You are on page 1of 5

arte C

Gul en ian

City, Maro 1999

ln as
Linhas e sombras:
.,...,

om r

PDr Ruth RDllnurtl

assoclaoes VisuaiS, histricas, geogrficas (ou no), e Joseph Conrad formam a base de uma exposio fora do comum no Centro de Arte Moderna. Um efeito domin com subti leza.

. .

"Urna pintura de Caspar David Friedrich", escreve o clebre artista contemporneo Cerhard Richter, "no coisa do passado. O que pertence ao passado apenas o conjunto de circunstncias que permitiram a sua realizao, por exemplo ideologias especficas. Para alm disso, se a obra for "boa" - transcendendo ideologias interessa-nos corno arte que consideramos valer a pena defender (ver, mostrar, realizar). Portanto realmente possvel pintar "hoje" corno Caspar David Friedrich." Esta afirmao polmica, porque vai contra o pensamento historicista actual, que tenta colocar a arte em contextos especficos (geogrficos, histricos,
56

ideolgicos). O que Richter defende um sentido de presente permanente na obra de arte; ou, pelo menos, naquela obra de arte que sobrevive s mais fceis vicissitudes da moda. Este sentido de um "aqui e agora" na obra de arte urna das premissas da exposio Linhas de Sombra; o "aqui e agora" do encontro de obras de arte, cujos pontos de partida - aquelas "circunstncias" constitudas por ideologia, histria e geografia, das quais Richter fala - so diversas e multifacetadas, dspares tanto no espao corno no tempo.

Marioneta indons para teatl de sombrc (Museu Nacional Q Etnologi

(ITy

Linhas de Sombra, uma visita guiada


oEleito Domin
Antes de entrar nesta exposio, tente fixar-se num conceito de "efeito domin" - um domin cai e os outros seguem. A exposio encontra-se dividida em dez ncleos com obras provenientes das coleces do Centro de Arte Moderna (CAM), do Museu Calouste Gulbenkian (MCG), do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), do Museu Nacional de Etnologia (MNE) e, nalguns casos, com obras de outras coleces. Em cada ncleo, as obras confrontam-se e justapemse, criando-se associaes tanto iterais como metafricas, e uma espcie de efeito de domin, uma obra levando outra. hora de sada deste artigo, a exposio ainda no estava montada, sendo, pois, ainda possveis pequenas variaes de articulao entre as diversas obras at ao final da montagem. Todas as citaes foram retiradas do ensaio do catlogo, da autoria de Maria Helena Freitas e Joo Miguel Fernandes Jorge. Aqui escolhemos s cinco ncleos.

Febre, Julio Sarmento (CAM)

Lrio de Rui Chafes (Caleria Pedro Cera)

-2

---------------------'

estabelecida uma associao entre a pea fotogrfica


homo-ertica Cock Door, da dupla de arte contempornea Gilbert e George (CAM), a uma escultura totmica flica vertical (MNE). A ligao sensualidade feita atravs das ilustraes de Fleurs du Mal, de Baudelaire (MCG), da sensualidade do Lrio do jovem escultor Rui Chafes (trazida da Galeria Pedro Cera), e das linhas orgnicas ondulantes dos Recantos dos Jardins de Tivoli, um desenhe do sculo XVIII do artista francs Fragonard (MCG). Esta ligao prolonga-se fotografia a preto e branco de Larry Clark Gardens of Lisbon (CAM) e vegetao das ilustraes do Livro da Selva, de Rudyard Kipling (MCG), bem como sensualidade da pintura evocadora de Julio Sarmento, Febre (CAM).

Marioneta para Teatro de Sombras Indonsio (Museu Nacional de Etnologia)

Este ncleo de trabalho d corpo s noes de "linhas" e "sombras", sublinhadas pelo ttulo. A linha em tenso de Helenq Almeida (sem ttulo, tinta-da-china e fio de crina sobre carto, CAM) surge associada de forma oblqua s linhas serpentinas de John Singer Sargent no Biombo do sculo XIX, pintado por diferentes artistas. Toda a obra de Helena Almeida - uma obra de linhas e sombras abordando as questes da iluso e da realidade - tambm associada a duas Marionetas para Teatro de Sombra indonsias (MNE), que, por sua vez, conduzem ao contorno delicado da Sombra do Abacateiro de Lourdes Castro (CAM). A "memria e as sombras exercem as suas profundas reverberaes na extensa gravura de Jos Pedro Croft" (CAM), cuja forma simples e dramtica aparece associada, por um lado, ao Ralador de Mandioca do Brasil (MNE) e, por outro, aos objectos slidos e simplificados da natureza morta pintada por Josefa d' bidos (MNAA).
L..-

---l

(CAM) Gravura de Jos Pedro C1

4
Sta. Luzia e Sta. gata de Gregrio Lopes (Museu Nacional de Arte Antiga)

A pintura Santa Luzia e Santa gata, de Gregria Lopes (MNAA), cada uma delas a segurarem os atributos do seu martrio, aparece directa e iconograficamente ligada a Santa gata, do escultor contemporneo Rui Sanches (CAM). Aqui, o objecto longo e ponteagudo associado s seta~ que trespassam o corpo de So Sebastio (escultura de pedra policromada, sculo XVI, MNAA), bem como, de forma mais literal, zarabatana (MNE) e ao Jvaro de setas envenenadas (MNE).
Sta. Agata de Rui Sanches

ou epistemolgica. O confronto entre linhas confronto entre dois modos de representao erta maneira irreconciliveis. A linha marca uma clara diviso entre reas, espaciais ou conceptuais: poder-se- dizer que qualquer "coleco" ela prpria uma espcie de sistema ou grelha linear, a ligao de objectos atravs de "linhas" que determinam essa categoria particular, sejam biombos Namban ou esculturas do Benin. Por outro lado, a sombra apaga as demarcaes, confunde e esconde: opera contra o princpio da clareza, preciso e racionalidade representado pela linha. A justaposio de linhas e sombras d-se aqui a nvel literal e metafrico, a comear pela interaco de linhas e sombras nas diversas obras, at ao relacionamento simblico entre o visvel e o oculto, o manifesto e o latente. H tantas articulaes potenciais entre os trabalhos, que a exposio concreta e visvel acaba por nos oferecer apenas algumas das "linhas de sombra" infinitamente possveis.

de um museu imaginrio); a trabalhos que no puderam ser cedidos e, consequentemente, obras escolhidas para substituirem as associaes do objecto desejado inicialmente. "As sombras do trabalho ausente acompanham este nosso trabalho expositivo." (catlogo). Uma exposio como esta reala aquilo que muitas vezes tomamos como garantido ou factual numa exposio: a questo da montagem das peas e o espectculo da sua justaposio. Guy Debord, um terico do "espectculo", fez notar que um excesso de objectos visveis no tem como efeito tornar algo conhecido, mas pelo contrrio, "esconder'. Assim, um fluxo infindvel de imagens acaba por apagar qualquer trao do simblico, condenando o espectador a um mundo no qual pode ver tudo, mas no compreender nada.
Linhas de Sombra tem como finalidade desneutralizar o espectculo

da coleco, confrontando obras que no se encontram normalmente localizadas no mesmo espao, que no pertencem a uma coleco (una e coerente). Assim, reala a vida autnoma de objectos, a sua deslocao de uma memria especfica e a sua possvel colocao em novas narrativas. Se uma dada coleco se tornou, atravs da sua exposio, de certo modo invisvel, ento uma nova configurao poderia torn-Ia novamente ''visvel''. Por outras palavras, onde o significado se apagou devido a um uso exagerado, este pode ser reinstalado, utilizando-se novas justaposies e comparaes inesperadas. O enfoque em Linhas
de Sombra em trabalhos geralmente guardados nas reservas

dos museus acentua esta estratgia de inverso, tornando o oculto novamente perceptvel. No s linhas e sombras, mas pondo uma linha volta da sombra, demarcando assim um confronto entre a presena e o lugar da ausncia.

Mostra em 10 ncleos
A exposio est dividida em dez ncleos, onde esto traadas associaes intuitivas entre trabalhos. A Vara de Cristal de Piero della Francesca (MNAA) e, do mesmo museu, as linhas de ouro no Pentecostes de Gregrio Lopes deram o arranque fsico para a exposio. Foi impossvel pedir emprestado o trabalho de Piero della Francesca, pois uma pea fulcral da coleco do MNAA. Foi ento feita uma associao entre o Vestido que se diz ter sido usado por D.Joo I durante a Batalha de Aljubarrota ("essas linhas tecidas que restam do loudel do rei", diz-nos o catlogo) e uma pintura do Museu Alberto Sampaio, em Guimares. Foi de novo impossvel conseguir a cedncia desta obra. Assim so feitas as associaces: ligaes a outros museus sombras
Mrio Henrique Leiria, Imagem Devolvida. (CAM)

R.R.

CITy

61

You might also like