You are on page 1of 11

3

1) Introduo
A formao dualista da Geografia, englobando e analisando racionalmente os aspectos fsicos e sociais, fornece uma ampla vantagem dessa cincia perante as demais, porm essa caracterstica pode estar sendo rejeitada mesmo dentro das instituies de ensino superior que deveriam trabalhar para formarem profissionais mais flexveis que saibam mensurar e dosar as duas concepes, se aproximando do que enxergo como o verdadeiro papel do Gegrafo. Aquele que seria o profissional mais capaz para atuar em reas envolvendo o meio ambiente e a sociedade. Mas para que isso seja possvel, necessrio romper com essa rgida dicotomia existente entre o fsico e o humano. Segundo Pontuschka (2007. p 161):
Essa fragmentao importante porque se faz o recorte para aprofundar o conhecimento em determinadas reas, mas no pode ser tomada como parmetro para o ensino fundamental e mdio. A escolada do ensino bsico fica sendo o lugar para o professor realizar o relacionamento entre as vrias reas do conhecimento que fazem parte do espao geogrfico. No entanto, se o professor no tiver slida formao disciplinar, voltada para a educao geogrfica, poder reproduzir a fragmentao existente na universidade, pois o conhecimento no se d por justaposio, mas, sim, por uma rede intrincada de relaes.

Um professor da educao bsica que teve sua formao em meio a um curso de viso geogrfica fragmentada, onde as relaes fsicas e sociais no eram trabalhadas em conjunto, a meu ver, muitas vezes tender a reproduzir essa fragmentao, ou seja, usando como exemplo uma expedio acadmica, esse profissional chegar a campo com seus estudantes e no conseguir fazer as devidas analises integrando fatores fsicos e humanos de certo local e esse fato pode acabar transformando o que deveria ser um momento proveitoso de anlise de campo em apenas uma viagem turstica. Acredito que a realizao das expedies de campo pautadas na viso de forma crtica e sem limitar a anlise da paisagem a apenas uma corrente do pensamento geogrfico, a forma emprica mais simples e prtica para se ensinar geografia de forma mais integrada.

Para Silva J. (2010, p 188):

Em educao existem caminhos alternativos para se construir o conhecimento. E um desses caminhos [...] a aula de campo. Para a formao da geografia de extrema importncia o espao vivido. fundamental que os alunos reconheam os conceitos, a construo, a ao humana sobre o mundo e que explorem a curiosidade epistemolgica a partir de uma aprendizagem contnua. O indivduo nico, assim como cada lugar tem a sua singularidade. O trabalho de campo objetiva trazer ao aluno um olhar crtico sobre a realidade e a teoria compreendendo-a dialeticamente.

1.1. Objeto de estudo


As minhas indagaes se baseiam a partir da discusso a respeito de uma possvel perda da empiricidade da cincia geogrfica no decorrer da sua gnese ate os dias atuais. O trabalho de campo como ferramenta tradicional do gegrafo vem sendo banalizado. A partir dessa linha de raciocnio procurei desenvolver a minha pesquisa.

1.2. Relevncia da pesquisa


Vivendo em um contexto onde a compartimentao do pensamento geogrfico vem reinando sobre as concepes de muitos profissionais da rea, vejo que a prtica do trabalho de campo vem sendo deixada de lado com o passar do tempo, relacionada diretamente crescente dualidade da geografia. Minha inteno apontar como essa rgida dicotomia que existe na Geografia, FSICA VS HUMANA, vem deixando marcas negativas na nossa cincia, assim como apontar como essa acirrou-se ainda mais a partir das dcadas de 60 e 70 do sculo XX e como essa fragmentao da cincia geogrfica pode estar comprometendo as prticas de campo.

1.3. Objetivos

Como foco principal, procurarei investigar a respeito da importncia do trabalho de campo como uma forma emprica de se aprender e ensinar geografia, trazendo essa pratica como uma possvel forma de aproximao dessas faces, ou seja, o trabalho de campo como forma de reconstruir o vnculo entre o fsico e o humano otimizando a anlise geogrfica.

2) Referencial Terico
2.1. A questo da Dualidade/Dicotomia
Segundo Silva S.: A dicotomia entre Geografia Humana e Geografia Fsica enfraquece a cincia geogrfica, pois, ao renegar uma delas, o gegrafo restringe o seu campo de trabalho (S/ano, p 41). A viso fragmentada dos profissionais da Geografia pode ser resultado do processo de formao desse indivduo, por exemplo, um curso de Geografia com muitos professores da rea fsica pode influenciar seus graduandos a seguirem apenas esse vis, deixando de lado as implicaes sociais, o mesmo pode ocorrer se esse curso for abarrotado de profissionais da rea humana, que possam trabalhar mais profundamente com seus graduandos as questes sociais, deixando a parte fsica indagaes, so elas:
Ser que a dicotomia existente entre a Geografia Fsica e Geografia Humana no agravada pelos professores na prpria universidade? Como esperar do futuro gegrafo uma viso global da realidade se na prpria universidade essa viso no lhe permitida?

de

lado.

A esse respeito, Silva, S. (S/ ano, p 43) contribui com interessantes

Seguindo essa mesma linha de raciocnio Pontuschka (2007. p 161) nos traz que No caso da Geografia, essa cincia ainda tratada na universidade de forma fragmentada, pois a prpria estruturao de um mesmo departamento demonstra essa realidade. Mesmo que o corpo docente de um curso seja formado numericamente por profissionais de ambos os vis, pode ocorrer que esses profissionais no consigam

manter uma mesma linha de raciocnio frente a seus graduandos, deixando-os perdidos em meio a diversas concepes que no se relacionam. Seguindo essa linha de raciocnio Mendona ( apud Silva, S. S/ano, p 43), observa a preocupao dos estudantes de graduao em geografia que:
perplexos diante da disparidade de disciplinas que compem a formao geogrfica universitria, aliada a ideologia expressa por cada um dos seus mestres em relao geografia que praticam, levam-nos a uma paradoxal busca de unidade do pensamento geogrfico.

Essa dicotomia discutida por muitos autores. Mendona (1992, apud Silva, S. S/ano, p 45) aborda inmeros trabalhos que discutem os aspectos bsicos da geografia enquanto cincia:
interessante, todavia, notar que a maioria dessas produes de autoria de gegrafos ligados principalmente parte humana/social da geografia, registrando uma tendncia a tratar os aspectos ligados geografia fsica de maneira muito superficial. Acreditamos que isto se d principalmente pela falta de convvio contnuo com este sub-ramo da geografia. A referida dicotomia tem um forte componente histrico. A geografia tradicional reinante at os meados do sculo XX era descritiva e com forte componente fsico. A partir da dcada de 1960, com o predomnio da chamada geografia crtica, grande parte dos gegrafos passou a desconsiderar os aspectos fsicos e valorizar apenas o que se relacionava ao social sem refletir sobre a problemtica integrao entre o homem e a natureza.

Tenho que a partir desse momento que essa fragmentao se acentuou ainda mais. Sansolo (1996, apud Silva, S. S/ano, p 45) comenta a respeito dessa postura da geografia crtica, observando que o gegrafo no deve ignorar os aspectos fsicos, mesmo em reas urbanas:
Em uma metrpole, embora o relevo tenha sido alterado pela construo de prdios, ou cuja bacia de drenagem foi impermeabilizada pelo asfalto e seus rios e crregos canalizados, ainda assim os processos naturais como os geomorfolgicos, expressos pelo movimento de massa de vertentes e depsitos sedimentares em rios e crregos; processos climticos, como sazonalidade das chuvas, temperaturas e umidade; migraes de aves continuam ocorrendo e vo continuar ocorrendo.

O fato que no podemos fazer geografia de forma compartimentada, mesmo em regies urbanas, os fenmenos fsicos, por mais controladas que estejam pela ao do homem, continuam ocorrendo e exercendo sua influncia. O

contrrio

tambm

vlido.

[...] mesmo pesquisas que recaem apenas sobre os caracteres fsicos de um territrio no passam, por isso, a dizer menos respeito populao que a vive, na medida em que seus resultados tornam mais eficaz uma interveno a LACOSTE (1985, apud Silva, S.

S/ano Para Silva, S. (S/ ano, p 46),

45).

os gegrafos fsicos e gegrafos humanos que acirram suas especializaes de acordo com sub-ramos individualizados da Geografia, caminham de forma muito ambgua. Analisar ou trabalhar somente os fenmenos sociais esquecendo do espao fsico sobre o qual eles se desenvolvem to incompleto do ponto de vista geogrfico, quanto analisar ou trabalhar o quadro fsico de um lugar sem considerar as aes e relaes humanas em seu contexto.

2.2. Rompendo com a Dualidade: A importncia das expedies de campo, ferramenta capaz de trabalhar a empiria Geogrfica.
Antes de serem sistematizados, na Antiguidade e na Idade Mdia, os conhecimentos geogrficos eram utilizados como mtodos para traar roteiros de viagens, sendo utilizados a fim de procurar explicaes sobre a Terra. Com isso, at fins do sculo XVIII, o que hoje consideramos como Geografia, naquele momento da histria era avaliado como sendo um conhecimento prtico, emprico e descritivo, o panorama que vemos hoje bem diferente, a Geografia criticada por no ter mais aquela capacidade de ir a campo e provar as suas teorias por meio do fazer emprico. Neste sentido, entende-se a importncia da ida a campo para a Cincia Geogrfica, que desde sua origem como instituio cientfica, fundamental para a realizao de pesquisas, trabalhos acadmicos e pedaggicos. Os trabalhos de campo ao serem realizados pelos pesquisadores da Cincia Geogrfica tm a obrigao de proporcionar ao cientista a anlise das relaes existentes no espao geogrfico, assim como realizar observaes de aspectos fisiolgicos, urbanos, sociais, econmicos e culturais na paisagem de forma emprica, buscando sempre a relao existente entre os fenmenos, chegando a concluses diversas.

O campo a ser realizado necessita seguir alguns princpios que devem ser respeitados, sendo que, primeiramente, importante destacar que um trabalho em campo no deve ser considerado como uma viagem turstica, o olhar do pesquisador necessita estar atento ao objeto de estudo, sem desvincul-lo do todo, isto , dos diversos elementos constituintes da paisagem. Em defesa disso, Monbeig (1936, apud Silva K. 2008, p 13) afirmava que as excurses constituem um valioso auxlio e devem ser aproveitadas e aplicadas com o objetivo definido, geogrfico, afim de que no redundem em simples passeio ou viagem de turismo. Segundo Silva K. (2008, p 18):
Em funo da gama de fatores que so estudados pela Geografia, faz-se necessrio a realizao de observaes empricas a fim de facilitar a sistematizao de conceitos, bem como a compreenso das temticas estudadas. A importncia de tais observaes sensveis retoma consolidao do pensamento geogrfico moderno [...]. Dessa forma, a realizao de trabalhos de campo na Cincia Geogrfica constitui-se como um instrumento essencial para a prtica de pesquisas acadmicas e trabalhos pedaggicos no mbito das instituies de ensino.

A respeito da importncia das prticas empricas para se fazer cincia Latini (2009, p 3) nos trs:
O trabalho de campo tem extrema importncia na evoluo das descobertas cientficas, entre muitas delas esto as que se situam no campo da Geografia, desde os viajantes da antigidade, passando pelos naturalistas e os organizadores da Geografia Moderna. Portanto a atividade de campo uma prtica essencial e enriquecedora da Geografia, uma vez que coloca o homem em contato com o espao natural e o faz pensar nos aspectos atuantes na formao desse espao e nos processos que geraram as estruturas observadas.

Latini (2009, p 3) ainda contribui trazendo a tona a importncia dessa prtica junto questo da otimizao no processo de ensino/aprendizagem no campo da geografia:
O trabalho de campo como ferramenta de ensino/aprendizagem funciona como ilustrao, exemplificao, de forma emprica do que apresentado no ambiente de estudo. Torna-se, em determinados momentos, difcil entender os objetivos propostos pelo ensino de Geografia sem qualquer tipo de atividade prtica em campo, onde o aluno pode estar inserido naquela realidade que apresentada nas aulas, pode compreender como vrios aspectos esto integrados no determinado fenmeno e facilita o alcance de noes que esto

inerentes a Geografia como: ecologia, sustentabilidade, cidadania, civilidade e etc.

Tambm escreve sobre o trabalho de campo como instrumento de ensino em geografia, Tomita (apud Latini 2009, p 3):
Dentre vrias tcnicas utilizadas no ensino de Geografia, considerase o trabalho de campo, uma atividade de grande importncia para a compreenso e leitura do espao, possibilitando o estreitamento da relao entre a teoria e a prtica. O alcance de um bom resultado parte de um planejamento criterioso, domnio de contedo e da tcnica a ser aplicada.

Scortegagna e Negro (2005, apud Silva J. 2010, p 193) acreditam que:


no campo que o aluno poder perceber e aprender os vrios aspectos que envolvem o seu estudo, tanto naturais quanto sociais., segundo eles o trabalho de campo em geografia riqussimo, pois as prticas de campo apresentam infinitas possibilidades de pesquisa e investigao, pois na cincia geogrfica que aspectos fsicos e humanos se tornam objetos de estudo concomitante.

O campo to importante como as aulas tericas. A articulao de todas as possibilidades alm de enriquecedora tem um valor insubstituvel em toda a esfera da aprendizagem. Oliveira e Mendona (2003, apud Silva J. 2010, p 193) nos trazem que:
Claro que estas prticas no descartam e nem substituem o trabalho com textos e as aulas expositivas, que so base do aprendizado do aluno. Mas so ferramentas preciosas que permitem mostrar aos alunos que o espao algo dinmico e que as vivncias e as reflexes espaciais influenciam a sociedade em todo momento e s reconhecendo-se como integrante deste movimento que se constri a cidadania e este um desafio constante para as aulas de Geografia.

10

3) Metodologia
Para botar em prtica a temtica ate aqui abordada, meu laboratrio ser a escola, o primeiro contato com o ambiente escolar ser feito por meio de sua direo. Neste sero apresentados objetivos da pesquisa e a solicitao formal de autorizao para a realizao da mesma. Posteriormente, entrarei em contato com o professor (a) de geografia e a partir da irei propor a realizao de um trabalho de campo com os seus alunos utilizando possivelmente o prprio entorno da escola, com temtica relacionada ao contedo que estar sendo trabalhado pelo professor (a) na poca, nesse momento, procurarei estabelecer e tornar claro viso dos educandos que a paisagem que nos rodeia produto de uma complexa relao entre fatores. Aps todo o planejamento e execuo do trabalho de campo com auxlio do professor (a), irei propor a aplicao de um questionrio para saber se na viso dos estudantes e do professor (a), a aplicao do contedo aliado ao campo facilita ou no a aprendizagem e se eles acham essa pratica importante para o estudo da geografia. E se eles concordam que em funo da gama de fatores que so estudados pela Geografia, faz-se necessrio a realizao de observaes empricas com intuito de facilitar a sistematizao de conceitos, assim como a compreenso das temticas estudadas. Esse questionrio tambm ter a inteno de mostrar-me se com a prtica de campo, os estudantes em contato com o espao, conseguiram notar os aspectos tanto fsicos quanto humanos atuantes na formao desse espao e nos processos que geraram as estruturas observadas. Utilizarei o questionrio como instrumento de recolha e avaliao de dados, este muito importante na pesquisa cientfica, especialmente nas cincias da educao. Um questionrio segundo Gnther (2003, p 2) um instrumento principal para o levantamento de dados por amostragem usado como meio de investigao que visa recolher informaes baseando-se, geralmente, na inquisio de um grupo representativo da populao em estudo. Para tal, colocarei uma srie de questes que abrangem o tema de interesse da minha pesquisa.

11

Deste modo, atravs da aplicao de um questionrio a um pblico-alvo constitudo no meu caso por alunos, possvel recolher informaes que permitam conhecer melhor as lacunas, no meu caso, do ensino de geografia a partir da mtua ao do prtico aliado ao terico e vice-versa. A partir da aplicao dessa metodologia (trabalho de campo / questionrio), espero chegar a uma resposta, se o professor (a) e os alunos entendem o trabalho de campo como uma importante ferramenta de ensino/aprendizagem que funciona como ilustrao, exemplificao, de forma emprica do que apresentado em sala de aula, ou se essa prtica ser vista como irrelevante por esses atores.

4) Cronograma
Atividades Reviso do presente projeto Contato com a escola onde a pesquisa ser colocada em prtica e com o professor (a) de Geografia dessa instituio Planejamento: trabalho de campo e questionrio Aplicao: trabalho de campo e questionrio Anlise e sistematizao dos dados e resultados obtidos X X X X Maio/2013 X Junho/2013 Julho/2013 Agosto/2013

5) Referncias Bibliogrficas

12

BRITO, F. B. __ DA ORIGEM DA GEOGRAFIA CRTICA A GEOGRAFIA CRTICA ESCOLAR. 10 Encontro Nacional de Prtica de Ensino em Geografia, 2009. Disponvel em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT5/tc5%20%2844%29.pdf Acesso: GNTHER Disponvel em: http://www.ic.unicamp.br/~wainer/cursos/2s2006/epistemico/01Questionario.pdf Acesso: 25/03/2013 LATINI, K. M. __ A IMPORTNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO PLANEJAMENTO CURRICULAR DA GEOGRAFIA PARA EDUCAO BSICA: UM EXEMPLO DAS ESCOLAS DO MUNICPIO DE NOVA FRIBURGO. 10 Encontro Nacional de Prtica de Ensino em Geografia, 2009. Disponvel em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/Poster/P%20%283%29.pdf Acesso: 20/02/2013 PONTUSCHKA N. N. __ PARA ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA. 2007. SILVA, J. S. R.__ OS (DES)CAMINHOS DA EDUCAO: A IMPORTNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA. 2010. Disponvel em: http://www.google.com.br/url? sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC4QFjAA&url=http%3A %2F%2Fessentiaeditora.iff.edu.br%2Findex.php%2Fvertices%2Farticle %2Fdownload %2F783%2F618&ei=ldxBUdjCEsztrQf6j4DACw&usg=AFQjCNEQHEy5md4IxmlWH_rYuBo3ZyjbQ&bvm=bv.43287494,d.bmk Acesso: 22/02/2013 H. __ COMO ELABORAR UM 19/02/2013 QUESTIONRIO

Planejamento de Pesquisa para as Cincias Sociais, 2003.

13

SILVA, K. N. __ A IMPORTNCIA DE SE PRATICAR O TRABALHO DE CAMPO NA CINCIA GEOGRFICA. Revista Eletrnica de Cincias Humanas, Letras e Artes, Uberlndia MG, 2008. Disponvel em: http://www.mel.ileel.ufu.br/pet/amargem/amargem1/estudos/MARGEM1-E43.pdf Acesso: 22/02/2013 SILVA, S. H. P __ GEOGRAFIA FSICA E GEOGRAFIA HUMANA: UMA DICOTOMIA A SER SUPERADA? Disponvel em: http://www.outrostempos.uema.br/Volume04/vol04art05.pdf Acesso: 20/02/2013 SUERTEGARAY, D. M. A. __ PESQUISA DE CAMPO EM GEOGRAFIA. Disponvel em: http://www.google.com.br/url? sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC4QFjAA&url=http%3A %2F%2Fwww.uff.br%2Fgeographia%2Fojs%2Findex.php%2Fgeographia%2Farticle %2Fdownload %2F78%2F76&ei=Vd9BUdXVG8birAeuy4GQBw&usg=AFQjCNHgCqyh0FADOlssG1 OFpiAnz8huIw&bvm=bv.43287494,d.bmk Acesso: 17/02/ 2013

You might also like