You are on page 1of 3

A VOLTA

DE

CRISTO COMO MOTIVAO PARA UMA VIDA COMPROMETIDA


2 Timteo 4.1-5
AC Barro

Tese:
Mostrar que a volta de Cristo nos anima a prosseguir na caminhada crist e que o surgimento de um povo que ama mais a si prprio do que a Deus no motivo para impedir as nossas realizaes para o Senhor.

Introduo:
Quando olhamos para o cenrio nacional das multiplicidade de igreja, perguntamos: Somos todos evanglicos? Vamos todos para o cu? Paulo fala de Cristo Jesus que vir para "julgar os vivos e os mortos" - uma clusula encontrada nos credos da igreja primitiva. Transio: O Ap. Paulo bem atual quando nos ensina e incentiva na nossa caminhada crist. Ele apresenta argumentos sobre a volta de Cristo que precisamos refletir nesta hora de crise pela qual passa a igreja evanglica no Brasil.

I.

A VOLTA DE CRISTO MOSTRA A NECESSIDADE DE UM SLIDO COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS.


1. A vinda de Cristo leva a um constante falar da Palavra de Deus Anunciar, proclamar. Exige que no emitamos to somente opinies sobre Deus, mas que pregamos a sua verdade eterna com autoridade. Constantemente. Sendo oportuno ou no. Ultimamente os cristos tm desenvolvido um educao tal que nada faz com que ele proclame a palavra. O cristo quer apagar a imagem de que ele chato, inconveniente. Por isso, educadamente deixa de falar de Cristo e da vida eterna. 2. A vinda de Cristo leva a exortar com amor Corrige: convencer, reprovar Repreende: censurar, admoestar Exorta: encorajar, confortar Estas coisas devem ser acompanhadas da pacincia e do ensino. Bernard: "A censura e a exortao devem ser acompanhadas do ensino ou sero improdutivas".

II.

A VOLTA DE CRISTO MOSTRA O SURGIMENTO DE UM POVO DESCOMPROMETIDO COM DEUS


1. Victor Ferkiss, no livro O Homem Tecnolgico: Mito e Realidade afirma: Os lderes da religio organizada no esto fazendo virtualmente nada para preparar os seus seguidores para as grandes alteraes que ocorrero com a irrupo do futuro". 2. Como ser o futuro, especialmente no que diz respeito religio? 3. Este futuro, j foi delineado no passado e as caractersticas destas pessoas so: Elas no tem interesse na s doutrina Elas tem interesse no qu ento? Ferkiss sugere que a "adeso a um grupo religioso um meio de estabelecer uma identidade pessoal e social" Conquanto, cremos que esta pode ser uma motivao, a unio a igreja deve ser mais do isso. A unio a igreja deve ser uma conseqncia da unio com Cristo.

Elas escolhem os seus mestres que so piores do que elas "Suas prprias cobias" - desejos malignos. "Coceiras nos ouvidos" - querer ouvir o que satisfaz a carne, aquilo que gostoso de se ouvir. Elas no suportam a verdade Apostasia. Afastamento da verdade de Deus. Elas so facilmente dominadas pelas fbulas Mitos. 4. Outra caracterstica destas pessoas que elas possuem a aparncia que a religio confere. Por isso, temos na Bblia estas instrues: Joo 7.24: No julgueis segundo a aparncia, e sim pela reta justia. Cl 2.20: Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanas: 21 no manuseies isto, no proves aquilo, no toques aquiloutro, 22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. 23 Tais coisas, com efeito, tm aparncia de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor asctico; todavia, no tm valor algum contra a sensualidade. 5. O cinismo exagerado tem dominado as mentes e os coraes destas pessoas e muitas vezes vamos v-las lutando contra o reino de Deus, porque o reino de Deus com os seus valores de uma tica fundamentada na pessoa de Cristo uma ameaa para elas.

III.

A VOLTA DE CRISTO MOSTRA QUE VALE A PENA SER UM CRISTO COMPROMETIDO.


1. Como devemos estar preparados para este futuro que j chegou e que acaba atingindo as nossas igrejas, nossos amigos, nossos parentes? 2. Exemplificarmos os valores da vida crist, que so: Sobriedade: Estar completamente acordado, sbrio. Exercite o domnio prprio, o auto-controle. Suportar as Aflies: Faz parte da vida crist. Evangelizar Falar das boas novas. Apontar o caminho de Cristo aos pecadores. Cumprir com a nossa misso Seja um bom dicono, um bom despenseiro das coisas de Deus. Faa o melhor que puder. 3. Em fazendo isto, cumprimos com a nossa vocao e damos seguimento vida crist at o dia de Cristo. O que os outros fazem (se para eles ou para Deus), a vinda de Cristo revelar todas as coisas. Escrevendo aos Corntios, Paulo diz: "se a obra de algum se queimar, sofrer ele dano".

Concluso:
Conclumos com as ltimas palavras de Paulo ao prprio Timteo: 4.18: O Senhor me livrar tambm de toda obra maligna e me levar salvo para o seu reino celestial. A ele, glria pelos sculos dos sculos. Amm!

Que o exemplo de Paulo e o seu compromisso com o reino faa com que cada um de ns tenha o desejo de uma maior comprometimento com esta verdade eterna.

You might also like