You are on page 1of 11

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena

GUIO DE LEITURA

Histria Breve da Lua de Antnio Gedeo I

1. L, com ateno, a lenda indgena que se segue sobre a origem da Lua:


Manduka namorava com a sua irm. Todas as noites ia deitar-se com ela, mas no mostrava o rosto e nem falava, para no ser identificado. A irm, para descobrir quem era, passou tinta de jenipapo 1 no rosto de Manduka. Manduka lavou o rosto, porm a marca da tinta no saiu. Ento ela descobriu quem era. Ficou com vergonha, muito zangada e chorou muito. Manduka tambm ficou com vergonha pois todos passaram a saber o que ele tinha feito. Ento Manduka subiu para uma rvore que ia at ao cu. Depois desceu e foi dizer aos Jurunas 2 que ia voltar para a rvore e no desceria nunca mais. Levou uma cotia3 para no se sentir muito s. A transformou-se na lua. E por isso que a lua tem manchas escuras, por causa do jenipapo que a irm passou em Manduka. No meio da lua costuma aparecer uma cotia comendo coco. a outra mancha que a lua tem.
http://contosdeadormecer.wordpress.com/2010/08/16/a-lenda-da-origem-da-lua-brasil-norte/(cons. dia 30/03/2013, com adaptaes)

1. Segundo a lenda que acabaste de ler, como surgiu a lua? 2. Que consequncias tiveram os atos irresponsveis de Manduka na imagem da lua?

II

Escuta a cano que se segue com ateno- Lendas e Mistrios de Maria Ceclia e Rodolfo. De seguida, responde s questes que te so colocadas:

1. Que motivo fazia com que o casal do qual fala a cano se encontrasse s escondidas?

2. Quem foi a seu nico aliado?

2.1.

Qual a explicao dada para o facto de a Lua ficar cheia uma vez por ms?

3. Na tua opinio, ser esta histria verdica? Justifica com uma expresso textual.
1 2 3

Fruto do jenipapeiro; Indgena dos Jurunas, tribo tupi do Xingu; Animal do Brasil, parecido com o coelho.

http://textosintegrais.blogspot.pt

III

VERIFICAO DA LEITURA:

Para cada uma das situaes apresentadas seleciona a opo correta:

1. O cenrio representa a) um ambiente martimo. b) uma cena campestre. c) uma paisagem desrtica. d) um meio urbano.

2. A narradora ouviu a histria da Lua a) av materna. b) a um tio. c) da me. d) de uma vizinha.

3. A narradora, quando era criana, julgava que, na Lua, havia a) um homem a apanhar lenha. b) um astrnomo a observar os planetas. c) uma coruja ou uma vaca. d) meninas a brincar.

4. A figura que se vislumbra na Lua pertence a um a) lenhador. b) pescador. c) ferreiro. d) campons.

5. O pobre homem foi castigado pelo Senhor do Mundo por a) andar a trabalhar num domingo.

http://textosintegrais.blogspot.pt

b) ter roubado mas de um pomar. c) ter mentido ao testemunhar em tribunal. d) no ir missa nos dias santos.

6. Aps ouvirmos a histria breve da Lua, contada pela Narradora, entram em cena duas personagens- Agapito e Jernimo- que se caracterizam por serem a) gmeos autnticos. b) saloios azarados. c) muito diferentes. d) entendidos em astronomia.

7. Entre Agapito e Jernimo nasceu uma discusso porque tinham opinies diferentes sobre a) a fase em que a Lua se situava naquela noite. b) a explicao das manchas da Lua. c) a interferncia da Lua nas mars. d) a existncia de lobisomens.

8. Para observar a Lua, o Astrnomo traz consigo que objetos? a) Uns binculos de longo alcance. b) Um trip e um culo comprido. c) Um mapa do cu no ms de maio. d) Uns culos com poderes especiais.

9. Ao observar a Lua, Jernimo a) ficou to satisfeito que quis repetir. b) pediu ao astrnomo que lhe ensinasse mais sobre a Lua. c) afirmou que via uma figura humana. d) quase desmaiou com as tonturas.

10. Os dois amigos ficam a saber que o luar a) prprio da Lua. b) vem da luz das estrelas. c) resulta da luz dos planetas.

http://textosintegrais.blogspot.pt

d) se verifica por causa da luz do Sol.

11. Ao saber que o Homem j foi Lua, Jernimo a) fica surpreendido. b) quer saber como se chamava o primeiro homem a chegar l. c) diz que desejaria ter sido ele. d) permanece incrdulo.

12. Jernimo pensa que a) s h uma Lua. b) existem vrias Luas. c) a Lua muda conforme a estao do ano. d) a Lua um planeta habitado.

13. A Rapariga coloca uma dvida ao astrnomo, que tem a ver com a) a idade da Lua. b) as montanhas da Lua. c) as manchas da Lua. d) as fases da Lua.

14. No fim desta pea de teatro, a) a ignorncia ultrapassada. b) algumas personagens no alteram as suas opinies falsas sobre a Lua. c) a cincia revela-se intil. d) o astrnomo sente-se desanimado por estar rodeado de ignorantes.

IV 1. Repara na definio de auto que se segue e refere quais as caractersticas apresentadas que identificas em Histria Breve da Lua, de Antnio LITERATURA LITERATURA composio composio dramtica dramtica Gedeo. 1.1. Investiga e procura descobrir que outra funcionalidade tem um auto e que se verifica nesta pea.
de de cunho cunho moral moral ou ou pedaggico pedaggico (In (In Dicionrio Dicionrio da da Lngua Lngua Portuguesa Portuguesa 2011 2011,, Porto Porto Editora) Editora)

2. Histria Breve da Lua, de Antnio Gedeo, no est dividida em atos e cenas, como comum no texto dramtico.

http://textosintegrais.blogspot.pt

2.1. 2.2. 2.3.

O que determina a mudana de cena? Qual a utilidade das didasclias (ou indicaes cnicas)? No incio da pea so-nos apresentados figurantes e no personagens. Porqu?

Atenta no texto, entre os versos 250-356 e responde ao questionrio que se segue:

1. Na didasclia personagens. 1.1. 1.2.

inicial

do

excerto

anterior,

so-nos

dadas

informaes

sobre

duas

Identifica essas personagens e caracteriza-as, por palavras tuas. Os dois homens esto a discutir a respeito da Lua (vv. 252-253).

1.2.1. Por que razo a Lua motivo de disputa entre ambos?

2. A meio da discusso que ope Agapito a Jernimo, Entra o Astrnomo (v. 266). 2.1. 2.2. Distingue os seus traos fsicos das suas caractersticas psicolgicas. O Astrnomo parece ser a pessoa indicada para resolver o desentendimento entre Agapito e Jernimo. Justifica.

3. Entretanto, o Astrnomo comea a () montar o culo sobre o trip para a observao da Lua. (vv. 320-322). 3.1. 3.2. 3.3. De que modo explica a montagem e o funcionamento do culo? Como caracterizarias o registo de linguagem por ele utilizado? Jernimo e Agapito revelam atitudes totalmente opostas em relao a este instrumento?

3.3.1. Explica-as, apoiando-te em elementos textuais.

4. Em que estao do ano ocorrer a ao deste texto dramtico? Justifica, transcrevendo do texto elementos que comprovem a tua resposta.

5. Que concluses podemos tirar da leitura deste trecho? Classifica as seguintes alneas como verdadeiras (V) ou falsas (F) e justifica as tuas opes. a) A cincia vence a ignorncia. b) O conhecimento cientfico consiste em ter uma viso espontnea da Lua, vendo na sua mancha a sombra de uma figura humana. c) O conhecimento cientfico elimina a beleza que envolve os corpos celestes.

http://textosintegrais.blogspot.pt

d) A realidade mais bela do que a fantasia produzida pelo desconhecimento.

VI Observa o vdeo com ateno e, de seguida, responde se as afirmaes so verdadeiras ou falsas. Depois, corrige as afirmaes falsas. 1. A lua um satlite da Terra. 2. Ela realiza dois movimentos principais: de rotao em torno do seu prprio eixo e de translao em torno do Sol. 3. Para dar uma volta em torno do seu eixo, a lua demora 28 dias. 4. A parte visvel da lua a partir da Terra vai variando conforme a altura do ms. 5. Se a lua no girasse em torno do seu eixo veramos todas as suas fases. 6. O que determina a fase em que a lua se encontra a sua distncia da Terra. 7. Quando a lua est entre a Terra e Vnus est na fase da lua nova porque no se v. 8. Sete dias aps o incio do ciclo a lua est na fase do quarto minguante. 9. Mais sete dias e a lua fica completamente iluminada, o que corresponde fase da lua cheia. 10. Vinte e oito dias depois, quando a lua est na fase nova, o ciclo recomea.

VII

Atenta no texto, entre os versos 485-597 e responde ao questionrio que se segue:

1. Quantos atores seriam precisos para representar esta pea de teatro?

2.

Embora o texto se intitule Lio de astronomia, sabemos que no se passa numa escola. Porqu?

3. Que lio de astronomia aqui dada? Explica os ensinamentos do astrnomo por palavras tuas.

4. Por que razo, na segunda fala de Agapito, surge uma palavra entre aspas?

http://textosintegrais.blogspot.pt

5. L, no quadro a seguir, as principais caractersticas do texto dramtico. De seguida, retira do excerto textual exemplos de algumas dessas caractersticas.

O TEXTO DRAMTICO Principais caractersticas: a. um texto para ser lido, mas que se destina a ser representado para um pblico, isto , a ser visto e ouvido. Pode ser escrito em prosa ou em verso. b. Porque se destina representao, conte, indicaes cnicas (ou didasclias), descrevendo o cenrio ou dando sugestes sobre o tom de voz, os gestos, as movimentaes no palco, o comportamento das personagens. Estas indicaes surgem entre parnteses e/ou em itlico. c. O dilogo o modo de expresso dominante, estando, geralmente, ausente a narrao. Podem ainda surgir apartes e monlogos. d. Est dividido em atos (embora haja obras constitudas por un s ato). Entre cada ato h, geralmente, uma pausa na representao (um intervalo). Por sua vez, os atos podem dividir-se em cenas. Estas comeam e acabam com a entrada e a sada das personagens em palco.

VIII

1.

J reparaste que h na lngua portuguesa muitas palavras e expresses relacionadas com a lua? 1.1. Faz corresponder, no quadro abaixo, cada expresso do quadro A ao seu significado equivalente. a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) n) A Andar no mundo da lua; Cara de lua cheia; Ser de luas; Lua de mel; Lua; Nascer com o rabo virado para a lua; Peixe-lua; Ladrar lua; Luarento; Pedir Lua; Pr nos cornos da lua; Prometer lua; Querer a lua; Reino da lua; 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) B Fazer promessas muito difceis de cumprir. Lugar imaginrio onde vivem os lunticos. Andar distrado, alheio ao que se passa sua volta. Primeiros tempos aps o casamento. Exaltar. Pedir o impossvel. Ter variaes de humor. Ter sorte. Insultar quem est ausente, em vo. Espcie de peixe. Satlite da Terra. Querer o impossvel. Lugar ou perodo de tempo em que h luar. Rosto arredondado.

http://textosintegrais.blogspot.pt

BOM TRABALHO!!!! A PROFESSORA:

Lucinda Cunha

PROPOSTA DE CORREO I 1. Manduka namorava com a irm, em segredo, e deitava-se com ela sem que ela percebesse quem era ele. A irm, para descobrir quem era o namorado, esfregou tinta de um fruto que custava muito a sair na cara dele. Manduka lavou-se, mas a tinta no desapareceu e, assim, toda a gente soube o que acontecera. Ento, envergonhado, subiu para uma rvore muito alta e decidiu no voltar a descer. Foi assim que acabou por se transformar na lua. 2. A lua tem manchas por causa da tinta que a irm de Manduka esfregou na sua cara e, como levou uma cotia consigo, a outra mancha da lua representa esse animal a comer um coco.

II Letra da cano Lendas e Mistrios (Maria Ceclia e Rodolfo): Diz a lenda que muitos e muitos anos atrs Um casal que se amava contra a vontade dos pais Se encontravam escondidos na escurido Eram guiados pela fora da sua paixo

http://textosintegrais.blogspot.pt

Era o amor vencendo o medo, Eles guardavam o segredo a sete chaves em seu corao Deus ouvindo as preces daquele jovem casal Resolveu, l do cu, lhe mandar o mais lindo sinal E nesse instante uma luz iluminou o cu E ele prometeu olhando em seus olhos de mel O mundo inteiro vai saber que foi o nosso amor que fez nascer A lua cheia no cu Pra iluminar quem quiser amar Uma vez por ms a lua cheia vai brilhar Lendas e mistrios de um amor eterno Que nem mesmo o tempo foi capaz de apagar Foi assim que aconteceu Um amor que no morreu Deus ouvindo as preces daquele jovem casal Resolveu, l do cu, lhe mandar o mais lindo sinal E nesse instante uma luz iluminou o cu E ele prometeu olhando em seus olhos de mel O mundo inteiro vai saber que foi o nosso amor que fez nascer A lua cheia no cu Pra iluminar quem quiser amar Uma vez por ms a lua cheia vai brilhar Lendas e mistrios de um amor eterno Que nem mesmo o tempo foi capaz de apagar Pra iluminar... Uma vez por ms a lua cheia vai brilhar Lendas e mistrios de um amor eterno Que nem mesmo o tempo foi capaz de apagar Foi assim que aconteceu Um amor que no morreu 1. O casal encontrava-se s escondidas pois namoravam contra a vontade dos pais. 2. Foi Deus que, ao ouvir as suas preces, decidiu ajud-los. 2.1 A Lua fica cheia todos os meses para iluminar todos os casais que se amam. 3. Como o prprio ttulo indica, trata-se de uma Lenda que inventaram h muito tempo atrs para explicar um fenmeno que desconheciam, isto , a mudana das fases da Lua. III 1-b; 2-c; 3-c; 4-d; 5-a; 6-c; 7-b; 8-b; 9-d; 10-d; 11-d; 12-b; 13-d; 14-a

IV 1. Histria Breve da Lua uma pea de teatro que tem um cunho pedaggico, pois transmite-nos muitos conhecimentos sobre a Lua. 1.1. Alm da funo pedaggica, os autos tm uma intencionalidade ldica, isto , ensinar enquanto divertem. 2.1. A entrada e sada de personagens.

http://textosintegrais.blogspot.pt

2.2. As didasclias servem para fornecer informaes, quer ao encenador, quer ao leitor, que dizem respeito aos efeitos de luz e de som, s expresses e sentimentos das personagens, ao cenrio e aos adereos. 2.3. As personagens envolvidas nesta pea so chamadas de figurantes porque a verdadeira personagem central, e em torno da qual roda toda a ao, a Lua.

V versos 250-356: (Ficha retirada do manual Paratextos, 7, Porto Editora)

1.1 As personagens so Jernimo e Agapito. Jernimo um homem simples e ignorante, ao contrrio de Agapito, que mais esperto. 1.2.1. Os dois homens discutem sobre a Lua, pois Jernimo diz que esta , na verdade, um homem. Agapito no acredita e tenta faz-lo ver que est errado. 2.1. Retrato fsico: figura de sbio, velho, despenteado, traz um culo e um trip; retrato psicolgico: bem-disposto, divertido e simptico. 2.2. a pessoa indicada, precisamente por ser um astrnomo e por dizer que conhece o cu de ponta a ponta, e todos os astros (vv. 289-290). 3.1. O Astrnomo descreve os componentes e o modo e utilizao do culo de uma forma clara para que Agapito e Jernimo o compreendam. 3.2. O Astrnomo utiliza uma linguagem tcnica, embora de fcil compreenso. 3.3.1. Jernimo refere-se ao culo como coisa, canudo, esquisitice (parece-me isto esquisito) e receia que dispare ( Achas que isto no dispara?). Agapito censura a sua ignorncia (vv. 330-331). 4. Na primavera (vv. 276-277). 5. a) V- Atravs do culo v-se a Lua como ela , desfazendo as iluses; b) F- O conhecimento cinetfico contradiz o que primeira vista a sombra parece; c) F- A Lua vista pelo culo m na opinio do astrnomo, um homem de cincia, extremamente bela (v. 354); d) V- A Lua tal como na realidade supera em beleza o que o desconhecimento fez Jernimo imaginar.

VI 2. Falsa: a lua realiza trs movimentos, os referidos na afirmao e ainda em torno da Terra; 4. Falsa: a face visvel da lua sempre a mesma; 6. Falsa: o que determina a fase em que a lua se encontra a sua posio em relao Terra e ao Sol; 7. Falsa: quando a lua est entre a Terra e o Sol no se v porque no est iluminada; 8. Falsa: sete dias aps o incio do ciclo a lua est na fase do quarto crescente;

VII versos 485-597(grupo retirado do manual Dilogos 7 ano, Porto Editora, p. 157-158)

10

http://textosintegrais.blogspot.pt

1. So necessrios quatro atores, de modo a poderem desempenhar os papis de Astrnomo, Rapariga, Agapito e Jernimo. 2. Atente-se nas seguintes palavras do astrnomo: Deve lembrar-se da escola/ que a Lua ma grande bola (vv. 523-524). 3. O astrnomo explica por que razo a Lua apresenta formas diferentes. As quatro fases da Lua explicam-se pelo facto de aquele astro girar volta da Terra e sobre si prprio (como se fosse um pio). Assim, a parte visvel da Lua varia conforme o Sol e com a posio em que a Lua e a Terra se encontram. 4. Para assinalar uma palavra errada - astrnimo (alterao de astrnomo que, para alm de permitir caracterizar a personagem, rima com Jernimo). 5. Exemplos: a. um texto dramtico em verso (e com rimas); b. Descrio do cenrio ltima indicao cnica; sugestes sobre o tom de voz; os gestos das personagens c. Ao longo do excerto est presente o dilogo. H ainda a indicao de um aparte de Jernimo para Agapito (v. 530). d. Este excerto corresponde a uma mesma cena, visto que no h entrada nem sada de personagens. VIII Exerccio adaptado do manual Plural 7, da Lisboa Editora (p. 146) a) 3 b) 14 c) 7 d) 4 e) 11 f) 8

g) 10 h) 9 i) j) 13 6

k) 5 l) 1

m) 12 n) 2

11

http://textosintegrais.blogspot.pt

You might also like