You are on page 1of 3

Primeiro semestre de PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM III

Este documento trata das disposies gerais sobre o Projeto Multidisciplinar de Aprendizagem da 5 Srie do Curso de Tecnologia em Gesto da Tecnologia da Informao. Aps reunio com os professores e coordenador curso, foram estabelecidas as normas para acompanhamento, elaborao e apresentao do PMA desta srie.

2013
Enunciado do projeto da quinta srie de GTI

Tema do projeto
A melhoria continua e redefinio ou adequao dos processos empresariais uma busca constante das empresas para obter vantagem em um mercado cada vez mais agressivo e competitivo. A tecnologia da informao (TI) est diretamente ligada a esta melhoria de processo, razo pela qual recursos computacionais so utilizados ou adequados para melhorar o processo empresarial. O grupo deve apresentar soluo procedimental e computacional para a seguinte situaoproblema: O projeto deve apresentar a redefinio dos processos de relacionamento e atendimento aos alunos, objetivando a excelncia e inovao em servios acadmicos, visando satisfao de seus usurios. Uma Instituio de Ensino Superior possui aproximadamente 4.000 alunos matriculados em uma de suas Unidades. A Instituio conta com portal destinado a atender solicitaes de atestados e a permitir consultas de notas, frequncia e grade curricular do aluno, entre outros servios. Apesar do bom funcionamento e da utilidade deste portal, vem sendo verificado aumento na j volumosa demanda por atendimentos presenciais na Secretaria, o que acarreta tempo de espera bastante elevado em determinados perodos do dia, especialmente no perodo noturno. Os atendimentos so feitos por at 4 funcionrias do setor e no h controle das principais demandas dos que procuram pelo atendimento presencial, sendo este um ponto de extrema importncia para um soluo proposta no desafio do projeto. Com base nesta situao, o grupo deve apresentar soluo de melhoria completa para o caso, incluindo detalhamento de custos com recursos materiais e humanos.

Desenvolvimento e documentao
O plano de melhoria deve ser descrito em relatrio. O trabalho no inclui elaborao de sistema completo, o que no impede o grupo de gerar prottipo. A realidade atual do setor, os requisitos e os pontos a serem melhorados devem ser levantados. Tal levantamento deve gerar fluxos do processo atual e do proposto, diagramas de UML e demais formas de descrio da soluo. O objetivo geral mostrar diagnstico do procedimento atual e as melhorias possveis, apontando, inclusive, adequaes do espao fsico, infraestrutura computacional e recursos humanos e computacionais, entre outros.

Integrantes
Para a composio dos grupos, ser permitido o mnimo de 4 e o mximo de 6 integrantes. Excees justificadas podem ser administradas pelos professores da srie. Matriculados em PMA III

devem formar grupos apenas com alunos da quinta srie. No ser permitida formao de grupos com alunos em sries distintas.

Datas importantes
Apresentaes: 17 a 21 de junho de 2013. Cada grupo pode escolher a data mais conveniente. Pedidos de alterao sero examinados pela coordenao do curso. Entrega da documentao: at 13 de junho de 2013, gravada em CD identificado com os componentes do grupo e o tema escolhido. Entrega da verso final: at 26 de junho de 2013, gravada em CD. No necessria a entrega em verso impressa.

Critrios de avaliao
A nota obtida no projeto ser aplicada a disciplina de PMA III e no se comunicar com notas de outras disciplinas da srie. Os pesos ficam assim distribudos: Apresentao: 50% da nota, sendo 20% coletiva e 30% individual. Documentao: 20% da nota Soluo do Desafio Proposto: 30% da nota Caso o aluno obtenha nota final maior ou igual a 5, o conceito Suficiente ser lanado em seu histrico escolar. Caso a nota seja menor que 5, o conceito aplicado ser Insuficiente. No prevista recuperao para esta disciplina. Em caso de reprovao, o aluno dever curs-la novamente, na primeira oportunidade em que for novamente oferecida. Os grupos sero orientados pelos professores da srie e estes podem, a critrio deles, determinar entregas intermedirias da documentao. Importante: o modelo (obrigatrio) para elaborao desta documentao encontra-se na sala virtual, na disciplina de PMA III.

Prof. Roque Maitino Neto Coordenador do Curso de Gesto da Tecnologia da Informao

You might also like