You are on page 1of 6

1

SISTEMA GENITAL FEMININO


um sistema formado pelos rgos genitais femininos: Gnadas ovrios; Vias Condutoras dos Gametas (vulos) tubas uterinas; rgo que abriga o Ser Vivo tero; rgo de Cpula vagina; Glndulas Anexas glndulas vestibulares; Estruturas Erteis clitris e bulbo do vestbulo; rgos Genitais Externos pudendo feminino ou vulva monte pbico, grandes lbios ou maiores, pequenos lbios ou menores, clitris, bulbo do vestbulo e glndulas vestibulares. Estrutura: O Peritnio (a) reflete-se do assoalho plvico e paredes laterais da pelve para formar o ligamento largo do tero (b). Divide a cavidade plvica em compartimentos anterior (entre bexiga e tero) e posterior (entre o tero e o reto). O ligamento redondo do tero (c) auxilia na fixao do tero cavidade plvica.

Definio:

Cavidade Plvica e Peritnio Estrutura:

A a b c

Ovrio Localizao e Funo :

Localizao: O ovrio (a) est localizado face posterior do ligamento largo do tero (b). Funo: Serve para produzir os gametas (vulos) e hormnios.

c a b d e a

f h

f a e d

h a

Localizao Localizada na borda superior do ligamento largo do tero. um tubo estreito que se comunica medialmente com a cavidade uterina Tubas (stio uterino da tuba) e lateralmente com a cavidade peritoneal Uterinas (stio abdominal da tuba (c)). A tuba subdividida em quatro Localizao partes: uterina (d) (parede do tero), istmo (e), ampola (f) e e Funo : infundbulo (g) (onde encontramos as fmbrias (h)). Funo Transportar os vulos que saram do ovrio para a cavidade do tero.

tero Estrutura e Funo:

Estrutura Envolvido pelo ligamento largo (a), tem forma de pra invertida, sobressaindo-se quatro partes: fundo (b) (acima das tubas uterinas), corpo (c) (lateral s tubas), istmo (d) (regio estreitada inferior) e crvix (e) (faz projeo na vagina, atravs do stio do tero (f)). O tero faz um ngulo de 90 com a vagina. Apresenta trs camadas: interna ou endomtrio (f) (modificase com o ciclo menstrual ou gravidez), mdia ou miomtrio (g) (fibras musculares, maior parte da parede uterina), externa ou perimtrio (h) (peritnio). Funo Sua funo alojar o embrio at o nascimento.

b c d e a

Vagina Estrutura:

Estrutura Tubo cujas paredes esto colabadas. Comunica-se superiormente com a cavidade uterina (stio do tero (a)) e inferiormente com o meio externo (no vestbulo da vagina (b), atravs do stio da vagina (c)). Em conjunto com a cavidade uterina, constitui o canal do parto. O stio da vagina, em mulheres virgens, apresenta o hmen (d), membrana de pequena espessura e vascularizao reduzida, que normalmente se rompe com o coito.

d b c

rgos Genitais Externos Monte Pbico, Lbios Maiores e Lbios Menores:

Monte Pbico Elevao mediana anterior snfise pbica, constitudo por tecido adiposo. Lbios Maiores Pregas cutneas alongadas que delimitam a rima do pudendo. Lbios Menores Duas pequenas pregas cutneas, localizadas medialmente aos lbios maiores. O espao entre eles corresponde ao vestbulo da vagina, onde se pode encontrar o stio da vagina e o stio externo da uretra, e os orifcios dos ductos das glndulas vestibulares.

Clitris Homlogo dos corpos cavernosos do pnis, sua parte visvel a glande do clitris. Estruturas Bulbo do Vestbulo Erteis Duas massas pares, alongadas e dispostas como uma Clitris, ferradura ao redor do stio da vagina. No so visveis na Bulbo do superfcie. Vestbulo e Glndulas Vestibulares Glndulas As duas maiores esto situadas profunda e proximamente ao Vestibulares: vestbulo da vagina. Secretam o muco que lubrifica a vagina, junto com as glndulas vestibulares menores e glndulas da mucosa da vagina.

Mamas Definio, Estrutura e Morfologia Externa:

Definio So anexos da pele, formados por glndulas cutneas produtoras do leite aps a gestao. Estrutura Situam-se centralmente aos msculos peitoral maior, serrtil anterior e oblquo externo. Divide-se em trs partes: parnquima ou glndula mamria, formado por lobos que constituem o corpo da mama; estroma, predominantemente formado por tecido adiposo, envolve os lobos e corpo da mama; e pele, muito fina. Morfologia Externa A mama geralmente cnica, e possui duas projees: a papila mamria (onde desembocam os ductos lactferos) e a arola mamria (onde existem glndulas sudorparas e sebceas).

You might also like