You are on page 1of 49

NOES DE FLEXIBILIDADE

Jorivaldo Medeiros
Junho de 2003

DILATAO TRMICA
Tamb T1 T1 > Tamb L

corresponde a dilatao trmica do tubo aquecido at T1 e livre para dilatar; Caso a dilatao trmica seja contida ou impedida, no caso de fixao das extremidades do tubo, surgiro tenses de compresso no tubo.
2

TENSO AXIAL (LEI DE HOOKE)


A tenso de compresso correspondente ser: = E. Onde:
: Tenso normal = F/A E : Mdulo de elasticidade do material : Deformao do tubo = /L : Dilatao trmica linear = .L, onde o coeficiente de expanso trmica linear absoluto F : Fora axial A : rea da seo reta do tubo
3

RIGIDEZ X FLEXIBILIDADE
A fora correspondente ser:

E A F= L

ou

F = K

Onde K o coeficiente de rigidez axial do tubo e seu inverso o coeficiente de flexibilidade. Ou seja: K = 1/FL
4

EXEMPLO
Supondo um tubo de ao carbono ASTM A106 Gr. A, de 8 - SCH 40, com 15 m de comprimento, submetido a 250 C, teramos: = E. = 543417 kPa Para um limite de escoamento igual a: Sy = 169286 kPa Os esforos nas ancoragens seriam de: F = .A = 1787 ton
5

CONCLUSES
Tenso axial muito elevada (maior que o limite de escoamento do material); Esforos nas ancoragens muito elevados; Em tese, a tenso axial no tubo e a reao nas ancoragens independem do comprimento; Na realidade, a tubulao sofrer um arqueamento lateral a partir de um determinado valor de carga, o que pode, dentro de certos limites, aliviar as tenses e reaes nas ancoragens, ou, em casos extremos, levar a falha por flambagem.
6

MEIOS DE CONTROLAR OS EFEITOS DA DILATAO TRMICA


Prover a configurao de um arranjo flexvel (flexibilidade prpria); Utilizar elementos deformveis em posies adequadas, de modo a absorver os movimentos devidos dilatao trmica; Pr-tensionamento (cold spring), introduzindo esforos a frio que compensem aqueles devidos dilatao trmica.
7

FLEXIBILIDADE PRPRIA
Consiste em prover o sistema de tubulaes de meios para absorver as dilataes atravs de deformaes laterais, ou seja, fazer uso da rigidez flexo que consideravelmente menor que a axial.

Lx

Ly

RIGIDEZ AXIAL X FLEXO


Coeficiente de rigidez axial do tubo de ao carbono do exemplo anterior (ASTM A106 Gr. A, 8 - SCH 40, de comprimento L = 15 m):

K axial

EA = L

Kaxial = 405228 kN/m

Coeficiente de rigidez flexo equivalente para uma configurao em L, com Lx = Ly = 15 m:

K flexo

12 E I = 3 L

Kflexo = 20,2 kN/m


9

FLEXIBILIDADE PRPRIA conceitos bsicos


Em geral, quanto mais afastado da linha reta que une seus pontos extremos mais flexvel a tubulao; Uma tubulao tridimensional em geral mais flexvel que uma tubulao plana de mesmo comprimento total, pois acrescenta-se a contribuio da rigidez (flexibilidade) toro. As reaes nos extremos correspondem aos esforos necessrios para impedir que os mesmos se movimentem devido dilatao trmica.

10

11

RELAXAMENTO ESPONTNEO

12

JUNTAS DE EXPANSO
Elemento flexvel que absorve grande parte das dilataes trmicas do sistema. Construo:
metlico corrugado de espessura fina; material resiliente ou tecido, com formato e dimenses adequadas para absorver deformaes; junta deslizante (telescpica), com anl de vedao resiliente (gaxetas), normalmente utilizado para absorver movimentos axiais (por exemplo: juntas telescpicas)
13

JUNTAS DE EXPANSO
Desvantagens:
Custo, em geral, elevado pois o material flexvel mais nobre e a construo complexa, exigindo dispositivos auxiliares de sustentao e/ou de restrio; o ponto mais fraco do sistema sendo, portanto, o mais suscetvel a falhas; Tem diversas limitaes: temperatura (em especial os com materiais resilientes), presso interna, movimentos, instabilidade estrutural (flambagem ou colapso local) e fadiga.

14

JUNTA TELESCPICA

15

JUNTAS DE EXPANSO DE FOLE CORRUGADO METLICO

16

JUNTAS DE EXPANSO DE TECIDO


1 2 3

4 5

17

JUNTAS DE EXPANSO Tipos de movimentos

18

PR-TENSIONAMENTO
Consiste na montagem forada a frio da tubulao, no sentido oposto ao do trabalho da linha, com o intuito de reduzir os esforos a quente.

19

PR-TENSIONAMENTO
Utilizado em casos crticos com o intuito de reduzir o esforo mximo a quente em bocais de equipamentos; No tm efeito na reduo da tenso de flexibilidade (stress range); de difcil controle, podendo resultar no efeito inverso ao desejado se mal realizado; de difcil aplicao, dependendo do dimetro da tubulao e sua configurao.
20

PR-TENSIONAMENTO
Muito utilizado em conjunto com juntas de expanso, em linhas conectadas a grandes mquinas. As juntas de expanso facilitam sua aplicao; Pode ser aplicado nas prprias juntas de expanso (offset), o que permite melhor controle, pois so efetuadas na fbrica, podendo ser medidas. As juntas, nesse caso, so entregues devidamente travadas, permitindo montagem de campo sem esforo.
21

ANLISE DE FLEXIBILIDADE
Clculo das tenses mximas em uma tubulao; Clculo dos deslocamentos mximos em uma tubulao e seus pontos de suportao; Clculo dos esforos em bocais de equipamentos, suportes, guias e restries aos movimentos; Anlise da adequao do sistema aos limites dos cdigos de projeto.

22

ANLISE DE FLEXIBILIDADE
Os clculos (no a anlise) so dispensveis, quando:
O traado da tubulao idntico a um existente, operando com sucesso nas mesmas condies; Tubulao semelhante a uma existente em condies mais favorveis; Tubulaes que operem a temperatura ambiente, no expostas ao sol e no sujeitas a limpeza com vapor.

23

ANLISE DE FLEXIBILIDADE
O cdigo ASME B31 permite que sejam dispensados os clculos para materiais metlicos de boa ductilidade com apenas dois pontos de ancoragem nos extremos, atendida a expresso:

D Y 208,3 2 (L U )

24

ANLISE DE FLEXIBILIDADE
Onde:
D: Dimetro externo (mm); Y: Movimento resultante a ser absorvido pela tubulao (mm); L: Comprimento total desenvolvido da tubulao (m); U: Distncia entre os pontos extremos (m)

O critrio no se aplica s tubulaes conduzindo fludos txicos (categoria M) nem em servio cclico severo.
25

ANLISE DE FLEXIBILIDADE
Mtodos de clculo:
Mtodos grficos simplificados, que so restritos algumas configuraes planas (L, U ou loop simtrico); Mtodo da viga em balano guiada, aplicvel a configuraes planas ou espaciais sob determinadas limitaes; Mtodo analtico geral, na qual so baseados alguns dos programas de computador disponveis no mercado; Mtodo dos elementos finitos, na qual so baseados os programas de computador mais modernos.
26

MTODO DA VIGA EM BALANO GUIADA


Aplicvel a configuraes que atendam as seguintes condies:
Todos os lados sejam retos e paralelos s direes ortogonais; A tubulao deve ter o mesmo material e propriedades de seo ao longo de todo o traado; O sistema deve ter apenas dois pontos de fixao nos extremos e nenhuma restrio intermediria.

27

HIPTESES SIMPLIFICADORAS
Os lados se deformam como vigas em balano com guias nas extremidades.

28

HIPTESES SIMPLIFICADORAS
A dilatao total numa dada direo absorvida pela flexo dos lados ortogonais quela direo; A contribuio da toro dos diversos trechos de tubulao no considerada; A deformao (flexo) das curvas no considerada; O arqueamento lateral no considerado; Desse modo, os resultados, so, em geral, conservativos. Porm, a concentrao de tenses nas curvas no podem ser avaliadas.
29

CONFIGURAO EM L

30

CONFIGURAO EM L
Como se supe que no haja deformao angular nas mudanas de direo, a dilatao de um dos lados do L corresponde flexo do lado ortogonal ao primeiro. Ou seja:

1 = e L1

2 = e L2

Flecha de uma viga em balano com a extremidade guiada:

PL = 12 E I
3

31

CONFIGURAO EM L
O momento fletor mximo e a tenso de flexo mxima sero:

PL M= 2
Onde:

M D f = 2 I

M : momento fletor mximo; f : tenso de flexo mxima; D : dimetro externo.


32

CONFIGURAO EM L
Combinando as expresses anteriores possvel calcular a tenso de flexo mxima a partir da dilatao trmica de cada lado. Assim:

3 E D f = 2 L
Obs.: Para clculo da tenso segundo os cdigos de projeto, necessrio calcular a chamada amplitude de tenses (stress range), para tal, deve-se utilizar o mdulo de elasticidade frio. 33

TENSO MXIMA ADMISSVEL


A amplitude de tenso mxima admissvel segundo o cdigo ASME B31.3 : Sa = f.(1,25.Sc + 0,25.Sh) Onde:
f : fator de correo para o nmero de ciclos previstos (at 7000 ciclos f=1,0); Sc: Tenso admissvel do material na temperatura ambiente; Sh: Tenso admissvel do material na temperatura de projeto.
34

REAES NAS ANCORAGENS


O cdigo permite que as reaes nas extremidades sejam calculadas considerando a condio de operao, ou seja, utilizando o mdulo de elasticidade a quente.

2 I f Eh MZ = D Ec
2 MC RX = L2 2M A RY = L1
35

EXEMPLO
Calcular esforos e tenses mximas atuantes para uma tubulao em L com brao horizontal de 3 m e um vertical de 12 m, de 6 - SCH 40 de ao carbono ASTM A106 Gr.A, submetido uma temperatura de 315 C.
Dilatao trmica linear unitria (grfico do item 30, pg. 88): e = 0,4 cm/m; Mdulo de elasticidade (grfico do item 31, pg. 89):
Ec = 1,86x106 kgf/cm2 = 182,4x106 kPa @ Tamb Eh = 1,7x106 kgf/cm2 = 166,7x106 kPa @ T = 315 C;

Da tabela do item 5.1, pg. 18: I = 1171,3 cm4 e D = 168 mm;

36

EXEMPLO
Tenso admissvel (tabela do item 29.2, pg. 85):
Sc = 1125 kgf/cm2 = 110324,8 kPa Sh = 1041 kgf/cm2 = 102087,2 kPa SA = 163427,8 kPa

Dilatao trmica:
1 = 0,4 x 3 = 1,2 cm = 12 mm 2 = 0,4 x 15 = 6 cm = 48 mm

Tenso de flexo mxima:


Brao horizontal: f1 = 490291,2 kPa Brao vertical: f2 = 7660,8 kPa

37

EXEMPLO
Reaes nas extremidades:
MZA = 62500 N.m MZC = 976 N.m RX = 163 N RY = 41667 N

38

EXERCCIO
Para o exemplo dado determinar o valor do comprimento do trecho horizontal (L1) para que as tenses fiquem dentro do valor admissvel.
f1 Sa

3 Ec D L1 Sa L1 5196,2 mm
L1 = 6 m
39

EXERCCIO
Tenso de flexo mxima:
Brao horizontal: f1 = 122572,8 kPa

Reaes nas extremidades:


MZA = 15620 N.m MZC = 976 N.m RX = 163 N RY = 10414 N

40

CONFIGURAO EM U

41

CONFIGURAO EM U
Nesse caso, admite-se que a dilatao trmica do brao L2 seja distribuda proporcionalmente flexibilidade de cada um dos braos L1 e L3. Ou seja:

2 = 21 + 23
21 L = 23 L
3 1 3 3
42

CONFIGURAO EM U
Combinando as expresses obtm-se:
3 1

L 21 = e L2 3 3 L1 + L3

23

L = e L2 3 3 L1 + L3
43

3 3

CONFIGURAO EM U
Tenses mximas atuantes nos trs braos:

3 Ec D e (L1 L3 ) S2 = 2 L2 3 Ec D e L2 L3 S3 = 3 3 L1 + L3
44

3 Ec D e L2 L1 S1 = 3 3 L1 + L3

MTODOS COMPUTACIONAIS
Mtodo analtico geral deduzido do teorema de Castigliano; Por sua complexidade, muito mais complexo sendo indicado o uso de programas de computador No tem limites de aplicao, quanto a configurao do sistema, dependendo porm das limitaes computacionais de cada programa.

45

MTODOS COMPUTACIONAIS
PROGRAMA AUTOPIPE CAESAR II CAEPIPE PIPEPLUS SIMFLEX TRIFLEX EMPRESA REBIS COADE SST ALGOR PENG CONSULTANTS POWER SYSTEMS
46

47

PLOTAGEM DO MODELO

48

COMPARAO DE RESULTADOS
Varivel S1 S2 S3 M za M zd R xa Ry Unidade k Pa k Pa k Pa (N.m) (N.m) (N) (N) Mtodo da Viga em Balano Guiada 134137 63715 80482 44694 26817 17878 5307 Mtodo Computacional 72398 50733 56373 24212 18853 6827 1036

49

You might also like