ininterrupto o CAU-UFC se prope a ser um curso que compreenda as mudanas que esto acontecendo na sua rea devido aos vrios processos de transformaes sociais e tecnolgicas no contexto regional e sua insero global.

Sendo assim, este Projeto Poltico Pedaggico (PPP) traz consigo reflexes sobre a essncia do ensino e da prtica da arquitetura e do urbanismo no mundo atual, baseadas, principalmente, nas transformaes no modo de vida do homem, das especificidades do desenvolvimento da sociedade brasileira, dos rumos da tecnologia.

Este documento, est dividido em partes que contemplam o roteiro do projeto. A primeira trata da justificativa do Curso, situa sua histria que soma 45 anos, e apresenta um quadro geral comparativo entre o currculo vigente e o proposto neste documento. A segunda parte trata dos itens que correspondem aos princpios do curso e como eles se refletem no perfil do profissional a ser formado. A terceira corresponde forma como o currculo se organiza, sua integralizao, metodologias, avaliao e as condies necessrias para sua oferta. Por fim, a ltima parte aponta para a viso de futuro. A quinta parte traz ementrio das disciplinas. Como anexos tem-se as normas para elaborao do trabalho de curso, regimento interno do laboratrio de pesquisa, regulamentao das atividades de pesquisa e as diretrizes curriculares nacionais.

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

parte1
antecedentes e dados gerais

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

1.1 justificativa
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Cear, sediado na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Cear, situa-se entre os mais antigos em funcionamento na regio Nordeste. Tendo iniciado suas atividades letivas em 1965, o CAU-UFC vem atuando ininterruptamente por mais de quatro dcadas. Ao longo do tempo, marcou presena no cenrio nacional e regional atravs de aes inovadoras no campo do ensino, da participao em processos de criao e reestruturao de vrios cursos de arquitetura e urbanismo do Pas e da presena destacada de profissionais egressos de seus quadros nos diversos campos de atuao profissional. Comprometido com a universalidade do conhecimento, desde a sua origem, tem, na questo regional, o foco de sua ao, cultivando o saber como forma de servir ao meio onde est inserido, mantendo-se, assim, fiel ao lema da Universidade Federal do Cear, a que pertence, de realizar o universal pelo regional. No Nordeste brasileiro, o Estado do Cear tem coordenado esforos, na ltima dcada, para consignar novas perspectivas estratgicas de desenvolvimento que incluem o rompimento com as anteriores tendncias inerciais de desequilbrios regionais, tanto nos mbitos socioeconmico como tecnolgico e a consolidao de um roteiro de transformaes estruturais. Neste contexto, a cidade de Fortaleza - hoje a quarta cidade em populao no Brasil - vem se consolidando como importante polo regional. Estas perspectivas tm trazido como resultado, j mensurvel, alteraes na estrutura econmica regional, o que incide na modificao dos indicadores sociais e em novas modelagens de uso e ocupao de seu territrio. Assim, h que se notar que, grande parte das referncias conceituais de montagem de todo este conjunto de estratgias tem como base, tanto o planejamento territorial, os projetos urbanos e o controle urbanstico - a se considerando tanto propostas de apropriao ambiental, com nfase na preservao da paisagem - como os projetos na escala do edifcio, todos expressos nas implantaes de infra e superestrutura regional e local e na regionalizao e qualificao de cidades estratgicas. Para todo o Estado tem sido elaborada uma grande pauta de aes de planejamento que implicam em grandes investimentos em infraestrutura que daro suporte a estas transformaes. Esse processo de desenvolvimento, entretanto, necessita do conhecimento dos diversos impactos por ele causados e da configurao de solues contemporneas e adequadas s demandas e problemticas setoriais. Em conseqncia desta demanda, se coloca como urgente a formao de recursos humanos, em todos os nveis e campos tecnolgicos, entre os quais se destaca o campo da arquitetura e urbanismo.
7

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Parte desta demanda tem origem nos crescimentos fsico-territorial e populacional da cidade de Fortaleza, e sua rea metropolitana que, embora ocupe s cerca de 3% do territrio do Estado, concentra cerca de um tero da populao e aglutina aproximadamente a metade do total dos investimentos pblicos e privados do Estado. Esta situao, se por um lado, ganha em dinamismo, por outro lado, mostra os mesmos problemas dos demais grandes centros urbanos do pas, agravados, no caso, por uma urbanizao extremamente acelerada e desigual. Questes referentes s transformaes causadas ao meio ambiente e ao agravamento dos problemas de moradia, trabalho, lazer e circulao passaram a fazer parte do cotidiano do profissional arquiteto/urbanista. O aumento vertiginoso das edificaes nestes ltimos trinta anos torna hoje Fortaleza uma das capitais brasileiras com maior volume de construo, o que faz emergir uma srie de questionamentos relacionados com o edifcio e o meio fsico, sua forma, funo e significado, sua tecnologia, seu projeto e sua interao com a cidade/sociedade. Mais importante que o aspecto quantitativo, no entanto, faz-se urgente e necessrio que seja discutido o aspecto qualitativo das questes que envolvem os espaos urbansticos e arquitetnicos. Para tanto, fundamental atentar-se para a formao profissional, qualificando novos arquitetos/ urbanistas, dando-lhes instrumental adequado para o enfrentamento desses novos desafios que se apresentam para a produo do espao construdo. Nesse contexto, a inteno da Universidade Federal do Cear oferecer um curso de Arquitetura e Urbanismo que venha formar profissionais tcnica, tica e culturalmente preparados para atuar em ambientes complexos e dinmicos, capacitados a intervir criticamente na produo do espao habitado, dando ateno aos vrios processos de transformaes sociais, tecnolgicas e ambientais que o geram.

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

1.2 histrico do curso


A Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Cear foi criada a 05 de outubro de 1964 com a publicao do Decreto n 54.370, de 2/10/1964, na forma da Lei n 4.363, de 17 de julho do mesmo ano. Entrou em imediato funcionamento, tornando possvel iniciar as atividades letivas do correspondente Curso de Graduao em Arquitetura, no princpio do ano letivo de 1965, oferecendo vinte vagas de acesso em uma nica entrada anual. Em 1968, com a implantao da Reforma Universitria e conseqente reestruturao da UFC (Decreto N 62.279), a Escola de Arquitetura foi transformada em Faculdade de Artes e Arquitetura, figurando entre as unidades que compunham o recm-criado Centro de Humanidades. Constituda de um nico departamento, o Departamento de Projetos de Edificaes e Urbanismo, teve nessa poca os cursos de Arte Dramtica e Canto Coral cursos de formao de nvel mdio - anexados sua estrutura. Em 1973, aps nova reformulao estrutural da UFC, atravs do Decreto N 71.882, a Faculdade de Artes e Arquitetura deu lugar ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU-UFC) e ao Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU-UFC) agora integrados ao Centro de Tecnologia, situao que se mantm at os dias atuais. Foi um dos primeiros cursos, no Pas, a ser institudo de forma autnoma desvinculado, na origem, da clssica ligao a escolas de engenharia ou de belas artes, aps a experincia pioneira de Braslia, na qual se inspirou para montar a sua primeira organizao curricular. Antecipando-se Reforma Universitria optou pelo regime semestral com oferta de disciplinas pelo sistema de crditos, com a participao de outras unidades acadmicas na regncia de matrias das outras reas do conhecimento. Com a Reforma Universitria de 1977, o Curso de Arquitetura e Urbanismo passou a receber 40 alunos, em conseqncia da implantao do regime semestral para todos os demais cursos, adotado por recomendao do MEC. Em 1982, uma nova reestruturao da UFC (Provimento n3/CONSUNI, de 10/09/1982), estabelece um novo conceito para as coordenaes de curso de graduao, agora definidas como rgo bsico da administrao escolar, tendo por funo o planejamento, o acompanhamento, o controle e a avaliao das atividades de ensino do respectivo curso. A partir desta reestruturao, foram criadas as unidades curriculares, sendo estas constitudas pelo agrupamento de disciplinas afins, congregando professores que a elas se vinculam. Foram criadas cinco unidades curriculares: percepo e representao da forma; projeto arquitetnico; projeto urbanstico e paisagismo; histria da arte e da arquitetura; e tecnologia.
9

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Em 1994, a Portaria n 1.770, de 21/12/1994, do Ministrio da Educao e Desporto, fixou as diretrizes curriculares e o contedo mnimo do curso de graduao em Arquitetura e Urbanismo para todas as instituies de ensino superior do pas. Esta medida ensejou o CAU-UFC a reunir seus corpos docente e discente para promover uma ampla discusso acerca de uma nova reforma curricular. Em janeiro de 1997, foi aprovado um novo currculo pelo Colegiado do DAU-UFC. Esse foi o coroamento de um longo trabalho iniciado em outubro de 1995 com a abertura das atividades referentes fixao das diretrizes curriculares, e o contedo mnimo de graduao em Arquitetura e Urbanismo. O enfoque deste currculo buscou cumprir a misso definida como parte do Planejamento Estratgico do Centro de Tecnologia e atve-se importncia da formao de um profissional crtico da realidade existente e com conhecimento e capacitao para transform-la. O currculo de 1997 sofreu ajuste em 2003, como parte seu processo de reviso. Percebendo a necessidade de atualizao, o colegiado do CAU-UFC desde 2006, primeiramente luz da Resoluo n 6, de 02/02/2006, e posteriormente a resoluo n2 de 17 de Junho de 2010 que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Arquitetura e Urbanismo, se v mais uma vez no desafio de rever sua estrutura curricular, agora atravs do projeto poltico pedaggico, aqui apresentado.

10

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

1.3 dados gerais


Como sntese dos aspectos quantitativos decorrentes das mudanas projetadas neste documento, apresentamos um quadro comparativo entre os dados gerais do currculo vigente, implantado em 1997 (com ajuste em 2003) e o proposto no presente PPP.

Tabela 01: dados gerais

Curso
Instituio Localizao

Arquitetura e Urbanismo
Universidade Federal do Cear Av. da Universidade 2890, Campus do Benfica Fortaleza, Cear. CEP 60020-181

Currculo vagas anuais matrcula perodo

1997 (ajuste 2003) 40 semestral diurno (manh e tarde) semestral

2010 64*

diurno 1 ao 4 semestre turnos alternados 5 ao 10

crditos totais mnimos disciplinas obrigatrias disciplinas optativas disc. seletivas + eletivas*** atividades complementares estgio supervisionado tempo mnimo integralizao tempo mximo integralizao

248 crd 212 crd 8 crd 16 + 8 crd ---------------4 crd 10 semestres 15 semestres

3.960 h 3.392 h 128 h 256 + 128 h ---------------------------------

240 crd 212 crd 16 crd ----------------08 crd 4 crd 10 semestres 15 semestres

3840 + 300** h 3.392 h 256 h ---------------128 h 300 h

* O aumento de vagas, de 40 para 64 anuais, ocorreu a partir do 1 semestre de 2009. ** Estgio Supervisionado 300 h *** As disciplinas eletivas conferem a possibilidade de escolha do aluno pela nfase de sua formao, so elas Projeto Arquitetnico 7 e Projeto Urbanstico 5. Conforme esta escolha, corresponde um leque de disciplinas complementares chamadas disciplinas seletivas.

11

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

parte2
o ppp e o perfil profissional

12

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

2.1 princpios norteadores


O acelerado processo de urbanizao, em nvel global, tem levado as cidades a situaes onde a necessidade da participao do profissional arquiteto urbanista toma propores cada vez maiores. Com a ecloso da crise econmica neste final da primeira dcada do sc. XXI, comeam a ser consideradas diferentes formas de organizao social, poltica e econmica buscando solucionar os entraves causados por um sistema econmico que levou a humanidade a nveis crticos de desigualdade e excluso sociais acarretando severas conseqncias na vida das cidades. A educao do arquiteto urbanista tem, portanto, necessariamente, que considerar todas essas questes, considerando, principalmente, a relao direta existente entre a organizao espacial das cidades e sua estrutura social. Nesse sentido, a conformao de um programa de graduao em arquitetura e urbanismo deve se ater esse processo evolutivo da sociedade e seus reflexos no espao construdo. A histria da formao e a atuao do arquiteto tm evoludo paralelamente com a cultura e as questes ambientais. A preservao histrica e sustentabilidade ambiental passam a assumir crescente importncia. Em um quadro de pobreza e misria com seus espaos de excluso e caos, cresce a demanda por habitaes de interesse social, bem como a participao popular e incluso social. Nesse sentido, ganham destaque temas como planejamento participativo e gesto democrtica, estudos de comportamento e percepo ambiental, preservao de patrimnio cultural, ambiental e histrico, entre outros. Assim como se destacam a criatividade e as aes inovadoras, sem esquecer a indissociabilidade entre projeto arquitetnico e sua materializao: a construo. Um currculo puramente disciplinar e linearizado, que no contemple as questes da integrao e da interdisciplinaridade, j no consegue responder s exigncias da atual realidade complexa e multifacetada no podendo ser o fio condutor de uma ao educativa. Fundamentado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e reafirmando os princpios que o Centro de Tecnologia da UFC postula e sugere para o ensino em seus cursos de graduao, o presente PPP tem como propsitos gerais: Desenvolver atividades de ensino e de iniciao cientfica para que o aluno pense com liberdade e saiba agir criticamente no contexto social mais amplo;

13

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Enfatizar a integrao da formao geral com a especfica como condio bsica para a formao profissional/humana, ao associar cincia, tcnica e humanismo tico; Relacionar teoria e prtica, pois os conhecimentos devem sempre estar, de alguma forma, vinculados atividade profissional; Criar condies para a busca do diferente, a inovao, de forma conseqente e responsvel; Enfatizar a importncia e a necessidade da continuidade de estudos na formao profissional; Relacionar ensino, pesquisa e extenso na prtica pedaggica, criando condies para o pensamento crtico e criativo.

Para fomentar a responsabilidade scio-ambiental dos indivduos que se formam, alguns princpios devem nortear o projeto poltico pedaggico do curso de arquitetura e urbanismo, tais como: Preservao e sustentabilidade scio-cultural, econmico-ambiental e histrica; Participao e incluso social com foco na realidade brasileira e local; Tecnologia como base para aes mais criativas, transformadoras e sustentveis; Responsabilidade e tica; Interdisciplinaridade; Formao terico-prtica indissociada.

O Projeto Poltico Pedaggico , portanto, um documento que prope diretrizes a serem adotadas, as quais podero vir a ser alteradas no decorrer da evoluo e maturao do curso em conformidade com as mudanas do contexto socioeconmico e poltico mais amplo. Assim, em resumo, os princpios bsicos que devem nortear a formao profissional dos alunos do CAUUFC so: tica profissional em todos os nveis; Compreenso do papel do arquiteto urbanista perante a sociedade na definio do espao habitado num determinado perodo histrico; Compromisso com a qualidade do projeto arquitetnico, urbanstico e paisagstico; Respeito aos valores histricos e culturais locais, regionais e nacionais; Respeito ao meio ambiente natural e construdo; Compromisso com a sustentabilidade dos recursos naturais incluindo o uso de fontes renovveis de energia; Compreenso das formas de produo do espao, das questes sociais, das relaes de trabalho, suas causas e efeitos ;

14

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Respeito aos procedimentos metodolgicos de produo de conhecimento e suas aplicaes no espao habitado; Compromisso com o uso e desenvolvimento de tecnologias e compreenso dos seus reflexos no contexto socioeconmico; Conscincia dos processos polticos envolvendo as esferas pblica e privada, seus agentes comunitrios e suas relaes com a produo do espao construdo; Desenvolvimento de uma conscincia democrtica e atenta aos processos participativos de tomada de deciso; Busca criativa permanente por novos conhecimentos aliando teoria e prtica e o desenvolvimento de novos instrumentos de projeto; Entendimento da indissolubilidade de ensino, pesquisa e extenso universitrias; Compreenso das contribuies fundamentais das outras cincias ao exerccio do projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo; Compreenso interdisciplinar da realidade; Conscincia do poder transformador do arquiteto urbanista em relao ao ambiente construdo. Buscando atender s premissas estabelecidas pela misso do curso, sua justificativa e seus objetivos, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Cear, em consonncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduao em Arquitetura e Urbanismo estabelecidas atravs da Resoluo n 2, de 17 de junho de 2010, do Ministrio da Educao, adota modelo de organizao curricular conforme segue. O Curso est estruturado nos seguintes eixos curriculares: percepo e representao; teoria e histria da arquitetura e do urbanismo; projeto arquitetnico; projeto urbanstico; tecnologia; inter-reas. Embora os setores separem disciplinas em reas de conhecimento, a integrao dos contedos que favorece o aprendizado. Os setores de projeto arquitetnico e urbanstico formam o eixo central do Curso, configurando um processo de ensino-aprendizagem pautado na sntese dos conhecimentos adquiridos em seu transcorrer. Nesse sentido, a atividade de projetar considerada como um processo interativo e iterativo de reflexo e ao constitudo obrigatoriamente por quatro etapas que so: pesquisa conceituao
15

concepo

construo

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

O processo de desenvolvimento dessas etapas se embasa numa viso integradora de totalidade, partindo-se do todo, chegando-se s partes e retornando-se ao todo, em momentos diferenciados e retroalimentados de diagnstico, anlise e sntese. As seqncias de disciplinas que compem os eixos curriculares de projeto apresentam gradao crescente de complexidade centrada na amplitude e sntese de variveis aliada a uma temtica em que a relao edifcio-cidade esteja sempre presente. Estas seqncias permitem a definio dos objetivos e dos contedos especficos de cada uma das disciplinas que as compem. As disciplinas tm seus programas e contedos voltados para a resoluo de questes locais e regionais, dando, assim, ao aluno, a oportunidade de compreender a sua realidade e nela intervir, buscando transform-la, sem prejuzo, entretanto, de uma viso e atuao globais, buscando, assim, a realizao do universal pelo regional.

16

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

2.2 objetivos do curso


Reafirma-se, aqui, em decorrncia da reforma curricular de 1997 que estabelece ser misso do CAU formar profissionais capacitados a pesquisar, conceber e construir, com viso crtica da realidade socioeconmica e conhecimento aprofundado do contexto fsico e dos processos produtivos, o espao social nas escalas do edifcio e da cidade, preservando os valores culturais e naturais, objetivando o estabelecimento de relaes sociais mais justas e de formas sustentveis de apropriao e transformao da natureza. Em consonncia com esta misso, se estabelece como objetivo principal do curso formar profissionais aptos a atuarem no processo de produo do espao construdo visando a melhoria das condies de vida e a qualidade do ambiente.

Objetivos Especficos do Curso Possibilitar uma slida formao tica, criativa, analtica e crtica, ao mesmo tempo cientfica e tecnolgica que possibilite a formulao de novas linguagens arquitetnicas, bem como avaliaes e intervenes urbansticas apropriadas; Dar nfase na rea do projeto arquitetnico do ambiente construdo com carter multidisciplinar, no seu contexto scio-cultural e em suas relaes com o meio ambiente, integrando tcnica, arte e cincia; Formar profissionais com ampla viso de ocupao espacial e ambiental e das repercusses sociais das interferncias arquitetnicas e urbansticas; Fornecer slida formao na concepo e considerao dos aspectos de conforto do ambiente construdo; Levar o aluno a adquirir uma viso social, econmica e cultural no desenvolvimento de polticas urbanas e sociais para o bem estar coletivo; Possibilitar uma slida formao na racionalidade estrutural de edificaes e de clculo estrutural; Possibilitar uma slida formao em tecnologia da construo e no gerenciamento de projetos; Capacitar para o uso de ferramentas de informtica aplicadas arquitetura e ao urbanismo; Fornecer formao bsica nas cincias aplicadas com capacidade de adaptao aos problemas emergentes; Permitir ao aluno oportunidades de criar, ao longo do curso, relao entre o trabalho acadmico e situaes reais.

17

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

2.3 perfil profissional


O perfil do profissional arquiteto urbanista a ser formado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC deve apresentar uma formao de carter generalista e humanista. Assim sendo, o arquiteto deve ser criativo; capaz de desenvolver uma linguagem prpria; consciente da realidade ambiental, social, econmica, tcnica e cultural onde vai atuar; inovador e dotado de viso crtica; sensvel s experincias do passado e com habilidades para transformar idias em materializaes no espao. As caractersticas esperadas dos egressos do CAUUFC so: A disposio para a prtica democrtica da cidadania; O desenvolvimento de cultura humanstica, cientfica, artstica e tecnolgica; A capacidade de pensamento crtico e independente; O desenvolvimento da autonomia de aprendizagem e a capacidade de aprender permanentemente ao longo da vida; A aquisio de valores de respeito de seus grupos sociais e dos outros, alm de motivao para interferir e propor mudanas significativas em seu contexto social; A formao do cidado comprometido com questes ambientais, ticas, polticas e culturais, que venham a se refletir na qualidade de vida dos diversos grupos sociais.

18

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

2.4 competncias e habilidades


Quanto s competncias a serem desenvolvidas, o CAU-UFC dever possibilitar a formao de um profissional que esteja apto a realizar dentro das suas principais reas de conhecimento, ou seja, arquitetura, urbanismo e paisagismo, atividades de: Superviso, coordenao e orientao tcnica; Estudo, planejamento, projeto e especificao; Estudo de viabilidade tcnica-econmica; Assistncia, assessoria e consultoria; Direo, execuo e fiscalizao de obra e servio tcnico; Vistoria, percia, avaliao, arbitramento, laudo e parecer tcnico; Desempenho de cargo e funo tcnica; Ensino, pesquisa, anlise, experimentao, extenso, ensaio e divulgao tcnica; Elaborao de oramento; Padronizao, mensurao e controle de qualidade; Conduo de equipe e execuo de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; Operao e manuteno de equipamento e instalao; execuo de desenho tcnico.

O CAU-UFC dever possibilitar, ainda, uma formao profissional que revele as seguintes habilidades: Conhecer os aspectos antropolgicos, sociolgicos e econmicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspiraes e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construdo; Compreender as questes que informam as aes de preservao da paisagem e de avaliao dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilbrio ecolgico e ao desenvolvimento sustentvel; Conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo considerando as condies histricas, culturais, socioeconmicas, estticas, tcnicas, ambientais e de acessibilidade dos usurios; Conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo considerando os fatores de custo, durabilidade, manuteno e de especificaes, bem como os regulamentos legais e as normas tcnicas estabelecidas;
19

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Conhecer a histria das artes e da esttica, suscetvel de influenciar a qualidade da concepo do projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo; Conhecer a teoria e a histria da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produo no contexto social, cultural, poltico e econmico e tendo como objetivo a reflexo crtica e a pesquisa; Ter domnio de tcnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreenso dos sistemas de infraestrutura e de trnsito, necessrios para a concepo de estudos, anlises e planos de interveno no espao urbano, metropolitano e regional; Ter conhecimentos tcnicos especializados para o emprego ambiental e economicamente adequado dos materiais de construo e das tcnicas e sistemas construtivos e de instalaes, bem como acerca dos equipamentos prediais, para a projetao e organizao de obras de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Compreender os sistemas estruturais e o domnio da concepo e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistncia dos materiais, estabilidade das construes e fundaes; Entender as condies climticas, acsticas, lumnicas e energticas e o domnio das tcnicas apropriadas a elas associadas; Dominar as prticas projetuais e as solues tecnolgicas para a preservao, conservao, restaurao, reconstruo, reabilitao e reutilizao de edificaes e conjuntos urbanos; Ter habilidades de desenho e o domnio da geometria, de suas aplicaes e de outros meios de expresso e representao, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais, com vistas ao processo projetual. Conhecer os instrumentais de informtica para tratamento de informaes e representao aplicada arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional; Ter habilidade na elaborao e instrumental na feitura e interpretao de levantamentos topogrficos, com a utilizao de aerofotogrametria, foto-interpretao e sensoriamento remoto, necessrios na realizao de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e no planejamento urbano e regional.

20

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

2.5 reas de atuao


O arquiteto urbanista habilitado a trabalhar em empresas de construo civil, urbanizao e paisagismo; em servio pblico e instituies de ensino e pesquisa; no planejamento fsico local e regional, arquitetura de exteriores e paisagismo, restaurao de edifcios histricos, arquitetura de interiores e direo tcnica de obras. Suas atividades incluem ainda: superviso, coordenao e orientao tcnicas; estudo, planejamento, projeto e especificao; estudo de viabilidade tcnico-econmica; assistncia, assessoria e consultoria; direo, execuo e fiscalizao de obra e servio tcnico; vistoria, percia, avaliao, arbitramento, laudo e parecer tcnico. Pode desempenhar cargos e funes tcnicas, elaborar oramentos e cuidar de padronizao, mensurao e controle de qualidade. Pode ainda coordenar equipes de instalao, montagem, operao, reparo e manuteno. Executa desenho tcnico e se responsabiliza por anlise, experimentao, ensaio, divulgao e produo tcnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade tcnico-econmica, executa e fiscaliza obras e servios tcnicos; e efetua vistorias, percias e avaliaes, emitindo laudos e pareceres.

21

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

parte3
projeto pedaggico cau-ufc

22

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.1 organizao curricular


O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC se divide em trs ciclos, fundamentao, profissionalizao e concluso, e tem durao mnima de dez semestres. As disciplinas tm articulao sequencial e tambm sincrnica. Em um mesmo semestre, esto os contedos que devem ser abordados paralelamente, favorecendo o desenvolvimento integrado com a possibilidade de serem adotadas abordagens temticas.

Tabela 02: quadro geral de distribuio dos contedos


ciclo SEM 1 fundamentao 2 3 4 5 profissionalizao 6 7 8 9 concluso 10

Intr. AU paisagem

plan. urb. regional paisagism

projeto urbanstico (ateli) projeto arquitetnico (ateli) optativas legislao

Trabalho de Curso

estudo da forma desenho projetivo express topografia

prt. prof

materiais cond. ambiental estrutura instalaes histria da arquitetura e urbanismo estgio supervisionado atividades complementares

patrimnio

As disciplinas correspondem aos eixos de conhecimento:


percepo e representao teoria e histria tecnologia inter-reas projeto de arquitetura, projeto urbanstico

Os contedos mnimos so ministrados em disciplinas obrigatrias, ficando a critrio do aluno a escolha de disciplinas optativas que somem, no mnimo 16 crditos. Entre as disciplinas optativas, o presente currculo apresenta disciplinas de tpicos avanados, cujo contedo livre devendo ser aprovado pelo colegiado do DAU-UFC antes da oferta. Estas disciplinas abrem o presente currculo para experimentao e atualizao dos contedos. Alm das disciplinas obrigatrias e optativas, so previstas atividades complementares e estgio supervisionado para integralizao curricular, com base na Resoluo n 2, de 17 de junho de 2010, que instituiu as diretrizes curriculares nacionais. Caracterizam os cursos de arquitetura e urbanismo as aulas de ateli, onde o aprendizado prtico-reflexivo acompanhado pelo ensino tutorial. Embora presente em grande parte das disciplinas das diferentes unidades, nos eixos das disciplinas de projeto que a prtica do ateli predomina. A constncia, a posio e nmero de crditos destas disciplinas sinalizam,

23

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

para o aluno, a sua importncia na formao do arquiteto, uma vez que so estas que mais se identificam com a atividade-fim profissional. No caso do CAU-UFC, a distribuio dos contedos curriculares entre ciclos de fundamentao e profissionalizao e concluso visa o estabelecimento de metas e programas mais consistentes para cada etapa, alm de poder avaliar com mais preciso a evoluo do aluno ao longo do curso. O que ocorre a predominncia de determinados contedos e no uma completa dissociao destes. Como pode ser visto, a seguir, na descrio de cada ciclo.

Ciclo de Fundamentao (110 crditos - 1.760 horas) Os quatro primeiros semestres correspondem a um perodo de imerso, com uma maior carga de disciplinas. Isto se justifica, uma vez que a quantidade e qualidade de conhecimentos que o aluno deve processar para se iniciar no exerccio do projeto no abordada no ensino de segundo grau. Neste primeiro ciclo, o aluno deve desenvolver a habilidade do desenho e da expresso plstica, assim como conhecimentos em esttica e histria das artes, estudos sociais e ambientais. Ao fim deste perodo estaro concludas as seqncias de sistemas estruturais, materiais e sistemas de construo e as disciplinas obrigatrias de percepo e representao. Estudos sociais e ambientais esto presentes nas disciplinas de Planejamento Urbano e Regional e Planejamento da Paisagem. Conhecimentos de fundamentao predominam nos primeiros semestres, mas esto presentes at o fim do curso.

Tabela 03: quadro de disciplinas do ciclo de fundamentao


fundamentao 1 semestre Introd. Arquit. Urban. Espao e Forma 1 Geometria Descritiva Elem. Prog. Visual Desenho Observao Histria da Arte subtotal total crd 6 6 4 4 4 4 28 2 semestre Planej. da Paisagem Espao e Forma 2 Desenho Arquitetnico Topografia Res. Estab. Estruturas Histria Arq. Urb. 1 subtotal crd 3 semestre Planej. Urb. Regional 1 4 Proj. Arquitetnico 1 6 6 4 4 4 28 Des. Arq. Aux. Comp. Sist. e Mat. de Const. 1 Sistemas Estruturais 1 Histria da Arq. Urb. 2 subtotal 6 4 4 4 4 26 Sist. e Mat. de Const. 2 Sistemas Estruturais 2 Hist. Arq. Urb. Brasil 1 subtotal 4 4 4 28 110 crd 4 4 semestre Planej. Urb. Regional 2 Proj. Arq. Paisagstica Proj. Arquitetnico 2 crd 4 6 6

24

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Ciclo de Profissionalizao ( 100 crditos - 1.600 horas) Composto igualmente de quatro semestres, este ciclo concentra conhecimentos de formao profissional alguns dos quais so vistos desde o primeiro ciclo, havendo uma progresso destes ao longo dos semestres. As disciplinas de projeto, j iniciadas no ciclo anterior, tornamse predominantes, somando 12 (doze) crditos por semestre. Neste ciclo, h uma diminuio das horas-aula de modo que se possa organizar os semestres em turnos alternados. Esta configurao permite ao aluno estagiar, cursar disciplinas optativas e realizar atividades complementares. A possibilidade de um turno livre uma constante reivindicao do corpo discente, para somar sua formao outras experincias alm do atendimento s atividades curriculares. Esta demanda encontra eco na orientao das Diretrizes Curriculares quanto ao aproveitamento das atividades complementares. O estgio supervisionado poder ser realizado neste ciclo, mediante matrcula na disciplina que cuida do seu acompanhamento. A matrcula em disciplinas optativas poder ser efetuada em qualquer semestre do curso. A posio e quantidade das disciplinas optativas, que constam na tabela abaixo, correspondem a uma sugesto.

Tabela 04: quadro de disciplinas do ciclo de profissionalizao

profissionalizao 5 semestre Proj. Urbanstico 1 Proj. Arquitetnico 3 crd 6 semestre 6 6 Proj. Urbanstico 2 Proj Arquitetnico 4 crd 7 semestre 6 Proj. Urbanstico 3 6 Proj Arquitetnico 5 optativa Leg. Urbana Ambiental Condicion. Ambiental 1 Inst. Eq. na Edificao 1 Hist. Arq. Urb. Brasil 2 estgio supervisionado subtotal total 24 subtotal 24 subtotal 24 subtotal 24 100 4 4 4 Condicion. Ambiental 2 Inst. Eq. na Edificao 2 Histria da Arq. Urb. 3 4 4 4 Histria da Arq. Urb. 4 4 Patrim. Cultural Edificado 4 crd 8 semestre 6 Proj. Urbanstico 4 6 Proj Arquitetnico 6 4 optativa 4 optativa crd 6 6 4 4

obs: A disciplina Estgio Supervisionado poder ser cursada em qualquer semestre do ciclo de profissionalizao. Nesta tabela, a soma de seus crditos aparece apenas no total.

25

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Ciclo de Concluso (16 crditos - 256 h) O ltimo ano corresponde ao Ciclo de Concluso como etapa final da formao do arquiteto urbanista. Embora haja uma progressiva autonomia, por parte do aluno, na conduo de sua vida acadmica, a experincia da drstica diminuio das horas-aula no ltimo semestre no tem se mostrado positiva, levando o aluno a um isolamento que propicia o atraso da concluso do seu curso. Para minimizar estes efeitos, o ltimo ano no deve ter como atividade apenas o chamado Trabalho de Curso. As disciplinas de Ateli de Trabalho de Curso 1 e 2 so co-requisitos das disciplinas de Trabalho de Curso 1 e 2 (orientao), respectivamente. As primeiras cuidam de um acompanhamento geral das turmas conclusivas, enquanto as disciplinas de Trabalho de Curso correspondem orientao. Alm destas, est prevista para o nono semestre a disciplina de Prtica Profissional, bem como a possibilidade de serem cursadas disciplinas optativas. No ciclo de concluso o aluno dever, tambm, contabilizar seus crditos de atividades complementares sua integralizao curricular.

Tabela 05: quadro de disciplinas do ciclo de concluso


concluso 9 semestre crd Ateli Trabalho de Curso 1 2 Trabalho de Curso 1 optativa Prtica Profissional subtotal total 2 4 4 12

10 semestre Ateli Trabalho de Curso 2 Trabalho de Curso 2

crd 2 2

subtotal

4 16

Obs. O detalhamento das etapas do Trabalho de Curso objeto do item 3.1.5, deste documento e as normas para elaborao do Trabalho de Curso, constam entre os documentos anexos.

26

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.1.1 eixos curriculares

Entende-se como unidade curricular cada rea de saber que compe um curso. Sendo designado, por cada unidade, um representante para compor sua coordenao. Embora reconhecendo o termo unidade curricular, o CAU-UFC adotar termo eixo curricular no sentido de sinalizar uma maior organicidade entre as partes, do ponto de vista da proposta pedaggica de integrao das reas. Alm das unidades-eixos j existentes identicado, neste projeto pedaggico, um eixo inter-reas que abriga contedos notadamente transdisciplinares. Desta forma, o CAU-UFC ser composto pelos seguintes eixos:

Percepo e Representao Tem por objetivo estimular o aluno a desenvolver uma linguagem grfica adequada, fornecendo subsidio para as demais reas e suas respectivas especificidades. Compreende tanto o estudo da representao geomtrica dos espaos e objetos quanto os meios de sua expresso criativa. Corresponde s disciplinas de geometria, desenho, programao visual e desenho auxiliado por computador. Tecnologia Subsidia as demais reas, de forma gradual e integrada, diante de conceitos e aplicao de recursos tecnolgicos, visando o equilbrio entre o projeto e a execuo. Neste eixo, dialogam os diferentes aspectos tcnicos, cientficos e as tecnologias da produo dos objetos arquitetnicos e urbansticos, compreendidas as conceituaes fsicas da estabilidade das edificaes e do conforto ambiental, a fundamentao tecnolgica do edifcio e a gesto do canteiro de obras. Este eixo compreende disciplinas de estrutura, instalaes, e conforto ambiental. Teoria e Histria Aborda os aspectos tericos, histricos, estticos e scio-econmicos da arquitetura e da cidade. Busca apreender os conceitos que nortearam a concepo arquitetnica e urbanstica nos diversos perodos da histria e sua produo, relacionando os condicionantes culturais, tcnicos, ambientais, sociais e econmicos, de modo que o estudante saiba refletir sobre cada perodo, contribuindo, assim, para a compreenso do momento atual. Contempla as disciplinas de histria da arte, arquitetura e urbanismo.

27

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Projeto de Arquitetura Congrega as atividades sintetizadoras de projeto nas diferentes escalas do edifcio. Contribui para a formao de um profissional crtico, capaz de interferir no ambiente construdo por meio de solues criativas, social, tcnica e ambientalmente adequadas ao contexto no qual estiveram inseridas e que demonstrem domnio de mtodos de projetao, bem como a integrao de saberes de outras reas de conhecimento. Este eixo formado pelas disciplinas de projeto arquitetnico. Projeto Urbanstico Atua no espao fsico-territorial e transmite ao estudante noes bsicas da relao entre o territrio e o espao social, buscando contribuir para a sua formao crtica e criativa no que se refere anlise e interveno no ambiente construdo. dividida em disciplinas de fundamentos sociais e uma seqncia de contedos de planejamento urbano e regional e projeto urbanstico. Envolve desde noes bsicas do desenho de pequenas aglomeraes urbanas e rurais at a problemtica da degradao do meio natural e do ambiente construdo, assim como os grandes desafios urbansticos da sociedade contempornea. Inter-reas Abriga disciplinas cujo contedo abarca pelo menos duas reas acima definidas. So elas introduo arquitetura e ao urbanismo, planejamento da paisagem, arquitetura paisagstica, prtica profissional e patrimnio cultural edificado.

28

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.1.2. Disciplinas por Departamento


A tabela abaixo apresenta as disciplinas obrigatrias do CAU-UFC, divididas por departamento.

Tabela 06: disciplinas obrigatrias por departamento


Departamento Departamento de Arquitetura e Urbanismo disciplina Ateli de Trabalho de Curso 1 Ateli de Trabalho de Curso 2 Condicionamento Ambiental 1 Condicionamento Ambiental 2 Desenho Arquitetnico Desenho Arquitetnico Auxiliado por Computador Desenho de Observao Espao e Forma 1 Espao e Forma 2 Elementos de Programao Visual Histria da Arte Histria da Arquitetura e do Urbanismo 1 Histria da Arquitetura e do Urbanismo 2 Histria da Arquitetura e do Urbanismo 3 Histria da Arquitetura e do Urbanismo 4 Histria da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil 1 Histria da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil 2 Introduo Arquitetura e ao Urbanismo Instalaes e Equipamentos da Edificao 1 Instalaes e Equipamentos da Edificao 2 Patrimnio Cultural Edificado Planejamento da Paisagem Planejamento Urbano Regional 1 Planejamento Urbano Regional 2 Prtica Profissional Projeto Arquitetnico 1 Projeto Arquitetnico 2 Projeto Arquitetnico 3 Projeto Arquitetnico 4 Projeto Arquitetnico 5 Projeto Arquitetnico 6 Projeto Urbanstico 1 Projeto Urbanstico 2 Projeto Urbanstico 3 Projeto Urbanstico 4 Sistemas e Materiais de Construo 1 Sistemas e Materiais de Construo 2 Trabalho de Curso 1 Trabalho de Curso 1 Depto.de Engenharia Estrutural e Construo Civil Resistncia e Estabilidade das Estruturas Sistemas Estruturais 1 Sistemas Estruturais 2 Departamento de Transportes Topografia Geometria Descritiva Departamento de Direito Pblico Legislao Urbana e Ambiental cdigo novo novo
TG0049 TG055

novo novo
TG0007

novo novo
TG0008

novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo
TG0455 TG0424 TG0418

novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo
TB0725 TB0726 TC0558 TC0565

novo

29

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

disciplinas optativas
O aluno deve cursar, no mnimo, um total de 16 crditos para sua integralizao curricular.

Tabela 07: disciplinas optativas sugeridas por departamento


Departamento
Departamento de Arquitetura e Urbanismo

disciplina
Condicionamento Ambiental 3 Desenho Universal Esttica e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo Espao e Forma 3 Iluminao Artificial Legislao Urbana de Fortaleza Perspectiva e Sombra Planejamento Urbano Regional 3 Programao Visual Projeto de Arquitetura de Interiores 1 Projeto de Arquitetura de Interiores 2 Projeto de Elementos Arquitetnicos Tpicos Avanados em Percepo e Representao Tpicos Avanados em Projeto Arquitetnico Tpicos Avanados em Arquitetura Paisagstica Tpicos Avanados em Projeto Urbanstico Tpicos Avanados em Tecnologia da Edificao Tpicos Avanados em Teoria da Arquitetura e do Urbanismo Saneamento

cdigo
TG056 novo TG022 novo TG057 TG059 TG012 novo TG011 TG036 novo TG0035 novo novo novo novo novo novo TG058 EF445 HD775 HD104 CJ006 CJ0065 CJ0079 HB875 TD887 TB079 TB724 CC147 HD813 CB586 HE203 novo HE349 HD766 HE000 HE766

Departamento de Administrao e Economia Departamento de Cincias Sociais

Planejamento Urbano e Regional Sociologia Urbana Antropologia e Imagem

Departamento de Geografia

Climatologia Dinmica Cartografia Digital Tecnologias da Geoinformao

Departamento de Educao Departamento de Engenharia Hidrulica Depto.de Engenharia Estrutural e Construo Civil

Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Introduo Engenharia Ambiental Gerenciamento na Construo Civil II Resistncia e Estabilidade das Estruturas 2

Departamento de Estatstica e Matemtica Departamento de Histria Departamento de Matemtica Departamento de Psicologia Departamento de Transportes Instituto de Cultura e Arte

Estatstica Cultura Brasileira Matemtica 1 Psicologia Ambiental Mobilidade Urbana e Sistemas de Transporte Esttica e Comunicao de Massa Evoluo do Pensamento Filosfico e Cientfico Metodologia do Trabalho Cientfico Semitica

Obs: O quadro acima corresponde ao elenco de disciplinas sugeridas, que podem complementar a formao do

arquiteto urbanista. O aluno poder tambm completar os 16 crditos com Disciplinas livres que so aquelas fora do elenco especfico de disciplinas de seu curso, ofertadas em outro curso da Universidade. 30

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.1.3. disciplinas por eixo curricular


A tabela abaixo apresenta as disciplinas obrigatrias do CAU-UFC, divididas por eixo curricular.

Tabela 08: disciplinas obrigatrias por eixo curricular


eixo curricular Percepo e Representao disciplina
Desenho Arquitetnico Desenho Arquitetnico Auxiliado por Computador Desenho de Observao Espao e Forma 1 Espao e Forma 2 Elementos de Programao Visual Condicionamento Ambiental 1 Condicionamento Ambiental 2 Instalaes e Equipamentos da Edificao 1 Instalaes e Equipamentos da Edificao 2 Resistncia e Estabilidade das Estruturas Sistemas Estruturais 1 Sistemas Estruturais 2 Sistemas e Materiais de Construo 1 Sistemas e Materiais de Construo 2 Histria da Arte Histria da Arquitetura e do Urbanismo 1 Histria da Arquitetura e do Urbanismo 2 Histria da Arquitetura e do Urbanismo 3 Histria da Arquitetura e do Urbanismo 4 Histria da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil 1 Histria da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil 2 Projeto Arquitetnico 1 Projeto Arquitetnico 2 Projeto Arquitetnico 3 Projeto Arquitetnico 4 Projeto Arquitetnico 5 Projeto Arquitetnico 6 Planejamento Urbano e Regional 1 Planejamento Urbano e Regional 2 Projeto Urbanstico 1 Projeto Urbanstico 2 Projeto Urbanstico 3 Projeto Urbanstico 4 Introduo Arquitetura e Urbanismo Legislao Urbana Ambiental Topografia Geometria Descritiva Planejamento da Paisagem Projeto de Arquitetura Paisagstica Patrimnio Cultural Edificado Prtica Profissional Estgio Supervisionado Ateli de Trabalho de Curso 1 Ateli de Trabalho de Curso 2 Trabalho de Curso 1 Trabalho de Curso 2

cdigo
novo novo TG005 novo novo TG008 TG049 TG055 novo novo TG007 TB725 TB726

Tecnologia

novo novo
novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo novo TC558 TC565 novo novo novo TG051 TG050 novo novo novo novo

Teoria e Histria

Projeto de Arquitetura

Projeto Urbanstico

Inter-reas

31

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

A tabela abaixo apresenta as disciplinas optativas do CAU-UFC, divididas por eixo curricular.

Tabela 09: disciplinas optativas por eixo curricular


eixo curricular Percepo e Representao
Desenho Universal Espao e Forma 3 Perspectiva e Sombra Programao Visual Tpicos Avanados de Percepo e Representao

disciplina

cdigo
novo novo TG012 TG011 novo TG056 TB724 TG057 novo TG022 novo TG036 novo TG0035 novo TG059 TG058 novo novo EF445 HD775 CJ0065 CJ0079 HD104 CJ006 HB875 TD887 TB815 CC147 HD0789 CB586 HE203 novo HE349 HD766 HE000 HE766 novo

Tecnologia

Condicionamento Ambiental 3 Resistncia e Estabilidade das Estruturas 2 Iluminao Artificial Tpicos Avanados em Tecnologia da Edificao

Teoria e Histria Projeto de Arquitetura

Esttica e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo Tpicos Avanados em Teoria da Arquitetura e Urbanismo Projeto de Arquitetura de Interiores 1 Projeto de Arquitetura de Interiores 2 Projeto de Elementos Arquitetnicos Tpicos Avanados em Projeto Arquitetnico

Projeto Urbanstico

Legislao Urbana de Fortaleza Saneamento Planejamento Urbano Regional 3 Tpicos Avanados em Projeto Urbanstico

Inter-reas

Planejamento Urbano e Regional Sociologia Urbana Cartografia Digital Tecnologias da Geoinformao Antropologia e Imagem Climatologia Dinmica Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Introduo Engenharia Ambiental Gerenciamento da Construo Civil II Estatstica Cultura Brasileira Matemtica 1 Psicologia Ambiental Mobilidade Urbana e Sistema de Transporte Esttica e Comunicao de Massa Evoluo do Pensamento Filosfico e Cientfico Metodologia do Trabalho Cientfico Semitica Tpicos Avanados em Arquitetura Paisagstica

32

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.1.4 estgio supervisionado


Conforme as Diretrizes Curriculares o Estgio Curricular Supervisionado contedo curricular obrigatrio, cujo regulamento dever ser aprovado pelo colegiado acadmico, contemplando (caso se julgue necessrio) mais de um tipo de atividade. O conjunto de atividades de formao promovidas no estgio tem o propsito de permitir que conhecimentos e habilidades se concretizem em atividades profissionais e promovendo integrao entre teoria e prtica, com vista formao profissional do discente. A disciplina Estgio Supervisionado garante o acompanhamento por um docente, de um semestre de experincia do discente em uma instituio, empresa ou escritrio que tenha atuao na rea de arquitetura, urbanismo, paisagismo ou da construo civil. A disciplina de Estgio Supervisionado ser ofertada ao aluno a partir do sexto semestre do curso. Para validar os crditos de estgio, o aluno deve estar matriculado na referida disciplina e atender s atividades demandadas pela mesma. Na instituio de ensino, ser designado pelo Departamento um professor responsvel para orientao acadmica que far contatos com o orientador do estgio na empresa ou instituio para acompanhamento de freqncia e comprometimento do aluno-estagirio. O acompanhamento ser feito atravs de reunies semanais com o orientador acadmico e, ao final de cada ms, apresentao de relatrio assinado pelo orientador do estgio. Os relatrios devem constar de: Atividades realizadas no perodo e conhecimentos adiquiridos no estgio; Relao das atividades com contedos abordados no Curso; Principais dificuldades, concluses e sugestes. Tendo por base o conjunto de relatrios e a participao em sala de aula, a avaliao do aluno ser feita pelo orientador acadmico que atribuir ao aluno a nota da disciplina. O acompanhamento da atividade por um docente, mais um instrumento para obteno de subsdios necessrios constante atualizao do Curso, visando a complementao do processo de ensino-aprendizagem.

33

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.1.5 trabalho de curso

O Trabalho de Curso (TC) visa promover a sntese, por parte do aluno, dos contedos de fundamentos e de conhecimento profissional da arquitetura, urbanismo e paisagismo. O TC componente curricular obrigatrio e dever ser realizado ao longo do ltimo ano de estudos correspondendo ao 9 e 10 semestres. As atividades referentes ao TC esto divididas em quatro disciplinas, conforme tabela abaixo:

Tabela 10: ciclo de concluso


concluso 9 semestre Ateli Trabalho de Curso 1 prtica coletiva Trabalho de Curso 1 orientao individual optativa Prtica Profissional subtotal total crd 2 2 4 4 12 10 semestre Ateli Trabalho de Curso 2 prtica coletiva Trabalho de Curso 2 orientao individual crd 2 2

subtotal

4 16

As disciplinas Ateli de Trabalho de Curso (ATC) correspondem ao espao de prtica coletiva do Trabalho de Curso. Sero acompanhadas por um docente designado pelo DAU-UFC que promover o debate de assuntos de interesse para o desenvolvimento do trabalho a cada etapa deste. Sendo ATC1 mais focada nos problemas relativos pesquisa, e ATC2 dedicada s questes de projeto. As disciplinas de Trabalho de Curso, correspondem a orientao do projeto. Seu contedo decorrente do tema escolhido pelo aluno, com reviso bibliogrfica relacionada ao tema. O trabalho deve ser individual, com tema de livre escolha do aluno, e ser obrigatoriamente relacionado com as atribuies profissionais. Cada aluno ser acompanhado por professor orientador escolhido pelo estudante entre os docentes arquitetos e urbanistas do curso. O Trabalho de Curso ser avaliado em duas etapas : qualificao (TC1) e defesa final. Tambm contar para aprovao a presena nas atividades de Ateli de Trabalho de Curso.

34

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Qualificao do TC1 Ao fim do TC1, o aluno dever apresentar uma sntese da sua produo que inclui:
Definio do tema do projeto e sua relevncia (justificativa) Objetivos do projeto Reviso da literatura - levantamento bibliogrfico (projetos relevantes) Escolha do terreno - justificativa Levantamento de dados cartografia / aerofotogrametria / etc. legislao urbana pertinente - parmetros (uso e ocupao, ambiental, obras, etc.) dados socioeconmicos / geogrficos / histricos / culturais

Anlise fsico-ambiental do stio e do seu entorno Princpios do projeto Programa de necessidades Pr-dimensionamento Fluxograma funcional Zoneamento de atividades/usos aplicado ao terreno

O trabalho ser avaliado por uma comisso formada pelo professor orientador e arquitetos e urbanistas pertencentes prpria instituio de ensino, cabendo ao examinando a defesa do projeto e uma avaliao crtica e recomendaes para aperfeioamento do mesmo. Como resultado o trabalho poder ser encaminhado para matrcula em TC2. Defesa final do TC2 Ao fim do TC2, o aluno dever apresentar seu Trabalho de Curso que inclui memorial descritivo, conforme normas tcnicas de apresentaco de trabalhos acadmicos e conjunto de desenhos que possibilitem a clara compreenso das obras a serem executadas constando, no mnimo de: Soluo geral do problema com a definio do partido adotado. Implantao do projeto no contexto urbano, justificando sua insero neste e suas relaes com o entorno. Concepo espacial/formal do projeto, atendendo os princpios estabelecidos para o projeto e seu programa de atividades. Indicao dos parmetros urbansticos (em relao lei de uso e ocupao do solo e das normas e cdigos de obras e de posturas) recomendados pela legislao vigente, comparados aos adotados no projeto, demonstrando obedincia mesma. Compreenso da necessidade dos diversos estudos envolvidos no projeto tais como RIST (Relatrio de Impacto no Sistema de Trnsito), EIV (Estudo de Impacto de Vizinhana), segurana contra incndio, sistema de esgotamento sanitrio, EIA-RIMA (Estudo e Relatrio de Impacto Ambiental), etc.
35

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Definio de cada ambiente/setor e dos equipamentos propostos, incluindo o leiaute do mobilirio referente a esses. Concepo dos sistemas estrutural e de instalaes (das redes hidrulicas, sanitrias, telefnicas, ar condicionado, elevadores e de informtica) incluindo justificativa para essas escolhas. Definio dos sistemas de circulao de pedestres e veculos contemplando as solues para as questes relativas mobilidade urbana e acessibilidade universal. Definio dos principais materiais e tcnicas de construo, de pavimentao e revestimento e acabamentos em geral incluindo a indicao tcnica do seu emprego. Representao (grfica e textual) incluindo informaes tcnicas para a perfeita compreenso do espao edificado e/ou urbanizado atravs de desenhos em plantas, cortes, elevaes, perspectivas, incluindo detalhes construtivos, especificaes e memoriais de todos os pormenores de que se constitui a obra a ser executada.

O detalhamento de cada tem da lista acima consta em anexo regulamentao do TC, no documento Roteiro de Apresentao do Trabalho de Curso. O trabalho ser avaliado por uma comisso que inclui, obrigatoriamente, o professor orientador, um docente do DAU-UFC e a participao de arquiteto(s) e urbanista(s) no pertencente(s) prpria instituio de ensino, cabendo ao examinando a defesa do mesmo perante esta comisso. O aluno concludente dever entregar previamente Coordenao do Curso , segundo calendrio estabelecido pelo coordenador do TC quatro (4) cpias do seu TC, destinados respectivamente aos 3 membros da comisso de avaliao e uma cpia para ser depositada na Biblioteca do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Com a defesa do TC2, e a integralizao das disciplinas obrigatrias, optativas mnimas e atividades complementares (conforme tem 3.1.5 deste documento), o aluno ter concludo sua graduao em arquitetura e urbanismo.

36

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.1.6 atividades complementares


Para promover a integrao ensino-pesquisa-extenso, so designadas atividades complementares conforme regulamentadas nos termos das disposies contidas nas novas diretrizes curriculares para os Cursos de Arquitetura e Urbanismo estabelecidas pelo MEC atravs da Resoluo n 2, de 17 de junho de 2010. Do mesmo modo, foram observadas as condies estabelecidas na Resoluo n 07/CEPE/UFC, de 17 de junho de 2005, que dispe sobre Atividades Complementares nos Cursos de Graduao da Universidade Federal do Cear. O CAUUFC adota, a partir do presente projeto poltico pedaggico, a seguinte regulamentao para as atividades complementares: O aluno matriculado no CAU-UFC dever cumprir 128 (cento e vinte e oito) horas em atividades acadmicas complementares ao longo do curso equivalentes a 8 (oito) crditos; As atividades complementares podem ser realizadas a qualquer momento, inclusive durante as frias escolares, desde que respeitados os procedimentos estabelecidos; As atividades especificadas devero estar relacionadas com as habilidades e competncias inerentes formao do arquiteto urbanista; Crditos obtidos em atividades curriculares, que ultrapassem a carga horria j prevista pelo currculo pleno do Curso de Arquitetura e Urbanismo, no podem ser reconhecidas como atividades acadmicas complementares; As atividades devem ser realizadas dentro do perodo em que o aluno esteja regularmente matriculado ou em matrcula institucional; A validao das atividades complementares ficar a cargo da Comisso das Atividades Complementares a ser designada pela Coordenao do CAUUFC. Podero ser reconhecidas como atividades acadmicas complementares:

Tabela 11: relao de atividades complementares


TIPO DE ATIVIDADE Iniciao docncia Iniciao pesquisa cientfica Atividade de extenso* Atividade artstica, cultural e esportiva Participao e/ou organizao de eventos Experincia ligada formao profissional e/ou correlatos Produo tcnica e/ou cientfica Vivncias de gesto Outras atividades *excludas aquelas validadas como estgio supervisionado 37 CARGA HORRIA (por
atividade)

64h 64h 32h 24h 32h 64h 32h 32h 32h

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Para que possa validar a atividade complementar, o aluno apresentar requerimento acompanhado por comprovante ou cpia do memorando de notificao de cada uma das atividades desenvolvidas devidamente comprovadas. A validao das atividades complementares pr-requisito obrigatrio para inscrio na disciplina TC2 (Trabalho de Curso 2) e depender da integralizao do total da carga horria de 128 horas exigvel. Os alunos que ingressarem no Curso de Arquitetura e Urbanismo atravs de transferncia podero solicitar o reconhecimento de atividades desenvolvidas em outros cursos desde que observadas as seguintes condies: as atividades acadmicas constem do seu histrico de origem; as atividades acadmicas complementares realizadas na Instituio ou curso de origem devem ser compatveis com as estabelecidas nesta norma; a carga horria atribuda pela instituio ou curso de origem no poder ser superior carga horria mxima conferida por esta norma atividade idntica ou congnere; o limite mximo de aproveitamento em atividades complementares na instituio ou curso de origem ser de 128 (cento e vinte e oito) horas. Os casos omissos sero resolvidos pela Coordenao do CAU-UFC.

38

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.2 integralizao curricular


O quadro abaixo apresenta as disciplinas obrigatrias, por semestre:

Tabela 12: integralizao curricular das disciplinas obrigatrias


Sem. Nome da Disciplina Introduo Arquitetura e ao Urbanismo Espao e Forma 1 1 Geometria Descritiva Desenho de Observao Elementos de Programao Visual Histria da Arte Planejamento da Paisagem Espao e Forma 2 Desenho Arquitetnico Topografia Resistncia e Estabilidade das Estruturas Histria da Arquitetura e Urbanismo 1 Planejamento Urbano Regional 1 Projeto Arquitetnico 1 Desenho Arq. Auxiliado por Computador Sistemas e Materiais de Construo 1 Sistemas Estruturais 1 Histria da Arquitetura e Urbanismo 2 Planejamento Urbano Regional 2 Projeto Arquitetnico 2 Projeto de Arquitetura Paisagstica Sistemas e Materiais de Construo 2 Sistemas Estruturais 2 Histria da Arquitetura e Urbanismo Brasil 1 Projeto Urbanstico 1 Projeto Arquitetnico 3 Condicionamento Ambiental 1 Instalaes e Equipamentos na Edificao 1 Histria da Arquitetura e Urbanismo Brasil 2 Projeto Urbanstico 2 Projeto Arquitetnico 4 Condicionamento Ambiental 2 Instalaes e Equipamentos na Edificao 2 Histria da Arquitetura e Urbanismo 3 Projeto Urbanstico 3 Projeto Arquitetnico 5 Histria da Arquitetura Urbanismo 4 Legislao Urbana e Ambiental Projeto Urbanstico 4 Projeto Arquitetnico 6 Patrimnio Cultural Edificado Prtica Profissional Ateli de Trabalho de Curso 1 Trabalho de Curso1 Ateli de Trabalho de Curso 2 Trabalho de Curso 2 Crd. Total 6 6 4 4 4 4 4 6 6 4 4 4 4 6 4 4 4 4 4 6 6 4 4 4 6 6 4 4 4 6 6 4 4 4 6 6 4 4 6 6 4 4 2 2 2 2 Pr-requisito IAU EF1 DO, GD GD HA PPais IAU, EF2, EPV, DA1 DA1 REE HAU1 PUR1 HAU2, PA1 PA1, PPais, PUR1 SMC1 SE1 HAU2 PUR2 PA2 PA2 SMC1 , PA2 HAUB1 PU1 PA3 CA1 IEE2 HAUB2 PU2 PA4 HAU3 PUR2 PU3 PA5 HAU4 PA6, PU4 PA6, PU4 PA6, PU4 ATC1, TC1 ATC1, TC1 Equivalncia EAU1 e EAU2 TG002, TG003 ECT TG004 GD TC565 DO TG005 EPV TG008 HA2 TG408 Paisagismo TG045 OMM TG010 DA1 TG005 Top TC558 REE1 TB719 HAAU2 TG016 PUR1 TG046 PA1 TG064 DA2, DA3 TG006, TG014 TMC1 TG052 SE1 TB725 HAAU3 TG018 PUR2 TG047 PA2 TG065 PE TG037 TMC2 TB716 SE2 TB726 HAAUB1 TG017 PU1 TG069 PA3 TG029 CA1 TG049 IEE? TG054 HAAUB2 TG020 PU2 TG070 PA4 TG030 CA2 TG056 IEE TG054 HAAU4 TG018 PU3 TG071 PA5 TG066 HAAU1 TG015 Legislao DD027 PU4 TG072 PA6 TG067 PCA TG021 PP TG051 TFG TG063 TFG TG063

10

39

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Tabela 13: integralizao curricular


ciclo SEM IAU EF1 GD EPV DO HA 1 6 6 4 4 4 4 fundamentao 2 3 PUR1 PPais 4 PA1 EF2 6 DA 6 DAAC Top 4 MSC1 REE 4 HAU1 4 4 PUR2 4 PAP 6 PA2 6 5 PU1 PA3 6 6 profissionalizao 6 7 PU2 6 PU3 6 PA4 6 PA5 6 8 PU4 PA6 6 ATC1 2 6 TC1 2 optativa 4 PP 4 TC2 2 ATC2 2 9 concluso 10

4 6 4 4

optativa 4 LUA 4 MSC2 4 SE2 4 HAUB1 4 4 CA1 4 CA2 IEE2 HAU3 4 4 4 HAU4 4 IEE1 4 HAUB2 4

optativa 4 optativa 4

SE1 4 HAU2 4

PCE

disc. Crd H/A

6 28 448

6 28 448

6 26 416

6 28 448

estgio supervisionado 5 5 24 24 384 384

4 20

1 4 320

3 16

2 8 256

3 8

1 4 128

2 4 64

Tabela 14: resumo dos crditos e carga horria por ciclo e atividade
ciclo fundamentao profissionalizao concluso sub-total disciplinas optativas atividades complementares estgio supervisionado total depois do 4 s. 10 semestres 46 durao 4 semestres: 1 ao 4 4 semestres: 5 ao 8 2 semestres: 9 ao 10 disc. obrigatrias 24 17 5 crditos 110 86 16 212 16 8 4 240 horas 1760 1376 256 3392 256 128 300 3840 + 300*

* Estgio Supervisionado 300h.

40

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.3 metodologias de ensino e de aprendizagem


3.3.1. o ateli como ambiente de ensino-aprendizagem
A sala de aula das disciplinas de projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo um ateli, onde a aquisio de conhecimento/teoria e prticas so permeadas entre si no processo ensino/ aprendizagem. O ateli o ambiente onde se torna possvel a experimentao dos conhecimentos acumulados pelos discentes nas diversas disciplinas de reas distintas, na resoluo de um problema em forma de projeto, sob a tutoria docente. Uma vez que o espao o objeto da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, as atividades no se encerram entre as paredes do ateli ou na sala de aula. So de igual importncia para a formao do arquiteto urbanista as visitas tcnicas a obras, conjuntos arquitetnicos e stios urbanos de carter representativo e histrico. na cidade onde so apontadas as situaes de interveno e descobertos problemas que devem ser trabalhados no ateli. A partir de problemas colocados pelos professores, ou percebidos pelos alunos, estes encontram diversas solues e compartilham o aprendizado. O processo de aprendizagem protagonizado pelos estudantes. O professor, ainda que seja detentor do conhecimento, a princpio, no sabe qual soluo ser proposta. A experincia compartilhada e os resultados individuais ou de equipe so apresentados ao coletivo. O ensino tutorial corresponde ao acompanhamento particularizado de cada processo de aprendizado. Embora tradicional, o sistema de ateli no um roteiro acabado de condutas. As disciplinas de projeto devem estar em um constante estado de renovao. O incremento dos programas CAD e outros softwares detonou processos acelerados de mudanas nos meios de ensino de projeto. Hoje, a tendncia que as ferramentas lgicas tornem-se presentes de modo diversificado, seja na fase de concepo, ou de teste, com simulaes formais e de funcionamento, para arquitetura, assim como em anlises e proposies nas reas do urbanismo e paisagismo. Mtodos tradicionais e novas tecnologias podem ser empregados num uso complementar e otimizador, com nfase no que cada um dos recursos tem de mais positivo em cada momento da prtica projetual. As disciplinas de ateli correspondem ao ambiente de investigao e aplicao da sntese de conhecimentos desenvolvidos no curso, atravs de um processo gradual de crescente abrangncia do projeto arquitetnico e urbanstico. Nestas disciplinas so abordados temas relevantes, envolvendo as diversas variveis de projeto, inclusive o seu impacto sobre a sociedade e o meio ambiente. Alm do aumento de abrangncia dos temas abordados, se promove o incremento de autonomia do aluno, a exemplo do que acontece na metodologia conhecida por PBL (problem based learning- aprendizado baseado em problemas). As especificidades do processo de ensino-aprendizagem num curso cuja natureza de ao e essncia do currculo circulam entre a tcnica e a arte; a teoria e a prtica, podemos afirmar que a
41

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

diversidade de prticas docentes, quando observada sob a perspectiva do saber-fazer do professor leva ao entendimento da complexidade do trabalho pedaggico e seus processos interativos, fazendo desta experincia um campo privilegiado de pesquisa.

3.3.2. enfoque temtico

A integrao das disciplinas de projeto considerada uma das metas prioritrias em muitos projetos pedaggicos que, seguindo a tendncia dominante no ensino da arquitetura e do urbanismo, instituem uma metodologia baseada na interdisciplinaridade atravs do projeto integrado, no qual professores de diferentes especialidades compartilham o mesmo ambiente de ateli. A institucionalizao prtica do projeto integrado, entretanto, exige um debate mais profundo sobre a cultura institucional e demanda um intervalo de tempo considervel para a efetiva mudana de mentalidade. Embora no se tenha chegado, no presente projeto poltico pedaggico, a conceber frmulas ou estratgias convincentes quanto ao projeto integrado, prope-se que seja institudo o instrumento do enfoque temtico, um primeiro passo rumo integrao interdisciplinar e que faz parte de um processo de construo da nova lgica curricular deste Curso de Arquitetura e Urbanismo. Tratase da instituio de temas centrais a serem desenvolvidos pelo conjunto das disciplinas projetivas no Ciclo de Profissionalizao (do 5 ao 8 semestre). O enfoque temtico serve para facilitar a integrao curricular por semestre acadmico, em torno dos quais as disciplinas devem trabalhar seus contedos. Esses contedos (o enfoque temtico) obedecem a uma seqncia lgica e complementar, intensificando sua complexidade medida que o aluno avana ao longo dos semestres. Observa-se que o planejamento do enfoque temtico transversal aos eixos curriculares, sendo os temas definidos pelo colegiado de professores responsveis pelas disciplinas de cada semestre, tendo em vista sua relevncia e oportunidade, mas tambm em funo das principais caractersticas de cada semestre e do tipo de conhecimento agregado formao do estudante. A escolha e planejamento dos temas respeitariam a um perodo de, no mnimo, um ano (dois semestres). Nessa perspectiva, indica-se para o primeiro ano de vigncia do novo projeto poltico

42

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

pedaggico, um conjunto de temas que vm se distinguindo nas disciplinas de projeto arquitetnico e projeto urbanstico nos ltimos anos, conforme se pode observar na tabela abaixo:

Tabela 15: Enfoques temticos por semestre


Enfoque Temtico Sem. 5 Descritor Com este tema se discute questes scio-ambientais referentes s relaes scio-produtivas e organizacionais homem-natureza, condies de sustentabilidade e de qualidade de vida. Neste sentido, mudanas globais, nacionais e locais em sistemas scio-ambientais para as condies de sustentabilidade do planeta, passam a subsidiar e motivar as discusses e decises descentralizadas e participativas na construo do projeto de desenvolvimento sustentvel. O tema visa discutir e desenvolver alternativas que levem melhoria da habitao, com base em parcerias e no comprometimento de todos os agentes capazes de promover as mudanas requeridas. Busca-se divulgar prticas que obtiveram sucesso na busca de melhores condies de vida para as populaes urbanas. A finalidade promover avanos no atendimento, principalmente, das dimenses de sustentabilidade da habitao: ambiental, econmica, social e cultural. O processo de urbanizao representa uma profunda mudana da sociedade moderna. A paisagem urbana construda por essa sociedade abrange uma srie de elementos, naturais e construdos, conectados e em constante dinmica. O modo de vida nas cidades com alto grau de urbanizao promove a criao de padres sociais e biofsicos particulares. Alm dos fluxos econmicos e de pessoas, um dos elementos mais caractersticos da paisagem urbana moderna a verticalizao, que pode ser definida como o resultado da multiplicao do solo urbano por meio da expanso em altura da rea edificada. Este tema busca responder aos anseios e desafios contemporneos postos pela sociedade. As novas configuraes espaciais ou o reuso de ambientes tradicionais e histricos em um contexto de mundializao; os efeitos de uma urbanizao turstica e do processo de metropolizao; as polticas urbanoambientais e de habitao/saneamento e sua relao com as condies de vida e moradia; a concepo e o monitoramento da implementao de grandes equipamentos; os agentes, o alcance, as representaes e as condies histricas que envolveram as propostas arquitetnico-urbansticas e a construo do espao urbano e do territrio.

Unidade de Vizinhana / Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Projeto de Interesse Social / Habitao

Equipamentos Urbanos / Verticalizao e Paisagem

Equipamentos Urbanos / Demandas Emergentes

43

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.3.3. integrao acadmica

O contato do aluno com as atividades da Universidade tambm muito importante para enriquecer sua formao e criar a integrao acadmica desejvel na Instituio. Este contato estimulado atravs da participao do aluno em projetos e pesquisas em desenvolvimento dentro da universidade, como o Programa de Ensino Tutorial - PET (desde 2008), monitorias de iniciao docncia (MID) e engajamento em atividades da programao cientfica e cultural da Universidade. Em especial, programas de extenso favorecem a participao do aluno na interface universidade-sociedade, incrementando um aprendizado num contexto mais amplo. Criado em 2008, o Programa de Ensino Tutorial em Arquitetura e Urbanismo j rene 12 bolsistas e outros voluntrios, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extenso, interferindo positivamente na criao de grupos de estudos e fortalecendo prticas extra-curriculares. A experincia do trabalho em projeto de extenso tem sido considerada como importante instrumento de conscientizao da comunidade acadmica em relao aos problemas reais da sociedade em que a universidade tem a condio de possibilitar ao aluno a aplicao de conhecimentos na vivncia de situaes concretas nas reas de atuao seja na escala urbana ou do edifcio. Isto motiva os novos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo a participarem do grupo e estudo e extenso justamente porque eles tm a oportunidade de vivenciarem situaes reais e podem, de fato, verificar a aplicao dos estudos. Assim o caso dos projetos Acessibilidade em Escolas de Ensino Fundamental e Mdio das Redes Pblica e Estadual (desde 2001); Fortaleza Acessvel (desde 2007); Alternativas de Saneamento Ambiental para Comunidades de Baixa Renda (2004-2006); e Tipologias de Habitao de Interesse Social para o Estado do Cear (2006-2007). Em fase de implementao, cabe aqui ser destacada a recente criao do escritrio modelo, denominado Canto, por seus integrantes. De modo processual, observa-se o encaminhamento de seus primeiros passos, justamente num momento em que a Lei de Assistncia Tcnica Pblica se dissemina, na busca por garantia de democratizao do acesso ao profissional de arquitetura e urbanismo. Em seus primeiros meses, diversas tem sido as solicitaes, estimulando os

44

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

componentes do Canto a perseguirem avanos em sua organizao e instalao neste departamento. Para os prximos semestres, almeja-se a realizao de prticas de extenso voltadas para a elaborao de planos urbansticos de zonas especiais de interesse social, os quais serviro como ambiente para a capacitao de tcnicos de prefeituras municipais e de lideranas comunitrias. Da mesma maneira, pretende-se promover a assistncia tcnica em habitao de interesse social para famlias de baixa renda, mediante o estudo das condies de moradia em reas de ocupao e a formulao de proposies. No que tange iniciao cientfica, incentivada a participao em eventos, seminrios, congressos na prpria instituio, como os Encontros Universitrios, a Semana da Tecnologia, Semana da Arquitetura e outros ainda, fora do mbito da UFC, como o Congresso Nacional de Arquitetura, o Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura ENEA e o Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura EREA, dentre outros. Ressalta-se aqui a ampla quantidade de ex-alunos que buscam prosseguir estudos acadmicos de ps-graduao (mestrado e doutorado) em programas bem conceituados nacionais e internacionais - prosseguindo suas atividades de pesquisa, muitas das quais so aprofundadas por ocasio dos trabalhos finais de graduao. Neste sentido, merecem ser destacadas as atividades de pesquisa acadmica vinculadas a redes e grupos de pesquisa dos quais docentes deste departamento tomam parte, envolvendo diferentes temticas como: planejamento urbano, geotecnologias, urbanismo, histria e teoria da urbanizao, habitao de interesse social, representao, semitica, arquitetura generativa, BIM (building information modelling), permacultura, dentre outras, tem aberto oportunidades para atividades de iniciao cientfica. Com isso, acreditamos estar semeando, no curto prazo, futuro processo de criao de mestrado em arquitetura e urbanismo. Todas estas experincias tendem a promover o estabelecimento de interfaces entre extenso, pesquisa e ensino, vindo a contribuir com a formulao de futuros projetos submetidos aos programas de ps-graduao. Alm disso, compreende-se que atividades extra-curriculares tendem a fomentar a realizao de prticas inter-disciplinares, ampliando assim os horizontes de nossos alunos na aplicao dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e atelier.

45

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Assim, a formao e educao desses sujeitos que aprendem e projetam requer um enfoque que leve em considerao o ser humano na sua totalidade. O caminho para conhecer a realidade do meio ambiente a participao direta e intensa, da mesma maneira que fazem as crianas no processo cognitivo inicial. O corpo participa ativamente no processo de conhecimento, principalmente pela permanente adaptao ao meio em que vive e com o qual interage.

46

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.4 acompanhamento e avaliao


acompanhamento e avaliao do projeto pedaggico
No que se refere s formas e procedimentos para avaliao do projeto do curso, entendemos o projeto poltico pedaggico como um instrumento formativo de carter dinmico, que se constri e reconstri no cotidiano. Os mecanismos de avaliao a serem utilizados devero permitir uma anlise diagnstica da formao oferecida a fim de identificar desvios dos objetivos pedaggicos e possibilitar a correo de rumos. Nesse sentido, o CAU-UFC adotar as seguintes estratgias: Contnua reflexo sobre o projeto formativo em andamento envolvendo o coletivo de professores, alunos e funcionrios. Utilizao do roteiro proposto pelo INEP/MEC para a avaliao das condies de ensino, que compreende os seguintes aspectos: organizao didtico-pedaggica; corpo docente, discente e tcnico-administrativo; e a infra-estrutura.

acompanhamento e avaliao dos processos de ensino e de aprendizagem


O CAU-UFC obteve no ltimo ENADE - Exame Nacional de Desempenho das Instituies de Ensino Superior - classificao entre as 14 melhores escolas de arquitetura do pas. Na UFC, um dos cursos com menor taxa de evaso, porm temos observado alguma reteno. A dificuldade que o aluno encontra , sobretudo, conciliar sua vida acadmica com a necessidade de outras vivncias que, ele acredita, iro complementar sua formao. No que se refere s formas e procedimentos para avaliao dos processos de ensino e de aprendizagem, o CAU-UFC, pretende, com este projeto poltico pedaggico, melhorar ndices, sobretudo de reteno, uma vez que a integralizao curricular proposta prev uma maior abertura para atividades complementares e estgio sem que isso entre em disputa com as atividades didticas.

47

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Esta uma aposta que dever ser acompanhada e avaliada no decorrer da implementao do novo currculo. Do mesmo modo a regulamentao das atividades poder sofrer ajustes, uma vez que no h experincia prvia prpria do seu funcionamento. Alm dos novos desafios, o CAU-UFC dever manter algumas prticas que tm caracterizado seu processo de avaliao, tais como: Acompanhamento do desempenho discente na progresso do curso, com especial ateno aos ndices de reprovao, evaso e tempo mdio para concluso do curso. Avaliao semestral do desempenho docente pelos alunos. Avalio do curso pela sociedade atravs de aes de interveno docente/discente expressa na produo cientfica, nas atividades de extenso e de estgio.

Sub-coordenaes No que se refere ao acompanhamento discente, para a orientao pedaggica, a Coordenao do Curso dever contar com o apoio de um grupo de sub-coordenaes, a saber: sub-coordenadores do Ciclo Fundamentao: 1 e 2 ano. sub-coordenao de cada semestre do Ciclo Profissionalizante, apoiando os enfoques temticos sugeridos: 5 semestre 6 semestre 7 semestre 8 semestre habitao meio ambiente e sustentabilidade verticalizao e paisagem demandas emergentes

sub-coordenao do Ciclo de Concluso ( que corresponde ao coordenador de TC) Recomendaes: Os sub-coordenadores sero escolhidos entre os professores do grupo de disciplinas do seu semestre. No plano departamental, dever ser atribudo para a atividade de sub-coordenador: 4 crditos para ciclos Concluso e Fundamentao; 2 crditos para semestres correspondentes ao Ciclo de Profissionalizao. O objetivo de cada sub-coordenao fomentar a integrao entre as disciplinas de cada grupo, incentivando a transdisciplinaridade. Alm disso, organizar o calendrio de entrega de trabalhos, marcao de provas, viagens e visitas de campo, entre outros.

48

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

3.5 condies necessrias para a oferta do curso


O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Cear est instalado na Av. da Universidade, 2890, em regio prxima ao centro da cidade onde, juntamente com os equipamentos culturais da Instituio, unidades acadmicas da rea de humanidades e cincias sociais e a Reitoria, compe o chamado Campus do Benfica. Conserva, pois, a localizao original de quando iniciou suas atividades letivas, em 1965, a despeito de integrar atualmente o Centro de Tecnologia sediado no Campus do Pici. Suas atuais instalaes so resultado de sucessivas reformas e acrscimos. Em termos

arquitetnicos mais expressivos, tem-se o Pavilho Martins Filho, projeto de autoria da arquiteta e ex-professora do CAUUFC, Ncia Paes Bormann, onde j funcionou, originalmente, uma oficina de maquetes, o almoxarifado e o laboratrio de fotografia, alm de gabinetes de professores e salas de aula. Hoje, nesse prdio funcionam trs salas de aula e tendo passado por uma reforma recente deve receber, num futuro prximo, as instalaes para o funcionamento de laboratrios de pesquisa. importante considerar que o CAUUFC passa, no presente momento, por um processo de transformaes significativas, a partir, principalmente, dos seguintes elementos: aumento na oferta de vagas, a partir do semestre 2009.1 que passaram de 40 (sendo 20 vagas por semestre) para 64 (sendo, agora, 32 por semestre). a qualificao, pode-se dizer, em massa, em nvel de doutorado, de 10 (dez) dos seus professores efetivos (equivalente a cerca de 40% do seu corpo docente) atravs, principalmente, da realizao de um programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) que est se desenvolvendo em convnio com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo desde 2008, com previso de trmino em 2012. Essa questo de fundamental importncia por desdobrar-se, naturalmente, na criao de um programa de ps-graduao dentro do DAUUFC. Dessa forma, h que serem considerados esses dois importantes fatores na definio das condies necessrias para a implantao do presente PPP. A presente exposio est organizada da seguinte forma: recursos humanos recursos materiais

49

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Condies necessrias: Recursos humanos


A operao do CAUUFC se d atravs de trs segmentos do seu corpo funcional, o qual est estruturado da seguinte maneira: corpo docente corpo funcional tcnico-administrativo corpo funcional de apoio

Corpo docente Devido a condies especficas, o corpo docente do CAUUFC praticamente se confunde com o colegiado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo - DAUUFC. Entre o total de 33 (trinta e trs) professores que ministram, no presente, todas as disciplinas do CAUUFC, 27 desses, sendo 24 (vinte e quatro) efetivos e 3 (trs) substitutos, compem o colegiado do DAUUFC. quadro de docentes, em termos de qualificao acadmica mostrado na Tabela 16, abaixo: Esse

Tabela 16: professores DAUUFC categoria e nvel de titulao


Professores efetivos Titulao Doutor Mestre Especialista Graduado TOTAL Quant. 8 14 1 1 24 Professores substitutos Titulao Mestre TOTAL Quant. 3 3

importante notar, como dito anteriormente, que, entre os professores efetivos com ttulo de mestre, 10 (dez) deles esto em processo de doutoramento, o que trar uma significativa melhora no nvel de qualificao acadmica do Departamento. Na Tabela 17, seguinte, est listado a composio atual do corpo docente do DAUUFC, listando o regime de trabalho e respectiva titulao de cada professor.

50

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Tabela, 17
professor

Corpo docente do DAUUFC, regime de trabalho e titulao


regime DE DE DE DE DE DE 20 h DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE titulao doutora mestre/ doutorando mestre/ doutoranda doutora doutor doutor mestre mestre/ doutorando mestre doutor graduado mestre/ doutoranda doutor mestre doutor mestre/ doutoranda mestre/ doutorando

Alxia Carvalho Brasil Antnio Caetano Teixeira Paz Arago Beatriz Helena Nogueira Digenes Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas Clvis Ramiro Juc Daniel Ribeiro Cardoso Francisco Nasser Hissa Francisco Ricardo Cavalcanti Fernandes Joaquim Aristides de Oliveira Jos Almir Farias Filho Jos Sales Costa Filho Lucila Naiza Soares Novais Luis Renato Bezerra Pequeno Mrcia Gadelha Cavalcante Marcondes Arajo Lima Margarida Jlia de Salles Andrade Paulo Costa Sampaio Neto Paulo Cunha do Nascimento Pedro Eymar Barbosa Costa Ricardo Alexandre Paiva Ricardo Figueiredo Bezerra Romeu Duarte Jnior Solange Maria Oliveira Schramm Zilsa Maria Pinto Santiago

mestre
especialista mestre/ doutorando doutor mestre/ doutorando mestre/ doutoranda mestre/ doutoranda

Nota: DE regime de 40h semanais de trabalho com dedicao exclusiva

Considerando as condies propostas neste PPP e o aumento da oferta de vagas no Curso, ocorridas em funo do REUNI1 , h a necessidade de ampliao do quadro docente com a contratao de cerca de 5 (cinco) novos professores efetivos de modo a assegurar a relao professor/aluno de 1:32 nas aulas tericas e 1:16 nas aulas prticas e de projeto, conforme os padres de qualidade para funcionamento dos cursos de arquitetura e urbanismo recomendados pelo MEC.

Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturao e Expanso das Universidades Federais, instituido pelo Decreto Presidencial N 6096, de 24 de abril de 2007. 51

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Corpo funcional tcnico Esse corpo funcional composto, atualmente, por 5 (cinco) pessoas, sendo todos eles funcionrios pertencentes ao quadro permanente da UFC. Departamento. A Tabela 18, abaixo, mostra como esses esto distribudos conforme suas atribuies junto Coordenao do Curso ou ao

Tabela 18: funcionrios funo e setor a que atende

Funo Assistente administrativo Tcnico de informtica Operador de copiadora Servente de limpeza TOTAL

Setor Departamento Coordenao Depart. / Coord. Depart. / Coord. Biblioteca

Quant. 1 1 1 1 1 5

Considerando as condies requeridas para a implementao deste PPP, h a necessidade de ampliao de 3 (trs) vagas no quadro de servidores tcnico-administrativos para desempenhar as seguintes funes, conforme Tabela 19, abaixo: Tabela 19 Ampliao do quadro de servidores tcnico-administrativos Funo Tcnico para oficina de maquetes Tcnico para manuteno de computadores Assistente administrativo TOTAL Setor Departamento Departamento Departamento Quant. 1 1 1 3

Corpo funcional de apoio Atualmente, a conservao e limpeza das instalaes fsicas do Curso e do Departamento esto sob a responsabilidade de 4 (quatro) funcionrios terceirizados, dentre os quais, 3 (trs) so auxiliares de servios gerais, se encarregando da limpeza e 1 (um) que atua como agente de portaria. Os servios de manuteno so centralizados na prefeitura universitria do campus do Benfica. Dada a ampliao da rea fsicas das instalaes do DAUUFC, em andamento, este quadro dever ser redimensionado.

52

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Condies necessrias: Recursos materiais


Os recursos materiais necessrios para a implementao deste PPP so compostos pelas instalaes fsicas, acervos bibliogrficos, equipamentos e mobilirios, abaixo relacionados. Instalaes fsicas As instalaes fsicas podem ser classificadas, considerando setores de funcionamento do curso, nas categorias abaixo: Setor acadmico o Instalaes de ensino o o o Ateli de projeto Ateli de criao Ateli de desenho tcnico Ateli digital Salas de aula terica Laboratrio de computao grfica Laboratrio de conforto ambiental Oficina de maquete/prototipagem Auditrio

Biblioteca setorial Instalaes de pesquisa Sala de professores

Setor administrativo o o o Escritrios Almoxarifado Arquivo morto

Setor de apoio o o o o o o o Sala reprografia Depsito equipamentos de projeo Livraria Cantina Copa funcionrios Vestirio funcionrios Centro acadmico
53

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Setor acadmico
Instalaes de ensino: So compostas das diversas tipologias de ambiente, destacando-se a estrutura de atelis, descrita abaixo: Ateli de projeto: comporta atividades terico-prticas de sntese em equipe ou individuais, podendo ser usado tambm em aulas convencionais. Mobiliado com pranchetas, bancadas, armrios individuais e instalaes eltricas que comportem at 32 computadores com monitores de 19. Capacidade: at 32 alunos. Ateli de criao: comporta as atividades relacionadas ao desenho livre, corte,

modelagem, pintura. Equipado com pranchetas 60x40cm que possam ser facilmente dispostas em mais de um arranjo. Tambm necessita mesa de corte, armrio para material coletivo e pia para lavagem de pincis. Capacidade 32 alunos. Ateli de Desenho Tcnico: alunos. Ateli Digital: corresponde a um ambiente onde estaes grficas e pranchetas convivem diluindo as fronteiras entre o desenho tcnico tradicional e o desenho auxiliado por computador. Comporta as atividades de instruo de softwares e criao. Equipado com pranchetas, estaes grficas, impressoras e scanner. Capacidade de 32 alunos. A Tabela 20, abaixo, apresenta uma lista completa das instalaes necessrias para o pleno funcionamento do Curso, incluindo a quantidade e capacidade de cada tipologia de ambiente. comporta as atividades de desenho auxiliado por

instrumentos. Equipado com pranchetas 110x80cm com rguas paralelas. Capacidade 32

Tabela 20: Instalaes de ensino tipologia, quantidade e capacidade


Tipologia Ateli de projeto Ateli de criao Ateli de desenho tcnico Ateli digital Sala de aula terica Laboratrio de computao grfica Laboratrio de conforto ambiental Oficina de maquete/prototipagem Auditrio Quant. 8 1 1 1 3 1 1 1 1 Capac./sala 32 pranchetas 32 mesas p/ desenho 32 mesas p/ desenho 32 computadores 36 carteiras 32 computadores Bancadas p/ 16 alunos Bancadas p/ 16 alunos 128 lugares

54

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Biblioteca setorial: O CAUUFC conta com sua prpria Biblioteca Setorial (Biblioteca Prof. Jos Liberal de Castro) e o apoio dos acervos das 12 bibliotecas, componentes do Sistema de Bibliotecas da UFC, as quais so interligadas atravs de rede de fibra tica. Alm disso, tm acesso livre internet atravs de rede prpria da Universidade. Em termos de instalaes fsicas, a Biblioteca conta com salas de leitura, de acervo, de consulta a obras raras, bancada de computadores para acesso internet e mapoteca. O acervo consolidado da Biblioteca Setorial do DAU est integralmente automatizado, podendo ser acessado on-line. O sistema de emprstimos tambm se encontra informatizado, possibilitando um controle adequado do acervo como um todo. Nos ltimos anos este acervo foi significativamente atualizado, principalmente a partir de 2006. A Tabela 21, a seguir, mostra essa evoluo durante a dcada de 1999 a 2009. Tabela 21 Evoluo do acervo da biblioteca setorial
ANO 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 TTULOS 1.850 2.050 2.292 2.771 2.800 3.230 3.377 3.774 4.379 4.921 5.246 EXEMPLARES 3.401 3.679 4.062 4.682 4.721 5.259 5.468 6.065 6.830 7.569 8.258

A Biblioteca possui, ainda, colees de 140 (cento e quarenta) peridicos estrangeiros e 86 (oitenta e seis) nacionais. A grande maioria desses peridicos teve sua aquisio interrompida em 1998, quando a CAPES disponibilizou o acesso ao Portal de Peridicos. importante, no entanto, notar que dos peridicos anteriormente recebidos em formato impresso, somente um est disponvel no referido Portal (The Architectural Review). A Biblioteca continua a receber, alguns peridicos a ttulo de doao de algumas instituies acadmicas, tais como USP, UFMG, Mackenzie, dentre outros, bem como das principais editoras comerciais nacionais.

Instalaes de pesquisa: Atualmente o CAUUFC conta com o Laboratrio de Estudos em Arquitetura e Urbanismo LEAU, criado em 2002, com o objetivo geral de contribuir para a produo, preservao e divulgao do conhecimento arquitetnico e urbanstico, nos mbitos local e regional. Com a realizao do programa Dinter, e o iminente aumento de professores
55

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

doutores com interesse em pesquisa, o LEAU dever passar por um incremento significativo nas suas atividades, tornando insuficiente a sua rea fsica atual. H necessidade, portanto, de se reformular o regimento interno do LEAU, bem como ampliar as instalaes destinadas s atividades de pesquisa. O novo arranjo institucional para a pesquisa pressupe um LEAU articulado por diferentes de grupos de pesquisas (professores e bolsistas) instalados em salas contguas, mas independentes, na rea trrea do Pavilho Central. Sala de professores: Dentre as instalaes do CAUUFC, conta-se com um bloco de salas individuais para professores, composto de 27 (vinte e sete) unidades.

Setor administrativo
Para o funcionamento do setor administrativo deve-se contar com as seguintes instalaes, listadas na Tabela 22, abaixo:

Tabela 22: ambientes do setor administrativo


Ambiente Chefia DAU Secretaria DAU Coordenao CAU Sala de reunies Almoxarifado Arquivo morto Quant. 1 2 2 1 1 1

Setor de apoio
Este setor deve contar com 5 (cinco) ambientes conforme descriminado na Tabela 23, abaixo. Tabela 23 Ambientes do setor de apoio
Quant. 1 1 1 1 2 1

Ambiente Reprografia Equipamentos de projeo Cantina Copa funcionrios Vestirio funcionrios Livraria

56

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

importante salientar que alm desses ambientes, o CAUUFC conta com instalaes destinadas especificamente ao funcionamento do centro acadmico dos estudantes que ocupa edificao isolada na rea do DAU.

57

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

parte4
viso de futuro

58

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

4.1. mudana de mentalidade

O novo Projeto Poltico Pedaggico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC circunscreve-se em uma mudana paradigmtica que se sustenta nas seguintes aes:

Organizao Pedaggica Articulada e Compartilhada O novo PPP do CAU-UFC o ganha uma organizao pedaggica articulada e compartilhada, sobretudo com a efetivao de um grupo de sub-coordenadores e implantao do enfoque temtico. No que se refere ao acompanhamento discente, para a orientao pedaggica, a Coordenao do Curso dever contar com o apoio de um grupo de 7 (sete) sub-coordenadores escolhidos entre os professores de grupos de disciplinas dos diferentes semestres, a saber: 2 (dois) sub-coordenadores do Ciclo de Fundamentao (1 coordenador para cada ano); 4 (quatro) sub-coordenadores para o Ciclo de Profissionalizao (1 coordenador para cada semestre); 1 (um) sub-coordenador para o Ciclo de Concluso (que corresponde ao coordenador de TC). J o enfoque temtico, a ser desenvolvido pelo conjunto das disciplinas projetivas no Ciclo de Profissionalizao (do 5 ao 8 semestre), serve para facilitar a integrao curricular por semestre acadmico, em torno dos quais as disciplinas devem trabalhar seus contedos, obedecendo a uma seqncia lgica e complementar.

Modernizao Tecnolgica e Melhoria da Infraestrutura Fsica Os impactos do desenvolvimento das tecnologias digitais e da profuso das redes interativas colocam a formao do arquiteto urbanista diante de um caminho sem volta. As prticas, atitudes, modos de pensar e valores, esto cada vez mais, sendo condicionados pelo novo espao de comunicao que surge da interconexo mundial dos computadores. A evoluo tecnolgica e seus reflexos sociais provocaram uma mudana significativa no conceito de tempo e espao, inferindo novas condies para a atuao do arquiteto urbanista. O incremento dos programas CAD e outros softwares deu impulso a processos acelerados de mudanas nos meios de ensino de projeto. Hoje, a tendncia que as ferramentas lgicas tornem-se presentes de modo diversificado para a arquitetura, seja na fase de concepo, ou de teste, com simulaes formais e de funcionamento, seja em anlises e proposies nas reas do urbanismo e paisagismo. Reconhecendo essas implicaes, este projeto poltico pedaggico busca articular os mtodos tradicionais s novas tecnologias num uso complementar e otimizador, com nfase no que cada um dos recursos tem de mais positivo em cada momento da prtica projetual. Isso se evidencia no tratamento pedaggico proposto para as novas disciplinas do Eixo de Percepo e Representao, bem como na dinmica de integralizao curricular. Quanto s instalaes necessrias para este processo evolutivo, as salas de ateli precisam se adequar
59

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

progressivamente para o suporte s novas tecnologias. J foram feitos esforos com a implantao de rede wireless, do Laboratrio de Informtica e do Ateli Digital e, em breve, a criao da Oficina de Maquete/Prototipagem.

Inseres Institucional, Social e Geogrfica Entende-se por insero institucional um conjunto de princpios, dispositivos, atividades e estratgias que identificam uma instituio em dois nveis: primeiro no contexto de sua estrutura interna, onde vigora sua autonomia pedaggica e cientfica; e tambm no contexto externo, onde vigora uma relao condicionada a orientaes gerais definidas pelos rgos superiores e centrais da UFC, alm de convnios especficos com outras instituies. O novo PPP amplia a insero institucional do CAU-UFC atravs de novas iniciativas, como o fortalecimento das atividades de pesquisa e extenso, articuladas a medidas anteriormente adotadas, como a adeso ao REUNI, a consecuo do DINTER e a efetivao do PET Arquitetura. Quanto insero social, o novo PPP tambm observa criticamente como se desenvolvem as atividades do profissional arquiteto na regio em que atua. Para isso, previsto a avaliao e reformulao peridica do currculo, de modo a adequar-se s potenciais exigncias de formao profissional. Valorizam-se, assim, as distintas atribuies vinculadas Arquitetura e ao Urbanismo em seu sentido pleno, com conhecimento e instrumentao que permitam aos profissionais da rea intervir na realidade e transform-la. No que se refere insero geogrfica, o novo PPP vem atender prioritariamente uma demanda por profissionais com capacidade crtica e competncia tcnica para atuar no mbito do Estado do Cear e em reas sob sua influncia, situadas em estados vizinhos. As mudanas que vm ocorrendo na sociedade cearense e, em especial, no territrio estadual, impem a formao de um arquiteto urbanista capaz de enfrentar os desafios em diferentes escalas territoriais. Nesse sentido, estimula-se uma descentralizao e desconcentrao das reas de interveno nas disciplinas de projeto e dos temas definidos no mbito dos Trabalhos de Curso.

Incentivo Mobilidade Acadmica Nacional e Internacional Em complemento s competncias e conhecimentos tcnicos, existem mltiplas habilidades a serem desenvolvidas e estimuladas. Podem-se destacar entre elas: capacidade de comunicao oral e escrita, capacidade para lidar com situaes novas e desconhecidas, capacidade de liderana e de trabalhar em equipe, capacidade de lidar com situaes complexas e o enfrentamento de situaes-problema. Os intercmbios favorecem estas diferentes capacidades, alm de possibilitar novas trajetrias acadmicas e profissionais. O novo PPP do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC estimula e se ajusta s diferentes modalidades de cooperao e mobilidade acadmica, nacional e internacional, ampliando as alternativas atuais para o corpo
60

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

discente, bem como favorecendo a mobilidade do corpo docente (ensino/pesquisa), hoje praticamente inexistente.

Articulao Ensino-Pesquisa-Extenso O novo PPP do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC contribui para a formao acadmica e profissional de largo espectro nas trs grandes reas universitrias: ensino-pesquisa-extenso. De fato, uma maior articulao entre ensino, pesquisa e extenso oferece a oportunidade de novas experincias acadmicas e profissionais, e favorece a satisfao e a permanncia bem sucedida dos estudantes no ambiente acadmico. Favorece tambm o desenvolvimento de competncias cientfico-tecnolgicas, como o emprego do raciocnio lgico, a interpretao e anlise crtica, a avaliao e sistematizao de condutas mais adequadas e a tomada de decises fundamentadas visando o uso apropriado, eficcia e custo-efetividade. Ao esforo de instncias j criadas como o LEAU, o PET e o CANTO , vm juntar-se a institucionalizao novas instncias como a ampliao das atividades complementares e a criao do Programa de Ps-Graduao em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU/UFC).

Acompanhamento e Avaliao Regular do Projeto Pedaggico A mudana de paradigma gera a necessidade de acompanhamento e avaliao constantes da implantao do novo currculo. Para identificar as dificuldades na consecuo da nova metodologia, o diagnstico da aderncia s finalidades do PPP e as recomendaes de superao e registro do desenvolvimento dos novos dispositivos, devem ser realizados seminrios semestrais de avaliao, com a participao dos corpos docente e discente. No sentido de instrumentalizar a instituio para o processo de avaliao do INEP/MEC, prope-se a criao da Comisso de Acompanhamento Curricular formada pela coordenao, sub-coordenadores, representantes dos eixos curriculares , representantes do corpo discente e tcnico-administrativo.

61

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

4.2. pesquisa e extenso


As atividades de pesquisa e extenso so inscritas como parte do novo PPP do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, na medida em que ampliam as possibilidades de abordagem de temas e problemticas de relevncia social, estimulando a busca de atuao ampla, integrada e pautada em realidades concretas. A prtica de pesquisa constitui diretriz bsica no mbito da produo de conhecimentos. Sua prtica deve ser incentivada, sobretudo, a partir de um vnculo permanente com as prticas de ensino e extenso. Trata-se, afinal de uma atividade indispensvel para se conquistar, no futuro prximo, o direito de instituir um programa de ensino de ps-graduao stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo. A extenso universitria uma forma de interao entre a universidade e a comunidade na qual est inserida. Funciona como uma via de duas mos, em que a Universidade leva conhecimentos e/ou assistncia comunidade, e recebe dela influxos positivos como retroalimentao tais como suas reais necessidades, seus anseios, aspiraes e tambm aprendendo com o saber dessas comunidades. Ocorre, na realidade, uma troca de conhecimentos, em que a universidade tambm aprende com a prpria comunidade sobre os valores e a cultura dessa comunidade.

O Laboratrio de Estudos em Arquitetura e Urbanismo LEAU No sentido de fomentar os estudos e pesquisas no mbito do DAU-UFC, foi criado em 2002, o Laboratrio de Estudos em Arquitetura e Urbanismo (LEAU), tendo como objetivo central contribuir de forma crtica, atravs das prticas de estudo e pesquisa para a melhoria dos espaos construdos. So objetivos especficos do LEAU: desenvolver atividades cientficas e culturais, atravs da pesquisa e da extenso; subsidiar atividades docentes nas reas da Arquitetura, do Urbanismo e afins; construir um banco de dados sobre temas de interesse dessas reas de conhecimento, valendo-se, inclusive, dos acervos existentes em instituies pblicas ou privadas, disponibilizando este banco de dados para uso pblico. Em 2008, o LEAU passou por uma reestruturao do seu regimento interno (ver Anexo II), de modo a melhor se adequar ampliao do quadro de pesquisadores. Neste sentido, o LEAU passa a funcionar, na prtica, como um ncleo de pesquisa e extenso. A organizao do LEAU como ncleo de pesquisa e extenso (modelo guarda-chuva) apresenta-se como uma soluo para evitar os aspectos negativos do trabalho solitrio que gera duplicidade de esforos, desconhecimento de outros trabalhos semelhantes e desinformao entre os pesquisadores de uma unidade ou comunidade cientfica. Este ncleo de pesquisa e extenso estrutura-se em torno de grupos de pesquisa e de projetos de pesquisa e de extenso que, em algum grau, compartilhem instalaes e equipamentos.
62

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

So atribuies do LEAU como ncleo de pesquisa e extenso: Cadastramento e acompanhamento dos grupos de pesquisa; Cadastramento de projetos de pesquisa; Cadastramento de projetos de extenso; Cadastramento dos alunos de iniciao cientfica; Orientar os pesquisadores no que diz respeito a projetos e relatrios de pesquisa; Divulgar eventos na rea de pesquisa; Participao em comisses de pesquisa da Universidade; Auxilio no planejamento dos encontros de iniciao pesquisa e extenso. Acompanhamento dos projetos existentes;

Grupos de Pesquisa Entende-se por grupo de pesquisa um conjunto hierarquizado de pesquisadores, cuja organizao se fundamenta na experincia e na liderana tcnico-cientfica, que se estrutura em torno de linhas de pesquisa comuns e que, em algum grau, compartilhem instalaes e equipamentos. Para ser criado, um grupo de pesquisa deve ser previamente no mbito da Universidade e inscrito no Diretrio de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Projetos de Pesquisa Entende-se por projetos de pesquisa a atividade sobre tema ou objeto especfico e bem definido, desenvolvido com objetivos, metodologia e durao pr-definidos. Um projeto de pesquisa/ extenso pode ser realizado individual ou conjuntamente por uma equipe de pesquisadores e alunos. Incentivo pesquisa, como prolongamento do ensino e instrumento para a iniciao cientfica. O projeto de pesquisa para ser institucionalizado e plenamente reconhecido pela Universidade deve seguir os trmites de aprovao no colegiado do DAU, no Conselho do Centro de Tecnologia e na CEPE.

Projetos de Extenso Entende-se por projetos de extenso a atividade sobre tema ou objeto especfico e bem definido, desenvolvido com objetivos, metodologia e durao pr-definidos. Um projeto de extenso pode ser realizado individual ou conjuntamente por uma equipe de pesquisadores e alunos. O projeto de extenso para ser institucionalizado e plenamente reconhecido pela Universidade deve seguir os trmites de aprovao no colegiado do DAU, no Conselho do Centro de Tecnologia e na CEPE.

63

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

4.3. a ps-graduao

Justificativa Aps quase quatro dcadas de funcionamento do CAU, e mais de mil arquitetos formados, sentimos que hora de refletir e tomar decises importantes. No Estado do Cear, fica cada vez mais evidente a ausncia, nas reas de saber da Arquitetura e do Urbanismo, de uma continuidade na formao do profissional arquiteto urbanista. fato visvel e consensual que a rea de atuao do arquiteto urbanista tem-se alargado continuamente.

O Programa de Ps-Graduao em Arquitetura e Urbanismo da UFC O Programa de Ps-Graduao em Arquitetura e Urbanismo da UFC (PPG-AU/UFC), a ser efetivado proximamente, ter por finalidade formar profissionais altamente qualificados, promover a reflexo crtica, terica e metodolgica sobre a Arquitetura e o Urbanismo, incentivar a produo cientfica e sua divulgao. Alm de implementar o intercmbio intra e inter institucional. A atuao do PPG-AU/UFC visar responder necessidade de reforo da pesquisa nestas reas do conhecimento, e atender demanda de formao e capacitao docente e de profissionais habilitados a atuar nos processos de interveno e configurao do espao da cidade. A estrutura acadmica desse Programa de Ps-Graduao dever abranger atividades de ensino, pesquisa e extenso, desenvolvidas simultaneamente, de forma integral e vinculada Graduao. Tal pressuposto fundamenta os seguintes objetivos de formao: Fomentar a formao de docentes e pesquisadores capacitados terica, metodolgica e tecnicamente para analisar os processos de organizao do espao construdo e do territrio, acrescentando-se a esses a crescente utilizao de novas tecnologias de ensino e aprendizagem. Formar profissionais capacitados terica, metodolgica e tecnicamente a orientar a formao de propostas, envolvendo arquitetura e urbanismo visando o enfrentamento de problemas especficos da organizao scio-espacial, atravs de novas atitudes e solues.

64

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Linhas de Pesquisa Entende-se por linha de pesquisa um tema aglutinador de estudos tcnico-cientficos, em determinada rea do conhecimento, que se fundamenta em dinmica investigativa onde se originam projetos cujos resultados guardam relao entre si. As linhas de pesquisa so essenciais para aglutinar os docentes, discentes e pesquisadores em eixos prioritrios de investigao. Elas tm ainda o papel de alimentar os seminrios anuais de pesquisa e antecipar as preocupaes temticas prevalecentes na seleo (discente) e nas indicaes para bolsas e auxlios pesquisa (docente e discente) junto aos rgos financiadores. De acordo com critrios vigentes no sistema CAPES/CNPq recomendvel iniciar um programa de ps-graduao com apenas uma rea de concentrao, devendo esta ser claramente definida nos seus objetivos, linhas de pesquisa e projetos de pesquisa representativos da atuao dos professores pesquisadores lotados no departamento. Vislumbra-se, no mbito do DAU UFC, o potencial de serem criadas pelo menos de duas reas de concentrao e quatro linhas de pesquisa. Recomenda-se, entretanto, que deva ser inicialmente instituda aquela que melhor atenda s exigncias institucionais para a criao do programa de ps-graduao. Como exerccio prospectivo e considerando o perfil atual do corpo docente habilitado a participar de um Programa de Ps-Graduao, antev-se quatro linhas de pesquisa com potencial acadmico. Seriam elas: Linha de Pesquisa 1: Concepo, Metodologia e Tecnologia do Planejamento Urbano Esta linha pesquisa se dedica problemtica - terica, metodolgica e aplicada relativa concepo e anlise da representao do planejamento e uso do ambiente construdo, incluindo as problemticas da habitao e da circulao urbana. Linha de Pesquisa 2: Avaliao Arquitetnica e Urbanstica dos Espaos Construdos Esta linha agrupa os estudos e projetos que visam conhecer os mecanismos de agenciamento, gesto e uso do espao, relativamente ao edifcio e cidade, com intuito de gerar critrios e mtodos de interveno. Linha de Pesquisa 3: Histria da Arquitetura e Urbanismo no Cear Tradio e Atualidades Esta linha abrange os estudos da histria da arquitetura e do urbanismo no Estado do Cear e suas interaes com o restante do pas e o exterior, desde o perodo colonial aos dias de hoje.
65

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Linha de Pesquisa 4: Teoria e Histria do Espao Construdo Esta linha de pesquisa converge para o campo crtico e histrico sobre a produo dos espaos construdos de modo a identificar e analisar seus significados polticos, sociais, culturais e estticos.

Pblico-Alvo e Demanda Acredita-se que parte da demanda do PPG-AU tem origem nos crescimentos fsico-territorial e populacional da Cidade de Fortaleza e de sua rea metropolitana que, embora ocupe s cerca de 3% do territrio do Estado, concentra cerca de 30% da populao e aglutina aproximadamente 50% do total dos investimentos pblicos e privados do Estado do Cear. Esta situao, se por um lado, ganha em dinamismo, por outro lado, mostra ter os mesmos problemas dos demais grandes centros urbanos do pas, agravados, no caso, por uma urbanizao extremamente acelerada. Por outro lado, o Estado do Cear, vem se consolidando como importante plo regional. Este Estado tem coordenado esforos, na ltima dcada, para consignar novas perspectivas estratgicas de desenvolvimento que incluem o rompimento com as tendncias inerciais de desequilbrios regionais, tanto nos mbitos scio-econmico como tecnolgico e a consolidao de um roteiro de transformaes estruturais. Estas perspectivas tm trazido como resultado, j mensurvel, alteraes na estrutura econmica regional, o que incide na modificao dos indicadores sociais e em novas modelagens de uso e ocupao de seu territrio. Entre as condicionantes estratgicas, se destacam mecanismos de atrao e fomento a diversos empreendimentos e negcios, notadamente industriais e dos setores de servios de turismo, que pretendam se instalar no Estado, e a capacidade e qualificao da populao e dos centros de difuso de educao e tecnologia aplicada. Alm disso, preciso levar em considerao a localizao estratgica de Fortaleza. A implementao do PPG-AU tornaria Fortaleza na cidade mais prxima dos estados nordestinos do Piau e do Maranho e dos demais estados da Regio Norte que no possuem cursos de psgraduao. Efetivamente, o PPG-AU poder receber uma forte demanda de profissionais desta parte do pas.

66

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

Integrao Graduao/Ps-Graduao Todo o corpo de docentes do PPG-AU dever lecionar tambm na graduao, seja no Curso de Arquitetura e Urbanismo ou em outras unidades da UFC. Os resultados das pesquisas docentes so apresentados aos alunos de graduao, de forma inserida nas disciplinas sob a responsabilidade dos professores e pesquisadores do PPG-AU, sobretudo nas disciplinas eletivas, cujo contedo mais flexvel. O estgio supervisionado para o corpo discente da ps-graduao dever ser criado para aumentar a interao entre ps-graduao e graduao. O mestrando participa, com seu orientador ou outro professor de sua linha de pesquisa, nas disciplinas da graduao de tema compatvel ao seu projeto de tese. Isto assegura ao discente do PPG-AU uma experincia na docncia ao mesmo tempo em que permite uma discusso de seu tema por um pblico mais abrangente. Todas as atividades extracurriculares e eventos promovidos pelo PPG-AU, tais como palestras, seminrios e cursos especiais, sero divulgados e abertos aos alunos de graduao alguns deles so, inclusive, oferecidos como cursos de extenso, com direito a certificado de participao.

67

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

ementrio
novembro 2010

68

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OBRIGATRIAS: Perc. e representao Desenho Arquitetnico TG 005 - 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo Desenho Arquitetnico Auxiliado por Computador NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Introduo Teoria Geral dos Signos. Meios, cdigos, tcnicas e sistemas de representao no desenho de arquitetura. Etapas do projeto arquitetnico. NBR. Panorama das tecnologias digitais no desenho de arquitetura. Apresentao das ferramentas bsicas de representao grfica digital inserindo-as no contexto do projeto arquitetnico como instrumentos de representao e anlise. Processos e mtodos de utilizao das ferramentas digitais no desenvolvimento do projeto atravs da experimentao.

Desenho de Observao TG 007 - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Percepo e representao da forma e do espao no campo bidimensional. Fenmenos visuais da percepo cnica: sobreposio, deformao, gradientes e convergncia figura humana como objeto no espao. Representao da paisagem. Luz, valores de luminosidade e transposio corvalor.

Elementos de Programao Visual TG 008 - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo Espao e Forma 1 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Estudo de estruturao do campo bidimensional. Estudo da percepo. Psicologia da forma. Estudo da cor. Elementos de linguagem da comunicao. Princpios de organizao e composio da forma no espao. Linguagem do espao e forma. Elementos, sintaxe e gramtica das formas tridimensionais. Elementos geomtricos primrios. Caractersticas da forma. Transformaes. Operaes booleanas. Princpios de organizao (eixo, simetria, hierarquia, ritmo, harmonia).

Espao e Forma 2 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Linguagem, arquitetura espao, estudo de obras arquitetnicas. Introduo ao estudo da forma arquitetnica: Anlise e sintaxe das formas, das relaes espaciais por elas criadas e dos estmulos perceptivos que suscitam. Referncias para a formao de um pensamento arquitetnico. Princpios de composio. Leitura crtica e expresso potica de situaes espaciais.

Geometria Descritiva NOVO 04 crditos Depto. Engenharia dos Transportes

Noes de Projeo. Sistema ortogonal didrico e tridrico. Estrutura e leitura de uma pura. representao do ponto, reta e plano no sistema mongeano. Posies relativas de ponto reta, plano e bissetores. Mtodos descritivos: rebatimento, mudana de plano, rotao e alamento. Problemas mtricos envolvendo verdadeira grandeza. Superfcies curvas. Problemas mtricos, representao de poliedros e superfcies geomtricas, sees e intersees em geral. Aplicaes prticas em arquitetura.

69

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OPTATIVAS: Perc. e representao Desenho Universal NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Conceitos e definies que situam a deficincia em um contexto amplo e abrangente; noes sobre como planejar e executar projetos adequados diversidade humana, em especial para pessoas com alguma deficincia ou mobilidade reduzida. Projeto de objetos, de mobilirio urbano e arquitetnico que atendam aos padres de solues tcnicas, existentes no Brasil e exterior, bem como aos critrios tcnicos da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT que garanta a acessibilidade a todos os componentes do ambiente urbano e das edificaes.

Espao e Forma 3 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Novos meios de representao da forma e do espao construdo. Os processos de criao da forma e do espao na contemporaneidade. Questes concernentes ao estudo da forma e do espao contempornea na arquitetura. Novos processos de criao e ferramentas representao do espao construdo.

Perspectiva e Sombra TG 012 - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Perspectiva cnica de edifcio. Perspectiva de ponto central: mtodos mongeano. Pontos Medidores e Pontos Contnuos. Perspectiva de duas fugas: mtodos mongeano, pontos medidores e auxiliares de topo. Perspectiva de trs fugas: noes bsicas. Sombra na perspectiva.

Programao Visual TG 011 - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo Tpicos Avanados em Percepo e Representao NOVO 02 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Aplicao dos fundamentos tericos da programao visual. Projeto de identidade visual. Informaes grficas no espao arquitetnico. Projetos integrados de sinalizao do edifcio e do espao urbano. Disciplina de contedo varivel. Dever servir como apoio ou complementao s disciplinas de Percepo e Representao.

ORIGATRIAS: Tecnologia Condicionamento Ambiental 1 TG 049 - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo Condicionamento Ambiental 2 TG 055 - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Conceito de clima, elemento, tipologia. O homem e o meio trmico natural. Zonas de conforto trmico. Ventilao natural.

Geometria de insolao. Proteo solar direta. Iluminao natural dos espaos arquitetnicos.

70

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

ORIGATRIAS: Tecnologia Instalaes e Equipamentos da Edificao 1 NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo Instalaes e Equipamentos da Edificao 2 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Conceitos, cdigos, normas tcnicas, materiais e especificaes, procedimentos projetuais e Tcnicas construtivas das Instalaes Prediais Hidrulicas, Esgotamento Sanitrio, guas Pluviais, Rede de Combate a Incndio e Gs. Estudo das instalaes e suas implicaes na construo dos edifcios. As instalaes sob a tica da economia dos recursos naturais. Conceitos, cdigos, normas tcnicas, materiais e especificaes, procedimentos projetuais e tcnicas construtivas das instalaes prediais eltricas e telefone. Sistemas de lgica e automao. Sistemas de condicionamento de ar. Estudo das instalaes e suas implicaes na construo dos edifcios. Estudo e suas implicaes dos equipamentos de deslocamento vertical na construo dos edifcios. As instalaes sob a tica da sustentabilidade. Composio e decomposio de foras coplanares. Geometria das massas. Isosttica. Princpios gerais de resistncia dos materiais. Trao, compresso, flexo, toro e cisalhamento simples. Solicitaes compostas. Esttica. Flambagem. Sistemas reticulados planos. Teoremas de sistemas hiperestticos. Mtodo de CROSS. Normas estruturais brasileiras.

Resistncia e Estabilidade das Estruturas 1 TB719 - 06 crditos Dep. Eng. Estr. e Construo Civil

Sistemas Estruturais 1 TB725 - 04 crditos Dep. Eng. Estr. e Construo Civil Sistemas Estruturais 2 TB 726 - 04 crditos Dep. Eng. Estr. e Construo Civil

Concreto Armado: conceitos e prioridades. Dimensionamento e detalhes de peas estruturais, flexo simples e composta, estdios II e III, vigas, lajes, pilares e fundaes. Hipteses de clculo, funcionamento, pr-dimensionamento, emprego e vantagens de estruturas especiais em concreto armado, madeira e ao (lajes, grelhas, prticos mltiplos, arcos, tribunas, reservatrios, redes, cestas, membranas, cascas e estruturas pnseis). Estruturas pr-moldadas. Noes de concreto protendido.

Sistemas e Materiais de Construo 1 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Disciplina de introduo ao conhecimento das propriedades dos materiais de construo no contexto da obra, com nfase na apreenso de seus aspectos qualitativos, objetiva o desenvolvimento da conscincia construtiva do aluno a partir da compreenso dos sistemas, tcnicas, materiais e equipamentos presentes nas seguintes etapas da construo: 1. Fundaes (diretas, indiretas, arrimos, contenes, etc.), 2. Estruturas (concreto moldado in loco, concreto pr-moldado, ao, madeira, etc.) 3. Vedaes (alvenarias, painis, pr-fabricados, esquadrias, etc.) 4. Coberturas (estruturas de coberta, telhas, impermeabilizao, etc.).

Sistemas e Materiais de Construo 2 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Disciplina de aprofundamento ao conhecimento das propriedades dos materiais de construo no contexto da obra, com nfase na apreenso de seus aspectos qualitativos, objetiva o aprimoramento da conscincia construtiva do aluno a partir da compreenso dos sistemas, tcnicas, materiais e equipamentos presentes na fase dos Acabamentos da obra (pedras, revestimentos cermicos, pavimentaes, madeiras, vidros, forros, elementos de serralharia, plsticos, pinturas, etc.).

71

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OPTATIVAS: Tecnologia Condicionamento Ambiental 3 TG 056 - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo Iluminao Artificial TG 057 - 02 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo Tpicos Avanados em Tecnologia da Edificao NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa O som: aspectos fsicos e fisiolgicos, aparelhos de medida. Fontes de rudo interior e exterior da edificao. Transmisso de rudos areos e impactos. Isolamento e condicionamento acstico de ambientes. Luminotcnica. Projeto de iluminao dos espaos internos e externos da edificao: iluminao e ergonomia, lmpadas e luminrias, mtodos de avaliao e clculos. Normas brasileiras. Disciplina de contedo varivel. Dever servir como apoio ou complementao s disciplinas de Tecnologia.

OBRIGATRIAS: Teoria e Histria Histria da Arte NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa As origens da Arte. A arte na Antiguidade Oriental e Clssica. A arte oriental. A arte do ocidente medieval. O Renascimento e o Maneirismo. O Barroco e a resistncia ao Barroco. Os movimentos artsticos do sc. XIX. A arte Moderna.

Histria da Arquitetura e do Urbanismo 1 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Estudo da Arquitetura e do Urbanismo no panorama internacional: sociedade moderna- renascimento, maneirismo e barroco. Fim do mundo medieval e nascimento do capitalismo mercantil. O surgimento da cidade e a Catedral Gtica. Renascimento: renascimento e classicismo; a nova cultura artstica; a cidade real e a cidade ideal renascentista; a arquitetura renascentista; reforma e contrarreforma. Maneirismo: a expanso da arte de origem italiana na Europa e nas Amricas; A cidade e a Arquitetura maneirista. Barroco: a expanso da arte Barroca; a cidade barroca; a arquitetura Barroca; o rococ.

Histria da Arquitetura e do Urbanismo 2 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Estudo da Arquitetura e do Urbanismo no panorama internacional: sociedade industrial at 1960. A revoluo industrial e urbano: prurbanismo; urbanismo. Renovao dos estudos urbansticos aps a segunda guerra mundial. A revoluo industrial e a arquitetura: Cultura artstica, Historicismo, Arts and Crafts, Art Nouveau, Art Deco; Difuso do Movimento Moderno. Proto-racionalismo, Racionalismo; A continuidade e as revises do movimento moderno (1945-1960).

Histria da Arquitetura e do Urbanismo 3 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Estudo da Arquitetura e do Urbanismo no panorama internacional e nacional: sociedade contempornea. No mbito internacional: urbanismo contemporneo; a condio ps-moderna (1965-1980); a disperso das posturas arquitetnicas (ps 1980). No mbito nacional: urbanismo e arquitetura ps 1970; novas Pesquisas.

72

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OBRIGATRIAS: Teoria e Histria Histria da Arquitetura e do Urbanismo 4 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Estudo da Arquitetura e do Urbanismo na antiguidade clssica e sua relao com o Renascimento, Barroco, Modernidade e Ps-Modernidade. Antiguidade Clssica. Antiguidade Clssica e o Renascimento. Antiguidade Clssica e o Barroco. Antiguidade Clssica e a Modernidade. Antiguidade Clssica e a Ps-modernidade.

Histria da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil 1 NOVA - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Estudo da Arquitetura e do Urbanismo brasileiro: sculo XVI ao sculo XVIII. Brasil Colnia. O processo civilizatrio e o mundo barroco. Formao da rede urbana nacional. Criao das vilas e a centralizao administrativa. A Colonizao. A atividade aucareira. A minerao. A pecuria extensiva e a ocupao do serto. Arquitetura Militar (fortalezas). A arquitetura civil (palcios, casas de cmara e cadeia, complexo do engenho, casas de fazenda da pecuria, casas de farinha, mercados da carne). Arquitetura religiosa (Igrejas e conventos). Cear: a produo urbanstica e arquitetnica cearense.

Histria da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil 2 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Estudo da Arquitetura e do Urbanismo brasileiro: sculo XIX at a dcada de 1970. Experincias urbansticas XIX e XX: Urbanismo no sculo XIX. Cidades planejadas: Belo Horizonte, Goinia e Braslia. Os movimentos historicistas: Ecletismo, Art Nouveau, Neocolonial. Modernismo no Brasil: As Premissas da Renovao, A Reforma da ENBA, Lus Nunes e o Movimento do Recife, Concurso do MEC, Lucio Costa, Oscar Niemeyer. Escola Carioca e Escola Paulista.

OPTATIVAS: Teoria e Histria Esttica e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo TG 022 - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Estudo das interpretaes estticas: abordagem psicolgica, abordagem histrica e abordagem sociolgica. Abordagem esttica das Artes Visuais: teoria da visualidade pura, teoria sociolgica, teoria iconolgica, teoria semiolgica ou estruturalista. Anlise das principais correntes do pensamento da arquitetura e do urbanismo moderno e contemporneo: L. Munford, S. Gideon, E. Panofsky. Renovao metodolgica: crtica epistemolgica; o papel da histria e da etnografia; e dimenso simblica do espao.

Histria da Arquitetura do Cear TG 024 - 02 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

A arte pr-colonial e a arte dos ndios. O perodo colonial. A arquitetura do sculo XIX: o historicismo, o ecletismo e a art nouveau. A arquitetura do ferro. A pintura do sculo XIX. A pintura do sculo XX: grupos artsticos. O Salo de Abril. O Museu de Arte da Universidade.

Histria da Arte Contempornea TG 023 - 02 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Tendncia da arte internacional no incio do sculo XX aos dias atuais. Perspectiva da arte brasileira: das razes do modernismo Semana de 22 e sua evoluo at 1930. Transformaes artsticas de 1930 ao perodo da Segunda Guerra Mundial. Novas tendncias do ps-guerra. Perspectiva da ltima dcada.

73

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OPTATIVAS: Teoria e Histria Tpicos Avanados em Histria da Arquitetura e Urbanismo NOVO 02 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Disciplina de contedo varivel. Dever servir como apoio ou complementao s disciplinas de Histria da Arquitetura e Urbanismo.

OBRIGATRIAS: Proj. de Arquitetura Projeto Arquitetnico 1 NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Disciplina centrada no enfrentamento das questes especficas da atividade projetual com a necessria instrumentao crtica. Objetiva a elaborao de um projeto arquitetnico com base em um programa relacionado vivncia e percepo emprico-intuitiva do aluno. Considerar a edificao nas suas relaes com o entorno imediato: o lote e a rua. O desenvolvimento do projeto dever contemplar as seguintes etapas: Estudo de Viabilidade (EV), Estudo Preliminar (EP) e Anteprojeto (AP).

Projeto Arquitetnico 2 NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Disciplina centrada no enfrentamento das questes especficas da atividade projetual com a necessria instrumentao crtica. Objetiva a elaborao de um projeto arquitetnico com base em um programa de mdio porte e pequena complexidade funcional. Considerar a edificao nas suas relaes com o entorno na escala da quadra e da vizinhana. O desenvolvimento do projeto dever contemplar as seguintes etapas: Estudo de Viabilidade (EV), Estudo Preliminar (EP), Anteprojeto (AP) e Detalhamento Construtivo (DC).

Projeto Arquitetnico 3 NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Enfoque Temtico do 5 Semestre: Unidade de Vizinhana / Meio Ambiente e Sustentabilidade. Disciplina centrada no enfrentamento das questes especficas da atividade projetual com a necessria instrumentao crtica. Objetiva a elaborao de um projeto arquitetnico com base em um programa de mdio porte com desenvolvimento predominantemente vertical. Considerar a edificao nas suas relaes com o entorno na escala da quadra e da vizinhana. O desenvolvimento do projeto dever contemplar as seguintes etapas: Estudo de Viabilidade (EV), Estudo Preliminar (EP), Anteprojeto (AP) e Detalhamento Construtivo (DC).

74

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OBRIGATRIAS: Proj. de Arquitetura Projeto Arquitetnico 4 NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Enfoque Temtico do 6 Semestre: Projeto de Interesse Social / Habitao Disciplina centrada no enfrentamento das questes especficas da atividade projetual com a necessria instrumentao crtica. Objetiva a elaborao de um projeto arquitetnico com base em um programa de mdio porte diretamente relacionado ao interesse social. Considerar a edificao nas suas relaes com o entorno na escala do bairro. O desenvolvimento do projeto dever contemplar as seguintes etapas: Estudo de Viabilidade (EV), Estudo Preliminar (EP), Anteprojeto (AP) e Detalhamento Construtivo (DC).

Projeto Arquitetnico 5 NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Enfoque Temtico do 7 Semestre: Equipamentos Urbanos / Verticalizao e Paisagem. Disciplina centrada no enfrentamento das questes especficas da atividade projetual com a necessria instrumentao crtica. Objetiva a elaborao de um projeto arquitetnico com base em um programa de grande porte relacionado cultura, lazer, educao ou infraestrutura. Considerar a edificao nas suas relaes com a escala da cidade e da regio: equipamentos urbanos adjacentes, polos geradores de trfego, espaos pblicos relevantes. O desenvolvimento do projeto dever contemplar as seguintes etapas: Estudo de Viabilidade (EV), Estudo Preliminar (EP), Anteprojeto (AP) e Detalhamento Construtivo (DC).

Projeto Arquitetnico 6 NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Enfoque Temtico do 8 Semestre: Equipamentos Urbanos / Demandas Emergentes Disciplina centrada no enfrentamento das questes especficas da atividade projetual com a necessria instrumentao crtica. Objetiva a elaborao de um projeto arquitetnico com base em um programa de grande porte e alta complexidade funcional. Considerar a edificao nas suas relaes com a escala da cidade e da regio: equipamentos urbanos adjacentes, polos geradores de trfego, espaos pblicos relevantes. O desenvolvimento do projeto dever contemplar as seguintes etapas: Estudo de Viabilidade (EV), Estudo Preliminar (EP), Anteprojeto (AP) e Detalhamento Construtivo (DC).

75

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OPTATIVAS: Proj. de Arquitetura Projeto de Arquitetura de Interior 1 TG 036 - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Disciplina centrada no enfrentamento das questes especficas da atividade projetual dos espaos interiores com a necessria instrumentao crtica. Objetiva a elaborao de um projeto arquitetnico de interiores com base em um programa residencial. A disciplina pressupe a compreenso terica e prtica dos elementos de composio dos espaos interiores (habitao); das caractersticas e propriedades fundamentais dos materiais de acabamento e revestimentos utilizados em projetos de arquitetura de interiores residenciais; da histria do mobilirio e dos objetos decorativos; da iluminao artificial; das propriedades e influncia das cores; bem como das ferramentas e tcnicas de representao grfica aplicadas ao projeto de arquitetura de interiores. O desenvolvimento do projeto referente ao contedo prtico da disciplina dever contemplar as seguintes etapas: Estudo Preliminar (EP) e Projeto Executivo (PE) Disciplina centrada no enfrentamento das questes especficas da atividade projetual dos espaos interiores com a necessria instrumentao crtica. Objetiva a elaborao de um projeto arquitetnico de interiores com base em um programa comercial e de servios. A disciplina pressupe a compreenso terica e prtica dos elementos de composio dos espaos interiores ; das caractersticas e propriedades fundamentais dos materiais de acabamento e revestimentos utilizados em projetos de arquitetura de interiores; da iluminao artificial; bem como das ferramentas e tcnicas de representao grfica aplicadas ao projeto de arquitetura de interiores. O desenvolvimento do projeto referente ao contedo prtico da disciplina dever contemplar as seguintes etapas: Estudo Preliminar (EP) e Projeto Executivo (PE). Disciplina centrada no enfrentamento das questes especficas da atividade de detalhamento dos elementos que compem o projeto arquitetnico, no estudo das etapas de projeto executivo e detalhamento e no estudo do processo de projeto e sua relao com a construo Objetiva a compreenso e elaborao de desenhos grficos que detalhem todos os elementos que compem o projeto arquitetnico. O desenvolvimento do projeto dever contemplar as seguintes etapas: Projeto Executivo e Detalhamento.

Projeto de Arquitetura de Interior 2 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Projeto de Elementos Arquitetnicos NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

OBRIGATRIAS: Proj. de Urbanismo Planejamento Urbano e Regional 1 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Planejamento como processo de tomada de deciso quanto a aspectos vinculados a organizao territorial urbana e regional. O processo em sua anlise: Planejamento Urbano / Projeto Arquitetnico. O planejamento urbano e suas distintas etapas. Planejamento e plano: definio de objetivos, estruturao das atribuies e aplicao dos recursos financeiros. Poltica urbana e gesto urbana. Planejamento, participao e cidadania.

76

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OBRIGATRIAS: Proj. de Urbanismo Planejamento Urbano e Regional 2 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa O Municpio e o Plano Diretor. As funes sociais da cidade e da propriedade. A poltica urbana e seus instrumentos de operacionalidade e de controle. O zoneamento de uso e ocupao do solo como instrumento narrativo e tcnico e como poltica urbana, destacando-se o solo criado a operao urbana consorciada. Estudo de casos. O fenmeno de metropolizao e suas implicaes na organizao do espao microrregional. As aes intermunicipais.

Projeto Urbanstico 1 NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Enfoque Temtico do 5 Semestre: Unidade de Vizinhana / Meio Ambiente e Sustentabilidade. Elaborao de um projeto urbanstico a partir da identificao de problemas e potencialidades, e proposta de transformao, de uma realidade analisada em mbito local, e suas relaes com outras reas da cidade.

Projeto Urbanstico 2 NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Enfoque Temtico do 6 Semestre: Projeto de Interesse Social / Habitao Disciplina sequncia da anterior, objetiva a elaborao de um projeto paisagstico desenvolvido at a etapa de anteprojeto, a partir da identificao do problema e potencialidades e proposta de transformao de uma realidade urbana analisada na perspectiva da preservao/ conservao da paisagem natural, integrando-a paisagem urbana.

Projeto Urbanstico 3 NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Enfoque Temtico do 7 Semestre: Equipamentos Urbanos / Verticalizao e Paisagem. Disciplina sequncia da anterior, em nvel de anteprojeto, objetiva a elaborao de um projeto urbanstico a partir da identificao de problemas e potencialidades e propostas de transformao de uma realidade analisada em mbito distrital ou setorial e suas relaes com outras reas da cidade.

Projeto Urbanstico 4 NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Enfoque Temtico do 8 Semestre: Equipamentos Urbanos / Demandas Emergentes Disciplina sequncia da anterior, objetiva a elaborao de um projeto urbanstico em nvel de projeto completo, a partir de identificao de problemas e potencialidades e proposta de transformao de uma realidade analisada em rea da cidade sujeita a implantao de equipamentos de grande impacto ambiental e suas relaes com outras reas da cidade.

Legislao Urbana e Ambiental NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Direito Ambiental e Direito Urbanstico. Noes e Princpios. Interpretao, Integrao e Aplicao. Competncias Legislativas e Administrativas em Matria Ambiental e Urbanstica. Direito Administrativo e Direito Urbanstico. Planejamento e Equipamentos Urbanos. Solo Urbano. Loteamentos. Desmembramentos. Condomnios Horizontais e Verticais. Usucapio Urbana. Construo e Incorporaes Imobilirias. Registro de Propriedade Imobiliria Urbana. reas de Proteo Ambiental. Qualidade de Vida Urbana.

77

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OPTATIVAS: Proj. de Urbanismo Legislao Urbana de Fortaleza TG 059 - 02 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Compreenso e anlise crtica da configurao da paisagem urbana de Fortaleza a partir da legislao municipal, do processo poltico-decisrio definido pela Lei Orgnica Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, da Lei de Uso e Ocupao do Solo Urbano, da lei do loteamento, do cdigo de obras e posturas municipais, do oramento plurianual e anual do municpio, do cdigo tributrio e administrativo do municpio.

Saneamento TG 058 - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo Planejamento Urbano e Regional 3 NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Sistema urbano de abastecimento de gua. Sistemas urbanos de esgotos sanitrio e pluvial. Estaes de tratamento de gua potvel e de esgotos. O lixo urbano, coleta e eliminao. A questo metropolitana. Municipalizao e poder local. Planejamento regional e urbano no Nordeste e no Cear. Diferentes concepes de planejamento regional e a interveno do estado. Aspectos tributrios e fiscais das polticas econmicas. Programas de desenvolvimento rural. Tamanho urbano, externalidades e economias de escala de aglomerao. Tributao urbana, zoneamento e regulamentao. A renovao e a questo da terra urbana. Principais linhas de planejamento urbano.

Tpicos Avanados em Projeto Urbanstico NOVO 02 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Disciplina de contedo varivel. Dever servir como apoio ou complementao s disciplinas de Projeto Urbanstico.

OBRIGATRIAS: Inter-reas Introduo Arquitetura e Urbanismo NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Evoluo da forma da cidade e do pensamento urbanstico. Configurao fsica da cidade contempornea (o lote, a via, a quadra, a praa). Mtodos e tcnicas de apreenso do ambiente urbano. Anlise da edificao e de suas relaes com o meio urbano atravs do processo de sua produo e fruio. Exemplos significativos. Anlise da cidade em seus dois aspectos inter e intra-urbanos. Em relao ao primeiro, procura levar o aluno compreenso da urbanizao e o papel da cidade no interior da rede urbana. Em relao aos aspectos intra-urbanos, busca conduzir o aluno compreenso da configurao fsica da cidade, levando em conta as foras econmicas, sociais e polticas a partir de seus elementos estruturais: o lote, a via, a quadra e a praa.

Topografia TC 593 04 crditos Dep. Eng. Transportes

Introduo. Levantamentos Topogrficos. Instrumentos de topometria. Sistemas de coordenadas topogrficas. Topologia. Topometria. Superfcie Topogrfica. Taqueometria. Altimetria. Clculo de reas e volumes. Diviso de terreno. Introduo locao de obras civis.

78

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OBRIGATRIAS: Inter-reas Planejamento da Paisagem NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa Conceito de paisagem. Paisagem natural. Paisagem cultural. Mtodos de anlise e planejamento da paisagem. Ecologia da paisagem. Conservao, proteo e preservao ambientais. Unidades de conservao (SNUC). Polticas ambientais. Avaliao ambiental EIA-RIMA / Vegetao urbana.

Projeto de Arquitetura Paisagstica NOVO 06 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Conceituao de paisagem paisagismo planejamento paisagstico arquitetura paisagstica. Estruturao, organizao, composio, articulao e produo dos espaos livres. Elementos do projeto de arquitetura paisagstica. Material vegetal - noes de botnica / tipologias e usos plano de vegetao. Metodologia do projeto paisagstico.

Patrimnio Cultural Edificado NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Conceitos fundamentais sobre conservao e restaurao do patrimnio cultural. A experincia internacional: evoluo do pensamento sobre a problemtica da restaurao e da preservao urbanstica; as cartas e as recomendaes. E experincia brasileira: poltica de proteo ao patrimnio cultural; a legislao, os critrios e as experincias nacionais. Visitas orientadas aos monumentos.

Prtica Profissional TG 051 - 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Legislao pertinente ao exerccio profissional do arquiteto; atribuies da profisso (CREA), leis sociais, atuao comercial e cdigo de tica. Organizao e controle da produo do projeto de arquitetura. Mtodos de apropriao dos custos de projeto. Elaborao de propostas e contratos de servios. Conceitos e diretrizes para negociao de propostas e contratos de trabalho. rgos e entidades profissionais, concursos pblicos de projetos e tabelas de remunerao profissional. Histria da evoluo profissional da arquitetura no Brasil.

Estgio Supervisionado TG 050 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Prtica da execuo de obras urbanas e de edificaes. Interao dos projetos de arquitetura e complementares frente execuo da obra: exeqibilidade, compatibilidade, e coerncia com produo. Organizao da produo, tcnicas e materiais aplicados e custos.

Ateli de Trabalho de Curso 1 (ATC 1) NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

A disciplina Ateli de Trabalho de Curso 1 visa fomentar um espao de prtica coletiva do trabalho final de curso. Deve ser acompanhada por um docente designado pelo DAU-UFC que promover o debate de assuntos de interesse do grupo, mas com enfoque especial nos problemas relativos metodologia de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo

Ateli de Trabalho de Curso2 (ATC 2) NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

A disciplina Ateli de Trabalho de Curso 2 dar continuidade disciplina de ATC 1, com o objetivo de fomentar um espao de prtica coletiva do trabalho de curso. Deve ser acompanhada por um docente designado pelo DAU-UFC que promover o debate de assuntos de interesse do grupo, destacando, agora, as questes relativas s diferentes especificidades dos eixos curriculares inseridos no Trabalho de Curso, quais sejam. projeto de arquitetura; projeto urbanstico; projeto paisagstico; teoria e histria; tecnologia da arquitetura e do urbanismo; e percepo e representao em arquitetura e urbanismo.

79

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OBRIGATRIAS: Inter-reas Trabalho de Curso 1 (TC 1) NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

Ementa O Trabalho de Curso 1 constitui-se em um trabalho individual, de livre escolha do aluno, relacionado com as atribuies profissionais, a ser realizado ao final do curso e aps a integralizao das matrias do currculo mnimo. Ser desenvolvido, com o apoio do professor orientador escolhido pelo estudante, entre os professores do Departamento. Esta uma disciplina do nono semestre e dever ser realizada concomitante disciplina de ATC 1.

Trabalho de Curso 2 (TC 2) NOVO 04 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo

O Trabalho de Curso 2 constitui-se no desenvolvimento e finalizao do trabalho individual iniciado em TC 1. Ser desenvolvido, com o apoio do professor orientador escolhido pelo estudante, entre os professores do Departamento. Esta uma disciplina do dcimo semestre e dever ser realizada concomitante disciplina de ATC 2. O trabalho concludo dever ser submetido a uma banca de avaliao com a participao de um membro externo instituio a qual o estudante e o orientador pertenam.

OPTATIVAS: Inter-reas Antropologia Cultural HD 0959 04 crditos Dep. Cincias Sociais

Ementa O campo da antropologia. Formao e sentido do conceito antropolgico de cultura. Etnocentrismo, Estranhamento e Alteridade. Elementos de organizao social. Identidade, Gnero e Cidadania. Corpo e sociedade.

Climatologia Dinmica CJ 006 04 crditos Dep. Geografia

Problema de conceituao e fundamentao metodolgica. Climatologia e a anlise rtmica em climatologia. Iniciao s tcnicas de anlise rtmica. A abordagem dinmica do clima com vistas aos propsitos da geografia, principalmente na avaliao dos recursos naturais.

Evoluo do Pensamento Filosfico e Cientfico HD 766- 04 crditos Instituto de Cultura e Arte Introduo Engenharia Ambiental TD 887 04 crditos Dep. Eng. Hidrulica

Pensamento cientfico e filosfico na Antigidade, na Idade Mdia e nos tempos modernos. Os perodos de grandes transies e o Renascimento medieval e moderno (sculo XII, e XVII). Filosofia e cincia no mundo contemporneo. Conceitos bsicos. Ecologia e ecoternologia. Noes de modelagem ecolgica. Hidrologia ambiental. Ecossistemas principais. Controle de poluio; gua, ar e solo. Saneamento ambiental. Resduos slidos. Eroso do slido. Monitoramento ambiental. Sensoriamento remoto. Planejamento e preservao. Legislao ambiental. Impacto ambiental de obras de engenharia. Problemtica do semirido.

Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) HB 875 04 crditos Dep. Educao

Fundamentos da educao de surdos. Histria da educao dos surdos. Lngua Brasileira de Sinais. Fontica e Fonologia. Morfologia. Escrita de Sinais. Lingustica aplicada ao Ensino de Lnguas. Sintaxe. Aquisio da Linguagem. Sociolingustica. Ensino de lngua materna. Semntica e Pragmtica.

80

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OPTATIVAS: Inter-reas Matemtica 1 CB 586 o4 crditos Dep. Matemtica

Ementa Funo: funes elementares e suas aplicaes; limites de funes; taxa de variao; derivada e tcnicas de derivao; funes compostas e regra da cadeia; aplicaes da derivada; primitivas e tcnicas de integrao; integral definida e aplicaes; matrizes; operaes com matrizes;determinante; teorema de Laplace; sistemas de equaes lineares; regra de Cramer; escalonamento de um sistema; matriz inversa; aplicaes da matriz inversa; aplicaes das matrizes.

Metodologia do Trabalho Cientfico HE 000 04 crditos Instituto de Cultura e Arte

Cincia e conhecimento cientfico. Mtodos cientficos. Diretrizes metodolgicas para a leitura, compreenso e documentao de textos e elaborao de seminrios, artigo cientfico, resenha e monografia. Processos e tcnicas de elaborao do trabalho cientfico. Pesquisa tipos; documentao didtica pessoal, fichamento; projeto e relatrio de pesquisa etapas; monografia elaborao.

Mobilidade Urbana e Sistema de Transporte NOVO 04 crditos Dep. Eng. Transportes

Os transportes e a base social correspondente. Planejamento: definio, aspectos tericos, planejamento global e setorial, planejamento da infraestrutura viria e dos sistemas de transportes urbanos. Planejamento urbano. O processo de planejamento dos transportes urbanos, estudo de transportes urbanos. Anlise do caso da RMF. O processo de planejamento gerncia dos sistemas de transporte. Polticas pblicas e polticas de transporte.

Tpicos Avanados em Arquitetura Paisagstica NOVO 02 crditos Dep. Arquitetura e Urbanismo Planejamento Urbano e Regional EF 445 04 crditos FEAAC Cincias Econmicas

Disciplina de contedo varivel. Dever servir como apoio ou complementao s disciplinas de Paisagismo.

Planejamento regional e anlise regional: aspectos conceituais e metodolgicos. Tcnicas de anlise regional. Diferentes concepes de planejamento regional e a interveno do estado. Aspectos tributrios e fiscais das polticas econmicas. Programas de desenvolvimento rural. Tamanho urbano, externalidades e economias de escala de aglomerao. Tributao urbana, zoneamento e regulamentao. A renovao e a questo da terra urbana. Principais linhas de planejamento urbano. A questo metropolitana. Municipalizao e poder local. Planejamento regional e urbano no Nordeste e no Cear.

Psicologia Ambiental HE 203 04 crditos Dep. Psicologia

Evoluo histrica e contexto cultural da psicologia ambiental. Problemas e mtodos em psicologia ambiental. Percepo ambiental. Conscincia ambiental: percepo, imagens, adaptao sensorial, mapa mental. Comportamento espacial: territorialidade; espao pessoal; organizao espacial de pequenos grupos; proximidade; multido; espao defensvel. Experincia urbana. Ambientes naturais. Ecologia. Desenho urbano.

81

projeto poltico pedaggico do c u r s o d e a r quitetur a e ur banism o da universidade federal do cear

OPTATIVAS: Inter-reas Sociologia Urbana HD 775 04 crditos Dep. Cincias Sociais

Ementa As cidades na histria. O urbano no pensamento de Marx, Weber e Durkheim. A Escola de Chicago e a crtica marxista. A produo do espao urbano como processo social. Estado, planejamento urbano e movimentos sociais. Globalizao, ps-modernidade e espao construdo: o fim da cidade e do espao pblico.

Gerenciamento da Construo Civil 2 TB 815 -04 crditos Dep. Eng. Estr. e Construo Civil

Terreno: Escolha, Aquisio, Documentao. Programa, Fisiograma, Projeto Completo. Canteiro de Obras. Locao, Fundaes Superficiais e Profundas. Concreto Armado. Alvenarias. Estruturas de Madeira. Telhados. Impermeabilizao. Escoamento de guas Pluviais. Revestimentos. Pavimentao. Execuo das Instalaes: Eltrica, Hidrulica e Sanitria. Esquadrias. Pintura. Especificaes, Oramento, Cronograma. Noes de Planejamento e Controle de Edificaes. Contratos para Construo.

Resistncia e Estabilidade das Estruturas 2 TB 724 04 crditos Dep. Eng. Estr. e Construo Civil

Fundamentos da Resistncia dos Materiais. Linha elstica. Flambagem de Euler. Toro. Estruturas hiperestticas. Vigas contnuas. Estruturas arquitetnicas - apreciao intuitiva. Estruturas de concreto, ao e madeira.

Estatstica CC 147 04 crditos Dep. Estatstica e Matemtica

Fundamentos do mtodo estatstico e descrio de amostras. Probabilidade. Principais modelos de distribuio de probabilidade. Estatsticas e distribuies amostrai. Intervalos de confiana e testes de hipteses. Inferncias para mdias, propores e varincias. Teste do Chiquadro. Regresso e correlao.

82

You might also like