You are on page 1of 14

FATORES DE RISCO E PROTEO NA PREVENO DO USO INDEVIDO DE DROGAS Magali Sampaio de Castro.

Mestranda no Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas da Universidade Federal do Piau UFPI. E-mail:maga1911@yahoo.com.br; Lcia Cristina dos Santos Rosa . Docente da Universidade Federal do Piau UFPI/(orientadora). Doutora em Servio Social pela UFRJ. E-mail: luciacsr@yahoo.com.br RESUMO Diversos estudos j foram realizados sobre fatores de risco e de proteo com relao ao uso de drogas na adolescncia. Este artigo tem por objetivo discutir sobre os fatores de risco e de proteo na preveno do uso de drogas. Metodologicamente foi uma pesquisa bibliogrfica. Alguns autores foram especialmente considerados: Tanaka e Andrade (2002); Sudbrack (2003), Carlini-Cotrim (2000), Carlini (2001). Foi possvel constatar a necessidade de se conhecer as peculiaridades existentes na dimenso conceitual sobre uso, abuso e dependncia qumica e a repercusso de tais definies na determinao dos modelos de preveno na rea de lcool e outras drogas. Temos ainda que a escola, espao privilegiado do conhecimento e informao, ainda carece no desenvolvimento de metodologias de interveno no que tange aos chamados temas transversais. Aponta-se para necessidade de formao continuada, desenvolvimento de projetos internos na escola que envolva todos aqueles que a compem e de maiores subsdios por parte das polticas pblicas em especial na rea de lcool e outras drogas. PALAVRAS-CHAVES: Drogas. Preveno. Escola. Fatores de risco e proteo. 1 USO, ABUSO E DEPENDNCIA QUMICA, FATORES DE RISCO E PROTEO O uso e o abuso de drogas pelos adolescentes so cada vez mais presentes e traz conseqncias srias nas vrias dimenses de seu desenvolvimento e na sua famlia. Segundo Sudbrack (2003, p. 36) h adolescentes que apresentam maior comprometimento com o consumo de drogas e / ou outras problemticas, em geral, atreladas a conflitos de ordem familiar que os colocava em situao de risco.

A Organizao Mundial de Sade (OMS apud BRASIL, 2004), reconhece a dependncia qumica como doena, porque h alterao da estrutura e no funcionamento normal da pessoa, sendo-lhe prejudicial. No tem causa nica, mas produto de uma srie de fatores (fsicos, emocionais, psquicos e sociais) que atuam ao mesmo tempo, sendo que s vezes, uns so mais predominantes em uma pessoa especfica, do que em outras. Atinge o ser humano nas suas trs dimenses bsicas (biolgica, psquica e social), e atualmente, reconhecida como uma sria questo social, medida que atinge o mundo inteiro, e todas as classes sociais. Outro aspecto diz respeito progresso do uso. Considerando as contribuies de Barros Filho (2008) e de forma resumida, temos: abstinncia refere-se ausncia de consumo. Experimentao: uso ocasional, para satisfazer a curiosidade ou interar um grupo. Uso recreacional: consumo moderado que geralmente no expe o indivduo ou o grupo a situaes de risco para a sua sade fsica ou psicolgica e do qual no advm problemas sociais. Abuso da substncia: situao em que o consumo causa danos sade fsica, psquica ou social do indivduo ou o expe a riscos. Dependncia: uso compulsivo da substncia, priorizao do seu consumo em detrimento dos danos que causa e de outros interesses pessoais, sociais ou profissionais (perda de controle). Uma pessoa no comea a usar drogas ou abusar delas por acaso ou por uma deciso isolada. Cada vez mais, pesquisas e estudos mostram que o uso indevido de drogas fruto de uma multiplicidade de fatores. Se por um lado a pessoa no nasce predestinada a usar drogas, tambm no as usa apenas por influncia de amigos ou mesmo de traficantes. Destacam-se, portanto, a familiar, a escola, os pares e a comunidade onde o jovem vive. Observa-se que estas instituies possuem um papel fundamental como fatores de proteo, embora tambm desenvolvam-se como fatores de risco se exercerem influncias que levem ao consumo de drogas. Portanto, de forma muito sinttica teramos o uso, abuso e dependncia qumica. Cada qual com aspectos especficos e sendo assim, as intervenes devem ser pautadas de acordo com as peculiaridades de cada situao. Dessa forma, um mesmo fator pode ser de risco para uma pessoa e de proteo para outra.

Ao realizar um trabalho de preveno com um grupo, necessrio conhecer a realidade daquele grupo especfico, identificando, para aqueles indivduos, o que fator de risco e o que poderia ser fator de proteo, a fim de atuar minimizando os primeiros e fortalecendo os segundos. Neste sentido, que se considera o estudo sobre fatores de risco e proteo. Sudbrack (2003) apresenta que fatores de risco so aquelas circunstncias sociais e/ou pessoais que a tornam vulnerveis a assumir comportamentos arriscados, como usar drogas. Fatores de proteo so aqueles que contrabalanam as vulnerabilidades, tomando a pessoa com menos chances de assumir esses comportamentos. A seguir demonstramos por meio de quadros fatores de risco e de proteo e os espaos aos quais se relacionam. Estes quadros foram elaborados a partir das contribuies de Albertina, Scivoletto e Zemel (2004) no material fornecido pelo curso de capacitao Atualizao de conhecimento sobre reduo da demanda de drogas. FATORES INDIVIDUAIS DE PROTEO Habilidades Sociais Cooperao Habilidades para resolver Problemas valores Autonomia Auto-estima desenvolvida
ALBERTANI, M. B.; SCIVOLETTO, S.; ZEMEL, M. de L. S. Preveno do uso indevido de drogas: fatores de risco e fatores de proteo. In: Curso de capacitao Atualizao de conhecimento sobre reduo da demanda de drogas. Secretaria Nacional Antidrogas, UFSC, 2004. p. 63-86.

DE RISCO Insegurana Insatisfao com a vida Sintomas depressivos

Vnculos positivos com pessoas, instituies e Curiosidade Busca de prazer

FATORES FAMILIARES

DE PROTEO

DE RISCO

Pais que acompanham as atividades dos Pais que fazem uso abusivo de drogas filhos Estabelecimento de regras de conduta claras Envolvimento afetivo com a vida dos filhos Respeito aos ritos familiares Estabelecimento claro da hierarquia familiar
ALBERTANI, M. B.; SCIVOLETTO, S.; ZEMEL, M. de L. S. Preveno do uso indevido de drogas: fatores de risco e fatores de proteo. In: Curso de capacitao Atualizao de conhecimento sobre reduo da demanda de drogas. Secretaria Nacional Antidrogas, UFSC, 2004. p. 63-86.

Pais que sofrem de doenas mentais Pais excessivamente autoritrios ou muito exigentes

A famlia pode ser um fator de risco ou de proteo para o uso de substncias psicoativas. Tanto fatores ambientais como genticos contribuem para o uso e abuso ou a dependncia de drogas. De acordo com Albertina, Scivoletto e Zemel (2004) outro aspecto de fundamental importncia o papel da famlia na formao do indivduo. funo da famlia proporcionar que a criana aprenda a lidar com limites e frustraes. Crianas que crescem num ambiente com regras claras, geralmente, so mais seguras e sabem o que devem ou no fazer para agradar. Quando se defrontam com um limite, sabem lidar com a frustrao, por terem desenvolvido recursos prprios para super-la. Sem regras claras, natural que o jovem sinta-se inseguro e, na tentativa de descobrir as regras do mundo, tambm testar os seus limites, deparando-se com frustraes. Dessa maneira, as drogas surgem como soluo mgica: o seu consumo faz com que todos os sentimentos ruins desapaream por alguns instantes, sem necessidade de esforos maiores. Para estas autoras na adolescncia, sem a proteo da famlia, o adolescente desafiador e que no sabe lidar com frustraes apresenta maior chance de desenvolver uso indevido de drogas.

A presena dos pais junto aos filhos to ou mais importante na adolescncia do que na infncia, um vez que seu papel agora estar atento, mobilizar sem dirigir, apoiar nos fracassos e incentivar nos xitos; em suma, estar com os filhos e respeitar cada vez mais sua individualizao. O conflito entre os pais um dos fatores de risco mais relevantes, constataram Albertina, Scivoletto e Zemel (2004), pois expe as crianas e os adolescentes hostilidade, crtica destrutiva e raiva. Frequentemente, esses conflitos esto relacionados a alteraes no comportamento, tais como agresso, sentimento de bem-estar prejudicado e funcionamento social inadequado. Em especial na adolescentes, isso pode precipitar sintomas depressivos, delinquncia e problemas com lcool. FATORES ESCOLARES DE PROTEO Bom desempenho escolar escolar Ligaes fortes com a escola Oportunidades de participao e deciso Baixas expectativas em relao s crianas Excluso Social aprendizagem Realizao pessoal Possibilidades de desafios e expanso da mente Descoberta de possibilidades (e talentos) pessoais Prazer em aprender Descoberta e construo de Projeto de Vida
ALBERTANI, M. B.; SCIVOLETTO, S.; ZEMEL, M. de L. S. Preveno do uso indevido de drogas: fatores de risco e fatores de proteo. In: Curso de capacitao Atualizao de conhecimento sobre reduo da demanda de drogas. Secretaria Nacional Antidrogas, UFSC, 2004. p. 63-86.

DE RISCO Baixo desempenho escolar

Boa insero e adaptao no ambiente Falta de regras claras

Vnculos afetivos com professores e colegas Falta de vnculos com as pessoas ou com a

FATORES SOCIAIS Albertina, Scivoletto e Zemel (2004) expem que a influncia dos modismos particularmente importante sobre os adolescentes. A moda reflete a tendncia do momento e os adolescentes so vulnerveis a essas influncias. Eles esto saindo da infncia e comeando a ganhar autonomia para escolher suas prprias roupas, suas atividades de lazer, enfim, definir seu prprio estilo. Nessa escolha de modelos, salienta-se a presso da turma, os modelos dos dolos e os exemplos que esses jovens tiveram dentro de casa, ao longo de sua infncia. Para estas autoras, o uso indiscriminado de medicamentos, como remdios para relaxar, para melhorar o desempenho sexual e para dormir, dentre outros, do ao jovem a impresso de que, para qualquer problema, h sempre uma alternativa qumica de ao rpida que no requer grandes esforos, enfim, resposta consoante com o imediatismo caracterstico da juventude. FATORES SOCIAIS DE PROTEO Respeito s leis locais Credibilidade da mdia Oportunidade de trabalho e lazer DE RISCO Violncia Desvalorizao das autoridades sociais Falta de recursos para preveno e atendimento Informaes adequadas sobre as drogas e Descrena nas instituies seus efeitos Clima comunitrio afetivo Conscincia social
ALBERTANI, M. B.; SCIVOLETTO, S.; ZEMEL, M. de L. S. Preveno do uso indevido de drogas: fatores de risco e fatores de proteo. In: Curso de capacitao Atualizao de conhecimento sobre reduo da demanda de drogas. Secretaria Nacional Antidrogas, UFSC, 2004. p. 63-86.

Falta de oportunidades de trabalho e lazer e mobilizao

comunitria

FATORES RELACIONADOS DROGA DE PROTEO Informaes efeitos Regras e controle para o consumo adequado Propaganda que incentiva e mostra apenas o prazer que a droga causa Prazer intenso que leva o indivduo a querer repetir o uso
ALBERTANI, M. B.; SCIVOLETTO, S.; ZEMEL, M. de L. S. Preveno do uso indevido de drogas: fatores de risco e fatores de proteo. In: Curso de capacitao Atualizao de conhecimento sobre reduo da demanda de drogas. Secretaria Nacional Antidrogas, UFSC, 2004. p. 63-86.

DE RISCO sobre os Disponibilidade para a compra

contextualizadas

De maneira bem simples, conforme Albertina, Scivoletto e Zemel (2004) quanto mais rpido for o incio dos efeitos de uma droga e quanto menor a durao do efeito dela, maior o seu potencial para causar dependncia. Isso se explica porque o organismo teria pouco tempo para se reequilibrar, no caso do fim dos efeitos, com sintomas de abstinncia aparecendo de forma intensa e rpida. Assim, com o mal-estar fsico causado pela ausncia da droga, a pessoa teria mais vontade (ou necessidade) de voltar a usar a droga. 2 A PREVENO DO USO INDEVIDO DE DROGAS De acordo com Nogueira (2008), coordenador estadual do Programa Educacional de Resistncia s Drogas PROERD segue alguns princpios bsicos de preveno ao uso de drogas. Ressalta-se que os modelos de programas de preveno devem ser desenvolvidos com filosofias definidas: que ofeream aos alunos informaes sobre os efeitos das drogas; devem quando dirigidos famlia, valorizar o vnculo familiar, relaes familiares, tcnicas de comunicao, etc; devem quando para ensino fundamental e mdio aumentar as habilidades sociais; proporcionar aos alunos sentimentos positivos de auto-estima; oferecer aos alunos habilidades de resistncia s presses negativas; ser vantajosos do ponto de vista do custo-benefcio; ser especficos para as diferentes idades e culturas.

De acordo com o Observatrio Brasileiro de Informaes sobre Drogas - OBID (BRASIL, 2010) as intervenes podem ser feitas em trs nveis: preveno primria, secundria e terciria. Na preveno primria o objetivo evitar que o uso de drogas se instale ou retardar o seu incio. A preveno secundria destina-se a pessoas que j experimentaram drogas ou usam-nas moderadamente e tem como objetivo evitar a evoluo para usos mais freqentes e prejudiciais. Isso implica um diagnstico e o reconhecimento precoce daqueles que esto em risco de evoluir para usos mais prejudiciais. J a preveno terciria diz respeito s abordagens necessrias no processo de recuperao e reinsero dos indivduos que j tm problemas com o uso ou que apresentam dependncia. Os nveis de preveno so um contnuum, sem limites claros, muitas vezes, entre preveno primria, secundria e terciria. Portanto, exige que as aes sejam desenvolvidas em vrios mbitos, integradas entre as diferentes reas sociais. De acordo com Marques (2003) incorporar novos conceitos e abordagens no algo fcil, contudo quando elaborados precisam ser baseados nas necessidades dos usurios com os quais so pactuados objetivos e metas. 2. 1 O que precisamos saber para fazer a preveno Conforme Andrade e Bassit (1995, p. 86) dada complexidade da problemtica do uso de drogas, envolvendo a interao de fatores bio-psico-sociais, o campo das aes preventivas extremamente abrangente, envolvendo aspectos que vo desde a formao da personalidade do indivduo at questes familiares, sociais, legais, polticas e econmicas. Segundo estes autores trabalhar nessa rea complexo: exige apoio, conhecimento, criatividade e, mais do que isso, exige uma equipe motivada e persistente, que acredite na capacidade de crescimento do indivduo e da sociedade. Assim, segue algumas contribuies/indicaes destes autores. Apoio: necessrio que as lideranas da comunidade ou da instituio onde se desenvolver o programa sejam sensibilizados para que apoiem e se envolvam na

implantao, no desenvolvimento e na manuteno do programa (ALBERTINA; SCIVOLETTO; ZEMEL, 2004, p. 74). Conhecimento: conhecimento cientfico; disponibilidade de estudar para se manter atualizado; aprendizado na tolerncia frustrao e na ampliao dos prprios limites; trabalhar com grupos; persistncia e pacincia para implantao de mudanas lentas, graduais e continuadas; exame dos prprios preconceitos em relao questo; criatividade para apresentar o Material a ser estudado para que a aprendizagem se faa com a vivncia; postura aberta e de reflexo. (ALBERTINA; SCIVOLETTO; ZEMEL, 2004, p. 74). Definio de objetivos e estratgias: a implantao de um programa inclui a definio de objetivos e estratgias que atendem s necessidades da comunidade em que estamos atuando. Por exemplo, devem-se levar em conta: os dados culturais do local, quais so as drogas de abuso, quais so os nveis de consumo, quais so as crenas e os valores da comunidade, o que se espera e o que possvel fazer. (ALBERTINA; SCIVOLETTO; ZEMEL, 2004, p. 74). Definio de recursos: importante identificar os recursos humanos e fsicos da prpria comunidade, para que uma ao no seja interrompida com a justificativa de que sozinhos no caminhamos ou de que no existem condies de continuidade. Se os recursos so poucos, necessrio buscar ampli-los. (ALBERTINA; SCIVOLETTO; ZEMEL, 2004, p. 75). Fazer preveno no uma tarefa fcil. Alm da preparao da equipe, da definio de objetivos e do estabelecimento do apoio, temos de contar com dados da realidade externa que interferem no nosso trabalho e estar atentos a novos fatores que possam interferir nele. Por exemplo, uma nova droga introduzida no mercado ou novos hbitos que vm fazer parte daquela comunidade devem ser considerados. 2.2 Como fazer preveno O mais importante antes de qualquer iniciativa o planejamento, para que esforos isolados no sejam desperdiados. Toda ao isolada ter certamente um impacto, que pode ganhar propores muito maiores se as aes estiverem voltadas para um objetivo comum, atuando de forma coordenada.

10

Muitas vezes, mais indicado que as propostas sejam iniciadas em comunidades menores, em que o processo de mobilizao pode ocorrer mais facilmente. Ainda conforme orientaes de Albertina, Scivoletto e Zemel (2004), segue: Preveno na famlia. A famlia a clula formadora da comunidade, portanto, no possvel desenvolver aes preventivas na comunidade sem que ela participe. Preveno na escola. Qual seria o papel da escola no enfrentamento de um problema to amplo e disseminado como o consumo de drogas? a) na adolescncia que as pessoas realizam maior nmero de experincias. Essa a principal clientela das escolas. b) a escola o espao no qual os adolescentes vivem muito tempo de suas vidas. c) a escola um ambiente privilegiado para reflexo e formao de conscincia. d) a escola sempre teve sob sua responsabilidade papis culturais e papeis polticos importante que a escola, ao fazer um programa de preveno: defina seus objetivos; estabelea suas metas; trace estratgias coerentes com a filosofia da escola; avalie suas aes. 3 O PRIMEIRO DILEMA: que postura adotar? De acordo com Marques (2003) incorporar novos conceitos e abordagens no algo fcil, contudo quando elaborados precisam ser baseados nas necessidades dos usurios com os quais so pactuados objetivos e metas. O autor remete a questionamentos, trazidos pela poltica de reduo de danos, que leva a sociedade a ir alm do que est posto e mudanas de comportamento. Pois se o consumo de drogas faz parte de uma ampla rede de mercado e movimenta muitos recursos fica em aberto de que forma as pessoas que se encontram presas a esta rede tem sua vida comprometida, at que ponto encontra-se em situao de vulnerabilidade, o uso de substncias psicoativas como uma doena, assim como as aes repressoras, as violncias institudas, dentre outros. Dentre as estratgias desta poltica de reduo de danos destaca-se: so centradas nas possibilidades que as pessoas tm de adotar comportamentos mais seguros e responsveis; aplicam-se ao uso indevido de substncias psicoativas (lcool e outras drogas); aplicam-se tanto ao uso eventual e arriscado de substncias psicoativas quanto ao

11

uso dependente; pactuam-se metas de acordo com os riscos e danos mais imediatos e importantes de pessoas, grupos especficos e comunidades; enfim atendem pessoas e populaes que, de outra forma, estariam excludas da ateno. Conforme Albertina, Scivoletto e Zemel (2004, p. 78) o primeiro dilema seria: Que postura adotar? Guerra s drogas? Um combate s drogas tentando eliminar seu uso? Reduo de danos? Um trabalho para diminuir os riscos causados pelo consumo indevido? Logo que para elas o enfoque de reduo de danos, em oposio a guerra s drogas sustenta-se como mais realista, uma vez que no possvel nem desejvel eliminar todas as formas de substncias psicoativas da sociedade, e mais eficaz, porque possvel diminuir problemas srios relacionados a acidentes e doenas, mediante o uso circunstanciado e controlado de determinadas drogas, como lcool e certos medicamentos, por exemplo. Estas pesquisadoras apontam que o trabalho de preveno ter mais probabilidade de sucesso se: for integrado ao currculo escolar; for desenvolvido cooperativamente; aproveitar os diferentes recursos humanos e materiais da escola e da comunidade em que est inserida; usar espaos j criados ao invs de tentar encontrar novos espaos, o que favorece a aceitao das intervenes propostas; planejar aes que possam ser desenvolvidas com continuidade; envolver toda a escola gradativamente; preparar bem os professores para lidar com seus medos e preconceitos; respeitar a cultura especfica da comunidade; identificar os fatores de risco dentro da realidade da escola. O foco principal do trabalho da escola deve ser a reflexo, contribuindo para a viso crtica das situaes e dos problemas e para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de escolha dos adolescentes. (ALBERTINA; SCIVOLETTO; ZEMEL, 2004, p. 83). Os estudos realizados por estas autoras informam que a preveno ao abuso de drogas uma tarefa integrante da funo educacional do professor, fazendo parte do seu projeto pedaggico. Para elas ao pensar em preveno na comunidade, devemos olhar para o que j construmos e planejar nossas aes a partir do que temos. Considera-se: um programa ser mais eficiente se ele no for uma iniciativa isolada; importante obter o apoio das escolas, dos locais de trabalho, de igrejas e grupos comunitrios; o apoio da instituio ou da

12

comunidade permite aes mais amplas; no existe um modelo predefinido, o que existe so algumas diretrizes, que devem emanar dos problemas com as drogas existentes na realidade local; os programas sempre que possvel, devem abranger os trs nveis de preveno: primria, secundria e terciria; os programas devem ser interativos; grandes discursos e grandes palestras s fazem bem aos palestrantes; os programas devem Ter continuidade. Uma ao pontual serve somente para problemas pontuais; todos devem participar, desde a elaborao dos objetivos, identificao de recursos e apoio at a execuo e, principalmente, no dia-a-dia do programa. 4 CONSIDERAES FINAIS Foi possvel constatar a necessidade de se conhecer as peculiaridades existentes na dimenso conceitual sobre uso, abuso e dependncia qumica e a repercusso de tais definies na determinao dos modelos de preveno na rea de lcool e outras drogas. Temos ainda que a escola, espao privilegiado do conhecimento e informao, ainda carece no desenvolvimento de metodologias de interveno no que tange aos chamados temas transversais. Aponta-se para necessidade de formao continuada, desenvolvimento de projetos internos na escola que envolva todos aqueles que a compem e de maiores subsdios por parte das polticas pblicas em especial na rea de lcool e outras drogas. Ainda se mostra muito presente em aes, servios, instituies o autoritarismo das intervenes propostas neste campo. A discusso demonstra s barreiras ao acesso dos usurios s instituies de sade e o quanto as instituies, espaos que deveriam ser os garantidores dos direitos, em espacial as de sade e de educao podem ser espaos pouco acolhedores e estigmatizadores. Ressalta-se a necessidade de polticas pblicas mais direcionadas ao campo das substncias psicoativas, ressaltando as mudanas de paradigmas, e pontuamos a presena de nos estudos de um consenso na necessidade de se pr em prtica uma rede assistencial integrada e articulada, constituda pelos servios existentes na rea de lcool e outras drogas, que drogas questo de polticas pblicas e no de polcia, e principalmente, a poltica de educao considerada como a principal poltica na preveno do uso indevido de drogas.

13

5 REFERNCIAS

ALBERTANI, M. B.; SCIVOLETTO, S.; ZEMEL, M. de L. S. Preveno do uso indevido de drogas: fatores de risco e fatores de proteo. In: Curso de capacitao Atualizao de conhecimento sobre reduo da demanda de drogas. Secretaria Nacional Antidrogas, UFSC, 2004. p. 63-86. ANDRADE, A.G.; BASSIT, A.Z. In: Avaliao de programas de preveno de drogas. So Paulo: GREA Ipq HC FMUSP, 1995. BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente/ECA, Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. BRASIL / MINISTRIO DA SADE. Secretaria de Ateno Sade. SVS/ CN DST / AIDS. A Poltica Sade para Ateno Integral a Usurios de lcool e outras Drogas / Ministrio da Sade. 2 ed. ver. ampl. Braslia: Ministrio da Sade, 2004. BRASIL . Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas. Observatrio Brasileiro de Informaes sobre Drogas OBID. Disponvel em: http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo=11431&rast ro=PREVEN%C3%87%C3%83O%2FTipos+de+Preven%C3%A7%C3%A3o/Preven%C3 %A7%C3%A3o+prim%C3%A1ria%2C+secundaria+e+terci%C3%A1ria. Acessado em: 31.10.2010. BARROS FILHO, Antnio. Resgate histrico sobre as concepes relacionadas s drogas. Projeto Viva Bem. Palestra conferida na Capacitao para Preveno ao Uso Indevido de Drogas - Projeto Um Outro Caminho Possvel. Teresina. 2008, Mimeo. CARLINI-COTRIM, B. et al. Comportamentos de sade entre jovens estudantes das redes pblica e privada da rea metropolitana do Estado de So Paulo. Rev Sade Pblica, 2000. CARLINI, E. A. I Levantamento Domiciliar sobre o uso de drogas psicotrpicas no Brasil. So Paulo: CEBRID/UNIFESP, 2001. MARQUES, A.C.P.R. Atualizao de Conhecimento sobre reduo da demanda de drogas (curso distncia). SENAD / UFSC, 2003.

14

NOGUEIRA, Baltazar Rodrigues. Violncia nas escolas e o papel do PROERD. Palestra conferida na Capacitao para Preveno ao Uso Indevido de Drogas - Projeto Um Outro Caminho Possvel. Teresina. 2008, Mimeo. SUDBRACK, M. F. O. et al (Org.). O adolescente e as drogas no contexto da justia. Braslia: Plano, 2003, p. 307. TANAKA, Akemy de Souza; ANDRADE, Arthur Guerra de. Trabalhando com preveno na comunidade ou na instituio. In: Formao de multiplicadores de informaes preventivas sobre drogas. Secretaria Nacional Antidrogas UFSC, 2002.

You might also like