You are on page 1of 10

Palavras utilizadas em pesquisa Agradecimento: a manifestao de gratido do autor da pesquisa s pessoas que colaboraram no seu trabalho.

. Deve ter a caracterstica de ser curto e objetivo. Amostra: uma parcela significativa do universo pesquisado ou de coleta de dados. Anlise: o trabalho de avaliao dos dados recolhidos. Sem ela no h relatrio de pesquisa. Anexo: uma parte opcional de um relatrio de pesquisa. Nele deve constar o material que contribui para melhor esclarecer o texto do relatrio de pesquisa. Apndice: O mesmo que Anexo. Bibliografia: a lista de obras utilizadas ou sugeridas pelo autor do trabalho de pesquisa. Capa: Serve para proteger o trabalho e dela deve constar o nome do autor, o ttulo do trabalho e a instituio onde a pesquisa foi realizada. Captulo: uma das partes da diviso do relatrio de pesquisa. Lembrando que o primeiro captulo ser a Introduo e o ltimo as Concluses do autor. Entre eles o texto da pesquisa.

Cincia: um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto conquistados atravs de mtodos prprios de coleta de informao. Citao: quando se transcreve ou se refere o que um outro autor escreveu. Coleta de Dados: a fase da pesquisa em que se renem dados atravs de tcnicas especficas. Concluso: a parte final do trabalho onde o autor se coloca com liberdade cientfica, avaliando os resultados obtidos, propondo solues e aplicaes prticas. Conhecimento Cientfico: o conhecimento racional, sistemtico, exato e verificvel da realidade. Sua origem est nos procedimentos de verificao baseados na metodologia cientfica. Podemos ento dizer que o Conhecimento Cientfico: - " racional e objetivo. - Atm-se aos fatos. - Transcende aos fatos. - analtico. - Requer exatido e clareza. - comunicvel. - verificvel. - Depende de investigao metdica. - Busca e aplica leis. - explicativo.

- Pode fazer predies. - aberto. - til" (Galliano, 1979, p. 24-30). Conhecimento Emprico (ou conhecimento vulgar): o conhecimento obtido ao acaso, aps inmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido atravs de aes no planejadas. Conhecimento Filosfico: fruto do raciocnio e da reflexo humana. o conhecimento especulativo sobre fenmenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenmenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da cincia. Conhecimento Teolgico: Conhecimento revelado pela f divina ou crena religiosa. No pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formao moral e das crenas de cada indivduo. Corpo do Texto: o desenvolvimento do tema pesquisado, dividido em partes, captulos ou itens, excluindo-se a Introduo e a Concluso. Cronograma: o planejamento das atividades da pesquisa, descrito na Metodologia, dentro de um espao pr-determinado de tempo. Normalmente demonstrado atravs de um grfico. Dedicatria: Parte opcional que abre o trabalho homenageando afetivamente algum indivduo, grupos de pessoas ou outras instncias. Deduo: Concluso baseada em algumas proposies ou resultados de experincias.

Despesas de Pessoal: a descrio das despesas decorrentes de pagamento de pessoal, seja ela por contratao temporria ou regida pela CLT. Dissertao: um trabalho de pesquisa, com aprofundamento superior a uma monografia, para obteno do grau de Mestre, por exigncia do Parecer 977/65 do ento Conselho Federal de Educao. Entrevista: um instrumento de pesquisa utilizado na fase de coleta de dados. Experimento: Situao provocada com o objetivo de observar a reao de determinado fenmeno. Fichamento: So as anotaes de coletas de dados registradas em fichas para posterior consulta. Folha de Rosto: a folha seguinte a capa e deve conter as mesmas informaes contidas na Capa e as informaes essenciais da origem do trabalho. Glossrio: So as palavras de uso restrito ao trabalho de pesquisa ou pouco conhecidas pelo virtual leitor, acompanhadas de definio. Grfico: a representao grfica das escalas quantitativas recolhidas durante o trabalho de pesquisa. Hiptese: a suposio de uma resposta para o problema formulado em realo ao tema. A Hiptese pode ser confirmada ou negada. ndice (ou ndice Remissivo):

uma lista que pode ser de assuntos, de nomes de pessoas citadas, com a indicao da(s) pgina(s) no texto onde aparecem. Alguns autores referem-se a ndice como o mesmo que Sumrio. Induo: "Processo mental por intermdio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, no contida nas partes examinadas " (Lakatos, Marconi, 1991: 47). Instrumento de Pesquisa: Material utilizado pelo pesquisador para colher dados para a pesquisa. Introduo: o primeiro captulo de um relatrio de pesquisa, onde o pesquisador ir apresentar, em linhas gerais, o que o leitor encontrar no corpo do texto. Por isso, apesar do nome Introduo, a ltima parte a ser escrita pelo autor. Justificativa: a parte mais importante de um projeto de pesquisa j que nesta parte que se formularo todas as intenes do autor da pesquisa. A justificativa num projeto de pesquisa, como o prprio nome indica, o convencimento de que o trabalho de pesquisa fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a hiptese levantada so de suma importncia, para a sociedade ou para alguns indivduos, de ser comprovada. Deve-se tomar o cuidado, na elaborao da justificativa, de no se tentar justificar a hiptese levantada, ou seja: tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa exalta a

importncia do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento. Material Permanente: a descrio de todo capital necessrio para aquisio de materiais que tm durao contnua. So aqueles materiais que se deterioram com mais dificuldade como automveis, materiais udiovisuais (projetores, retroprojetores, mquinas fotogrficas, filmadoras etc.), mesas, cadeiras, armrios, geladeiras, computadores etc. Material de Consumo: a descrio de todo capital necessrio para aquisio de materiais que tm durao limitada. So aqueles materiais que se deterioram como giz, filmes fotogrficos, fitas de vdeo, gasolina, material de limpeza (sabo, detergentes, vassouras etc) Mtodo: A palavra mtodo deriva do grego e quer dizer caminho. Mtodo ento, no nosso caso, a ordenao de um conjunto de etapas a serem cumprias no estudo de uma cincia, na busca de uma verdade ou para se chegar a um determinado conhecimento. Metodologia: "Methodo" significa caminho; "logia" significa estudo. o estudo dos caminhos a serem seguidos para se fazer cincia. Monografia: "Mono" significa um, "grafia" significa escrita, ou seja, escrito por um. um estudo cientfico, com tratamento escrito individual, de um tema bem determinado e limitado, que venha contribuir com relevncia cincia.

Objetivos: A definio dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realizao do trabalho de pesquisa. Objetivo sinnimo de meta, fim. Os objetivos podem ser separados em Objetivos Gerais e Objetivos Especficos. Parfrase: a citao de um texto, escrito por um outro autor, sem alterar as idias originais. Ou, eu reproduzo, com minhas prprias palavras, as idias desenvolvidas por um outro autor. Pesquisa: a ao metdica para se buscar uma resposta; busca; investigao. Premissas: So proposies que vo servir de base para uma concluso. Problema: o marco referencial inicial de uma pesquisa. a dvida inicial que lana o pesquisador ao seu trabalho de pesquisa. Recursos Financeiros: a descrio minuciosa de todo o dinheiro necessrio para a realizao da pesquisa. Costuma ser dividido em Material Permanente, de Consumo e Pessoal. Resenha: uma descrio minuciosa de um livro, de um captulo de um livro ou de parte deste livro, de um artigo, de uma apostila ou qualquer outro documento. Reviso de Literatura: A Reviso ou Levantamento de Literatura a localizao e obteno de documentos para avaliar a disponibilidade de material que

subsidiar o tema do trabalho de pesquisa. Este levantamento realizado junto s bibliotecas ou servios de informaes existentes. Tcnica: a forma mais segura e gil para se cumprir algum tipo de atividade, utilizando-se de um instrumental apropriado. Teoria: " um conjunto de princpios e definies que servem para dar organizao lgica a aspectos selecionados da realidade emprica. As proposies de uma teoria so consideradas leis se j foram suficientemente comprovadas e hipteses se constituem ainda problema de investigao" (Goldenberg, 1998: 106-107) Tese: um trabalho semelhante a Dissertao, distinguindo-se pela efetiva contribuio na soluo de problemas, e para o avano cientfico na rea em que o tema for tratado. Tpico: a subdiviso do assunto ou do tema. Universo: o conjunto de fenmenos a serem trabalhados, definido como critrio global da pesquisa. Palavras ou expresses latinas utilizadas em pesquisa apud: Significa "citado por". Nas citaes utilizada para informar que o que foi transcrito de uma obra de um determinado autor na verdade pertence a um outro. Ex.: (Napoleo apud Loi) ou seja, Napoleo " citado por" Loi et al. (et alli):

Significa "e outros". Utilizado quando a obra foi executada por muitos autores. Ex.: Numa obra escrita por Helena Schirm, Maria Ceclia Rubinger de Ottoni e Rosana Velloso Montanari escreve-se: SCHIRM, Helena et al. ibid ou ibdem: Significa "na mesma obra". idem ou id: Significa "igual a anterior". In: Significa "em". ipsis litteris: Significa "pelas mesmas letras", "literalmente". Utiliza-se para expressar que o texto foi transcrito com fidelidade, mesmo que possa parecer estranho ou esteja reconhecidamente escrita com erros de linguagem. ipsis verbis: Significa "pelas mesmas palavras", "textualmente". Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou sic. opus citatum ou op.cit.: Significa "obra citada" passim: Significa "aqui e ali". utilizada quando a citao se repete em mais de um trecho da obra. sic: Significa "assim". Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou ipsis verbis. supra:

Significa "acima", referindo-se a nota imediatamente anterior

You might also like