You are on page 1of 1

Liblula (tambm conhecida por libelinha, em Portugal e lavadeira no Brasil) um inse cto alado pertencente subordem Anisoptera.

a. Como caractersticas distintivas contam-se o corpo fusiforme, com o abdmen muito al ongado, olhos compostos e dois pares de asas semitransparentes. As libelinhas so predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas. Es te grupo tem distribuio mundial e tem preferncia por habitats nas imediaes de corpos de gua estagnada (poas ou lagos temporrios), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos. As larvas de libelinha (chamadas naiades) so aquticas, carnvoras e extre mamente agressivas, podendo alimentar-se no s de insectos mas tambm de girinos e pe ixes juvenis.

As libelinhas no tm a capacidade de picar, visto que as suas mandbulas esto adaptada s mastigao. Dentro do seu ecossistema, so bastante teis no controlo das populaes de m squitos e das suas outras presas, prestando assim um servio importante ao Homem. As libelinhas adultas caam base do seu sentido de viso extremamente apurado. Os se us olhos so compostos por milhares de facetas (at 30.000) e conferem-lhes um campo visual de 360 graus. As libelinhas medem entre 2 e 19 cm de envergadura e as es pcies mais rpidas podem voar a cerca de 85 km/h. Uma de suas caractersticas que, me smo possuindo seis pernas, praticamente no consegue andar com elas.1 O grupo surgiu no Paleozico, sendo bastante abundantes no perodo Carbnico, e conser va at aos dias de hoje as mesmas caractersticas gerais. As maiores libelinhas de s empre pertencem ao gnero Meganeura, floresceu no Prmico, e podiam atingir envergad ura de 70 a 75 cm. Seu tempo de vida pode chegar a 5 anos. No Brasil existem cer ca de 1.200 espcies de um total 5.000 existentes no mundo. Predadora de insetos, inclusive o Aedes aegypti e at pequenos peixes. Em um nico dia pode consumir outro s insectos voadores at 14% do seu prprio peso, cerca de 600 deles num nico perodo de 24 horas.1 No Brasil conhecida tambm pelos nomes: papa-fumo, helicptero, cavalinho-de-judeu, cavalinho-do-diabo, corta-gua, donzelinha, jacina, jacinta, lava-cu, odonata, mac aquinho-de-bamb, pito, ziguezague ou cabra-cega. Em Portugal alm de libelinha ou liblula conhecida pelos nomes: tira-olhos, lavadei ra, cavalinho-das-bruxas, pita, entre outras designaes locais.

You might also like