You are on page 1of 8

DESMAME NOTURNO - MTODO DO DR GORDON Desmame... no gosto desta palavra, mas enfim...

rs Filha vc ainda mama durante a madrugada, tem noites que no mama, tem noites que mama 1x mas tem noites que a mame perde a conta. Percebo que com isso no temos o descanso necessrio, principalmente eu que acabo dormindo pouco e s vezes ficando irritada. Agora que vc completou 2 anos decidi aplicar o mtodo do Dr. Gordon, um mtodo desmame noturno sem traumas e gentil. Esta noite funcionou. Amamentei vc antes de dormir, era umas 20:15h.No meio da madrugada vc acordou e pulou para minha cama, resmungando, no amamentei, vc protelou por 1 minuto e pegou no sono. S foi acordar novamente qdo estava claro(acho que umas 6h) ai amamentei e vc dormiu mais um pouco at as 8h. Hj tivemos sucesso! Sei que nem todos os dias sero assim, mas estou confiante e decidida. Segue a descrio do mtodo.

Mudando o padro de sono na cama familiar

por Dr. Jay Gordon

Ser bem difcil achar uma pessoa que apia a cama familiar (pais e crianas dormindo junto) como eu sou. Ainda assim, j recebi muitos e-mails comentando que h partes desse plano que podem ser facilmente mal-entendidas como sendo simplesmente outra verso de treinamento de sono para bebs novinhos. No suposto ser isso, pelo contrario bem diferente.

Aqui est o que eu realmente quero fazer: quero oferecer uma alternativa aos mtodos de Ferber, Weisbluth e Tracy Hogg. Eu no quero ver as minhas idias aplicadas em um beb de 4 meses ou at mesmo de 7 meses. Para falar a verdade, eu no incentivo nenhum plano para bebs menores de 1 ano. Essas idias so, ento, para serem aplicadas em bebs maiores de 1 ano.

Antes de proceder, deixe-me expressar a minha preocupao prioritria: Bebs ficam melhores quando respondemos a todas as suas questes da melhor maneira e atendemos s suas necessidades do melhor jeito que podemos.

A maioria das famlias que eu atendo em meu consultrio peditrico dormem na cama de famlia. Seus bebs tendem a ser amamentados por mais de 1 ano e eles no dormem a noite toda melhor que a maioria de ns se dormssemos pertinho do melhor restaurante da cidade e soubssemos que est aberto 24 horas/dia.

Esse arranjo no somente adequado e tolervel, mas na verdade para muitas mes mais fcil, pois elas podem simplesmente amamentar os bebs deitadas mesmo e voltar a dormir, ao invs de ter que levantar para amamentar, ou ainda, recusar a amamentar e por o seu beb de volta a dormir de alguma outra forma.

Muitos pais continuam esse esquema no primeiro ano, no segundo ano de vida da criana ou at mais, mas alguns preferem mudar pois esto muito cansados.

O que mais triste de tudo: algumas mes e pais acham que o desmame total o melhor jeito de conseguir mais sono. Eles preferem no considerar o desmame noturno apenas como uma boa opo ao invs do desmame total.

Existem dezenas de livros e artigos de revistas que implicam que existem algumas maneiras rpidas e fceis de conseguir que o beb durma a noite toda sem ser mamar. Eu ainda no li um desses sequer que diga a verdade completa aos pais.

No fcil, raramente rpido e geralmente bem barulhento e quebra o corao por algumas noites ou mais. Eu j vi muitas famlias que precisavam de ajuda e foram oferecidas opes de que no gostaram nada.

Eu tenho uma alternativa melhor ao desmame total ou mtodo do choro. Bebs acordam para a melhor interao com suas mames, mamar para voltar a dormir. Oferece-se um pouco menos que isso por algumas noites, ento um pouco menos ainda e assim por diante, uma modificao gentil de comportamento ir gui-los a entender que no vale a pena bater na porta do resturante fechado.

Eu no recomendo nenhuma modificao forada no sono durante o primeiro ano de vida. Provavelmente, a nica exceo a isso seria uma emergncia envolvendo a sade de uma me

que amamenta. Existem muitas sugestes em livros e revistas que pressionam o dormir a noite toda durante os primeiros meses de vida do beb. Eu no acho que essa a melhor coisa a se fazer e estou muito certo que quanto mais cedo um beb recebe o tratamento de no-resposta de seus pais, maior a chance de que ele ir se fechar, ao menos um pouco.

No me entenda mal. Gosto muito da cama familiar, o desmame guiado pela criana, e muitos carinhos noturnos no primeiro, segundo, terceiro ano ou mais se est funcionando bem e se a famlia est se dando bem com o esquema. No deixe ningum te convencer que uma escolha que vai prejudicar a criana ou que ela nunca vai sair da sua cama se voc no fizer agora. No acredite em ningum que diga que o beb que recebe muitos carinhos e mama de noite nunca vai aprender a dormir sozinho ou se tornar dependente. Isso simplesmente no verdade, mas vende livros e por isso esses mitos continuam em nossa cultura.

Algumas mes simplesmente no querem continuar fazendo isso aps alguns meses ou anos e deveria existir uma terceira escolha do que viver com isso ou o mtodo do choro. Novamente, eu quero dizer que apoio a cama familiar e a amamentao durante a noite por um longo tempo e at estimulo alguns pais a continuarem por um pouquinho mais. Mas eu tambm tenho que mudar rumo de meus conselhos e apoiar famlias que precisam de mudancas a prosseguirem com as mesmas, mesmo sendo decises difceis algumas vezes.

O que recomendo para bebs maiores de 1 ano: Escolha as 7 horas mais valiosas de sono para voc. Eu pessoalmente prefiro de 23h00 s 6 da manh, mas voc pode ter uma preferncia diferente.

Mude as regras durante essas horas e no se preocupe porque um beb que teve todo esse carinho e sabe que pode contar com os pais durante todo o tempo tem uma personalidade formada no sentido de que vai agentar essa mudana de regras. Ou seja, vai continuar tendo tudo o quer o tempo todo oops, quase o tempo todo.

Esse o conceito que queremos mostrar ao beb: quase. Se pudssemos explicar a ele que mames e papais cansados levam seus filhos ao parque, zoolgico, playground menos do que mames e papais descansados... Se essa explicao pudesse fazer sentido s crianas por volta do terceiro aniversario ou antes (mas no faz!!) eles iriam simplesmente virar-se para o lado e dizer: Te vejo de manh, e deixar-nos dormir o quanto quisssemos.

Eu tento fazer esse plano em intervalos de 3 e 4 noites.

Estou assumindo que voc tem um beb maravilhoso, saudvel, de 12, 15, 20 ou 30 meses, que ainda adora acordar de noite a cada 2-4 horas para mamar, carinho, ninar, ou o que seja. Estou assumindo que voc pensou muito nisso tudo, decidiu que quer fazer modificaes no esquema familiar.

Estou assumindo que ambos, pai e me concordam que esta a melhor opo. E, mais importante, que voc est disposta a ir em linha reta no caminho das 7 horas de sono.

A razo dessa ultima afirmao: se o seu beb aprender que se chorar, se contorcer, etc., por 1 hora vai conseguir que voc o amamente, voc estar regredindo no seu plano. Esse o melhor programa que j vi mas muito distante de ser fcil. E agora, vou dizer novamente: gosto realmente do que voc tem feito, muitos carinhos e amamentao durante a noite. No mude isso com meu programa ou qualquer outro se voc est feliz fazendo dessa forma. Mas.

As primeiras 3 noites A qualquer hora antes das 23h00, (incluindo 22h58) oferea o peito para dormir, nine-o e faa o mesmo quando ele acordar, mas pare de oferecer o peito como soluo quando ele acordar aps as 23h00. Ao invs.

Quando seu beb acordar meia-noite ou qualquer outra hora aps 23h00, abrace-o, amamente por um perodo curto, mas no o deixe adormecer mamando, e ponha-o na cama acordado. Massageie um pouco suas costas e abrace-o um pouco at que ele durma, mas no o ponha de volta no peito (ou uma mamadeira se esse for o caso). Ele precisa adormecer com seu conforto ao lado, mas sem ter que mamar para adormecer completamente.

Agora, ele ir te dizer que est com raiva, furioso, e detesta essa nova rotina. Eu acredito nele. Ele tambm tentar te dizer que est assustado. Eu acredito que ele esteja zangado, mas um beb que teve centenas de noites seguidas de carinhos no est com medo de adormecer com sua mo em suas costas e sua voz suave em seu ouvido. Zangado, sim, assustado, no realmente. Durante essas 3 primeiras noites, repita esse padro somente depois que ele tiver adormecido. Ele poder dormir por 15 minutos ou 4 horas, mas para ser amamentado novamente tem que dormir e acordar de novo.

Essas noites sero difceis.

Voc poder decidir que no est realmente preparada para tudo isso. OK, pare. Pare e comece de novo em alguns meses se preferir. Escolher o momento certo crucial! Muitas pessoas escolhem esse momento baseado ou pressionado por amigos, pediatras, parentes, ou livros. Isso no funciona bem.

melhor fazer esse plano na cama familiar, num bercinho no mesmo quarto ou usando um bero em outro quarto? Eu prefiro continuar com a cama familiar mesmo que parea mais difcil no comeo, mas sempre me pareceu mais difcil colocar o beb dentro e fora do bero. Entretanto, se um bero ou uma cama de criana em seu quarto lhe parecer a melhor opo, v em frente. Outra opo expandir os limites de sua cama colocando outro colcho prximo ao seu. Um pouco mais de espao para cada membro da famlia pode resolver alguns dos problemas de sono.

Minha opo menos favorita um bero ou cama em outro quarto. Novamente, durante essas trs primeiras noites, entre 23 horas e 6 horas da manh, abrace-o, amamente por um perodo curto de tempo, ponha-o na cama acordado, massageie as costas, fale com ele at que ele volte a dormir e repita esse ciclo somente aps ele ter dormido e acordado novamente. As 06h01 faa o que for que voc esteve fazendo, ignorando o padro das 7 horas prvias.

Muitos bebs iro rolar, mamar, e voltar a dormir e te daro mais uma hora extra de sono, mas alguns no iro.

Para mim, uma das partes mais asseguradoras desse plano de sono que os bebs acordam bem, felizes e sem ressentimentos sobre as mudanas nas regras. Voc ver o que quero dizer, ainda que os primeiro minutos da manh no sejam exatamente o que sempre tem sido.

As prximas 3 noites Novamente, amamentar para dormir ate as 23h00. Quando ele acordar depois disso, abrace-o, aconchegue-se com ele por alguns minutos, mas no o amamente, e ponha-o para dormir acordado.

Coloc-lo na cama acordado parte importante do plano como um esforo para ensin-lo a pegar no sono com menos e menos contato. No amamentar uma grande mudana nessas 3 noites. Bebs de 1 ano podem facilmente ficar 7 horas (ou mais) sem calorias. Eles gostam de

mamar um pouco durante a noite, mas fisiologicamente e nutricionalmente no um longo tempo para ficar sem alimento.

As proximas 3 noites Novamente, amamentar para dormir para as 11 p.m. Quando ele acordar, abrace-o, aconchegue-se com ele por alguns minutos, mas nao amamente-o, e ponha-o para dormir acordado. Coloca-lo na cama acordado e parte importante do plano como um esforco para ensina-lo a pegar no sono com menos e menos contato. Nao amamentar e uma grande mudanca nessas 3 noites. Bebes de 1 ano podem facilmente ficar 7 horas (ou mais) sem calories. Eles gostam de mamar um pouco durante a noite, mas fisiologicamente e nutrocionalmente nao e um longo tempo para ficar sem alimento.

Se eu pudesse acordar a minha esposa algumas vezes durante a noite, pedir-lhe para fazer um suco de laranja fresco (minha bebida favorita), e massagear as minhas costas para dormir enquanto eu bebo o suco, eu no escolheria desistir dessa rotina voluntariamente. Minha esposa pode ter uma idia diferente e ficar cansada disso tudo rapidamente. Bebs raramente desistem de seus padres e coisas favoritas- de dia ou de noite - sem hesitar e chorar.

Eu realmente no gosto de ouvir bebs chorando. Na verdade, eu detesto ouvir bebs chorando. Diferente deles, porm, ns adultos podemos entender as implicaes e efeitos da falta de sono para uma famlia de 3, 4 ou mais pessoas. Padres de sono algumas vezes tm que ser mudados. A segurana incrvel que a cama familiar tem providenciado supre o melhor contexto e localizao para essas mudanas.

Durante essas prximas 3 noites, alguns bebs vo chorar e protestar por 10 minutos enquanto outros vo chorar por 1 hora ou mais. Seu filho tem conscincia de que voc est l do seu lado, oferecendo conforto e tranqilidade. Somente no a maneira de conforto que ele quer no momento. difcil ouvi-lo chorar, mas vai funcionar. Eu acredito que ele um beb bem-amado, aps 1 ano ou mais na cama familiar, e no final ele ser o beneficirio dos pais terem noites melhores de sono.

Sim, pelos ltimos meses ns estivemos votando 1 a 2 no democraticamente, a favor do. beb. Quem quer levantar a noite toda, amamentar, andar para cima e pra baixo com o beb, ficar realmente cansado no dia seguinte e no dia seguinte tambm? Bem, o voto 1 a 2 a favor do beb.

Agora, o que estamos falando : ns iremos algumas vezes votar 2 a 1 a favor da famlia do beb. Esse conceito famlia do beb pode ser abominvel ao que se considera o Rei da Inglaterra, ou Imperador do Universo, mas nosso conhecimento de que ele tem esse sentimento nos permite demolir o ditador com confiana a um cargo de membro de respeito da famlia. Sua famlia.

No final da sexta noite, seu beb vai voltar a dormir sem mamar. Ele vai dormir aps um abrao gostoso, com a sua mo em suas costas e suas palavras em seu ouvido.

Se, em qualquer ponto esse plano parece errado para voc, pare, espere alguns meses e comece de novo mais tarde. No v contra seus instintos que esto te dizendo que isso no a coisa certa a se fazer para ajudar seu beb a dormir. Seus instintos so melhores que qualquer programa de modificao de sono jamais escrito no mundo.

As prximas 4 noites Noites 7, 8, 9 e 10. No o pegue, no o abrace. Quando ele acordar aps s 23h00, fale com ele, toque-o, fale mais um pouco, mas no o pegue no colo. Esfregue as costas somente. No o amamente, obviamente. Ele voltar a dormir. Repita a massagem nas costas e fale com ele se acordar novamente. No fim da nona noite, ele estar voltando a dormir, embora com muita relutncia para alguns bebs, com somente uma massagem e a voz calma da me.

Depois Depois dessas primeiras dez noites, continue com carinhos e amamentar para dormir se voc gosta e ele quer, mas no faa nada quando ele acordar no meio da noite, exceto tocar um pouco e falar com ele brevemente. Isso pode continuar por mais 3-4 noites, em alguns casos at por uma semana ou mais. Ento para. Ele aprendeu que amado, tem na pratica tudo que precisa e quer durante o dia todo, mas tem que dar aos seus pais 7-8 horas de sono em retorno.

O que acontecer se voc viajar, ele ficar doente ou outra circunstancia que exija um retorno a mais interao noturna? Nada. Voc faz o que precisa ser feito (carinho, dar de mamar, andar, ninar, quantas vezes for necessrio) e ento passa 1, 2 ou 3 noites voltando ao novo padro que a famlia tinha estabelecido. O beb j conhece o processo e vai reagir a isso muito mais rpido que da primeira vez.

A propsito, pague o beb. Tenha certeza que ele realmente receba bastante em beneficio pela boa noite de sono. V ao parque com mais freqncia, faa todas as coisas que voc falou que faria se dormisse melhor. Explique a ele conforme voc est fazendo. Ele ir entender e ficara bem com tudo isso.

Este artigo pode ser lido original em ingles no site: http://www.drjaygordon.com/ap/sleep.htm

http://solucoes.multiply.com/journal/item/17 Postado por :::: Vida :::: s 05:11 Enviar por e-mail

BlogThis!

Compartilhar no Twitter

Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Orkut

Marcadores: Demame noturno, desmame, Dr. Gordon Reaes: Nenhum comentrio: Postar um comentrio

You might also like