You are on page 1of 16

1. Qual a equao paramtrica da reta?

Fixado um sistema de coordenadas, sejam P0 ( xo , yo , z0 ) e vr = ( a, b, c ). A equao vetorial da reta r, determinada por P 0 e vr : r : (x, y, z) = (x o , y o , z o ) + h (a, b, c); h IR ,

x = x0 + h a que equivale ao sistema r : y = y0 + h b ; h IR z = z0 + h c

As equaes acima so chamadas de equaes paramtricas da reta r.

1. Quais as posies relativas entre duas retas? Escreva as condies necessrias e suficientes para que cada caso ocorra.

Duas retas distintas iro assumir as seguintes posies relativas no espao: Retas paralelas: duas retas so paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e no possurem ponto de interseco ou ponto em comum Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum. Retas concorrentes: duas retas concorrentes possuem apenas um ponto comum. No necessrio que pertenam ao mesmo plano.

Retas concorrentes perpendiculares: so retas que possuem ponto em comum formando um ngulo de 90. Retas reversas: esto presentes em planos distintos.

2. Defina o ngulo entre duas retas

Sendo r e s retas no-verticais e no-perpendiculares entre si, pelo Teorema do ngulo externo ( = + ), temos: 90 = + = tg = tg ( ) tg = tg tg 1 + tg . tg Como tg = mr e tg = ms, vem que tg = mr ms 1+ mr.ms Dependendo da posio das duas retas no plano, o ngulo pode ser agudo ou obtuso. Logo, podemos definir: Tg = __|mr - ms|__ |1 + mr .ms| Essa relao nos fornece o ngulo agudo entre r e s, pois tg 0. O ngulo obtuso ser o suplemento de . Vejamos um exemplo a partir das retas r: 3x+y-3=0 e s: 2x-y+4=0, de coeficientes angulares: Mr = -3 e ms = 2, temos tg = __|mr - ms|__ = _|-3-2|_ = _|-5|_ = 1 |1+mr ms| |1+(-3).2| |-5|

Como tg = 1 e 0 <180, temos = 45 (ngulo agudo). O ngulo obtuso entre r e s dado por = 180 - = 180 - 45 = 135.

3. Deduza a distncia entre ponto e reta; e ponto e plano

Ponto e Reta: A distncia entre um ponto e uma reta calculada unindo o prprio ponto reta atravs de um segmento, que dever formar com a reta um ngulo reto (90) sendo assim perpendicular. Para estabelecer a distncia entre os dois necessitamos da equao geral da reta e da coordenada do ponto. A figura a seguir estabelece a condio grfica da distncia entre o ponto P e a reta r, sendo o segmento PQ a distncia entre eles.

Estabelecendo a equao geral da reta s: ax0 + by0 + c = 0 e a coordenada do ponto P(x0,y0), conseguimos chegar expresso capaz de calcular a distncia entre o ponto P e a reta s:

Essa expresso surge de uma generalizao feita, podendo ser utilizada nas situaes em que envolve o clculo da distncia entre um ponto qualquer e uma reta.

Ponto e Plano:
3

Sejam por:

P0

=(x0,y0,z0)

um

ponto

qualquer

ax+by+cz+d=0 um plano. A distncia de P0 ao plano dada

4. Deduzir a equao geral e paramtrica de um plano

Equao geral de um plano

Seja

A(x1,y1,z1)

um

ponto

pertencente

um

plano

n = a i + b j + c k , n (0,0,0) um

vetor normal (ortogonal) ao plano. O plano pode ser

definido como sendo o conjunto de todos os pontos P(x,y,z) do espao tais que o vetor AP ortogonal a n . O ponto P pertence a se, e somente se : n . AP = 0

Tendo em vista que:


n = (a, b, c) e AP = ( x x1 , y y1 , z z1 ), a equao fica : (a, b, c).( x x1 , y y1 , z z1 ) = 0 ou: a ( x x 1 ) + b( y y 1 ) + c( z z 1 ) = 0

ou, ainda: ax + by + cz ax 1 by 1 cz 1 = 0 Fazendo: ax 1 by 1 cz 1 = d , vem : ax + by + cz + d = 0 . Esta a equao geral ou cartesiana do plano .

Observaes: a) Da forma com que definimos o plano , vimos que ele fica perfeitamente identificado por um de seus pontos A e por um vetor normal

n =( a , b, c ) a , com a, b, c

no simultaneamente nulos. Qualquer vetor

k n , k 0,

tambm vetor normal ao plano.

b) Sendo n um vetor ortogonal ao plano , ele ser ortogonal a qualquer vetor representado no plano. Em particular, se v1 e v2 so vetores no colineares, e paralelos ao plano, em virtude de n ser ortogonal, ao mesmo tempo, a v1 e v2 , tem-se: n = v1 x v2 .
5

c) importante observar que os trs coeficientes a, b e c da equao geral ax + by + cz + d = 0 representam as componentes de um vetor normal ao plano. Por exemplo, se um plano dado por: : 3 x + 2 y 4 z + 5 = 0, um de seus vetores normais : n =(3,2, 4). Este mesmo vetor n tambm normal a qualquer plano paralelo a . Assim, todos os infinitos planos paralelos a tm equao geral do tipo:
3 x + 2 y 4 z + d = 0, na

qual d o elemento que diferencia um plano de outro. O valor

de d est identificado quando se conhece um ponto do plano.

Equao paramtrica de um plano

Um plano no espao um objeto bidimensional, logo ele precisa de uma equao em dois parmetros para descrev-lo. Em outras palavras, precisamos de duas coordenadas para determinar cada ponto do plano (pense no plano xy, por exemplo). Contraste esta situao com a de uma reta no espao: a reta, sendo um objeto unidimensional, precisa de apenas um parmetro t para ser descrita. Outra maneira de ver que precisamos de dois parmetros para descrever completamente um plano considerar o seguinte. Como j vimos anteriormente, a equao geral de um plano no espao que passa pelo ponto P0 = (x0.y0.z0) e perpendicular ao vetor N= (a, b,c) : ax + by + cz = d

onde d = ax0 + by0 + cz0 . Nesta equao, duas das variveis so livres, isto , podem assumir valores arbitrrios independentes; a terceira varivel fica determinada em funo dos valores destas duas. Por exemplo, se a no zero, podemos escolher y e z como variveis livres e atribuir a elas valores arbitrrios independentemente, digamos, y = t e z = s. Da a varivel x fica determinada: necessariamente,

Portanto, um ponto P = (x,y,z) pertence ao plano se e somente se

para algum t e para algum s . O que fizemos tambm pode ser entendido do ponto de vista da resoluo de sistemas lineares. De fato, a equao geral do plano nada mais que um sistema de uma equao em 3 incgnitas, que pode ser resolvido escalonando a matriz:

Este sistema possui apenas um piv, situado na primeira linha, logo duas variveis devem ser livres. As duas variveis livres so os dois parmetros da equao paramtrica do plano. Exemplo:

Dado o plano cuja equao geral x + 2 y - z + 5 = 0 , determine a equao paramtrica deste plano. Soluo: Primeiro isolamos uma das variveis em funo das outras duas. Para facilitar os clculos isolamos : z=x+2y+5 Portanto, isso significa que escolhemos x e y como variveis livres. Atribuindo a elas valores arbitrrios, digamos x = t e y = s , obtemos a equao paramtrica do plano :

5. Definir plano determinado por um ponto e dois vetores: e por trs pontos - por um ponto e dois vetores:
Passa por um ponto A e paralelo a dois vetores v1 e v2 no colineares. Neste caso: n = v1 x v2 .

- por trs pontos no colineares: Sejam A = (x1, y1, z1), B = (x2, y2, z2) e C = (x3, y3, z3) trs pontos no colineares conhecidos. Destes trs pontos podemos obter os vetores AB e AC, tais que AB = (x 2

x1, y2 y1, z2 z1) e AC = (x3 x1, y3 y1, z3 z1). O produto AB x AC um vetor perpendicular ao plano formado pelos dois vetores. Com o ponto A e o vetor AB x AC teremos o ponto e o vetor normal. Seja por exemplo, determinar o plano que contenha os pontos A = (2, 3, 4), B = (-1, 0, 2) e C = (4, 7, -3). Calculando os dois vetores: AB = (-1 2, 0 3, 2 4) = (-3, -3, -2) AC = (4 2, 7 3, -3 4) = (2, 4, -7) Ponto A = (2, 3, 4). AB x AC = (29, -25, -6). Equao do plano: 29.(x 2) - 25.(y 3) 6.(z 4) = 0 ou 29x - 25y 6z + 41 = 0. Poder-se-ia tambm resolver o sistema em funo de d (ou atribui-se um valor qualquer ao termo independente d), obtido pela substituio de x, y e z dos trs pontos na equao ax + by + cz + d = 0. Nesse caso teramos o sistema: 2a + 3b + 4c + d = 0 -a + 0b + 2c + d = 0 4a + 7b 3c + d = 0. Em funo de d, a soluo do sistema : c = -6d/41, b = -25d/41 e a = 29d/41. Escrevendo a equao do plano: (29d/41)x + (-25d/41)y + (-6d/41)z + d = 0 que, dividindo todos os termos por d multiplicando por 41, resulta: 29x 25y 6z + 41 = 0.

6. Quais so as posies relativas entre reta e plano? Escreva as condies necessrias e suficientes para que cada caso ocorra

Contida Quando todos os pontos da reta pertencerem ao plano, ela ser dita contida num plano. Para r estar contida em suficiente que dois diferentes pontos de r estejam em .

Incidente Chamamos uma reta de incidente num plano, quando ela tem apenas um ponto uniforme com o plano. Paralela Chamamos uma reta de paralela a um plano quando ela no tiver o ponto em comum com no plano.

7. Quais so as posies relativas de dois planos? Escreva as condies necessrias e suficientes para que cada caso ocorra

Paralelos Dois planos so considerados paralelos se no possurem pontos em comum ou se uma reta pertencente ao plano (alfa) for paralela a uma reta pertencente ao plano (beta).

Secantes Dois planos so secantes quando forem distintos e a interseco entre eles formar uma reta.

Coincidentes
10

Planos coincidentes equivalem a um mesmo plano, ou seja, todos os seus infinitos pontos e planos pertencem ao outro.

8. Definir ngulo entre reta e plano

O ngulo entre uma reta r e um plano a, quando eles se interceptam em um ponto, definido como sendo o menor ngulo possvel entre todos os ngulos que a reta r faz com as retas contidas no plano que a interceptam. Este menor ngulo realizado justamente pela reta do plano que a projeo ortogonal da reta r.

11

A reta r (em vermelho) forma um ngulo com o plano a (lils) que igual ao ngulo que ela faz com a sua projeo no plano (azul). Uma outra maneira de ver isso dizer que o ngulo entre uma reta e um plano o ngulo mnimo entre o plano e a reta dentre todas as vises de perfil possveis do plano. ngulo entre a reta r e o plano a dado por: = (p/2) - arccos[(|N . v|)/(||N||.||v||)]

9. Defina distncia entre duas retas; entre dois planos; e entre reta e plano
entre duas retas: Sejam r1 e r2 duas retas quaisquer. A distncia entre r1 e r2 definida como a menor distncia entre dois pontos, seja um em r1 e outro em r2. Existem dois casos para calcular a distncia entre as retas:

12

Quando os vetores diretores so paralelos: As retas sero paralelas ou coincidentes. Assim, a distncia entre as retas igual a distncia entre um ponto de r2 e a reta r1. A frmula para o clculo : Dist(r1,r2) = Dist(P1,r2) = ||P1P2 X V2|| / ||V2||. P1 e P2 so pontos de r1 e r2 e V1 e V2 so vetores diretores de r1 e r2, respectivamente.

Quando os vetores diretores so paralelos: As retas sero paralelas ou coincidentes. Assim, a distncia entre as retas igual a distncia entre um ponto de r2 e a reta r1. A frmula para o clculo : Dist(r1,r2) = Dist(P1,r2) = ||P1P2 X V2|| / ||V2||. P1 e P2 so pontos de r1 e r2 e V1 e V2 so vetores diretores de r1 e r2, respectivamente. Quando os vetores diretores no so paralelos: Nesse caso as retas sero reversas ou concorrentes. Ambos casos sero resolvidos da mesma maneira. Estas retas definem dois planos paralelos (podendo ou no serem coincidentes a medida que as retas forem ou no concorrentes). Um o plano que contm r1 e paralelo r2, plano 1, E outro o plano 2. O vetor N = V1 X v2 normal (perpendicular) a ambos os planos, em que V1 e V2 so os vetores diretores de r1 e r2 respectivamente. De tal modo que a distncia entre as retas igual a distncia entre estes dois planos: Dist(r1,r2) = (P2-P1). r1 X r2 / |r1 X r2| Entre dois planos
13

Dados dois planos p1 e p2 , a distncia entre eles definida como a menor distncia possvel entre pontos de um plano a pontos do outro plano, ou seja:

Portanto, quando os vetores normais dos dois planos no so paralelos, os planos se interceptam, logo a distncia entre eles zero. Ex:

O vetor PQ o vetor verde e sua projeo sobre a normal o vetor preto . Escolhendo P = (-1, 0, 0) e Q = (0, 0, 1), temos PQ = (1,0,1). Portanto, temos Dist(p1,p2) = PROJ.n, porque = |PQ . N| / ||N|| = |(1,0,1).(1,2,-2)| / 1+4+4)= 1/3. Entre reta e plano

Para encontrar a distncia entre uma reta r e um plano u, notamos que existem apenas dois casos possveis:
14

Quando o vetor normal do plano e o vetor diretor da reta formam um ngulo diferente de 90 graus, ento a reta intercepta o plano e a distncia entre eles zero.

Quando o vetor normal do plano e o vetor diretor da reta formam um ngulo de 90 graus, ento a reta paralela ao plano. Em tal caso a distncia entre a reta e o plano a distncia entre um ponto qualquer da reta e o plano. Bastando escolher um ponto qualquer da reta e calcular sua distncia do plano.

10.

Definir a condio de perpendicularismo e paralelismo entre dois planos

Ortogonalidade:

Comeamos por analisar que o cos = U . V / |U|. |V|, sendo que U e V diferentes de 0. De acordo com tal observao, podemos afirmar que dois vetores U e V so ortogonais( ngulo entre ambos = 90) se e somente se o produto escalar deles zero, ou seja: V_|_U <=> U.V = 0 Paralelismo:

Dois vetores u=(x,y,z) e v=(x2,y2,z2) so paralelos (colineares) se existe um nmero K (constante) tal que u = K.v . Sendo assim (x,y,z) = K(x2,y2,z2) => (x,y,z) = (Kx2,Ky2,Kz2).
15

x = K.x2 => x/x2 = k y = K.y2 => y/y2 = k z = K.z2 => z/z2 = k Portanto: x/x2 = y/y2 = z/z2 = K ento U // V.

11.

Qual a condio necessria para que um plano passe pela origem

O ponto (0,0,0) tem que estar contido no plano. Utilizando-se o plano: ax + by + cz + d = 0, a origem deve estar contida no plano: (x=0; y=0; z=0) Entao, a.0 + b.0 + c.0 + d = 0 0+0+0+d=0 Ento d=0 para o plano passar pela origem.

16

You might also like