You are on page 1of 4

1. Dona Benta continuava com os olhos nas estrelas.

Sbito, Narizinho, que estava em outro degrau da escada fazendo tric, deu um berro. - Vov, Emlia est botando a lngua para mim! Mas Dona Benta no ouviu. No tirava os olhos das estrelas. Estranhando aquilo, os meninos foram se aproximando. E ficaram tambm a olhar para o cu, em procura do que estava prendendo a ateno da boa velha. - Que , vov, que a senhora est vendo l em cima? Eu no estou enxergando nada disse Pedrinho. Dona Benta no pode deixar de rir-se. Ps nele os olhos, puxou-o para o seu colo e falou: - No est vendo nada, meu filho? Ento olha para o cu estrelado e no v nada? - S vejo estrelinhas murmurou o menino. - E acha pouco, meu filho? Voc v uma metade do universo e acha pouco? Pois saiba que os astrnomos passam a vida inteira estudando as maravilhas que h nesse cu em que voc s v estrelinhas. que eles sabem e voc no sabe. Eles sabem ler o que est escrito no cu e voc nem desconfia que haja um milho de coisas escritas no cu... ( Extrado do livro Viagem ao Cu, de Monteiro Lobato. 36 ed. So Paulo, Brasiliense,1988. p.12) Estudando o cu, assim como o Pedrinho, voc aprendeu sobre o universo na sua turma.Marque a frase correta: (A) O universo formado por um conjunto de galxias e as estrelinhas vistas por Pedrinho pertencem Via Lctea. (B) No cu, os astrnomos observaram que o universo pequeno, formado s pelo Sol, Terra, Lua e Jpiter. (C) As estrelinhas vistas por Pedrinho so o prprio universo. (D) A Terra, a Lua, o Sol, os outros planetas e os cometas so os nicos astros que formam o universo. 2.A imagem mostra o telescpio Hubble e parte da superfcie terrestre.

(C) a Terra apresenta aparncia azulada, tem forma arredondada e achatada nos plos e gira ao redor Sol, com o movimento de translao. (D) a Terra apresenta uma forma oval e se movimenta sozinha no sistema solar 01)O que uma estrela cadente? a) um pedao de rocha (meteoro); b) Constelaes; c) Cinturo de asterides; d) Uma estrela que no agentou seu peso; 02)Quando um meteoro encontrado na Terra, recebe o nome de: a) Estrela cadente; b) Constelao; c) Rochas; d) Meteoritos; 03)Normalmente ao olharmos para o cu, percebemos que o sol e as estrelas parecem se movimentar; nascem no lado leste e se pem no oeste. Sabemos que esse movimento aparente, resultado do movimento de rotao da Terra. Vemos o sol nascer a leste, pois a Terra gira: a) De leste para oeste ; b) De oeste para leste; c) De norte para sul; d) De sul para norte; 04)Numa noite limpa, livre de nuvens e poluio luminoso, somos capazes de ver uma srie de objetos brilhantes no cu. Entre os objetos visveis no cu que pertencem O Sistema Solar, podemos destacar: a) Nuvem de Magalhes; b) Lua; c) Constelao Cruzeiro do Sul; d) As trs Maria; 05)No ano de 2006, a Unio Astronmica Internacional aprovou um novo critrio para a denominao de planeta. Por meio desta nova definio. Pluto deixa de ser considerado planeta, pois: a) No gira ao redor do sol; b) No tem movimento de rotao; c) No tem forma aproximadamente arredondada; d) Foram descobertos muitos outros corpos na regio prxima a Pluto, que no chegaram a se juntar para construir um corpo maior; 06)Como conhecido o planeta Vnus? a) As trs Maria; b) Estela- DAlva; c) Estrela Srius;

Sobre a Terra, correto afirmar que (A) a Terra apresenta forma oval e achatada nos plos, e gira no sistema solar junto com a Lua, no movimento de rotao. (B) a Terra apresenta uma forma cilndrica e gira no sistema solar, junto com a Lua.

d) Nuvem de Magalhes; 07)O maior planeta do sistema solar : a) Ceres; b) Saturno; c) Jpiter ; d) Mercrio; 24) Se voc ordenar do menor para o maior os astros das fotos a seguir, que seqncia ir obter?

D) dos pontos cardeais. 4. correto afirmar que, durante o dia, as estrelas: A) permanecem no cu, mas no conseguimos v-las, pois elas perdem o brilho. B) permanecem no cu, mas no conseguimos v-las, pois a luz do Sol as ofusca. C) movimentam-se para o outro lado da Terra que est no perodo noturno. D) movimentam-se para longe da luz do Sol e assim, acabam perdendo o seu brilho. 5. Rochas que esto no cosmo podem cair na superfcie da Terra, abrindo crateras. Se forem pequenas, apenas deixam um rastro luminoso no cu e chamam-se meteoros, mais conhecidos como estrelas cadentes. Entre as caractersticas da Terra indicadas abaixo, aquela que atua na queda dessas rochas do espao sua: A) fora gravitacional. B) distncia do sol. C) forma redonda. D) proximidade da Lua. 6. Qual planeta gira ao redor do Sol entre Vnus e Marte? A) Terra. B) Jpiter C) Netuno D) Urano 7. Tem um dia (e uma noite) em que no vemos a Lua, pois ela est muito perto da direo em que est o Sol e o lado dela virado para a Terra no est iluminado pelo Sol. Qual o nome dado fase (ou aparncia) da Lua neste dia (e noite) em que no vemos a Lua? A) Lua crescente B) Lua nova C) Lua minguante D) Lua quarto crescente 8. Qual das alternativas indica um astro que a partir de 2006, passou a ser considerado planeta ano. A) Lua B) Asteride sdina C) Caronte D) Pluto 9. Os astrnomos fizeram uma nova regra. Para um astro ser chamado de PLANETA ele precisa: A) Girar ao redor de uma estrela (com ou sem luas ao seu redor); B) Ser redondo como uma bola (ou quase redondo) (com ou sem anis, no importa) E AINDA MAIS: C) No pode ter vizinhos prximos dele, ou seja, ele tem que ser o rei do pedao! O manda-chuva!

A) Sol, Lua e Terra B) Terra, Sol e Lua C) Lua, Terra e So D) Sol, Terra e Lua 1. A Lua gira em torno da Terra como efeito da (A) atmosfera. (B) eletricidade. (C) magnetizao. (D) gravidade. 2. O eclipse solar um evento curto e pode ser visto na sua totalidade em um trecho relativamente estreito da superfcie terrestre. O eclipse solar ocorre quando (A) o Sol est entre a Terra e a Lua. (B) a Terra est entre a Lua e o Sol. (C) a lua est entre o Sol e a Terra. (D) quando a lua se afasta da linha Terra-Sol. 2. A resposta dada pelo pescador de que ele olha o cu para se orientar justifica-se, pois para nos localizarmos noite, alm do conhecimento sobre as coordenadas geogrficas, necessrio tambm olhar para o cu e observar: A) a posio e as formas das nuvens. B) a posio dos outros planetas do sistema solar. C) a posio de constelaes de estrelas conhecidas. D) as fases da lua. 3. A constelao Cruzeira do Sul vista somente do hemisfrio Sul, fato pelo qual muito utilizada no Brasil para localizao, j que nosso pas possui seu territrio quase que totalmente neste hemisfrio. Para que voc consiga localizar corretamente esta constelao com o auxlio de uma carta celeste, necessrio tambm que voc conhea a localizao A) da Lua. B) do Sol. C) dos outros planetas.

D) Nenhuma das alternativas


1. A figura mostra o segundo maior planeta do sistema solar. Possui uma temperatura baixa, cerca de 180C e, o sexto planeta em distncia do Sol, quase 10 vezes mais distante que a Terra. Ele muito conhecido por seus anis, embora no seja o nico planeta de nosso sistema a possu-los.

6. A idade das pessoas contada em anos terrestres e, portanto, est associada ao movimento de translao de nosso planeta. Quando um beb faz um ano de vida, nesse perodo, a Terra completou uma volta ao redor (A) do Sol. (B) do seu prprio eixo. (C) da Lua. (D) do Universo 8. A alternativa que contm apenas corpos celestes que fazem parte do Sistema Solar : (A) Buracos negros, aglomerados e planetas. (B) Planetas, luas e asteroides. (C) Luas, buracos negros e nebulosas. (D) Luas, aglomerados e nebulosas. 9. A cerimnia de abertura da Olimpada de Pequim, que comeou pontualmente s 9 horas de Braslia (20 horas na China), no decepcionou quem aguardava uma festa empolgante. O desfile da Delegao Brasileira no Estdio Olmpico de Pequim, chamado O Ninho de Pssaro, que foi comandado por Robert Scheidt. Enquanto dia no Brasil, noite na China. O fato pode ser explicado pela seguinte razo: (A) A Terra gira ao redor de si mesma a cada 24horas e o Sol s consegue iluminar metade da Terra a cada rotao. (B) A Terra gira em torno do Sol, que s consegue iluminar a Terra a cada translao. (C) A Terra no gira e o Sol s consegue ilumin-la a cada 24horas, completando o movimento de translao. (D) A Terra no gira num grande movimento e sempre dia e noite no mesmo lugar. 10. Na figura, esto representadas as fases da Lua, na sequencia em que ocorrem no Hemisfrio Sul.

A) Vnus B) Mercrio C) Urano D) Saturno

. Tem um dia (e uma noite) em que no vemos a Lua, pois ela est muito perto da direo em que est o Sol e o lado dela virado para a Terra no est iluminado pelo Sol. Qual o nome dado fase (ou aparncia) da Lua neste dia (e noite) em que no vemos a Lua? A) Lua crescente B) Lua nova C) Lua minguante D) Lua quarto crescente 3. correto afirmar que, durante o dia, as estrelas: A) permanecem no cu, mas no conseguimos v-las, pois elas perdem o brilho. B) permanecem no cu, mas no conseguimos v-las, pois a luz do Sol as ofusca. C) movimentam-se para o outro lado da Terra que est no perodo noturno. D) movimentam-se para longe da luz do Sol e assim, acabam perdendo o seu brilho. 5. Ao observarmos o cu durante a noite, o planeta Vnus pode ser identificado facilmente a olho nu, pois muito brilhante. Jpiter, tambm visvel a olho nu, pode ser identificado como uma estrela brilhante e de cor branca, embora seja menos brilhante que o planeta Vnus. A diferena de brilho entre esses planetas deve-se ao fato de A) Jpiter ter seu brilho ofuscado por Marte. B) Vnus se localizar mais prximo da Terra. C) Vnus ser um planeta maior que Jpiter. D) Jpiter ser um planeta gasoso e quente.

Essas fases recebem os nomes de: A) A cheia; B quarto crescente; C nova; D minguante. B) A cheia; B quarto minguante; C nova; D crescente. C) A nova; B quarto crescente; C cheia; D minguante. D) A nova; B quarto minguante; C cheia; D crescente

quarto quarto quarto quarto

A imagem a seguir mostra uma carta celeste:

A carta celeste e as coordenadas celestes so importantes porque permitem: (A) fazer corretamente a previso do tempo. (B) localizar a posio de um astro no cu. (C) localizar as cidades nos continentes. (D) saber o momento exato do pr do Sol. Em torno do Sol os planetas percorrem uma trajetria que recebe o nome de rbita. A Terra e os outros planetas que giram em torno do Sol formam (A) conjunto dos cometas. (B) a Via Lctea. (C) O Sistema Solar. (D) os astros iluminados.

You might also like