You are on page 1of 2

Oswald de Andrade Oswald de Andrade, nasceu em So Paulo 11 de janeiro de 1890 e morreu em 22 de fevereiro de 1945.

Andrade foi poeta, romancista e dramaturgo, estudava na faculdade de direito do largo So Francisco, em 1912 tomava demanda para Europa, em Paris, entra em contato com o futurismo como a boemia estudantil e l tambm conhece Kami, me de Non. Seu primeiro filho, nascido em 1914. Quando ele volta faz jornalismo literrio em So Paulo. Em 1917, passa a viver com Maria de Lourdes Olzani e conhece Mario de Andrade e defende a pintora Anita Malfatti de uma crtica devastadora de Monteiro Lobato. Eles e outros intelectuais, organiza a semana da Arte Moderna de 1992 e em 1924, publica pela primeira vez no jornal Loureiro da Manh. Em 1926 Oswald casa-se com a Tarsila Amaral e os dois tornam-se o casal mais importante da arte brasileira. O casal fundou, dois anos depois o Movimento Antropfago e a revista Antropofagia. A principal proposta de movimento era que o Brasil devorasse a cultura estrangeira e criasse uma cultura estrangeira uma cultura revolucionria prpria. O ano de 1929 fundamental na vida do escritor. A crise de 2 abalou as suas finanas, ele rompe com Mario de Andrade e separa-se de Tarsila de Amaral e se apaixona-se pela escritora comunista Patrcia Galvo intensifica sua atividade de poltica e Oswald a militar no partido Comunista Brasileiro (PCB). Alm disso, o casal funda o jornal O Homem do Povo, que durou at 1945, quando o autor rompeu com o PCB. Com o casamento com Patrcia Galvo, nasceu Rda de Andrade, seu segundo filho. Depois de separar-se com Patrcia Galvo, casou-se em 1936 com a poetisa Julieta Brbara. Em 1944, ocorre mais um casamento agora com Antonieta DAlkmin, que com quem permaneceu at sua morte. Nenhum outro escritor irreverente combativo de que Oswald de Andrade. A obra literria de Oswald apresenta exemplarmente as caractersticas do Modernismo da Primeira Fase. A poesia de Oswald precursora de um movimento que vai marcar a cultura brasileira da dcada de 60 com o concretismo. Suas ideias, ainda nessa dcada, reaparecem tambm no tropicalismo. Cntico do cntico para flauta e violo Relgio As coisas so As coisas vm As coisas vo As coisas Vo e vm No em vo

As horas Vo e vm No em vo Senhor Senhor Que eu no fique nunca Como esse velho ingls A do lado Que dorme numa cadeira espera de visitas que no vm (Primeiro caderno do aluno de poesia)

Principais obras: Alm dos manifestas da poesia Pau Brasil (1924), Oswald escreveu tambm, Primeiro caderno do aluno de poesia(1927), Cntico dos Cnticos para flauta e violo(1945), O escaravelho de ouro(1945). Romance: Os condenados(trilogia), Memorias Sentimentais de Joo Miramar, Serafim ponte grande, Marco zero a revoluo melanclica. Teatro: O homem e o cavalo (1934) A mona (1937) O rei da Veia (1937)

Oswald de Andrade falece em So Paulo, em 22 de outubro de 1954, na sua residncia da Rua Marqus de Caravelas, 214. sepultado no jazigo da famlia, no cemitrio da Consolao, em So Paulo. Oswald de Andrade, poeta, romancista e dramaturgo.

You might also like