You are on page 1of 8

Reigi - Ritsu-rei, o incio e o fim do treino

OSU! Iniciamos esta semana a srie de posts que tratar do reigi, a etiqueta no Karate-Do. A demora pela publicao de novos posts aqui no Karate Sciencese deu devido aos compromissos do semestre e a demora para construir todo este material que irei postando semanalmente sobre a etiqueta. Espero que beneficie a todos, principalmente aos iniciantes que s vezes tem dificuldades de encontrar bons materiaissobre isto. Tentarei apresentar matriais mais gerais, evitando algumas especificidades de dos estilos. Fora esta limitao que temos, espero contribuir para a melhora na qualidade das atividades de todos, boa leitura!

Cumprimento Inicial: em p Ritsu-rei (pronncia: ritsu-ree)

Flexo de coluna frente de 30, mantendo a coluna ereta de forma harmnica, o movimento se apenas na base da coluna. O olhar tranquilo no se mantm a frente, o que causaria movimento desarmnico na coluna cervical. Aps a saudao, ao receber o comando de preparao ( Yoi!) o praticante se coloca em posio natural/ de alerta (Shizen Tai).

Saudaes no Ritual de Cumprimento 1 Saudao: ao fundador ou assistncia: Shomen-ni Rei (em silncio) 2 Saudao: ao professor: Sensei-ni Rei (Pronuncia-se o OSu) 3 Saudao: aos colegas: Otagai-ni Rei (Pronuncia-se o OSu)

Saudaes ao fi alizar um exerccio Toda vez que um exerccio encerrado, o instrutor profere dois comandos: Yame (parar) e Yasume (descansar) Ao comando de parada os alunos retomam a posi o de alerta natural (Shi en-Tai), e ao receber o comando para descansar, antes de relaxar, os alunos realizam o cumprimento em p (itsu-rei), para ent o poderem descansar. A saudao conota o agradeciment o pelo conheciment o recebido do Sensei.

Saudao ao colega Na prtica dos exerccios de luta (kumite), ao posicionar-se frente frente com um colega, deve-se realizar o ritsu-rei (saudao em p) toda vez que for dado incio ao exerccio ou quando est e acaba. O mesmo deve acontecer numa competio, onde os adversrios se sadam no incio e no final de cada disputa.

Entrada e sada do Shiai jo O Shiai-jo (rea de treinamento), o local do Dojo (academia ou salo de treinamento e desenvolviment o espiritual) onde so realizados os treinos das tcnicas e onde esto instalados os tatames, deve ser tratado com o devido respeito. A entrada e sada do Shiai-jo deve ser feita com o ritsu-rei (cumprimento de p) e de forma que, para entrar se pise primeiro com o p direito nos tatames e para sair se pise primeiro com o p esquerdo fora dos tatames. O caminhar fora dos tatames deve ser feito com o ori (chinelo), ou outro calado que evite que sujeiras sejam trazidas ao Shiai-jo. Alguns aspectos da competio Saudao A saudao em p (ritsu-rei) realizada no incio das categorias, no incio de cada disputa, ao trmino de cada disputa e ao trmino de cada categoria. Os rbitros sinalizam o momento apropriado para realizao da saudao e esta ocorre tambm durante a abertura oficial. Zanshin O estado de alerta, concentrao e foco de ateno (zanshin) deve ser demonstrado durante toda competio pelo karate-ka como sina l de sobriedade e comprometimento com o evento. Falta de zanshin acarretar derrota no kata e possivelment e desclassificao no kumite antes do fim da disputa. Esta atitude tambm deve ser perseguida em todos os treinamentos, onde o karate-ka realment e pode cultiv-la.

Reigi - Seiza

OSU! Bom pessoal, seguimos falando dos procedimentos formais para etiqueta noDojo, esta semana as saudaes e exerccios na posio sentado, ou seiza. Boa leitura.

Sa-za-u-ki (forma correta de sentar e levantar) No Karate, como em outras artes marciais japonesas, o modo correto de sentar e levantar so muito importantes, fazendo parte do ritual de incio e trmino dos treinamentos. um conhecimento que demonstra no apenas o respeito pelas tradies e pelos colegas, mas tambm o refinamento da etiqueta pessoal, junto de todos os outros cuidados j citados que vem sendo cultivado desde o per odo dos primeiros guerreiros do Japo. Para sentar, o p esquerdo levado atrs, colocando -se primeiro o joelho esquerdo no cho. Depois disso o joelho direito repousa no solo, e se senta sobre os calcanhares, com as pontas dos dedos hlux se tocando. Os homens devem sentar com os joelhos afastados, repousando as palmas das mos sobre as coxas, com as pontas dos dedos para dentro. As mulheres, por sua vez, posicionam os joelhos de forma que os mesmos se toquem e apontem para frente, repousando as mos sobre os joelhos com as pontas dos dedos para frente. Para levantar, o joelho direito erguido antes e no movimento de levantar que o joelho esquerdo erguido e o p alinhado com o direito. Deve -se passar da posio seiza (sentado), diretamente posio de ritsu-rei (em musubi dachi) para realizao das ltimas reverncias.

Cumprimento Inicial: sentado Za-rei (pronncia: dz-r) Para iniciar o ritual de saudao, aps o alinhamento dos alunos, o professor comandar

Seiza! (sentar-se). 1 Kamiza o local fent e do Shomen (onde fica o retrato do fundador ou outros adornos). o lugar onde o professor (sensei) se coloca. 2 Shimoza o local onde os alunos com graduao kyu (mudansha ) perfilam em ordem de faixas. 3 Joseki o local onde os alunos yudansha (faixas pretas) ou alunos adiantados se sentam. 4 Shimozeki a extremidade contrria ao Joseki, onde os alunos mais novos devem estar. Da mesma forma que no cumprimento em p (ritsu-rei), quando o za-rei realizado, so pronunciados os mesmo comandos: Shomen-n i-rei (saudao ao fundador ou ao pblico), Sensei-ni-rei (saudao ao professor) e tagai-ni-rei (saudao entre os colegas). A pri meira flexo feita em sil ncio e as outras duas so seguidas da verbalizao SU! Aps a realizao do ritual, o professor comanda Kiritsu! (levantar-se). Depois de todos os alunos porem-se em p, feita uma ltima vez uma saudao ritsu-rei.

Zazen e Mokuso Mokuso o comando para a prtica de meditao/internalizao no Karate. Geralmente realizado junto ao ritual de incio e trmino da sesso de treinamento, o moment o onde se reflete sobre as aes antes do treinamento (o dia-a-dia) e dentro do treinamento (keiko). um exerccio deveras important e para acalmar o corpo e prepar-lo para iniciar uma nova prtica. Numa prtica mais ostensiva da meditao, o seu real objetivo pode ser alcanado, e este o estado mental chamado Mushin (ment e liberta). A prtica deve ser realizada de forma que busquemos esvaziar a mente de pensamentos, (mesmo que isso seja difcil, o objetivo maior leva a sucesso em tarefas no menos important es) de imagens ou sons que circulem pela ment e. No incio deve-se colocar no ponto de vista do observador (como se fssemos realmente um observador externo, como se assistssemos a um programa de televiso), percebendo a gama de pensamentos que viajam pela mente. Com o tempo, aps reconhecer est es pensamentos devemos procurar 'deletar' aqueles que percebemos inadequados, mantendo apenas os que servem para a tarefa a ser realizada a seguir. Apesar de estarmos tratando de KarateDo, e por isso mesmo no momento em que nos propomos a meditar no incio dos treinamentos buscamos preservar apenas os pensament os relativos aos exerccios que praticaremos, no menos importante 'limpar' a mente de pensamentos inadequados em qualquer tarefa do dia que estivermos realizando. esta falta de habilidade em nos concentrarmos e focalizarmos nossa ateno apenas no que importante que diversas pessoas sofrem de 'transtornos e ateno' e vrios outros 'males' da 'vida moderna'. Alm disso, o i uki (respirao) adequado necessrio. Assim, emprega-se em geral uma regra para aprender o ritmo que depois torna-se natural. Neste rit mo, inspira-se pelas narinas por quatro segundos, segura-se o ar por um segundo e expira-se pela boca por mais quatro, mantendo-se mais um segundo esvaziado. Pessoas com mais prtica chegam a ficar at 10 segundos (s vezes mais) realizando as fases de

expirao/inspirao, devido a seu elevado poder de ventilao pulmonar. Durante a prtica, a ateno deve se voltar para o fluxo de energia no hara (abdmen), e a postura deve ser a mais harmnica possvel.

Simbologias Alegricas no Reigi [UPDATED]

OSU! Bem pessoal, vamos encerrando hoje nossa srie de posts sobre o reigi, a etiqueta do Karate-Do. H alguns aspectos que no abordaremos por serem mais interessantes ao longo de outras anlises, mas fecho hoje com uma abordagem de aspectos culturais sobre dois gestos usados no Karate, oriundos de contextos histricos no menos interessantes. Boa leitura! Ritsu-rei Certa vez um aluno me questionou: Sensei, porque fazemos essa saudao estranha e simplesment e no damos a mo? Talvez a maioria dos professores fosse responder (como acabei fazendo): Ah, isso costume de japons. Mas no bem por a, esse moviment o caracterstico surgiu no Japo apenas depois de 1200 d.C., com a solidificao de uma classe social chamada Buke. O Buke era formado pelos Bushi (os guerreiros). Aps diversos acontecimentos importantes (um processo que levou alguns sculos) esta classe guerreira tornou-se de longe a mais poderosa do pas, tendo inclusive direitos assegurados pela lei como o de matar qualquer um que desrespeitasse um de seus membros. At a tudo bem, todos sabemos que os samurai (termo oriundo da expresso hira-zamourai que surgiu muito depois de Bushi e no era muito usado) controlavam o Japo, ento voc pode perguntar: o que isso t em a ver com etiqueta? Tudo pequeno gafanhoto! Devido a esse poder ameaador, garantido por lei, todas as pessoas de outras classes deviam prostrar-se perante um Bushi, fazendo exatamente o mesmo gesto que fazemos at hoje numa sesso de treinamento ou competio de arte marcial japonesa. A flexo de coluna frente, acompanhada por um olhar de recolhiment o, era a forma que os populares tinham de dizer ao guerreiro: Confio-lhe minha vida, portanto se desejares decapita minha cabea. E ai de quem no se

prostrasse diant e de um guerreiro que tinha conseguido uma l mina nova e estava louco para test-la... Ritsu-rei , portanto, uma alegoria que nos remet e represso dos samurai (ou melhor, dos Bushi, membros do Buke) populao, em especial aos heimin (camponeses).

Jion, Ji'in, Jitte, Chinte Uma importante simbologia dentro dos Kata Jion, Ji'in, Jitte e Chinte oriunda de seu gesto tcnico de abertura e finalizao. Esse gesto, onde uma mo fechada coberta pela outra mo, remete a um cumprimento chins, que representava na antiguidade respeito aos sbios e aos homens das artes marciais, onde a mo cerrada simbolizava os guerreiros e a mo aberta, que a cobria, os sbios. Com a ascenso do Imprio Ming (1368 d.C. a 1644 d.C., perodo em que Okinawa era um Estado vassalo a esse Imprio), esse gesto mudou de significado. A partir de ento, a mo curvada representava o dia e a mo cerrada representava a Lua, os smbolos usados no ideograma para Ming. A ascenso da dinastia Ming foi importante para a China, pois representou o fim da dinastia Yuan, atravs da qual os mongis governavam o pas do meio. Vale lembrar que foi exatament e no perodo desta dinastia que militares como Kung Sian Chun (Kushanku) estiveram em Okinawa nos Sapposhi , ensinando artes marciais. Entendemos, portanto, que esse gesto mais uma alegoria que corrobora para percebermos a grande influncia do Quan Fa chins no desenvolviment o do Karate-Do, pois um gesto da etiqueta das artes marciais chinesas ainda est present e nos Kata de Karate, mesmo aps um longo processo de niponizao da arte. Referncias (para a srie de posts sobre reigi BLL, Wagner J. Aikid - o Caminho da Sabedoria. So Paulo: DAG Grfica e Editorial Ltda., 1988. 1 edio. CAMPS, H.; CEREZO, S. Estudio tcnico comparado de los Katas de Karate. Barcelona: Editorial Alas, 2005. CRAIG, D. M.. A Arte do Kend e do Kenjitsu: a alma do Samurai. So Paulo: Madras, 2005. FUNAKOSHI, G. Karat-Do Nyumon: Texto Introdutrio do Mestre. So Paulo: Cultrix, 1999. FUNAKOSHI, G. Karat-Do Kyohan: The Master Text. Tquio: Kodansha International, 1973. GOULART, J. Portal Jud Frum. Disponvel em: <http://judoforum.com/blog/joseverson/>, acessado em 15 jul 2009. JKF, Japan Karate-do Federation. Karate-Do Kata Kyohan Shitei Kata: Kata Model for Teaching. Tquio: Japan Karate-do Federation, 2008. LOWE, B. Mas Oyamas Karate: Cmo se ensea em El Japn. Buenos Aires:

Editorial Glem S.A., 1967. NAKAYAMA, M. O Melhor do Karat: Viso Abrangente - Prticas. So Paulo: Cultrix, 2000. V. 1, 11 v. PARKER, E. Segredos do Karat Chins. Rio de Janeiro, Distribuidora Record de Servios de Imprensa S.A., 1963. RATTI, O.; WESTBROOK, A. Segredos dos Samurais: As Artes Marciais do Japo Feudal. So Paulo: Madras, 2006. REID, H.; CROUCHER, M. O caminho do guerreiro: o paradoxo das artes marciais. So Paulo: Cultrix, 2004. SEBA, Jos A. Oliva. Artes Marciais: Curso Prtico. Penha: Editora Sculo Futuro, 1986. STEVENS, J. (Org.). Segredos do Bud. So Paulo: Editora Cultrix, 2001.

Reigi - mais esclarecimentos sobre o Zarei

Osu !

Oi pessoal, hoje estou lanando o ltimo post sobre a etiqueta deste nosso ano de 2010. Vamos tentar colocar mais alguns detalhes sobre o assunto e adicionei tambm uma figura que, acredito,vai clarear um pouco mais nossas ideias sobre o que est sendo discutido. Como vimos ao longo dos posts, a prtica do Karate tem pouco ou nada a ver com o pensamento militar ou ligado a uma ideia de interveno pedaggica liberal tradicional observada na atuao de muitos professores (como no estudo de Lopes e Tavares que ocorreu no Esprito Santo em 2008). Em primeira instncia lembramos a prpria organizao tradicional dos praticantes num dj (o salo de prtica e treinamento): enquanto que em artes voltadas a um aspecto militar, como a maioria das artes chinesas, em que os praticantes se organizam em fileiras atrs do professor (da mesma forma que os soldados se organizam nos pelotes) em um ambiente que reflete a matriz cultural japonesa a organizao se d em

uma espcie de crculo (veja a comparao na figura). O sensei fica numa extremidade (que podemos chamar de norte, a direo principal ou shomen), onde fica o kamiza (local elevado); os alunos adiantados ficam no leste, ou no jseki, o assento superior; os praticantes novatos, por ordem de graduao vo se colocando na direo sul, de frente para o shomen, no shimoza, at ocupar o espao da direo oeste, denominado shimozeki. Como pode uma prtica que difere tanto do modelo militar e da educao liberal tradicional ter sido distorcida produzindo o Karate que vemos hoje? Espero ter apontado a maioria das razes nos posts, mas ainda retomaremos vrias delas em uma srie de artigos onde lanaremos um olhar psicolgico sobre o nosso Karate, e que sirvam de reflexes para repensarmos, enquan to professores de Karate, de artes marciais, nossa prtica profissional.

REFERNCIAS
ANDRETTA, D. A. C.Bun bu Ichi n o Karate-D. 2009. Disponvel em: manabunokaratedo.esporteblog.com.br. Acesso em 07 jul . 2009. B LL, W. J. Aiki do: o Camin ho da Sabedoria . So Paulo: DAG Grfi ca e Editori al Ltda., 1988. 354p. GOULART, J. Joseverson no Kenkyushitsu . Port al Jud Frum. Disponvel em: judoforum.com/bl og/joseverson/. Acesso em 15 jul 2009. LOPES, Y. M.; TAVARES, O. G.A Prtica Pedaggica dos Mestres de Carat da Grande Vitria (ES). Revista Pensar a Prtica. jan.jul. 2008. V.11, n.1, p.91-97 MAROLI, H. E. Contenidos culturales y psicol gicos de la Kata de Karate . Lecturas Educaci n Fsi ca y Deportes. Buenos Aires: mai de 2004, n.72. NAKAZATO, J.; OSHIRO, N.; MIYAGI, T.; TUHA, K.; KOHAGURA, Y.; HIGAONNA, M.; TAIRA, .; SAKUMOTO, T. Oki nawa Karate and Martial Arts with Weaponry . Okinawa: 2003. Disponvel em: . Acesso em: 20 jun. 2005.

You might also like