You are on page 1of 12

DIVISO E CICLO CELULAR Alina Neres Braga FA12114 07

I- Introduo A diviso celular o processo pelo qual uma clula se transforma em duas clulas filhas. Nesse caso, dividir significa duplicar, pois as novas clulas so capazes de crescer e de se transformar em duas clulas idnticas original. A diviso celular a maneira pela qual, organismos unicelulares se reproduzem e as clulas dos organismos multicelulares se multiplicam possibilitando o crescimento. O ncleo de cada clula humana normal tem 46 cromossomos, cada um constitudo por uma molcula de DNA; a cada diviso celular, essas molculas so duplicadas e distribudas equitativamente para as clulas filhas. A diviso celular faz parte do que os bilogos denominam ciclo celular; este um perodo que se inicia com a origem da clula, a partir da diviso de uma clula pr-existente, e termina quando ela se divide em duas clulas filhas. O ciclo celular dividido em duas etapas: diviso celular e interfase. A diviso celular compreende a mitose e a citocinese. Em geral, a mitose e a citocinese duram menos de 1 hora, o que corresponde a 5% da durao total do ciclo celular. Nos 95% do tempo restante a clula permanece em interfase, definida como o perodo entre as duas divises celulares consecutivas. Durante a interfase, os filamentos cromossmicos permanecem descondensados e distribudos no interior do ncleo, constituindo a cromatina. no perodo de interfase que o DNA cromossmico est em plena atividade, produzindo molculas de RNA com instrues para a sntese de protenas. tambm durante a interfase que a clula cresce e que as molculas de DNA dos cromossomos se duplicam, preparando a clula para a prxima diviso. Com base no perodo em que os cromossomos se duplicam, subdividese a interfase em trs fases: G1, que antecede a duplicao do DNA

cromossmico; S, perodo em que o DNA cromossmico est sendo duplicado; G2, que sucede a duplicao. A sigla S deriva da palavra inglesa Synthesis, em referncia a sntese de DNA. As siglas G1 e G2 derivam da palavra inglesa gap (intervalo) e indicam o momento anterior (G1) e posterior (G2) sntese de DNA. Durante a fase S a quantidade de DNA no ncleo duplicada Considerando um ciclo celular de 24 horas, a maior parte dele seria passada em interfase; 9 a 11 horas em G1; 8 a 10 horas em G2; a diviso celular ocupa um tempo relativamente curto do ciclo, entre 30 minutos e 1 hora. No incio do desenvolvimento embrionrio da maioria dos animais, os ciclos celulares so curtos; as clulas quase no crescem, dividindo-se em ritmo acelerado para gerar as novas clulas do embrio. Nestas, a interfase reduz-se praticamente fase S (duplicao dos cromossomos). Alm disso, nas clulas embrionrias, a fase S mais curta que nas clulas adultas, ou seja, os cromossomos duplicam-se com mais rapidez.

II - Justificativa Observa-se que o processo de diviso celular tem uma grande responsabilidade, que a proliferao de clulas para que auxiliem no crescimento dos seres. Analisar e compreender como os filhos herdam as caractersticas dos pais e como um simples erro na hora da diviso celular pode afetar a vida futura de um ser, so fatores, hoje, estudados para tentar entender como a natureza se porta quando o assunto diviso celular e hereditariedade.

III- Objetivo: O objetivo da atividade prtica realizada foi analisar e compreender os processos de diviso celular da mitose e meiose e o que ocorre no perodo da interfase.

IV- Materiais 2 unidades cromossmicas herdadas dos pais, cada qual representando uma molcula de DNA dupla-hlice, sendo uma unidade verde e uma unidade preta;

8 cadeias polinucleotdicas vermelhas representando as unidades snteses do ciclo celular (4 sero utilizadas no ciclo celular da primeira parte e 4 no ciclo celular da terceira parte);

Metade das unidades vermelhas e os cromossomos verdes e pretos possuem dois genes (largo e curto) e cada gene dois alelos (preto e branco).

V- Mtodos Primeira parte: Ciclo celular 1)A atividade se iniciou com duas molculas cromossmicas se unindo na fecundao, representando duas molculas de DNA: uma verde recebida da me e uma homloga preta recebida do pai. 2)Estas duas unidades representam uma clula diplide que se dividiu. Porm, antes a clula completou o ciclo celular passando por G1, S e G2. 3)Completou-se o quadro anexo com as informaes solicitadas. 4)Utilizou-se as unidades polinucleotdicas como modelo.

Segunda parte: Mitose 1)Em seguida, a clula foi submetida a clula resultante mitose passando pelas fases prfase, matfase, anfase e telfase. 2)O quadro anexo foi preenchido

Terceira parte: Meiose 1)Foi selecionada uma das clulas da mitose 2)E seguida, a clula resultante foi submetida meiose passando por todas as fases, sem considerar a reao gnica 3)Preencheu-se o quadro anexo

VI- Resultados e Discusses: Foi realizada a unio de duas unidades cromossmicas simulando a fecundao, sendo 50% dos genes da me e 50% dos genes do pai, isso ainda em G1 no ciclo celular 1. As quantidades de cromossomos, cromtides, molculas de DNA, genes e alelos so respectivamente 2, 2, 2, 2 e 4. No final da fase S h a diviso celular e o filho receber 50% de genes, sendo que 25% da me e 25% do pai. O nmero de alelos, agora passa de 4 para 8. No final da fase G2, a fase que sucede a duplicao, ento os nmeros de cromossomos, cromtides, molculas de DNA, genes e alelos permanecem o mesmo da fase S. As unidades polinucleotdicas foram usadas como modelo. Na mitose, do final da prfase at o final da metfase os nmeros do DNA da me, do DNA do pai, do DNA do filho dos cromossomos, cromtides, molculas de DNA, genes e alelos permanecem os mesmos do resultado obtido no final da G2. J no final da anfase, como os cromossomos irmos migram para os plos, agora o nmero desses cromossomos passam de 2 para 4. E no final da telfase, como ocorre a citocinese, o nmero de cromossomos volta a ser 2, ficando assim a relao: DNA da me(25%) , do DNA do pai(25%), do DNA do filho(50%), cromossomos(2), cromtides(2), molculas de DNA(2), genes(2) e alelos(4) No ciclo celular 2, no final da G1os nmeros permanecem iguais aos do final da telfase. Porm, j no final da fase S, como h diviso celular, a porcentagem de genes que era de 25% para o pai e 25% para a me, agora se reduz a metade ficando 12,5% para cada. Os outros 12,5% de cada, somam-se e so transferidos para o filho que agora tem 75% dos genes. Assim, a quantidade de molculas de cromtides, molculas de DNA e alelos se duplicam, passando de 2, 2 e 4 para 4, 4 e 8. No final da G2 os nmeros permanecem iguais aos do final da fase S. Ento, o resultado final da fase G2 : DNA da me(12,5%) , do DNA do pai(12,5%), do DNA do filho(75%), cromossomos(2), cromtides(4), molculas de DNA(4), genes(2) e alelos(8)

Na meiose, houve a escolha de uma das clulas resultantes da mitose, que no caso, foi escolhida a clula da me. Assim, do final da prfase I at o final da anfase I, os nmeros permanecera os mesmos daqueles obtidos no final do ciclo celular 2. J no final da telfase I, com a citocinese, dispensou-se o DNA do pai e analisou-se somente o da me, que agora tem 25% dos genes. Os cromossomos, cromtides, molculas de DNA, genes e alelos se reduziram a metade, ficando 1, 2, 2, 2 e 4 respectivamente. Do final da prfase II at o final da metfase II, os nmeros permaneceram os mesmos daqueles obtidos no final da telfase I. J no final da anfase II, com a migrao dos cromossomos para os plos, foi necessrio que houvesse a duplicao dos mesmos. No final da telfase II, a clula se dividiu completamente, agora 25% dos genes do filho voltou para a me, resultando assim numa diviso meitica igual 50% do DNA da me, 0% do DNA do pai, 50% do DNA do filho, 1 cromossomo,1 cromtide,1 molcula de DNA ,2 genes e 2 alelos.

VI.I -Questes 1) Com base na distncia fsica entre os genes de seu trabalho e considerando que a probabilidade de recombinao gentica igual em qualquer regio do cromossomo, qual seria a frequncia esperada de recombinantes?

Frequncia esperada de recombinantes=? Distncia fsica entre os genes = 3 cm Comprimento do fio = 20 cm


F=d/

=> F = 3/20

F = 15% 2) Que recombinantes seriam estes? Quais os tipos parentais? Os recombinantes seriam 7,5% de L branco e C preto e 7,5% de L preto e C branco.

3) Qual seria a unidade de distncia CentiMorgan (cM)? A unidade de distncia entre genes localizados em um mesmo cromossomo, que neste caso foi de 3 cm, e que representa a freqncia de recombinao entre eles. A freqncia de combinao foi de 15%, logo, a unidade de distncia em CentiMorgan de 15cM 4) Considerando que o produto da 2. Prtica responsvel pela sntese de giclina, qual a consequncia da substituio considerada no relatrio anterior? Como houve uma substituio de uma base na posio 32 por uma timina, no relatrio anterior, e a mutao decorrente foi do tipo silenciosa (pois a alterao sofrida foi dentro do ntron), constatou-se que no houve alterao no produto final, que foi a glicina.

VII- Concluso Como a diviso celular um processo pelo qual a clula se transforma em duas clulas filhas, os procedimentos que a envolve so de intensas modificaes, pois se dividem em mitose e interfase. A interfase o perodo mais demorado, j a mitose ocorre em uma durao menor de tempo. Assim, conclui-se que os processos de diviso celular so fundamentais para o crescimento e perpetuao da espcie humana. E em relao aos genes, quanto mais distantes eles estiverem um do outro, maiores as chances de recombinaes existentes.

VIII- Bibliografia AMABIS E MARTHO, Biologia das Clulas. 2. Ed So Paulo; MODERNA, 2004. JOS ARNALDO FAVARETO, CLARINDA MERCADANTE 2. Ed So Paulo; MODERNA 2003

You might also like