You are on page 1of 84

INSPEO DE ANLISE DE FALHAS DE EQUIPAMENTOS MECNICOS

Palestrante: Mrcio Perticarrari

Empresa: Welding Soldagem e Inspees Ltda.

Parte I: Preveno e Anlise de Falhas

Parte II: A Inspeo Aplicada na Fabricao de Equipamentos Mecnicos

Parte III: A Inspeo Aplicada na Manuteno Preventiva e Corretiva

WELDING

A Inspeo Aplicada na Fabricao de Equipamentos Mecnicos - Avaliao Visual - Composio Qumica - Propriedades Mecnicas (Tr, Imp, Dur, Comp, Ach) - Metalografia - Ensaios No Destrutivos (PM, LP, US, RX) - Avaliao Dimensional - Teste de Funcionamento - Teste Hidrosttico, etc.

WELDING

A Inspeo Aplicada na Fabricao de Equipamentos Mecnicos Compra Tcnica: - Avaliao do Projeto - Especificaes Tcnicas Detalhadas - Definio de Planos de Inspeo - Cronograma de Fabricao

WELDING

A Inspeo Aplicada na Fabricao de Equipamentos Mecnicos Problemas na Indstria Nacional: Matrias Primas
- Conformidade verificada atravs de certificados ou no verificada. - Inexistncia de rastreabilidade. - No so feitos ensaios/anlises nos recebimentos. - Compras muitas vezes efetuadas em distribuidoras. - M qualidade de fabricao. - Fabricao incompatvel com normas pertinentes.

WELDING

A Inspeo Aplicada na Fabricao de Equipamentos Mecnicos Problemas na Indstria Nacional: Fabricao


- Terceirizao de servios sem os devidos cuidados quanto ao C.Q. - C.Q. subordinado Produo. - No-conformidades encontradas pelo C.Q. so liberadas pela Engenharia sem o devido critrio tcnico. - C.Q. dependente da situao financeira da empresa. - C.Q. dependente do prazo de entrega. - C.Q. no dimensionado para atender a produo. - C.Q. inexistente.
WELDING

A Inspeo Aplicada na Fabricao de Equipamentos Mecnicos Problemas na Indstria Nacional: No-Conformidades Mais Comuns
Matrias-Primas - Material com incompatibilidade qumica e/ou mecnica. - Tratamento trmico inadequado. - Ausncia de rastreabilidade com a documentao apresentada.

WELDING

A Inspeo Aplicada na Fabricao de Equipamentos Mecnicos Problemas na Indstria Nacional: No-Conformidades Mais Comuns
Processo de Fabricao - Caldeiraria - Soldagem sem procedimentos e soldadores qualificados. - Soldagem incompatvel com normas. - Desvios dimensionais. - No utilizao de desenhos com a ltima reviso. - Manuseio.

WELDING

A Inspeo Aplicada na Fabricao de Equipamentos Mecnicos Problemas na Indstria Nacional: No-Conformidades Mais Comuns
Processo de Fabricao - Fundio - Corridas de material sem verificao da conformidade com a norma. - Peas sem a rastreabilidade com a corrida. - Fornos de tratamento trmico sem aferio ou registro grfico. - Deficincia de tratamento trmico. - Reparos de defeitos por soldagem sem critrios tcnicos. - Inexistncia de recursos laboratoriais. - Deficincia de projetos de alimentao.
WELDING

A Inspeo Aplicada na Fabricao de Equipamentos Mecnicos Problemas na Indstria Nacional: No-Conformidades Mais Comuns
Processo de Fabricao - Usinagem - Acabamento insatisfatrio das peas - Desvios dimensionais. - Utilizao de desenhos desatualizados. - Usinagem deficiente alterando propriedades do material. - Projetos no levam em conta a Mecnica da Fratura.

WELDING

A Inspeo Aplicada na Manuteno Preventiva e Corretiva

- Inspeo para Deteco de Trincas de Fadiga - Inspeo para Avaliao de Desgastes - Inspeo para Avaliao de Corroso

WELDING

A Inspeo Aplicada na Manuteno Preventiva e Corretiva Inspeo para Deteco de Trincas de Fadiga
- Ensaio por Partculas Magnticas. - Ensaio por Lquidos Penetrantes. - Ensaio por Ultra-som.

WELDING

A Inspeo Aplicada na Manuteno Preventiva e Corretiva Inspeo para Avaliao de Desgaste e Corroso
- Inspeo visual. - Medio de espessura por ultra-som. - Ensaio Iris. - Ensaio por Eddy Current.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Falha: Definio:


Incapacidade de uma pea ou equipamento de exercer a finalidade para a qual foi projetado.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Falha: Sinnimo de Perdas Consequncias para as empresas:


Perdas Diretas - Danos de equipamentos. - Interrupo do processo produtivo. - Custo para implementar medidas corretivas e preventivas. - Indenizaes. - Ferimentos / Mortes.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Falha: Sinnimo de Perdas Consequncias para as empresas:


Perdas Indiretas - Declnio de moral. - Comprometimento da imagem da empresa perante a sociedade.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Anlise de Falha:


O estudo dos mecanismos de falhas que regem os materiais de fundamental importncia para evitar que novas falhas aconteam ou para que estas ocorram de forma previsvel e/ou controlada.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Anlise de Falha:


Para efeito didtico, a maior parte dos tipos de falhas analisada individualmente, mas importante que se tenha em mente que as falhas normalmente ocorrem pela interao de mais de um mecanismo atuando simultaneamente.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Preservao do Componente:


- Manipular o mnimo possvel e proteger a pea falhada. - Em caso de falha envolvendo propagao de trinca fundamental proteger a superfcie da fratura.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Perguntas:


- O analista deve ser curioso e fazer perguntas. - As vezes a resposta para uma falha pode estar em detalhes mnimos, aparentemente sem valor. - Preferencialmente, as perguntas devem ser feitas diretamente s pessoas envolvidas e no por meio de intermedirios.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Coleta de Dados:


- Informaes do fabricante, tais como propriedades mecnicas, etapas do processamento, composio qumica, eventuais reparos, tenses aplicadas e condies de trabalho devem ser coletadas para comparaes futuras.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Amostragem:


- A coleta de amostra deve ser planejada e efetuada minuciosamente para que represente o componente falhado. - No caso de fratura, a parte fraturada fundamental para a anlise. - No caso de necessidade de secionamentos, esses no devem descaracterizar o material

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Inspees No Destrutivas:


- Visual (detalhes da regio da falha, origem, presena de deformao plstica, acabamento superficial, defeitos, concentradores de tenso, corroso, direo de propagao da trinca, etc.) - Ensaio por partculas magnticas. - Ensaio por lquidos penetrantes. - Ensaio por ultra-som. - Ensaio radiogrfico, etc.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Anlises e Ensaios:


- Anlise qumica. - Anlise Metalogrfico. - Dureza.

(Por utilizar pouco material invariavelmente estes ensaios so realizados primeiro).

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Anlises e Ensaios:


Caso haja material disponvel: - Ensaio de Trao - Ensaio de Impacto - Ensaio de Tenacidade Fratura - Ensaio de Fadiga IMPORTANTE: Estes ensaios podem ser realizados em temperatura e meios que simulem as condies de operao.
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Anlise Microscpica da Superfcie de Fratura:
- Microscopia Eletrnica de Varredura - Anlises qumicas pontuais (EDX) - Estrias de fadiga - Presena de deformao plstica - Caracterizao do tipo de esforo

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Determinao do Modo de Falha:
- Em funo dos dados coletados e obtidos, o analista j deve ter condies de identificar o modo de falha do componente. - No caso de uma fratura, o conhecimento das principais peculiaridades de cada tipo de fratura, leva sua identificao quase que imediata.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Anlise de Tenses e Aplicao da Mecnica da Fratura:
- Condies de operao, geometria e dimenses do equipamento fornecem subsdios para o clculo de tenses. - Utilizao de extensmetros colados na superfcie de equipamentos em operao fornecem informaes reais. - Em fraturas por fadiga, a superfcie de fratura pode fornecer detalhes dimensionais das trincas que podem ser utilizadas na Mecnica da Fratura. - Clculo de tenses por meios analticos ou modelamento por elementos finitos.
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Relatrio Final:


Deve conter: - Informaes preliminares - Procedimentos das anlises realizadas - Resultados - Concluses finais - Recomendaes para solucionar o problema

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha: Checklist proposto para auxlio em diagnstico de falhas:
1 A sequncia de falha foi estabelecida? 2 Se a falha envolveu trincamento ou fratura, os nichos de iniciao foram determinados? 3 As trincas iniciaram na superfcie ou sob a superfcie? 4 A trinca esteve associada a um concentrador de tenses? 5 Quanto tempo a trinca esteve presente? 6 Qual foi o nvel ou magnitude das cargas aplicadas?
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha:


7 Qual foi o tipo de carregamento: esttico, cclico ou intermitente? 8 O tipo de superfcie de fratura compatvel com o tipo de carregamento previsto em projeto? 9 Qual foi o mecanismo de falha? 10 Qual foi, aproximadamente, a temperatura de servio no momento da falha? 11 Temperatura alta, ou baixa, contribuiu para a falha? Oscilaes de temperatura estiveram presentes? 12 Desgaste/deteriorao contriburam para a falha?
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha:


13 Corroso contribuiu para a falha? Qual foi o tipo de corroso? 14 Foi usado o material apropriado? Foi especificado o melhor material? 15 O componente estava dimensionado corretamente? As tenses estavam muito altas? 16 A qualidade do material estava de acordo com a especificao? 17 As propriedades mecnicas do material estavam de acordo com a especificao?
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha:


18 O componente que falhou sofreu tratamento trmico apropriado? 19 O componente que falhou foi adequadamente fabricado? 20 O componente foi adequadamente montado ou instalado? 21 O componente j havia sofrido reparos e, neste caso, foi reparado corretamente? 22 O componente foi colocado em operao corretamente?
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Procedimento para Anlise de Falha:


23 O componete foi adequadamente mantenido e lubrificado? 24 A falha foi relacionada a abusos em servio? 25 O projeto do componente pode ser melhorado para prevenir falhas similares? 26 A falha foi primria, ou foi causada pela falha de outro componente? 27 Existem falhas que provavelmente podem ocorrer em componentes similares que se encontram em servio? O que pode ser feito para prevenir estas falhas?
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


- Falhas por Fratura - Falhas por Desgaste - Falhas Envolvendo Processos Corrosivos - Falhas a Altas Temperaturas - Falhas por Distoro

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Fratura - Fratura Dtil - Fratura Frgil - Fratura por Fadiga

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura Dtil - Ocorre quando um material capaz de sofrer deformao plstica permanente submetido a tenses excessivas que o levam ruptura. - Particularidades: Normalmente vem acompanhada da formao de um pescoo ou extrico. Superfcie de fratura apresenta-se com aspecto fibroso e em formato de taa e cone.
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura Dtil - Nucleao de microvazios em contornos de gros ou a partir de interfaces do tipo incluso/metal base. - Com o aumento da tenso aplicada os microvazios crescem e se unem formando uma trinca no material.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura Frgil - Ocorre com pouca ou nenhuma deformao plstica. - Est associada a materiais de alta resistncia mecnica/baixa dutilidade ou a materiais que se submetem a um processo de fragilizao. - A trinca uma vez iniciada propaga-se rapidamente pelo material, em uma direo normalmente perpendicular de aplicao da carga.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura Frgil - Alm das propriedades mecnicas, vrios outros fatores podem levar um material a exibir comportamento frgil. Temperatura (metais CCC) Concentradores de tenso Taxa de carregamento Dimenses

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Fraturas Dteis e Frgeis:


Esforo de Trao Monotnico

Dtil

Frgil
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Fraturas Dteis e Frgeis:


Esforo de Toro Monotnico

Dtil

Frgil
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Fraturas Dteis e Frgeis:


Esforo de Compresso Monotnico

Dtil

Frgil
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga

- O processo de fadiga responsvel por mais de 80% das falhas de componentes estruturais.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga - Definio de Fadiga (norma ASTM E1150) A Fadiga um processo de mudana estrutural permanente, localizada e progressiva, que ocorre em um material submetido a condies que produzem tenses e deformaes flutuantes em algum ponto (ou pontos), e que pode culminar em trincas ou fratura completa aps um nmero suficiente de flutuaes.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Um material submetido a um carregamento em fadiga, pode fraturar em nveis de tenso muito mais baixos do que se estivesse submetido a um carregamento monotnico.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Vida em Fadiga de um material: - Iniciao da trinca - Propagao da trinca

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Iniciao da Trinca - Geralmente, as trincas de fadiga tm incio em superfcies lisas, onde no h restries deformao do material. - Pode haver trincas no interior do material quando h interfaces envolvidas do tipo camada cementada/metal base, partculas, vazios, bolhas de gases, etc.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Iniciao da Trinca - Modelo Clssico: Quando um material sofre carregamento, escorregamentos ocorrem nos planos de mais alta tenso cisalhante, formando degraus na superfcie do material.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Iniciao da Trinca - No caso de carregamento cclico, a alternncia do carregamento provoca o fenmeno da formao de intruses e extruses, e intruses de bandas de deslizamento so concentradores de tenso que podem nuclear uma trinca de fadiga.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Iniciao da Trinca - Alm da tenso aplicada, vrios outros fatores afetam o tempo necessrio para nucleao de uma trinca de fadiga: Tenso mdia ou razo de carga Geometria e acabamento superficial da pea Resistncia mecnica do material Tenses residuais Ambiente de trabalho

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga

Grfico

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Propagao da Trinca A etapa de propagao de trinca se divide basicamente em 3 estgios: Estgio I: Trincas curtas Estgio II: Trincas longas Estgio III: Fratura final

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Propagao da trinca Estgio I: Trincas curtas - Tendem a se propagar incialmente ao longo de planos de altas tenses cisalhantes (45). - A trinca propaga-se at ser desacelerada por barreiras microestruturais (contornos de gros, incluses, etc). - Ao atravessar a barreira a trinca volta a acelerar at encontrar novo obstculo.
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Propagao da Trinca Estgio I: Trincas curtas - Refino de gros capaz de aumentar a resistncia a fadiga pela criao de maior quantidade de barreiras, como contornos de gros. - Tratamentos mecnicos superficiais, como jateamento e roleteamento, contribuem para a criao de um nmero maior de barreiras microestruturais por unidade de comprimento, devido ao achatamento dos gros.
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Propagao da trinca Estgio II: Trincas longas - medida que a trinca cresce, aumenta o fator intensidade de tenso e ocorre alterao da direo de 45para 90em relao ao carregamento. - Uma caracterstica do estgio II a presena de estrias na superfcie. - As estrias so marcas deixadas na superfcie devido a um mecanismo de arredondamento e reaguamento sucessivos na ponta da trinca
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Propagao da Trinca Estgio II: Trincas longas - A regio de propagao apresenta um aspecto mais liso devido ao atrito entre as superfcies da trinca. - Muitas vezes apresentam marcas concntricas que se originam no ponto de nucleao da trinca, chamadas marcas de praia. - Estas marcas so resultado de paradas ou da diminuio na taxa de crescimento da trinca, devido a queda de carga ou sobrecarga que encrua localmente o material, retardando o crescimento.
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Fratura por Fadiga Propagao da Trinca Estgio III: Fratura final - Possui aspecto mais irregular e fibroso. - Nesta regio a fratura pode ser frgil ou dtil, dependendo das caractersticas do material e do nvel de carregamento aplicado. - Cargas altas resultam em uma pequena rea de propagao por fadiga. - Cargas baixas propiciam mais tempo para a propagao estvel da trinca, diminuindo a frao da rea de fratura rpida.
WELDING

Fraturas por Fadiga: Trao-Trao ou Trao-Compresso


Sem concentrao de tenso Altas Tenses Nominais Concentrao de tenso moderado Concentrao de tenso severo

WELDING

Fraturas por Fadiga: Trao-Trao ou Trao-Compresso


Sem concentrao de tenso Baixas Tenses Nominais Concentrao de tenso moderado Concentrao de tenso severo

WELDING

Fraturas por Fadiga: Flexo Unidirecional


Sem concentrao de tenso Altas Tenses Nominais Concentrao de tenso moderado Concentrao de tenso severo

WELDING

Fraturas por Fadiga: Flexo Unidirecional


Sem concentrao de tenso Baixas Tenses Nominais Concentrao de tenso moderado Concentrao de tenso severo

WELDING

Fraturas por Fadiga: Flexo Reversa


Sem concentrao de tenso Altas Tenses Nominais Concentrao de tenso moderado Concentrao de tenso severo

WELDING

Fraturas por Fadiga: Flexo Reversa


Sem concentrao de tenso Baixas Tenses Nominais Concentrao de tenso moderado Concentrao de tenso severo

WELDING

Fraturas por Fadiga: Flexo Rotativa


Sem concentrao de tenso Altas Tenses Nominais Concentrao de tenso moderado Concentrao de tenso severo

WELDING

Fraturas por Fadiga: Flexo Rotativa


Sem concentrao de tenso Baixas Tenses Nominais Concentrao de tenso moderado Concentrao de tenso severo

WELDING

Fraturas por Fadiga: Efeito do Concentrador de Tenses

WELDING

Fraturas por Fadiga: Efeito do Concentrador de Tenses

Chapa intacta

Chapa com um defeito lateral


WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Desgaste: Perda progressiva de material de uma superfcie slida devido ao contato e movimento relativo a um outro slido, lquido ou gs. - O processo de desgaste no exclusivamente mecnico, uma vz que processos corrosivos podem atuar sinergisticamente. - Raramente provoca falhas catastrficas, pois um processo razoavelmente previsvel e detectvel.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Principais mecanismos de desgaste: - Adesivo - Abrasivo - Por Fadiga - Triboqumico

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Desgate Adesivo: - causado pela transferncia de material de uma superfcie a outra durante seu movimento relativo, devido a um processo de soldagem no estado slido. - Altas presses de contato entre as asperezas das superfcies resultam em deformao plstica e micro-soldagem, formando uma juno.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Desgate Adesivo: - O escorregamento de uma superfcie em relao a outra provoca ruptura da juno, resultando em um pico mais alto em uma superfcie e mais baixo na outra. - Eventualmente, com uma progresso do deslizamento, pode ocorrer a quebra da ponta de um pico, formando uma partcula que atua como um abrasivo na superfcie.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Desgate Adesivo:

Mecanismo de transferncia de material de uma superfcie para outra e formao de partculas abrasivas no processo de Desgaste Adesivo.
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Desgate Adesivo: Formas para minimizao: Utilizao de materiais de alta dureza Uso de lubrificantes adequados Polimento das superfcies Projetos que minimizem as cargas normais superfcie

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Desgate Abrasivo: - Ocorre quando material removido da superfcie pelo contato com partculas abrasivas. - A fonte de partculas abrasivas pode ser externa, tal como poeira, ou pode ser interna, devido a partculas do prprio mecanismo de desgaste abrasivo ou adesivo.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Desgate Abrasivo:

(a) Partcula solta entre duas superfcies; (b) partcula presa entre duas superfcies; (c) aspereza; (d) eroso.
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Desgate por Fadiga: - Pode ser caracterizado pela formao de trincas superficiais e/ou sub-superficiais, e posterior remoo de material devido ao comportamento cclico de superfcies slidas. - Contato por escorregamento e/ou rolamento entre slidos ou impacto respectivo de slidos e/ou lquidos em uma superfcie so os principais responsveis pela fadiga do material.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Desgate por Fadiga: - Quando ocorre rolamento entre superfcies, a mxima tenso cisalhante ocorre abaixo da superfcie, dando origem a trincas que se propagam paralelamente superfcie e, posteriormente, afloram, destacando material.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Desgate Triboqumico: - caracterizado pela frico de duas superfcies metlicas que sofrem um processo corrosivo pelo meio que as cercam. - O desgaste estabelecido pela remoo contnua de material da superfcie e formao de novas camadas que reagem com o meio.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Desgate Triboqumico: Exemplos de desgaste triboqumico: - Componentes montados por interferncia - Feixes de molas - Fios de cabos - Juntas rebitadas - Qualquer situao que envolva movimentos de pequena magnitude entre duas superfcies slidas

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Falhas Envolvendo Processos Corrosivos: - A corroso definida como deteriorao progressiva de um material atravs de reaes qumicas e/ou eletroqumicas com o meio que o cerca. - A falha por corroso ocorre somente quando o componente corrodo se torna incapaz de realizar a funo para o qual foi projetado.

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Falhas Envolvendo Processos Corrosivos: Tipos de Corroso: - Corroso Uniforme - Corroso Galvnica - Corroso em Frestas - Corroso por Pites - Corroso Intergranular - Corroso Seletiva - Corroso Biolgica - Corroso Sob Tenso - Corroso-Fadiga
WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Desgaste Falhas a Altas Temperaturas: - Fluncia - Fadiga

WELDING

Preveno e Anlise de Falhas Modos de Falha:


Falhas por Distoro - Nem sempre a falha de um material vem acompanhada de fratura. - A distoro de um componente pode ser suficiente para inutiliz-lo. - As distores elsticas so temporrias, porm, podem ser suficientes para que haja interferncia entre as partes mveis de um equipamento. - A distoro plstica permanente e pode ser o resultado de sobrecarga ou fluncia do material.

WELDING

You might also like