You are on page 1of 14

Inovao como requisito do Desenvolvimento Sustentvel

Asher Kiperstok, Mestrado Profissional em Produo Limpa, MEPLIM Universidade Federal da Bahia, U FBA; Rede de Tecnologias Limpas da Bahia TECLIM; Departamento de Hidrulica e Saneamento, Escola Politcnica da UFBA (*). Dora Parente Costa, Sebrae Bahia. Jos Clio Andrade, MEPLIM, TECLIM, Escola de Administrao da UFBA. Severino Agra Filho, MEPLIM, TECLIM, DHS, EPUFBA. Edmundo Figueroa, Superintendncia de estudos econmicos e sociais da Bahia, SEI, Secretaria de Planejamento Cincia e Tecnologia da Bahia, SEPLANTEC. (*) asher@ufba.br

1. Introduo
O desafio do Desenvolvimento Sustentvel, para o setor produtivo, requer o redirecionamento das aes para a fonte dos problemas e a busca da produo limpa. Diversos autores propem o uso do conceito do Fator 10 ou Fator X para dar a devida dimenso a este desafio. O Fator 10 aponta para a necessidade de se aumentar a ecoeficincia dos processos e produtos numa ordem de grandeza de 10 vezes num prazo de 30 a 50 anos. ( SCHMIDTBLEEK, 1997; KIPERSTOK e MARINHO, 2001; PENEDA e FRAZO, 1997; (WEAVER et al., 2000). Para se atingir isto, atitudes de inovao ambiental so necessrias. Mais do que isto, inovao radical necessria. Este artigo revisa a viso de diversos autores sobre a inovao e, mais especificamente, sobre a inovao ambiental. Procura-se esclarecer a influncia da regulao ambiental sobre o processo inovativo e a necessidade de uma maior coerncia entre polticas ambientais e de desenvolvimento tecnolgico. Este artigo faz parte de um trabalho maior, em elaborao, por solicitao do Ncleo de Estudos Avanados para o Meio Ambiente (NEAMA) do Centro de Recursos Ambientais da Bahia, que tem por objetivo desencadear um processo de discusso sobre a Inovao ambiental e os caminhos para a sustentabilidade.

A dinmica da inovao
Para subsidiar a discusso sobre inovao ambiental, convm, inicialmente, reverem-se alguns conceitos relativos inovao em si. A inovao qual se refere SCHUMPETER (1911 apud Cavalcante, 1998) contempla aspectos diferenciados novos produtos e processos, diferenciao de produtos, novos mercados, novas posies de mercado, linhas de fornecimento e distribuio e estruturas de mercado. A tipologia proposta pelo prprio Schumpeter, j em 1911, considerava como inovao:

A introduo de um novo bem ou de uma nova qualidade de bem; A introduo de novo um mtodo de produo, incluindo a manipulao comercial da mercadoria; A abertura de um novo mercado; A conquista de uma nova fonte de matria-prima; O estabelecimento de uma nova organizao econmica.

Hagedoorn (1994 apud Cavalcante, 1998) classifica as inovaes propostas por Schumpeter em tcnicas aquelas que se referem introduo ou melhoria de produtos e processos -, de mercado e organizacionais . Esta tipologia est, portanto, relacionada com o objeto da inovao. H ainda uma forma de classificar a inovao quanto aos seus efeitos sobre o cenrio econmico. Neste sentido as inovaes podem ser: Primrias, Bsicas ou Maiores: so aquelas que resultam da introduo de novos processos e produtos. Ocorrem de forma descontnua, radical e esto associadas emergncia de um novo paradigma; Secundrias, Contnuas ou Menores: so as mudanas incrementais nos processos e produtos, que no chegam a provocar rupturas no funcionamento dos mercados; e Gerenciais: que se constituem em novas formas organizacionais e de marketing, distribuio, vendas e publicidade.

Essas inovaes so induzidas na perspectiva da competitividade. O novo cenrio internacional vem provocando intensas alteraes na maneira como se estrutura a competitividade nos setores produtivos. As vantagens comparativas tradicionais, como a dotao de fatores e recursos naturais, assim como a mo-de-obra a baixo custo (vantagens dadas, estticas, constantes), vm cedendo lugar informao e densidade tecnolgica, fazendo com que as vantagens comparativas tendam a tornar-se vantagens competitivas (vantagens construdas, dinmicas). H uma srie de trabalhos disponve l na literatura que se prope a estudar a competitividade dinmica dos setores produtivos em face desta nova conjuntura, dentre os quais merece destaque os estudos de Ferraz et al. (1995 apud Cavalcante, 1998). Estes autores definem competitividade como a capacidade da empresa de formular e implementar estratgias concorrenciais, que lhe permita ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posio sustentvel no mercado. Assim definida, a competitividade dinmica depender de um conjunto de fatores que podem ser divididos da seguinte forma: Empresariais: aqueles sobre os quais a empresa detm poder de deciso; Estruturais: aqueles cuja capacidade de interveno da empresa limitada; Sistmicos: considerados externalidades, sobre os quais a empresa detm pouca ou nenhuma capacidade de interveno.

Nicholas Ashford (2000) nos oferece sua viso sobre inovao tecnolgica, baseada na sua experincia no Centro para Alternativas Polticas do MIT, Instituto Tecnolgico de Massachusetts. A sua reflexo sobre questes ambientais abre o caminho para articular inovao e preservao dos recursos naturais: Inovao tecnolgica a primeira aplicao comercial bem -sucedida de uma nova idia tcnica. Por definio, ocorre em instituies, basicamente em empresas privadas que buscam o lucro, que competem no mercado. Inovao deve ser distinguida de inveno, que o desenvolvimento de uma nova idia tcnica, e de difuso, que a subseqente adoo, amplamente espalhada, de uma inovao por aqueles que no a desenvolveram. Distinguir entre inovao e difuso complicado devido ao fato de que inovaes raramente podem ser adotadas por novos usurios sem serem modificadas. Quando as modificaes so extensivas, elas podem resultar em nova inovao. Para este autor, atingir padres de produo e consumo sustentveis implica que: Haja uma mudana no foco das polticas, o foco deve ser as solues e no os problemas; sejam apreciadas as diferenas entre se procurar inovao e difuso tecnolgica como o objetivo da poltica; seja entendido que as respostas tecnolgicas mais desejadas no necessariamente viro das firmas mais reguladas ou poluentes; se compreenda que mudanas tecnolgicas abrangentes, que otimizem produtividade, qualidade ambiental e a sade e segurana do trabalhador, so necessrias; seja apreciado o fato que uma firma, para mudar sua tecnologia, deve ter vontade, oportunidade e capacidade para mudar. Ashford, 2000).

O citado autor afirma que estes trs ltimos fatores so necessrios e suficientes para determinar as mudanas tecnolgicas nas empresas. Neste sentido, as suas causas tm que ser promovidas. A vontade de mudana tecnolgica de uma empresa depende tanto de atitude como de conhecimento. O primeiro um aspecto que diz mais sobre a forma de ser da empresa, j o segundo se refere construo da sua capacidade. A oportunidade pode advir de aspectos referentes oferta e demanda. Do ponto de vista da oferta, as oportunidades surgem na medida em que as empresas tenham condies de perceber as distncias existentes entre a tecnologia que elas praticam e aquelas j existentes, que possam ser adotadas ou adaptadas (difuso tecnolgica ou inovao incremental, respectivamente). Oportunidades surgem tambm da percepo da tecnologia que pode vir a ser desenvolvida (inovao radical). J do ponto de vista da demanda (fundamental para a inovao ambiental), os principais fatores a serem considerados so:

Exigncias regulatrias; Reduo de custos ou aumento dos lucros; Demanda do pblico; Demanda dos trabalhadores (Ashford, 2000).

Para Ashford, a capacidade de mudar tecnologicamente depende do crescimento do conhecimento ou informao sobre tecnologias mais limpas ou seguras. Este crescimento pode ocorrer em funo de transferncias acidentais vindas de fornecedores, clientes, outras firmas ou mesmo leituras sobre o assunto. A capacidade de mudana cresce tambm com os esforos para educar e treinar, seja formal ou informalmente, os funcionrios da empresa nos diversos nveis. Percebe-se que uma adequada gesto do conhecimento para produo limpa elevar a capacidade da empresa para gerar inovao tecnolgica. Para Kemp et al. (2000), a literatura sobre inovao tem basicamente duas abordagens. A primeira, que analisa o comportamento do indivduo inovador. Dentro dessa linha de anlise, parte-se da premissa de que as empresas inovam a partir de oportunidades tecnolgicas e se desenvolvem onde ocorrem essas oportunidades. Nessa perspectiva a regulamentao fator inibidor da habilidade de explorar as oportunidades tecnolgicas disponveis e, portanto, poder reduzir o ritmo de inovao. J a segunda abordagem considera que a inovao nas empresas no pode ser entendida como uma deciso isolada da firma. Ao contrrio, ela envolve uma concepo sistmica em que ocorrem interaes complexas entre a empresa e o ambiente em que est inserida. Essas relaes com o entorno se do em duas instncias: as relaes entre empresas (dentro da cadeia produtiva) e as relaes entre empresas e todo o ambiente econmico-social e institucional. O cerne dessa teoria que a ambincia em que esto inseridas vai influenciar a atitude das empresas com relao inovao e ao modo como a inovao ocorre. As condies para a inovao quase sempre requerem uma rede de organizaes independentes com competncias diferentes [...] Dentro dessa concepo a inovao vista como atividade exploratria, coletiva, que permeia vrios agentes. Requer competncias especficas, tanto tecnolgicas como gerenciais, incluindo a habilidade de promover e estabelecer ligaes com os detentores do conhecimento, e deve ser administrada levando em considerao aspectos econmicos e tecnolgicos para poder se avaliar o que vale a pena ser feito. Inovao um processo que envolve muitos atores e que ocorre em redes: redes econmicas de fornecedores e clientes, mas tambm em redes de conhecimento e de instituies de apoio e reguladoras. Envolve competio e colaborao e jogos (entre empresas e entre empresas e instituies). Assim, os aspectos econmicos e sistmicos da inovao

so determinados pelas condies estruturais encontradas. (Kemp et al., 2000). Nesse sentido, as condies determinantes incluem tanto a situao econmica, como tambm disponibilidade de infra-estrutura, mercado de trabalho e aspectos scio-culturais, inclusive conscincia ecolgica da sociedade. Os autores definem inovao como um fenmeno multifacetado, caracterizado por uma complexidade de inter-relaes entre pessoas e instituies. Concordam que a inovao envolve, de um lado, novas idias e resolues de problemas e, por isso pode ser vista em termos de criatividade e esforo intelectual, e de outro, envolve recursos financeiros e materiais, usualmente em larga proporo e em condies incertas, com elevado risco. Apesar disso, ela no pode ser vista em termos de esforo individual de pessoas ou de organizaes. Ao contrrio, inovao um processo em que conhecimento e recursos esto distribudos entre diversos participantes, interligados entre si numa rede de relaes (Kemp et al., 2000). A inovao como fenmeno de um sistema de inter-relaes tem sido objeto de anlise de diferentes grupos de autores de diversas linhas de pensamento. Comumente est associada ao conceito de sistema nacional de inovao, em que se argumenta que desempenhos nacionais no que tange inovao derivam de particularidades sociais e institucionais e de caractersticas histrico-culturais (FREEMAN, 1987 e 1995, LUNDVALL, 1992 e NELSON, 1993 apud Lastres et al., 1998). Lastres et al. (1998) analisam as contribuies mais recentes de diversos autores no desenvolvimento do conceito de sistema local de inovao. A contraposio ao nacional tem como base as diferenas regionais e a possibilidade de se analisar conceitos fundamentais, como aprendizado, interaes, competncias, complementaridades, etc., que so fortemente influenciados pelos aspectos regionais e locais. Apesar dessas discusses, o fato que as anlises que privilegiam o papel do ambiente e da interao que se d entre os diferentes agentes passaram a confrontar as abordagens mais tradicionais. Alm disso, os autores concluem que, em que pesem as diferentes correntes quanto aos efeitos positivos de sistemas locais e nacionais, grande parte dos estudiosos converge para alguns pontos: a relevncia das redes e a importncia dos arranjos locais, principalmente para as pequenas e mdias empresas. O que est por trs dessa discusso a concepo de que os processos de gerao de conhecimento e de inovao so interativos e localizados e nesse contexto surge importncia das redes e seus benefcios nos processos inovativos. Segundo Lastres et al. (1998): Os agrupamentos em redes permitem s corporaes a possibilidade de identificar oportunidades tecnolgicas e impulsionar o processo inovativo. Considerando-se a existncia de dificuldades cada vez maiores de obteno de conhecimento e de realizao de P&D que abranjam as mais diversas reas, aponta-se largamente a

complementaridade tecnolgica como forte motivo de insero em redes. Participar delas uma forma de monitorar novos desenvolvimentos e de avaliar e ter acesso, por meio de processo de interao, a outras tecnologias que no as disponveis pela firma, necessrias para viabilizao de uma inovao. Assim, dois tipos de redes tm-se configurado como objeto de estudo: as redes de cooperao entre firmas de um mesmo setor, universidades e instituies tecnolgicas e as redes que envolvem pequenos fornecedores em torno de uma grande empresa lder. Em ambos os casos, os autores destacam o papel das empresas de pequeno e mdio porte.

Fatores determinantes da inovao ambiental


Conforme j se pode perceber, a inovao ambiental merece uma abordagem um pouco mais especfica dentro da reflexo da inovao como um todo. Kemp et al. (2000) agrupam os fatores determinantes da inovao ambiental em 3 categorias: Os incentivos inovao: que dependem do grau de competio, dos custos e condies da demanda (como, por exemplo, tarifas dgua, custos de descarte, de energia, demanda por produtos ambientalmente corretos, taxas mais baixas para empresas que produzem produtos com menor impacto ambiental) e condies apropriadas que permitam empresa se apropriar dos benefcios econmicos decorrentes da inovao; A habilidade de assimilar e combinar o conhecimento de diferentes fontes (tanto dentro como fora da empresa) necessrio para produzir atravs de um novo processo ou um novo produto; o conhecimento aqui abrange tanto o tecnolgico como o de mercado; Capacidade de gerenciar o processo de inovao e a institucionalizao da liderana.

O contexto institucional, incluindo a regulamentao, juntamente com os custos praticados e as condies de demanda, vo se constituir em elementos impulsionadores do tipo de conhecimento, competncias e inovaes a serem desenvolvidos e adquiridos. Por conseguinte, a inovao orientada pelo mercado e pela regulamentao, pela prtica de engenharia vigente e o padro dos produtos e processos tecnolgicos de um determinado setor. A competio um fator fundamental para a inovao, pois fora a empresa a inovar de acordo com o que valorizado no mercado. Por esse motivo, ao se analisar a utilizao de regulamentao, deve-se considerar tanto a presso competitiva sobre as empresas, como a competio entre as diferentes opes de tecnologia ambiental.

Wallace (1995) revisa a experincia de vrios paises1 e conclui que, normalmente, os elaboradores de polticas tendem a forar a comercializao de tecnologia e no a sua gerao. Observa tambm que a adaptao de tecnologias de fora tem permitido a firmas locais assumir posies de liderana tecnolgica, mesmo quando os originais foram licenciados de empresas estrangeiras. Este mesmo autor questiona firmemente o argumento de que instrumentos econmicos, tais como impostos e taxas sobre poluio sejam invariavelmente incentivadores de inovao. Mas, afirma que: As firmas inovam mais confortavelmente, quando a poltica ambiental estvel e merece crdito em longo prazo, e quando os processos regulatrios se fundamentam em um dialogo aberto e bem informado e executado por agentes reguladores competentes e detentores de conhecimento . Nas suas concluses, Wallace afirma ainda que: O desafio de longo prazo do desenvolvimento sustentvel representa uma oportunidade para os governos tornarem a poltica ambiental mais estvel e menos reativa. Novas relaes de trabalho entre governo e indstria, tais como acordos e contratos voluntrios 2 esto delegando mais responsabilidade para as firmas, ao tempo que alargam o dilogo. Isto leva a maior flexibilidade para inovar, menores custos para o cumprimento da lei e menor oposio s polticas ambientais. O desenvolvimento sustentvel requerer de polticas ambientais politicamente sustentveis como estas, assim como uma contnua presso, e oportunidade, para a indstria inovar. Estas afirmaes vo ao encontro do pensamento de outros autores como Fukasaku (2000a, b); e Porter e van der Linde (1995a, b), que tambm defendem maior flexibilidade na aplicao da legislao aliada a um maior rigor nas demandas de qualidade ambiental.

1.1

Regulamentao ambiental como indutora do desenvolvimento tecnolgico e da inovao.

A regulamentao ambiental no seno a formalizao das demandas sociais quanto qualidade do ambiente desejado (KEMP et al., 2000). A viso da sociedade tende, contudo, a se concentrar na eliminao dos impactos mais visveis e que trazem riscos mais imediatos. Somente quando estes riscos passam a ser controlados, ou pelo menos se passa a dispor de instrumentos para o seu controle, que exigncias ambientais menos concretas comeam a
1

Estudo realizado por David Wallace, pesquisador do Programa de Energia e Meio Ambiente do Instituto Real para Assuntos Internacionais do Reino Unido. Inclui levantamentos na Dinamarca, Holanda, Alemanha e Frana alm do Japo e EUA. 2 As aspas no termo voluntrios so do autor original.

aparecer. Um dos papis mais importantes das ONGs ambientalistas consiste em apontar para aspectos ambientais que ainda no so devidamente considerados pela sociedade como um todo. Estas organizaes tendem a agregar pessoas com uma sensibilidade ambiental mais aguada, podendo servir de um indicador avanado quanto a problemas que, se no devidamente considerados hoje, traro problemas no futuro. Esta antecipao de efeitos freqentemente paga, pelo seu pioneirismo, os rtulos de radicalidade seguidamente observados (o que no elimina o fato de radicalidades infundadas existirem). Na medida em que a sociedade, prioritariamente, exige o que v e sente, as medidas reguladoras tendem a atacar estes sintomas. No se deve perder de vista que a legislao acompanha a viso que a sociedade tem num determinado momento. Neste sentido, tm prevalecido os usos de padres de lanamento e padres ambientais como instrumentos de aplicao da legislao. Estes tipos de instrumento no esto claramente direcionados para as causas, e sim para os efeitos negativos. Em conseqncia, mesmo que no tenha sido este o objetivo da sua criao, tendem a estimular a aplicao de solues destinadas aos efeitos e no s causas. So as chamadas solues fim de tubo. A resoluo CONAMA 20, de 1986, uma das principais peas legais que ilustram esta afirmao. A definio de classes de corpos receptores e das concentraes de poluentes aceitveis nestes ilustra o enfoque denominado de padres ambientais. J no seu Artigo 21, apontam-se padres mximos de lanamentos aceitveis para qualquer efluente lquido. Idealizada, entre outros motivos, para estabelecer uma base mnima de qualidade ambiental para todo o territrio nacional, a sua implementao deveria ser complementada por legislao prpria em nvel estadual. Neste sentido, abre espao para a fixao de outros padres de lanamento, desde que no alterem a qualidade do corpo receptor e sejam justificados por um estudo de impacto. Esta legislao mereceria uma reviso luz dos novos conceitos de preveno da poluio, de forma a voltar preocupao para a fonte do problema. A exigncia legal, ao se concentrar na interface empreendimento-corpo receptor, tende a atrair uma soluo neste mesmo espao. Mais ainda, a visibilidade da aplicao das solues nesta interface atende tambm demanda por uma clara visibilidade de atuao dos rgos de represso ambiental. Mas, conforme anteriormente discutido, as solues fim de tubo tendem a ter uma eco-eficincia muito limitada. Tendem tambm a se restringir adoo de tecnologias previamente definidas e que, em geral, fogem lgica do negcio envolvido. Mesmo que possam demandar solues inovadoras, estas no o sero no mbito do negcio atingido. Em outras palavras, exigncias legais do tipo fixao de padres de lanamento e ambientais, quando impostas de forma isolada ou unilateral, caso venham a pressionar por solues inovadoras, estas se restringiro denominada indstria ambiental tradicional. A geradora de projetos e equipamentos de tratamento e disposio final de efluentes, emisses e resduos. Se forem geradas solues fim de tubo inovadoras, esta r-se-, no melhor dos casos, reduzindo os custos adicionais

impostos ao processo produtivo para atenuar parcialmente ou transferir para outro meio, alguns impactos ambientais evidentes. A legislao ambiental tem sido tambm baseada em produtos e substncias (ASHFORD, 2000). o caso de pesticidas como o DDT, banido em nvel mundial em 1972, aps a publicao da Primavera Silenciosa de Rachel Carson, e de remdios como a Talidomina. tambm o caso da presente presso contra o uso de asbestos e bifenilas policloradas (PCBs). Nestes ltimos, porm, a legislao passa a abordar aspectos de exposio ocupacional, produo e consumo. Mais recentemente a legislao passa a se dirigir para os processos e tecnologias utilizadas. A partir dos anos 70, nos EUA comea a se exigir a utilizao das denominadas Melhores tecnologias disponveis (BAT Best Available Technologies). Na poca estas se referiam s tecnologias de abatimento final de poluentes (fim de tubo) como no caso da Lei da gua Limpa (Clean Water Act). Com a aprovao da Lei de Preveno da Poluio em 1990 (Pollution Prevention Act), os EUA passam a considerar a preveno da poluio um objetivo nacional estabelecendo as seguintes prioridades:a poluio deve ser prevenida ou reduzida na fo nte quando possvel; Quando isto no possvel ela deve ser reciclada de forma segura; Como terceira opo considerar o tratamento; Como ltima opo considerar a disposio final (Shen, 1995). tambm de 1990 a nova lei ambiental do Reino Unido (Environmental Protection Act, EPA 90), que estabelece os mecanismos para o Controle Integrado da Poluio ( IPC Integrated Pollution Control). Esta legislao serve de base para as diretrizes da Unio Europia sobre o denominado IPPC (Integrated Pollution Prevention and Control), Preveno e Controle Integrado da Poluio, de 1995. O Controle Integrado da Poluio da EPA 90 britnica se fundamenta no uso de dois conceitos: a utilizao da melhor tcnica disponvel que no implique custos excessivos, BATNEEC (Best available technique no t entailing excessive cost), e a melhor opo ambiental praticvel, BPEO (Best practicable environmental option) (DoE e HMIP, 1991). O primeiro dirige as prticas de controle da poluio para a fonte geradora da poluio, dentro do processo, de forma a evit-la ou torn-la inofensiva. O segundo demanda que a soluo a ser adotada para o descarte final comprovadamente represente a melhor possvel, considerando-se o meio ambiente como um todo e no cada corpo receptor em separado. As indstrias devem utilizar a melhor tcnica disponvel que no implique custos excessivos para prevenir a emisso de substncias prescritas que possam causar danos ao corpo receptor. Onde isto no for praticamente possvel, os operadores devero minimizar as emisses e torn-las inofensivas. O uso da palavra technique em vez de technology proposital e visa incluir no apenas os equipamentos e processos projetados e implantados, mas tambm

as prticas operativas, sua superviso e manuteno. Is to , a demanda por um correto gerenciamento ambiental da produo industrial. O EPA 90 requer que a BATNEEC seja utilizada para a minimizao da poluio que possa ser causada por emisses para o meio ambiente como um todo, levando em considerao a melhor opo ambiental possvel, BPEO, com relao substncia emitida (DoE e HMIP, 1991). Esta legislao convive em paralelo com restries do tipo limites mximos de emisso e padres de qualidade ambiental. Em casos de conflito entre estes critrios, a exigncia mais favorvel ao meio ambiente prevalecer. Mecanismos tais como a exigncia das melhores tecnologias disponveis direcionam a discusso para o interior dos processos produtivos, e neste sentido favorecem a viso preventiva. Por outro lado, Porter argumenta que a exigncia de adoo da melhor tecnologia disponvel implicitamente sustenta a idia que j existe uma tecnologia que considerada a melhor e, conseqentemente, desestimula a inovao (PORTER e VAN DER LINDE, 1995a). No trabalho Toward a new conception of the environment-competitiveness relationship, Porter e Linde (1995b) discutem explicitamente o papel da regulamentao ambiental na gerao de inovao e duplo dividendo. Os autores defendem a necessidade de uma legislao ambiental rigorosa, mas ao mesmo tempo flexvel, que permita as empresas a encontrarem solues inteligentes, isto , que agreguem ganhos ambientais e econmicos efetivos, tanto a montante como a jusante do processo produtivo, a exemplo da reduo dos custos associados com o uso eficiente da matria-prima e energia. A legislao deve , ento, favorecer o aumento da produtividade dos recursos naturais e estimular as empresas a considerar a sua relao com o meio ambiente como uma fonte dinmica de inspirao e, conseqentemente , de inovao. Assume-se que as empresas tm a capacidade de aprender a cumprir a legislao ambiental da forma mais eficiente possvel do ponto de vista econmico. Trata -se da denominada curva ou processo de aprendizado (Fukasaku, 2000 a,b e Ashford, 2000). Por sua vez, Kemp et al. (2000) afirmam que a regulao no desencadeia para a inovao, apenas a canaliza e modula, constituindo-se em apenas uma entre muitas variveis. J Ashford (2000) afirma que a regulao pode criar e no apenas apoiar nichos de mercado para inovadores ambientais. A adoo de estratgias regulatrias que busquem estimular mudanas tecnolgicas no se acomodam com o conceito de equilbrio entre demandas ambientais e de segurana e o crescimento industrial. A esta viso esttica, o uso dos recursos naturais se torna mais eficiente quando existe um conjunto de condies fixas, que se contrape a atitude da eficincia dinmica, que leva em considerao que os condicionamentos do entorno mudam constantemente, obrigando as empresas a adotar estruturas flexveis que lhes permitam, permanentemente, adaptar-se a novas condies (Klein, 1977 apud Ashford, 2000).

10

Para Kemp (2000), so raros os instrumentos de poltica ambiental que incentivam a inovao. Normalmente, estes tendem a estrangul-la. Em diversos graus, os instrumentos que de alguma forma apiam a inovao so as proibies de produtos, padres de desempenho, instrumentos econmicos e acordos voluntrios. Porter e Linde (1995a, b) chamam a ateno para um desenho da regulamentao ambiental que permita o mximo de inovao, apontando para instrumentos econmicos como impostos ambientais e permisses negociveis de emisso. Mas, ao mesmo tempo, defendem a necessidade de uma presso firme e muito rigorosa para impulsionar a adoo de prticas ambientalmente corretas nas empresas. Mesmo que o uso de tecnologias mais limpas permitam o duplo dividendo, as empresas tm que ser pressionadas para que sua adoo seja efetivada. o que Marinho (2001), interpretando os autores acima, chama de empurro. Fukusaku (2000a) revisa as opinies de outros autores sobre as novas tendncias das polticas ambientais. Cita que autores como Jaffe et al. (1992) e Hahn e Stravis (1995) consideram os instrumentos econmicos mais eficientes e baratos que a aplicao de medidas de comando e controle ou a fixao de padres de desempenho ou tecnolgicos. O autor aborda a questo dos acordos voluntrios nas suas diversas formas: programas voluntrios pblicos, no qual as firmas so convidadas a aderir (a exemplo do 33/50 da USEPA3); acordos negociados entre o poder pblico e a indstria; e comprometimentos unilaterais como o Programa Atuao Responsvel da indstria qumica mundial (Responsible Care). Estes instrumentos raramente objetivam avanos tecnolgicos substanciais e, conseqentemente, no incentivam inovao. Mas podem se constituir em grandes difusores de inovao e desencadeadores de tomadas de conscincia coletiva nas empresas, que , aliadas a medidas mais exigentes, possam configurar um ambiente propcio inovao.

Coerncia e articulao entre as polticas ambientais e de desenvolvimento tecnolgico


A inovao ambiental sofre de dupla imperfeio de mercado. Inovaes tendem, quando ocorrem, a ter retornos econmicos a mdio e longo prazos. Por outro lado, melhorias ambientais muitas vezes no so interiorizadas como ganhos para a empresa. Para se reduzir os riscos associados a esta dupla dificuldade, procura-se combinar uma poltica ambiental flexvel que aponte para mudanas tecnolgicas, com uma poltica tecnolgica projetada para acelerar processos de inovao (FUKASAKU, 2000). Deve -se procurar, portanto, uma maior coerncia entre as polticas de inovao e as de meio ambiente, o que pode ser conseguido inserindo-se aspectos de inovao na poltica ambiental e consideraes ambientais na poltica de inovao.
3

Visitar o site www.epa.gov

11

Uma das formas de se articular polticas ambientais e de inovao, na prtica, consiste na implementao de clusters e arranjos produtivos focados em propostas sustentveis do ponto de vista ambiental. Antero Honkasalo 4 (Honkasalo, 2000) apresenta a experincia da Finlndia do programa de pesquisa de clusters 5 ambientais. Os objetivos deste programa de pesquisa so aumentar a ecoeficincia, melhorar a situao do meio ambiente e promover inovao. Visa, tambm, criar novas oportunidades empresariais e promover a cooperao entre agentes produtivos, pesquisadores e autoridades pblicas e agncias de fomento. Este programa cobre os seguintes aspectos: Anlise de Fluxo de Materiais (MFA) e de Ciclo de Vida (ACV); Ecoeficincia em processos produtivos e produtos; Infra-estrutura ambientalmente correta; Gesto do conhecimento e da informao ambiental; Promoo de negcios ambientais, exportaes e marketing ecolgicos; Polticas ambientais e de inovao.

O programa envolve 180 unidades de pesquisa e 70 empresas, tendo recebido mais de 400 aplicaes das quais 60 esto recebendo financiamento. Foram aplicados em torno de US$ 12 milhes de dlares entre 1997 e 1999 e devero ser aplicados mais US$ 4,5 milhes em 2000-2001. Estes nmeros se referem a recursos pblicos dos quais mais da metade so oriundos de centros de pesquisa e de agncias de financiamento 6 (HONKASALO, 2000). No se teve acesso a uma efetiva avaliao dos resultados deste programa, mas o autor afirma que os rgos financiadores tm-se mostrado satisfeitos com eles, e o nmero de empresas interessadas e de projetos tem crescido. Yukiko Fukasaku, da Diviso de Poltica de Cincia e Tecnologia da OECD, apresenta este programa como exemplo de inovao para a sustentabilidade ambiental (F UKASAKU, 2000a). Em termos de pesquisa futura, os resultados do programa apontam as reas de infra-estrutura, sociedade da informao e os impactos ambientais de substncias do tipo hormnios. Foi observada a necessidade de maiores esforos na pesquisa da ecoeficincia e se apontam os resultados na rea de desmaterializao do processo produtivo como promissores. Observa-se a necessidade de imaterializar o consumo, e, neste sentido, mais pesquisa ser necessria. A informatizao dever permitir a substituio de servios materiais por imateriais. Cada vez mais, produtos e servios que possam ser entregues aos consumidores na forma de informao sero colocados no mercado eletronicamente (HONKASALO, 2000).
4

Diretor de proteo ambiental na indstria e comrcio do Ministrio do Meio Ambiente da Finlndia (2000). 5 Utiliza-se aqui o conceito de cluster do autor citado: do ponto de vista das polticas industrial e tecnolgica, clusters so redes de empresas e comunidades com interesses similares (137142). 6 Para servir de referncia, a Finlndia tem uma populao de 5,2 milhes de pessoas.

12

Concluso
A inovao pode ser tcnica, de mercado ou organizacional. Ela pode ser radical ou incremental e se dirige busca por uma maior competitividade das empresas, mas depende de fatores internos e externos sobre os quais as firmas podem ter maior ou menor grau de influncia. Para se inserir no processo de inovao, as firmas devem ter vontade, oportunidade e capacidade de mudar. A vontade depende de atitude, uma caracterstica da forma de ser da empresa e dos indivduos que a compem, mas tambm de conhecimento. J a oportunidade de inovar depende de aspectos de oferta e de demanda. As inovaes oriundas da oferta dependem de a empresa saber perceber a sua situao tecnolgica e gerencial e se comparar com as existentes ou que possam vir a existir. Neste sentido a percepo do caminho da produo limpa fundamental para que a empresa possa gerar inovao ambiental e garantir o duplo dividendo. Mas, a ambincia onde as firmas se desenvolvem pode tambm favorecer a inovao ambiental, seja pela demanda legal e econmica, do pblico ou dos trabalhadores. Apesar de o indivduo inovador ter um papel importante, o sistema onde a empresa se insere acaba criando maiores ou menores condies de inovao. Neste sentido, a insero da empresa em redes de inovao fundamental. Nestas redes se do as trocas de conhecimento e de informaes necessrias, sejam tecnolgicas, gerenciais ou comerciais. Trata-se de processos que envolvem mltiplos atores, incluindo as prprias empresas, clientes, fornecedores, agentes de regulao e de apoio, universidades e institutos de pesquisa. Da mesma forma, um ambiente de estabilidade econmica e uma legislao ambiental clara e estvel acabam exercendo um papel da maior importncia para a inovao ambiental. A regulamentao ambiental deve ser exigente , mas ao mesmo tempo flexvel de forma a pressionar os agentes produtivos na busca de uma maior ecoeficincia, aliando ganhos ambientais e econmicos. Deve se evoluir da simples aplicao de prticas de comando e controle para o uso de instrumentos econmicos e de incentivo. Para se poder superar as dificuldades inerentes tanto inovao como responsabilidade ambiental, necessrio que as polticas de inovao e meio ambiente estejam articuladas. Uma forma de se conseguir isto na prtica a criao de clusters de inovao ambiental, com a participao dos atores.

13

Referncias bibliogrficas
Ashford, NA (2000): An Innovation-based strategy for a sustainable environment. In: Innovation-oriented environmental regulation. 1st ed. Vol. 1. (Eds: Hemmelskamp,J; Rennings,K; Leone,F) Zew, Centre for european economic research, Heidelberg, 67107. Cavalcante,LRMT, Maturidade tecnolgica e intensidade em P&D: O caso da indstria petroqumica no Bras il, Salvador: FIEB/IEL: 1998. Christie,I; Rolfe,H; Legard,R (1995): Cleaner production in Industry, Integrating business goals and environmental management. 1st ed. Policy studies institute, London. 267 p. DoE, HMIP (Eds.) (1991): Integrated pollution control, a practical guide. HMSO, . 57 pgs. Fukasaku,Y (2000a): Innovation and environmental sustainability: a background. In: Innovation and the environment. 1st ed. Vol. 1. (Ed: OECD) OECD, Paris, 17-32. Fukasaku,Y (2000b): Stimulating environmental innovation. In: STI review 25, special issue on sustainable development. 1st ed. Vol. 1. (Ed: OECD) OECD, Paris, 47-64. Honkasalo,A (2000): Eco-efficiency, Entrepreneurship and co-operation: the finnish environmental cluster research programme. In: Innovation and the environment. 1st ed. Vol. 1. (Ed: OECD) OECD, Paris, 137-142. (N) IBGE (Ed.) (2002): Indicadores ambientais. 1st ed. Vol. 1. IBGE, Rio de Janeiro. Kemp,R (2000): Technology and environment policy: Innovation effects of past policies and suggestions for improvement. In: Innovation and the environment. 1st ed. Vol. 1. (Ed: OECD) OECD, Paris, 35-61. Kemp,R; Smith,K; Becher.G (2000): How should we study the relationship between environmental regulation and innovation? In: Innovation-oriented environmental regulation. 1st ed. Vol. 1. (Eds: Hemmelskamp,J; Rennings,K; Leone,F) Zew, Centre for european economic research, Heidelberg, 43-66. Kiperstok, A (1999): Tecnologias Limpas, porque no fazer j o que certamente se far amanh. Tecbahia 14 - 02, 45-51. Kiperstok, A; Marinho, MB (2001): O desfio desse tal de desenvolvimento sustentvel. Bahia Anlise & Dados v10, n04. Lastres,H; Cassiolato,J; Lemos,C; Maldonado,J; Vargas,M (1998): Globalizao e inovao localizada. Vol. Nota Tcnica 01/98. Instituto de Econom ia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IE/UFRJ, Rio de Janeiro. 34 p. Marinho,MB (2001): Novas relaes sistema produtivo/meio ambiente - do controle preveno da poluio. Mestrado Dissertao, Mestrado em engenharia ambiental urbana - MEAU; Universidade Federal da Bahia. 198 p. Peneda,C; Frazao,R (Eds.) (1997): Eco-efficiency and factor 10. Proceedings of the workshop: Polo tecnolgico de Lisboa ed. INETI/ITA, Lisboa. 79 p. Porter,M; Linde van der,C (1995a): Green and competitive. Harvard Busines s Review Sept-Oct, 120-134. Porter,M; Linde van der,C (1995b): Toward a new conception of the environmentcompetitiveness relationship. Jour.Econ.Persp 9(4, Fall), 97-118. Schmidt-Bleek, F. The MIPS concept and Factor 10 in Eco-Efficiency and Factor 10, Peneda, C. e Frazo, R. (eds), p. 43-51, Lisboa, INETI, 1997. Shen,TT (1995): Industrial pollution prevention. 1st ed. Springer, Berlin. 371 pgs. Wallace,D (1995): Environmental policy and industrial innovation, strategies in Europe, the US and Japan. 1st ed. Vol. 1. The Royal Institute of International Affairs, Londres. 282 p. Weaver,P; Jansen,L; van Grootveld,G; van Spiegel,E; Vergragt,P (Eds.) (2000): Sustainable technology development. 1st ed. Vol. 1. Greenleaf Publishing Ltd, Sheffield. 304 p.

14

You might also like