You are on page 1of 9

Tecido conjuntivo

Os tecidos conjuntivos tem origem mesodrmica. Caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de clulas imersas em grande quantidade de material extracelular, substncia amorfa ou matriz, que sintetizado pelas prprias clulas do tecido. A matriz uma massa amorfa, de aspecto gelatinoso e transparente. constituda principalmente por gua e glicoprotenas e uma parte fibrosa, de natureza protica, as fibras do conjuntivo. As clulas conjuntivas so de diversos tipos. As principais so: Funo Fibroblasto Clula metabolicamente ativa, contendo longos e finos prolongamentos citoplasmticos. Sintetiza o colgeno e as substncias da matriz (substncia intercelular). Macrfago Clula ovide, podendo conter longos prolongamentos citoplasmticos e inmeros lisossomos. Responsvel pela fagocitose e pinocitose de pertculas estranhas ou no ao organismo. Remove restos celulares e promove o primeiro combate aos microrganismos invasores do nosso organismo. Ativo no processo de involuo fisiolgica de alguns rgos ou estrutura. o caso do tero que, aps o parto, sofre uma reduo de volume. Mastcito Clula globosa, grande, sem prolongamentos e repleta de grnulos que dificultam, pela sua quantidade, a visualizao do ncleo. Os grnulos so constitudos de heparina (substncia anticoagulante) e histamina (substncia envolvida nos processos de alergia). Esta ltima substncia liberada em ocasies de penetrao de certos antgenos no organismo e seu contato com os mastcitos, desencadeando a conseqnte reao alrgica.

Plasmcito Clula ovide, rica em retculo endoplasmtico rugoso (ou granular). Pouco numeroso no conjunto normal, mas abundante em locais sujeitos penetrao de bactrias, como intestino, pele e locais em que existem infeces crnicas. Produtor de todos os anticorpos no combate a microorganismos. originado no tecido conjuntivo a partir da diferenciao de clulas conhecidas como linfcitos B.

Os diferentes tipos de tecido conjuntivo esto amplamente distribudos pelo corpo, podendo desempenhar funes de preenchimento de espaos entre rgos, funo de sustentao, funo de defesa e funo de nutrio. A classificao desses tecidos baseia-se na composio de suas clulas e na proporo relativa entre os elementos da matriz extracelular. Os principais tipos de tecidos conjuntivos so: frouxo, denso, adiposo, reticular ou hematopoitico, cartilaginoso e sseo.

Tecido conjuntivo frouxo


O tecido conjuntivo frouxo preenche espaos no-ocupados por outros tecidos, apia e nutre clulas epiteliais, envolve nervos, msculos e vasos sanguneos linfticos. Alm disso, faz parte da estrutura de muitos rgos e desempenha importante papel em processos de cicatrizao. o tecido de maior distribuio no corpo humano. Sua substncia fundamental viscosa e muito hidratada. Essa viscosidade representa, de certa forma, uma barreira contra a penetrao de elementos estranhos no tecido. constitudo por trs componentes principais: clulas de vrios tipos, trs tipos de fibras e matriz.

Tipos de fibras
As fibras presentes no tecido conjuntivo tipos: colgenas, elsticas e reticulares. frouxo so de trs

As fibras colgenas so constitudas de colgeno, talvez a protena mais abundante no reino animal. So grossas e resistentes, distendendo-se pouco quando tensionadas. As fibras colgenas presentes na derme conferem resistncia a nossa pele, evitando que ela se rasgue, quando

esticada. As fibras elsticas so longos fios de uma protena chamada elastina. Elas conferem elasticidade ao tecido conjuntivo frouxo, completando a resistncia das fibras colgenas. Quando voc puxa e solta pele da parte de cima da mo, so as fibras elsticas que rapidamente devolvem pele sua forma original. A perda da elasticidade da pele, que ocorre com o envelhecimento, deve-se ao fato de as fibras colgenas irem, com a idade, se unindo umas s outras, tornando o tecido conjuntivo mais rgido.

As fibras reticulares so ramificadas e formam um tranado firme que liga o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos.

Tipos de clulas O tecido conjuntivo frouxo clulas: fibroblastos e macrfagos. contm dois principais de

Os fibroblastos tm forma estrelada ncleo grande. So eles que fabricam e secretam as protenas que constituem as fibras e a substncia amorfa. Os macrfagos so grandes e amebides, deslocando-se continuamente entre as fibras procura de bactrias e restos de clulas. Sua funo limpar o tecido, fagocitando agentes infecciosos que penetram no corpo e, tambm, restos de clulas mortas. Os macrfagos, alem disso identificam substncias potencialmente perigosas ao organismo, alertando o sistema de defesa do corpo. Outros tipos celulares presentes no tecido conjuntivo frouxo so as clulas mesenquimatosas e osplasmcitos. As clulas mesenquimatosas so dotadas de alta capacidade de multiplicao e permitem a regenerao do tecido conjuntivo, pois do origem a qualquer tipo de clula nele presente. Os plasmcitos so clulas especializadas em produzir os anticorpos que combatem substncias estranhas que penetram no tecido.

Tecido conjuntivo denso


No tecido conjuntivo denso h predomnio de fibroblastos e fibras colgenas. Dependendo do modo de organizao dessas fibras, esse tecido pode ser classificado em:

no modelado: formado por fibras colgenas entrelaadas, dispostas em feixes que no apresentam orientao fixa, o que confere resistncia e elasticidade. Esse tecido forma as cpsulas envoltrias de diversos rgos internos, e forma tambm um a derme, tecido conjuntivo da pele;

modelado: formado por fibras colgenas dispostas em feixes com orientao fixa, dando ao tecido caractersticas de maior resistncia tenso do que a dos tecidos no-modelados e frouxo; ocorre nos tendes, que ligam os msculos aos ossos, e nos ligamentos, que ligam os ossos entre si.

Tecido conjuntivo adiposo


Nesse tecido a substncia intracelular reduzida, e as clulas, ricas em lipdios, so denominadas clulas adiposas. Ocorre principalmente sob a pele, exercendo funes de reserva de energia, proteo contra choques mecnicos e isolamento trmico. Ocorre tambm ao redor de alguns rgos como os rins e o corao. As clulas adiposas possuem um grande vacolo central de gordura, que aumenta ou diminui, dependendo do metabolismo: se uma pessoa come pouco ou gasta muita energia, a gordura das clulas adiposas diminui; caso contrrio, ela se acumula. O tecido adiposo atua como reserva de energia para momentos de necessidade.

Tecido epitelial
A superfcie externa do corpo e as cavidades corporais internas dos animais so revestidas por este tecido. O tecido epitelial desempenha vrias funes no organismo, como proteo do corpo (pele), absoro de substncias teis (epitlio do intestino) e percepo de sensaes (pele),dependendo do rgo aonde se localizam. Os tecidos epiteliais ou epitlios tm clulas perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouqussimo espao intercelular. Os epitlios no so vascularizados e no sangram quando feridos. A nutrio das clulas se faz por difuso a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitlio a ele ligado. O arranjo das clulas epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados.

Os epitlios podem ser classificados quanto ao nmero de clulas:

Quando os epitlios so formados por uma s camada de clulas, so chamados de epitlios simples ou uniestratificados (do latim uni, um, e stratum, camada). J os epitlios formados por mais de uma camada de clulas so chamados estratificados. Existem ainda epitlios que, apesar de formados por uma nica camada celular, tm clulas de diferentes alturas, o que d a impresso de serem estratificados. Por isso, eles costumam ser

denominados pseudo-estratificados. Quanto forma das clulas, os epitlios podem ser classificados em:

Pavimentosos, quando as clulas so achatadas como ladrilhos; Cbicos, quando as clulas tem forma de cubo, ou Prismticos, quando as clulas so alongadas , em forma de coluna.

No epitlio que reveste a bexiga, a forma das clulas originalmente cbica, mas elas se tornam achatadas quando submetidas ao estiramento causado pela dilatao do rgo. Por isso, esse tipo de epitlio de denominado, por alguns autores, epitlio de transio. Os tecidos epiteliais, tambm chamados epitlios, so classificados em dois tipos principais: epitlios de revestimento e epitlios glandulares.

Epitlios de revestimento

Funciona como uma membrana que isola o organismo, ou parte dele, do meio externo. Est relacionado ao revestimento e proteo de superfcies externas (por exemplo, na pele) e internas (por exemplo, no estmago). Atua, tambm, na absoro de substncias, na secreo de diversos produtos, na remoo de impurezas e pode conter vrios tipos de receptores sensoriais (notadamente na pele).

Pele: rgo de contato


Nos vertebrados, a pele importante rgo de contato com o meio. A conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados tornou-se possvel, entre outras coisas, a partir do isolamento e proteo do corpo e de mecanismos de relao do ser vivo com o meio. O tato, a viso, a olfao, a gustao e a audio so teis no relacionamento do animal com o ambiente. A pele, rgo responsvel pelas sensaes tteis, apresenta diferentes tipos de sensores, que registram e informam ao ser vivo variaes de temperatura (calor ou frio) e presso (toques, choques, pancadas). A pele , ainda, importante rgo de defesa contra diversos tipos de agentes infecciosos. A epiderme um tecido epitelial pluriestratificado. formada por estratos (ou camadas), dos quais destacam-se o estrato basal (tambm chamado de estrato germinativo), que fica apoiado na derme e formado por clulas de aspecto cbico. Nessa camada intensa a atividade de diviso celular mittica, que repe constantemente as clulas perdidas no desgaste dirio a que a superfcie desse tecido est sujeito. medida que novas clulas so formadas, elas vo sendo empurradas para formar as demais clulas, at ficarem expostas na superfcie da pele. A derme uma camada formada por tecido conjuntivo do tipo denso, cujas

fibras ficam orientadas em diversas direes. Vrios tipos de clulas so encontrados, destacando-se os fibroblastos e os macrfagos. Nervos, terminaes nervosas, diferentes tipos de corpsculos sensoriais e uma ampla rede de capilares sangneos cruzam a derme em vrias direes. Ela um importante tecido de manuteno e de apoio. Os nutrientes existentes no sangue difundem-se para as clulas epidrmicas. Nos mamferos, a derme atravessada por finas faixas de clulas musculares, os msculos eretores dos plos, cuja contrao involuntria e permite aumentar a camada de ar retirada entre os plos, que contribui para o isolamento trmico. Mecanismo semelhante ocorre nas aves, com as penas. Abaixo da derme, h uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido celular subcutneo (tambm conhecido como tela subcutnea e hipoderme), que no faz parte da pele, mas estabelece a sua ligao com as estruturas adjacentes, permitindo o seu deslizamento. Em determinadas regies do corpo, a hipoderme contm um nmero varivel de camadas de clulas adiposas, formando o panculo adiposo (o popular toucinho de porco), importante como reserva de energia, isolante trmico e facilitador da flutuao na gua.

Anexos da Pele
Trs estruturas da pele, derivadas da epiderme, so extremamente importantes na adaptao dos mamferos ao meio terrestre: plos, que auxiliam no isolamento trmico; glndulas sudorparas, que desempenham o papel importante na regulao da temperatura corprea; e glndulas sebceas, que lubrificam a pele e estruturas anexas. A pele um tipo de tecido epitelial chamado epitlio de revestimento. Os tecidos epiteliais de revestimento so tambm encontrados revestindo as cavidades corporais internas dos animais.

Epitlio de revestimento intestinal

O tecido que reveste internamente o intestino delgado um bom exemplo de epitlio especializado em absorver nutrientes e permitir que eles passem da cavidade intestinal para o sangue. A alta capacidade de absoro do epitlio intestinal se deve ao fato de suas clulas possurem, na membrana a borda livre (isto , a borda voltada para a cavidade intestinal), muitas projees finas e alongadas, que lembrem dedos de uma luva, chamadas microvilosidades. Clculos da rea de membrana que constitui as microvilosidades mostram que elas aumentam quinhentas vezes a rea superficial de cada clula, em comparao com a rea de clulas que tm a borda lisa. O mesmo tipo de clculo nos leva a concluir que o intestino delgado humano apresenta uma

superfcie de absoro de mais de 300 m2, equivalente rea de uma quadra de esportes de 20 m de comprimento por 15 m de lado.

A renovao das clulas epiteliais


A mitose um processo freqente nas clulas epiteliais, as quais tm vida curta e precisam ser constantemente renovadas. A velocidade dessa renovao varia de epitlio para epitlio. As clulas que se renovam mais rapidamente so do epitlio intestinal: num prazo de 2 a 5 dias so substitudas por clulas novas. As que se renovam mais lentamente so as clulas do pncreas que demoram 50 dias para serem substitudas. Na pele, a renovao da epiderme ocorre em mdia a cada 30 dias. No couro cabeludo, pode ocorrer uma disfuno em que a descamao de parte da epiderme acontece a cada 3 ou 4 dias, formando as caspas.

Especializao das clulas epiteliais

As clulas dos tecidos epiteliais mantm-se aderidas umas s outras por meio de estruturas especializadas, genericamente chamadas junes celulares.

Desmossomos
Uma das mais importantes junes celulares o desmossomo (do grego desmos, ligao, e somatos, corpo). Um desmossomo pode ser comparado a um boto de presso constitudo por duas metades que se encaixam, estando uma metade localizada na membrana de uma das clulas e a outra na clula vizinha. Em cada clula existe uma placa circular de protena, situada bem junto membrana. Das placas partem substncias colantes, chamadas desmoglenas, que atravessam as membranas e grudam as clulas na regio de contato. As placas tambm esto ligadas a um grande nmero de filamentos constitudos da protena queratina.

Tecido epitelial glandular


As clulas do tecido epitelial glandular produzem substncias chamadas secrees, que podem ser utilizadas e outras partes do corpo ou eliminadas do organismo. Essas secrees podem ser:

mucosas, quando espessas e ricas em muco, Ex. glndulas salivares serosas, quando fluidas, aquosas, claras e ricas e protenas. Ex.

glndulas secretoras do pncreas Podem tambm ser mistas, quando ocorrem secrees mucosas e serosas juntas. Ex. Glndulas salivares partidas.

As glndulas podem ser unicelulares, como a glndula caliciforme (que ocorre por exemplo, no epitlio da traquia), ou multicelulares, como a maioria das glndulas. As glndulas multicelulares originam-se sempre dos epitlios de revestimento, por proliferao de suas clulas para o interior do tecido conjuntivo subjacente e posterior diferenciao.

Trs tipos de glndulas multicelulares


Glndulas excrinas: apresentam a poro secretora associada a dutos que lanam suas secrees para fora do corpo (como as glndulas sudorparas, lacrimais, mamrias e sebceas) ou para o interior de cavidades do corpo (como as glndulas salivares); Glndulas endcrinas: no apresentam dutos associados poro secretora. As secrees so denominadas hormnios e lanadas diretamente nos vasos sanguneos e linfticos. Exemplos, hipfise, glndulas da tireide, glndulas paratiredeas e glndulas adrenais; Glndulas mistas: apresentam regies endcrinas e excrinas ao mesmo tempo. o caso do pncreas, cuja poro excrina secreta enzimas digestivas que so lanadas no duodeno, enquanto a poro endcrina responsvel pela secreo dos hormnios insulina e glucagon. Esses hormnios atuam, respectivamente, na reduo e no aumento dos nveis de glicose no sangue.

You might also like