You are on page 1of 13

FEDERAO ESPRITA DO MARANHO FEMAR DEPARTAMENTO DE ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA DIRETORIA DE ORIENTAO E QUALIFICAO DOUTRINRIA

CURSO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA FORMAO E APRIMORAMENTO DE MONITORES E COORDENADORES DO ESDE

MDULO II Unidade 3 DOUTRINA ESPRITA: PRINCPIOS BSICOS E TRPLICE ASPECTO


Facilitadora: Rosemary Araujo
Telefones: 98.3213.6058 / 9973.9934 E-mail: rosemaryra@gmail.com

2013

Conhea o

ESPIRITISMO,
UMA NOVA ERA PARA A HUMANIDADE

DEUS,

INTELIGNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMEIRA DE TODAS AS COISAS

JESUS,
O GUIA E MODELO

KARDEC,
A BASE FUNDAMENTAL

- O LIVRO DOS ESPRITOS


- O LIVRO DOS MDIUNS - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - O CU E O INFERNO - A GNESE

"FORA DA CARIDADE NO H SALVAO" Caridade: benevolncia para com todos, indulgncia para as imperfeies dos outros, perdo das ofensas. (LE, 886)

Conselho Esprita Internacional-CEI Federao Esprita Brasileira-FEB

DOUTRINA ESPRITA ou ESPIRITISMO Princpios Bsicos


O que o conjunto de princpios e leis, revelados pelos Espritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificao Esprita: O Livro dos Espritos, O Livro dos Mdiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Cu e o Inferno e A Gnese. O Espiritismo uma cincia que trata da natureza, origem e destino dos Espritos, bem como de suas relaes com o mundo corporal. Allan Kardec (O que o Espiritismo Prembulo) O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que est na Terra; atrai para os verdadeiros princpios da lei de Deus e consola pela f e pela esperana. Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo cap. VI 4) O que revela Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existncia e qual a razo da dor e do sofrimento. Sua abrangncia Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as reas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regenerao da Humanidade. Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: cientfico, filosfico, religioso, tico, moral, educacional, social. Seus ensinos fundamentais Deus a inteligncia suprema, causa primeira de todas as coisas. eterno, imutvel, imaterial, nico, onipotente, soberanamente justo e bom. O Universo criao de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Alm do mundo corporal, habitao dos Espritos encarnados, que so os homens, existe o mundo espiritual, habitao dos Espritos desencarnados. No Universo h outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evoluo: iguais, mais evoludos e menos evoludos que os homens. Todas as leis da Natureza so leis divinas, pois que Deus o seu autor. Abrangem tanto as leis fsicas como as leis morais. O homem um Esprito encarnado em um corpo material. O perisprito o corpo semimaterial que une o Esprito ao corpo material. Os Espritos so os seres inteligentes da criao. Constituem o mundo dos Espritos, que preexiste e sobrevive a tudo. Os Espritos so criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, at a perfeio, onde gozam de inaltervel felicidade. Os Espritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnao. Os Espritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessrias ao seu prprio aprimoramento. Os Espritos evoluem sempre. Em suas mltiplas existncias corpreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforos que faam para chegar perfeio.

Os Espritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeio que tenham alcanado: Espritos Puros, que atingiram a perfeio mxima; Bons Espritos, nos quais o desejo do bem o que predomina; Espritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorncia, pelo desejo do mal e pelas paixes inferiores. As relaes dos Espritos com os homens so constantes e sempre existiram. Os bons Espritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suport-las com coragem e resignao. Os imperfeitos nos induzem ao erro. Jesus o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou a expresso mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho, o roteiro para a evoluo segura de todos os homens, e a sua prtica a soluo para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade. O homem tem o livre-arbtrio para agir, mas responde pelas consequncias de suas aes. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatveis com o procedimento de respeito ou no Lei de Deus. A prece um ato de adorao a Deus. Est na lei natural e o resultado de um sentimento inato no homem, assim como inata a idia da existncia do Criador. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiana se faz mais forte contra as tentaes do mal e Deus lhe envia bons Espritos para assistilo. este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.

PRTICA ESPRITA Toda a prtica esprita gratuita, como orienta o princpio moral do Evangelho: Dai de graa o que de graa recebestes. A prtica esprita realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princpio cristo de que Deus deve ser adorado em esprito e verdade. O Espiritismo no tem sacerdotes e no adota e nem usa em suas reunies e em suas prticas: altares, imagens, andores, velas, procisses, sacramentos, concesses de indulgncia, paramentos, bebidas alcolicas ou alucingenas, incenso, fumo, talisms, amuletos, horscopos, cartomancia, pirmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior. O Espiritismo no impe os seus princpios. Convida os interessados em conheclo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razo, antes de aceit-los. A mediunidade, que permite a comunicao dos Espritos com os homens, uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religio ou da diretriz doutrinria de vida que adotem. Prtica medinica esprita s aquela que exercida com base nos princpios da Doutrina Esprita e dentro da moral crist. O Espiritismo respeita todas as religies e doutrinas, valoriza todos os esforos para a prtica do bem e trabalha pela confraternizao e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raa, cor, nacionalidade, crena, nvel cultural ou social. Reconhece, ainda, que o verdadeiro homem de bem o que cumpre a lei de justia, de amor e de caridade, na sua maior pureza.

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal a lei. F inabalvel s o a que pode encarar frente a frente a razo, em todas as pocas da Humanidade.

O estudo das obras de Allan Kardec fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Esprita.
4

Resumo da Doutrina dos Espritos


(Introduo VI O Livro dos Espritos)

Vamos resumir, em poucas palavras, os pontos principais da doutrina que [os Espritos] nos transmitiram, a fim de mais facilmente respondermos a certas objees. Deus eterno, imutvel, imaterial, nico, onipotente, soberanamente justo e bom. Criou o Universo, que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais. Os seres materiais constituem o mundo visvel ou corpreo, e os seres imateriais, o mundo invisvel ou esprita, isto , dos Espritos. O mundo esprita o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo. O mundo corporal secundrio; poderia deixar de existir, ou no ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essncia do mundo esprita. Os Espritos revestem temporariamente um invlucro material perecvel, cuja destruio pela morte lhes restitui a liberdade. Entre as diferentes espcies de seres corpreos, Deus escolheu a espcie humana para a encarnao dos Espritos que chegaram a certo grau de desenvolvimento, dando-lhes superioridade moral e intelectual sobre as outras. A alma um Esprito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltrio. H no homem trs coisas: 1, o corpo ou ser material anlogo aos animais e animado pelo mesmo princpio vital; 2, a alma ou ser imaterial, Esprito encarnado no corpo; 3, o lao que prende a alma ao corpo, princpio intermedirio entre a matria e o Esprito. Tem assim o homem duas naturezas: pelo corpo, participa da natureza dos animais, cujos instintos lhe so comuns; pela alma, participa da natureza dos Espritos. O lao ou perisprito, que prende ao corpo o Esprito, uma espcie de envoltrio semimaterial. A morte a destruio do invlucro mais grosseiro. O Esprito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etreo, invisvel para ns no estado normal, porm que pode tornar-se acidentalmente visvel e mesmo tangvel, como sucede no fenmeno das aparies. O Esprito no , pois, um ser abstrato, indefinido, s possvel de conceber-se pelo pensamento. um ser real, circunscrito, que, em certos casos, se torna aprecivel pela vista, pelo ouvido e pelo tato. Os Espritos pertencem a diferentes classes e no so iguais, nem em poder, nem em inteligncia, nem em saber, nem em moralidade. Os da primeira ordem so os Espritos Superiores, que se distinguem dos outros pela sua perfeio, seus conhecimentos, sua proximidade de Deus, pela pureza de seus sentimentos e por seu amor do bem: so os anjos ou puros Espritos. Os das outras classes se acham cada vez mais distanciados dessa perfeio, mostrando-se os das categorias inferiores,
5

na sua maioria eivados das nossas paixes: o dio, a inveja, o cime, o orgulho etc. Comprazem-se no mal. H tambm, entre os inferiores, os que no so nem muito bons nem muito maus, antes perturbadores e enredadores, do que perversos. A malcia e as inconsequncias parecem ser o que neles predomina. So os Espritos estrdios ou levianos. Os Espritos no ocupam perpetuamente a mesma categoria. Todos se melhoram, passando pelos diferentes graus da hierarquia esprita. Esta melhora se efetua por meio da encarnao, que imposta a uns como expiao, a outros como misso. A vida material uma prova que lhes cumpre sofrer repetidamente, at que hajam atingido a absoluta perfeio moral. Deixando o corpo, a alma volve ao mundo dos Espritos, donde sara, para passar por nova existncia material, aps um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual permanece em estado de Esprito errante.1 Tendo o Esprito que passar por muitas encarnaes, segue-se que todos ns temos tido muitas existncias e que teremos ainda outras, mais ou menos aperfeioadas, quer na Terra, quer em outros mundos. A encarnao dos Espritos se d sempre na espcie humana; seria erro acreditar-se que a alma ou Esprito possa encarnar no corpo de um animal. As diferentes existncias corpreas do Esprito so sempre progressivas e nunca regressivas; mas a rapidez do seu progresso depende dos esforos que faa para chegar perfeio. As qualidades da alma so as do Esprito que est encarnado em ns; assim, o homem de bem a encarnao de um bom Esprito, o homem perverso a de um Esprito impuro. A alma possua sua individualidade antes de encarnar; conserva-a depois de se haver separado do corpo. Na sua volta ao mundo dos Espritos, encontra ela todos aqueles que conhecera na Terra, e todas as suas existncias anteriores se lhe desenham na memria, com a lembrana de todo bem e de todo mal que fez. O Esprito encarnado se acha sob a influncia da matria; o homem que vence esta influncia, pela elevao e depurao de sua alma, aproxima-se dos bons Espritos, em cuja companhia um dia estar. Aquele que se deixa dominar pelas ms paixes e pe todas as suas alegrias na satisfao dos apetites grosseiros, aproxima-se dos Espritos impuros, dando preponderncia sua natureza animal. Os Espritos encarnados habitam os diferentes globos do Universo. Os no encarnados ou errantes no ocupam uma regio determinada e circunscrita; esto por toda parte no espao e ao nosso lado, vendo-nos e acotovelando-nos de contnuo. toda uma populao invisvel, a mover-se em torno de ns.

H entre esta doutrina da reencarnao e a da metempsicose, como a admitem certas seitas, uma diferena caracterstica, que explicada no curso da presente obra [O Livro dos Espritos].

Os Espritos exercem incessante ao sobre o mundo moral e mesmo sobre o mundo fsico. Atuam sobre a matria e sobre o pensamento e constituem uma das potncias da Natureza, causa eficiente de uma multido de fenmenos at ento inexplicados ou mal explicados e que no encontram explicao racional seno no Espiritismo. As relaes dos Espritos com os homens so constantes. Os bons Espritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suport-las com coragem e resignao. Os maus nos impelem para o mal: -lhes um gozo ver-nos e assemelhar-nos a eles. As comunicaes dos Espritos com os homens so ocultas ou ostensivas. As ocultas se verificam pela influncia boa ou m que exercem sobre ns, nossa revelia. Cabe ao nosso juzo discernir as boas das ms inspiraes. As comunicaes ostensivas se do por meio da escrita, da palavra ou de outras manifestaes materiais, quase sempre pelos mdiuns que lhes servem de instrumentos. Os Espritos se manifestam espontaneamente ou mediante evocao. Podem evocar-se todos os Espritos: os que animaram homens obscuros, como os das personagens mais ilustres, seja qual for a poca em que tenham vivido; os de nossos parentes, amigos, ou inimigos, e obter-se deles, por comunicaes escritas ou verbais, conselhos, informaes sobre a situao em que se encontram no Alm, sobre o que pensam a nosso respeito, assim como as revelaes que lhes sejam permitidas fazer-nos. Os Espritos so atrados na razo da simpatia que lhes inspire a natureza moral do meio que os evoca. Os Espritos Superiores se comprazem nas reunies srias, onde predominam o amor do bem e o desejo sincero, por parte dos que as compem, de se instrurem e melhorarem. A presena deles afasta os Espritos inferiores que, inversamente, encontram livre acesso e podem obrar com toda a liberdade entre pessoas frvolas ou impelidas unicamente pela curiosidade e onde quer que existam maus instintos. Longe de se obterem bons conselhos, ou informaes teis, deles s se devem esperar futilidades, mentiras, gracejos de mau gosto, ou mistificaes, pois que muitas vezes tomam nomes venerados, a fim de melhor induzirem ao erro. Distinguir os bons dos maus Espritos extremamente fcil. Os Espritos Superiores usam constantemente de linguagem digna, nobre, repassada da mais alta moralidade, escoimada de qualquer paixo inferior; a mais pura sabedoria lhes transparece dos conselhos, que objetivam sempre o nosso melhoramento e o bem da Humanidade. A dos Espritos inferiores, ao contrrio, inconsequente, amide trivial e at grosseira. Se, por vezes, dizem alguma coisa boa e verdadeira, muito mais vezes dizem falsidades e absurdos, por malcia ou ignorncia. Zombam da credulidade dos homens e se divertem custa dos que os interrogam, lisonjeando-lhes a vaidade, alimentando-lhes os desejos com falazes esperanas. Em resumo, as comunicaes srias, na mais ampla acepo do termo, s so dadas nos centros srios, onde intima comunho de pensamentos, tendo em vista o bem.

A moral dos Espritos Superiores se resume, como a do Cristo, nesta mxima evanglica: Fazer aos outros o que quereramos que os outros nos fizessem, isto , fazer o bem e no o mal. Neste princpio encontra o homem uma regra universal de proceder, mesmo para as suas menores aes. Ensinam-nos que o egosmo, o orgulho, a sensualidade so paixes que nos aproximam da natureza animal, prendendo-nos matria; que o homem que, j neste mundo, desliga-se da matria, desprezando as futilidades mundanas e amando o prximo, avizinha-se da natureza espiritual; que cada um deve tornar-se til, de acordo com as faculdades e os meios que Deus lhe ps nas mos para experiment-lo; que o Forte e o Poderoso devem amparo e proteo ao Fraco, porquanto transgride a Lei de Deus aquele que abusa da fora e do poder para oprimir o seu semelhante. Ensinam, finalmente, que, no mundo dos Espritos, nada podendo estar oculto, o hipcrita ser desmascarado e patenteadas todas as suas torpezas, que a presena inevitvel, e de todos os instantes, daqueles para com quem houvermos procedido mal constitui um dos castigos que nos esto reservados; que ao estado de inferioridade e superioridade dos Espritos correspondem penas e gozos desconhecidos na Terra. Mas ensinam tambm no haver faltas irremissveis, que a expiao no possa apagar. Meio de consegui-lo encontra o homem nas diferentes existncias que lhe permitem avanar, conformemente aos seus desejos e esforos, na senda do progresso, para a perfeio, que o seu destino final. Este o resumo da Doutrina Esprita, como resulta dos ensinamentos dados pelos Espritos Superiores. (...).

Trplice Aspecto da Doutrina Esprita


Allan Kardec definiu o Espiritismo no livro O QUE O ESPIRITISMO como:
uma cincia que trata da natureza, da origem e da destinao dos Espritos, e das suas relaes com o mundo corporal (...) O Espiritismo ao mesmo tempo uma cincia de observao e uma doutrina filosfica. Como cincia prtica, ele consiste nas relaes que se podem estabelecer com os Espritos; como filosofia, ele compreende todas as consequncias morais que decorrem dessas relaes.

Isto constitui, juntamente com o aspecto religioso, o arcabouo geral do conhecimento esprita. O grande mrito das obras da codificao a sua abrangncia. Temos em profundidade a abordagem de temas relacionados s diversas facetas da existncia em seu carter mais amplo, j que vai alm da matria conhecida. As linhas gerais do Espiritismo esto refletidas no prprio processo da codificao, pois Kardec fez uso da investigao e, conforme obtinha informaes de cunho aprofundado, elaborou um mtodo para

comprovar a veracidade dos fatos. Ao notar o contedo nobre dos fenmenos apresentados, dedicou-se s formulaes de cunho filosfico e, finalmente, diante do resultado da pesquisa cientfica que fora produzida, houve a constatao de que os conhecimentos advindos dos Espritos Superiores possuam consequncias morais e religiosas. Encontramos, assim, toda a dinmica do trplice aspecto da doutrina Esprita; cincia, filosofia e religio unidas pelo condo lgico de uma f raciocinada. Com o Espiritismo, a humanidade entra em contato com ideias capazes de romperem com o misticismo, o dogmatismo, a intolerncia religiosa e o materialismo cientfico. Temos a ao da providncia divina que nos permitiu o acesso a essas revelaes, com fatos e provas, de tal maneira que qualquer tipo de objeo cairia por terra diante da expressiva e profunda honestidade estampada na realidade apresentada. Ressaltamos a natureza do entendimento da Doutrina Esprita em seu trplice aspecto, a fim de que no haja distores. Sabemos que interpretaes subjetivas podem deturpar a essncia de qualquer tipo de conhecimento. Na sua vertente filosfica, o Espiritismo revela sua verdadeira vocao ao perscrutar os meandros do que compe a nossa existncia, respondendo a algumas indagaes que sempre assomaram a natureza humana ao longo de sculos e nas mais diversas civilizaes. O foco da anlise FILOSFICA desempenhada pelo Espiritismo se remete finalidade da vida e a destinao da alma. o que podemos depreender das seguintes questes de O Livro dos Espritos: 115, 115-a, 120, 121, 122, 132, 133, 133-a e 145 (faa a leitura na fonte). Na perfeio, encontramos a felicidade. Logo, na proporo em que adquirimos os conhecimentos morais e intelectuais necessrios nossa evoluo, palmilhamos os degraus de ascenso do nosso esprito. Obviamente que o ritmo ir variar conforme nossa dedicao prtica do bem e no bom uso de nosso livre-arbtrio. Na sua dimenso CIENTFICA, o Espiritismo se atm aos fenmenos espritas (fenmenos produzidos por espritos). Possui o carter positivista e experimental, tendo o cuidado de contemporizar as questes de ordem metafsica, uma vez que no se permite o abandono do processo investigativo, tendo em vista a incapacidade de reproduzir-se estes fenmenos em laboratrio. O mtodo utilizado pelo Espiritismo na anlise dos fenmenos anmicos (relativos natureza do esprito encarnado) ou medinicos (fenmeno de intercomunicao entre espritos encarnados e desencarnados) o analtico ou indutivo. O seu fundamento consiste na existncia do Esprito, sua sobrevivncia morte do corpo fsico e seu retorno ao mundo material (reencarnao). Abaixo temos alguns exemplos da abordagem feita por Kardec acerca dessa temtica em O Livro dos Espritos, nas questes: 23, 23-a, 24, 55, 76, 84, 85, 86, 87, 93, 94, 94-a, 456, 457, 459, 460, 461, 473 e 474 (faa a leitura na fonte). Por fim, temos o aspecto RELIGIOSO do Espiritismo, baseado inteiramente na moral crist, uma vez que preceitua a prtica do bem, o

exerccio da caridade, da fraternidade, da humildade e do amor ao prximo. Nesse contexto, o Espiritismo ao estimular a f raciocinada (desapegada de credos, ritos, dogmas, rituais e hierarquia sacerdotal) ala a um novo patamar a concepo de religiosidade at ento admitida, pois promove o retorno essncia do que significa a palavra religio, que vem do latim religare, no sentido de religao com o divino. Em O Livro dos Espritos, obtemos elucidaes sobre a viso lanada pela Doutrina Esprita a respeito da natureza religiosa, nas questes: 148 e 625 (faa a leitura na fonte). Finalizando esta anlise, transcrevemos um trecho da obra Sntese - Doutrina e Prtica do Espiritismo, de Lon Denis: (...) 87. Que significa esta palavra: espiritismo? R. Significa: Cincia do Esprito ou ensino dos Espritos, porque so os prprios Espritos que no-lo revelaram. 88. Por que espiritualismo experimental? R. Porque essa doutrina repousa sobre fatos positivos, controlados pela experimentao cientfica. 89. O espiritismo uma cincia ou uma crena? R. 0 espiritismo , ao mesmo tempo, uma cincia positiva, uma filosofia, uma doutrina social; tambm uma crena, porm, baseada na cincia, experimental. 90. uma cincia, uma filosofia, uma doutrina, uma crena nova? R. De modo algum; a cincia integral, a filosofia humana, a doutrina universal. Ele o antigo e novo, como a Verdade, que eterna. 91. Prove que o Espiritismo uma cincia. R. 0 espiritismo uma cincia porque repousa em princpios positivos de onde se podem tirar dedues cientficas incontestveis. Alm disso, ele a prpria razo da cincia, porque a cincia que no esclarece o homem sobre sua natureza ntima e sobre seu destino, uma cincia incompleta e estril, como o positivismo. Ora, o espiritismo a cincia completa do homem; ela lhe indica sua verdadeira natureza, seu princpio fundamental, seu destino final, e, por consequncia, esfora-se, dando-lhe toda a luz sobre sua vida para torn-la mais feliz e melhor. 92. Quais so as provas cientficas atuais do espiritismo? R. As provas atuais do espiritismo so as descobertas recentes da radioatividade de todos os corpos e de todos os seres, a hipnose, o magnetismo, os fenmenos mltiplos da telepatia, do desdobramento, os fantasmas dos vivos e dos mortos, em uma palavra todo o conjunto dos fenmenos de ordem psquica. As descobertas futuras, das quais estas so apenas o prefcio, daro ao espiritismo experimental uma consagrao definitiva.

10

93. Se o espiritismo uma cincia positiva, por que encontra tanta oposio, hostilidade mesmo, entre os sbios? R. 0 espiritismo s combatido, geralmente, pelos sbios oficiais, precisamente porque ele uma revoluo na cincia oficial. A maioria dos sbios livres e independentes , ao contrrio, favorvel ao espiritismo e vem engrossar nossas fileiras. 94. Como o espiritismo, que uma cincia, , ao mesmo tempo, uma filosofia e uma moral? R. Porque o espiritismo uma cincia eminentemente prtica, que ensina aos homens as duas grandes virtudes sobre as quais repousa toda a moral humana: a justia e a solidariedade, isto , o progresso na ordem e o amor. 95. O cristianismo no explica essa moral? R. Sim, a moral universal escrita, em todos os tempos, na conscincia humana. Jesus a ensinou ao mundo, h vinte sculos, mas os sacerdcios e as teologias a desnaturaram e alteraram por meio de acrscimos interesseiros ou de interpretaes sutis. 0 espiritismo lhe restitui sua pureza primitiva, a apoia em provas sensveis e a apresenta ao gnero humano com toda a amplitude que convm sua evoluo atual e a seus progressos futuros. 96. Entretanto, toda moral pede uma sano, isto , uma recompensa para o bem, um castigo para o mal? R. A recompensa do bem cumprido o prprio bem, como o castigo do mal cometido a conscincia de o ter praticado com premeditao; da, o remorso. 0 esprito humano para consigo mesmo seu prprio recompensador ou seu algoz. Deus no pune nem recompensa ningum. Uma lei imutvel, uma justia imanente presidem a ordem do universo e as aes dos homens. Todo ato cumprido encerra suas consequncias. Deus deixa ao tempo o cuidado de realiz-las. 97. No h, portanto, cu nem inferno? R. 0 cu ou o inferno esto na conscincia de cada um de ns; toda alma traz em si e consigo sua alegria ou seu sofrimento, sua glria ou sua misria, conforme seus mritos ou seus demritos. 98. Ento, por que fazer o bem e evitar o mal, se no se recompensado pelo cu, nem punido pelo inferno? R. necessrio fazer o bem e evitar o mal, no com o fim egostico de uma recompensa, nem pelo temor servil de um castigo, mas unicamente porque a lei de nosso adiantamento. 0 progresso dos seres o resultado de seu esforo individual; assim, anulam-se o dogma injurioso da graa e a teoria fatalista da predestinao.

11

99. Como formulada a lei do destino? R. Cada um de nossos atos, bom ou mau, temos dito, recai sobre ns. A vida presente, feliz ou infeliz, o resultado de nossos atos passados e a preparao de nossas vidas futuras. Colhemos, matematicamente, atravs dos sculos o que semeamos. A lembrana de nossas vidas anteriores se apaga por ocasio da volta da alma carne; mas o passado subsiste nas profundezas do ser. Essa lembrana se recobra na morte e at durante a vida, quando a alma se desprende do corpo material, nos diferentes estados do sono. Ento, o encadeamento de nossas vidas e, por conseguinte, o das causas e dos efeitos que as rege se reconstituem. A realizao nelas, de uma lei soberana de justia, torna-se evidente para ns. 100. Acabamos de ver que o espiritismo uma cincia positiva e uma filosofia moral: como, alm disso, uma doutrina social? R. Porque o espiritismo bem compreendido e bem praticado torna o indivduo melhor e que somente pela melhoria do indivduo que se pode obter a da sociedade. 101. Como o espiritismo torna o indivduo melhor? R. Dando-lhe a verdadeira noo da vida e, portanto, a do seu destino, isto , realizando a educao moral do homem individual e do homem social. 102. Mas a sociologia e o socialismo modernos no fazem a mesma coisa? R. Eles fazem, infelizmente, o contrrio. 0 socialismo atual s v na existncia presente o que ele denomina "concorrncia vital", isto , a luta pela vida. Esta teoria perigosa porque consagra o materialismo, excita os apetites, desencadeia as ambies, aprova todos os atentados e conduz anarquia. Ela visa somente o bem-estar material, isto , a vida do corpo, e no leva absolutamente em conta o destino imortal do esprito. 103. Como a doutrina esprita corrige esse erro do socialismo? R. 0 espiritismo demonstra ao homem que sua vida presente no seno um elo da longa cadeia de suas existncias. Por consequncia, ele deve consider-la, principalmente, sob seu ponto de vista real, o da educao da alma, e no pelas vantagens materiais que nos oferece, no podendo estas, se delas abusarmos, seno retardar nosso adiantamento e nossa verdadeira felicidade. 104. Como o espiritismo compreende a solidariedade humana? R. Em seu mais alto e mais amplo sentido. Cada homem, devendo renascer um dia para reparar suas faltas ou aperfeioar sua vida nesta mesma terra, que o campo de batalha de suas lutas e o terreno de seus labores, no tem ele todo o interesse de a fazer o bem em torno de si, de amar seus semelhantes, prestar-lhes servio a fim de preparar para si prprio uma volta feliz neste mundo de provas?

12

105. No isso um sonho, uma dessas utopias acariciadas pelos espritos quimricos, porm, impossveis de realizar? R. Os fatos a esto para provar a possibilidade de realizar essa doutrina social. Existem na Blgica e na Frana grupos espritas de operrios, e sobretudo de mineiros, que funcionam h quinze ou vinte anos. Todos os domingos, eles se renem para ouvir os ensinamentos dos Espritos protetores e as comunicaes do alm. Cada um desses humildes trabalhadores toma para si as lies do Evangelho dos invisveis. Alguns se tm corrigido de suas paixes e se curado de seus vcios; todos so consolados, instrudos, reconfortados e se tornam melhores. Esses homens, antes incultos e grosseiros, so agora esclarecidos sobre os problemas do destino e da vida eterna. As vozes do alm, as de seus amigos, de seus parentes, tm-lhes ensinado mais do que os sermes do padre ou as declamaes do sofista ou do reitor. Um dia, e esse dia no tardar em vir, essas comunicaes do mundo invisvel se tornaro a religio dos povos e a da humanidade; um novo princpio de educao social ser revelado ao mundo, e a paz, a justia, a fraternidade reinaro entre os homens. (...)

13

You might also like