You are on page 1of 76

Comunicao sem limites Vida em movimento

Bem-vindo ao telemvel U1000 da Huawei Technologies Co., Ltd.

Telemvel HUAWEI U1000 Manual do utilizador

Aviso
Copyright 2008 Huawei Technologies Co., Ltd.

Todos os direitos reservados 1 Nenhuma parte deste manual pode ser


2 3 4 5 6
reproduzida ou transmitida sob qualquer forma, sem autorizao prvia por escrito da Huawei Technologies Co., Ltd.

Marcas registadas
7 8
e HUAWEI So marcas registadas da Huawei Technologies Co., Ltd. Todas as restantes marcas mencionadas neste manual so propriedade dos seus respectivos proprietrios.

Aviso 10 As Informaes neste manual esto sujeitas a


alterao sem aviso prvio. Foram envidados todos os esforos na preparao deste manual para garantir a exactido dos respectivos contedos, mas nenhuma das declaraes, informaes e recomendaes neste manual constitui qualquer tipo de garantia, expressa ou implcita. 11 Leia cuidadosamente as precaues de segurana para garantir a utilizao correcta e segura do seu dispositivo sem fios. Para mais informaes, consulte Avisos e precaues.

Huawei Technologies Co., Ltd.


Morada 12 Administration Building, Huawei Technologies Co., Ltd., Bantian, Longgang District, Shenzhen, P. R. China Cdigo postal: 518129 Web site: http://www.huawei.com

Precaues de
13 Leia cuidadosamente as precaues de
segurana para

14 garantir a utilizao correcta e segura do seu


dispositivo

15 sem fios. Para mais informaes, consulte 16 Avisos e precaues


No ligue o telemvel quando no for permitido utilizar telemveis, ou quando o telemvel possa provocar interferncias ou constituir um perigo. No utilize o telemvel enquanto conduz. Cumpra todas as regras e instrues existentes em hospitais unidades de sade. Desligue o telemvel perto de aparelhos mdicos.

Desligue o telemvel dentro dos avies. O telemvel pode causar interferncias nos sinais de controlo do avio. Desligue o telemvel perto de dispositivos electrnicos de alta preciso. O telemvel poder afectar o desempenho desses dispositivos. No tente desmontar o telemvel ou os respectivos acessrios. A manuteno ou reparao deste telemvel apenas pode ser efectuada por pessoal qualificado. No coloque o telemvel ou os respectivos acessrios em receptculos com um forte campo electromagntico.

No coloque suportes de armazenamento magntico perto do telemvel. As radiaes do telemvel podero apagar as informaes neles guardadas. No coloque o telemvel num local com temperaturas elevadas, nem o use em locais com gases inflamveis, como estaes de servio. Mantenha o telemvel e os respectivos acessrios fora do alcance das crianas. No autorize as crianas a usar o telemvel sem orientao. Use apenas baterias e carregadores aprovados para evitar o risco de exploso.

Respeite qualquer legislao relativa Reutilizao de dispositivos sem fios. Respeite a privacidade e os direitos legais de outras pessoas quando utilizar o seu dispositivo sem fios. Siga risca as instrues relevantes na pgina 47 deste manual quando utilizar o cabo USB. Caso contrrio, o telemvel ou o PC podero ficar danificados.

ndice
ndice 1 Conhecer o seu telemvel 1
Contedos da embalagem .........................1 O seu telemvel .........................................2

Iniciar 7
Carregar/remover o carto SIM .................7 Carregar a bateria ......................................8 Ligar/Desligar ...........................................10

Servios de chamadas 13
Fazer ou atender chamadas ....................13 Operaes durante uma chamada de voz.......................................................14 Registo de chamadas ..............................15

Introduo de texto 17
Mtodo de introduo T9 .........................17 Mtodo de introduo tradicional ............18 Mtodo de introduo numrica "123" .....19 Mtodo de introduo de smbolos ..........20 Introduzir texto em diferentes idiomas .....20

Contactos 21
Fazer chamadas a partir dos Contactos ..21 Procurar um contacto...............................21 Outras operaes.....................................22 Grupos .....................................................23

Mensagens 25
Mensagens de texto.................................25 Nmero de correio de voz ........................30

Modelos....................................................30

Agenda 31
Calculadora ............................................. 31 Fuso horrio .............................................31 Alarmes ....................................................32 Calendrio................................................33

Definies 34
Definies do telemvel ...........................34 Definies do ecr ...................................41 Perfis ........................................................42

Avisos e precaues 43
Dispositivo electrnico .............................43 Hospital ....................................................43 Ambiente de armazenamento ..................45 Segurana infantil ....................................46 Ambiente de utilizao .............................46 Limpeza e manuteno............................47 Proteco ambiental ................................48 Chamadas de emergncia .......................49 Bateria......................................................49 Carregador ...............................................51 Utilizar o cabo USB ..................................52 Informao de certificao (SAR) ............53

Acrnimos e abreviaturas 57

1 Conhecer o seu
telemovel
O telemvel U1000 pode funcionar em praticamente todos os pases, mudando automaticamente entre as redes WCDMA 2100 e GSM 900/1800/1900. Isto permite beneficiar de comunicao onde quer que utilize o telemvel.

Note Os servios suportados pelo telemvel devem


ser igualmente suportados pela rede onde utilize o dispositivo. Para mais informaes, contacte o seu fornecedor de servios.

Contedos da embalagem
A embalagem do seu telemvel contm os seguintes artigos:

1 2 3 4

Um telemvel U1000 Um carregador de viagem Uma bateria de ies de ltio Um manual do utilizador

O seu telemvel
Auricular Ecr

Tecla de funo da esquerda


Tecla de mensagens Tecla de envio Tecla de deslocao

Tecla OK Tecla de funo da direita Tecla Apagar Tecla Ligar/desligar e Term

* Tecla
Entrada do microauscultador Conector do carregador/cabo

# Tecla

Microfone

Teclas
Tecla Tecla de funo da esquerda Descrio Para activar a funo indicada esquerda da barra de informao no ecr. Para aceder ao menu principal no modo de espera.

Tecla

Descrio

Tecla de Para aceder ao ecr SMS no modo de mensagen espera. s Tecla de envio Fazer ou atender uma chamada. Aceda ao ecr Registo chamadas no modo de espera.

Tecla de Prima esta tecla para percorrer um menu. deslocao Tecla * Prima e mantenha premida para bloquear o teclado no modo de espera. De seguida, prima a tecla e OK para desbloquear o teclado. Para iniciar a funo seleccionada no menu. Para aceder ao menu principal no modo de espera. Para activar a funo indicada direita da barra de informao no ecr.

Tecla OK

Tecla de funo da direita

Tecla Tecla Apagar

Descrio Para apagar um caracter antes do cursor no modo de edio. Para apagar um registo de chamadas, mensagens ou contacto. Para terminar uma chamada em curso ou rejeitar uma chamada recebida. Para regressar ao ecr inicial. Prima e mantenha-a premida para ligar ou desligar o telemvel. Prima e mantenha premida a tecla para mudar do perfil actual para o perfil de reunio. Para seleccionar a caixa de verificao do item de opo.

Tecla Ligar/ desligar e Terminar chamada

Tecla #

Ecr inicial
Barra dos cones

Ambiente de trabalho Para apresentar as operaes e as .opes das funes.

Barra de informao Para apresentar as operaes actualmente dis

Barra dos cones Esta rea apresenta o estado do telemvel. A tabela seguinte apresenta todos os cones que podero ser apresentados nesta barra. cone Descrio Indica a fora do sinal Quanto mais barras forem apresentadas, mais forte o sinal. O telemvel est actualmente numa rede WCDMA. Est a utilizar o servio de roaming. O telemvel est a fazer uma chamada.

cone

Descrio O teclado est bloqueado. O despertador est activo. Possui novas mensagens de texto. O telemvel est no modo sem som. O perfil normal est activado. O microauscultador est ligado. Tem uma nova mensagem de voz. A linha de chamada 2 est actualmente activada. A reencaminhar todas as chamadas de voz recebidas para a linha 2. Indica o nvel de potncia da bateria.

Introduo aos menus


O telemvel proporciona um extenso conjunto de funes. Pode utilizar estas funes para navegar nos seguintes menus: Alarmes, Calendrio, Registo chams.,

Perfis, Mensagens, Config. de ecr, Agenda, Contactos e Definies.

1 2 3 4 5

No modo de espera, prima menu principal.

para apresentar o

Prima a tecla de deslocao para percorrer o menu para seleccionar. e prima Se o menu contiver outros sub-menus, repita o passo 2. Utilize a funo seleccionada de acordo com as indicaes no ecr. Seleccione Voltar para regressar ao menu anterior. Prima para regressar ao modo de espera.

2 Iniciar
Carregar/remover o carto SIM
Coloque o carto SIM antes de utilizar o telemvel. Para utilizar correctamente o carto SIM, leia cuidadosamente as seguintes instrues.

Note Mantenha o carto SIM fora do alcance das cri-

anas. O carto SIM e os respectivos contactos metlicos podem ser facilmente danificados se este for arranhado ou dobrado. Tenha cuidado ao transportar, carregar ou ao remover o carto. Desligue sempre o carregador antes de colocar ou retirar o carto SIM.

Para carregar ou remover o carto SIM, faa o seguinte:

1 2

Desligue o telemvel e retire a bateria. Posicione o carto na entrada da ranhura, certificando-se de que est virado da mesma forma que a indicada no esquema em baixo, com o canto cortado no canto superior direito. De seguida, deslize-o para a posio, tal como indicado.

Coloque a bateria na respectiva ranhura na parte posterior do telemvel. Pressione a bateria at que encaixe.

Faa deslizar a tampa traseira do telemvel.

Para retirar o carto SIM, desligue o telemvel e retire a bateria. De seguida, prima o carto SIM com um dedo e deslize-o para fora da ranhura.

Carregar a bateria
Antes de carregar a bateria, leia cuidadosamente as seguintes precaues.

Note Quando carregar a bateria pela primeira vez,


carregue-a durante pelo menos 12 horas. A bateria descarrega-se, mesmo quando no est a ser utilizada. Se a bateria no for utilizada durante um longo perodo, carreguea primeiro. O tempo de carregamento depende da temperatura ambiente e da idade da bateria. A bateria pode ser recarregada, mas pode eventualmente esgotar-se. Se a durao da bateria for inferior ao perodo normal depois de ser carregada, substitua-a por uma bateria igual. No bata, no atire, nem exera qualquer tipo de choque violento contra a bateria. Caso contrrio, pode ocorrer fuga do electrlito, leses corporais, sobreaquecimento, exploso ou incndio.

10

Carregue a bateria utilizando o carregador fornecido com o telemvel.

Carregar com um carregador de cabo


Antes de carregar a bateria com um carregador de cabo, certifique-se de que a bateria foi correctamente colocada no telemvel. Para carregar a bateria, faa o seguinte:

1 2

Insira a ficha do carregador no conector do telefone, tal como indicado na seguinte figura. Ligue o conector do carregador a uma tomada de electricidade.

Note Quando o nvel de carga da bateria estiver muito

baixo, o telemvel emite sons de alerta e apresenta um alerta visual. Quando o nvel de energia da bateria for demasiado baixo, o telemvel desligar automaticamente. Quando a bateria est a ser carregada, o indicador de carga comea a piscar de maneira contn-

11

ua. Quando o indicador de carregamento comear a piscar, isso indica que o carregamento terminou.

Ligar/Desligar
Ligar
Certifique-se de que o carto SIM est no interior do telemvel e de que a bateria foi carregada. Prima e mantenha premida a tecla telemvel. para ligar o

Desligar o telemvel
Prima e mantenha premida a tecla telemvel. para desligar o

Cdigos de acesso
Se tiver definido a palavra-passe do telemvel e o PIN estiver Activo, ter de introduzir os respectivos cdigos de acesso quando ligar o telemvel. Para a definio e alterao de cdigos de acesso, consulte a seco "Definies/Definies de segurana".

12

Palavra-passe do telemvel A palavra-passe do telemvel utilizada para proteger o telemvel contra utilizaes no autorizadas. A palavrapasse do telemvel est predefinida como 0000. PIN O cdigo PIN (Nmero de identificao pessoal) utilizado para proteger o seu carto SIM contra utilizaes no autorizadas. O cdigo PIN normalmente utilizado quando obtm o carto SIM do seu fornecedor de servios. Se no recebeu um cdigo PIN ou se se esqueceu do cdigo, contacte o centro de atendimento local.. PIN2 Alguns cartes SIM fornecem um cdigo PIN2. Algumas funes especiais, tais como "Nmero de marcao fixa" s esto disponveis depois de introduzir o cdigo PIN2. O carto SIM deve suportar igualmente as seguintes funes. PUK Para desbloquear um carto SIM bloqueado, necessrio introduzir o cdigo PUK (Cdigo de desbloqueio do PIN). O cdigo PUK normalmente utilizado quando obtm o carto SIM do seu fornecedor de servios. Se no recebeu um cdigo PUK ou se se

13

esqueceu do cdigo, contacte o centro de atendimento local.. PUK2 Alguns cartes SIM fornecem um cdigo PUK2 que utilizado para desbloquear o cdigo PIN2 bloqueado. O cdigo PUK2 normalmente utilizado quando obtm o carto SIM do seu fornecedor de servios. Se no recebeu um cdigo PUK2 ou se se esqueceu do cdigo, contacte o seu fornecedor de servios.

14

3 Servios de chamadas
Fazer ou atender chamadas
Fazer uma chamada de voz
1
Introduza ou edite um nmero de telefone atravs de uma das seguintes formas: Introduza um nmero de telefone utilizando o teclado. Seleccione um nmero no ecr Registo chams.. Seleccione um nmero no ecr Contactos.

2 3

Prima Prima

para marcar um nmero. para terminar a chamada.

Atender ou rejeitar chamadas


A seguir descreve-se como atender ou rejeitar uma chamada nos diferentes modos de atendimento: Atender uma chamada: Se o modo de resposta for Qualquer tecla, prima qualquer tecla, excepto e . Se o modo de atendimento for Tecla de envio, prima .

15

Se estiver a ser utilizado o microauscultador, prima a respectiva tecla de controlo. Rejeitar uma chamada: Prima ou seleccione Opes > Rejeitar.

Terminar uma chamada: Se no estiver a ser utilizado o microauscultador, pode premir . Se estiver a ser utilizado o microauscultador, prima a respectiva tecla de controlo. Resposta com mensagem: Seleccione Opes > Responder com SMS para enviar uma mensagem predefinida para a pessoa que lhe ligou.

Operaes durante uma chamada de voz


Descrio do cone
: Est em curso uma chamada. : A chamada est retida. : Est a ser recebida uma nova chamada durante uma chamada em curso.

16

Operaes
Durante uma chamada de vdeo, pode seleccionar Opes para efectuar as seguintes operaes: Reter/Retomar: para reter ou retomar a chamada. Terminar: terminar todas as chamadas, a chamada activa, a chamada actual, ou a chamada em espera. Nova chamada: para fazer uma chamada para uma terceira pessoa durante uma chamada. Mos livres/Auricular: para alternar entre os modos Mos livres e Auricular durante uma chamada. Responder/Rejeitar: o telemvel permite que atenda duas chamadas em simultneo. Durante uma chamada, se tiver outra chamada em linha, seleccione Opes > Responder para responder chamada ou seleccione Opes > Rejeitar para rejeit-la. Trocar: alternar entre chamadas durante uma chamada em conferncia, entre 3 pessoas. Cham. conferncia/Chamada privada: mudar para a chamada de conferncia durante uma chamada com 3 pessoas, ou falar com uma pessoa durante uma chamada de conferncia. Silncio/Com som:para ligar ou desligar o som durante uma chamada.

17

Registo de chamadas
As chamadas recentemente efectuadas, recebidas e perdidas so guardadas automaticamente.

Fazer chamadas a partir do registo de chamadas


1
Seleccione Chamadas no menu principal e depois prima a tecla de deslocao para a esquerda/direita para seleccionar Todas das e Efectuadas , Perdidas . , Recebi-

Prima a tecla de deslocao para cima/baixo para seleccionar um registo. Prima para fazer uma chamada de voz.

Outras operaes
Seleccione Opes para as seguintes opes. Editar antes chamar: editar o nmero antes de fazer uma chamada. Criar: enviar um SMS.

18

Guardar nmero: para guardar os nmeros do registo seleccionado para o telemvel, carto SIM ou contacto existente. Chamada de voz: fazer uma chamada de voz. Visualizao: pode seleccionar Normal para apresentar todos os registos ou seleccionar Simples para ignorar os registos repetidos. Apagar: apagar o registo seleccionado. Marcar/Desmarcar: marcar/desmarcar um registo ou todos os registos. Estado de chamadas: apresentar as informaes sobre as chamadas de voz e servios de dados. Na chamada de voz e pgina de dados, pode seleccionar Reiniciar para apagar todos os registos.

19

4 Introduo de texto
Pode utilizar o teclado para introduzir caracteres alfanumricos e smbolos.

Note Quando introduz texto:

Prima para mudar entre mtodos de introduo, incluindo "abc", "Abc", "ABC" e nmeros. Prima para activar ou desactivar o mtodo de introduo T9. Prima para apresentar a lista de smbolos mais utilizados. Pode utilizar as teclas de deslocao para seleccionar. Prima para eliminar a letra esquerda do cursor.

Mtodo de introduo T9
Com o mtodo de introduo T9, pode fcil e rapidamente introduzir palavras. O T9 um modo de introduo de previso de texto. Permite introduzir palavras rpida e facilmente. Prima a respectiva tecla que corresponde letra pretendida e o T9 mostra as potenciais palavras.

20

Prima uma vez cada tecla com a letra pretendida e o esquema de previso de texto apresentar as potenciais palavras compostas pelas letras que introduziu no menu pendente. Por exemplo, para introduzir a palavra "good" com o mtodo de introduo T9, siga este procedimento.

Prima sucessivamente as teclas , , e a que pertencem "g", "o", "o" e "d" e surgiro num menu as potenciais palavras compostas por estas letras. Utilize a tecla de deslocao para cima/baixo para seleccionar "good".

Note Prima

repetidamente e ver ser apresentado sucessivamente "T9 abc", "T9 Abc" e "T9 ABC" no canto superior esquerdo do ecr. Isto indica que as palavras a serem introduzidas estaro todas em minsculas, a primeira letra em maiscula, ou todas em maisculas.

Mtodo de introduo tradicional


Quando o mtodo de introduo T9 est desligado, pode utilizar o mtodo de introduo tradicional para introduzir caracteres alfabticos. Prima repetida-

21

mente a tecla que possui a letra que pretende introduzir, at que esta seja apresentada no ecr. Por exemplo, para introduzir a palavra "Hello" com o mtodo de introduo tradicional, siga este procedimento.

Prima repetidamente , que possui o "h" e todas as letras que esta tecla possui sero sucessivamente apresentadas no ecr. Pare quando vir um "h" no ecr. Aps introduzir a primeira letra, pode premir ) para introdirectamente outra tecla (excepto duzir a letra seguinte. Se a prxima letra pretendida estiver na mesma tecla que a actual, aguarde at que o cursor seja apresentado direita da letra actual, podendo de seguida introduzir a prxima. Introduza o "e", "l", "l" e "o" da mesma forma.

22

Mtodo de introduo numrica "123"


Num ecr de edio de texto, prima e mantenha premidas as teclas dos caracteres/nmeros para introduzir os caracteres numricos correspondentes. Tambm pode premir sucessivamente a tecla para mudar para o mtodo de introduo numrica "123" e introduzir os caracteres numricos correspondentes, premindo os teclas dos caracteres/ nmeros.

Mtodo de introduo de smbolos


O telemvel fornece um mtodo independente de introduo de smbolos. Por exemplo, para introduzir ":" com o mtodo de introduo de smbolos, basta premir as teclas de deslocao para seleccionar ":" na lista de smbolos e premir .

23

Introduzir texto em diferentes idiomas


Num ecr de introduo de texto, seleccione Opes>Idioma de escrita para definir o idioma de escrita. O idioma seleccionado ser apresentado no canto superior esquerdo do ecr de edio.

24

5 Contactos
Contactos permite que guarde e faa a gesto de informaes dos seus contactos, tais como os nmeros de telefone e os endereos.

Fazer chamadas a partir dos Contactos


1
No ecr Contactos, prima a tecla de deslocao para a esquerda/direita para seleccionar Telemv. ou SIM . Seleccione um contacto e seleccione Opes > Chamada de voz. Em alternativa, pode seleccionar Editar antes chamar para editar o nmero antes de fazer a chamada.

Procurar um contacto
1
No ecr Contactos, prima a tecla de deslocao para a esquerda/direita para seleccionar Telemv. ou SIM .

25

2 3

Seleccione Opes > Procurar. Seleccione Opes > Procurar e introduza o nome do contacto que est a procurar. O contacto ser apresentado.

Tambm pode efectuar uma procura rpida no ecr do Telemvel ou SIM. Introduza uma cadeia de texto (uma ou mais letras ou nmeros) que existam no nome do contacto que est a procurar. De seguida, os contactos, cujos nomes contenham esta cadeia de texto, sero apresentados. Tambm pode procurar um contacto introduzindo as iniciais do primeiro nome e do apelido do contacto. Por exemplo, para procurar um contacto com o nome "Antnio Silva", introduza as iniciais "as". Este contacto ser apresentado na lista de potenciais candidatos.

Outras operaes
No ecr Contactos, prima a tecla de deslocao para a esquerda/direita para seleccionar Telemv. ou SIM

26

. De seguida, seleccione Opes para as seguintes opes. Detalhes: ver os detalhes do contacto. Editar antes chamar: editar o nmero antes de fazer uma chamada. Criar: enviar uma mensagem para o contacto seleccionado. Novo: criar um novo contacto. Chamada de voz: efectuar uma chamada de voz. Procurar: introduzir o nome do contacto que est a procurar. Copiar para SIM/Copiar p/ telemvel: copiar um ou mais contactos do seu telemvel para o carto SIM ou do carto Sim para o telemvel. Marcao rpida: atribuir nmeros muito utilizados para as teclas de marcao rpida "2" a "9". Apagar: apagar o contacto seleccionado. Marcar/Desmarcar: marcar/desmarcar um registo, ou todos os registos no telemvel e carto SIM. Estado da memria: ver o estado da memria do telemvel e carto SIM.

27

Definies: ordenar os contactos no telemvel e no carto SIM, ou para definir um alerta antes de guardar.

Grupos
Adicionar/eliminar membros de um grupo
Pode adicionar ou apagar um membro de um grupo no telemvel.

No ecr Contactos, prima a tecla de deslocao para a esquerda/direita para seleccionar Grupos . Seleccione um grupo e prima hes. para ver os detal-

Seleccione Opes > Adicionar. Seleccione um contacto e prima . O membro que adicionou ser apresentado na lista de membros do grupo.

Para apagar um membro do grupo, seleccione um membro da respectiva lista e seleccione Opes > Apagar.

28

Gerir um grupo
1
No ecr Contactos, prima a tecla de deslocao para a esquerda/direita para seleccionar Grupos.

Seleccione um grupo e seleccione Opes para obter as seguintes opes. Detalhe: ver os detalhes de um grupo. Alterar o nome: alterar o nome de um grupo. Criar mensagem: enviar uma mensagem de texto para todos os membros de um grupo. Apagar: apagar um grupo e todos os respectivos membros.

Note No pode alterar o nome ou eliminar qualquer


grupo predefinido no telemvel.

29

6 Mensagens
Mensagens de texto
O contedo mximo de uma nica mensagem de texto de 160 caracteres. Se os caracteres que introduzir excederem este limite, o texto divide-se em duas ou mais mensagens contnuas quando for enviado.

Criar uma mensagem de texto


1 2
Seleccione Mensagens > Novo SMS no menu principal. No ecr de edio da mensagem, seleccione Opes: Enviar: para enviar a mensagem Introduzir nmero: pode introduzir um nmero de telefone guardado no telemvel ou no carto SIM. Modelos: pode utilizar esta opo para acelerar a introduo de texto. Modo T9: activar ou desactivar o modo de introduo T9. Modo de escrita: pode seleccionar um dos mtodos de introduo para introduzir os contedos da mensagem.

30

Idioma de escrita: pode seleccionar um idioma de escrita para esta mensagem.

3 4

Depois de editar a mensagem, prima aceder ao ecr "Editar nmeros".

para

Introduza o nmero de telefone e seleccione Opes > Enviar ou prima mensagem. Seleccione Opes > Grupo ou Contactos para escolher um nmero e enviar a mensagem. Seleccione Opes > Guardar em rascunhos para guardar a mensagem. para enviar a

Caixas de correio SMS


O telemvel proporciona trs caixas de correio para SMS, nomeadamente Caixa de entrada, Rascunhos e Enviadas. Entrada Pode guardar as mensagens recebidas em Entrada.

31

cones na caixa de entrada cone Descrio uma mensagem lida na memria do telemvel uma mensagem no lida na memria do telemvel uma mensagem lida na memria do carto SIM uma mensagem no lida na memria do carto SIM um relatrio de mensagem lida um relatrio de mensagem no lida Ver mensagens na caixa de entrada

1 2 3

Seleccione Mensagens > SMS > Entrada. Prima a tecla de deslocao para cima/baixo para para ver os detalhes. ver as mensagens e prima Responder ou rechamar Prima texto. para responder com uma mensagem de

32

Prima

para responder com uma chamada de

voz. Pode seleccionar Opes para as seguintes operaes. Responder: responder mensagem. Reencaminhar: reencaminhar a mensagem. Editar antes chamar: editar o nmero. Guardar nmero: guardar os nmeros recuperados de um SMS para o telemvel ou memria SIM, ou uma entrada existente nos contactos. Copiar para SIM: fazer uma cpia de segurana do SMS para o SIM. Chamada de voz: fazer uma chamada de voz. Apagar: apagar a mensagem. Rascunhos A caixa Rascunhos utilizada para guardar as mensagens que criou e guardou e aquelas que no conseguiu enviar. cones na caixa Rascunhos : uma mensagem de texto guardada no telemvel. : uma mensagem de texto guardada no carto SIM. Ver e editar mensagens na caixa de Rascunhos Seleccione Mensagens > SMS > Rascunhos.

33

Prima a tecla de deslocao para cima/baixo para para a seleccionar uma mensagem e prima editar. Enviadas Enviadas utilizada para guardar as mensagens que foram enviadas. cones na caixa de Enviadas

: uma mensagem de texto que foi enviada e guardada no telemvel. : uma mensagem de texto que foi enviada e guardada no carto SIM. Ver mensagens na caixa Enviadas

1 2

Seleccione Mensagens > SMS > Enviadas. Prima a tecla de deslocao para cima/baixo para para ver os seleccionar uma mensagem e prima detalhes. Reencaminhar ou fazer uma chamada. Prima texto. Prima para reencaminhar uma mensagem de para fazer uma chamada de voz.

Pode seleccionar Opes para efectuar as mesmas operaes que na caixa Entrada de SMS.

34

Definies de mensagens
1 2
Seleccione Mensagens > Definies > SMS no menu principal. Defina os parmetros relacionados com as mensagens: Centro de mensagens: pode definir o telemvel para obter o nmero do centro de mensagens a partir do carto SIM ou do telemvel. Se tiver apagado os dados por acidente, contacte o seu fornecedor de servios. Validade: o tempo que uma mensagem mantida no centro de mensagens depois de ter sido enviada. Gravao automtica: pode definir se uma mensagem guardada automaticamente em Enviadas depois de ser enviada. Guardar para: definir o local para onde guardar mensagens recentemente criadas, mensagens recebidas e mensagens enviadas. Assinatura: definir se a sua assinatura ser enviada juntamente com a mensagem. Pode

35

editar a assinatura enquanto cria uma nova mensagem. Relatrio de estado: pode definir para Activo ou Inactivo. Se estiver definido para Activo, a rede informar se a mensagem chegou ao destinatrio. SMS concatenado: pode definir para Activo ou Inactivo. Se estiver definido para Inactivo, no pode editar ou enviar mensagens superiores aos limites de um nico SMS.

Nmero de voice mail


Para usar os servios de correio de voz, necessita de os configurar junto do seu fornecedor de servios. Depois de ter definido o nmero correcto fornecido pelo seu fornecedor de servios, se premir e mantiver a tecla no modo de espera, o telemvel marcar o nmero do correio de voz automaticamente para aceder caixa de correio de voz.

Modelos
O telemvel foi predefinido com alguns modelos de expresses utilizadas com frequncia em mensagens, que pode enviar como resposta no decorrer de outra chamada, ou como resposta automtica global. Pode

36

seleccionar Mensagens > Definies > Modelos para editar estas expresses.

37

7Agenda
Calculadora
Pode seleccionar Agenda > Calculadora no menu. Prima as teclas numricas para introduzir os valores. Prima uma das teclas de deslocao para introduzir os sinais das operaes. Prima a tecla de funo da esquerda para apagar. Prima a tecla de funo da direita para sair da calculadora. Prima a tecla de mudana de mtodo de insero para introduzir um ponto de raiz. Prima a tecla Apagar para apagar o dgito esquerda do cursor. Prima a tecla OK para introduzir um smbolo de igual.

Fusos horrios
Pode seleccionar Agenda > Fusos horrios no menu principal. Pode ver a hora de cidades importantes em todo o mundo. Para mudar entre fusos horrios, prima a tecla de deslocao para a esquerda/direita.

38

Se for utilizada a hora de Vero na sua cidade, dever activar a opo Hora de vero no telemvel. Poder assim obter a hora local certa. Para definir a hora de Vero, mude para o fuso horrio pretendido e seleccione Opes > Activar Hora de Vero?

Alarmes
Despertador
Configurar o despertador Depois de abrir a funo de alarme, pode seleccionar um alarme da lista e depois premir relgio de alarme. Janela de aviso para um alarme Quando for hora de o despertador tocar, o toque de alarme seleccionado reproduzido e apresentada uma janela de aviso. Pode parar o toque, premindo qualquer tecla. Na janela de aviso, pode seleccionar entre suspender ou parar o aviso de alarme. Se o telemvel estiver desligado, o despertador toca mesma. Quando o alarme soar, pode ligar o telemvel. para definir um

39

Desligar o despertador Seleccione um alarme na lista e prima a tecla de funo da esquerda para o desactivar.

Calendrio
Funes do calendrio
Introduza a funo de calendrio e seleccione Opes. Pode efectuar as seguintes operaes. Ir para: ir directamente para uma determinada data a partir do menu Vista mensal. Definies: definir o dia de incio da semana.

40

8 Definies
Config.de telefone
Config.de telefone
Pode aceder ao ecr de definies do telemvel, seleccionando-o no menu Definies. Idioma telemvel: o seu telemvel suporta vrios idiomas. Seleccione Definies > Config. de telefone> Idioma telemvel para seleccionar um idioma. Alm destes idiomas, tambm pode seleccionar Automtico. Esta opo utilizada para definir o idioma do telemvel como o mesmo que utilizado no carto SIM Idioma de escrita: a opo utilizada para definir o idioma utilizado para introduzir texto. Data e hora: esta opo utilizada para alterar a hora do sistema para o telemvel. Formato da data: esta opo utilizada para mudar o formato de apresentao da data do telemvel. Atalhos: esta opo utilizada para atribuir funes frequentemente utilizadas s teclas de deslocao como teclas de atalho.

41

Auto-ligar/desligar: esta opo utilizada para configurar o telemvel para ligar ou desligar automaticamente. Bloqueio auto tecl: a funo de bloqueio automtico de teclado pode impedir que o telefone reaja ao premir acidental das teclas. Tempo bloq tecl: depois de activar a funo de bloqueio automtico do teclado, pode definir o tempo de bloqueio do teclado. Se no houver nenhuma operao no telemvel aps um perodo predefinido de tempo, o teclado bloqueado automaticamente. Pode premir e para desbloquear o teclado.

Note Se tiver retirado a bateria do telemvel, pode ser


necessrio acertar a hora depois de ligar o telemvel.

Config.de mensagens
Pode alterar as definies de mensagens, incluindo SMS, nmero do correio de voz e modelos.

Config. de chamadas
Pode alterar as definies para fazer chamadas.

42

Reencaminhamento de chamadas Esta opo utilizada para reencaminhar chamadas recebidas.

No ecr Definies, seleccione Definies > Config. de chamadas > Reencaminhamento de chamadas. Seleccione a condio de reencaminhamento entre Todas as chamadas, Se fora do alcance, Se ocupado e Se no houver resposta. Seleccione Activar ou Desactivar para activar ou desactivar o servio. Pode tambm seleccionar Verificar estado para verificar o estado do servio de encaminhamento de chamadas.

Em alternativa, pode seleccionar Desactivar tudo e seleccionar um dos quatro itens: Chamada de voz, Chamada de fax e Todos os servios. De seguida, para desactivar todos os servios de reenprima caminhamento de chamadas deste tipo. Barramento de chamadas Esta opo utilizada para definir o modo de barramento de chamadas do telemvel. Seleccione Config. de chamadas > Barramento de chamadas para as seguintes opes.

43

Barramento de chamadas:

Seleccione a condio de barramento entre Todas as efectuadas, Chams.internacionais, Chams. internacionais excepto pas de origem, Todas as recebidas e Chams. Chams. recebidas fora do pas. Seleccione Activar ou Desactivar para activar ou desactivar o servio. Pode tambm seleccionar Verificar estado para verificar o estado do servio de barramento de chamadas.

Desactivar tudo Seleccione uma e depois introduza a palavra-passe de barramento. Prima para cancelar todos os servios de barramento de chamadas de cada tipo. Chamada em espera Esta opo utilizada para activar ou Inactivo a funo de chamada em espera. Tambm pode ver se a funo de chamada em espera est activada verificando o respectivo estado. A funo de chamada em espera s est disponvel em algumas redes. Para mais informaes, consulte o seu fornecedor de servios.

44

Remarc. automtica Esta funo utilizada para remarcar automaticamente o nmero marcado, caso a marcao tenha falhado. Modo de atendimento utilizado para definir o modo de atendimento de uma chamada recebida. Esto disponveis duas opes: Qualquer tecla e Tecla de envio. Resposta automtica utilizada para seleccionar o atendimento automtico para a recepo de chamadas. Seleccione Config. de chamadas > Resposta automtica para as seguintes opes. Atender chamada: atender imediatamente uma chamada recebida. Responder c/ mensagem: enviar automaticamente para a origem um modelo de mensagem de texto e pode ser escolhido nos Modelos. Desactivar: desactivar a funo de atendimento automtico. ID de chamada Esta opo permite-lhe seleccionar se o seu nmero de telefone apresentado no telefone da pessoa que lhe ligou.

45

Seleccione Config. de chamadas > ID de chamada para as seguintes opes. Automtico: a apresentao do nmero de telefone no telefone para onde est a ligar depender da rede. Enviar: o nmero de telefone ser apresentado (se a rede suportar este servio). Ocultar: o nmero de telefone no ser apresentado (se a rede suportar este servio). Seleccionar linha utilizado para definir a linha de chamada do telemvel. Esto disponveis duas opes: Linha1 e Linha2. O meu nmero Com esta funo, pode guardar os seus prprios nmeros de telefone no carto SIM. Pode seleccionar Opes para editar ou apagar os registos. Palavra-passe de barramento Esta funo utilizada para alterar a palavra-passe do barramento de chamadas. Seleccione Palavra-passe de barramento a partir do ecr de definies das chamadas. Pode agora alterar a palavra-passe de barramento de chamadas.

46

Note A antiga palavra-passe de barramento de chama Avisar antes de guardar Esta funo utilizada para perguntar se pretende guardar o nmero quando for recebida uma chamada. Pode activar ou desactivar esta funo.

das pode ser fornecida pelo seu operador de rede, se for a primeira vez que a altera.

Rede
Pode alterar as definies da rede. Seleccione Definies > Rede para obter as seguintes opes: Modo, Seleccionar rede, Informao de clula.

Segurana
Pode alterar as definies relacionadas com a segurana do telemvel. Seleccione Segurana em Definies e introduza a palavra-passe correcta do telemvel caso tenha definido o bloqueio do telemvel para Ligado (a palavra-passe inicial 0000). De seguida, prima para apresentar os seguintes itens de configurao da segurana: Repor pr-definies Esta opo utilizada para repor as predefinies do telemvel.

47

Bloqueio de palavra-passe Esta opo utilizada para activar ou desactivar o "Bloqueio do telemvel" e o "Bloqueio de PIN".

1 2 3

Seleccione Bloqueio do telemvel/Bloqueio de PIN. Prima a tecla de deslocao para cima/baixo para seleccionar Ligado ou Desligado. Definir palavra-passe: Bloqueio do telemvel: introduza a palavra-passe do telemvel. Bloqueio do PIN: se o estado pretendido for o mesmo que o estado actual, basta premir . Caso contrrio, deve seleccionar o estado pretendido e introduzir o cdigo PIN.

Alterar a palavra-passe Pode modificar a palavra-passe do telemvel e o cdigo PIN.

1 2 3

Seleccione Segurana > Alterar palavra-passe. Seleccione um item em Bloqueio do telemvel, Cdigo PIN e Cdigo PIN2. Introduza a palavra-passe antiga (a palavra-passe inicial do U1000 0000).

48

4 5

Introduza uma palavra-passe nova; Introduza novamente a palavra-passe nova para confirmar.
definir "Bloqueio de PIN" para "Ligado".

Note Para modificar o cdigo PIN, deve primeiro


Se introduzir o PIN ou o PIN2 incorrecto trs vezes, o carto SIM ser bloqueado. Deve introduzir o cdigo PUK ou PUK2 para desbloquear o carto SIM. Se introduzir o cdigo PUK ou PUK2 incorrecto 10 vezes no total, o carto SIM ser bloqueado permanentemente. O cdigo PUK ou PUK2 so fornecidos com o carto SIM. Se no tiver recebido o cdigo ou o tiver esquecido, contacte o fornecedor de servios.

N s de marcao fixa Se o seu carto SIM suportar a funo FDN (Nmero de marcao fixo), pode definir um limite para os nmeros de telefone que podem ser marcados.

Config.de ecr
Pode seleccionar Config. de ecr no menu principal. Wallpaper: definir o wallpaper para o ecr inicial. Luminosidade: definir a luminosidade do ecr.

49

Luz do teclado: ligar ou desligar a luz automtica de fundo do teclado. Durao da luz de fundo: definir durante quanto tempo a luz de fundo do ecr se mantm acesa. Desligar ecr aps: definir a durao entre luz de fundo desligada e LCD desligado. Boas vindas: introduzir uma mensagem de boas vindas que aparece no ecr quando liga o telefone.

Perfis
Pode seleccionar Perfis no menu principal. O telemvel proporciona vrios perfis, incluindo Normal, Reunio, Silencioso, Exterior, Microauscultador, Offline, O meu perfil 1 e O meu perfil 2. Pode seleccionar um perfil e premir ou seleccionar

Opes > Activo para activar o perfil. Tambm pode seleccionar Opes > Editar para editar as seguintes definies para um perfil.

Note No modo de espera, pode premir e manter premido


para mudar o actual perfil para o perfil de reunio. Se o actual perfil estiver offline, no pode executar esta funo.

50

9 Avisos e precaues
Dispositivo electrnico
Desligue o telemvel quando estiver perto de dispositivos electrnicos de alta preciso. O telemvel poder afectar o desempenho desses dispositivos. Esses dispositivos incluem aparelhos auditivos, pacemakers, sistemas de alarmes contra incndios, portes automticos e outros dispositivos de controlo automtico. Se estiver a utilizar um dispositivo mdico electrnico, contacte o fabricante do dispositivo para verificar se as ondas rdio afectam o funcionamento do dispositivo. Os fabricantes de pacemakers recomendam que seja mantida uma distncia mnima de 15 cm entre um telemvel e um pacemaker para evitar potenciais interferncias. Para tal, utilize o telemvel no ouvido oposto ao do pacemaker e no o transporte num bolso do peito.

Hospital
Tome ateno aos seguintes aspectos nos hospitais e centros de sade:

51

No leve o telemvel para uma sala de operaes, unidade de cuidados intensivos, ou unidade de cuidados cardacos. No utilize o telemvel em locais de tratamento mdico onde a utilizao de telemveis proibida Quando utilizar o telemvel perto de algum que sofra de doenas cardacas, baixe o volume do toque ou desactive a vibrao, para que no afecte a pessoa.

Zona com produtos inflamveis e explosivos


Em qualquer zona com produtos inflamveis e explosivos, desligue o telemvel e no retire, coloque ou carregue a bateria, para evitar o risco de exploso e incndio. As zonas com produtos inflamveis e explosivos incluem, mas no esto limitadas a: Estaes de servio Zonas de armazenamento de combustveis (tais como o poro de um navio) Dispositivo/veculo para transporte e armazenamento de combustveis e produtos qumicos Zonas com substncias qumicas e partculas (tais como: granulados, poeiras, p metlico) no ar

52

Zonas identificadas com o sinal de "Explosivos" Zona com um aviso de "Desligar dispositivos sem fios bi-direccionais" Zonas onde normalmente recomendado que desligue o motor ou o veculo

Ambiente de armazenamento
No coloque suportes de armazenamento magntico, tais como cartes magnticos e disquetes, perto do telemvel. As radiaes do telemvel podero apagar as informaes neles guardadas. No coloque o telemvel, bateria ou outros acessrios em receptculos com um forte campo magntico, tais como um forno de induo e um microondas. Caso contrrio, poderia ocorrer uma falha do circuito, incndio ou exploso. No deixe o telemvel, bateria ou carregador num local muito quente ou frio. Caso contrrio, poderia ocorrer uma avaria do telemvel, incndio ou exploso. No coloque objectos metlicos afiados, tais como alfinetes, perto do auricular. O auricular poderia atrair estes objectos e feri-lo quando utilizar o telemvel.

53

No sujeite o telemvel, a bateria e o carregador a colises ou embates significativos. Caso contrrio, podero ocorrer fugas da bateria, avaria do telemvel, sobreaquecimento, incndio, ou exploso. No coloque o telemvel no bolso traseiro das calas ou saia, para evitar danificar o telemvel quando se sentar.

Segurana infantil
Coloque o telemvel, a bateria e o carregador em locais fora do alcance das crianas. No permita que as crianas utilizem o telemvel, bateria ou carregador sem superviso. No permita que as crianas coloquem a bateria na boca, uma vez que o electrlito da bateria venenoso. No permita que as crianas toquem nos acessrios pequenos. De outra forma, pode provocar sufocao ou obstruo das vias respiratrias, se uma criana engolir peas pequenas.

Ambiente de utilizao
O telemvel, a bateria e o carregador no so resistentes gua. Mantenha-os secos. Proteja o telemvel, a bateria e o carregador longe da gua ou

54

vapor. No toque no telemvel com as mos molhadas. Caso contrrio, poderia ocorrer um curtocircuito e avaria do telemvel ou um choque elctrico. No utilize o telemvel em locais com p, hmidos e sujos ou locais com um campo magntico. Caso contrrio, poderia ocorrer uma avaria do circuito. No ligue ou desligue o telemvel quando este estiver perto dos ouvidos, para evitar efeitos nocivos para a sua sade. Quando transportar ou utilizar o telemvel, mantenha a antena a pelo menos 2,5 centmetros do seu corpo, para evitar um efeito nocivo na sua sade provocado pelas fugas de radiaes de rdio. Caso se sinta desconfortvel (tal como sentir-se doente ou enjoado) aps jogar no telemvel durante um longo perodo, consulte imediatamente um mdico. Num dia com trovoadas, no utilize o telemvel no exterior, ou quando estiver a ser carregado. No toque na antena quando estiver em curso uma chamada. Tocar na antena poder afectar a qualidade da chamada e fazer com que o telemvel utilize mais

55

energia. Como tal, o tempo de conversao e de suspenso sero reduzidos. O telemvel poder interferir com televisores, rdios e PCs nas proximidades. De acordo com as normas internacionais para as frequncias de rdio e radiaes, apenas utilize acessrios para telemvel aprovados pelo fabricante.

Limpeza e manuteno
Antes de limpar ou efectuar a manuteno do telemvel, desligue o telemvel e desligue-o do carregador. Caso contrrio, podero ocorrer choques elctricos ou curto-circuitos da bateria ou do carregador. No utilize qualquer detergente qumico, p ou outros agentes qumicos (tais como lcool e benzeno) para limpar o telemvel e o carregador. Caso contrrio, poder provocar danos ou um incndio. Pode limpar o telemvel e o carregador com um pano suave antiesttico que esteja um pouco hmido. Mantenha a ficha seca quando a limpar, para evitar um incndio.

56

Se o telemvel ou qualquer um dos acessrios no funcionar, recorra ajuda de um centro de servio autorizado.

Proteco ambiental
Cumpra a legislao local sobre a eliminao dos materiais de embalagem, baterias e telemveis usados e promova a sua reciclagem. No elimine uma bateria gasta ou telefone velho na rede de lixo municipal. Este dispositivo HUAWEI cumpre a Directiva 2002/95/ CE sobre a restrio de utilizao de determinadas substncias perigosas em equipamentos elctricos e electrnicos. : Este smbolo indica que o equipamento com esta marca NO deve ser eliminado juntamente com os resduos domsticos mas deve ser recolhido separadamente e reciclado correctamente ao abrigo da legislao local.

Chamadas de emergncia
Pode utilizar o telemvel para fazer chamadas de emergncia. Contudo, a ligao no est assegurada

57

em todas as condies. Nunca deve confiar unicamente num telemvel para efectuar comunicaes essenciais.

Bateria
Apenas utilize uma bateria aprovada pelo fabricante. Podem ocorrer exploses se o fizer. No elimine a bateria utilizando fogo. Caso contrrio, a bateria poderia incendiar-se ou explodir. No ligue os dois plos da bateria com condutores, tais como cabos, jias ou qualquer outro tipo de material metlico. Caso contrrio, a bateria poderia ter um curto-circuito e provocar queimaduras graves. No desmonte a bateria ou solde os plos da bateria. Caso contrrio, podero ocorrer fugas de lquido, sobreaquecimento, um incndio ou uma exploso. Se existirem fugas da bateria, fumo ou um cheiro estranho, pare de utilizar a bateria e mantenha-a afastada de chamas vivas para evitar incndios ou exploses. De seguida, recorra assistncia de um tcnico de manuteno autorizado. A bateria no est totalmente carregada quando entregue. Ligue o cabo do carregador parte inferior do telemvel, ligue a unidade de alimentao a uma

58

tomada elctrica e carregue durante pelo menos duas horas. Se o lquido da bateria entrar em contacto com a sua pele ou roupa, lave imediatamente com gua limpa para evitar irritaes da pele. Se entrar lquido da bateria nos olhos, no os esfregue. Caso contrrio, poder ferir os olhos. Lave com gua limpa e consulte imediatamente um mdico. Se existir uma deformao da bateria, alterao da cor ou um aquecimento anormal enquanto a bateria carregada ou guardada, retire-a imediatamente e pare de a utilizar. Caso contrrio, podero ocorrer fugas da bateria, sobreaquecimento, um incndio ou uma exploso. Ao instalar a bateria, no a encaixe fora, para que no ocorram fugas de lquido da bateria ou sejam provocadas fendas na mesma. No retire a bateria quando telemvel est ligado. Se no usar a bateria durante um longo perodo, guarde-a a temperatura normal depois de a carregar.

59

Carregador
Use apenas um carregador aprovado pelo fabricante do telemvel. Qualquer violao desta regra poder resultar num incndio ou avaria do carregador. No coloque o carregador em curto-circuito. Colocar o carregador em curto-circuito poderia provocar um incndio ou avaria do carregador. Se o cabo de alimentao estiver danificado (por exemplo, o cabo est exposto ou quebrado), ou a ficha se soltar, pare imediatamente de utilizar o cabo de alimentao. Caso contrrio, poderia ocorrer um choque elctrico, curto-circuito do carregador ou um incndio. Mantenha o carregador seco. Se entrar gua ou outro lquido para o interior do carregador, podero ocorrer fugas de electricidade ou outras avarias. No utilize o carregador num ambiente com p e hmido. Mantenha o cabo de alimentao afastado de qualquer aparelho de aquecimento. Certifique-se de que o carregador est ligado correctamente tomada quando carrega a bateria. Uma introduo incorrecta poderia resultar num

60

choque elctrico, incndio ou numa exploso. Para desligar o carregador da corrente, retire a ficha, em vez de puxar pelo cabo de alimentao. No coloque qualquer objecto pesado em cima do cabo de alimentao do carregador. No danifique, troque ou descarne o cabo de alimentao. Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio. Quando estiver a carregar a bateria com o carregador, no toque na ficha, cabo de alimentao ou no carregador com as mos molhadas. Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico. Se qualquer lquido, tal como gua, entrar no carregador, retire imediatamente a ficha do carregador da tomada elctrica. Caso contrrio, poder ocorrer sobreaquecimento, um incndio e outras avarias.

Utilizar o cabo USB


Para utilizar o cabo USB, obedea rigorosamente s seguintes regras. Caso contrrio, o telemvel ou o PC podero ficar danificados: Para ligar o telemvel e o PC com o cabo USB, ligue primeiro o cabo ao telemvel e de seguida ao PC.

61

Durante o processo de comunicao entre o telemvel e o PC, estritamente proibido ligar ou desligar o cabo USB. Para desligar o telemvel e o PC do cabo USB, desligue primeiro o cabo do PC e de seguida do telemvel.

Informao de certificao (SAR)


ESTE DISPOSITIVO CUMPRE OS REQUISITOS LEGAIS RELATIVOS EXPOSIO A CAMPOS ELECTROMAGNTICOS DE RADIOFREQUNCIA. Os governos de todo o mundo adoptaram directrizes internacionais de segurana, desenvolvidas por organizaes cientficas, como a ICNIRP (International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection) e o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc.), com base em avaliaes peridicas e exaustivas de estudos cientficos. Estas directrizes definiram os nveis permitidos de exposio pblica a ondas de rdio. Estes nveis incluem uma margem de segurana concebida para garantir a segurana de todas as pessoas, independentemente da sua idade e estado de sade e para prever variaes nas medies.

62

A taxa de absoro especfica, ou SAR (Specific Absorption Rate) a unidade de medida da quantidade de energia de radiofrequncia absorvida pelo corpo quando est a usar um telemvel. O valor de SAR determinado no nvel de potncia mais elevado certificado em condies laboratoriais, mas o nvel real SAR do telemvel em funcionamento pode situar-se muito abaixo do valor definido. Isto acontece porque o telemvel concebido para usar o mnimo de potncia necessria para atingir a rede. Todos os modelos de telemveis Huawei so concebidos para cumprirem as directrizes de exposio a radiofrequncia. Antes de um modelo de dispositivo sem fios estar disponvel para venda ao pblico, deve ser testado de acordo com a norma tcnica EN 50361, devendo verificar-se se no excede o limite estabelecido pela Recomendao da Comunidade Europeia 1999/519/EC para a exposio em segurana. Os testes so realizados usando as posies de uso requeridas pela norma EN50361 para cada modelo, ou seja, junto ao ouvido. O limite de SAR adoptado pela recomendao 1999/519/ EC de 2,0 watts/quilograma (W/kg), em mdia, em mais de dez gramas de tecido. O valor mais elevado de SAR para este tipo de dispositivo quando testado junto

63

ao ouvido de 0,689 W/kg e quando usado correctamente no corpo de 1,01 W/kg. Todos os modelos de telemveis Huawei so concebidos para cumprirem as directrizes de exposio a radiofrequncias. Antes de um modelo de dispositivo sem fios estar disponvel para venda ao pblico, deve ser testado e certificado pela FCC como no excedendo o limite estabelecido pelo requisito adoptado pelo governo para exposio segura. Os testes so realizados em determinadas posies e localizaes (isto , junto do ouvido e do corpo) requeridas pela norma FCC para cada modelo. Para utilizao junto do corpo, este telemvel foi testado e obedece s directrizes de exposio RF da FCC quando posicionado a uma distncia de 15 mm do corpo, com um acessrio que no contenha peas metlicas. A utilizao de outros acessrios poder no garantir a conformidade com as directrizes de exposio RF da FCC. O limite de SAR adoptado nos Estados Unidos e Canad de 1,6 watts/quilograma (W/kg), em mdia, em mais de um grama de tecido. O valor de SAR mais elevado registado pela FCC e IC para este tipo de dispositivo quando testado para utilizao no ouvido de 0,427 W/kg e quando usado correctamente no corpo de 0,626 W/kg.

64

Este dispositivo cumpre a Parte 15 dos Regulamentos da FCC. O seu funcionamento est sujeito condio de que este dispositivo no causa interferncias nocivas.

Declarao UE de conformidade
de acordo com a Directiva 1999/5/CE sobre equipamentos de rdio e terminais de telecomunicaes Para o seguinte equipamento Produto: Telemvel WCDMA/GPRS/GSM Designao/Marca registada: HUAWEI/U1000 Nome do fabricante: Huawei Technologies Co.,Ltd. Endereo do fabricante: Bantian, Longgang District, Shenzhen, 518129, Guangdong, P. R. China. declara-se por este meio estar em conformidade com os requisitos estabelecidos na Directiva 1999/5/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos equipamentos de rdio e equipamentos terminais de telecomunicaes. Para avaliao da conformidade com esta Directiva, foram aplicadas as seguintes normas: Segurana: EN 60950-1:2001 First Edition+A11:2004; Sade: EN 50360:2001; EN 50361:2001; EMC: EN 301 489-1 V1.6.1; EN 301 489-24 V1.3.1; Rdio: EN 301 908-1 V2.2.1; EN 301 908-2 V2.2.1;

65

Responsvel pela concepo desta declarao: o fabricante.

66

10 Acrnimos e
abreviaturas
FDN PIN PLMN PUK SAR USB WCDMA Fixed Dial Number - Nmero de marcao fixa Personal Identification Number Nmero de identificao pessoal Public Land Mobile Network - Rede mvel terrestre pblica PIN Unblocking Key - Cdigo de desbloqueio do PIN Specific Absorption Rate - Taxa de absoro especfica Universal Serial Bus - Barramento srie universal Wideband code division multiple access - Acesso mltiplo de banda larga por diviso de cdigo

Ver:V100R001_02_Part_Number:31018924

67

You might also like