You are on page 1of 3

Zoneamento Bioclimtico Brasileiro (Diogo) O clima predominante no Brasil o tropical.

. A influncia da continentalidade, maritimidade, latitude, relevo e massas de ar faz com que, no Brasil, existam vrios subtipos de clima tropical (continental, altitude e semi-rido), o subtropical e o equatorial. Mesmo dentro de uma mesma regio geogrfica do pas, h uma diversidade climtica (SIQUEIRRA et al, 2005). Atualmente, para uma melhor padronizao do clima brasileiro, em relao anlise trmica de ambientes, h um zoneamento bioclimtico para o territrio nacional. Esse zoneamento bioclimtico divide o territrio brasileiro em oito zonas relativamente homogneas quanto aos tipos de clima existentes. (Figura 1). A ABNT (1998) apresenta uma metodologia aplicvel na fase de projeto, para a avaliao do desempenho trmico de habitaes unifamiliares de interesse social, ao mesmo tempo em que, estabelecendo um Zoneamento Bioclimtico Brasileiro, traz recomendaes de diretrizes construtivas e o detalhamento de estratgias de condicionamento trmico passivo, com base em parmetros e condies de contorno fixados ((SIQUEIRRA et al, 2005).

Para definir a base de dados climticos, dividiu-se o territrio brasileiro em 6500 clulas, cada uma correspondendo a um quadrado com 36 km de lado, caracterizado pela respectiva posio geogrfica e pelas mdias mensais de temperaturas mximas e mnimas e das umidades relativas do ar. Para 330 clulas contou-se com dados climticos medidos. Para as demais, o clima foi estimado por meio de interpolao (RORIZ et al, 1999).
Para a avaliao do desempenho trmico, necessrio saber como variam a temperatura do ar, a umidade relativa do ar, a direo e a velocidade do vento e a radiao solar, no s ao longo das estaes do ano, mas, tambm, seus valores horrios. Nas estaes meteorolgicas, esses valores nem sempre esto disponveis ou no so conhecidos para todas as regies (SIQUEIRA et al, 2005). Metodologia para obteno dos dias tpicos de projeto. O dia tpico de projeto definido como um dia real, caracterizado pela velocidade mdia predominante do vento e pelos valores horrios de cada uma das seguintes variveis: temperatura do ar, umidade relativa do ar, radiao solar incidente em superfcie horizontal (SIQUEIRA, et al 2005).

A figura 10 mostra as 8 zonas bioclimticas resultantes. Os nmeros junto legenda indicam as percentagens territoriais correspondentes cada clima. A zona 8 (clima quente e mido) ocupa 53,7% do pas, englobando a regio amaznica e o litoral nordeste. A regio mais fria (zona 1) fica ao sul e representa apenas 0,8%. H 3 grupos de recomendaes para cada zona. Um, sugere limites para Transmitncia Trmica, Atraso Trmico e Fator de Calor Solar de coberturas e paredes (tab. 2 e 3). Outro, indica as reas de abertura para ventilao e o sombreamento de janelas (tab. 4). O ltimo aponta estratgias bioclimticas que otimizem as condies trmicas das habitaes (tab. 5) (RORIZ et al, 1999).

Tab. 1 Limites Coberturas aceitveis de recomendada indicadores do s desempenho trmico de coberturas Zona 1a6 7 8 Leves e isoladas Pesadas Leves e refletoras

Transmitnci a (U, em
2

Atraso Trmico ( , em horas)

Fator Solar (FS, em %)

W/m .K) U 2,00 U 2,00 U 2,30 x FT* 3,3 6,5 3,3 FS 6,5 FS 6,5 FS 6,5

Adaptado de: (RORIZ et al, 1999).

Figura 1: Zoneamento Bioclimtico Brasileiro

Adaptado de RORIZ et al, 1999.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

(1)

(2)

(3)

Maurcio Roriz

; Enedir Ghisi

; Roberto Lamberts ; UMA PROPOSTA DE NORMA

TCNICA BRASILEIRA SOBRE DESEMPENHO TRMICO DE HABITAES POPULARES . In V Encontro

Nacional de Conforto no Ambiente Construdo. 1999.

Dados climticos para avaliao de desempenho trmico de edificaes. In Rev. Esc. Minas vol.58 no.2 Ouro Preto Apr./June 2005
Esperidio Lopes ;
III

Tulio

Cesar

Pessotto Henor

Alves

SiqueiraI;

Maria

AkutsuII;

Jarbas

Ibraim

Artur

de

Souza .

IV

You might also like