You are on page 1of 4

Cincias do Ambiente

1 Perodo Engenharia de Produo

Aquecimento Global Aumento do Efeito Estufa


Atualmente, a humanidade vive uma srie de ameaas continuidade da vida no planeta. Uma parte dos pesquisadores sobre mudanas climticas, por exemplo, afirma que Terra est ficando mais quente e as chances da culpa ser do homem so grandes. o aumento do efeito estufa. Da mesma forma, grande parte de problemas como esse pode ser resolvido atravs da interveno humana. O efeito estufa um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior porque o calor do sol fica retido na atmosfera. At determinada faixa (efeito estufa natural), este efeito pode at ser considerada uma coisa boa, alis, imprescindvel. O problema est no aumento do efeito estufa, que pode estar sendo potencializado pela emisso excessiva de gases (como dixido de carbono, metano e xido nitroso), acarretando na maior reteno do calor dos raios solares na atmosfera, consequentemente desestabilizando o equilibro energtico do planeta e originando o aquecimento global. Em escala global, provoca o aquecimento do clima, o que tem conseqncias catastrficas. O derretimento das calotas polares e de geleiras, por exemplo, eleva o nvel das guas dos oceanos e dos lagos, submergindo ilhas e amplas reas litorneas densamente povoadas. O superaquecimento das regies tropicais e subtropicais contribui para intensificar o processo de desertificao e de proliferao de insetos nocivos sade humana e animal. A destruio de habitats naturais provoca o desaparecimento de espcies vegetais e animais. Multiplicam-se as secas, inundaes e furaces, com sua seqela de destruio e morte. O filme Uma Verdade Inconveniente, de Davis Guggenheim, traz ao pblico a fascinante apresentao multimdia criada pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore sobre as questes relacionadas ao fenmeno das mudanas climticas mundiais. Gore argumenta de maneira convincente que a necessidade de combater o aquecimento global no uma questo poltica, e sim moral. O tempo est se esgotando, como se pode concluir do nmero recorde de tornados que vm atingindo o meio-oeste dos Estados Unidos, as enchentes torrenciais em Mumbai, na ndia, e o furaco Katrina, tudo s em 2005. O que Gore procura deixar totalmente claro que as ferramentas e os mtodos necessrios para reverter essas mudanas calamitosas existem --no so necessrias novas invenes-- e que as consequncias econmicas de se enfrentar o problema sero positivas, e no negativas.

A idia de que a proteo ambiental responsvel seja negativa para a economia exposta no filme, atravs de dados cientficos e outros, como sendo o que : uma grande mentira. De quem a culpa pelo aquecimento global Para os pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC), do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente, a Terra est ficando mais quente e as chances da culpa ser do homem so grandes. Mais precisamente de dois teros ou mais, segundo relatrio lanado em 2011. Isso porque a emisso excessiva de gases (como dixido de carbono, metano e xido nitroso) pelas indstrias intensifica um fenmeno natural, o efeito estufa. Graas a ele o calor dos raios solares retido na atmosfera terrestre e a temperatura mantida a nveis que permitem a existncia de vida. O problema quando estes gases ocorrem em excesso e retm mais calor do que o necessrio, causando o que se convencionou chamar de aquecimento global. Porm, esta no uma ideia unnime. H especialistas que acreditam que a temperatura de fato est subindo, mas no possvel precisar se as causas esto na ao humana, ou se esta mudana faz parte de um processo natural vivido pela Terra. A gegrafa Daniela de Souza Ona, por exemplo, defendeu em sua tese de doutorado na Universidade de So Paulo (USP) que o aquecimento global no existe. Para ela, o clima est em permanente transformao e suas alteraes no podem ser atribudas exclusivamente s variaes das concentraes dos gases na atmosfera. O professor de Geografia Antnio Carlos de Carvalho, do Colgio Equipe, explica que esta teoria pode ser verdadeira. Isso porque a Terra j foi muito mais fria e tambm muito mais quente do que hoje, por motivos que no esto relacionados ao efeito estufa. O planeta passa por perodos interglaciais e glaciaes, que ocorrem quando o calor do vero no suficiente para derreter uma parte do gelo acumulado durante o inverno e a neve se acumula. Isso ocorre por fatores como mudanas no eixo de inclinao e rotao do planeta. A existncia do homem e da civilizao tm em torno de seis mil anos. Biologicamente um perodo curto, no sabemos muito sobre situaes extremas de clima e temos poucos meios para precisar suas causas, explica.

Os dois lados concordam, no entanto, que a temperatura est subindo (durante o sculo XX a temperatura mdia global subiu aproximadamente 0,75 grau), ainda que por motivos distintos. Uma pista para esclarecer quem tem razo pode ser a velocidade das mudanas. Alteraes na natureza so comuns e se o aquecimento do planeta for uma delas, isso vai acontecer em uma escala de tempo maior. J se for causado pelo homem, seus efeitos sero sentidos mais rapidamente. Solues e medidas tomadas contra o efeito estufa Preocupados com estes problemas, organismos internacionais, ONGs (Organizaes No Governamentais) e governos de diversos pases j esto tomando medidas para reduzir a poluio ambiental e a emisso de gases na atmosfera. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, prev a reduo de gases poluentes para os prximos anos. Porm, pases como os Estados Unidos tem dificultado o avano destes acordos. Os EUA alegam que a reduo da emisso de gases poluentes poderia dificultar o avano das indstrias no pas. Em dezembro de 2007, outro evento importante aconteceu na cidade de Bali. Representantes de centenas de pases comearam a definir medidas para a reduo da emisso de gases poluentes. So medidas que devero ser tomadas pelos pases aps 2012. Diminuir o desmatamento de florestas tropicais pode ser a maneira mais barata para reduzir os gases de efeito estufa e estabilizar o aquecimento global, de acordo com artigo escrito por um grupo internacional de cientistas e divulgado nesta quinta-feira (10/5) no site da revista Science. Segundo o texto publicado na seo Policy Forum, que recomenda estudos que podem ser utilizados em polticas pblicas , se as taxas de desmatamento forem reduzidas pela metade at 2050 e mantiverem o nvel at 2100 ser possvel eliminar 50 bilhes de toneladas de carbono, o que equivale a mais de 10% dos cortes necessrios para manter as concentraes atmosfricas de dixido de carbono em 450 partes por milho (ppm). Uma concentrao maior do que essa, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudana Climtica (IPCC, na sigla em ingls), levaria o aquecimento para uma margem acima de 2C, causando uma catstrofe ambiental em escala global. No artigo, os pesquisadores utilizaram dados reunidos pelo IPCC para avaliar o projeto Reduzindo Emisses do Desmatamento (RED), lanado pelas Naes Unidas para investigar durante dois anos polticas e incentivos que os pases em desenvolvimento possam adotar de modo a frear o desmatamento de florestas tropicais. evidente que a soluo de longo prazo a descarbonizao. Mas, no intervalo das prximas dcadas, a reduo de emisses tem que ser considerada. O artigo mostra que, graas ao IPCC, a revista entendeu o recado que temos passado nos ltimos anos, disse Nobre Agncia FAPESP.

Fontes: Textos tirados de reportagens e artigos na Internet.

You might also like