You are on page 1of 7

19/05/2010

Introduo
Foi desenvolvida na dcada de 1950 pelo Dr Hans Nemec, em Viena. Tornou-se mais popular no Reino Unido durante a dcada de 1970. Pode ser descrita como: aplicao transcutnea de correntes eltricas alternadas de mdia frequncia com a amplitude modulada em baixa frequncia.

Corrente Interferencial
Prof Francirraimy

Princpios Fsicos da Corrente Interferencial


Seu princpio fundamenta-se em: Ao utilizar campos eltricos cruzados e sobrepostos de dois circuitos eltricos de frequncia mdia produzidas em dois circuitos distintos, a excitao mxima possvel de baixa frequncia desejada no se produz na rea prxima aos eletrodos cutneos seno a certa profundidade do corpo Reduzir a resistncia da pele. Uma corrente de frequncia mdia (normalmente cerca de 4000 Hz) cuja amplitude aumenta e diminui ritmicamente em baixa frequncia (entre 0 e 200-250 Hz). produzida mesclando duas correntes de mdia frequncia que ficam levemente fora de fase. Interferncia nos tecidos Dentro do estimulador antes da aplicao.

Uma corrente normalmente de frequncia fixa, por exemplo 4000 Hz, e a outra corrente ajustvel, por exemplo entre 4000 e 4200 Hz. Teoricamente, as duas correntes se somam ou se cancelam de maneira previsvel, produzindo a corrente interferencial de amplitude modulada resultante.

19/05/2010

A frequncia da corrente resultante ser igual a mdia das duas correntes originais. Varia em amplitude com uma frequncia igual a diferena entre essas duas correntes. Frequncia de amplitude modulada (AMF) ou frequncia de batida. A interferncia se distribui principalmente em forma de cruz ou trevo no cruzamento dos dois ciruitos.

Efeitos Fisiolgicos
Diminuio da dor teoria de Melzack e Wall. Aumento da microcirculao.

Mtodos de Aplicao
Mtodo tetrapolar Mtodo tetrapolar com varredura automtica Mtodo bipolar

Mtodo Tetrapolar
Quatro eletrodos em 2 canais O aparelho administra mediante circuitos separados, cada canal, duas correntes alternadas de frequncia mdia no modulada. Duas correntes se cruzam no interior do corpo produo da interferncia. Profundidade de modulao valor mnimo de intensidade que ocorre em cada perodo descendente da oscilao Se em cada oscilao se chega ao valor zero de intensidade, a profundidade da modulao ser de 100%, que a escolhida na terapia interferencial. Quando a sobreposio perpendicular obtemos nas diagonais de 45 uma profundidade de modulao de 100%. Colocao dos eletrodos fundamental.

19/05/2010

Mtodo Tetrapolar com Varredura Automtica.


Mtodo de aplicao tetrapolar, que incorpora o denominado vetor interferencial automtico, para aumentar a regio de estimulao efetiva. Consiste em variar a intensidade de um dos circuitos entre 50 e 100% do valor mximo ajustado A rea onde a profundidade de 100% gira para cima e para baixo da regio de interseco.

Mtodo Bipolar
Podemos tratar zonas mais amplas Devemos aumentar o tempo de tratamento. So utilizados dois eletrodos do mesmo canal A interferncia se produz no interior do aparelho. Frequncia de modulao da amplitude (AMF) se sobrepe de forma linear.

Parmetros de Tratamento
Profundidade de modulao ser sempre de 100%. Indicado para tratar processos lgicos bem delimitados, pontuais Fortalecer um grupo muscular. Frequncia portadora A AMF ou frequncia de tratamento Varredura de frequncia (sweep)

19/05/2010

Frequncia Portadora
Efeito analgsico, estimular a microcirculao corrente portadora com frequncia mdia mais elevada. 4000 Hz Fortalecimento muscular correntes de frequncias entre 2000 e 2500 Hz. AMF ou frequncia de tratamento. Em freqncias baixas a sensao mais spera e pesada. Freqncias entre 25 Hz e 50 Hz tendem a produzir contraes (tetnicas). Nas contraes musculares, problemas crnicos ou sub agudos, uma AMF baixa bem adequada.

Freqncias altas so sentidas como agradveis e mais leves. AMF altas (75 Hz a 200 Hz) so aconselhveis para problemas agudos, grande dor, hipersensitividade.

Sweep ou AMF (faixa de varredura da AMF) Acomodao A acomodao pode ser evitada pela variao da AMF (freqncia de tratamento). Programas da Sweep ( AMF) Triangular (6:6) Quadrada (1:1) Trapezoidal (1:5:1:5)

Forma Quadrada
A AMF permanece na freqncia bsica por um segundo e ento muda abruptamente para a freqncia mais alta, na qual permanece tambm por um segundo. Isto se repete automaticamente. Esta forma de tratamento tem um efeito agressivo e torna-se mais agressivo ainda se for escolhido uma extenso larga de varredura da AMF. Um efeito que pode ser observado logo depois do tratamento com este tipo de programa uma hiperemia superficial. Este programa recomendado para problemas crnicos e sub agudos.

Forma Trapezoidal
A AMF permanece na freqncia bsica por cinco segundos, passa por todas as outras freqncias (dentro da extenso escolhida) em um segundo at alcanar a freqncia mais alta, na qual permanece tambm cinco segundos. Isto se repete automaticamente. Sub-agudo

19/05/2010

Forma Triangular
A AMF nunca est parada como nos outros programas. Ela esta continuamente variando, ou seja, nos primeiros seis segundos ela cresce passando por todas as freqncias dentro da extenso escolhida at alcanar a freqncia mais alta, e decresce imediatamente nos prximos seis segundos . Dos trs tipos de programas, este o mais agradvel de todos. Este modo bastante utilizado para se evitar a acomodao. Processo agudo

Leso muscular fase aguda: Portadora 4000Hz, AMF 5Hz e AMF 20Hz, Sweep (6/6), Tcnica Tetrapolar, Intensidade Estim. Sensorial intensa. Tempo 20 minutos. Mecanismo ativado para a modulao da dor: liberao de opiides endgenos.

Dor muscular tardia ps-atividade fsica: Portadora 4000Hz, AMF 10Hz e AMF 20Hz, Sweep (1/1), Tcnica Tetrapolar, Intensidade - Estim. Sensorial intensa. Tempo 20 minutos. Mecanismo ativado para a modulao da dor: liberao de opiides endgenos.

Modulao da dor aguda: Portadora 4000Hz, AMF 60Hz e AMF 100Hz, Sweep (6/6), Tcnica Tetrapolar, Intensidade - Estim. sensorial intensa. Tempo 20 minutos. Mecanismo ativado para a modulao da dor: comporta de dor. A modulao da dor nessa situao permanece pelo tempo de uso da corrente eltrica teraputica.

Indicaes
Recuperao funcional para msculos com predominncia de fibras tipo I: Portadora 2000Hz, AMF 5Hz e AMF 7Hz, Sweep 1/1, Tcnica Bipolar (pr-modulado), Intensidade acima do limiar motor Tempo igual a 20 minutos ou o nmero de contraes desejadas. Enfermidades da coluna cervical Sndrome do tnel do carpo Epicondilite Fasciite plantar Leses do tornozelo Leses no joelho Quadrceps Cisto sinovial

19/05/2010

19/05/2010

Contra-indicaes e precaues
As clssicas da eletroterapia.

You might also like