You are on page 1of 16

1

Pelo Socialismo

________________________________
Texto publicado pelas Edies Avante! em 1947. Reeditado pela Editorial Avante em 2007, nas Obras Escolhidas de lvaro Cunhal tomo I, pp. 789-812. Colocado on line em 18 de Abril de 2010

Questes poltico-ideolgicas com actualidade http://www.pelosocialismo.net

lvaro Cunhal

O Partido Comunista, os catlicos e a Igreja


Muitas vezes o Partido Comunista Portugus tem definido a sua posio em relao ao problema religioso, aos catlicos e Igreja. O Partido Comunista tem afirmado e reafirmado os seus princpios de respeito pela liberdade de crena e de prtica de culto e o propsito de fazer tudo quanto estiver ao seu alcance para que tais princpios sejam uma realidade no Portugal democrtico de amanh. O Partido Comunista, ainda que tendo como base terica o materialismo dialctico, entende que as convices religiosas, por si s, no so susceptveis de afastar os homens na realizao de um programa social e poltico e que, desta forma, comunistas e catlicos podem e devem unir-se em defesa dos seus anseios comuns, em defesa dos interesses e aspiraes dos deserdados e ofendidos, do povo e do pas. O Partido Comunista tem assim proclamado a sua vontade de unio com os catlicos e, na prtica da sua actividade, tem demonstrado a sinceridade das suas afirmaes. A esta nossa posio de concrdia, de entendimento, de unidade, que resposta tm dado os catlicos? Aqui h que distinguir. Por um lado, os trabalhadores catlicos, assim como muitos catlicos progressistas, particularmente jovens, tm compreendido a necessidade desta unio e tm engrossado a frente da luta pelo po, pela liberdade, pelo progresso e pela independncia. Por outro lado, a Igreja Catlica, pela boca dos seus mais autorizados representantes, como o Cardeal Cerejeira, altos dignitrios e imprensa, longe de uma posio de concrdia e tolerncia, tm tomado uma posio poltica clara, pregando o dio aos comunistas e outros democratas e aconselhando o apoio ao salazarismo. A Igreja intervm assim activamente na poltica, colocando-se ao lado da ditadura fascista contra as aspiraes democrticas do povo portugus. Altera isso a nossa posio em relao aos catlicos? No, no altera. Ns, comunistas, defensores do nosso povo e da nossa ptria, continuamos desejando sinceramente a unidade com os catlicos progressistas na luta pela realizao das nossas comuns aspiraes. A insistncia da poltica da Igreja obriga-nos, porm, uma vez mais, a vir esclarecer o nosso ponto de vista em relao Igreja e sua interveno nos negcios pblicos.

A alternativa que se coloca: democracia ou fascismo


Na presente situao nacional, qual a alternativa que se coloca ante o povo portugus? Essa alternativa : ou o fascismo ou a democracia. Ou a continuao da explorao sem freio das classes trabalhadoras, do esmagamento das classes mdias pelos monoplios corporativos, do atraso do pas, do obscurantismo, da censura, da ausncia de liberdades, do dio, das violncias da PIDE e de todo o aparelho repressivo, do isolamento internacional, das concesses ruinosas ao imperialismo estrangeiro; ou UMA VIRAGEM DA POLTICA PORTUGUESA no sentido do progresso e da democracia, a libertao do pas da canga do corporativismo, a realizao de eleies livres, o estabelecimento de uma poltica externa

independente e de convvio internacional. Esta a real alternativa que se coloca ante o povo portugus. O fascismo salazarista no est, porm, interessado em que a questo seja assim posta. E porqu? Porque tal alternativa est alargando cada dia a frente democrtica e reduzindo a frente fascista, est isolando o salazarismo e criando no campo antifascista uma ampla unidade de homens e mulheres de todas as convices polticas e religiosas. por isso que o fascismo procura fazer crer que a alternativa que se coloca perante Portugal (como perante o mundo) uma outra, a alternativa entre a ordem e a desordem, entre o Comunismo e o Anticomunismo. Que pretende com isso o fascismo? Em primeiro lugar: alargar as suas bases de apoio, atraindo os elementos mais hesitantes e aqueles que temem a revoluo comunista. Em segundo lugar: quebrar a unidade democrtica, isolando os comunistas, desorientando, criando discordncias e divises. Na Instruo sobre o Comunismo, proferida ao microfone da Emissora Nacional em 22 de Fevereiro passado, o Cardeal Cerejeira proclamou:
O DILEMA EST POSTO: OU O CRISTIANISMO OU O COMUNISMO.

O jornal O Sculo de 4 de Maro, aplaudindo, em editorial, o discurso do Cardeal, dizia que os sucessores de Lnine proclamam: Moscovo ou Roma. A verdade que no so os comunistas que proclamam Moscovo ou Roma (para ns, comunistas, no se trata de Moscovo ou Roma mas de Portugal), mas a Igreja que o proclama. E, desta forma, no somos ns que erguemos o facho da luta contra a Igreja e a Religio, no somos ns que, como diz o Cardeal, concentramos contra a Igreja todo o exrcito dos nossos militantes, mas a Igreja que concentra o seu fogo contra os comunistas e os democratas em geral, que se afasta voluntariamente do campo da democracia e do progresso, que se coloca voluntariamente no campo do fascismo. O Cardeal procura mostrar que vo-se cada vez mais extremando os campos e que o choque que se est dando no entre as foras da reaco e as foras do progresso, no entre o fascismo e a democracia, no entre os patriotas e os que se submetem ao imperialismo anglo-norte-americano, no entre os que desejam a paz e os que querem a guerra mas entre o comunismo e o anticomunismo. E assim se procura separar do campo democrtico os catlicos progressistas e lev-los defesa do fascismo. E assim se procura chamar em defesa do fascismo todos os que no sejam comunistas.

O significado da luta anticomunista


A luta contra o comunismo no recurso novo de que apenas agora o fascismo lance mo. Foi base da luta anticomunista que Hitler escravizou a Alemanha e a Europa e lanou o mundo na mais sangrenta guerra da Histria. Foi base da luta anticomunista que, em cada pas, os Quislings, os Lavais (237), os Tissos justificaram a sua poltica de traio; e que o Japo invadiu a China; e que a Espanha foi agredida e ocupada; e que os movimentos fascistas se desenvolveram, e escravizaram, e traram. A luta contra o comunismo retomada hoje pela reaco e pelo fascismo para justificar a sua poltica de expanso imperialista, de explorao, de terror, de opresso colonial, de interveno militar, de resoluo dos problemas internacionais e nacionais por actos de fora. A luta contra o comunismo , tanto na poltica internacional como dentro de cada pas, a luta contra a democracia e a liberdade, a luta contra os direitos das classes trabalhadoras, a luta pela sobrevivncia e revanche do fascismo. A segunda guerra mundial foi conduzida na base da luta contra o fascismo e a sua expresso mais brutal: o fascismo alemo. Os povos deram o seu sangue para extirpar o fascismo do mundo. Contudo, mal acabada a guerra, a reaco procurou logo fazer esquecer a existncia do fascismo, o fascismo sobrevivente vestiu-se de democrata, e o fogo foi concentrado novamente no perigo comunista. No nos devemos espantar de que os comunistas venham a ser acusados de fascistas pelos prprios fascistas, que j tm a audcia de nos chamar totalitrios e sucessores do nazismo. O Vaticano e a Igreja Catlica de cada pas, em vez de tomarem uma posio progressiva, alinhando com os povos amantes da liberdade e da independncia, preferiram alinhar com as foras da reaco, do militarismo, da expanso imperialista.

Logo aps a tomada de Berlim pelo Exrcito Vermelho, o Sumo Pontfice veio falar ao mundo. No dos horrores dos regimes fascistas e aconselhando os povos a libertarem-se do fascismo, mas para fazer esquecer a existncia do fascismo, a pretexto da luta anticomunista, para declarar que o bolchevismo uma tirania no menos desptica do que o nazismo (Discurso no Sacro Colgio em 36-1945). O Cardeal Cerejeira tambm veio dizer:
Batem porta das naes crists hordas de brbaros para as destruir. A Igreja convoca os cristos para a defesa da Ptria, das famlias, das sociedades, dos indivduos. (Discurso na S de Lisboa em 27-10-1946.)

E esclarece:
ONTEM O RACISMO... HOJE O COMUNISMO (cit. Instruo).

Assim se procura fazer esquecer que o fascismo, o racismo, no um fenmeno passado (de ontem), mas ainda e infelizmente uma realidade presente. Assim se procura mostrar que as atrocidades fascistas foram uma realidade privativa da Alemanha nazi e que no existem em Espanha, em Portugal, na Grcia. Assim se procura fazer esquecer que o Vaticano e as Igrejas apoiaram o racismo enquanto acreditaram na vitria de Hitler.
No nos envergonhamos de dizer afirma o jornal catlico O Mensageiro Paroquial de Viseu (3-11-1946) que FOMOS, SOMOS e SEREMOS SEMPRE GERMANFILOS.

No dia 13 de Novembro de 1945, o Papa declarou a um jornalista francs: nunca fomos informados do carcter inumano da represso nazi; s depois da libertao tivemos conhecimento da situao real. No esta afirmao uma tentativa para diminuir as responsabilidades do silncio do Vaticano perante as atrocidades nazis? No esto o Vaticano e a Igreja Catlica informados do carcter inumano da represso salazarista, ou franquista, ou dos monrquicos gregos, tal como ontem estavam informados da represso hitleriana? Sim, a Igreja e o Vaticano esto disso informados. E, desta forma, virem proclamar que o racismo, o fascismo um fenmeno passado e que a tirania de hoje o comunismo, representa colocarem-se ao lado do fascismo, tentando acobert-lo e defend-lo base da luta anticomunista. S quem queira fechar os olhos s realidades pode ver, na presente situao portuguesa, a perspectiva duma revoluo comunista. O Partido Comunista luta, ao lado de todos os democratas portugueses, pela concesso das liberdades fundamentais ao povo portugus e pela realizao de eleies livres. O Partido Comunista luta para que seja dada voz ao nosso povo para que ele escolha livremente o seu destino. No a revoluo comunista que os fascistas temem e contrariam, mas sim a instaurao duma ordem democrtica. Simplesmente, democracia chamam comunismo, com a inteno de criarem fantasmas para assustar as almas ingnuas e justificar medidas de terror.

A Igreja est fazendo poltica


No seu discurso de 20 de Novembro de 1946, o Cardeal Cerejeira veio declarar que a Igreja em Portugal no tem, nem quer ter, a menor influncia poltica, se por isto se entender a interveno nos negcios pblicos e no regime do Estado. E sublinhou que a Igreja no faz poltica, que o clero no tem qualquer privilgio poltico nem exerce, como tal, nenhuma influncia poltica. Estamos de acordo que esta DEVERIA SER a atitude da Igreja e do Clero. Mas no o na realidade. O mesmo discurso, como tantos outros, realizou precisamente o contrrio. Isto : representou uma interveno nos negcios pblicos, o exerccio da influncia religiosa na poltica nacional. Que conselho dava o Cardeal aos catlicos portugueses? Que atitude lhes aconselhou em relao ao Estado salazarista? O Cardeal aconselhou aceitao e defesa do regime, obedincia ao salazarismo, cooperao com o salazarismo:
Se no est enfeudada (a Igreja) a nenhum regime poltico disse o Cardeal cumpre lealmente os seus deveres para com o existente. Respeita e manda respeitar as autoridades pblicas que tm, aos olhos dos

cristos, algo do poder de Deus (sic); obedece e manda obedecer s leis; coopera com o poder pblico na ordem espiritual em vista do bem comum. A obedincia s legtimas autoridades obrigao dos catlicos.

No isto fazer poltica? No isto o exerccio pelo Clero, como tal, da influncia poltica? Ns pensamos que IGREJA COMPETE CUIDAR DA RELIGIO, E NO CUIDAR DA POLTICA: No basta dizer que a Igreja no faz poltica quando a faz activamente, quando essa prpria declarao tem o nico objectivo de cobrir a poltica que se faz, de dar maior autoridade s indicaes de concordncia e obedincia ao fascismo. E se a Igreja faz poltica, se pe a sua autoridade em matria religiosa ao servio de um regime poltico, como pode esperar com justia no ser atingida nem criticada pelos adversrios desse regime? Ns no combatemos a Igreja na sua aco puramente religiosa. Mas, tornando-se a Igreja uma fora poltica, intervindo a cada passo na poltica, fazendo poltica fascista, que pessoa, que catlico sincero, poder negar aos democratas o direito (e o dever) de combaterem a poltica reaccionria da Igreja? Diz o Cardeal que
ainda que qualquer ministro da Igreja tenha podido tomar atitudes polticas, no o faz como ministro da Igreja, antes COMO CIDADO PARTICULAR (cit. discurso de 20-11-1946).

Pois bem. Agrada-nos que a questo seja assim posta. Como cidados particulares, como polticos, devem ser combatidos aqueles ministros da Igreja que tomam atitudes polticas ao lado do fascismo. Como cidados particulares devem ser combatidos aqueles que, nos plpitos ou na imprensa catlica, fazem poltica fascista. Como cidados particulares devem ser combatidos os membros do Alto Clero, incluindo Sua Eminncia NO PELO FACTO DE SEREM SACERDOTES, MAS PELO FACTO DE SEREM FASCISTAS. Infelizmente, a Igreja, que, para justificar a sua actuao poltica e dos seus ministros, afirma ser essa actuao desenvolvida por cada um como cidado particular, diz-se atingida, insultada, perseguida, quando, como cidados particulares, os seus ministros so criticados ou atingidos em consequncia da sua aco contra o povo e a ptria. Exemplo bem vivo a atitude do Vaticano e das Igrejas Catlicas em face das condenaes dos sacerdotes que na Jugoslvia, como na Albnia, conspiraram e traram como cidados particulares e como cidados particulares foram julgados e punidos. Ao fazer poltica, a Igreja que se coloca no terreno das lutas e das contingncias, e no ns que a colocamos. E que ela est fazendo poltica fascista ficar mais claro pelo que se segue.

A Igreja ao lado do salazarismo


Para iludir os anseios democrticos do povo portugus e a opinio democrtica mundial, o salazarismo faz os maiores esforos para demonstrar no ser um regime fascista. Quando acalentava esperanas do triunfo internacional do fascismo, da vitria de Hitler na guerra, Salazar, ao mesmo tempo que ajudava Hitler, orgulhava-se da semelhana da nossa ditadura com a ditadura fascista na guerra declarada a certos princpios da democracia; orgulhava-se por a Ditadura portuguesa [...] no ser inferior, nos seus resultados e nas suas directrizes, obra da ditadura italiana. (Entrevistas a Antnio Ferro, em 1933.) Vencida a Alemanha, derrotado o fascismo nos campos de batalha, Salazar procura, ao mesmo tempo que fazer esquecer a ajuda que prestou a Hitler, fazer-se passar por democrata... orgnico. Nenhum apelido o incomoda mais do que fascista (que diz no ser) ou totalitrio (de que acusa os democratas portugueses). Tal como durante a guerra a Igreja no levantou a voz contra o auxlio salazarista a Hitler, agora a Igreja auxilia Salazar no seu disfarce democrtico. Falando da designao de fascista que uma revista estrangeira dava ao regime portugus, o Cardeal, no seu discurso de 20 de Novembro, dizia que
as mais solenes definies polticas do regime portugus feitas pelos homens responsveis repugnam a tal qualificao. E no deixa de ser suspeito o facto de que aqueles que de tal (de fascista Ed.) mais acusam de fascista o regime portugus so os que hoje procuram destruir todas as liberdades.

Um jornal catlico, O Mensageiro Paroquial, traduz este pensamento sem qualquer pudor dizendo que, em Portugal, um governo verdadeiramente democrtico preside aos destinos da nao e que a democracia corporativista (sic) a que melhor se adapta ao carcter do povo portugus (nmero de 8-10-1946). No , porm, apenas neste aspecto da poltica salazarista que o Cardeal, a Igreja e a sua imprensa vm em auxlio do regime salazarista. Quando, em Outubro-Novembro de 1945, Salazar levou a cabo a sua manobra poltica de grande estilo que foi a farsa eleitoral, a oposio democrtica colocou algumas condies para concorrer s urnas. Essas condies eram: a concesso das liberdades democrticas bsicas, a permisso de partidos polticos, novo recenseamento e adiamento do acto eleitoral. Em princpios de Novembro, o salazarismo estava defrontando um amplo movimento nacional de massas, cuja fora, unidade e firmeza poltica eram uma ameaa para a prpria existncia do fascismo. O salazarismo, apesar de que o recenseamento fora encerrado sete meses antes (numa altura em que a oposio no podia prever a realizao de eleies), apesar de no dar amplas liberdades de propaganda eleitoral (proibio de reunies, no autorizao de novos jornais, prises, ameaas, etc.), temia que os democratas concorressem s eleies e vencessem. E no temia menos a boicotagem do acto eleitoral pelos democratas e a consequente dbil percentagem dos votantes. Era esta a situao em princpios de Novembro de 1945. Foi nesta situao que o Cardeal Cerejeira (em 7 de Novembro) veio falar ao povo portugus (num documento dirigido ao clero e publicado em toda a imprensa diria), incitando os catlicos a irem s eleies-burla e a votarem nos candidatos salazaristas. Claro que o Cardeal, como sempre, envolve as suas afirmaes em rodeios de linguagem a enjeitarem responsabilidades. Aqui, como sempre que intervm na vida poltica, reafirma que a Igreja est acima e fora da poltica concreta dos regimes, sistemas, governos, partidos, programas, pessoas. Mas vai dizendo que condena as doutrinas errneas que se traduzem praticamente na tirania do poder e na escravizao do esprito e da conscincia (isto no respeita ao fascismo mas democracia); que condena o totalitarismo cesarista (isto tambm no visa o salazarismo Ed.) comunista e demaggico, porque todo o totalitarismo poltico nega a misso e a liberdade da Igreja (para o sr. Cardeal o salazarismo no um regime totalitrio); que aos que pretendem fazer do Estado incarnao do Anti-Cristo, a Igreja no pode deixar de dar combate. E previne os catlicos de que no devem abster-se das eleies, de que devem votar:
A absteno poltica dos catlicos disse o Cardeal priva a sociedade dos tesouros de luz e de caridade que a conscincia crist possui. Todo o catlico tem o dever de trabalhar por uma lei fundamental do Estado que no se oponha aos santos princpios morais e religiosos. ESTE DEVER EXERCEM-NO OS CATLICOS ATRAVS DO VOTO, etc.

E, ao longo de todo o seu extenso discurso, indica em quem devem votar os catlicos, alertando contra os perigos de uma mudana de situao poltica pois corre-se o risco de perder o bem presente na procura precipitada do bem futuro.
Ideias e aspiraes justas em si, como as de liberdade, democracia, cultura, reforma social, redeno proletria, enlouqueceram desde que perderam a seiva crist.

Que representam estas palavras seno aconselhar os catlicos a votarem contra os que falam em liberdades, em democracia, em reforma social, em redeno proletria, isto , contra os democratas portugueses? To bem foram compreendidas estas instrues pelo clero reaccionrio que a pequena imprensa catlica (e h dezenas de pequenos jornais catlicos pelo pas) se lanou abertamente na luta eleitoral, contra a boicotagem aconselhada pelo MUD e pela votao nos candidatos salazaristas. A VOZ DO PROCO da freguesia de N. Sr.a da Encarnao, por exemplo, num artigo intitulado As eleies de domingo, dizia:
Os catlicos devem votar por aqueles que defendem os interesses da religio e da Ptria. NO SE PODE VOTAR PELOS COMUNISTAS OU COMUNIZANTES, ANARQUISTAS, SOCIALISTAS, BOLCHEVISTAS, LADRES, ASSASINOS, etc. PECADO MORTAL DAR O VOTO A CANDIDATOS INDIGNOS E AT PODE PECAR GRAVEMENTE QUEM NO FOR VOTAR. (N. 473.)

No isto abusar dos sentimentos religiosos dos catlicos? No foi contudo a farsa eleitoral de 1945 a nica situao difcil em que a Igreja veio dar um substancial apoio a Salazar, ainda que, quando da farsa eleitoral, esse apoio no tenha conseguido que

votassem mais de 20 por cento dos eleitores inscritos. Agora, por exemplo, a fim de facilitar a nova manobra salazarista que est no choco, o Cardeal, de harmonia com a ofensiva conjugada da reaco mundial, veio pregar a constituio de uma ampla frente anticomunista e ordenar aos catlicos progressistas a sua separao dos outros democratas (Instruo de 22 de Fevereiro). Uma semana depois, em 4 de Maro, Salazar fez um discurso em que insistiu na ideia da converso da Unio Nacional numa grande frente patritica. E passada mais uma semana, no dia 12 de Maro (no mesmo dia em que Truman anunciou a sua nova poltica anticomunista), um banquete na Nunciatura em homenagem a Carmona era noticiado com grande destaque nos jornais, com grandes fotografias de Carmona no meio de Salazar e Cerejeira. Tudo isto mostra que OS CHEFES RESPONSVEIS DA IGREJA ESTO AGINDO DE BRAO DADO COM O SALAZARISMO, APOIANDO SUAS MANOBRAS E SUAS DEMAGOGIAS. A todo o passo esse apoio se faz sentir. No Brasil desenvolveu-se um grande movimento anti-salazarista? Pois bem: o Cardeal vai a numa misso que transcende em muito motivos religiosos e, de volta (30-9-1946), logo no momento do desembarque, declarou ao microfone da Emissora Nacional:
No faltaram l bocas de brasileiros ilustres a fazerem o elogio do Portugal renovado.

Salazar procurou entrar na ONU, comprando o auxlio anglo-norte-americano com toda a espcie de servios e auxlios poltica dos Estados Unidos e da Inglaterra? Vimos ns no dia 26 de Julho de 1946 chegar a Lisboa uma misso da UNRRA para tratar do problema da fome no mundo? E a 3 de Agosto o Conselho de Ministros aprovar a contribuio para essa campanha demaggica angloamericana de 25 000 contos de mercadorias disponveis (sic) no mercado nacional? E a 5 de Agosto ser noticiado o pedido salazarista de admisso na ONU? Tambm na preparao desta manobra a Igreja deu o seu auxlio. A 3 de Abril, Salazar, num apelo aos portugueses, referindo-se a um pedido da Inglaterra para a participao de Portugal numa campanha mundial contra a fome, dizia
Importa produzir ao mximo gneros alimentcios e no consumir deles seno o estritamente necessrio.

Em 1 de Maio do mesmo ano podamos ouvir o Cardeal referir


o apelo que os chefes das naes mais interessadas na ordem e no bem-estar do mundo tm feito em favor das multides imensas que o novo flagelo da fome ameaa sacrificar. Ns temos que ir em seu auxlio. J a voz dos que tm responsabilidades de governo disseram aos portugueses a maneira mais eficaz de cooperar nesta cruzada mundial. Resume-se em dois verbos: poupar e produzir.

A imprensa catlica, j sem as responsabilidades dos altos dignitrios, pe em palavras claras o que o Cardeal diz em formas complicadas. No falamos j nos dirios A VOZ e NOVIDADES, cuja aco fascista bem conhecida. Falamos agora apenas da pequena e numerosa imprensa catlica. Seguindo as instrues do alto clero reaccionrio, ela torna-se cmplice da poltica de opresso, runa e subservincia internacional do governo de Salazar. Assim, por exemplo, a FOLHA DE DOMINGO, de Faro, num artigo sobre o 28 de Maio, data histrica, diz:
Em Carmona e Salazar consubstanciam-se as virtudes do herosmo e da confiana, do valor militar e da certeza nas energias da raa. 20 anos so pouco para erguer dos escombros do passado a nova cidade. Por isso a revoluo tem de continuar... (N. de 2-6-1946.)

Mais recentemente (16-2-1947), insiste o mesmo jornal:


O Sr. Presidente do Conselho continua firme no seu posto de comando, indiferente aos cansaos, sade que tem sacrificado, na crescente devoo que a sua vasta obra poltica testemunha e que o povo conscientemente reconhece.
O AMIGO DA VERDADE (sic), de Rochoso, Guarda:

Afinal, tanto o presidente Truman como os dirigentes franceses esto copiando aquilo que Salazar fez entre ns. (19-1-47.)
O MENSAGEIRO PAROQUIAL, de Viseu, fala na

homenagem queles que reintegraram o pas no rumo tradicional e fomentaram o seu desenvolvimento e o livraram dos horrores da guerra (16-6-1946). O que falta a esses povos? Um chefe como Salazar. Um dia, quando se cansarem da sua falta de juzo, ho-de vir pedir a Salazar uma esmolinha de bom senso (4-8-1946).
O MENSAGEIRO, de Leiria:

O sublime pioneiro do ressurgimento foi Salazar... Homem que votou integralmente a sua vida nas aras do amor da ptria. Todos sentimos no peito o desejo de gritar: obrigado Salazar (16-2-1946). S a mais refinada malevolncia poder negar a obra profundamente renovadora do Estado Novo. (27-4-1946)... a posio invejvel que desfruta na comunidade internacional (6-6-1946). O governo de Salazar tem realizado a sua aco de fomento com larga viso e atendendo sempre ao maior e melhor rendimento e aproveitamento de todos os valores reais. (7-9-1946.) organizao corporativa no cabem responsabilidades no mercado negro. (149-1946.) Confiemos nos homens que governam. (4-1-1947.) Sobre o oramento: Aos cidados ficar a certeza de que o contributo prestado nao, longe de ser gasto em obras de luxo ou de segunda ordem, reverte, na totalidade, em prol do bem-estar geral. (11-1-1947.)
A VOZ DE FTIMA:

Os homens que nos governaram durante os longos anos de guerra... cumpriram honradamente os compromissos tomados pela nao... e com tal arte o fizeram que salvaram tudo, mesmo a honra. (13-6-1945.)
O APSTOLO DA JUVENTUDE, de Braga:

Devemos essa paz e a paz interna vigilncia aturada do homem que redimiu a ptria. (27-1-1946.) Num mundo que ansiosamente procura os caminhos do futuro, Portugal apresenta-se senhor de uma doutrina atestada por mritos de 20 anos. (14-7-1946.) Vinte anos de progresso e de paz... (24-11-1946.)

Mas toda esta cega e servil propaganda dos jornais catlicos em favor do fascismo salazarista ainda pouco. Nos seus elogios, os jornais catlicos chegam a atingir o ridculo. O AMIGO DA VERDADE diz por exemplo:
Depois que Salazar subiu ao poder, PORTUGALIZAR um pas manter esse pas em paz, com boas finanas e boa orientao. E se ns portugalizssemos o mundo? (3-2-1946.)

E O MENSAGEIRO no lhe fica atrs:


A voz da Igreja, pela boca do Papa, repetidas vezes tem afirmado o mesmo pensamento de Salazar, quanto ao problema da paz. (5-1-1946.)

A defesa constante do regime salazarista e da sua poltica, o endeusamento de Salazar, o que encontramos em toda a imprensa catlica. No s nos jornais citados. O mesmo encontramos em muitos outros jornais, como A VOZ DA VERDADE, rgo do Seminrio dos Olivais, O DISTRITO DE PORTALEGRE, semanrio da Aco Catlica, O AMIGO DO POVO, rgo da diocese de Coimbra, A CRENA, boletim paroquial de Vila Franca do Campo, A DEFESA, de vora, O DEVER, da Ilha do Pico, etc. Muitos exemplos que podamos multiplicar mostram a ligao dos altos dignitrios da Igreja com os chefes salazaristas, mostram que A IGREJA, O CLERO, A IMPRENSA CATLICA, FAZEM POLTICA, POLTICA AO LADO DO FASCISMO SALAZARISTA. O cardeal bem pode dizer que aos sacerdotes a Igreja recomenda que se abstenham de qualquer actuao poltica para se consagrarem com mais pureza, dedicao e independncia misso espiritual que lhes prpria. Os factos mostram que esta no a realidade. Mas que, ao contrrio, a Igreja lhes recomenda uma actuao poltica ao lado do salazarismo. Essa actuao poltica vemo-la ns ainda nos sermes polticos feitos em todas as igrejas do pas; na pregao do dio aos comunistas e outros democratas; em denncias de democratas feitas PIDE por padres fascistas; nas reunies feitas por padres franciscanos que percorreram as Beiras, em que se diz ir haver nova guerra salvadora entre o Vaticano e Moscovo e ser necessrio apoiar Salazar, que ser um defensor do Vaticano (sic). Ser isto consagrarem-se com pureza, dedicao e independncia misso espiritual que lhes prpria? Este caminho de poltica fascista aberta por que enveredou a Igreja no o que mais convm ao povo portugus, no se harmoniza com os interesses e a independncia do pas e no tambm o que mais convm aos catlicos e prpria Igreja.

Quem compromete a Religio e a Igreja?


Ns, comunistas, tornamos bem clara a nossa posio em face da religio. Para ns, no que respeita ao Estado, a religio deve ser olhada como uma questo privada. Ns permanecemos fiis ao ensinamentos de Lnine:
NENHUMA RELIGIO.

Cada um disse Lnine DEVE SER ABSOLUTAMENTE LIVRE DE PROFESSAR A RELIGIO QUE QUISER E DE NO PROFESSAR (Artigo de 1905 no Nvaia Jizn. (238))

Plena liberdade de conscincia, plena liberdade de crena e prtica de culto este o objectivo por que lutamos e queremos que seja uma realidade no Portugal democrtico de amanh. Ns somos intransigentes adversrios da guerra contra a religio, das palavras e prticas que firam os sentimentos religiosos dos crentes. Ns somos contrrios a qualquer represso em matria religiosa, a quaisquer perseguies por motivos religiosos. Alm disso, ser contrrio liberdade de conscincia que ns defendemos seria a melhor forma de fortalecer os preconceitos e o fanatismo que consideramos os factores prejudiciais libertao das classes trabalhadoras e ao progresso em geral. Na Unio Sovitica, onde os nossos ideais esto sendo realizados, h completa liberdade religiosa. Desmentindo as calnias fascistas, jornais e emissoras (no os portugueses) anunciaram, por exemplo, que Domingo de Pscoa, o ministro dos Estrangeiros francs, Bidault, e outros diplomatas catlicos que participavam na Conferncia de Moscovo assistiram habitual missa na capital sovitica. A orientao quanto ao problema religioso consagrada na Constituio Poltica da URSS (e a realidade corresponde letra da lei):
A fim de assegurar aos cidados a liberdade de conscincia diz o art. 124 a Igreja, na URSS, est separada do Estado e a escola da Igreja. A liberdade de praticar os cultos religiosos e a liberdade de propaganda anti-religiosa so reconhecidos a todos os cidados.

E na Constituio da Repblica Federativa Popular da Jugoslvia, to combatida e caluniada, diz-se expressamente que contrrio Constituio e punvel qualquer acto pelo qual seja feita uma limitao de direitos em virtude duma diferena de religio, assim como todo o incitamento ao dio e discrdias de religio (art. 21). E o art. 25 sublinha:
A liberdade de conscincia e a liberdade religiosa so garantidas aos cidados.

E estabelece-se que as comunidades religiosas (que podem ser ajudadas materialmente pelo Estado) so livres de exercer as suas funes religiosas; que as escolas religiosas destinadas formao dos padres so autorizadas, ainda que ficando sob o controlo geral do Estado; que qualquer abuso da Igreja para fins polticos proibido. No isto dar a Deus o que de Deus e a Csar o que de Csar? Enquanto a Igreja se mantiver no domnio da actividade religiosa, enquanto os sacerdotes se no servirem da sua actividade em matria religiosa para fins polticos, ns defendemos que nenhuma limitao deve ser feita sua actividade. S na medida em que a Igreja intervm nos negcios pblicos, faz poltica, se coloca abertamente contra a renovao democrtica em Portugal, apoia abertamente o fascismo salazarista s nessa medida ela poder sofrer as contingncias da sua aco. Mas ento lcito perguntar: Quem compromete a religio e a Igreja? Quem conduz a religio ao terreno da luta poltica, ligando-a a uma faco anti-democrtica? A quem cabe assim a responsabilidade do divrcio entre a Igreja e as foras democrticas? Quem levanta a incompatibilidade entre a Igreja e o Estado democrtico, opondo-se activamente ao seu advento e fazendo-lhe j hoje guerra aberta? Quem quer que seja justo nas suas apreciaes e juzos no poder deixar de concluir que no somos ns, comunistas (no so os democratas portugueses), que estamos a comprometer a situao da Igreja, das organizaes catlicas, da imprensa catlica, no Portugal democrtico de amanh. So os altos dignitrios da Igreja, so os sacerdotes fascistas, so aqueles que abusam da hierarquia eclesistica e da influncia religiosa para apoiarem o Estado salazarista so esses que esto a

comprometer a Igreja, as organizaes catlicas, a imprensa catlica, e a justificar crticas e ataques que venham a ser feitos e medidas que venham a ser tomadas no contra a sua aco religiosa, mas contra a sua aco poltica. Os catlicos honrados no podero deixar de reconhecer a justia destas afirmaes.

Quem recebe ordens do estrangeiro?


Uma das acusaes que a todo o momento lanada contra o Partido Comunista receber ordens do estrangeiro, obedecer a Moscovo. Quando da greve dos operrios das Construes e Reparaes Navais de Lisboa (Abril de 1947), os jornais tiveram o desplante de dizer que o governo os informara (sic) de que h semanas fora prevenido de que Moscovo (!!!) tentava realizar uma das suas sinistras ofensivas peridicas. (O Sculo de 9-4-1947). E tambm recentemente o nazi Marcelo Caetano, no seu discurso de 18 de Maro, dizia serem os comunistas portugueses, de obedincia moscovita. Acompanhando naturalmente os salazaristas, tambm o Cardeal Cerejeira proclamou que os comunistas obedecem cegamente Rssia Sovitica. Esta estafada consigna empregue pelo fascismo com vistas a desacreditar o Partido Comunista e a erguer dvidas sobre a sua poltica nacional, ao mesmo tempo que a justificar as perseguies e violncias contra os comunistas. No temos por que nos defender de tais calnias. Toda a actuao do Partido Comunista, a sua orientao poltica, a sua luta esforada atravs de muitos anos em defesa do povo portugus e dos verdadeiros interesses da ptria, os seus mrtires e heris, a esto para mostrar o seu carcter, a sua natureza nacional. Interessa, porm, aqui considerar um outro aspecto da questo: em que medida existe independncia e carcter nacional dos nossos acusadores, em que medida eles obedecem s aos ditames das suas inteligncias e aos interesses da nao ou em que medida seguem ordens vindas do exterior. Na sua ltima viagem ao Brasil, estranhamente associada aco conspirativa do Vaticano no Brasil e preparao febril do golpe antidemocrtico, o Cardeal Cerejeira disse em S. Paulo (5 de Outubro de 1946):
Para saber o que diria Cristo, para fazer o que Cristo mandaria, basta pois ajoelhar aos ps de Pio XII, ouvir humildemente e atentamente o que ele diz e ordena.

E repetiu as palavras do Papa:


Nunca a gente se engana quando se abandona vontade da Providncia, sobretudo quando esta nos fala por via hierrquica. Nas inspiraes particulares pode haver iluso; na obedincia ao representante de Cristo, nunca.

No temos aqui em vista discutir a obedincia que, em matria religiosa, no que respeita ao esprito e aos costumes, os catlicos devem aos seus superiores hierrquicos e ao chefe da Igreja de Roma. Queremos apenas sublinhar que Pio XII no apenas o representante de Cristo na terra e um chefe espiritual! Ele ao mesmo tempo o chefe dum Estado estrangeiro o Vaticano que como tal considerado nas relaes com os outros Estados, onde tem os seus representantes diplomticos (os Nncios). O Vaticano tem gigantescos interesses financeiros e econmicos em bancos estrangeiros. Como Estado, o Vaticano tem a sua poltica prpria. Obedecer a esta poltica no pode ser considerado, em relao Igreja de cada pas, como obedincia hierrquica em matria religiosa, mas sim como OBEDINCIA POLTICA A UMA POTNCIA ESTRANGEIRA. Quando da reunio do Consistrio, em que os cardeais de todo o mundo foram receber instrues a Roma para a sua aco poltica, o Papa declarou, na cerimnia da entrega dos chapus cardinalcios aos novos cardeais, que a unidade e a direco da Igreja supranacional (20-1-1946). Esta ideia do carcter supranacional da Igreja de h muito defendida e martelada. E assim se justifica que, dentro de cada pas e em relao aos problemas nacionais e especialmente aos polticos, a Igreja no actue com independncia mas obedea ao Vaticano.

10

Nas campanhas internacionais do Vaticano contra a Polnia, a Jugoslvia, a voluntria incorporao dos Estados blticos na URSS, ns vemos a Igreja Portuguesa seguir as directrizes do Vaticano, reproduzindo ideias, palavras, argumentos, calnias. O mesmo podemos ver nas campanhas para salvar os nazis do justo castigo e para fazer sobreviver os regimes fascistas ainda existentes. A Igreja Portuguesa, por erro dos seus dirigentes, no se limita a uma aco religiosa e, o que mais grave, na sua aco poltica no olha aos interesses do povo e da nao, mas aos desgnios, aos propsitos e aos planos supranacionais do Vaticano. O apoio que a Igreja d a Salazar no deriva apenas de circunstncias internas, das concesses constantes que Salazar faz Igreja: concesses no ensino (livros, programas, ensino religioso nas escolas primrias, secundrias e quartis, reforma que se prepara); concesses nas colnias e na mquina do Estado; Concordata; subsdios financeiros; iseno de impostos sobre doaes, sucesses e cisas; procisses nas ruas; representantes da Igreja em todas as manifestaes pblicas, etc. O apoio que a Igreja d a Salazar deriva tambm de instrues vindas de Roma. Para os seus planos internacionais, o Vaticano conta com Portugal fascista como uma pea do seu jogo. O apoio da Igreja Portuguesa a Salazar ditado tambm por este interesse do Vaticano.

O Vaticano ajuda Salazar


A poltica externa do Vaticano caracterizada pela pregao e preparao activa da cruzada antisovitica, pela luta contra todas as realizaes democrticas, pela defesa do fascismo sobrevivente e preparao da sua revanche. Ela aparece-nos nas campanhas contra as jovens democracias da Europa, e em especial contra a Polnia e a Jugoslvia, campanhas essas que o Cardeal Cerejeira secunda falando no martrio da Polnia (Carta Pastoral sobre o fim da guerra de 1-5-1945) e na condenao sem garantia de defesa do arcebispo de Zagreb (22-2-1947). Ela aparece-nos na campanha contra a adeso livre dos Estados blticos URSS, campanha essa que o Cardeal secunda ao vir falar no exemplo das naes blticas que entristece e aflige a conscincia crist. Ela aparece-nos nas tentativas para salvar do justo castigo os criminosos de guerra e as foras fascistas, tentativas que o Cardeal secunda ao dizer que no esto inocentes de sangue todas as mos que querem exercer justia, ao insinuar que os horrores nazis foram erros que so tidos por crimes e algumas vezes erros s porque no foram coroados de xito (1-5-1945) e absolvendo o nazismo porque falta a certo totalitarismo democrtico autoridade e critrio para o condenar (30-91946). Ela aparece-nos no apoio ao regime de Franco de cujo novo conselho de Regncia (num total de 4) fazem parte dois altos dignitrios da Igreja, apoio esse que o Cardeal secunda ao insurgir-se contra as acusaes dos governos impostos do estrangeiro Espanha catlica (22-2-1947) e que a imprensa catlica aplaude ao dizer, por exemplo, que estpido aceder aos comunistas de Paris para derrubar Franco (O Mensageiro Paroquial, 31-3-1946), que o regime de Franco foi implantado para pr termo ao regime bolchevista (Ibid., 7-7-1946), ou que por aqueles 3 pecados mortais que o generalssimo Franco cometeu primeiro, guerra maonaria; segundo, derrota do marxismo; terceiro, respeito que o grande homem (sic) votou Igreja catlica muito mais eu gosto dele. (Apstolo da Juventude, 1-9-1946.) A poltica reaccionria do Vaticano aparece-nos na interveno nas eleies francesas e italianas, nas vsperas das quais o Papa fez longo discurso (1-6-1946) falando largamente dessas eleies e mostrando os perigos de votar no Estado materialista, sem religio e sem Deus. Ela aparece-nos nas proclamaes do Papa contra as nacionalizaes e as reformas agrrias. Ela aparece-nos na aco conspiratria do Vaticano nos pases da Amrica Latina e particularmente no Brasil, onde conspira Plnio Salgado, a quem A Folha de Domingo, de Faro (28-41946) elogia a elevao dos ideais, vibrao dos sentimentos, a fulgurncia do esprito e o calor da eloquncia aco essa que apoiada pelo Cardeal na sua recente viagem ao Brasil como verdadeiro representante do Papa.

11

Ela aparece-nos no apoio hoje dado ao imperialismo norte-americano, que o Vaticano incita a marchar contra a URSS, exortando a que a juventude americana esteja sempre pronta para se lanar com todo o seu corao nas nobres aventuras e remover os obstculos que existem e que so um desafio sua coragem e proclamando que esta a hora da Amrica (25-11-1946). Ela aparece-nos na aco anti-sovitica constante que, a coberto da defesa da paz, visa provocar uma nova guerra a cruzada anti-sovitica grande esperana da reaco do mundo. Ela aparece-nos, finalmente, no que mais directamente toca os nossos interesses e aspiraes patriticas: no auxlio que o Vaticano d ao regime salazarista. No dia 13 de Maio de 1946, o Papa enviou uma mensagem aos Portugueses por ocasio da grande peregrinao a Ftima. Tal mensagem no se limitou a matria religiosa. Alm de outras referncias, Sua Santidade fala em que Portugal esteve fora da guerra porque N.a S.a velou por ns e POR VOSSOS GOVERNANTES. E depois de longas consideraes significando a necessidade de os catlicos no serem neutros nem indecisos nesta hora decisiva da Histria, terminava:
A todos vs... ao Ex.mo Presidente da Repblica, ao O AMOR E CARINHO PATERNO, A BENO APOSTLICA.
ILUSTRE CHEFE E AOS MEMBROS DO GOVERNO, DAMOS, COM TODO

to claro o apoio ao salazarismo, to ntida a indicao aos catlicos portugueses para apoiarem o Ilustre Chefe que estas transcries dispensam mais comentrios. Mas o Papa no se limitou a enviar as suas palavras revestidas da autoridade que lhe d o seu papel na Igreja Catlica Romana. Ele mandou um seu emissrio, Masella. Num banquete efectuado em 15-5-1946, ao qual assistiram todo o governo e alto clero, o Presidente da Repblica e Masella pronunciaram significativos discursos de amizade. O legado pontifcio, entre outras coisas de interesse, manifestou que transmitiria ao Santo Padre a satisfao pelo magnfico convvio em que vejo reunidos S.a Em.a o Cardeal Patriarca, o Sr. Presidente do Conselho, o Sr. Nncio Apostlico e
estou certo de que ESTAS DEMONSTRAES DE Santo Padre) as mais gratas ressonncias.
DEDICAO, ACATAMENTO E AMOR FILIAL

despertaro no Seu corao (do

Tais declaraes no se fazem sem interesse. No devemos esquecer que, a conferenciar com Masella, veio do Brasil o embaixador salazarista e intervencionista Teotnio Pereira, esse diplomata de mrito, homem de aco e de vontade firme que tantos servios prestou causa da paz, que desenvolveu uma grande obra na guerra de Espanha e na guerra europeia e de quem muito h a esperar da sua obra no Brasil, como diz o jornal catlico Apstolo da Juventude (6-1-1946); ou, como insiste O Mensageiro Paroquial, esse ilustre diplomata que tantos servios prestou causa da paz (13-1-1946). Depois da conferncia com Masella, o agente Teotnio Pereira voltou para o Brasil... via Estados Unidos (para onde agora foi nomeado embaixador), onde teve prolongadas conversas com o Cardeal Spellman, animador da cruzada anticomunista no hemisfrio ocidental e que, quando em Maro de 1946 passou por Lisboa, chamou a Salazar este grande homem de Portugal. Quem pode fechar os olhos a estas manobras da reaco internacional contra as liberdades, a segurana e a paz? Quem pode desligar destas manobras a ida do Cardeal Cerejeira ao Brasil e a ilegalizao do Partido Comunista Brasileiro depois da campanha do Brasil-Portugal, do clero e dos agrupamentos fascistas brasileiros, e a constante aco conjugada da Emissora Nacional, e a ida de Plnio Salgado, depois de muitos anos de vida em Portugal, em relaes estreitas com o alto clero e as esferas governamentais? Quem pode desligar destas manobras o facto de o pretendente ao trono portugus, D. Duarte Nuno, ser casado com uma princesa brasileira e ter sido padrinho do seu filho Sua Santidade o Papa? Quem pode desligar de todas estas manobras as palavras do representante do Papa em Lisboa, o Nncio Apostlico, no seu discurso no banquete ao general Carmona (em 12-31947), a quem chamou o verdadeiro smbolo das virtudes do povo portugus:
-me agradvel invocar a beno de Deus sobre este querido Pas que durante a guerra se tornou altamente benemrito da Humanidade, socorrendo como osis da paz (trampolim bendito lhe chamou BrasilPortugal Ed.) quem sofria os horrores da luta (paraso sonhado pelos que na Europa, etc., dizia o Brasil-Portugal Ed.) e que HOJE, COMO CENTRO IMPORTANTSSIMO DAS COMUNICAES MUNDIAIS, EST TODO EMPENHADO EM FACILITAR O CONTACTO E A CONGREGAO DOS POVOS.

12

Esta pequena indiscrio do Nncio em Lisboa indica a verdadeira razo da ajuda do Vaticano a Salazar, os servios que o governo de Salazar d ao Vaticano pelas suas manobras e conspiraes internacionais. assim que o Vaticano espera ganhar simpatia e amizade no corao do povo portugus? obedecendo a uma tal poltica, agindo no em obedincia hierrquica em matria religiosa, mas em obedincia poltica a uma potncia estrangeira que a Igreja Catlica Portuguesa espera mostrar o seu nacionalismo e fortalecer a sua posio num Portugal liberto de torturas e suseranos estrangeiros? No se torna agora claro que, no prprio Vaticano, a Igreja Portuguesa encontra estmulo para apoiar decididamente o fascismo salazarista, uma vez que, como disse o Cardeal em So Paulo, para fazer o que Cristo mandaria basta ajoelhar aos ps de Pio XII, ouvir humildemente e atentamente o que ele diz e ordena? No verdade que o apoio a Salazar se torna um dever de todos os catlicos, dever que lhes imposto pela Igreja em matria no-religiosa, uma vez que na obedincia ao representante de Cristo nunca pode haver iluso?

Quem prega a concrdia e a tolerncia?


Ns submetemos ao juzo crtico de todos os portugueses e muito especialmente dos catlicos, estes factos, atitudes e afirmaes. Por eles se v que o Vaticano, os altos dignitrios da Igreja Portuguesa, os sacerdotes reaccionrios, a imprensa catlica, longe de prosseguirem uma aco para a concrdia e para a fraternidade humanas, em vez de sentirem e aconselharem tolerncia e amor, conduzem uma poltica activa de apoio ao fascismo, espalham a diviso e o dio. E somos ns, comunistas, ofendidos, insultados, caluniados, sujeitos s mais terrveis perseguies, somos ns que erguemos o estandarte da tolerncia, da concrdia, da unidade. Fazemo-lo porque esto em jogo no a sorte de um partido ou de um grupo, mas os interesses do nosso povo, da nossa ptria, da paz, dum melhor futuro para a humanidade. So esses interesses que defendemos e isto determina a nossa atitude. S a unidade de todos os homens e mulheres honrados e progressivos pode pr barreira desenfreada explorao fascista e ao terror policial, arbitrariedade e ao crime, s concesses que ameaam a independncia, preparao de uma nova hecatombe universal. No h divergncias de convices religiosas e filosficas que possam, por si s, afastar os homens duma unidade estabelecida com tal objectivo. De h muito, o Partido Comunista estendeu lealmente a mo aos catlicos, afirmando o seu desejo de unio para a luta pelo bem-estar, o Progresso e a Independncia de Portugal. Os nossos apelos tm sido ouvidos. Milhares de trabalhadores catlicos tm aceitado e apertado a mo que os comunistas lhes estendem lealmente e tm participado ao lado dos comunistas, dos trabalhadores de outras convices polticas e religiosas, em milhares de lutas pelo melhoramento das condies de vida das classes trabalhadoras, contra a organizao corporativa que asfixia a economia nacional, contra a represso e o terror fascistas, pelas liberdades. Nas lutas dos operrios, camponeses, pescadores, pequenos produtores, estudantes, intelectuais, nos organismos de unidade que so as Comisses das Empresas, das Praas de Jorna, do MUD, catlicos e comunistas do-se as mos fraternalmente. E assim, contra os desejos e campanhas dos divisores da Nao, se forma e se forja a unidade nacional, se estabelece a concrdia e a tolerncia, e a fraternidade na aco completa a fraternidade no sofrimento. Porque se opem a esta concrdia e unidade os altos dignitrios da Igreja, os sacerdotes fascistas e a imprensa catlica? Porque grita um jornal catlico que poltica da mo estendida tem oposto a Igreja a maior firmeza, aconselhando a intransigncia com o erro comunista? Porque grita outro jornal que catlico liberal uma forma como qualquer outra de ser protestante (sic)? Porque afirma o Cardeal que tudo separa o comunista do cristo, que h a separ-los toda a dimenso do homem (sic), que NO H CONCILIAO POSSVEL entre o cristianismo e o comunismo histrico, que nos separa e OPE RADICALMENTE a concepo da vida, a ideia do homem, o problema de Deus e da alma humana, o evangelho do amor? Porque esta oposio unidade dos catlicos com os portugueses democratas e progressivos? Uma s explicao se pode encontrar para esta pregao de intolerncia e de diviso: o desejo de que subsista o regime fascista com todo o seu cortejo de misrias e violncias.

13

A pregao da tolerncia s faz a Igreja Catlica naqueles pases onde uma efectiva separao entre o Estado e a Igreja lhe no permite regalias em prejuzo do povo e uma aco poltica dominante. Em tais pases, a Igreja acusa os democratas de intolerantes e reivindica poderes que no tem. O Cardeal Cerejeira afirma que no lcito a cada um impor pela fora o ideal poltico dos seus sonhos (21-11-1946). Isto remoque injusto aos democratas; a Salazar e Igreja j isso lcito. Quando a Igreja tem papel dominante na poltica de um pas, tal como em Portugal, ento toda a pregao da tolerncia desaparece. Senhora da verdade eterna, a Igreja torna-se a intolerncia personificada. Excomunga os seus adversrios ideolgicos, procura cortar-lhes a possibilidade de ganharem o po, tenta, pelos discursos nos templos e pela imprensa, isolar e condenar a uma vida de misria os que no aceitam a autoridade do clero. E at sobre os adversrios que morrem a Igreja lana o dio e o rancor, como no caso de uma banda de msica duma aldeia portuguesa que foi excomungada por tocar no funeral de um ateu. Em relao aos democratas de hoje, o clero reaccionrio segue a mxima de So Toms em relao aos herticos:
No s se pode excomung-los como mat-los.

E em relao sua poltica nos vrios Estados, regula-se por outro princpio:
Quando eu sou mais fraco, peo-vos liberdade porque esse o vosso ideal: mas quando sou o mais forte, tiro-vos a liberdade porque este o meu ideal;

No interesse do povo e do pas, como no da prpria Igreja, os catlicos honrados no podem deixar de desejar uma modificao desta poltica reaccionria.

Que s palavras comuns correspondam aces comuns


Por muito que o fascismo e os catlicos que o apoiam o no queiram, os problemas que afligem a Nao e o mundo so to graves e angustiantes que se no esquecem pela mera promessa duma melhor vida alm-tmulo. E da a necessidade, para os altos dignitrios da Igreja, de virem dar resposta s preocupaes e anseios da massa catlica. Nessa resposta utilizam palavras e expresses que ns, comunistas, e todos os outros democratas colocamos para traduzir as aspiraes do nosso povo. Mas os altos dignitrios e a imprensa catlica desvirtuam-lhes o sentido e nada mais temem do que o esforo dos catlicos para dar realidade ao que eles prprios definem como aspiraes. Segundo o Cardeal Cerejeira (discurso de 21-11-1946), a Igreja afirma e defende o princpio da DEFESA DAS LEGTIMAS LIBERDADES. Se assim , pergunta-se: Porque apoia o Cardeal o regime salazarista que nega a liberdade de associao poltica, de reunio e de imprensa? Porque no ho-de os catlicos unir-se a todos os democratas que reclamam e lutam para que tais liberdades sejam concedidas ao povo portugus? Segundo o Cardeal, a Igreja afirma e defende A PROTECO AOS FRACOS E HUMILDES. Se assim , pergunta-se: Porque apoia o Cardeal o regime salazarista que consagra a mais brutal explorao dos trabalhadores e lana sobre eles a fora das armas, as prises em massa, as deportaes para o Tarrafal, quando reclamam melhores condies de vida? Porque no ho-de os catlicos unir-se a todos os democratas que reclamam e lutam pelo melhoramento das condies de vida dos fracos e humildes? Segundo o Cardeal, a Igreja afirma e defende O SENTIDO DA MORALIDADE E DOS DIREITOS. Se assim , pergunta-se: Porque apoia o Cardeal o regime salazarista em que so protegidos e animados a corrupo na administrao pblica, a prostituio, os escndalos e irregularidades, a arbitrariedade, o abuso do poder? Porque no ho-de os catlicos unir-se a todos os democratas para pr termo a tal estado de coisas? Segundo o Cardeal, a Igreja afirma e defende A CONSAGRAO DA PESSOA HUMANA. Se assim , pergunta-se: Porque apoia o Cardeal o regime salazarista que condena o povo portugus mais espantosa misria e ao analfabetismo, nega as possibilidades de triunfo profissional a todos os seus adversrios polticos, protege os homens no em funo do seu valor, mas da sua fidelidade poltica e

14

subservincia? Porque no ho-de os catlicos unir-se a todos os democratas para que os direitos da pessoa humana sejam firmemente consagrados na nossa infeliz ptria? Segundo o Cardeal (Instruo sobre o Comunismo, 22-2-1947), postulado fundamental da paz e concrdia social numa sociedade cristmente organizada UM SALRIO QUE ASSEGURE A EXISTNCIA DA assim , pergunta-se: Porque apoia o Cardeal o regime salazarista que segue uma poltica de salrios de misria, que condena os filhos dos trabalhadores fome e aos farrapos e responde com a violncia das armas aos pedidos dos trabalhadores para aumento dos salrios? Porque no ho-de os catlicos unir-se a todos os seus irmos de trabalho e sofrimento na luta pelo aumento de salrios das classes trabalhadoras? Segundo o Cardeal, tambm postulado da paz e concrdia social UMA HABITAO DIGNA DE PESSOAS HUMANAS. Se assim , pergunta-se: Porque apoia o Cardeal o regime salazarista que, aps 21 anos de governao, condena o povo portugus s barracas de madeira, aos bairros da lata, s ilhas, aos casebres escuros e miserveis onde reina a promiscuidade, s rendas elevadssimas, falta de habitao? Porque no ho-de os catlicos unir-se a todos os democratas para pr termo a esta situao? Segundo o Cardeal, outro postulado a possibilidade de dar aos filhos UMA INSTRUO SUFICIENTE E UMA EDUCAO APROPRIADA. Porque apoia ento o Cardeal o regime salazarista em que a maioria esmagadora das crianas no frequenta as escolas para comear desde cedo os mais violentos trabalhos na indstria, nos campos, nas ruas? Porque no ho-de os catlicos unir-se a todos os democratas para conquistar para a infncia portuguesa uma vida feliz? Segundo o Cardeal, ltimo postulado PROVODENCIAR PARA OS TEMPOS DE APERTO, ENFERMIDADE E VELHICE. Pergunta-se: Que proteco tm no Portugal salazarista os desempregados, os camponeses e pescadores nas invernias prolongadas, os doentes e os velhos? Porque no ho-de os catlicos unir-se a todos os democratas para alcanar seguros sociais e uma previdncia apropriada, assegurar melhores dias aos velhos e impossibilitados? Segundo o Cardeal, para o cristo a palavra DEMOCRACIA implica a limitao do Estado, a igualdade perante a lei, o pluralismo social, a garantia dos direitos da pessoa humana, o respeito da liberdade individual, a aceitao dos valores morais, o poder ao servio do bem comum, a participao de todos na gesto pblica. Pergunta-se ento: Porque apoia o Cardeal o regime salzarista e diz ser Portugal um pas ainda chamado cristo, quando o Estado exerce arbitrria e limitadamente o seu poder, quando a lei aplicada de forma diferente aos cidados, quando a liberdade individual escarnecida pelo governo e pela sua polcia poltica, quando s os fascistas podem participar na poltica e na administrao? Porque no ho-de os catlicos unir-se a todos os democratas para conquistar para Portugal uma democracia onde tais princpios estejam no s no papel e nas palavras enganosas dos dirigentes mas na realidade e nos factos? Entre as palavras que ns, comunistas, e todos os democratas empregamos e aquelas que os catlicos responsveis empregam h muitas palavras comuns. Essas palavras comuns existem porque as aspiraes fundamentais do povo portugus, a sua sede de justia e de liberdade, a sua necessidade duma vida desafogada, de instruo e cultura, so comuns a todos os trabalhadores, s classes mdias, a todos os portugueses honrados, quaisquer que sejam as suas convices polticas ou crenas religiosas. As palavras comuns traduzem aspiraes comuns. Simplesmente, ns empregamos tais palavras e lutamos para que a realidade nacional venha a corresponder a elas. E h quem as empregue para iludir, para dividir e para desviar o povo do caminho da luta. Como explicar, por exemplo, que, afirmando-se luta pela justia, pelo amor, pela igualdade perante a lei, pela consagrao da pessoa humana, pela liberdade individual, no se diga uma palavra contra os atropelos, as violncias e os crimes do salazarismo? Como explicar que, proclamando-se o perdo e o amor e reclamando-se tolerncia para os crimes de guerra nazis, se no diga uma palavra em favor dos trabalhadores portugueses espancados, massacrados e deportados, se no erga a voz contra as prises sem julgamento e a existncia do campo sinistro do Tarrafal, onde morreram, vtimas dos maus tratos, 30 democratas, entre os quais o grande portugus que foi Bento Gonalves? Como explicar que se no erga a voz contra as violncias e crimes da PIDE, contra os assassinatos a tiro dos grandes democratas que foram Alfredo Diniz e Dr. Ferreira Soares, contra os assassnios com torturas nos calabouos da polcia poltica de dezenas de democratas, entre os quais Vieira Tom, Ferreira Marqus, Germano Vidigal, Augusto Martins?
FAMLIA E SEJA TAL QUE TORNE POSSVEL AOS PAIS VER NATURAL DE CRIAR UMA PROLE SMENTE ALIMENTADA E VESTIDA. Se O CUMPRIMENTO DO SEU DE-

15

ASPIRAES COMUNS, DEVEMOS AGIR EM COMUM PARA A SUA REALIZAO.

Na luta se v quem sincero e quem se sacrifica para atingir os objectivos comuns. SE TEMOS para isso que continuamos estendendo lealmente a mo aos catlicos portugueses.

Catlicos, unamo-nos!
Os dirigentes catlicos reaccionrios insistem constantemente no que separa os catlicos dos comunistas e outros democratas portugueses, procurando mostrar que a barreira tal que torna impossvel qualquer entendimento ou aco comum. A verdade que, tal como tem sublinhado o Partido Comunista, aquilo que nos separa nada comparado com o que nos une (239). Todos os portugueses e portuguesas honrados, sejam comunistas, catlicos, republicanos, socialistas, monrquicos ou sem partido, estamos interessados em que Portugal seja liberto do fascismo e encaminhado para a democracia. Todos estamos interessados em que s classes trabalhadoras e classes laboriosas em geral seja assegurada uma melhor vida. Todos estamos interessados em que o pas seja liberto dos monoplios corporativos que asfixiam a economia nacional e arruinam os pequenos e mdios produtores. Todos estamos interessados em que terminem as perseguies, os crimes da PIDE, as ilegalidades, o Tarrafal, e que no pas sejam instauradas as liberdades e realizadas eleies livres. Todos estamos interessados em que os povos coloniais se no afastem de Portugal, em consequncia de uma poltica de explorao e opresso coloniais. Todos estamos interessados em que Portugal no seja pasto do imperialismo estrangeiro, nem instrumento dos fomentadores da guerra, mas que, pelo contrrio, desenvolva todos os seus recursos atravs de uma poltica pacfica e de relaes amigveis com todas as naes do mundo. Todos estamos interessados em que o governo se no sirva da religio para seus fins de explorao e terror, em que a Igreja cesse a sua poltica reaccionria e fascista. Todos estamos interessados na oposio a essa poltica enquanto ela subsistir. Esta comunidade de interesses e aspiraes explica porque milhares de trabalhadores e homens, mulheres e jovens progressistas catlicos de todas as profisses, se estejam unindo a todos os democratas portugueses na luta por uma melhor vida e um melhor futuro. Ns desejamos que essa unidade se alargue e fortalea. Desejamos que os catlicos honrados participem no s nas lutas das classes trabalhadoras como nas COMISSES DE UNIDADE que, nas empresas, nos escritrios, nos campos, em todos os locais de trabalho, so os legtimos defensores dos interesses dos trabalhadores. Desejamos que os catlicos participem no s na luta para colocar frente dos Sindicatos Nacionais gente sria que defenda os interesses dos associados como nas COMISSES SINDICAIS que, legalmente, fazem interessar os trabalhadores na aco dos SN, e nas LISTAS DE UNIDADE a propor nas prximas eleies. Desejamos que os catlicos participem nos organismos de defesa dos interesses de todas as camadas laboriosas, dos professores, intelectuais e artistas portugueses. Desejamos que os catlicos progressistas participem no s nas lutas contra a ordem fascista e por uma ordem democrtica como nas COMISSES DO MUD, que so os organismos legais que lutam pelas liberdades e por eleies livres. Desejamos que os jovens catlicos participem no s nos movimentos da juventude portuguesa por uma vida de mais sade, mais cultura e mais liberdade como nas COMISSES DO MUD JUVENIL, que a organizao de todos os jovens progressistas de Portugal, quaisquer que sejam as suas convices polticas ou religiosas. Desejamos que os catlicos participem no s nos protestos contra as violncias e os crimes da ditadura fascista e da polcia poltica e no auxlio s suas vtimas, como nas COMISSES DE ASSISTNCIA. Desejamos que os catlicos progressistas mais activos e decididos participem no s nas aces dirigidas pelo Conselho Nacional de Unidade Anti-Fascista como nos ORGANISMOS DO MOVIMENTO DE UNIDADE NACIONAL, incluindo os de maior responsabilidade. Desejamos que os catlicos participem, ombro com ombro, com todos os portugueses honrados e progressistas nas aces, nos movimentos, nas lutas, para a realizao das nossas aspiraes comuns. Mais ainda. Ns desejamos que aqueles catlicos que se identificam connosco nas solues para os grandes problemas nacionais e nos ideais de justia social, que connosco desejam a edificao de uma sociedade comunista, que se dispem a aceitar a linha poltica e a disciplina do Partido e se dispem a trabalhar numa organizao do Partido, e que s no se identificam connosco porque

16

mantm as suas crenas religiosas desejamos que tais catlicos, sacerdotes ou no, VENHAM AO onde no h qualquer reserva para com eles. Ao desmascararmos o papel reaccionrio e antinacional do alto clero fascista, no s defendemos os interesses do povo e do pas como mostramos o nosso respeito pelas crenas e pela religio, que esse alto clero (seguido por muitos outros dirigentes catlicos sacerdotes ou no) est comprometendo e desviando dos seus fins. A nossa poltica uma poltica de Unidade e de Concrdia. Os nossos propsitos so os de todos os portugueses e portuguesas honrados. NADA NOS MOVE CONTRA O CATOLICISMO, COMO CONTRA QUALQUER OUTRA RELIGIO. O nosso profundo desejo e objectivo que, no Portugal Democrtico de amanh, exista, como hoje no existe, uma completa liberdade para cada qual professar a religio e o ideal que entender. O nosso desejo que a Igreja e o Clero, por se dedicarem apenas aos assuntos religiosos, no vejam limitada a sua aco. O nosso desejo que, na obra de reconstruo democrtica de Portugal, no haja convices religiosas nem ideias filosficas que afastem os homens e prejudiquem o seu esforo conjugado para assegurar ao nosso Povo e nossa Ptria dias melhores e mais livres. Na luta imediata pelo melhoramento das condies de vida dos trabalhadores e classes mdias, contra os crimes e o terror, pelas liberdades, pela libertao de Portugal dos monoplios corporativos e da infiltrao imperialista; na luta por um Governo de Concentrao Nacional que oua e respeite a voz da Nao; na luta pela Liberdade, o Bem-Estar, o Progresso e a Independncia de Portugal.
NOSSO PARTIDO,

Catlicos, UNAMO-NOS!

You might also like