You are on page 1of 8

Aos Longos

Solues Lajes

Solues Lajes
Dentre os desafios da engenharia civil, o sistema construtivo de lajes deve atender eficincia estrutural, visando a solues seguras, economicamente viveis e vos adequados de acordo com a necessidade da sua utilizao. A ArcelorMittal dispe de produtos fabricados para atender s rigorosas normas tcnicas e garantir a qualidade e o desempenho das lajes.

Lajes
Produtos Fios e Cordoalhas para Concreto Protendido Telas Soldadas Nervuradas Trelias Polydeck

Convencional

Plana Macia Moldadas in-loco Pr-moldadas

Plana Macia Protendida

Plana Nervurada

Plana Nervurada Protendida

Pr-Lajes Macias

Convencionais

Treliadas

Protendidas

Alveolares Protendidas

Duplo T

Laje Mista com Forma Colaborante Principais produtos da soluo Produtos complementares

Produtos Barras CA-50 / CA-60 Espaadores Treliados Arame Recozido Corte e Dobra

Servios Corte de Tela Corte de Cordoalha

Moldadas in-loco
a) Convencionais (apoiadas em vigas) Geralmente utilizadas em vos menores, possuem dimenses retangulares e, sempre sustentadas por vigas, podem ser armadas com ao solto ou telas soldadas.
Vista inferior de uma laje convencional

b) Planas Macias Convencionais Geralmente so utilizadas em grandes vos, eliminando grande quantidade de vigas e, em alguns casos, podendo at mesmo ser eliminadas, apoiando diretamente nos pilares. Armadas com barras de ao soltas ou telas soldadas.

Vista inferior de uma laje plana convencional

Macias Protendidas Tambm utilizadas para grandes vos, reduzem a quantidade de vigas e a altura entre os andares. Considervel reduo do peso da construo e de consumo de materiais. Simplificao do canteiro de obras. Reduo da quantidade de pilares. Requerem mo de obra especializada.

Vista de uma estrutura com lajes planas protendidas sem capitis

Estrutura com lajes planas nervuradas com capitis

Lajes Nervuradas Convencionais Destinadas a vencer grandes vos, so compostas por nervuras longitudinais e transversais e podem ser usadas formas plsticas, isopor ou concreto celular, apenas como elemento de enchimento, sem fim estrutural. Suas nervuras e capitis so armados com vergalhes e a capa de compresso, armada com telas soldadas.

Lajes Nervuradas Protendidas Geralmente so mais esbeltas, permitindo a reduo da quantidade de pilares e o peso da estrutura. Suportam cargas elevadas, maiores vos e a reduo do p-direito. Requerem mo de obra especializada.

Laje plana nervurada protendida com uma cordoalha por nervura

3,1

2,8

Comparao entre as alturas teis das lajes com vigas e sem vigas.

Pr-moldadas (com ou sem protenso)


a) Pr-lajes Macias So ideais para conjuntos habitacionais com repetio (padro CDHU). A principal vantagem a produtividade na obra.
Pr-laje macia apoiada na alvenaria estrutural

b) Lajes Pr-moldadas Convencionais So utilizadas em pequenas obras e armadas sempre em uma nica direo.

2,55

2,55

Laje pr-moldada convencional trabalhando em uma direo

c) Lajes Treliadas Podem ser unidirecionais, bidirecionais, minipainis ou painis macios e podem ser aliviadas (elementos de enchimento). Permitem a criao de nervuras transversais direo da vigota, fcil manuseio, reduzindo o escoramento e a mo de obra.

Laje treliada com elemento de enchimento cermico

Laje pr-moldada com vigotas protendidas

d) Lajes Pr-moldadas Protendidas Armadas em uma nica direo, vencem grandes vos e reduzem significamente a quantidade de escoramento.

e) Alveolares Protendidas Geralmente utilizadas em obras pr-moldadas, vencem grandes vos onde a rapidez da obra importante.

Laje alveolar protendida em grande vo

f) Duplo T Produzidas pelas indstrias de pr-fabricados, so utilizadas em obras de grande porte, vencem grandes vos e podem suportar altas sobrecargas.

Painel Duplo T com protenso nas nervuras

Laje Mista com Forma Colaborante


Laje constituda por forma metlica para moldagem do concreto, dispensa o uso de forma convencional. Possui nervuras em uma nica direo e normalmente utilizada em estruturas metlicas. Suporta as cargas em toda a vida til da laje, pois desempenha a funo de armadura positiva.

Forma/armao positiva de laje mista da Polydeck59S apoiada em vigas metlicas

Servios Complementares
A ArcelorMittal conta com uma equipe de tcnicos e especialistas para auxiliar na elaborao de solues para lajes, comprometidos em oferecer aos seus clientes a opo adequada necessidade da obra. Alm do estudo da melhor soluo, a ArcelorMittal disponibiliza suporte na elaborao de projetos, softwares, orientao na aplicao de produtos, treinamento de mo de obra e servios adicionais, como:

Corte e dobra de ao

Tela cortada

Cordoalha cortada

Pr-montagem

A ArcelorMittal tambm disponibiliza produtos complementares, Espaadores Treliados, Arame Recozido e Pregos, de acordo com a necessidade e o cronograma da obra.
Espaadores Treliados Arame Recozido Belgo Prtico Pregos

Um profissional especializado dever ser consultado para especificao dos diversos produtos apresentados neste catlogo.

Solues Lajes Dezembro 2010

You might also like