You are on page 1of 2

Caracterizao do mundo Rural salazarista aps 2 grande guerra

Aps a 2 grande guerra o sector 1 continuava a ser o que possuia mais populao , a agricultura desempenhava um papel fundamental no nosso pas. Tratava-se de uma agricultura pouco desenvolvida,pouco mecanizada,nos anos 30/40 o pas agrario continuava um mundo sobrepovoado e pobre com indices de produtividade que em geral nao atingiam sequer metade da media europeia, grande parte da produo era para o auto-consumo dos agricultores, devido a esta conjuntura o pas via-se ainda obrigado a importar produtos agricolas em grande escala

Desde os anos 30 que os estudos que os estudos sobre a situao da agricultura portuguesa apontavam como essencial o redimensionamento das propriedades que apresentavam uma profunda assimetria Norte-Sul -No norte predominavam os minifundios terras imensamente divididas por muitos proprietarios ou rendeiros de mentalidade tradicional , que resistiam a ideia de novas culturas assim como da maquinizao, tinham apenas em vista o auto-consumo -No sul encontravam-se os grandes latifundios encontravam se subaproveitados e muitas vezes dirigidos por assalariados.Ou atravs do arrendamento de parte das suas propriedades que era precario e por isso pouco propicio ao investimento. Face a esta situao foram necessarios elaborar planos de reforma que alterassem esta situao, tendo em vista fazer da agricultura um setor rentavel O Governo reconheceu a necessidade a mecanizao agricola e sobretudo no II plano de fomento 59-64 propoe algumas mudanas No norte pretendia-se constituir propriedades mais vastas atravs da aquisio das mesmas pelo Estado emparcelando-as No sul- tentou se estimular a constituio de propriedades mais pequenas, que deveriam entregues a pequenos rendeiros, mediante garantias de usufruto mais solidas e alargadas no tempo. Como j tinha sucedido no passado ergueu-se contra estas medidas a cerrada oposio dos latifundiarios do sul que utlizaram a sua grande influencia politica para que , em nome dos sagrados direitos da propriedade as inviabilizassem . Assim as alteraoes da estrutura fundiaria acabaram por nunca se fazer e a politica agraria esgotou-se em subsidios e incentivos que pouco efeito tiveram e beneficiaram os grandes proprietarios do sul e os grandes vinhateiros. A manuteno dos preos agricolas em niveis muito baixos desincentivou tambm o investimento e contribuiu para agravar as dificuldades do setor.

Na decada de 60 o pais enverdou pela via industrializadora deixando o a agricultura para segundo plano, a decada saldou-se por um decrescimo brutal da taxa de crescimento do produto agricola nacional e por um exodo rural macio que esvaziou as aldeias do interior. Esta situao levou ao crescimento da desigualdade entre a produo e o consumo alimentar o que elevou o defice agricola para do defice global dos pas.

You might also like